quinta-feira, março 31, 2022
Traficante tinha 4.200 Euros em moedas em casa
O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ovar encontrou 4.200 Euros em casa de um homem de 47 anos, detido por tráfico de estupefacientes.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda encetaram diligências de investigação que culminaram no cumprimento de três mandados de busca, uma domiciliária, uma em estabelecimento comercial e outro num veículo.
Nas acções que decorreram na Murtosa, foram ainda apreendidas 191 doses de haxixe, uma balança de precisão e três facas de corte de produto estupefaciente.
Presente a Tribunal, o homem ficou proibido de frequentar locais conotados com o tráfico de estupefacientes, foi obrigado à frequência de tratamento de desabituação de consumo de estupefacientes e apresentações diárias no posto da área de residência.
https://www.ovarnews.pt/traficante-tinha-4-200-euros-em-moedas-em-casa/
O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ovar encontrou 4.200 Euros em casa de um homem de 47 anos, fetido por tráfico de estupefacientes.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda encetaram diligências de investigação que culminaram no cumprimento de três mandados de busca, uma domiciliária, uma em estabelecimento comercial e outro num veículo.
Nas acções que decorreram na Murtosa, foram ainda apreendidas 191 doses de haxixe, uma balança de precisão e três facas de corte de produto estupefaciente.
Presente a Tribunal, o homem ficou proibido de frequentar locais conotados com o tráfico de estupefacientes, foi obrigado à frequência de tratamento de desabituação de consumo de estupefacientes e apresentações diárias no posto da área de residência.
https://www.ovarnews.pt/traficante-tinha-4-200-euros-em-moedas-em-casa/
Criado, em 2021, pelas mãos insistentes de dois artistas locais, Xavier Paes e Inês Tartaruga Água, a OV/ Art Gallery encerra hoje as suas portas, ou melhor, a sua janela.
Surgido em face da inércia criada pela pandemia, em conjunto com a necessidade de longa data de um local de trabalho em Ovar - um espaço de desenvolvimento de ideias e projectos, que oferecesse condições mínimas para as suas práticas artísticas, a OV/ Art Gallery nasceu com o objectivo de criar uma ponte entre a comunidade, tendo em vista, não só a promoção e partilha do trabalho artístico pessoal como a de outros autores.
Na esperança de criar um novo ponto cultural na cidade, o espaço oficializou-se a 3 de Março de 2021 com o início do programa curatorial Interface - um ciclo feito a partir da montra da antiga loja, utilizando-a como espaço de exposições, de interface e interacção entre o espaço, a rua e os seus transeuntes. Segundo Xavier Paes, esta foi uma "forma a tornar o programa completamente acessível a todos, 24 horas por dia, tendo sempre em mente uma ideia equidade e de livre acesso, onde a programação foi feita e pensada de forma a existir uma representação e oportunidade justa e intercalada entre mulheres e homens, artistas locais, nacionais e internacionais, com percursos distintos, desde autores nossos conterrâneos, até artistas oriundos Brasil ou dos Estados Unidos, que por ali foram passando e mostrando o seu trabalho".
A OV/ Art Gallery anuncia agora fecho de portas na sequência de "uma inesperada e desagradável notificação de despejo por parte do donos do edifício". "Após um ano de trabalho e construção, reabilitação exaustiva dos ateliers de trabalho, que contava com espaços de secretária, uma sala dedicada à exploração musical, uma sala de cerâmica e uma oficina polivalente, vemo-nos assim obrigados a deixar tudo o que construímos e projectamos para o futuro daquele espaço para trás, sem qualquer prospecção de retorno", lamenta Xavier Paes.
Esta iniciativa que dois jovens acreditar estar "cheia de potencial", "nunca chegou a ter qualquer tipo de apoio por parte das estruturas camarárias", nomeadamente, quando "surgem espaços cedidos pela autarquia a diversas associações", aponta Xavier Paes, "mesmo sabendo do seu poder de dinamizar a sociedade ovarense e de valorização através da partilha de diferentes ideias e trabalhos artísticos, da descentralização cultural através da programação de artistas de outras cidades e países que trairia novos públicos à cidade de Ovar".
Durante o seu período de existência de pouco mais de um ano, um total de 14 artistas com percursos distintos, alguns com experiência internacional de relevo, expuseram os seus trabalhos neste espaço - Xavier Paes, Inês Tartaruga Água, Pedro Petiz, Marta Arcanjo, Miguel Vieira Pinto, Eva Couteiro, Kauê Gindri, Bárbara Rosário, Bruno Lisboa, Juna Wesley, Tiago Loureiro, Inês Coelho e Xavier Almeida.
Termina-se assim o projecto, no dia 31 de Março, com a exposição relâmpago “Politics of Sun”, de Hugo de Almeida Pinho - numa soma de obras e instalações singulares, algumas delas esteias absolutas, outras cujas exposições antecedentes traziam consigo nomes como Bienal de Cerveira, PB27, MUPI Gallery, e Crypta747 (Torino, IT).
Por outro lado, lamentam os mentores da a OV/ Art Gallery, surgem espaços cedidos pela autarquia a diversas associações, que "deixam muitas dúvidas quanto à legalidade e ética deste processo de cedência".
https://www.ovarnews.pt/?p=60916
Termina hoje a proibição do corte no fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações. Uma medida excepcional que tinha sido adoptada no âmbito da pandemia da covid-19.
A partir de amanhã, e no caso de haver faturas em atraso, as empresas comercializadoras podem começar a emitir avisos de corte destes serviços.
A associação de defesa do consumidor recomenda a renegociação dos contratos e um acordo para o pagamento em prestações.
A DECO tem recebido nos últimos meses muitos pedidos de ajuda e contactos por parte de consumidores mais aflitos. E lembra que mesmo havendo corte do serviço as prestações em dívida têm de ser pagas.
https://www.ovarnews.pt/?p=60929
A 1.ª campanha “SOS UCRÂNIA”, de angariação de bens essenciais e alimentos, promovida pelo Município de Estarreja, com o objetivo de apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia, que decorreu de 4 a 11 de março, reuniu 10 toneladas de bens essenciais.
Amanhã, parte do Multiusos de Estarreja para o Centro Logístico em Parzniewska, na Polónia, o primeiro camião com ajuda humanitária para os refugiados ucranianos, com bens alimentares, medicamentos, material médico e de enfermagem, produtos de higiene e têxteis. O carregamento dos donativos terá início às 14h00, momento em que Câmara Municipal de Estarreja irá reunir os vários intervenientes que colaboraram na recolha, assinalando de forma simbólica o culminar desta ação.
