domingo, dezembro 31, 2023
Chama-se Ossanda Liber, nasceu em Angola, é portuguesa, tem dupla nacionalidade e quer fundar um partido.
É a primeira africana a querer fundar um partido em Portugal, o Nova Direita, e já entregou tudo o que a lei exige num tribunal que obriga os partidos a não serem racistas e fascistas mas que por sua vez está a inviabilizar ao primeiro cidadão negro o processo de criação de um partido negando, a sua vontade, de ser protagonista e presidente de um partido em Portugal, um país que se diz tolerante e livre.
A incógnita do processo ter ficado parado em cima da mesa de um juiz nomeado pelo PS durante um mês, põe agora a possibilidade de não participação da "Nova Direita" nas próximas eleições, uma vez que o processo tem de estar regularizado antes da dissolução do parlamento durante o mês de janeiro de 2024.
A lei portuguesa não permite a existência de partidos políticos discriminatórios, mas será que o primeiro cidadão de raça negra em Portugal está a ser alvo de discriminação pelo tribunal que aprova os partidos e que tem juízes nomeados pelos partidos do sistema?
Analisemos pois mais a fundo o acórdão do TC, já disponivel do site deste órgão de soberania, sobre as intenções de Ossanda Liber e a sua Nova Direita que anda há mais de um ano nos corredores do palácio Ratton tentando que os juízes melhor remunerados da justiça portuguesa lhe prestem atenção, senão vejamos:
A Nova Direita teve 7818 assinaturas aprovadas,, o seu logotipo aprovado e os seus estatutos aprovados à segunda retificação e agora uma terceira vez com o indeferimento por exigirem irregularidades na paridade entre Homens e Mulheres mesmo em vésperas de eleições...Porque não mencionaram esta necessidade nos primeiros indeferimentos? Será que este indeferimento foi devido a termos umas eleições repentinas em que seria extremamente incómodo aos partidos do sistema que nomearam os juízes do Tribunal Constitucional ter um novo partido na corrida eleitoral que já mostrou ter experiência, energia e meios para se dar a conhecer?
O Tribunal Constitucional obriga a que este tratamento de igualdade entre homens e mulheres esteja patente nos estatutos de um partido em que a primeira subscritora é uma mulher, sendo esta norma inexistente em quase todos os partidos já formalizados da direita democrática portuguesa.
É curioso que o Tribunal Constitucional dá a parecer que não pretende que haja mais um partido a concorrer nas próximas eleições sabendo que esta inscrição é a única à espera do seu parecer no último ano...
Será democrática a sua atitude em exigir à primeira mulher negra em Portugal o que nunca foi exigido a outros?
Pessoalmente acho que esta atitude é bafienta e facilmente se poderá tornar numa luta pelos direitos das minorias e dos oprimidos de sempre...
Mas enfim, são os males de termos um partido dominante em todos os poderes da nossa suposta República...e mesmo que se revistam de palavras bonitas arriscam também eles a ficar para a História, veremos se do lado bom ou do lado mau...
Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
https://www.ovarnews.pt/o-primeiro-negro-a-querer-fundar-um-partido-em-portugal-e-uma-mulher-e-esta-dificil-por-paulo-freitas-do-amaral/
É na praia do Furadouro que Fernando Daniel está a pôr em prática duas vontades: ter os estúdios perto de casa e abrir uma escola de música.
Se tudo corresse conforme o previsto, o projeto deveria estar a abrir portas, mas nem sempre é assim e com o cantor aconteceu o mesmo. "O telhado e o revestimento acústico não foram bem instalados e, copm as últimas chuvas, verificou-se que entrava água", confessou o artista. "Tive de voltar ao início, encontrar um novo empreiteiro e eu próprio andei a resolver alguns desses problemas".
Fernando Daniel está a recuperar as antigas instalações da discoteca Pildrinha, no Furadouro, onde está a instalar os seus estúdios e uma escola de música com cariz social.
Fernando Daniel nasceu e cresceu em Estarreja, diz que "havia uma oportunidade de me estabelecer e ter um espaço para poder trabalhar as minhas coisas e não estar dependente de outros".
A ideia do cantor aqui é, consoante as dificuldades das crianças e das famílias, apoiar os sonhos delas, ajustando os preços das aulas. Ou seja, "há aulas que poderão ser de graça", explicou o cantor, para quem "não se deve perder um possível grande músico, um possível grande artista por não haver dinheiro em casa". "E se eu puder ajudar, ajudo". Os músicos que habitualmente o acompanham "vão ser os professores".
Entre as crianças que frequentarem a escola haverá as que "não pagam", as que "irão pagar metade" e as que "pagarão a totalidade" do valor das aulas.
Na altura em que percebeu que a música era o caminho que queria seguir, os pais de Fernando Daniel não tinham a possibilidade de lhe pagar aulas, "porque as aulas de música são efetivamente caras".
Fernando Daniel lançou, este ano, o álbum "V.H.S Vol.1", mas já adiantou ao OvarNews que vai reunir com a sua editora para definir linhas para a gravação de um novo trabalho em 2024.
https://www.ovarnews.pt/?p=76413
A Ovarense superou o Imortal sob o soar da buzina.
O conjunto vareiro liderou quase sempre as contas, por mais do que uma vez teve vantagens de 11 pontos, incluindo já no último quarto (74-63).
🏀 Ovarense Basquetebol 80-78 Imortal Basket
🏆 Liga Betclic Masculina
📍 Arena de Ovar
⭐ Efe Odigie (18pts, 9/11 2P, 7res, 2ast, 2rb)
📊 tinyurl.com/ys9555n2
Ler mais in FPB
https://www.ovarnews.pt/ovarense-termina-o-ano-a-ganhar/
sábado, dezembro 30, 2023
Uma das amostras de sangue recolhidas pelas autoridades não é de Mónica Silva. Trata-se da amostra do carro do suspeito que será de peixe.
Todavia, a PJ encontrou sangue no sofá, lavatório e tapete da casa do suspeito.
Assim, ainda falta saber diversos resultados e a PJ mantém-se no terreno e cada vez mais convencida que houve crime e que os principais suspeitos "plantaram" provas para confundir a investigação.
Exemplo disso é a mensagem enviada do telemóvel de Mónica, na madrugada de dia 4, numa altura em que se julga que já estaria morta.
Mesmo que as provas contra Fernando Valente sejam só circunstanciais, isso pode não impedir que, se o caso chegar a julgamento, haja uma condenação.
https://www.ovarnews.pt/varias-amostras-de-sangue-estao-por-analisar/
Dos doentes recebidos, esta semana, no Hospital de São Sebastião, 46% eram do concelho da Feira, 16% do de Ovar e 14 por centro de Oliveira de Azeméis.
A situação da urgência tem estado "muito difícil", com o aumento de casos de gripe A e de outras infeções respiratórias a refletir-se no aumento de utentes.
Tradicionalmente, o dia 26 de dezembro é o dia do ano com mais episódios de urgência e portanto esse aumento de pressão é esperado pelas equipas. Essa situação levou o hospital a fazer ajustes para minimizar o impacto do aumento de utentes na urgência, reforçando as equipas e privilegiando os doentes mais urgentes.
Dos cerca de 900 doentes atendidos na urgência do centro hospitalar diariamente, 650 foram são em Santa Maria da Feira, 120 em Oliveira de Azeméis e 140 em São João da Madeira, que também têm serviço de urgência.
Só nesta quarta-feira, foram admitidos 40 doentes para internamentos num total de 400 camas disponíveis, sendo que estarão cerca de 90% ocupadas.
https://www.ovarnews.pt/ovar-entre-os-concelhos-que-mais-recorrem-ao-hospital-da-feira/
Há profissões que não têm descanso, mesmo em dias de reunião familiar, como é o Natal, ou de festa mais alargada, como é o caso do Ano Novo, algumas das datas mais importantes do nosso calendário.
Há profissionais que não podem parar nestes dias. Médicos e enfermeiros são os que nos vêm logo à memória entre os que não descansam nestes dias festivos. Mas não são os únicos.
Esquecemo-nos que, para um doente chegar até um hospital onde vai receber assistência médica, é preciso haver alguém no anonimato de um plantão prolongado à espera de uma chamada. São os Técnicos Operacionais de Emergência Pré-Hospitalar que operam as ambulâncias do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal.
Por norma, quem esteve de serviço na noite de 24 para 25 de dezembro não trabalha na noite de fim-de-ano e não fará a noite de Natal do ano seguinte, devido à rotatividade natural de trabalhadores neste tipo de profissões.
Ler artigo in Diário de Aveiro
https://www.ovarnews.pt/eles-trabalham-onde-e-quando-todos-os-outros-se-divertem/
sexta-feira, dezembro 29, 2023
Primeira edição da iniciativa vem confirmar a aposta da autarquia vareira na formação dos jovens nas áreas da robótica, informática e programação
Ao longo de mais de um mês, a Câmara Municipal de Ovar concretizou a 1.ª Academia de Programação de Aplicações Informáticas, um programa pioneiro que visou capacitar jovens do concelho dando-lhes conhecimentos e a possibilidade de desenvolverem uma aplicação informática (App) funcional.
Na sessão final, cada jovem revelou a App que desenvolveu durante a Academia e as respetivas funcionalidades. Essa aplicação, que fica para cada jovem, representa o produto tangível do projeto e sinal das aprendizagens ao longo da formação.
“Temos vindo a alargar o leque de atividades que disponibilizamos aos jovens”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, “e depois de workshops de robótica, de drones e de segurança informática, agora investimos com gosto neste projeto de programação porque é uma mais-valia para os jovens e permite-lhes contactar com mais uma área de futuro”.
Classificando esta primeira edição como “um êxito”, o Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar apontou como razão o facto de “no final, os jovens saírem da Academia com a aplicação que criaram e a poderem usar no seu dia-a-dia”.
As várias sessões da Academia de Programação aconteceram de forma descentralizada em Esmoriz para “possibilitar que jovens de outros pontos do concelho também tenham oportunidade de participar” e porque “a descentralização das atividades é já uma das imagens de marca do Serviço de Juventude”, afirmou o Ruben Ferreira.
Com a concretização da Academia de Programação de Aplicações Informáticas, encerrou-se a 3ª edição do «Ovar Youth Robotics», o programa de formação em robótica, informática e programação da Câmara Municipal de Ovar, que, em 2023, contou com os workshops “Cria Grátis O Teu Robot”, “Introdução ao Voo com Drone” e “Segurança Informática e Hacking Ético”.
https://www.ovarnews.pt/primeira-academia-de-programacao-para-jovens-foi-um-exito/
O livro, com uma primeira edição limitada, procura sensibilizar as comunidades para a importância da inventariação sistemática destes tesouros, particularmente das expressões em risco de desaparecimento.
A Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) revela um olhar íntimo sobre o Património Cultural Imaterial (PCI) com o lançamento do livro “SABER SER. SABER FAZER. O Património Cultural Imaterial da Região Centro”, que pretende apresentar um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais da Região Centro.
A definição adotada do Património Cultural Imaterial, baseada na UNESCO, destaca as práticas, expressões, conhecimentos e objetos associados que as comunidades reconhecem como parte integrante da sua herança cultural. Este património, transmitido entre gerações, é constantemente reinventado pelas comunidades e a DRCC quis evidenciar a sua importância com a edição desta publicação também disponível gratuitamente, em formato digital, no site da DRCC.
