quinta-feira, agosto 17, 2023
De 21 a 26 de agosto, 3 jovens estudantes e um professor da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, vão representar Portugal num dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, o CASTIC - China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, na China.
Na bagagem, os jovens cientistas levam “Larvas: praga ou solução?”, projeto premiado na edição de 2023 da Mostra Nacional de Ciência, organizado pela Fundação da Juventude.
Focados no desafio crescente da presença de plásticos nos ecossistemas, André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira, coordenados pelo professor Carlos Oliveira, testaram a biodegradabilidade deste material e também da esferovite usando larvas-da-farinha (tenebrio molitor) e larvas de traça-da-cera (galleria mellonella).
Estas espécies – mais reconhecidas por poderem representar pragas para cereais, produtos armazenados ou para colmeias de abelhas – mostraram potencial para uma mais rápida degradação de poliestireno expandido e de vários tipos de plástico (sintético, reciclado e biodegradável), podendo abrir novos caminhos para lidar com estes materiais de lenta decomposição e de grande concentração no meio ambiente. Apresentar estes resultados neste certame é uma grande responsabilidade que “não só demonstra a qualidade do projeto como também a confiança que o júri depositou em nós para sermos os representantes de Portugal numa das maiores mostras de ciência do mundo”, refere André Leite.
Com periodicidade anual, o CASTIC é organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação chinês, contando já com 37 edições. A edição de 2023 realiza-se em Wuhan. Anualmente, a CASTIC recebe projetos científicos em várias áreas – das ciências sociais à astronomia, passando pelas ciências do ambiente –, reunindo mais de 500 alunos de toda a China e cerca de uma centena de participantes internacionais.
https://www.ovarnews.pt/estudantes-de-ovar-representam-portugal-na-china/
Sem comentários:
Enviar um comentário