sexta-feira, março 25, 2022
Pedir um crédito pessoal pode ser a solução para pagar uma despesa mais avultada. Conheça as finalidades e aprenda a escolher a mais adequada.
Fazer uma viagem? Comprar o primeiro carro? Iniciar um negócio? Os projetos pessoais que deseja tornar realidade ao longo da vida são vários. E muitos deles são os motivos que levam os portugueses a avançar com pedidos de financiamento ao consumo.
De facto, o número de pedidos de crédito pessoal tem vindo a aumentar. Em 2021, as instituições financeiras concederam 6,5 mil milhões de euros em crédito ao consumo, mais 11,5% do que no ano anterior.
E não admira, uma vez que são os próprios bancos a estimular o interesse no crédito pessoal. No entanto, é importante conhecer o mercado e as ofertas disponíveis, uma vez que a desinformação pode levá-lo a optar por empréstimos com taxas e comissões elevadas.
O que é um crédito pessoal?
Por muito cuidadoso e poupado que seja, pode ver-se confrontado com um gasto mais avultado para o qual não tem o capital necessário. É nesses casos que um crédito pessoal pode ser uma opção a equacionar.
Um empréstimo pessoal é um financiamento concedido por uma entidade financeira, que lhe permite avançar com um projeto pessoal de custo mais elevado ou cobrir uma despesa inesperada. Depois, terá de pagar o valor em prestações mensais e com taxas de juro associadas.
O crédito pessoal não requer nenhum tipo de garantia, pelo que a entidade financeira não lhe exigirá, por exemplo, a habitação como salvaguarda para eventuais incumprimentos.
Isto não significa que não haja uma atenta análise da sua situação financeira. A subscrição deste tipo de produtos implica a submissão de documentação que comprove os seus rendimentos e inexistência de dívidas em seu nome.
Apesar desta avaliação, não é obrigado a revelar qual o destino que vai dar ao dinheiro. Basta optar por um crédito pessoal sem finalidade específica, um tipo de empréstimo pessoal com taxas de juro um pouco mais altas.
No entanto, revelar a finalidade do financiamento pode trazer-lhe benefícios. Atualmente, são várias as soluções e as condições disponíveis no mercado, o que significa que pode conseguir um crédito mais barato.
Quais as finalidades do crédito pessoal?
Já conhece o crédito pessoal sem uma finalidade específica. Mas o mundo dos empréstimos pessoais é vasto e inclui várias finalidades para dar resposta às suas necessidades mais concretas.
Isto significa que existem soluções desenhadas a pensar em objetivos específicos e com condições mais atrativas. Claro está que a oferta pode mudar de financeira para financeira, uma vez que nem todas terão a mesma carteira de produtos.
Por esse motivo, deve conhecê-las, compará-las e escolher a que melhor se ajusta ao propósito, ao mesmo tempo que evita o erro de contratar o primeiro financiamento com que se deparar.
Crédito Automóvel
Muitas pessoas não sabem, mas o crédito automóvel é um crédito pessoal. Trata-se de um financiamento específico para a compra de viaturas novas ou usadas. Em alguns casos pode ser aplicado em motas, caravanas e outros veículos.
São muitas as instituições de crédito que permitem 100% financiamento e os prazos são, de forma geral, alargados.
Contudo, esteja atento porque algumas entidades impõem reserva de propriedade. Isto significa que o carro é usado como garantia do empréstimo caso entre em incumprimento.
https://www.ovarnews.pt/credito-pessoal-com-escolher-a-finalidade-certa/
Sem comentários:
Enviar um comentário