Esta primeira iniciativa congrega os esforços das Juntas de Freguesia do concelho, da Igreja Ortodoxa de S. Nicolau de Aveiro, de voluntários, da comunidade ucraniana residente no concelho, dos estarrejenses e de diversas entidades que não ficaram indiferentes a este conflito armado que está a ter efeitos devastadores na Ucrânia. O transporte só é possível porque conta com o auxílio da empresa “INOXANTUÔ, que espera entregar estes produtos, resultado da solidariedade dos estarrejenses, no dia 6 de abril.
Bolsas Solidárias
A campanha “SOS UCRÂNIA”, organizada em parceria com a Rede Social e em articulação permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto, que se encontra agora na 2.ª fase, promove três “Bolsas Solidárias”, em particular na área da habitação, do emprego e outros serviços, com o objetivo de ajudar os refugiados que fogem da guerra na Ucrânia, que já levou à maior crise migratória e humanitária na Europa desde a II Guerra Mundial.
Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão, realça que “atravessamos a fase mais complexa desta ação humanitária: o acolhimento de refugiados.” Por isso, “apelamos a quem tenha alguma habitação vaga que a possa disponibilizar a estas famílias que tentam encontrar no nosso país o conforto de quem os acolhe em paz”, conclui.
A autarca explica que “a Câmara Municipal de Estarreja, através do Gabinete de Apoio ao Emigrante, em articulação com diversas entidades da Rede Social, está focada em promover uma integração plena destas famílias ucranianas, que já começaram a chegar a Estarreja, não só ao nível da habitação, mas também ao nível da educação, da saúde, do emprego e da inclusão social.”
https://www.ovarnews.pt/?p=60911
O executivo da União das Freguesias de Ovar, Arada, São João e São Vicente de Pereira (UFO) apresentou, na última reunião da Assembleia de Freguesia, realizada no passado dia 28, um estudo com a proposta de desagregação de freguesias, encomendado a uma empresa externa, onde se encontram plasmados os fundamentos técnicos que justificam a decisão de reverter a reforma de 2012.
O documento, que foi distribuído pelos líderes de bancada, consubstancia a proposta que deverá despoletar o processo da desejada reversão da reforma administrativa, reponto quatro freguesias independentes e distintas, seguindo o estipulado na Lei nº39/2021, de 24 de junho.
Prevê-se que a proposta de desagregação administrativa das freguesias da UFO vá a votação na Assembleia de Freguesia já no próximo mês de abril, conferindo um período de análise aos partidos com assento no órgão.
“Nesta fase todos estão de acordo quanto à desagregação, mas mesmo assim todos os partidos terão alguns dias para avaliar o estudo e se pronunciarem sobre o que considerarem pertinente, de forma a que mais tarde não haja qualquer argumento para mudarem de opinião e chumbarem a proposta”, realçou Bruno Oliveira, em declarações à Lusa.
O assunto deverá ser igualmente apreciado na Assembleia Municipal de Ovar e, posteriormente, no Parlamento, que deverá pronunciar-se ainda durante o presente ano.
,
https://www.ovarnews.pt/?p=60921
quarta-feira, março 30, 2022
Itália é quem tem mais certificados, seguem-se França (747), Espanha (375), Grécia (275) e Portugal (192).
Entre os produtos agrícolas e alimentos registados aparecem a cereja do Fundão, Pão-de-Ló de Ovar, folar de Valpaços, alheira de Mirandela, pastel de Chaves, pera rocha do Oeste, carne arouquesa, cabrito transmontano, castanha da Padrela, pêssego da Cova da Beira ou o queijo de Évora. Artigo completo in Expresso
https://www.ovarnews.pt/?p=60904
Depois de uma primeira passagem por Ovar, em setembro do ano passado, Anna Winkin regressa esta sexta-feira, um de abril, para um concerto na Sede do Colectivo Terylene.
De origem congolesa e belga, Anna Winkin nasceu e cresceu na Bélgica. Aos 19 anos partiu para Londres, onde se formou em Performance de Música Popular, pela BIMM, e em Jazz, pela Guildhall School of Music and Drama.
Pelo lírico, percebe-se a influência da natureza e da espiritualidade nas composições de Winkin, para as quais traz ritmos africanos que mistura com clássicos, de R&B e de Soul, criando harmonias distintas e uma sonoridade única.
Em 2017, lançou o single "The Most Important" que veio a integrar o "Space for Love", o seu primeiro EP. Em janeiro de 2020 foi a vez do single "Born Again", em abril de 2021 apresentou "Moon and back", e finalmente, a 2 de dezembro lançou "Galaxies".
https://www.ovarnews.pt/?p=60897
A Câmara Municipal de Ovar deu o primeiro sinal de que a reversão administrativa da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) vai acontecer durante este ano.
Por proposta do executivo liderado por Salvador Malheiro, a Assembleia Municipal aprovou o apoio financeiro extraordinário à UFO e às freguesias de Válega, Maceda, Esmoriz e Válega, pela primeira vez, observando valores iguais para as freguesias da UFO.
Salvador Malheiro explicou que "tem sido feito um caminho em diálogo franco com os nossos presidente de junta e chegamos a este momento em que vamos atribuir 50 mil a todas as freguesas e 200 mil à UFO por ter quatro freguesias".
O autarca social-democrata sustenta que, "neste momento, sentimos que a desagregação é legalmente possível e é desejada por esta Câmara e também pela UFO e assim concretizamos e damos os primeiros sinais e vincamos a nossa vontade de voltar a ter oito freguesias no nosso concelho".
O Movimento 2030 considerou que a medida "repõe justiça" e Miguel Jeri (CDU) anunciou voto favorável porque "são quatro freguesias diferentes e esta situação foi criada pelo PSD e CDS". Eduardo Ferreira (BE) recordou que, desde 2016, que "este executivo insistia em dar a quatro o que dava a cada uma das outras, fazendo deste apoio extraordinário uma arma de arremesso político por estar nas mãos do PS" e alerta que "há um passivo acumulado". Para Fernando Almeida (CDS), "mais vale tarde que nunca para emendar a mão e é uma evolução positiva".
Do lado socialista, Luís Vieira Pinto salientou que "o executivo demorou seis a dar-nos razão, talvez por uma questão de teimosia e, agora sim, cada freguesia tem o mesmo valor e congratulamo-nos por distribuir a verba igualmente para todos".
https://www.ovarnews.pt/?p=60902
Dezenas de praticantes de Ténis de Mesa de todo o país participaram, no passado fim de semana, no V e VI Corbillon Cidade de Ovar, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Arada.
Numa organização da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, no sábado, os grandes vencedores foram os Fura Separadores que venceram na final a equipa do BPI.
