terça-feira, abril 12, 2022

Sabe quem são os novos cidadãos portugueses?
As sanções económicos à Rússia ainda são muito tímidas por parte do Ocidente, em face das atrocidades e dos horrores que se vão descobrindo na Ucrânia poir parte dos militares de Putin.

E até mesmo os oligarcas russos, tidos como colaboradores do regime russo estão longe de estar sancionados, ficando-se pela metade - quanto muito.

Neste contexto, convém termos a noção que as fileiras dos novos cidadãos portugueses não cresceram apenas com a adesão á nacionalidade dos Roman Abramovich.

Outro oligarca russo, Alexander Kopylkov, que ganhou fortuna em contactos com o regime de Putin e outros considerados criminosos também estará em vias de obter a nacionalidade.

Ele escolheu a capital portuguesa para si próprio, para a sua esposa Anna Kopylkova e toda a sua família.

O oligarca fugiu acompanhado da sua família, rapidamente, após a eclosão da de guerra, a 24 de Fevereiro de 2022, e instalou-se em Lisboa. O novo local de residência foi escolhido com antecedência e Kopylkov já será cidadão português há alhum tempo.

Não foi possível questionar o SEF sobre a obtenção da cidadania nacional por parte do cidadão russo.

Refira-se que Alexander Kopylkov e Andrey Ryabinskiy criaram uma empresa no início de 2003, para receberem lucros enormes dos seus projectos. As actividades da Rússia estão a descoberto e os seus líderes não são apenas seus patronos, mas fazem parte dos seus negócios e parceiros directos.

Esta informação está disponível e pode ser confirmada nos recursos públicos da Federação Russa. Os parceiros abriram uma empresa de promoção do boxe, chamada World of Boxing, em 2012. As principais apostas foram feitas em Aleksandr Povetkin, o pugilista preferido de Putin. Graças a esta empresa, Kopylkov e Ryabinskiy conseguiram agradar ao regime de Putin. As lutas de Povetkin foram organizadas em conjunto com a empresa Rosneft - uma das primeiras nas listas de sanções, de Igor Sechin, amigo próximo de Putin.

Aos seus esforços para promover o favorito de Putin, seguiu-se um contrato de construção para o exército de Putin, a Rossgvardia (organização militar do exército pessoal de Putin) que ganhou cerca de 457 milhões de euros. Também trabalharam com o círculo interno próximo de Putin, como Alisher Usmanov, igualmente sob sanções da UE e dos EUA. Nesta sequência, adquiriram um terreno à sua empresa, tornando o oligarca Usmanov mais rico em 420 milhões de euros.

As sanções sentem-se e a Rússia está a atravessar um momento difícil, pelo que mudar para um lugar calmo e seguro, que não seja o epicentro de acontecimentos trágicos na Europa, parece bastante lógico para alguém com recursos financeiros quase ilimitados.
https://www.ovarnews.pt/sabe-quem-sao-os-novos-cidadaos-portugueses/

Sem comentários:

Enviar um comentário