“O património cultural imaterial das nossas comunidades tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável da Região Centro e este é o momento para refletirmos seriamente sobre o modo como vamos preservar, salvaguardar e valorizar este frágil Património que enfrenta as mais variadas ameaças, desde logo, a profunda carência de “energia demográfica” associada à problemática do envelhecimento e ao abandono de práticas, tradições e expressões ancestrais que correm o risco de não serem transmitidas aos nossos descendentes”, afirma Suzana Menezes, diretora Regional de Cultura do Centro no prefácio do livro.
O catálogo resultou de uma meticulosa abordagem metodológica que envolveu os municípios da região, apresentando detalhes descritivos e fotografias ilustrativas. Dos 77 municípios, 53 participaram ativamente.
A produção dos conteúdos, bem como, a produção gráfica e estilística desta publicação foi desenvolvida pela Universidade de Coimbra. O livro encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas municipais da Região Centro e à venda no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), e no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha).
A DRCC expressa a sua gratidão aos municípios e às comunidades envolvidas neste projeto, reafirmando o compromisso de preservar e valorizar o rico património cultural da Região Centro.
A estrutura da publicação segue a apresentação, por ordem alfabética, dos distritos e, dentro destes, dos municípios, tendo resultado no mapeamento seguinte:
AVEIRO: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga; CASTELO BRANCO: Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã; COIMBRA: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Oliveira do Hospital, Penacova, Penela, Tábua;
GUARDA: Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Sabugal, Seia, Trancoso; LEIRIA: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós; VISEU: Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu.
Conheça a publicação e descarregue o documento no formato PDF ou Ebook ou visualize o flipbook
https://www.ovarnews.pt/reis-de-ovar-em-destaque-no-livro-do-patrimonio-cultural-imaterial-pci/
Já viu a elegância minimalista e acolhedora do novo espaço hoteleiro de Ovar, ainda por cima num local com tradição que reabriu recentemente para lhe proporcionar uma experiência gastronómica especial?
Nós ajudamos.
O carvão crepita em brasa "pronto para vos receber e garantir sabores intensos e deliciosos. Venham desfrutar da nossa paixão pela gastronomia 'Ao Carvão'!" - o repto lançado nas redes sociais do Restaurante e Churrasqueira "Ao Carvão" é quase irrecusável.
"Ao Carvão" é um espaço moderno e acolhedor, no coração da urbe vareira (Rua Alexandre Herculano), com uma carta ancorada no calor das brasas e do forno. A oferta baseia-se em pratos tradicionais portugueses confecionados no fogo, com uma aposta rígida na frescura e na qualidade dos produtos.
"O nosso objetivo passa por proporcionar um serviço personalizado aos nossos clientes, para que estes possam desfrutar de comida saborosa nesta casa", frisa Tiago Mendes, que está nas suas "quintas" ao balcão da nova casa.
Especializado em pratos cuidadosamente confecionados na brasa, desde a suculenta carne grelhada ao bacalhau na brasa, cada pedaço é uma obra-prima de sabor autêntico. Entre as habituais “especialidades no carvão”, introduz um sucesso inesperado: Coelho na Brasa. Mas também há outros peixes para degustar e as espetadas de lulas são um prazer à parte.
As instalações apresentam-se de linhas modernas e depuradas, onde se oferece a possibilidade de almoçar ou jantar ao balcão, onde a vista é privilegiada para as brasas onde tudo acontece. Está-se bem e, quando a comida chega, o contexto ganha absoluto privilégio de bem apresentada e em quantidade generosa.
A Churrasqueira "Ao Carvão" não quer ser "apenas um destino culinário, mas sim um ponto de encontro acolhedor para amigos, famílias ou mesmo profissionais". "O nosso espaço proporciona um ambiente descontraído, onde a arte de servir se une à calorosa hospitalidade".
E se a vida agitada o impedir de estar presente, desfrute do serviço Take-Away", avisa o proprietário. Portanto, também pode optar por levar e saborear em casa o verdadeiro sabor da brasa, com o melhor frango no churrasco, piano, entremeada, coelho ao carvão e muito mais, em sua casa.
Encerra à quarta-feira para descanso semanal.
962 511 399
https://www.ovarnews.pt/ao-carvao-da-brasa-a-mesa-a-arte-de-servir-churrasco/
quinta-feira, dezembro 28, 2023
A Câmara Municipal de Ovar vai intervir na Piscina Municipal com o objetivo de melhorar as condições de segurança, acessibilidade e conforto desse equipamento.
O executivo liderado pelo social-democrata Salvador Malheiro, aprovou o Programa Preliminar da Reabilitação do Edifício da Piscina Municipal, com uma estimativa orçamental de 2.800.000 Euros (dois milhões e oitocentos mil euros).
A estrutura conta com 29 anos de idade e há muito que precisa de uma intervenção de fundo que a transforme num equipamento mais moderno.
Salvador Malheiro diz que esta intervenção é uma das prioridades e, assim sendo, um dos grandes investimentos dos próximos tempos em Ovar.
A obra, que se adivinha de alguma complexidade, uma vez que pretende modernizar todo um edifício com várias dezenas de anos, deverá ser intervencionado no âmbito do pacto intermunicipal, lançando mão de fundos comunitários disponibilizados para este efeito.
“É dos projetos mais necessários e importantes que vamos ter nos próximos tempos”, salientou Salcador Malheiro, adiantando que “já temos a divisão de projetos e obras municipais a trabalhar nesta ideia, porque sabemos que aquele equipamento está a funcionar em condições muito complicadas e precisa de ser atualizado”.
https://www.ovarnews.pt/?p=76753
A Força Aérea Portuguesa (FAP) publicou um vídeo no qual mostra como se processou o transporte de helicópteros americanos Blackhawk por um Embraer KC-390.
Foi em novembro que a FAP fez a primeira missão do KC-390 aos EUA para buscar helicópteros Sikorsky UH-60 Blackhawk comprados para a função de combate a incêndios.
Estes helicópteros americanos substituirão os russos Kamov Ka-32, que tiveram problemas de manutenção antes mesmo da invasão da Ucrânia.
As aeronaves, do Exército Americano foram transportadas para Portugal a bordo dos recém-entregues KC-390, fabricados pela Embraer no Brasil.
https://www.ovarnews.pt/?p=76765
Até ao Dia de Reis, a vila de Maceda mantém-se vestida preceito, enquadrada pelos inúmeros presépios e no mais que há para descobrir na programação local da época natalícia.
Um passeio pela freguesia é um convite para admirar os mais diversificados presépios que se encontram nas ruas, jardins ou espaços públicos, resultado do envolvimento, criatividade e empenho de toda a comunidade.
Reforçando a conotação, é no mês de dezembro que Maceda se designa de “Vila Presépio” ao acolher o colorido das figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem, de São José e, claro, dos Reis Magos. Trata-se de um projeto comunitário que pretende dinamizar a relação e convívio entre vizinhos.
“Através da construção de presépios de rua trabalha-se a interação entre pessoas e a identidade de cada lugar com dedicação e orgulho em prol comunidade, criando e fortalecendo as nossas tradições e valores da freguesia”, descreve a junta de Maceda.
O projecto é comunitário e constitui uma manifestação popular de devoção ao Menino Jesus na forma de presépios de todas as formas e feitios, muitas vezes apenas apenas representados pela figura da Natividade com Maria, José e o Menino Jesus, outros mais completos com estábulo, animais, o pastor e os Reis Magos.
O presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Miguel Silva, agradece a todos os habitantes que “fazem acontecer o Natal com amizade, alegria e colaboração entre todos, juntando vizinhos, grupos de amigos, construindo presépios em confraternização”. Para o autarca, “é um orgulho ver a magia do Natal acontecer em comunidade e família a cada momento de confraternização”.
Este ano, a Junta de Freguesia ainda deu uma ajudinha ao disponibilizar figuras do Presépio para a comunidade decorar com a criatividade habitual. Para receber o conjunto, bastava uma inscrição na Secretaria da autarquia e depois ir levantá-lo. O repto foi o de sempre: “Prepare o seu Presépio de Rua Comunitário. Vamos construir um Natal em Comunidade”.
https://www.ovarnews.pt/?p=76684
A PSP de Ovar acompanha regularmente quase uma centena de idosos. Para estes, a Polícia é a única família que resta.
Um dos objetivos do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Polícia de Segurança Pública, é a constante melhoria da integração da Polícia no meio social, a promoção da cidadania e o potenciar de sinergias junto da comunidade local, focalizando a atenção nos grupos de risco, nomeadamente, os idosos.
Em Ovar, estão cerca de 80 idosos sinalizados, que são acompanhados por polícias ao serviço deste Programa, mantendo-se "uma boa relação entre ambos", segundo nota do domando distrital.
Durante o corrente ano, os polícias deram ênfase a esta relação, através da entrega de uma flor a cada um, no dia do seu aniversário, contando, para tal, com o apoio de cinco floristas locais, num gesto simbólico e solidário.
Um bem-haja a quem contribuiu para estes pequenos momentos de alegria!
https://www.ovarnews.pt/?p=76743
O 'elEconomista' noticiou, esta semana, que a Decathlon vai vender 90 das suas lojas na Europa, entre as quais as que tem em território português, mas a Decathlon Internacional já esclareceu que a "operação não terá qualquer impacto na atividade das nossas lojas, nem dos nossos colaboradores".
A venda, segundo a publicação espanhola, também abrange as lojas da marca em França, Espanha, Itália e Alemanha.
Ao que tudo indica, o objetivo do grupo será concentrar as suas operações no comércio online.
De qualquer forma, a venda destas lojas é uma "operação de grande escala", que contará com a assessoria da consultora de imobiliário Eversheds Sutherland.
Ao vender estes estabelecimentos, a empresa poderá encaixar cerca de 600 milhões de euros, segundo os números adiantados pela mesma publicação espanhola.
Vale recordar que a Decathlon abriu recentemente uma loja em Ovar e anunciou, no final do mês passado, a aquisição da Bergfreunde, um retalhista online especializado em desportos de montanha, escalada e equipamento outdoor.
O contrato de compra, assinado em 24 de novembro, aguarda apenas aprovação regulatória.
https://www.ovarnews.pt/decathlon-quer-fechas-lojas/
No âmbito da candidatura ao Programa Cidade Amiga das Crianças foi aprovado Plano Anual de Ação Local
No âmbito da candidatura do Município de Ovar ao programa da UNICEF “Cidade Amiga das Crianças”, foi aprovado, por unanimidade, o primeiro Plano Anual de Ação Local, que visa promover a capacitação das crianças, dos jovens e dos agentes educativos e assenta em 5 eixos estratégicos: Não Discriminação; Participação; Acesso a Serviços de Qualidade; Proteção; e Ambiente Familiar, Brincar e Lazer. Com este plano, que contou com contributos das mais de 30 entidades concelhias que integram o mecanismo de coordenação, a autarquia pretende sedimentar o trabalho já desenvolvido, para que Ovar seja cada vez mais uma referência na promoção dos direitos das crianças.
“Proporcionar uma melhor qualidade de vida para as crianças do concelho é uma prioridade do Município de Ovar, que tem vindo a trabalhar uma política coordenada para a infância e a adolescência, afirmando-se como um território cada vez mais amigo das crianças”, explica Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social, elencando os objetivos principais deste programa. “Pretende-se dar voz às crianças, incorporando os seus contributos na política municipal, empoderar os agentes da comunidade e criar as condições em prol do desenvolvimento saudável e feliz das crianças do concelho”, realça.
