quinta-feira, novembro 21, 2024

A Força Aérea recebe Marcelo Rebelo de Sousa para uma visita à Base Aérea N.º 8, em Maceda, Ovar, onde será acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.


Há um ano, após ter recebido os primeiros helicópteros UH-60 Black Hawk, aquela unidade da Força Aérea foi reconfigurada de Aeródromo de Manobra N.º 1 para Base Aérea N.º 8, estando desde então a decorrer diversas atividades por forma a adaptar a Unidade para a operação dos novos meios aéreos e respetiva missão.


A visita do Presidente da República desta sexta-feira visa dar a conhecer as alterações que estão a ser implementadas para a operação da Base Aérea N.º 8, nomeadamente, o investimento para instalar o futuro centro de operações de combate aos incêndios florestais que deverá ficar operacional em 2026.

O preço base do procedimento já lançado é de 2.750 milhões de euros e o prazo de execução do contrato é de 365 dias.

A BA8 está a ser preparada para apoiar o combate a incêndios rurais, acolhendo, designadamente, a Esquadra 551, que ficará equipada com os helicópteros bombardeiros médios UH-60, e com o efetivo necessário.

A FAP prevê criar, também em Maceda, uma nova Esquadra de Voo, com o efetivo associado, para receber e operar os aviões bombardeiros pesados CL-515, recentemente adquiridos. https://www.ovarnews.pt/presidente-da-republica-visita-base-aerea-n-o-8-em-maceda/

Sem comentários:

Enviar um comentário