Classificação
1° Fura Separadores
2° BPI
3° SC Torres
4° Arrudense
Os prémios foram entregues pelo vereador Ruben Ferreira, presidente da União de Freguesias de Ovar (UFO), Bruno Oliveira e Raul Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Válega .
No VI Corbillon Cidade de Ovar, que decorreu no mesmo espaço no domingo, o grande vencedor foi o Núcleo de Valongo, vencendo na final os irmãos algarvios do Goliaz, por 3-0.
Classificação:
1° Núcleo Valongo
2° Goliaz
3° D. J. Antunes
4° Ugas
O presidente da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, Sérgio Pinho, agradece a todos os atletas do clube e a todos os voluntários que ajudaram a que este grande evento tenha sido um sucesso.
https://www.ovarnews.pt/valdagua-leva-festa-do-tenis-de-mesa-ao-pavilhao-de-arada/
A PSP registou no total 243 infrações nas cidades de Aveiro, Ovar, S. João da Madeira, Feira e Espinho, no âmbito da operação de trânsito ‘Risco Mínimo’, que decorreu entre 24 e 27 de março, e fiscalizou no 505 viaturas.
Número de veículos fiscalizados
505
Total de Infrações
243
Não utilização do cinto de segurança
3
Uso de Telemóvel durante a condução
6
Falta de Seguro
1
Falta de Inspeção
34
Desrespeito ao sinal vermelho do semáforo
1
Paragem e estacionamento em cima do passeio
17
Paragem e estacionamento nas passagens assinaladas para a travessia de peões
3
Infração por condução sob efeito de álcool
9
Outras infrações
169
Detenções (Condução sob influência de álcool)
2
Teste de alcoolemia realizados
179
Veículos controlados por radar
6537
Infração por excesso de velocidade
134
https://www.ovarnews.pt/mais-de-duas-centenas-de-infraccoes-detectadas-na-operacao-risco-minimo/
terça-feira, março 29, 2022
A Lazuli é uma marca portuguesa de calçado vegan, criada em 2014, com fábrica em Santa Maria da Feira, com preços justos e uma fabricação ética.
Para as estações mais quentes do ano: a primavera e o verão, a Lazuli lançou uma colecção de alpercatas, divididas em 3 modelos: myEspadrille Silk, myEspadrille Hemp e myEspadrille Recycled, tendo em comum o facto de serem de origem biológica. Os modelos diferem entre si através dos padrões e das cores, existindo variedade para todos os gostos e estilos, sem nunca se perder o conforto que tanto se deseja no calçado para os dias mais quentes.
Pretende-se com estas alpercatas ter a Lazuli num ambiente mais jovem e relaxado associado ao surf, à natureza e a um estilo de vida saudável, que se divide entre a praia e o campo com o mote “Somos moldados pela Natureza”.
A colecção já se encontra disponível para compra em lojas e online e podem conhecer mais da marca através dos links disponíveis.
https://www.ovarnews.pt/?p=60867
O carnaval de Torres Vedras, onde pontificam as tradicionais figuras das matrafonas, foi oficialmente classificado como Património Cultural Imaterial Nacional.
A candidatura foi apresentada pela autarquia torriense em 2016, e foi finalmente aprovada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a 25 de março de 2022.
A distinção aguarda publicação em Diário da República, mas o anúncio desta classificação surge na altura em que já estão a ser preparadas as celebrações do centenário da enorme festa — comemora 100 anos em 2023.
O anúncio da DGPC reforça a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente”, explica a autarquia numa nota de imprensa à propósito da distinção.
https://www.ovarnews.pt/?p=60873
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) informa que está concluída a candidatura do barco moliceiro e da construção naval a Património da Humanidade e fica a aguardar decisão da UNESCO.
A ideia da candidatura surgiu em 2001, aquando da realização em Portugal do congresso de embarcações tradicionais, mas nunca passou das intenções.
A primeira fase do processo, que envolveu a realização de estudos de base, foi aprovada pelos 11 municípios da CIRA e lançada em 2019, após o que se procedeu à elaboração da candidatura entretanto concluída.
A ser aprovada, este será o primeiro “selo UNESCO” na região, considerando a CIRA que isso poderá trazer um ganho de notoriedade, constituindo um atrativo adicional para "conquistar fluxos turísticos”.
Nos inícios dos anos 70 do século passado estavam registados cerca de 3000 barcos moliceiros a operar na ria de Aveiro. Actualmente, há cerca de 50 barcos moliceiros, sendo que cerca de metade estão ao serviço das viagens marítimo-turísticas nos canais urbanos da ria de Aveiro.
Em Ovar, já não há moliceiros. “O Lameirense”, tal como o próprio nome indica, foi o último moliceiro do Torrão do Lameiro, lugar situado no extremo norte da Ria de Aveiro. Era também um barco pujante, campeão de regatas e decorado com painéis de proa originais, divertidos e vencedores de concursos. Hoje nada mais é do que uma memória, apesar de tudo viva, no lugar que o viu nascer e mais tarde partir, já com o casco meio apodrecido.
https://www.ovarnews.pt/?p=60865
A oposição com assento na Assembleia Municipal de Ovar vai confrontar Salvador Malheiro, na próxima reunião, com a polémica viagem ao Dubai, soube o OvarNews.
Recorde-se que, na referida viagem, os 11 municípios da CIRA fizeram-se representar por 11 autarcas, um adjunto e o secretário.
A polémica estalou quando a imprensa publicou uma foto do deserto que retrata um momento lúdico do último dia da viagem (dia 22) que a CIRA, em comunicado, diz ter-se tratado de um “momento de convívio e de descontracção” que está a servir para “denegrir a imagem” dos presidentes de Câmara da CIRA.
Ribau Esteves, por exemplo, diz que foi visado “pelo facto de ter assumido publicamente estar a ponderar uma candidatura a presidente do PSD”.
"A viagem dos autarcas da CIRA custou 1.930 euros cada (o valor inclui voo, hotel, transferes, transportes no Dubai, acompanhamento de guia, visitas com entrada paga como a da Expo Dubai 2020 e a maioria das refeições), tendo cada Câmara Municipal contratado e assumido a despesa da viagem do seu presidente, a Câmara de Aveiro assumiu também a despesa da viagem do Chefe de Gabinete do Presidente e a CIRA assumiu a despesa do seu Secretário Executivo. Em despesas adicionais (refeições) não incluídas no valor acima referido, com referência aos 13 integrantes da comitiva, a CIRA assumiu o encargo de 1.251 euros”.
Apesar do esclarecimento público da CIRA, o tema deverá ser levantado no órgão deliberativo.
https://www.ovarnews.pt/?p=60877
O Clube de Atletismo de Ovar (CAO) venceu a estafeta masculina da Meia Maratona Douro Verde realizada no passado domingo, nas margens do Douro, nos concelhos de Baião e Cinfães.
