quarta-feira, julho 05, 2023

Quase um quarto de século depois, Pedro Lopes, fotógrafo profissional de Ovar, estava longe de imaginar o que lhe estava reservado: reencontro de uma antiga amizade. Mas mais do que isso, tb o facto de este reencontro ter proporcionado esta oportunidade.

No dia 25 de junho, Álvaro Siza Vieira fez hoje 90 anos. Foi homenageado na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, com a estreia de um documentário. "SIZA" mostra o lado menos conhecido do arquiteto.

Casa da Arquitetura, em Matosinhos, assinala este domingo o 90.º aniversário do arquiteto Álvaro Siza com a estreia do documentário “Siza”, sobre a obra e “o lado mais pessoal” do primeiro Prémio Pritzker português.

Dirigido por Augusto Custódio, realizador especializado em arquitetura e design, o documentário é apresentado como “uma viagem à mente do arquiteto português, mostrando o seu lado mais pessoal“, desde a infância à relação com a mulher, a artista Maria Antónia Siza (1940-1973), abordando também a sua faceta na escultura e o seu gosto por música erudita.

Pedro Lopes esteve lá, reatando uma amizade com o realizador, "que foi meu colega de escola aqui em Ovar na secundária Julio Dinis".

Ao explorar as influências na sua vida e carreira, ‘Siza’ oferece um retrato completo e cativante do arquiteto e do seu legado na arquitetura moderna, através de um olhar mais íntimo”, destacando “a sua importância para a arquitetura contemporânea e sua abordagem única em relação ao design”, lê-se no texto de apresentação do filme, divulgado pela Casa da Arquitetura.

A convite de Gustavo Custódio, "eu acompanhei e fotografei a gravação de algumas entrevistas".

O dia da apresentação do documentário foi "especial", pois, em simultaneo, "celebro a arte, a amizade e as surpresas que a vida nos traz".

Custodio é um publicitário com o coração na arte, inundado por uma profunda paixão pela arquitetura e design. Suas produções são conceituais, envolventes, sentimentais e personificadas. Um retrato com fortes conexões entre criação e criador.



Em 2017, Augusto Custodio montou seu escritório em São Paulo, tornando-se o mais influente na produção e distribuição de conteúdo em vídeo para o mercado de arquitetura design e arte.

 

 

 
https://www.ovarnews.pt/?p=72806

Sem comentários:

Enviar um comentário