Em resumo, o Plano Anual de Ação Local propõe 14 ações em diferentes áreas de intervenção e estabelece como prioridade a execução de programas de capacitação parental, o desenvolvimento de competências socioemocionais e o aumento do conhecimento das crianças relativamente a informação municipal e aos serviços públicos, destacando-se as ações e intervenções junto das crianças.
https://www.ovarnews.pt/ovar-quer-dar-voz-as-criancas-nas-decisoes-do-municipio/
quarta-feira, dezembro 27, 2023
Sabe quantos pneus são descartados, por dia? Cerca de sete milhões! Com o aço proveniente de um dia de desperdício é possível construir uma Torre Eiffel.
A Genan nasceu com o desígnio de dar um destino diferente ao problema que representava a acumulação de pneus em aterros - Marta Martins, Gestora de Projetos - Inovação
https://www.valormagazine.pt/borracha-as-varias-aplicacoes-de-um-produto-ainda-pouco-valorizado/
https://www.ovarnews.pt/as-varias-aplicacoes-de-um-produto-ainda-pouco-valorizado-valor-magazine/
A Basílica da Anunciação de Nazaré em Israel é o local onde os cristãos acreditam que Maria, mãe de Jesus, tinha a sua casa e onde viveu durante algum tempo tendo aí crescido o Salvador, daí a sua "alcunha" ter sido "Jesus de Nazaré".
Curiosamente nesta Basílica da Anunciação em Nazaré houve um pintor português chamado António Lino que deixou para a posteridade a sua obra e a marca cristã de Portugal na terra santa e neste casa na terra em cresceu Jesus Cristo.
O pintor António Lino era o melhor amigo do meu pai tendo sido quase um tio para mim tendo o privilégio de o conhecer e de privar com ele aquando da elaboração e criação de algumas das suas obras no final da sua vida .
O seu verdadeiro nome era António Lino da Veiga Ferreira Pedras, foi um fervoroso vimaranense nacionalista e viveu durante quase todo o século XX, deixando uma vasta obra que está espalhada por diversos países da Europa e do médio oriente como é o caso das pinturas na Basílica de Damasco na Síria.
Em Portugal, António Lino tem pinturas, mosaicos, vitrais em inúmeros palácios da justiça, misericórdias, igrejas, universidades (reitoria da universidade clássica), e até deixou obra em alguns ministérios do governo português como é o caso dos painéis existentes no Ministério da Solidariedade e da Segurança Social na zona de entrada do edifício.
Este grande vulto português foi simplesmente apagado da História pela esquerda política em Portugal posteriormente ao 25 de abril, pelo facto de toda a sua obra além de ser religiosa, ter sido desenvolvida e produzida durante o Estado Novo.
Um verdadeiro crime ideológico a juntar a outros que a esquerda cometeu e comete sem qualquer pudor em preservar o património português e da Humanidade espalhado por todo o mundo.
As gerações nascidas depois de 1974 provavelmente nunca ouviram falar de António Lino e de outros artistas desta Época até terem lido este meu artigo.
No dias que correm, nem o wikipédia escapou ao apagão dos artistas que trabalharam durante o Estado Novo, não existindo referências à dimensão das obras realizadas por António Lino e até o confundindo com um pintor homónimo português do século XIX...
O wokismo português contra a História de Portugal está a trabalhar no sentido de apagar do espaço da internet uma História e uma herança dos nossos antepassados que merece ser recordada, não porque sejamos de direita ou de esquerda mas por sermos todos herdeiros de uma História que existiu e de artistas que existiram.
Lutemos pois para que a narrativa da internet seja fiel à narrativa real dos acontecimentos e não adulterada por anónimos que apagam e acrescentam informação a sites que todos achamos credíveis mas que não o são.
A História de Portugal merce, nós merecemos.
Paulo Freitas do Amaral,
Professor de História
https://www.ovarnews.pt/a-obra-portuguesa-que-esta-na-casa-onde-cresceu-jesus-cristo/
Dando cumprimento ao Plano de Ação do Serviço de Juventude, a Câmara Municipal de Ovar promoveu três ações de capacitação, entre novembro e dezembro, as quais visaram dotar os jovens participantes de conhecimentos sobre Finanças Pessoais, Investimentos e Linkedin.
“Continuamos a dar aos jovens o que eles nos pedem”, garante Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, realçando que este Ciclo “é já uma referência na preparação dos jovens do concelho para o mercado de trabalho”.
Para tal, na opinião do autarca, muito contribui que “as formações sejam muito interativas e que, no final, a Câmara Municipal ofereça a cada jovem um livro técnico sobre o tema, de forma gratuita”. A medida, explica Ruben Ferreira, tem como objetivo “promover o gosto pela leitura” e “incutir nos jovens a noção de que os livros técnicos oferecem conselhos práticos e valiosos que podem ser aplicados para melhorar as suas vidas”.
Os workshops “Como Fazer Um Plano Para As Tuas Finanças Pessoais” e “Como Fazer Crescer O Teu Dinheiro” aconteceram no Polo de Capacitação e Inovação Social de S. João de Ovar. Já o workshop “Impressiona no Linkedin” aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal, contando com a presença do conceituado especialista Pedro Caramez.
https://www.ovarnews.pt/jovens-aprendem-literacia-financeira-e-para-o-mercado-de-trabalho/
terça-feira, dezembro 26, 2023
A décima exposição correspondente a idêntica edição do Concurso Postal de Natal está patente no VIDA Ovar e revela os trabalhos de várias centenas de alunos do ensino básico e pré-escolar da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO).
Esta é uma iniciativa que o presidente da UFO, Bruno Oliveira, considera que já ganhou um espaço próprio no Natal ovarense e mesmo depois da prevista desagregação das freguesias tem tudo para continuar.
Além do reconhecimento artístico, o postal vencedor do certame - este ano da autoria da Frederica, do 3.º ano da EB do Furadouro, foi enviado à população pelo correio.
A exposição está patente no Centro Comercial Dolce Vita Ovar até ao dia 6 de Janeiro.
https://www.ovarnews.pt/postal-de-natal-da-ufovar/
O misterioso desaparecimento da grávida da Murtosa que não é vista desde a noite de 3 de outubro último, tem uma piosta que passa pelo concelho de Ovar.
Agora, a família de Mónica Silva, de 33 anos, avança com uma nova teoria do que pode ter acontecido aos restos mortais do seu ente querido.
Filomena Silva, tia de Mónica Silva, pede que seja feita uma inspeção aos fornos de uma antiga fábrica de cal, localizada no concelho de Ovar.
É ela quem garante que os fornos ainda estão operacionais e que são propriedade da família de Fernando Valente, o principal suspeito do desaparecimento da grávida, pelo que acredita Filomena que o corpo de Mónica Silva pode ter sido queimado naquele local.
Uma outra teoria também avançada aponta para terrenos que alegadamente pertencem à família Valente, onde terão sido vistas máquinas a trabalhar por volta das duas horas da madrugada nos dias seguintes ao desaparecimento de Mónica Silva. Acredita a família que o corpo também poderá estar naquele local.
https://www.ovarnews.pt/familia-de-monica-quer-buscas-em-fabrica-de-ovar/
Numa época em que a confiança nos políticos está em declínio, é imperativo analisar as razões subjacentes a essa desconfiança generalizada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre as trapalhadas frequentes, a falta de renovação e os critérios relaxados aquando da seleção dos deputados, como fatores determinantes para a perda de confiança do povo na classe política.
A confiança é construída com base na competência e integridade das pessoas, contudo as trapalhadas constantes dos políticos minam esses alicerces. Desde escândalos de corrupção a decisões incoerentes, a imagem dos políticos tem sido manchada por ações que prejudicam o desenvolvimento do país.
No entanto, a estagnação é, também, um inimigo da vitalidade democrática e, olhando para os eleitos em todas as escalas (nacional e municipal), denota-se uma evidente falta de renovação dos deputados, o que contribui para a criação de um ciclo vicioso, onde as mesmas ideias e abordagens persistem até ao momento em que começam a ser ignoradas pela sua irrelevância.
A renovação que se pretende expressar não é apenas uma questão de idade, mas também de perspetiva. Novas vozes que provêm de uma prática laboral externa à política trazem consigo novas soluções e um entendimento mais concreto das efetivas necessidades do povo.
Por outro lado, temos, também, a qualidade da liderança política nos partidos, onde se constata uma efetiva deterioração que acompanha a imagem dos partidos e das instituições democráticas. Nesse sentido, a reconstrução da confiança nos políticos requer medidas concretas.
Primeiramente, é vital implementar critérios de seleção mais rigorosos, garantindo que os candidatos sejam pessoas externas a uma vida profissional maioritariamente ligada à política e isentas das asneiras cometidas por governações anteriores.
Além disso, a promoção de uma cultura de prestação de contas e transparência é essencial para ajudar a dissipar progressivamente a desconfiança.
Esta promoção da transparência total deve incluir, por exemplo, a divulgação eficiente de decisões políticas, financiamentos de campanhas e relações com grupos económicos para demonstrar maior responsabilidade e honestidade.
Deve, ainda, estabelecer mecanismos robustos de prestação de contas que incluam auditorias externas e, por vezes, até forenses, investigações imparciais sobre alegações de corrupção e punições adequadas para comportamentos antiéticos.
A falta de confiança nos políticos portugueses não é uma questão superficial, mas sim o resultado de trapalhadas persistentes ao longo de várias décadas. O caminho para reconquistar a confiança do povo requer uma abordagem séria na redefinição do perfil dos representantes e na promoção de uma política mais transparente e responsável. A renovação é a chave para um futuro político mais promissor e seguro.
Diogo Fernandes Sousa
Professor do Instituto Politécnico Jean Piaget
https://www.ovarnews.pt/?p=76704
domingo, dezembro 24, 2023
Em Ovar, a actividade de sinaleiro remonta aos primeiros anos da década de 1940 do século passado. A referida função era, então, desenvolvida por homens de condição humilde, como engraxadores de calçado, pescadores, reparadores de guarda-chuvas, ajudantes de alfaiate e de picheleiro, e por pessoas sem profissão.
Quem frequentava as principais ruas do centro de Ovar, recorda, ainda hoje, com saudade, algumas dessas figuras, os "cabeças de giz" que, no cruzamento da rua Dr. Manuel Arala com a rua Cândido dos Reis e a Praça da República, desempenhavam as funções de sinaleiro.
Com a instalação da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Ovar, no início da década de 1970, o tradicional sinaleiro acabou. Tal como a foto ilustra, era então costume colocar-se uma árvore de Natal junto à Casa de tecidos e retrosaria do António Folhas, árvore essa que permanecia desde o início do mês de Dezembro até meados de Janeiro do ano seguinte.
Em redor da árvore de Natal, os sinaleiros iam recebendo e colocando as ofertas que recebiam, nesse período, de empresas, casas comerciais e pessoas individuais, e que, normalmente, se traduziam em bolos, bolachas, garrafas de vinho do Porto Rainha Santa, garrafas de Anis, Brandy Constantino, vinho espumante, Aguardente, Ponche e Brandy Macieira.