A equipa constituída por Hélder Pires e Renato Sousa venceu de forma destacada a prova que estava adiada desde 2020.
A prova, organizada pelo Clube Náutico de Ribadouro, foi disputada em três classes: Meia Maratona (21 Km), Meia Maratona Estafeta (12 Km + 9 Km) e Caminhada (6 Km).
https://www.ovarnews.pt/?p=60859
Na sequência da determinação do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, o ICNF, I.P. procedeu à instrução de um processo de inquérito, durante o qual foram suspensos os cortes de árvores no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, com o objectivo de apurar os factos ocorridos e eventuais incumprimentos na execução do Plano de Gestão Florestal (PGF) daquele perímetro florestal e venda de material lenhoso.
Das conclusões apuradas durante o inquérito importa referir:
- Os cortes previstos e em execução estão de acordo com o previsto no PGF;
- A orientação que consta do PGF no que respeita aos cortes de árvores não incidirem numa faixa de 500 metros em relação ao mar, tem como objetivo a proteção contra a erosão da linha de costa;
- Os talhões 3 e 7 embora se localizem dentro da faixa dos 500 metros, onde está previsto o corte de árvores conforme consta do PGF, não possuem funções de proteção contra a erosão da linha de costa, uma vez que entre estes e o mar se desenvolve área urbana consolidada, que assume por si a função de proteção, não sendo tecnicamente justificável a aplicação da regra de exclusão acima referida;
- Toda a restante área prevista para corte no PGF está fora da faixa dos 500 metros;
- As ações previstas no PGF não têm como objetivo alterar o uso ou ocupação do solo, mas sim promover a existência de várias classes de idade e renovação dos povoamentos, mantendo a função de espaço florestal;
- Não foram detetadas irregularidades no processo de venda do arvoredo, tendo sido cumprida a legislação e normativos em vigor;
- Podem ser retomadas as ações de corte do arvoredo previstas no PGF, uma vez que estão a ser executadas de acordo com as normas e disposições legais em vigor.
Reconhecendo a necessidade de garantir uma melhor harmonização das áreas de produção florestal localizadas em zonas de interface urbano-florestal, o Conselho Directivo do ICNF aprovou a proposta de Norma Técnica - «NORMAS PARA A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE FLORESTAL LOCAL NAS ZONAS DE INTERFACE URBANO-FLORESTAL, NO ÂMBITO DOS PLANOS DE GESTÃO FLORESTAL», que materializa a adopção de uma estratégia que maximiza a contribuição dos PGF para os objetivos de valorização dos recursos florestais e dos ecossistemas a eles associados, nos territórios onde estes se localizem, e que contribuam para a satisfação das necessidades da sociedade portuguesa.
De salientar que esta norma visa ainda consolidar valores multifuncionais, como sejam os ambientais, de conservação da natureza, da biodiversidade e, ainda, da valorização da paisagem e recreio, e de outros valores associados, determinando ainda que, todos os PGF em vigor, devem proceder ao ajustamento do seu plano de cortes, no prazo máximo de 180 dias a contar da data de aprovação da referida Norma Técnica.
Os Planos de Gestão Florestal são instrumentos de política setorial ao nível local, integrados numa rede de instrumentos fundamentais para a aplicação das políticas florestal, de recursos hídricos, de conservação da natureza e da biodiversidade, de gestão integrada da paisagem, de desenvolvimento local, entre outras e, que possuem um caráter dinâmico, devendo adaptar-se a novas realidades.
Esta proposta será colocada para consulta das partes interessadas, por um período de sessenta dias.
https://www.ovarnews.pt/?p=60857
segunda-feira, março 28, 2022
Mais de mil dias depois da última edição, Santa Maria da Feira volta a recuar à Idade Média, de 3 a 14 de agosto, para a XXV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
De regresso estarão as áreas temáticas interactivas, espectáculos de grande formato, cortejos e, claro, história.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, o regresso da Viagem Medieval “é o retomar de um evento que é já uma imagem de marca nacional e internacional de Santa Maria da Feira”, frisa, reforçando que com a realização da Viagem Medieval “recuperamos uma tradição que liga todos os agentes do território na promoção do património histórico de Portugal”.
O desafio é claro: "organizar a melhor Viagem Medieval de Sempre". Até lá, pode acompanhar o evento nas suas diversas plataformas.
https://www.ovarnews.pt/viagem-medieval-esta-de-volta-a-santa-maria-da-feira/
Pescadores exigem redução do preço dos combustíveis
A Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca exige a redução do preço dos combustíveis, pedindo medidas ao Governo semelhantes às tomadas para outros sectores, de acordo com um comunicado a que o OvarNews teve acesso.
"Face ao brutal aumento do preço dos combustíveis é urgente que o governo adopte para o sector das pescas, como terá feito noutros setores, uma política de apoios que amortize o efeito desses aumentos e que nesses apoios sejam tidos em conta tanto as empresas como os pescadores", defende o comunicado.
De acordo com a federação sindical, "os pescadores são particularmente afetados pelo aumento do custo dos combustíveis, uma vez que, na maioria dos casos, pagam a factura dos combustíveis das embarcações que sai do valor da venda antes do pagamento dos seus salários".
"Em Portugal estima-se que cerca de 2.000 embarcações de pesca artesanal e costeira usem motores a gasolina, mantendo-se uma disparidade de apoios às respetivas motorizações a gasolina ou a gasóleo", referem os pescadores.
Assim, no caso do gasóleo "a isenção do imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) é, pois, um benefício fiscal no acto da compra que não requer publicação anual, sendo atribuído um cartão magnético através de uma candidatura única".
No caso da gasolina "é atribuído um subsídio que corresponde a uma redução no preço final da gasolina consumida", sendo "necessário que os beneficiários façam candidaturas semestrais, posteriormente o pagamento do subsídio é efectuado através de transferência bancária, que tarda a chegar".
"O sector da pesca está a suportar um aumento brutal nos custos de produção, com os custos com o combustível 40% mais altos que no pior mês de 2021", refere a federação sindical no comunicado, repudiando "a recusa do Governo em adotar medidas eficazes que controlem os preços dos combustíveis, travando a actual onda especulativa".
A federação exige "que o governo resolva rapidamente o pagamento atrasado do subsídio", "o mesmo tratamento para as embarcações a gasolina que têm as a gasóleo" e "apoios imediatos que resolvam o problema do custo do combustível"
https://www.ovarnews.pt/pescadores-exigem-reducao-do-preco-dos-combustiveis/
São Vicente de Pereira chega-se à frente
O SV Pereira confirmou o bom momento ao receber e vencer por 2-0 o Cucujães, com golos de Emanuel Alves, aos 16 e 31 minutos.
