quarta-feira, fevereiro 22, 2023
O Coliseu Porto Ageas volta a solidarizar-se com a população ucraniana e, no dia 24 de fevereiro, data em que se assinala um ano do início da guerra, convida todas as pessoas a ocuparem a Rua Passos Manuel para o evento “Uma semente pela paz”.
A partir das 18h, estão previstas atuações dos músicos Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, Best Youth, Ana Deus e da ucraniana Irina Horbatyuk, bem como do ator Pedro Lamares.
As performances, de acesso livre, vão decorrer na fachada do Coliseu para a Rua Passos Manuel, que estará interrompida ao trânsito a partir das 17h30. A bandeira da Ucrânia também será projetada na fachada do edifício. Às 18h24, haverá um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra.
Organizado pelo Coliseu, “Uma semente pela paz” conta com o contributo de várias entidades e dos artistas que se juntam a esta causa, movidos e sensibilizados pela situação vivida pela população ucraniana. Simbolicamente, serão distribuídas sementes de girassol, a flor nacional da Ucrânia.
“Há um ano, a percepção da nossa realidade mudou e o Coliseu Porto Ageas não pode ficar alheio à mudança. No momento em que passam 365 dias desde o início do conflito, convidamos as pessoas a uma demonstração cívica de pertença, assinalando a esperança de paz, semeando-a, em frente ao Coliseu”, sublinha Miguel Guedes, Presidente do Coliseu.
“Esperamos que muitos se mobilizem para assistir à entrega generosa de tantos artistas que quiseram associar-se solidariamente a esta vontade de intervenção cívica. O Coliseu, como coração da cidade, recebe-os na pala da fachada exterior do edifício, em atos únicos, ao encontro das pessoas que estarão na Rua Passos Manuel, a partir das 18h00, em defesa da Paz.”
Ao evento associa-se uma marcha organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal, com o apoio do Consulado da Ucrânia no Porto.
Ana Deu
Programa: Pedro Abrunhosa, Pedro Lamares, Tiago Nacarato , Irina Horbatyuk, Best Youth e Ana Deus
https://www.ovarnews.pt/um-ano-de-guerra-na-ucrania-coliseu-promove-mobilizacao-civica-e-artistica/
Sem comentários:
Enviar um comentário