A ideia partiu do Automóvel Clube de Portugal que, na década de 30 do séc. XX, lançou uma campanha nacional intitulada "Natal do Sinaleiro", que se tornou muito popular nas décadas seguintes, com o apoio do Jornal "Diário de Notícias" e de o Jornal "O Século". Na capital, com outro poder de compra, as ofertas dos cidadãos eram de todo o tipo: Garrafas de azeite, porcos, bacalhaus, garrafões de vinho, sacos de batatas, etc.
Como mera curiosidade, em 1962 um sinaleiro ganhava 20$00 (escudos) por dia, em Janeiro de 1974 auferia 50$00, e, logo após o 25 de Abril de 1974, passou a auferir 110$00 diários.
Fonte: Orlando Caió in Jornal João Semana, de 01/01/2008, foto reproduzido por "OvarMemórias"
https://www.ovarnews.pt/quando-o-sinaleiro-tinha-um-natal-so-dele/
sábado, dezembro 23, 2023
A Ovarense goleou o Beira-Vouga por 7-0, em jogo a contar para a terceira jornada da Taça Pecol.
Na ressaca de uma "chicotada psicológica", a equipa regressa às goleadas.
Em atualização.
https://www.ovarnews.pt/sete-batatas-para-uma-consoada-a-vareira/
A Força Aérea Portuguesa vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental, no domingo, como forma de desejar um feliz Natal “a partir dos céus”, através de uma parelha de F-16M e dos helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin.
Em comunicado, a Força Aérea indicou que esta ação será desenvolvida com “um voo de treino de manutenção de capacidades dos seus militares para reforçar o compromisso de salvaguarda da integridade de todo o território nacional, pelo cumprimento de missões de vigilância, policiamento e defesa aérea”.
Na zona norte, o helicóptero AW119 Koala parte às 15:00 da Base Aérea N.° 8 (BA8), localizada em Maceda, em Ovar, com um percurso que passa por Vila Nova de Gaia (15:15), Porto (15:20), Guimarães (15:45), Braga (16:00), Ponte de Lima (16:10), Viana do Castelo (16:25), Vila do Conde (16:35) e Foz do Porto (16:45), regressando à BA8 (17:00), de acordo com a Força Aérea.
https://www.ovarnews.pt/forca-aerea-deseja-feliz-natal-a-partir-dos-ceus/
Agrupamento de Escolas de Ovar promoveu a campanha “Uma Turma, Um Cabaz”
A Escola Secundária José Macedo Fragateiro, Escola-Sede do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO) concluiu mais uma vez a campanha “Natal Solidário – Uma Turma, Um Cabaz”, que consistiu na partilha de bens alimentares pelas famílias mais necessitadas da comunidade escolar.
A iniciativa ainda envolveu todas as turmas da Escola Básica António Dias Simões, que, apesar das dificuldades, angariaram bens alimentares que se encontram em fase de entrega às famílias carenciadas do AEO, no sentido de proporcionar maior conforto às celebrações do Natal.
De acordo com a docente Clara Carrapatoso, Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde (PES), a campanha superou os objetivos iniciais, em que, para além da Associação de Pais (AP) e da Associação de Estudantes (AE), também estiveram outros projetos escolares agregados, como o Clube TEMCASO, em que as turmas do Ensino Básico participaram na troca de bens usados por alimentos, e o Clube Eco-Escolas, sensibilizando os alunos para a importância do reaproveitamento. Também de grande importância foi a participação do Cantinho Solidário, um projeto dinamizado pelos Serviços de Assistência Social do Agrupamento, transversal à comunidade educativa e que decorre ao longo do ano letivo.
A mesma docente salientou a ajuda da AP, nomeadamente com a oferta das caixas e, de modo especial, do azeite, para que não faltasse em cada caixa, dado tratar-se de um ingrediente indispensável na ementa da Quadra.
“O balanço é muito bom e temos de continuar com este género de campanhas, sempre contando com as parcerias estabelecidas. Isto deixa-nos extremamente satisfeitos, na medida em que se trata de uma oportunidade para promover valores essenciais capazes de construir melhores cidadãos no futuro, função primordial da escola”.
A distribuição dos bens alimentares contou com a colaboração de docentes e alunos, que encheram 32 cabazes de bens de primeira necessidade, isto sem considerar a quantidade das ofertas a disponibilizar posteriormente pelo Cantinho Solidário, cujo propósito consiste em ir fornecendo recursos alimentares básicos a famílias em risco de pobreza.
Texto: Hélder Ramos
Foto: Mara Marques Silva
https://www.ovarnews.pt/agrupamento-de-escolas-de-ovar-promoveu-a-campanha-uma-turma-um-cabaz/
sexta-feira, dezembro 22, 2023
O Centro de Arte de Ovar vai iniciar 2024 com concertos da tradição de "cantar os reis", e até março propõe ainda espetáculos pela banda The Gift, pelo cantor Miguel Araújo e pelo coreógrafo Victor Hugo Pontes.
A sala começa assim por apostar no que o pelouro da Cultura define como "a identidade local", já que o formato vareiro de "cantar os reis" está classificado desde 2020 como Património Cultural Imaterial de Portugal por envolver um registo específico de "janeiras" -- sempre com uma saudação à audiência, uma mensagem evocativa do nascimento e dos ensinamentos de Cristo, e um agradecimento final à hospitalidade da plateia.
"O 'Cantar os Reis' é um dos três mais importantes e identitários eventos do município" e está integrado "numa programação cultural de referência, abrangente e acessível a todos os públicos", declara Alexandre Rosas.
As noites das Troupes de Reis estão assim previstos para 6 e 7 de janeiro, sendo o primeiro dia protagonizado por troupes adultas e o segundo por grupos infantis, num total de 25 coletivos.
O Centro de Arte recebe depois, no dia 13, o espetáculo de teatro "Sabão Potassa -- Estórias d'Alma Lavada", que, a partir de uma recolha de histórias locais para crónicas radiofónicas, reúne cerca de 80 elementos da comunidade vareira numa peça que recorda "o tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão".
Fevereiro faz-se depois com o espetáculo "Bantu", em que Victor Hugo Pontes reúne bailarinos portugueses e moçambicanos. Evocando um conjunto de línguas faladas na África subsariana, "Bantu" é descrito pelos seus criadores como "mais do que uma ocorrência linguística: pode ser uma linguagem própria que sobreviveu às línguas europeias impostas; um mecanismo identitário; um signo vedado ao colonizador; uma forma de comunicação, plena de códigos culturais, históricos, religiosos e políticos; a materialização efémera de um longo encontro".
Os The Gift, por sua vez, atuam a 1 de março, para apresentar "Coral", o seu mais recente álbum. O grupo define esse disco como um trabalho de contrastes, entre os quais o proporcionado pelo "veludo da parte humana", interpretada a solo ou em coro, e o "áspero da eletrónica, crua, rude, cruel".
Ainda em março, no dia 8, o Centro de Arte de Ovar recebe outro espetáculo de dança, "Verbal Images", que, partindo da partilha informal de experiências associadas a imagens incitadoras de afeto, "sejam elas reais ou imaginárias", vai recorrer a um "dispositivo cénico manipulável para explorar as ações de observação, comunicação e interpretação como meios de evasão".
Segue-se, a 15, o concerto de Bruno Pernadas sob o mote "How Can We be Joyful in a World Full of Knowledge? / Como podemos estar alegres num mundo cheio de conhecimento?". A pergunta dá título ao disco que celebra 10 anos em 2024, e vai ser reintroduzida em palco pelo músico e compositor, que foi convidado para criar o hino oficial das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, num arranjo para orquestra sinfónica.
A programação do Centro de Arte de Ovar para o primeiro trimestre do novo ano termina a 22 de março com "Casca de Noz", que é o nome da terceira temporada da digressão que o cantor e compositor Miguel Araújo iniciou em 2019 e com a qual regressa a um formato mais intimista, apresentando-se em palco a solo, apenas com alguns instrumentos.
https://www.ovarnews.pt/the-gift-bruno-pernadas-e-miguel-araujo-no-centro-de-artes-no-ano-novo/
E se na caixa do correio estivesse uma carta do Pai Natal?
Em Ovar é isso mesmo que vai acontecer. No âmbito da Programação de Natal do Município de Ovar, mais de uma centena e meia de crianças participaram na oficina “Cartas ao Pai Natal” e, com a cooperação da ajudante do Pai Natal, escreveram preocupações, sonhos e segredos.
Agora, todos eles vão receber a resposta com um desafio muito especial.
Depois do sucesso do ano anterior, o Município de Ovar volta a apostar nesta iniciativa que quer espalhar a magia natalícia e estimular a criatividade dos mais novos.
O Pai Natal passou em Ovar, distribuiu chocolates, tirou fotografias e esteve à conversa com os mais novos que garantiram que se portaram (quase sempre) bem, durante todo o ano. Cada criança trazia uma carta dirigida ao Pai Natal, fruto da oficina, que depositou num original marco dos correios.
Agora, uma a uma, todas as cartas vão ser respondidas. No ano passado, o Pai Natal desafiou as crianças a poupar água.
Este ano, vai trazer um novo desafio que pretende despertar as crianças para valores importantes como a amizade, a partilha, o amor e a solidariedade.
“Com esta iniciativa quisemos trazer uma dose extra de magia para os mais novos, remetendo-os para um imaginário natalício especial. Desta forma original estamos, também, a trabalhar pedagogicamente com as crianças um conjunto de importantes competências criativas e sociais”, destaca Alexandre Rosas, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, fazendo um balanço muito positivo da ação.
“As crianças e as famílias mostram-se entusiasmados com a iniciativa, em especial com o facto de, muito em breve, receberem a resposta do Pai Natal”.
Até ao dia 7 de janeiro, a Câmara Municipal de Ovar disponibiliza, ainda, muitas propostas para toda a família.
https://www.ovarnews.pt/querido-pai-natal-vai-responder-a-150-cartas-dos-mais-novos/
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) remeteu para o Ministério Público uma deliberação na qual considera haver indícios da prática do crime de violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar.
Segundo a revista Sábado, o caso remonta à campanha eleitoral das últimas autárquicas em que Salvador Malheiro terá usado a sua "página pessoal de Facebook e outdoors espalhados por Ovar para promover a obra feita enquanto presidente". A Comissão Nacional de Eleições (CNE) entende que, ao fazê-lo em plena campanha das autárquicas, o social-democrata pode ter incorrido num crime.
A deliberação só surge agora, mas o processo nasceu em 2021, na sequência de três participações
apresentadas contra Salvador Malheiro, por alegadamente ter
promovido a "colocação de diversos
outdoors e publicado na sua página pessoal na rede social Facebook posts promovendo o trabalho realizado pela Câmara Municipal".
Notificado pela CNE para se pronunciar sobre as acusações que lhe eram feitas, Malheiro defendeu que a rede social que usou para partilhar informações sobre obras em curso no município é uma
"página pessoal do Facebook, criada em 2008, e não numa página oficial da Câmara Municipal".
Nessa página, Salvador Malheiro aparece como "presidente", mas, em resposta à CNE, o autarca argumentou que "a menção ao
cargo exercido, desde 2012, na página pessoal do facebook é apenas o resultado do preenchimento dos campos do perfil e dela não resulta, por si, a atribuição de qualquer vantagem ilegítima para a sua candidatura ou a ‘confusão de papéis’ para
o cidadão comum".
https://www.ovarnews.pt/?p=76651
A estrela em ascensão da Polokwane United Development Academy, Thato Sebopele, foi recentemente convidado a ingressar na AD Ovarense Futebol.
