segunda-feira, maio 02, 2022

Ensino Superior em Ovar custaria 400 mil Euros
Foi uma das promessas mais sonantes da última campanha eleitoral para as autárquicas.

O pólo de capacitação social ia acolher cursos da Universidade de Aveiro. Tudo parecia encaminhado, mas afinal já não vai acontecer nem polo universitário, nem cursos superiores.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva revelou que a Universidade de Aveiro (UA) apresentou um valor próximo dos 400.000€ que fez o Município recuar.

"É óbio que a Câmara Municipal não tinha condições para fazer uma coisa destas", justificou Domingos Silva, na última Assembleia Municipal, ressalvando, no entanto, que o presidente da câmara vai reunir com o Reitor da UA.

O eleito do Movimento 2030, Arnaldo Oliveira, não se conforma, pois a verba seria, "quase na totalidade, financiada pelo PRR".

Para o também docente da UA, o verdadeiro problema residiu na "incapacidade de preparar a candidatura em janeiro e colaborar até agosto deste ano com a Universidade de Aveiro para que o curso funcionasse já no próximo ano lectivo (2022/23)".

"Mais uma vez perdemos a oportunidade de abertura de um curso superior no nosso concelho, ministrado pela Universidade de Aveiro, mais concretamente, um CTeSP (Curso Técnico SUPERIOR Profissional) na área da Automação", lamentou.

"Para Oliveira do Bairro, os prazos de candidatura a financiamento e a preparação do curso não foram um problema", comparou, acrescentando que no próximo ano lectivo já terá a funcionar o curso de Técnico Superior Profissional em Informática e Comunicação Organizacional (https://www.ua.pt/pt/curso/456), ministrado pelo ISCAA-UA.

Um CTeSP é um curso de nível 5, ministrado por uma Escola Superior Politécnica. A Universidade de Aveiro possui, além do sistema universitário, 4 Escolas Politécnicas, 2 em Aveiro (ISCAA e ESSUA), uma em Oliveira de Azeméis (ESAN) e uma em Águeda (ESTGA).

 
https://www.ovarnews.pt/?p=61969

Sem comentários:

Enviar um comentário