terça-feira, fevereiro 20, 2024
Encerrado o tempo do Entrudo, inicia-se um período de recolhimento e reflexão, em que a comunidade vareira vive e demonstra a sua Fé. Ao longo de séculos, construiu uma das tradições mais importantes do país.
No centro histórico da cidade, as tradições e devoções associadas à Quaresma têm propiciado a construção de um legado de incomparável valor cultural, especialmente nas procissões quaresmais realizadas anualmente.
O ponto alto das celebrações religiosas é a realização das habituais Procissões Quaresmais, que têm início com os Terceiros e a que se seguem a da Transladação, dos Passos, Ecce-Homo, Via-sacra e, por fim, a do Enterro do Senhor.
A paróquia de Ovar integra desde 2023 a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, depois de um Comité Internacional ter reconhecido as suas procissões e capelas, com cinco séculos de história, como património das mais importantes tradições católicas.
A adesão a esta rede reflete o reconhecimento das características especiais da Semana Santa de Ovar, em particular devido ao seu círculo de Capelas dos Passos, de uma grandiosidade única em Portugal, e o seu conjunto de Procissões Quaresmais, das maiores que acontecem no país.
"É um caminho que começamos a fazer de dinamização desta tradição em torno de um património que vale a pena dinamuzar", salienta o Padre Vitor Pacheco.
A preparação da Igreja e dos 14 andores para a Procissão dos Terceiros iniciou-se no passado domingo e demora cerca de uma semana a ficar concluída. "Temos uma equipa destinada a esta tarefa que se complica se faltar alguém".
Desmontar os andores na Casa Museu da Ordem Terceira, transportá-los para a Igreja Matriz e aqui, voltar a vesti-los, instalá-los nos 14 andores e deixá-los em exposição no interior da Igreja onde os bancos foram também previamente arrumados. "Não vou dizer que está tudo perfeito, mas temos a equipa necessária para ter tudo pronto a tempo e horas", vinca.
O trabalho continua, pois os andores só ficarão em cima dos cavaletes, nesta quarta-feira, dia a partir do qual poderão ser admirados em toda a sua arte e beleza.
As tradições associadas à Quaresma contam com um programa diversificado que pretendem valorizar esse legado de incomparável valor cultural.
O trabalho do jovem pároco está a ser feito e, aos poucos, vai atraindo a participação dos vareiros, pois "quantos mais formos, melhor será", conclui.
https://www.ovarnews.pt/?p=78186
Sem comentários:
Enviar um comentário