Segundo a imprensa sul-africana, Thato, de apenas 18 anos, o jovem teve um "ano emocionante na Polokwane United Development Academy".
Thato Sebopele é um atacante que ingressou no Red Lions em janeiro de 2021, depois de impressionar nas experiências realizadas no final de 2020.
Nascido em 2004, Sebopela é rápido, versátil e pode jogar como ala ou centro e tem faro para o golo.
No âmbito do programa e percurso de desenvolvimento de jogadores, o Polokwane United enviou Sebopela a Portugal em julho e agosto deste ano para uma experiência de treino na AD Ovarense. “Foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade que ficará comigo por muito tempo”, disse Sebopela.
O oficial de comunicações de treinamento de desenvolvimento, Tim Smart, disse que Sebopela é um jogador que demonstrou alto nível de disciplina e dedicação para se tornar um jogador profissional.
“Aprendi muito na minha passagem por Ovar. O idioma foi um pouco desafiador porque não falo português e as instruções do treinador durante os treinos eram apenas em português. Mas felizmente tive colegas de equipe que me traduziam. Agora quero completar a minha escola e continuar melhorando meu futebol".
Polokwane United Academy produziu nomes como Kgaogelo Sekgotha, que jogou no Kaizer Chiefs e no Bafana Bafana, e Nakedi Chipu, que também joga no AD Ovarense, em Portugal.
https://www.ovarnews.pt/thato-sebopele-nao-esquece-passagem-pela-ovarense/
Segundo a imprensa sul-africana, Thato, de apenas 18 anos, o jovem teve um "ano emocionante na Polokwane United Development Academy".
Thato Sebopele é um atacante que ingressou no Red Lions em janeiro de 2021, depois de impressionar nas experiências realizadas no final de 2020.
Nascido em 2004, Sebopela é rápido, versátil e pode jogar como ala ou centro e tem faro para o golo.
No âmbito do programa e percurso de desenvolvimento de jogadores, o Polokwane United enviou Sebopela a Portugal em julho e agosto deste ano para uma experiência de treino na AD Ovarense. “Foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade que ficará comigo por muito tempo”, disse Sebopela.
O oficial de comunicações de treinamento de desenvolvimento, Tim Smart, disse que Sebopela é um jogador que demonstrou alto nível de disciplina e dedicação para se tornar um jogador profissional.
“Aprendi muito na minha passagem por Ovar. O idioma foi um pouco desafiador porque não falo português e as instruções do treinador durante os treinos eram apenas em português. Mas felizmente tive colegas de equipe que me traduziam. Agora quero completar a minha escola e continuar melhorando meu futebol".
Polokwane United Academy produziu nomes como Kgaogelo Sekgotha, que jogou no Kaizer Chiefs e no Bafana Bafana, e Nakedi Chipu, que também joga no AD Ovarense, em Portugal.
https://www.ovarnews.pt/thato-sebopele-nao-esquece-passagem-pela-ovarense/
O Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro alterou, esta sexta-feira, a medida de coação aplicada a Fernando Valente.
O suspeito do desaparecimento de Mónica Silva, estava em prisão preventiva mas irá deixar a cadeia de Aveiro, ficando agora em prisão domiciliária a aguardar o desenrolar do inquérito em curso.
Ler comunicado.
https://www.ovarnews.pt/passa-a-prisao-domiciliaria/
A vereadora com competências na área da saúde, Júlia Oliveira, garantiu ao OvarNews que não foi convidada para integrar os órgãos de gestão da ULS do Baixo Vouga.
"Os cargos de gestão não são o meu lugar de sonho ou de objetivo pessoal" e enquanto cidadã, "sou uma defensora do serviço nacional de saúde".
A vereadora em regime de não permanência ressalva, no entanto, que "só estaria disponível, para um esforço pessoal acrescido, se estivesse indexada à condição de que o meu contributo seria relevante para mitigar o impacto do modelo de gestão na qualidade e sustentabilidade do SNS e de que o mesmo aportaria um maior valor e uma melhor resposta em saúde para a população de Ovar". O que, na sua perspetiva, "até esta data não disponho de dados que me permitam fazer essa leitura'.
Júlia Oliveira sublinha que "a decisão de integração dos cuidados de saúde no concelho de Ovar, quer cuidados de saúde primários quer cuidados hospitalares, numa resposta regional, na Região de Aveiro, foi e é alheia à vontade de todo o Executivo, como é do conhecimento de todos".
Portanto, acrescenta, "na remota necessidade de ter de aceitar a bem de um valor superior, tal não significa resignação do executivo" à integração na ULS Aveiro.
Deixa, pois, 'claro que este assunto nunca se colocou ou foi abordado formalmente ou informalmente entre os diferentes membros do executivo.
Por seu lado, a administradora do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Margarida França, está disponível para liderar a Unidade local de Saúde do Baixo Vouga.
A responsável, que aguarda uma decisão do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, admite ter um projeto de gestão no setor da saúde na região de Aveiro.
A vereadora da Câmara Municipal de Ovar, Júlia Oliveira, é outro nome quase certo no órgão de gestão que vier a ser criado na ULS em que Ovar foi integrado à força.
Estas equipas de gestão deverão arrancar em janeiro entre apelos, em vários pontos do país, ao adiamento da criação de Unidades Locais de Saúde.
https://www.ovarnews.pt/julia-oliveira-nao-foi-convidada-pela-uls/
quinta-feira, dezembro 21, 2023
O campeonato mais importante do calendário nacional de Jiu Jitsu, com a participação de 1.400 atletas de todo pais, aconteceu em Odivelas.
A participação da escola ArtSuave Ovar foi muito interessante, na medida em que voltou a conquistar várias medalhas nas categorias mirim, infanto juvenil, adulto e master.
O Nacional Open de JiuJitsu decorreu no último sabado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, em Odivelas.
https://www.ovarnews.pt/artsuave-ovar-no-open-nacional-de-odivelas/
Quando caminhamos pelas pitorescas ruas de Ovar, pouco pensamos no impacto que eventos globais como a cotação petroleo podem ter no nosso quotidiano. No entanto, esta variável tem uma influência significativa, não apenas no custo de vida, mas também na paisagem económica e oportunidades de investimento locais. O comércio de Contratos por Diferença (CFDs) é uma área onde as oscilações do petróleo são sentidas com particular intensidade.
Os Ecos da cotação petroleo no Comércio de CFDs
O trading de CFDs tem ganhado adeptos na região de Ovar, à medida que os residentes procuram diversificar as formas de investimento. Esses instrumentos financeiros replicam os movimentos dos preços de vários ativos, incluindo o petróleo, sem que os investidores precisem possuir o ativo em questão. Tendo em mente que Ovar é um reflexo da economia global, é notável como as variações nos preços do petróleo afetam diretamente tanto a economia local quanto as estratégias de trading dos investidores da nossa região.
Fortalecendo a Educação Financeira em Ovar
À medida que a cultura de trading se expande em Ovar, também cresce a necessidade de fortalecer a educação financeira. Uma plataforma de trading experiente, como a Plus500, tem um papel fundamental nesse processo. O seu compromisso em fornecer recursos didáticos avançados e ferramentas intuitivas de negociação favorece aqueles que buscam se aprofundar nos mercados financeiros. A disseminação deste tipo de conhecimento é crucial para que os membros da comunidade ovarense tomem decisões mais informadas ao investirem em mercados afetados pela cotação do petróleo.
Desenvolvimento Económico de Ovar e a Volatilidade do Petróleo
O desenvolvimento económico de Ovar não é imune às flutuações dos mercados globais. À medida que a cotação do petróleo balança, ela acarreta uma cadeia de eventos que toca desde a indústria local até o poder de compra dos cidadãos. A capacidade dos traders em Ovar de responder de forma ágil a esses movimentos pode ser um indicador-chave da resiliência econômica da região. Atuar com uma plataforma como a Plus500, que oferece insights em tempo real e análises aprofundadas, pode ser uma grande vantagem na gestão de portfólios que incluem CFDs em petróleo.
À luz destas considerações, fica evidente que a cotação do petróleo e o trading de CFDs são temas de relevância inquestionável para a nossa comunidade. Não é apenas uma questão de acompanhar números em uma tela; é sobre entender como esses números refletem nossa economia local e agir de maneira informada. Ovar, com sua rica herança cultural e espírito dinâmico, está idealmente posicionada para navegar nesses mares financeiros complexos, alçando-se como um modelo de educação financeira e inovação económica.
https://www.ovarnews.pt/explorando-o-impacto-da-dinamica-do-mercado-global-em-ovar/
O Coro Jovem do Orfeão de Ovar está a ensaiar com Jimmy P, o concerto "Natal Urbano", sob a batuta de Laura Rui.
Uma experiência única para os jovens vareiros e para os que assistirem ao espetáculo.
Numa das pausas dos ensaios, o cantor aproveitou para visitar duas escolas do concelho.
Foi à Escola EB de S. Vicente Pereira Jusã e à Escola Secundária Júlio Dinis e esteve à conversa com os alunos.
A curiosidade dos alunos levou-o a abordar o concerto em Ovar, o seu percurso na música, as suas letras, a importância de lutar pelos objetivos e a resiliência perante os obstáculos.
Sabia que Jimmy P tinha muito jeito para jogar futebol e esteve para seguir as pisadas do pai ou não fosse filho de Jorge Plácido, ex-jogador do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e da Seleção Nacional?
“O meu pai é um apaixonado por música. Sempre disse que se não tivesse sido jogador de futebol gostava de ter sido músico”, lembrou Jimmy.
E foi em estúdio e nos palcos que o rapper descobriu a sua verdadeira casa.
https://www.ovarnews.pt/jimmy-p-fintou-o-destino-para-se-dedicar-a-musica/
Uma experiência única para os jovens vareiros e para os que assistirem ao espetáculo.
Numa das pausas dos ensaios, o cantor aproveitou para visitar duas escolas do concelho.
Foi à Escola EB de S. Vicente Pereira Jusã e à Escola Secundária Júlio Dinis e esteve à conversa com os alunos.
A curiosidade dos alunos levou-o a abordar o concerto em Ovar, o seu percurso na música, as suas letras, a importância de lutar pelos objetivos e a resiliência perante os obstáculos.
Sabia que Jimmy P tinha muito jeito para jogar futebol e esteve para seguir as pisadas do pai ou não fosse filho de Jorge Plácido, ex-jogador do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e da Seleção Nacional?
“O meu pai é um apaixonado por música. Sempre disse que se não tivesse sido jogador de futebol gostava de ter sido músico”, lembrou Jimmy.
E foi em estúdio e nos palcos que o rapper descobriu a sua verdadeira casa.
https://www.ovarnews.pt/jimmy-p-fintou-o-destino-para-se-dedicar-a-musica/
quarta-feira, dezembro 20, 2023
A iniciativa "Natal na Praia" fica indubitavelmente marcada por um pequeno "milagre" que se deu em palco.
A programação dos comerciantes da praia esmorizense contemplava uma sessão de teatro a pensar, sobretudo, nas crianças que viria a revelar-se um momento simbólico, em que o Grupo de Teatro Renascer viria a celebrar uma grande conquista solidária.
