sexta-feira, março 03, 2023
O Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, deverá visitar o concelho de Ovar no próximo Outono para lançar o concurso público da empreitada dos quebra-mares destacados.
O anúncio foi deixado pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, na última reunião da assembleia Municipal.
Antes, o secretário de Estado do Ambiente deverá visitar as praias do Furadouro e Cortegaça, no próximo dia 15 de Março. A visita servirá para confirmar as obras de reparação e manutenção das defesas aderentes destas praias que deverão iniciar-se ainda este ano.
Quanto aos quebra-mares destacados submersos, depois da consulta pública, o projecto está em análise final no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Obras paralelas ao mar e destacadas são um método inovador de defesa da orla costeira contra a erosão, com pedra e enrocamento submarino, fundamental num mar como o vareiro, que vai dissipar essa energia e fazer com que o areal fique mais estável.
Os três quebra-mares (dois no Furadouro e um em Cortegaça - outro em Vagos) vão custar cerca de 20 milhões de Euros, suportados pelos Municípios e fundos europeus, sendo que a comparticipação nacional é de cerca de 15% do total.
https://www.ovarnews.pt/?p=69822
Sem comentários:
Enviar um comentário