Com este resultado, os vicentinos ultrapassaram a Ovarense na tabela. os vareiros deixaram fugir a vitória quase no final do encontro. Na recepção ao Canedo, a Ovarense adiantou-se por Marmelo, respondendo os visitantes por Bantchoe Mendonça. Tigas voltou a adiantar os vareiros, mas Ramon restabeleceu o empate aos 90.
Nesta jornada da fase de manutenção da Zona Norte, o SC Esmoriz perdeu em Fiães, por 3-0. Na Zona Sul, o CCR Válega perdeu na Vista Alegre, por 2-1.
https://www.ovarnews.pt/sao-vicente-de-pereira-chega-se-a-frente/
A Federação dos Sindicatos do Setor da Pesca exige a redução do preço dos combustíveis, pedindo medidas ao Governo semelhantes às tomadas para outros sectores, de acordo com um comunicado a que o OvarNews teve acesso.
"Face ao brutal aumento do preço dos combustíveis é urgente que o governo adopte para o sector das pescas, como terá feito noutros setores, uma política de apoios que amortize o efeito desses aumentos e que nesses apoios sejam tidos em conta tanto as empresas como os pescadores", defende o comunicado.
De acordo com a federação sindical, "os pescadores são particularmente afetados pelo aumento do custo dos combustíveis, uma vez que, na maioria dos casos, pagam a factura dos combustíveis das embarcações que sai do valor da venda antes do pagamento dos seus salários".
"Em Portugal estima-se que cerca de 2.000 embarcações de pesca artesanal e costeira usem motores a gasolina, mantendo-se uma disparidade de apoios às respetivas motorizações a gasolina ou a gasóleo", referem os pescadores.
Assim, no caso do gasóleo "a isenção do imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) é, pois, um benefício fiscal no acto da compra que não requer publicação anual, sendo atribuído um cartão magnético através de uma candidatura única".
No caso da gasolina "é atribuído um subsídio que corresponde a uma redução no preço final da gasolina consumida", sendo "necessário que os beneficiários façam candidaturas semestrais, posteriormente o pagamento do subsídio é efectuado através de transferência bancária, que tarda a chegar".
"O sector da pesca está a suportar um aumento brutal nos custos de produção, com os custos com o combustível 40% mais altos que no pior mês de 2021", refere a federação sindical no comunicado, repudiando "a recusa do Governo em adotar medidas eficazes que controlem os preços dos combustíveis, travando a actual onda especulativa".
A federação exige "que o governo resolva rapidamente o pagamento atrasado do subsídio", "o mesmo tratamento para as embarcações a gasolina que têm as a gasóleo" e "apoios imediatos que resolvam o problema do custo do combustível"
https://www.ovarnews.pt/?p=60828
O SV Pereira confirmou o bom momento ao receber e vencer por 2-0 o Cucujães, com golos de Emanuel Alves, aos 16 e 31 minutos.
Com este resultado, os vicentinos ultrapassaram a Ovarense na tabela. os vareiros deixaram fugir a vitória quase no final do encontro. Na recepção ao Canedo, a Ovarense adiantou-se por Marmelo, respondendo os visitantes por Bantchoe Mendonça. Tigas voltou a adiantar os vareiros, mas Ramon restabeleceu o empate aos 90.
Nesta jornada da fase de manutenção da Zona Norte, o SC Esmoriz perdeu em Fiães, por 3-0. Na Zona Sul, o CCR Válega perdeu na Vista Alegre, por 2-1.
https://www.ovarnews.pt/?p=60832
domingo, março 27, 2022
Motivado por estar no play-off, o povo de Esmoriz esgotou o pavilhão no apoio à equipa.
O Esmoriz GC surgiu com acções de serviço agressivas e ataques eficazes que dificultavam a receção à defesa encarnada. Os barrinhotos pisavam os calcanhares às águias, que cometiam erros não forçados, o que obrigou Marcel Matz a pedir desconto de tempo.
O mesmo não surtiu o efeito desejado e o 1.º set terminou em 25-22 para os da casa.
O Benfica rectificou e viria adiantar-se na meia-final do play-off do Campeonato Nacional (sets: 25-22; 19-25; 29-31; 21-25). Na sexta-feira há novo duelo entre estes dois clubes, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
https://www.ovarnews.pt/?p=60756
Mvsica Antiqva para ver e ouvir na Capela de Santo António
Este domingo coincide com o meio da Quaresma e introduz a perspectiva de proximidade do final do jejum e a alegria da Páscoa.
Lætare é uma palavra latina que significa - Alegra-te! É também a designação do IV Domingo da Quaresma devido ao intróito: Lætare, Jerusalem.
Com uma perspectiva de luz, este dia é celebrada com música instrumental e flores.
Para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o Município convida o grupo Mvsica Antiqva Porto para, em formato de pequeno ensemble, se apresentar na Capela de Santo António, às 16h30, com um repertório do século XVII e XVIII associado ao tempo quaresmal e pascal, de forma a sublinhar o tom de alegria e de respiração característicos deste dia.
O programa será constituído por peças instrumentais e vocais para soprano, violino, viola e baixo contínuo (cravo, tiorba e violoncelo).
A capela de Santo António foi edificada no ano de 1693 no centro histórico da cidade de Ovar.
Programa
Rui Soares, direção artística
intérpretes
Fabiana Magalhães, soprano
Rogério Monteiro, violino
José Pedro Sousa, violoncelo
Pedro Martins, tiorba e alaúde
Rui Soares, cravo
16h30
Capela de Santo António
entrada gratuita | lotação limitada
destinatários todos os públicos
duração 50'
https://www.ovarnews.pt/mvsica-antiqva-para-ver-e-ouvir-na-capela-de-santo-antonio/
Este domingo coincide com o meio da Quaresma e introduz a perspectiva de proximidade do final do jejum e a alegria da Páscoa.
Lætare é uma palavra latina que significa - Alegra-te! É também a designação do IV Domingo da Quaresma devido ao intróito: Lætare, Jerusalem.
Com uma perspectiva de luz, este dia é celebrada com música instrumental e flores.
Para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o Município convida o grupo Mvsica Antiqva Porto para, em formato de pequeno ensemble, se apresentar na Capela de Santo António, às 16h30, com um repertório do século XVII e XVIII associado ao tempo quaresmal e pascal, de forma a sublinhar o tom de alegria e de respiração característicos deste dia.
O programa será constituído por peças instrumentais e vocais para soprano, violino, viola e baixo contínuo (cravo, tiorba e violoncelo).
A capela de Santo António foi edificada no ano de 1693 no centro histórico da cidade de Ovar.
