terça-feira, dezembro 19, 2023
Sempre que se dá um grande avanço tecnológico, existe um medo associado às implicações dessa transformação na vida das pessoas e nos diferentes setores económicos. Este medo associado ao desconhecido, é normal, principalmente para quem não domina o assunto, ou o imagina de uma forma completamente diferente do que o que é na realidade – exatamente o que acontece com a Inteligência Artificial.
Para muitos, Inteligência Artificial continua a ser sinónimo de robots a comandar o mundo, humanos a serem completamente dispensáveis no trabalho e um mundo tirado do cenário de um filme de ficção científica. Na realidade, o que acontece, é que a Inteligência Artificial, além de estar presente em pequenas coisas, como num corretor ortográfico, ou num sistema de tradução automática, pode ser aplicada em diferentes indústrias com um impacto verdadeiramente positivo.
Como é que a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas diferentes indústrias?
São várias as indústrias que podem beneficiar da Inteligência Artificial. Existem inclusive eventos anuais que apresentam as principais novidades relacionadas com setores como engenharia, robótica e automobilismo. Neste género de eventos, onde estão também empresas nacionais, pode-se observar na prática o que tecnologias como a Inteligência Artificial estão a fazer nesses setores e quais as perspetivas futuras de cada um.
Na verdade, já existem bastantes provas de como a Inteligência Artificial pode funcionar, sendo que o princípio será sempre de colocar as pessoas em tarefas de valor acrescentado, colocando nas mãos das máquinas as tarefas repetitivas, mas que ainda assim, necessitam de ser feitas.
Isto é visível desde o setor médico que podem otimizar processos como monitoramento e até processos cirúrgicos com diminuição do erro humano, à indústria automóvel que consegue desta forma um aumento da segurança rodoviária, com a aplicação desta tecnologia para desenvolvimento de automóveis autónomos, ou que pelo menos consigam detetar eventuais perigos, ler sinais, ou seguir na faixa correta.
No fundo, todas as empresas de qualquer setor terão vantagens em adotar esta tecnologia para otimizar processos e conseguir chegar mais longe na sua área de atuação. Não podemos esquecer que vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde nenhuma empresa deseja ficar para trás.
Indústria dos jogos é uma das primeiras a adotar esta tecnologia
A indústria dos jogos é uma das mais lucrativas do mercado e é também a pioneira em adotar novas tecnologias para melhorar a experiência do seu público.
Em todas as vertentes deste setor, a Inteligência Artificial dá o seu contributo. Seja nos jogos de casino, como o Blackjack online agora disponíveis no formato digital em diferentes plataformas onde pode jogar contra o computador - que graças à inteligência artificial consegue tornar o jogo mais imersivo e interessante, aos jogos multiplayer disponíveis online, nomeadamente nos formatos em que o jogador traça o seu próprio destino no jogo e onde a tecnologia de Inteligência Artificial é aplicada para conseguir adaptar o jogo a essas escolhas.
Mesmo nos jogos voltados para o mercado de consolas, a Inteligência Artificial é uma mais-valia, pois permite oferecer uma experiência imersiva que vai de acordo com as decisões do jogador enquanto decorre o jogo. Esta tecnologia permite ainda que o jogo “aprenda” as suas escolhas e torne as respostas mais desafiadoras, tornando o jogo numa espécie de organismo vivo que se molda ao jogador.
Analisando sempre os pros e contras de cada tecnologia, é inegável que a Inteligência Artificial veio para ficar, por isso o melhor é descobrir tudo o que esta tem para lhe oferecer.
https://www.ovarnews.pt/impacto-da-inteligencia-artificial-nas-diferentes-industrias/
Sem comentários:
Enviar um comentário