sexta-feira, maio 31, 2024
O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado a 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar sobre os perigos do tabagismo e promover políticas eficazes para reduzir o consumo de tabaco. Este dia é uma oportunidade crucial para refletirmos sobre os impactos negativos do tabaco na saúde e na sociedade.
Durante uma caminhada esta semana, ouvi alguém dizer: "A melhor coisa que fizeste foi deixar de fumar". Fiquei satisfeito de ouvir isso, não só como profissional de saúde, mas muito mais como pessoa. Ver alguém vencer o tabaco e tornar-se um não fumador é motivo de alegria para todos nós como sociedade.
O tabagismo é uma das principais causas de doenças respiratórias, cardiovasculares e vários tipos de cancro. Além disso, viver num ambiente com muito tabaco aumenta a probabilidade de surgirem novos fumadores e torna mais difícil para os fumadores atuais abandonarem o hábito. Isto aplica-se também aos cigarros eletrónicos, que muitas vezes são vistos como uma alternativa "mais segura", mas que ainda assim representam riscos significativos para a saúde.
Lembremo-nos sempre: "Os pulmões foram feitos para respirar e não para defumar!"
Neste Dia Mundial Sem Tabaco, vamos apoiar e celebrar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar e encorajar aqueles que ainda lutam contra este vício. Juntos, podemos criar um ambiente mais saudável e livre de tabaco para todos!
Eurico Silva
USF João Semana
https://www.ovarnews.pt/?p=81189
Sem comentários:
Enviar um comentário