Programa
Rui Soares, direção artística
intérpretes
Fabiana Magalhães, soprano
Rogério Monteiro, violino
José Pedro Sousa, violoncelo
Pedro Martins, tiorba e alaúde
Rui Soares, cravo
16h30
Capela de Santo António
entrada gratuita | lotação limitada
destinatários todos os públicos
duração 50'
https://www.ovarnews.pt/mvsica-antiqva-para-ver-e-ouvir-na-capela-de-santo-antonio/
Solicitada há mais de 30 dias, a reunião foi agendada, pelo Gabinete de Apoio à Presidência, para hoje, dia 25/03/2022, onde estariam também presentes os
Assim, "o Movimento 2030 agradeceu a disponibilidade de todos, mas não esteve disponível para reunir sem a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar, sendo que fica a aguardar que o mesmo tenha disponibilidade de agenda para o fazer".
https://www.ovarnews.pt/?p=60818
Este domingo coincide com o meio da Quaresma e introduz a perspectiva de proximidade do final do jejum e a alegria da Páscoa.
Lætare é uma palavra latina que significa - Alegra-te! É também a designação do IV Domingo da Quaresma devido ao intróito: Lætare, Jerusalem.
Com uma perspectiva de luz, este dia é celebrada com música instrumental e flores.
Para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o Município convida o grupo Mvsica Antiqva Porto para, em formato de pequeno ensemble, se apresentar na Capela de Santo António, às 16h30, com um repertório do século XVII e XVIII associado ao tempo quaresmal e pascal, de forma a sublinhar o tom de alegria e de respiração característicos deste dia.
O programa será constituído por peças instrumentais e vocais para soprano, violino, viola e baixo contínuo (cravo, tiorba e violoncelo).
A capela de Santo António foi edificada no ano de 1693 no centro histórico da cidade de Ovar.
Programa
Rui Soares, direção artística
intérpretes
Fabiana Magalhães, soprano
Rogério Monteiro, violino
José Pedro Sousa, violoncelo
Pedro Martins, tiorba e alaúde
Rui Soares, cravo
16h30
Capela de Santo António
entrada gratuita | lotação limitada
destinatários todos os públicos
duração 50'
https://www.ovarnews.pt/?p=60821
Esmoriz obrigou encarnados e puxarem dos galões
Motivado por estar no play-off, o povo de Esmoriz esgotou o pavilhão no apoio à equipa.
O Esmoriz GC surgiu com acções de serviço agressivas e ataques eficazes que dificultavam a receção à defesa encarnada. Os barrinhotos pisavam os calcanhares às águias, que cometiam erros não forçados, o que obrigou Marcel Matz a pedir desconto de tempo.
O mesmo não surtiu o efeito desejado e o 1.º set terminou em 25-22 para os da casa.
O Benfica rectificou e viria adiantar-se na meia-final do play-off do Campeonato Nacional (sets: 25-22; 19-25; 29-31; 21-25). Na sexta-feira há novo duelo entre estes dois clubes, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
https://www.ovarnews.pt/esmoriz-obrigou-encarnados-e-puxarem-dos-galoes/
sábado, março 26, 2022
Ovarense perdeu e vai lutar pela permanência
A Ovarense tinha tudo a seu favor, mas a tarde foi de desacerto e acabou por ser derrotada em casa pelo Illiabum treinado pelo vareiro Nuno Manarte (77-88).
Quem beneficiou foi o Póvoa, estreante na Liga, que garantiu um lugar entre os oito primeiros ao superar o V. Guimarães por 87-81 e assim trocar de lugar com a Ovarense. Note-se que esta foi apenas a quinta vitória da formação de Ílhavo na prova.
Os vareiros vão disputar a 2.ª fase, pelo segundo ano consecutivo, na qual o último desce automaticamente à Proliga enquanto o 10.º e 11.º disputam uma série de play-in entre si, à melhor de cinco, para saber quem também desce de divisão.
Ovarense Basquetebol 77-88 Illiabum Clube
𝐋𝐢𝐠𝐚 𝐁𝐞𝐭𝐜𝐥𝐢𝐜 𝐌𝐚𝐬𝐜𝐮𝐥𝐢𝐧𝐚 (22.ª jornada)
Arena de Ovar
𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗹𝗹 𝗚𝗼𝗼𝗱𝘄𝗶𝗻 (30pts, 2res, 2ast)
https://bit.ly/35ea4Bh
A classificação da roda inicial ficou assim ordenada:
1.º, Benfica, 41 pts (19 v-3 d);
2.º, Sporting, 41 (19-3);
3.º, FC Porto, 39 (19-1, 2 faltas de comparência);
4.º, Oliveirense, 36 (13-9);
5.º, Imortal, 33 (11-11);
6.º, CAB Madeira, 33 (11-11);
7.º, Lusitânia, 32 (10-12);
8.º, Póvoa, 31 (9-13);
9.º, Ovarense, 30 (8-14);
10.º, V. Guimarães, 28 (6-16);
11.º, Illiabum, 27 (5-17);
12.º, Académica, 24 (2-20).
https://www.ovarnews.pt/ovarense-perdeu-e-vai-lutar-pela-permanencia/
Faltou ao pagamento de multa e a PSP deteve-o
Um homem, de 45 anos, que não cumpriu a pena de 40 dias de multa à taxa diária de 6 Euros, foi detido pela PSP de Ovar no decorrer desta semana.
O indivíduo tinha sido condenado no âmbito da prática de um crime de furto qualificado a fim de cumprir uma pena de 26 dias de prisão subsidiária, por não ter cumprido o referido pagamento.
O detido efectuou entretanto o pagamento da referida multa, no valor de 240 Euros, pelo que foi libertado, de imediato, informou a PSP.
https://www.ovarnews.pt/faltou-ao-pagamento-de-multa-e-a-psp-deteve-o/
"A última curva do caminho", último livro de Jorge Marmelo, é o ponto de partida de mais uma "Book Talks", com Anabela Pires.
Reveja aqui:
https://www.ovarnews.pt/?p=60788
O Alerta Emprego, um dos portais com mais visibilidade em Portugal, tem centenas de ofertas
de emprego, de diversas empresas, para a região de Ovar e Aveiro e já está no OvarNews bastando ir à barra lateral do site mais lido da região para conferir todas as novidades e quem, sabe, o seu novo emprego. OLX Group, Fujitsu e Maxmat são algumas das empresas a recrutar.
Dinamismo e inovação são as palavras-chave do nosso dia-a-dia. Através do nosso site, as empresas que estejam a recrutar, seja em Portugal ou no estrangeiro, podem publicar as suas ofertas e, assim, atingir o maior número de candidatos possíveis.
