quarta-feira, abril 10, 2024

Estamos a ser FORÇADOS a ir para o Hospital de Aveiro - Por Lobo Mau
O que se passa na gestão da saúde em Ovar é uma autêntica vergonha e, à semelhança do que acontece com outros temas, como a erosão costeira, por exemplo, não há ninguém entre aqueles nos quais votamos e nos feviam representar, que nos defenda. Antes pelo contrário. Deixaram a "herança" envenenada e fugiram daqui como o Diabo da Cruz.

O problema é que quem ficou nos Paços do Concelho parece mais preocupado com cargos municipais que custam milhares ao erário municipal do que aparecer a defender quem tem dificuldades e doenças e tem agora de se deslical para Aveiro... ou mesmo até Águeda.

Já sabíamos que os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Ovar estão a ter de se deslocar à Hospital de Aveiro para tomar... uma simples injeção. Vergonha!

Agora, são os seniores que tinham pequenas cirurgias marcadas no Hospital de Ovar que, em face das alegadas mudanças do antigo para o novo Bloco Operatório do Hospital (?) de Ovar estão a ser transferidos para o Hospital de Aveiro. Ou até Águeda.

Com o Hospital da Feira aqui a dois passos.

Num primeiro contacto, a ULS Aveiro deu a escolher a estes utentes entre ficar a aguardar pela abertura do novo bloco e ser intervencionado em Ovar ou ser já transferido para Aveiro.

Escolha mais do que óbvia: As cirurgias de rotina, sem gravidade, respondem: "Para Aveiro não! Prefiro esperar".

Resposta do outro lado: "Nao é urgente, pois não? OK, aguarde em Ovar".

Uma breve semana depois, nova chamada e a informação é surpreendente: "Vai receber uma chamada a informar que a sua inscrição passou para o Hospital de Aveiro".

Doente, aflito: "- Mas eu ainda há dias disse que preferia esperar, que não é urgente e, por favor, não quero ir para Aveiro!"

"- Desculpe, só cumpro ordens. Aguarde por um telefonema que o vai informar que vai passar a estar inscrito em Aveiro".

Na prática, é assim: Uma pessoa com mais de 80 anos vai ter de ir para Aveiro quando tem um Hospital onde sempre foi tratado, que já conhece, pertinho de casa. E com um bocado de sorte ainda vai parar a Águeda.

Do lado de lá da linha: "Desculpe, cumpro ordens".

Ordens que mudaram de um dia para o outro. Se não vai de uma maneira vai de outra. Utentes de Ovar estão a ser empurrados à força para a ULS de Aveiro.

Para nos calar, o Ministério da Saúde disse que o financiamento passaria a seguir o percurso do doente. A título de exemplo: se a pessoa pertencer ao Centro Hospitalar Ocidental de Lisboa e quiser ser tratada no Hospital de São João, no Porto, porque tem direito a escolher onde quer ser seguido, é este último hospital, o de São João, a ser financiado pelo tratamento dessa pessoa e não o Centro Hospitalar de Lisboa, o hospital da área de residência do doente, como acontece agora.

Ai sim?

Lobo Mau
https://www.ovarnews.pt/estamos-a-ser-forcados-a-ir-para-o-hospital-de-aveiro-por-lobo-mau/

Sem comentários:

Enviar um comentário