quinta-feira, junho 13, 2024
Na Europa, a hipertensão afeta entre 35 e 40% da população—e o problema é ligeiramente maior em Portugal. Estima-se que, no nosso país, a hipertensão arterial afete 42,6% de todos os adultos. No entanto, não é necessário esperar pelo problema para começar a tomar medidas para o prevenir. Algumas mudanças no estilo de vida podem prevenir significativamente o risco de hipertensão ou até mesmo reduzi-la nos casos já existentes.
Por isso, se quer controlar a sua hipertensão—ou reduzir o risco de desenvolver este problema—, aqui estão algumas dicas acessíveis e que o podem ajudar a normalizar a sua tensão arterial.
1. Controle o seu peso
A obesidade é um dos maiores fatores de risco para a hipertensão. Além de a tensão arterial aumentar à medida que o peso também aumenta, o excesso de peso também pode causar apneia, o que por sua vez também aumenta a tensão.
A perda de peso é uma das medidas mais eficazes para combater a tensão alta. A perda de um quilo pode levar à descida da tensão em até 1 mmHg nos casos de obesidade.
2. Faça exercício regularmente
O exercício regular é outra excelente forma de combater a tensão alta. Trinta minutos de atividade física regular (com esforço moderado) podem reduzir a tensão arterial entre 5 e 8 mmHg.
Os exercícios aeróbicos, como a corrida, a natação ou o ciclismo, são extremamente eficazes. No entanto, os exercícios anaeróbicos, como o levantamento de pesos, também ajudam a reduzir a tensão arterial.
3. Tome medicação apropriada
Nos casos em que é preciso algo mais do que uma simples mudança do estilo de vida, a medicação é, provavelmente, a melhor solução—embora deva sempre consultar o seu médico primeiro.
Os betabloqueadores, como o Bisoprolol, ajudam a reduzir a tensão arterial, impedindo a adrenalina de se conectar aos recetores beta presentes no coração. Mas quem pode tomar Bisoprolol?
Este medicamento pode ser tomado por os adultos saudáveis que não tenham problemas com o ingrediente ativo do medicamento e pode ser adquirido em farmacêuticas online como a Apomeds.
4. Coma uma dieta equilibrada e reduza o teor de sal
Uma dieta baixa em gorduras saturadas e colesterol pode reduzir a pressão arterial em até 11 mmHg. Uma dieta equilibrada, como a dieta mediterrânica, é uma boa aposta nesse aspeto.
A redução do teor de sal das refeições também é importante. O sal aumenta a tensão arterial—embora dietas altas em potássio possam minimizar os aumentos provocados pelo sal. A melhor forma de reduzir o teor de sal nas suas refeições é através da análise dos rótulos dos ingredientes utilizados e reduzir o consumo de alimentos altamente processados.
5. Deixe de beber e de fumar
O álcool e o tabaco também contribuem bastante para o aumento da tensão arterial. O álcool não só aumenta a tensão, como também diminui a eficácia dos medicamentos para a tensão alta. Já o tabaco aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiorrespiratórias, entre as quais se inclui a hipertensão.
Consulte o seu médico
Caso tenha problemas de tensão alta, deve sempre procurar ajuda médica. As sugestões aqui dadas podem ajudar a reduzir a tensão, no entanto, tudo isto deve ser feito sempre com acompanhamento médico.
https://www.ovarnews.pt/5-dicas-para-baixar-a-hipertensao/
Sem comentários:
Enviar um comentário