Por outro lado, os candidatos têm, no nosso site, acesso a milhares de ofertas, para diversas regiões, funções, em part-time, full-time, teletrabalho, entre muitas outras opções.
O nosso principal objectivo é ajudar os candidatos a encontrarem o seu próximo emprego. No Alerta Emprego é também possível fazer a uma pesquisa de ofertas de emprego por função, sector, região, entre outras opções - facilitando o processo de procura de emprego facilitado e simples.
Veja aqui ofertas de emprego para o distrito de Aveiro
Fazendo a inovação parte do nosso trabalho diário, temos sempre novas ideias e lançamos novos projetos, sempre em volta da procura de emprego e candidatos. Em 2017 lançámos o Job Summit – feira de emprego virtual – que se tornou no maior evento online de recrutamento do país.
Nestes cinco anos realizámos já 6 edições generalistas, 2 edições de Turismo e 2 edições Universitária.
Já no dia 6 de Abril vamos realizar a 3ª edição Universitária, dedicada a estudantes universitários e recém-formados que conta já com 28 empresas e +800 candidatos registados.
A inscrição é gratuita e totalmente online.
Para além disso vamos realizar a primeira edição de IT no dia 18 de Maio e a 7ª edição
Generalista no dia 12 de Outubro.
O Job Summit consiste numa feira virtual onde os candidatos Poderão participar a partir de
casa e terão acesso a centenas de ofertas de emprego, salas de chat para conversarem com
recrutadores em tempo real e com a possibilidade de assistirem a webinars live de empresas
participantes.
Para participar, basta aceder ao site www.jobsummit.pt através de um computador, tablet ou
smartphone.
As inscrições para os candidatos são 100% gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
Conheça o Job Summit
Fique a par de todas as novidades no mundo do emprego através do site do Alerta Emprego e
do site do Job Summit!
https://www.ovarnews.pt/?p=60765
O OvarSincro voltou a provar(se dúvidas houvesse), no Campeonato de Inverno, em Lagos, que continua a ser uma referência nacional da modalidade, com excelentes resultados, conquistando seis títulos de vice-campeãs e duas medalhas de bronze.
RESULTADOS
Equipa livre absoluta
Ana Rita Ramos, Beatriz Gama, Benedita Lopes, Carolina Leite, Filipa Faria, Inês Fonseca, Marta Valente, Matilde Gama
Dueto Técnico absoluto
Beatriz Gama, Filipa Faria
Combinado Juvenil
Beatriz Sousa, Inês Oliveira, Irina Conde, Lara Romão, Madalena Pinho, Mafalda Paula, Maria Oliveira
Solo Junior
Benedita Lopes
7º Carolina Leite
Equipa técnica absoluta
Ana Rita Ramos, Beatriz Gama, Benedita Lopes, Carolina Leite, Filipa Faria, Inês Fonseca, Marta Valente, Matilde Gama
Figuras infantis
Lara Romão
25º Madalena Pinho
Dueto livre junior/absoluto
Ana Rita Ramos, Matilde Gama
Dueto técnico junior
Ana Rita Ramos, Matilde Gama
5º Dueto Infantil
Lara Romão, Madalena Pinho
6º Dueto Juvenil
Figuras Juvenis
17º Mafalda Paula, 20º Maria Oliveira, 24º Inês Oliveira
Resultados completos:
https://fpnatacao.pt/evento.php?codigo=606
https://www.ovarnews.pt/?p=60761
A atleta cadete do Clube de Canoagem de Ovar sagrou-se, esta tarde, campeã nacional de fundo, no campeonato, que decorre em Mirandela.
"Este é o resultado do empenho, entrega e sacrifício que sempre tens demonstrado! Um exemplo para todos!" - garante o clube vareiro.
https://www.ovarnews.pt/andreia-silva-vence-em-mirandela-e-e-campea-nacional/
Um homem, de 45 anos, que não cumpriu a pena de 40 dias de multa à taxa diária de 6 Euros, foi detido pela PSP de Ovar no decorrer desta semana.
O indivíduo tinha sido condenado no âmbito da prática de um crime de furto qualificado a fim de cumprir uma pena de 26 dias de prisão subsidiária, por não ter cumprido o referido pagamento.
O detido efectuou entretanto o pagamento da referida multa, no valor de 240 Euros, pelo que foi libertado, de imediato, informou a PSP.
https://www.ovarnews.pt/?p=60754
A Ovarense recebe, hoje, pelas 15 horas, o Illiabum treinado por Nuno Manarte, na última jornada da Liga de Basquetebol, a partir das 15h (com transmissão na RTP2).
À Ovarense só a vitória interessa para garantir o 8.º lugar e apurar-se para o Play-Off, porque o outro interessado, o CD Póvoa joga frente ao Vitória de Guimarães e uma derrota da Ovarense contra o Illiabum, dará o 8.º lugar directo ao CDP no campeonato e a entrada na elite nos melhores oito clubes nacionais.
Só a vitória serve os interesses da Ovarense.
https://www.ovarnews.pt/nuno-manarte-de-regresso-na-decisao-para-o-play-off/
É neste sábado, dia 26 de março, que se celebra mundialmente a Hora do Planeta, iniciativa que nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, com objetivo de chamar a atenção para o problema das alterações climáticas.
Este sábado, entre as 20h30 e as 21h30, apagam-se as luzes de todas as casas e infraestruturas, um gesto simbólico que mostra a importância da preservação do planeta.
Em 2022, são cerca de 109 municípios portugueses envolvidos nesta ação.
De acordo com a WWF, “a Hora do Planeta vai muito além da ação simbólica de desligar as luzes durante 60 minutos uma vez por ano. Este evento mundial tornou-se um catalisador para o impacto ambiental positivo, levando a grandes mudanças legislativas”.
“A Hora do Planeta só é possível graças a todas as pessoas, empresas e municípios que se juntam para erguer as suas vozes pela natureza”, sublinha a WWF.
“Este ano retomamos o evento presencialmente e queremos que a Hora do Planeta cause ainda mais impacto em Portugal, chamando a atenção para o tema do Restauro da Natureza e a importância da recuperação dos recursos naturais no combate às alterações climáticas”, refere na página da iniciativa Hora do Planeta.
Para isso haverá também uma caminhada em Monsanto, Lisboa, com o lema “Move-te pela Natureza”. Trata-se de “um percurso de K12+ com componente competitiva, de inscrição paga” e “um trilho mais curto, de participação gratuita, e que pode ser percorrido a caminhar ou a correr”.
