sexta-feira, julho 12, 2024

A Câmara Municipal de Ovar adjudicou, por ajuste direto, a "Elaboração do Projeto de Arquitetura de Requalificação do Espaço Público - Entrada Principal do Parque Urbano - Ovar".

A aquisição de serviços a um gabinete de arquitetura da cidade data de 26 de junho e não adianta mais pormenores. Aliás, instada, por email, a esclarecer o assunto, a Câmara Municipal de Ovar também não nos deu qualquer resposta.

Mas vale a pena recordar o que disse ao OvarNews, o vereador Alexandre Rosas, em abril de 2017: O imóvel “deve ter um futuro muito virado para as artes, com pendor sobre o cinema e as novas tecnologias, complementado com a eventual criação de um posto avançado de turismo para a receção dos grupos de turistas que quando chegam a Ovar podem ser ali preparados para o que vão visitar no concelho”.

https://www.ovarnews.pt/futuro-do-cine-teatro-devera-honrar-o-seu-passado/

Depois, “pode ter um espaço verde na continuidade do que é o Parque Urbano”. "Não será bem uma porta de entrada, mas um espaço digno na continuidade do espaço verde”, uma área aprazível de acesso ao cine-teatro. Estava posta de lado a possibilidade de ali vir a ser instalado o Museu do Carnaval.

A fazer fé nestas palavras plasmadas numa peça denominada "Futuro do cine-teatro deverá honrar o seu passado", a solução agora desvendada poderá ser apenas parte de um projeto mais amplo para aquela peça arquitetónica com tamanha história.

O projeto encomendado (que, diga-se, não sabemos se vai ser implementado ou não) é que vai desenhar a possibilidade de criação de um acesso ao Parque Urbano por ali.

Mesmo sem certezas, o único partido com representação municipal a reagir foi o Movimento 2030 que através do ator e encenador Pedro Damião, defende que "o antigo Cine Teatro deveria ser requalificado para ser a sede do Turismo Municipal, sendo este o primeiro passo para fazer a reforma do turismo no município de Ovar".

E tem definida a ideia para um aproveitamento que desse dignidade ao imóvel e ao espaço cidade: "No exterior, do lado nascente, uma nova praça faria a ligação entre o adro da igreja Matriz e o Parque Urbano, sendo a entrada do mesmo". O edificado do lado poente manter-se-ia, conservando o "património sentimental e histórico do Cine Teatro".

No cine-teatro ficariam todos os serviços administrativos do Turismo. A “loja do turismo” manteria exatamente a traça da entrada, incluindo o balcão, o bengaleiro, as bilheteiras e as decorações do espaço tal compêndio concebido em 1944. Pretendemos manter esta parte da história intacta e preservada".
https://www.ovarnews.pt/sera-uma-entrada-principal-do-parque-urbano-o-destino-final-do-cine-teatro-de-ovar/

Sem comentários:

Enviar um comentário