segunda-feira, maio 06, 2024

PS Ovar "saúda" integração na ULS de Entre Douro e Vouga
O PS de Ovar saúda a decisão de retirar o Municipio de Ovar da ULS de Aveiro, deslocando-o para a ULS Entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira), vimos saudar esta medida, "pois desde a primeira hora que nos opusemos à mudança de Ovar para Aveiro e contra ela lutámos".

O Partido Socialista de Ovar recorda que foi "a primeira força política a manifestar a sua indignação e a efetuar todas a diligências ao seu alcance, junto da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e, acima de tudo, da Assembleia da República, com o apoio dos deputados do PS eleitos pelo distrito de Aveiro".

O nosso descontentamento com o Governo foi público e assumido, sem medo de ruturas, mesmo tratando-se de um Governo do Partido Socialista. Assumindo desde a primeira hora o interesse de Ovar acima de tudo e de todos, fomos mesmo mais longe ao exigir, publicamente e por escrito, a demissão do Ministro da Saúde.

Ao contrário de outros agentes políticos, fomos quem conseguiu, com a pressão sobre o grupo parlamentar do Partido Socialista e em oposição ao governo do próprio PS, fazer aprovar um projeto de resolução na Assembleia da Républica, o qual assumia como  decisão única e sem condicionantes a integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga. Esta foi a posição clara do PS Ovar desde o inicio, ao contrário das posturas  políticas dúbias de outros que, naquela época e por força de circunstâncias ainda pouco claras quanto ao futuro de uns e outros, apenas arriscaram um projeto que visava somente uma frágil referenciação, num discurso distinto do que propalavam na praça pública.

Em boa hora o fizemos, e hoje, não obstante a simplista e insipiente informação disponibilizada pela autarquia, queremos acreditar na veracidade da mesma e por isso manifestamos, sem pejos, o nosso contentamento por esta vitória do Povo de Ovar.

O PS- Ovar conseguiu, com o candidato a Primeiro Ministro pelo Partido Socialista e Secretário Geral, Pedro Nuno Santos, um compromisso público de integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga. Mais recentemente, os deputados socialistas, já com o novo governo em funções, voltaram a recordar e vincar a resolução aprovada na anterior Legislativa, instando a que fossem efetuadas as “diligências necessárias à integração do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar e dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar na Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga”.

Finalmente, parece existir unanimidade nas forças partidárias do Concelho, no que concerne à qualidade dos serviços de saúde para os nossos cidadãos. Pela nossa parte, estamos de consciência tranquila, pois a nossa ação demonstrou aos cidadãos de Ovar que são para nós a superior prioridade, muito acima de quaisquer interesses ou lealdades partidárias.

Em relação à decisão agora anunciada, sabemos que se tratou de uma negociação, cujos contornos e contrapartidas não conhecemos ainda totalmente, esperando, ansiosamente, que não tenham sido comprometidos direitos fundamentais no futuro   dos Ovarenses. Face aos dados atualmente disponíveis, esperamos a concretização rápida desta mudança, que contemple a integração na ULS Entre Douro E Vouga,  salvaguardando os cuidados de saúde de proximidade, especialmente a abertura plena das nossas Unidades de Saúde Familiares e otimização dos serviços a prestar pelo  Hospital Francisco Zagalo.

Aguardamos com serenidade a apresentação do teor do anunciado acordo e do resultado das negociações. Após a Reunião de Câmara que se realizará nesta segunda-feira - na qual o vereador Socialista, Alcides Alves, assumirá as devidas e necessárias posições na salvaguarda dos interesses dos Ovarenses - o Partido Socialista de Ovar apresentará uma posição mais concreta sobre este assunto, um dos muitos e sérios problemas existentes no nosso território e que muito nos preocupam.

Como sempre fizemos, continuaremos a lutar pelos cuidados de saúde de qualidade em Ovar, sem reservas, seja contra quem for, esperando que nenhuma circunstância futura, seja ela política ou de outra qualquer natureza, não inviabilize a necessária integração na ULS Entre Douro e Vouga.
https://www.ovarnews.pt/ps-ovar-sauda-integracao-na-uls-de-entre-douro-e-vouga/

Sem comentários:

Enviar um comentário