Nesta fase do ano, realizar o sonho de uma menina especial é o verdadeiro Natal. No final da apresentação da sua peça infantil “Um Sonho de Natal”, no palco do Natal na Praia, o elenco do Renascer surpreendeu a Cloé, jovem atriz desta companhia esmorizense, com a ansiada prenda de Natal: um motor para a sua cadeira de rodas.
A Cloé, de apenas doze anos, enfrenta uma distrofia muscular congénita e é, segundo o Grupo de Teatro Renascer, "uma verdadeira inspiração, pois apesar dos desafios, o seu sonho é fazer teatro e espalhar alegria através da arte".
O grupo empenhou-se e conseguiu angariar fundos para um motor para a cadeira manual que será essencial para a mobilidade da Cloé no palco e fora dele.
Momento emocionante em que, para além das palmas, também se viram muitas lágrimas. "Cada contribuição, por mais pequena que tenha sido, fez toda a diferença e ajudou em mais um passo para proporcionar a esta talentosa jovem a oportunidade de brilhar nos palcos.”
Sandra Marques, dinamizadora do evento "Natal na Praia" não cabia em si de felicidade: "O espírito de Natal está mesmo presente neste mês especial de celebração festiva na Praia de Esmoriz, de todas as maneiras. Estamos felizes por termos testemunhado este momento especial na vida desta menina e do grupo de teatro do qual faz parte".
"Parabéns ao Renascer por esta sua conquista solidária e as maiores felicidades à Cloé! Feliz Natal!", conclui.
https://www.ovarnews.pt/cloe-concretizou-sonho-de-natal/
A taxa líquida de ocupação de camas nos estabelecimentos de alojamento turístico, durante o ano de 2022, registou um crescimento de 47 por cento no concelho de Braga face ao ano anterior.
Os números divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nos Anuários Estatísticos Regionais 2022 revelam que a cidade vareira registou um crescimento superior ao da média nacional, que foi de 45,7 por cento.
O maior aumento foi registado no município de Ponta do Sol, na Região Autónoma da Madeira, que teve uma subida de 67 por cento na taxa líquida de ocupação por camas disponíveis.
O crescimento verificado coloca Ovar no leque restrito dos cinco municípios nortenhos onde o aumento das dormidas no alojamento turístico ficou acima da média do país.
"Em 2022, a taxa líquida de ocupação-cama nos alojamentos turísticos foi de 45,7% ao nível nacional. A análise do padrão municipal deste indicador evidenciava, com valores superiores à referência nacional, 42 municípios localizados maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa (12 em 17 municípios com informação disponível), na Região Autónoma da Madeira (10 dos 11 municípios) – tendo o município de Ponta do Sol registado o valor mais elevado do país: 67,0% –, no Algarve (5 dos 16 municípios) e na Região Autónoma dos Açores (5 dos 19 municípios)», refere o INE, acrescentando que «verificaram-se também taxas líquidas de ocupação-cama superiores ao valor nacional nos municípios de Valongo (53,4%), Maia (51,6%), Porto (51,5%), Matosinhos (50,4%), Braga (48,2%) e Vila Nova de Gaia (46,3%)».
Fora da Área Metropolitana do Porto, também os concelhos de Arruda dos Vinhos (61,3%), de Aveiro (50,9%), de Ovar (47,0%) e de Évora (47,7%) tiveram maiores crescimentos que a média nacional.
https://www.ovarnews.pt/taxa-de-ocupacao-hoteleira-subiu/
O ano de 2023 marca a extinção da ACRR TRIATLO e também o início de um novo projeto: Associação Estamos Juntos - AEJ Triatlo.
Os vareiros Carlos Leite e Marco Leite, depois de 17 anos consecutivos na Associação Cultural e Recreativa da Ribeira, projeto que foi criado pelo pai e comandado pelo filho como coordenador e que ainda conheceu o neto Afonso Leite como atleta nos últimos dois anos, deu por terminada a sua existência no passado mês de novembro.
Estas três gerações da família Leite rumam para um novo projeto, sediado em São João da Madeira na Associação Estamos Juntos.
Esta associação já tinha a sua secção de Triatlo desde 2019. Depois de acompanharem o trabalho do técnico Marco Leite na ACRR, resolveram convidá-lo a assumir o cargo de coordenador técnico da sua secção o qual foi aceite em Maio deste ano.
Marco Leite decidiu então apostar naquilo que já tinha projetado há cerca de quatro anos: a criação de uma Escola de Triatlo.
"A escola já arrancou em 18 de Setembro e pretende implementar a formação de jovens triatletas no concelho de São João da Madeira e nos concelhos vizinhos (Ovar, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra)", explica Marco Leite.
Marco Leite e Carlos Leite não esquecem as suas raízes e agradecem à Associação Cultural e Recreativa da Ribeira todos estes anos em que lhes foi possível dinamizar o Triatlo no concelho de Ovar, não esquecendo todos os patrocinadores que apostaram nesse projeto.
As três gerações dos vareiros Leite certamente vão continuar a "dar que falar e a representar da melhor maneira a nossa terra", garantem.
https://www.ovarnews.pt/familia-leite-transfere-se-para-o-aej-triatlo/
Experimente a emoção de apostar e jogar no Brazino777, o destino de primeira linha do Brasil para apostadores que buscam emoção e apostas altas.
Brilho das apostas no Brazino777: Um mergulho profundo na principal plataforma de jogos de azar do Brasil
Entre no mundo do Brazino777, um modelo de apostas on-line que tomou o Brasil de assalto. Reconhecido por sua variedade estimulante de jogos, tecnologia de ponta e atendimento ao cliente superlativo, a plataforma gravou seu nome no coração de inúmeros entusiastas das apostas. Seja você um apostador experiente ou um novato no vibrante mundo das apostas, as portas virtuais do Brazino777 estão abertas para oferecer uma experiência de jogo inigualável. Portanto, aperte o cinto enquanto embarcamos em uma
jornada exploratória no reino do Brazino777, sua solução completa para todos os tipos de jogos e apostas.
Design do site e interface do usuário do Brazino777
Navegar pelo vasto mundo do Brazino777 é fácil graças ao design do site e à interface do usuário meticulosamente selecionado. Desde o momento em que você chega à página inicial, é recebido por um layout intuitivo que destaca os jogos e as opções de apostas mais populares da plataforma. A paleta de cores, uma mistura vibrante de tons escuros e
brilhantes, reflete a natureza empolgante e dinâmica do mundo das apostas, além de garantir que o texto e os elementos interativos se destaquem claramente.
O design do site não é apenas esteticamente agradável, mas também prático, com um fluxo
de navegação contínuo que permite aos usuários encontrar facilmente seus jogos e áreas de apostas preferidos. A interface do usuário é otimizada para velocidade, garantindo que a colocação de apostas e as transições de jogos ocorram em tempo real, espelhando a ação
em ritmo acelerado intrínseca ao mundo das apostas. De fato, o design do site e a interface do usuário do Brazino777 são essenciais para sua posição de líder no cenário de apostas
on-line.
Guia passo a passo para o processo de login e registro no Brazino777
Começar a usar o Brazino777 é um processo simples, projetado para lhe dar as boas-vindas ao emocionante mundo das apostas on-line com facilidade. Aqui, fornecemos
um guia passo a passo para ajudá-lo no processo de Brazino777 entrar e registro:
1. Abra o site: Comece visitando o site do https://brazino-777br.com/ Brazino777. As cores vibrantes e o design dinâmico da página inicial são uma marca registrada de
sua empolgante plataforma de apostas.
2. Clique em "Registrar": Você encontrará o botão "Registrar" no canto superior direito da página inicial. Clique nele para iniciar o processo de registro.
3. Digite seus dados: Será exibido um formulário de registro. Será solicitado que você preencha alguns detalhes pessoais, incluindo seu endereço de e-mail, a senha desejada e o país de residência.
4. Concorde com os termos e condições: Antes de concluir o registro, você precisará ler e concordar com os termos e condições do Brazino777. Certifique-se de reservar um tempo para analisá-los cuidadosamente.
5. Confirme o seu registro: Depois de preencher todos os detalhes e concordar com os termos, clique em Confirmar. Um e-mail será enviado para o endereço que você forneceu, contendo um link para verificar a sua conta.
6. Verifique sua conta: Clique no link do e-mail de verificação para concluir o processo de registro. Uma vez verificada, você poderá entrar em sua conta Brazino777 e começar a aproveitar o emocionante mundo das apostas.
Lembre-se de que o serviço de atendimento ao cliente do site oficial está sempre disponível para ajudá-lo no processo de login ou registro do Brazino777, caso tenha algum problema ou dúvida. Portanto, aproveite a emoção e comece sua aventura de apostas no Brazino777 hoje mesmo.
Seleção de jogos no Brazino777
Um aspecto fundamental do apelo da plataforma está em sua ampla seleção de jogos. A plataforma oferece uma rica diversidade de oportunidades de apostas, atendendo a todos os gostos e preferências. Para o jogador tradicional, os jogos clássicos de cassino como
pôquer, roleta e BlackJack são oferecidos em muitas variações, mantendo viva a essência
do tradicional Brazino777 casino.
Para aqueles que gostam da perspectiva de ganhos instantâneos, o Brazino777 abriga uma variedade impressionante de máquinas caça-níqueis, cada uma com temas exclusivos e mecânica de jogo envolvente. Os entusiastas de esportes também não ficam para trás, com um apostas esportivas de abrangente que cobre uma grande variedade de esportes,
incluindo futebol, tênis, basquete e muitos outros.
Finalmente, para garantir uma experiência holística de apostas, o Brazino777 também oferece jogos de cassino ao vivo, onde os jogadores podem interagir com crupiês reais e
experimentar a emoção de um cassino de verdade diretamente de suas telas. Essa seleção
diversificada de jogos, feita sob medida para satisfazer todos os tipos de entusiastas de apostas, contribui significativamente para o domínio do Brazino777 no campo das apostas
on-line.
Experiência de jogo móvel do Brazino777
A experiência de jogo móvel no Brazino777 é inigualável, oferecendo aos jogadores uma transição perfeita do desktop para o celular sem comprometer a qualidade do jogo ou a
variedade de opções disponíveis. A versão móvel do site é totalmente otimizada para
funcionar sem problemas em dispositivos iOS e Android, apresentando um design
responsivo que se ajusta ao tamanho da tela, proporcionando uma interface intuitiva e fácil de usar para jogos em movimento.
Com o Brazino777 móvel, você pode desfrutar de seus jogos de cassino favoritos, tentar a sorte em uma grande variedade de caça-níqueis ou fazer uma aposta em seus esportes
preferidos a qualquer hora e em qualquer lugar. A plataforma móvel mantém o mesmo nível
de segurança, confiabilidade e imparcialidade que sua contraparte para desktop, garantindo
que os jogadores possam fazer suas apostas com confiança e desfrutar de seus jogos.
Além disso, a versão móvel também suporta jogos ao vivo do Brazino777 casino permitindo que os jogadores experimentem a emoção das apostas em tempo real na palma de suas mãos.
Medidas de segurança e proteção no Brazino777
No Brazino777, a segurança é fundamental. A plataforma emprega medidas de segurançade última geração para garantir que seus usuários possam desfrutar de sua experiência de apostas sem qualquer preocupação com a integridade ou segurança de seus dados. Assim
que você digita suas informações Brazino777 login entrar, você é protegido por protocolos
de criptografia avançados que protegem seus dados de quaisquer ameaças potenciais.
