quinta-feira, dezembro 12, 2024
Tal como o PCP denunciou em Outubro de 2023, o modelo de Unidade Local de Saúde (ULS) iria agravar os problemas de acesso aos cuidados de saúde primários no concelho de Ovar colocando em causa o correcto funcionamento e desenvolvimento do Hospital de Ovar.
Nessa mesma altura, PS, PSD, CDS-PP, Movimento 2030 e outras forças emergentes no panorama político concelhio, com as suas manobras visaram apenas iludir a população do concelho de Ovar como se a questão fosse apenas a referenciação à ULS de Aveiro ou ULS de entre Douro e Vouga.
Em Ovar foram várias as comunicações à população, assim como, intervenções e posições do PCP na Assembleia Municipal, que procuraram denunciar esta manobra.
Na Assembleia da República, quando o PCP defendeu a não integração do Hospital de Ovar e Cuidados de Saúde Primários em ULS, quando propôs o reforço dos cuidados de saúde em Ovar em resposta às necessidades das populações, PS, e PSD votaram contra esta proposta.
O que assistimos agora, tal como já tínhamos alertado, é o 𝗲𝘀𝘃𝗮𝘇𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶𝗰̧𝗼𝘀, a desmarcação de consultas sem reagendamento, rescisões com prestadores de serviços, deslocalização de serviços como é o caso da Unidade de Hospitalização Domiciliária e os profissionais afectos à mesma, a deslocalização de trabalhadores administrativos e outros profissionais para o Hospital de Santa Maria da Feira, muitas vezes sem garantias das mesmas condições de trabalho que tinham em Ovar, também vários equipamentos e mobiliário estão a ser transferidos para esta unidade hospitalar de Santa Maria da Feira.
𝗣𝗲𝗹𝗮 𝗲𝘅𝗽𝗲𝗿𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗨𝗟𝗦, em vários pontos do País, constata-se que o este modelo não ajuda a resolver os problemas centrais do SNS, a falta de investimento e a falta de recursos humanos. 𝗜𝗻𝗲𝗳𝗶𝗰𝗮𝘇 no atendimento ao público, este modelo tornou-se num 𝗲𝗳𝗶𝗰𝗮𝘇 instrumento para mais concentração e encerramento de serviços de proximidade e a sua consequente privatização para alimentar o negócio da saúde.
O que o PCP defende é mais investimento nas unidades do SNS no concelho, Hospital e Centros de Saúde, manutenção e reforço dos serviços e valências do Hospital, valorização da remuneração e das carreiras dos seus profissionais da saúde.
É urgente reverter o actual e precipitado processo de concentração de serviços de saúde em ULS.
A população de Ovar poderá sempre contar com o PCP, Partido Comunista Português, na defesa dos seus interesses.
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP https://www.ovarnews.pt/?p=86994
Sem comentários:
Enviar um comentário