segunda-feira, novembro 11, 2024

Os filmes “Cultura do Arroz em Estarreja” de Sofia Barata, Inês Pinto e “Talaias” de Maria Raquel Atalaia acabam de ser distinguidos com menções honrosas na competição internacional do 4º DjarFogo Festival Internacional de Cinema 2024, que decorreu na cidade da Praia e na Ilha do Fogo em Cabo Verde entre 4 e 10 de novembro.

Abordando a cultura tradicional do arroz e o seu processo local de industrialização, “Cultura do Arroz em Estarreja” é um documentário produzido pelo Cine Clube de Avanca e a Câmara Municipal de Estarreja que Sofia Barata e Inês Pinto realizaram com um apoio de uma equipa técnica local e recorrendo ao espolio que permitiu recentemente abrir o “Arroz – Museu Fábrica da História”.

“Talaias” de Maria Raquel Atalaia é um filme de animação sem palavras, especialmente vocacionado para os mais pequenas, uma história que se inicia com um rapaz rejeitado que, procurando refugio na floresta, encontra um Talaia.


Este filme foi produzido pela Filmógrafo e pelo Cine Clube de Avanca, com o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

As realizadoras Sofia Barata e Maria Raquel Atalaia estiveram presentes no festival, apresentando as suas obras e participando nos debates e no Cabo Verde International Film Market, organizado pelo DjarFogo.

O festival, que este ano comemorou a sua quarta edição, teve o tema "Libertação Através da Própria Cultura", comemorando o 100º aniversário de Amílcar Cabral.

O DjarFogo International Film Festival, uma organização dirigida pelo cineasta cabo-verdiano Guenny K. Pires e produzido entre Cabo Verde e os EUA, em parceria com a Mount Saint Mary's University/Hollywood Studio Campus e a Fundação Amílcar Cabral. https://www.ovarnews.pt/filmes-de-avanca-distinguidos-em-cabo-verde/

Sem comentários:

Enviar um comentário