Dessa forma, todas as suas transações, sejam depósitos ou saques, são protegidas,
mantendo suas informações financeiras seguras.
Além disso, o Brazino777 adere a padrões internacionais rigorosos de justiça e transparência. Ele usa geradores de números aleatórios certificados para garantir que todos
os resultados dos jogos sejam completamente aleatórios, proporcionando assim um
ambiente de jogo justo para todos os usuários.
A confiança é um componente essencial da experiência de apostas, e o Brazino777 não
poupa esforços para cultivá-la. Ao priorizar a segurança do usuário e manter um ambiente
de justiça, o Brazino777 não apenas mantém sua reputação como líder confiável no cenário das apostas on-line, mas também garante que cada login do Brazino777 leve a uma
experiência emocionante, justa e segura.
Suporte ao cliente no Brazino777
No Brazino777, o cliente realmente é rei. Uma equipe excepcional de suporte ao cliente
está disponível 24 horas por dia para ajudar com quaisquer dúvidas ou preocupações, garantindo que a experiência de apostas dos jogadores permaneça tranquila e agradável.
Se você estiver enfrentando problemas com suas credenciais de Brazino777 login ou precisar de assistência com os procedimentos de depósito e saque, a equipe de suporte do Brazino777 está pronta para ajudar.
O sistema de suporte é multicanal, oferecendo assistência via chat ao vivo, telefone e e-mail. Essa abordagem em vários níveis garante que a ajuda esteja sempre à mão,
tornando a experiência no Brazino777 perfeita e sem complicações. Sua dedicação em fornecer um serviço superior ao cliente reafirma a posição do Brazino777 como a plataforma
de apostas on-line no Brasil.
Métodos de pagamento e tempo de saque no Brazino777
Quando se trata de facilitar as transações, o Brazino777 oferece uma grande variedade de métodos de pagamento, cada um projetado para proporcionar uma experiência de apostas tranquila e sem complicações. Os jogadores podem escolher entre métodos populares,
como cartões de crédito e débito, carteiras eletrônicas como Neteller e Skrill, bem como transferências bancárias. Para aqueles que preferem moedas digitais, o Brazino777
também aceita pagamentos por meio de Bitcoin, oferecendo uma opção segura e anonima
para depósitos e saques.
Os tempos de saque no Brazino777 variam de acordo com o método de pagamento utilizado. Os saques com carteira eletrônica são geralmente processados em 24 horas, o
que os torna a opção mais rápida disponível. Os saques com cartão de crédito e débito,
bem como as transferências bancárias, podem levar de 3 a 5 dias úteis.
Independentemente do método escolhido, o Brazino777 garante aos jogadores um processo de saque seguro e eficiente, graças aos seus robustos protocolos de segurança e
ao compromisso com a satisfação do cliente. Em última análise, as opções de pagamento flexíveis e os saques rápidos do Brazino777 refletem sua dedicação em proporcionar uma
experiência de apostas conveniente e agradável.
Promoções e bônus no Brazino777
O Brazino777 não se limita a uma ampla seleção de jogos e uma interface amigável; ele
também acredita em recompensar generosamente seus usuários. A plataforma oferece uma
ampla gama de ofertas promocionais e bônus destinados a jogadores novos e regulares.
Aqui está uma visão geral de algumas das oportunidades empolgantes que esperam por
você no Brazino777:
● Bônus de Boas-Vindas: Como uma calorosa recepção aos recém-chegados, o Brazino777 oferece um atraente pacote de bônus de boas-vindas. Isso normalmente
inclui um bônus equivalente nos seus primeiros depósitos, ampliando o seu jogo e aumentando suas chances de ganhar.
● Bônus de recarga: Os jogadores regulares também não são esquecidos. O
Brazino777 oferece bônus de recarga que o recompensam com créditos extras toda
vez que fizer um depósito, garantindo que a emoção nunca desapareça.
● Rodadas Grátis: Os entusiastas de caça-níqueis podem desfrutar regularmente de
rodadas grátis em jogos de caça-níqueis selecionados, permitindo que você
experimente a emoção dos jogos sem precisar gastar seu próprio dinheiro.
● Ofertas de cashback: As ofertas de cashback do Brazino777 são uma rede de
segurança, fornecendo uma porcentagem de suas perdas de volta à sua conta,
dando-lhe outra chance de obter uma vitória.
● Programa VIP: Para os jogadores fiéis, o Brazino777 tem um programa VIP que
oferece bônus mais exclusivos, limites de saque mais altos e um gerente de conta
pessoal, entre outras vantagens.
Lembre-se de que cada promoção vem com seu próprio conjunto de termos e condições,
portanto, não deixe de lê-los com atenção. Com os generosos bônus e promoções do
Brazino777, a sua experiência de apostas será certamente divertida e gratificante!
Conclusão
Em conclusão, o Brazino777 Brasil provou ser uma plataforma de apostas on-line confiável
e envolvente. Sua ênfase na segurança e no jogo limpo, juntamente com uma ampla gama
de métodos de pagamento, demonstra a abordagem centrada no usuário da plataforma. O
suporte ao cliente 24 horas por dia e os saques rápidos são indicativos de seu compromisso
em oferecer uma experiência de apostas perfeita.
Além disso, os generosos bônus e promoções oferecem uma jornada de jogo gratificante
tanto para os novatos quanto para os usuários fiéis. Considerando esses fatores, fica claro que o Brazino777 oferece um ambiente de apostas abrangente, seguro e agradável, o que o torna uma opção interessante para apostadores novatos e experientes.
https://www.ovarnews.pt/uma-analise-aprofundada-do-cenario-de-apostas-do-brazino777/
Ao terceiro dia da iniciativa “Sentir Portugal” em Aveiro, o presidente do PSD andou pela zona litoral do distrito, para aquilatar “aquilo que as pessoas sentem no dia a dia”.
Luís Montenegro não teceu grandes considerações sobre o estado em que se encontra a praia, garantindo que "é a partir do terreno que se encontram as soluções de que o país necessita".
Esta terça-feira passou por Ovar, depois da visita à praia Furadouro, onde foi feito ponto de situação quanto à defesa da costa, seguiu para Estarreja, com passagem pelo mercado local, e Oliveira de Azeméis, para uma visita à empresa Simoldes. A tarde começou com uma visita à Escola Superior de Aveiro Norte, seguindo-se o Centro de Formação de São João da Madeira - Escola Nacional de Bombeiros.
Já em Vale de Cambra, houve contacto com a população e um encontro com no setor social, com o programa a fechar em Sever do Vouga, com uma reunião com a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo.
https://www.ovarnews.pt/?p=76594
O Movimento 2030 reuniu em conselho geral, tendo sido eleito Henrique Araújo como presidente da Comissão Permanente e Arnaldo Oliveira para presidente do conselho geral para o biénio 2023/2025.
Foi ainda instalada a sua Comissão Permanente que irá gerir os destinos da estrutura política de base cívica até ao final de 2025. Sendo que é propósito do Movimento 2030 ir às urnas no próximo ato eleitoral autárquico em 2025.
Assim:
https://www.ovarnews.pt/?p=76591
terça-feira, dezembro 19, 2023
Sempre que se dá um grande avanço tecnológico, existe um medo associado às implicações dessa transformação na vida das pessoas e nos diferentes setores económicos. Este medo associado ao desconhecido, é normal, principalmente para quem não domina o assunto, ou o imagina de uma forma completamente diferente do que o que é na realidade – exatamente o que acontece com a Inteligência Artificial.
Para muitos, Inteligência Artificial continua a ser sinónimo de robots a comandar o mundo, humanos a serem completamente dispensáveis no trabalho e um mundo tirado do cenário de um filme de ficção científica. Na realidade, o que acontece, é que a Inteligência Artificial, além de estar presente em pequenas coisas, como num corretor ortográfico, ou num sistema de tradução automática, pode ser aplicada em diferentes indústrias com um impacto verdadeiramente positivo.
Como é que a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas diferentes indústrias?
São várias as indústrias que podem beneficiar da Inteligência Artificial. Existem inclusive eventos anuais que apresentam as principais novidades relacionadas com setores como engenharia, robótica e automobilismo. Neste género de eventos, onde estão também empresas nacionais, pode-se observar na prática o que tecnologias como a Inteligência Artificial estão a fazer nesses setores e quais as perspetivas futuras de cada um.
Na verdade, já existem bastantes provas de como a Inteligência Artificial pode funcionar, sendo que o princípio será sempre de colocar as pessoas em tarefas de valor acrescentado, colocando nas mãos das máquinas as tarefas repetitivas, mas que ainda assim, necessitam de ser feitas.
Isto é visível desde o setor médico que podem otimizar processos como monitoramento e até processos cirúrgicos com diminuição do erro humano, à indústria automóvel que consegue desta forma um aumento da segurança rodoviária, com a aplicação desta tecnologia para desenvolvimento de automóveis autónomos, ou que pelo menos consigam detetar eventuais perigos, ler sinais, ou seguir na faixa correta.
No fundo, todas as empresas de qualquer setor terão vantagens em adotar esta tecnologia para otimizar processos e conseguir chegar mais longe na sua área de atuação. Não podemos esquecer que vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde nenhuma empresa deseja ficar para trás.
Indústria dos jogos é uma das primeiras a adotar esta tecnologia
A indústria dos jogos é uma das mais lucrativas do mercado e é também a pioneira em adotar novas tecnologias para melhorar a experiência do seu público.
Em todas as vertentes deste setor, a Inteligência Artificial dá o seu contributo. Seja nos jogos de casino, como o Blackjack online agora disponíveis no formato digital em diferentes plataformas onde pode jogar contra o computador - que graças à inteligência artificial consegue tornar o jogo mais imersivo e interessante, aos jogos multiplayer disponíveis online, nomeadamente nos formatos em que o jogador traça o seu próprio destino no jogo e onde a tecnologia de Inteligência Artificial é aplicada para conseguir adaptar o jogo a essas escolhas.
Mesmo nos jogos voltados para o mercado de consolas, a Inteligência Artificial é uma mais-valia, pois permite oferecer uma experiência imersiva que vai de acordo com as decisões do jogador enquanto decorre o jogo. Esta tecnologia permite ainda que o jogo “aprenda” as suas escolhas e torne as respostas mais desafiadoras, tornando o jogo numa espécie de organismo vivo que se molda ao jogador.
Analisando sempre os pros e contras de cada tecnologia, é inegável que a Inteligência Artificial veio para ficar, por isso o melhor é descobrir tudo o que esta tem para lhe oferecer.
https://www.ovarnews.pt/impacto-da-inteligencia-artificial-nas-diferentes-industrias/
É um dos instrumentos do Natal. O violino, além de ser indispensável nos clássicos da época, a sua forma integra-se perfeitamente no espírito natalício e é muito utilizado nas decorações.
Mas não é desses que vamos falar hoje. É dos violinos a sério. Numa arte sem grandes tradições em Portugal, a família Capela, da freguesia de Anta, em Espinho, rivaliza com os melhores ‘luthiers’ do mundo.
Dali partem violinos para todos os cantos do mundo, mas a arte da ‘lutheria’ foi uma herança de família que começou há quase cem anos, por acaso. Foi em 1924 quando Domingos Capela decidiu esculpir para uso pessoal que tudo estava a começar. Fê-lo com tal arte e engenho que, em breve, seria conhecido mundialmente.
Por esta altura, o jovem marceneiro Domingos Capela, ainda nem sonhava que iria consertar o violino de um famoso músico italiano aquando da sua atuação no casino da terra. Que história!
O italiano Nicolino Milano entrou numa marcenaria em Espinho em busca de alguém que lhe reparasse o violino que trazia consigo: desceu do primeiro andar onde estava hospedado ao rés-do-chão, onde o senhorio tinha a marcenaria, à procura de quem lhe desse uma mão. O marceneiro olhou para o instrumento e, constatando que aquilo não era para ele proferiu uma frase que havia de traçar a vida de três gerações e colocar Portugal no mapa dos construtores de violinos: “Fale ali com aquele moço, o Domingos, que é muito habilidoso para essas coisas.”
E assim foi. A perfeição demonstrada no trabalho foi tão evidente que Milano lhe viria a entregar mais sete violinos para consertar. Faleceu em 1976, mas os violinos continuaram a ser solicitados, agora, ao seu filho, António Ferreira Capela, que ainda hoje vive na freguesia que lhe deu o ser. Apaixonado pela arte do seu pai, que é sua também, Joaquim já deu provas mais do que evidentes do seu real valor, reconhecido internacionalmente. E é com normalidade que o neto de Domingos e filho de António, conta: “O meu avô começou a fazer violinos aqui, em 1924, ainda em casa dos pais dele, aqui perto”. Quando casou, em 1931, viria a mudar mais três vezes de casa. Depois, “começou a construir esta casa e só quando ficou pronta é que veio para cá, em 1939. Agora, é a minha vez de seguir em frente”.
Mudou recentemente de instalações mas na nova casa, já não tem a companhia do pai António. “Ele vai fazer 91 anos e esteve comigo aqui a trabalhar até ao surgimento da pandemia Covid”, recorda. Agora já não vai tanto à oficina, “mas a vida e a minha atividade continuam, porque só deixarei de fazer violinos se me cortarem as mãos”, avisa Joaquim.
António Capela cimentou o nome Capela à medida que o seu sucesso internacional crescia. Estudou em Paris e Mirecourt e também em Itália, na cidade de Cremona, terra dos Stradivarius, com bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus estudos permitiram-lhe aperfeiçoar a técnica de construção de violinos.
Nova geração de violinos
Seguindo as pisadas do avô e do pai, Joaquim Capela construiu o seu primeiro violino aos 13 anos, mantendo garbosamente uma tradição familiar que já vai na terceira geração.
Está a falar connosco e a recuperar um violino do século XVIII em cima de uma das bancadas de trabalho. “São bastante raros violinos com esta idade, porque muitos despareceram com o tempo e a outros trocaram-lhe as etiquetas”, refere.
Esta é uma recuperação, mas as encomendas de novos violinos continuam a cair em Anta. António é que só tem duas mãos e não aceita mais do que aquilo que pode fazer. Se a escassez é atributo do preço, então um violino Capela, construído de raíz, pode custar vários milhares de Euros.
Na sua oficina de Anta, onde os violinos parece que caem do teto e cobrem as paredes, decorando-as, Joaquim nem dá pelos dias passarem.
Os violinos são belos instrumentos, mas não é por isso que estes são uma obra de arte. “Fazemos tudo tal e qual o italiano Stradivarius fazia, isso não muda”. É por isso que nos chamam o Stradivarius português. Nós preferimos chamar-lhes os Capela italianos. São perspetivas.
Uma coisa é certa: A matéria prima esteve sempre mais longe dos Capela do que dos concorrentes italianos. "As partes de trás são de madeira de ácer dos balcãs", começa por explicar o construtor espinhense. A parte da frente é pinho, só que é dos alpes italianos. Aquelas espécies têm as características imprescindíveis necessárias para os standards desejados. "Não há em Portugal madeira com tais caraterísticas. Tenho que ir lá fora, avaliar as madeiras, comprá-las e esperar que cheguem. A única coisa que temos nosso é as mãos", ri-se, exibindo-as, abertas.
Depois, escolhe o molde, serra a madeira e, com pequenas plainas, goivas, formões e facas faz o contorno e cola as peças umas às outras com uma mistura de pele e osso. Dito assim parece fácil. Um pedaço de madeira, em repouso, ainda não é um violino, mas o seu destino está traçado. Vai tomar forma quando as finas espirais de madeira se espalharem pela bancada e pelo chão e vai transformar-se.
De repente, Joaquim pega num pequeno frasco com um líquido cor de sangue brilhante, muito brilhante. É o famoso verniz Capela. Joaquim garante que deste “segredo” pouco se fala. Se é segredo também não vai se vai falar agora.
Há cerca de 100 anos, os primeiros violinos do avô Domingos foram construídos em madeira de plátano. Mas isso não deixou de impressionar, em 1931, o músico italiano Nicolino Milano que voltaria a Espinho para lhe propôr um emprego na casa Hill em Londres, que Domingos Capela veio a recusar por motivos de ordem familiar.
Na cidade do Porto, viria, no entanto, a conhecer a violoncelista Guilhermina Suggia, que o convidou a trabalhar no Conservatório de Música do Porto para consertar instrumentos de arco. A partir daqui, nunca mais deixou de construir instrumentos de arco, violas e guitarras, trabalhando na sua oficina, situada perto do Largo da Igreja de Anta.
Na década de 1960, Capela participa em concursos internacionais, onde alcança lugares de honra e aumenta a cobiça. Joaquim diz que “é difícil dizer o nome de um violinisita famoso que toque um Capela”. “O violino é como um pássarinho: Hoje está aqui e amanhã está noutro lado qualquer". Também há aqueles executantes que se afeiçoam, mas não são muitos.
Como construtor, a fama foi sendo granjeada ao longo de páginas brilhantes quando se pôs a competir com os grandes construtores de violinos. Em 1963, participou no concurso de Liège, Bélgica, onde ganhou o primeiro prémio na categoria de sonoridade e o quarto na categoria “luthier”. No ano de 1967, concorrendo com dois violinos, participou num concurso em Poznan, na Polónia, obtendo um 2º e um 4º prémios. O seu maior êxito concretizou-se em 1972, novamente em Poznan, onde concorreu com quatro violinos, alcançando os quatro primeiros lugares e as maiores pontuações de sonoridade e trabalho. Como júri, têm participado em diversos concursos internacionais.
Os prémios são bons, mas o resultado final de um instrumento é “sair daqui pronto a ser tocado”. Mas não há dois Capelas iguais. “Cada violino adquire a personalidade do executante. Embora seja feito de material morto, ele está vivo. e vai ganhar a personalidade da pessoa que o toca. E isso foge-nos completamente de controle”, ri.
Rostropovich, David Oistrach e Yehudi Menuhin são alguns dos muitos solistas que tocam com instrumentos Capela.
Ao pai de Joaquim, a Câmara Municipal de Espinho concedeu a Medalha de Prata de Mérito Artístico e, em 1991, a Presidência do Conselho de Ministros condecorou-o com a Medalha de Mérito Cultural, de valor artístico nacional e internacional.
Filho e neto de “luthier”, tem participado em diversos concursos internacionais e alcançado vários prémios em concursos realizados na Itália, Polónia, Alemanha, Bulgária e Japão, mantendo uma tradição familiar arreigada.
E a seguir? Há aprendizes interessados? Joaquim recorda que quando começou, não reparou no “tempo que o meu pai perdia comigo”. “Foram enormidades. Só um pai com um filho se daria a esta estrega”.
A sobrinha de Joaquim andou por ali, “sentada ao meu lado e sempre que fazia alguma coisa, virava-se para mim a perguntar se estava bem". Foi aí que verificou o tempo que o pai deve ter perdido consigo. “Foram muitas horas mesmo”. Os filhos de Joaquim, também, não querem continuar com isto. Os violinos Capela vão tornar-se um caso raro de elegância, bom gosto e classe. “O futuro disto só conseguirei ver daqui a 10 anos, quando me reformar”.
Entretanto, há um violino de 1700 ali dentro e Joaquim pondera dormir com ele no quarto enquanto não o entregar o proprietário.
https://www.ovarnews.pt/?p=76420
Natural de Esmoriz, encontrava-se atualmente a trabalhar no Luxemburgo. João Oliveira vinha passar o Natal com a família e tinha voo marcado para o passado dia 12, mas nunca embarcou.
A irmã Sara diz que "ele ainda foi visto no dia 16, na Gare du Nortl, mas depois perdemos-lhe o rasto".
"Estamos tão aflitos com esta situação que estamos a tentar entrar em contacto com o máximo de pessoas que até perdemos a noção das coisas".
Numa altura do ano em que a família é muito importante, "não consigo ver a minha tia desesperada e não fazer nada".
À medida que os dias passam, a preocupação aumenta porque o João tem problemas de saúde e estará sem tomar a medicação.
A família apela a quem tiver alguma informação o favor de contactar a GNR, PSP ou PJ.
https://www.ovarnews.pt/esmoriz-joao-desapareceu-no-dia-em-que-vinha-para-portugal/
Quando na política não se quer resolver um assunto, costuma-se dizer “crie-se uma comissão “ou “peça-se um parecer”.
A indecisão socialista do costume, mais precisamente do ministro da Educação, na questão do uso dos telemóveis nas escolas, teve a intenção deliberada de deixar passar o arranque das aulas até todas as escolas terem as suas regras definidas quanto ao uso dos aparelhos eletrónicos. O ministro da Educação João Costa pretende que este assunto saia da agenda política para nada decidir, fazendo lembrar as indecisões guterristas de outros tempos.
Enquanto a ansiedade, a dependência e vício dos alunos pelos telemóveis é uma realidade nas escolas, o governo andou nos últimos dois anos no sentido contrário, com uma política que pôs os alunos dentro de sala de aula a realizar provas digitais e a aderir em massa aos manuais digitais. O uso dos computadores foi privilegiado, o telemóvel na escola não foi proibido, colocando os alunos do 2º ano e 5º ano de escolaridade, que ainda não têm a caligrafia definida entre outras debilidades no domínio da escrita, a efetuar provas de português no final de ano através do computador.
Devido a esta política do Governo totalmente virada para as novas tecnologias constatamos que hoje em dia os alunos cabo-verdianos, por exemplo, detêm uma caligrafia melhor do que os alunos portugueses, por estarem menos habituados aos computadores e aos telemóveis do que os alunos portugueses.
A regressão cognitiva que os países nórdicos detetaram nos seus alunos é reveladora de que os aparelhos eletrónicos têm um efeito nefasto não só na retenção de conhecimentos pelos alunos, mas também na socialização nos tempos livres na escola entre as nossas crianças e jovens que passam os seus intervalos das aulas agarrados ao telemóvel.
Por outro lado, seria bom o senhor ministro da Educação lembrar-se que muitos alunos manuseiam melhor os aparelhos eletrónicos do que a maioria dos professores com mais de 50 anos, muitos deles avessos à tecnologia, sem saber como controlar o uso de computadores.
Sr. Ministro, veja a escola real e não uma escola virtual. Veja uma escola que tem de ser moderna no ensino tecnológico por parte dos professores, mas mais moderada na aprendizagem pelas novas tecnologias por parte dos alunos.
Sr. Ministro, é salutar a existência de tempo para o uso do computador numa sala de aula, mas também é salutar a existência de tempo numa sala de aula para o trabalho real.
Paulo Freitas do Amaral (Professor de História)
https://www.ovarnews.pt/?p=76566