“Queremos um presente em que possamos devolver à Natureza o que lhe pertence e danificámos e um futuro mais equilibrado na gestão dos seus recursos, por isso, dia 26 de março, mais do que uma hora pelo planeta, este será um movimento de consciência e reflexão, mas, sobretudo, de ação”, sublinha.
A organização reitera que “os municípios podem marcar a diferença, levantando a voz pela natureza e assumindo compromissos ambientais que ajudem a recuperá-la, assegurando uma vida mais sustentável”.
https://www.ovarnews.pt/mais-de-100-municipios-portugueses-aderem-hoje-a-hora-do-planeta/
sexta-feira, março 25, 2022
O Complexo de Desporto e Lazer será o palco, este sábado, do I Torneio de Natação Master Cidade de Estarreja, pontuável para o Circuito Especialista Master.
O Município de Estarreja, que tem uma das seis melhores escolas municipais de natação do país, começa a ter cada vez mais adultos que mantêm o seu percurso na natação, seja ao nível de manutenção, como de competição.
A natação master é uma categoria para adultos com mais de 25 anos que querem competir nas diversas modalidades da natação. Porque a idade não é limite e face à necessidade de exercício físico e do desporto para uma melhor qualidade de vida, este torneio é pensado para os atletas que deixaram a competição, mas pretendem continuar a competir, assim como para os praticantes que queiram participar num evento competitivo mesmo que nunca tenham sido atletas de competição.
Esta é uma organização conjunta do Município de Estarreja, Secção de Natação do CDE – Clube Desportivo de Estarreja e Associação de Natação Centro Norte de Portugal.
Horários da competição
1.ª Jornada 10h00
2.ª Jornada 15h30
https://www.ovarnews.pt/i-torneio-de-natacao-master-cidade-de-estarreja/
Pedir um crédito pessoal pode ser a solução para pagar uma despesa mais avultada. Conheça as finalidades e aprenda a escolher a mais adequada.
Fazer uma viagem? Comprar o primeiro carro? Iniciar um negócio? Os projetos pessoais que deseja tornar realidade ao longo da vida são vários. E muitos deles são os motivos que levam os portugueses a avançar com pedidos de financiamento ao consumo.
De facto, o número de pedidos de crédito pessoal tem vindo a aumentar. Em 2021, as instituições financeiras concederam 6,5 mil milhões de euros em crédito ao consumo, mais 11,5% do que no ano anterior.
E não admira, uma vez que são os próprios bancos a estimular o interesse no crédito pessoal. No entanto, é importante conhecer o mercado e as ofertas disponíveis, uma vez que a desinformação pode levá-lo a optar por empréstimos com taxas e comissões elevadas.
O que é um crédito pessoal?
Por muito cuidadoso e poupado que seja, pode ver-se confrontado com um gasto mais avultado para o qual não tem o capital necessário. É nesses casos que um crédito pessoal pode ser uma opção a equacionar.
Um empréstimo pessoal é um financiamento concedido por uma entidade financeira, que lhe permite avançar com um projeto pessoal de custo mais elevado ou cobrir uma despesa inesperada. Depois, terá de pagar o valor em prestações mensais e com taxas de juro associadas.
O crédito pessoal não requer nenhum tipo de garantia, pelo que a entidade financeira não lhe exigirá, por exemplo, a habitação como salvaguarda para eventuais incumprimentos.
Isto não significa que não haja uma atenta análise da sua situação financeira. A subscrição deste tipo de produtos implica a submissão de documentação que comprove os seus rendimentos e inexistência de dívidas em seu nome.
Apesar desta avaliação, não é obrigado a revelar qual o destino que vai dar ao dinheiro. Basta optar por um crédito pessoal sem finalidade específica, um tipo de empréstimo pessoal com taxas de juro um pouco mais altas.
No entanto, revelar a finalidade do financiamento pode trazer-lhe benefícios. Atualmente, são várias as soluções e as condições disponíveis no mercado, o que significa que pode conseguir um crédito mais barato.
Quais as finalidades do crédito pessoal?
Já conhece o crédito pessoal sem uma finalidade específica. Mas o mundo dos empréstimos pessoais é vasto e inclui várias finalidades para dar resposta às suas necessidades mais concretas.
Isto significa que existem soluções desenhadas a pensar em objetivos específicos e com condições mais atrativas. Claro está que a oferta pode mudar de financeira para financeira, uma vez que nem todas terão a mesma carteira de produtos.
Por esse motivo, deve conhecê-las, compará-las e escolher a que melhor se ajusta ao propósito, ao mesmo tempo que evita o erro de contratar o primeiro financiamento com que se deparar.
Crédito Automóvel
Muitas pessoas não sabem, mas o crédito automóvel é um crédito pessoal. Trata-se de um financiamento específico para a compra de viaturas novas ou usadas. Em alguns casos pode ser aplicado em motas, caravanas e outros veículos.
São muitas as instituições de crédito que permitem 100% financiamento e os prazos são, de forma geral, alargados.
Contudo, esteja atento porque algumas entidades impõem reserva de propriedade. Isto significa que o carro é usado como garantia do empréstimo caso entre em incumprimento.
https://www.ovarnews.pt/credito-pessoal-com-escolher-a-finalidade-certa/
O PCP reuniu com a comissão sindical da AdRA - Águas da Região de Aveiro - onde foram abordadas as principais preocupações dos trabalhadores no que toca a vencimento, valorização e progressão na carreira, bem como as opções da administração em recorrer com maior frequência à contratação de serviços externos.
Os problemas relatados de não progressão na carreira da maioria dos seus trabalhadores, hoje sujeita a disponibilidade orçamental, confirmam que o actual sistema de avaliação no grupo AdP, e SIADAP, são instrumentos que geram profundas injustiças e insatisfações, que não valorizam o trabalho e os trabalhadores.
O PCP acompanha a exigência de fixação de 90€ de aumento salarial justamente reivindicado e que hoje se coloca como uma exigência mínima tendo em conta o aumento do custo de vida já verificado e que se prevê agravar no futuro bem próximo.
O PCP expressa ainda a sua maior preocupação com o crescente número de serviços que actualmente já são prestados recorrendo a empresas externas, como é o caso da instalação de contadores, cortes e rupturas no abastecimento.
PS, PSD e CDS começaram a abrir a porta para privatização da água em 2005, com as Leis da Água e da Titularidade dos Recursos Hídricos onde foi instituída a base legal para a privatização de toda a água do território nacional e criação do mercado da água. Este processo de mercantilização da água passou pela retirada às autarquias locais das suas competências na área da captação e distribuição de água e da recolha e tratamento de águas residuais, entregando-as a empresas multimunicipais como a ADRA.
Desde então que o PCP tem vindo a alertar para os perigos da privatização dos serviços de água e abastecimento, algo há muito cobiçado por grandes interesses que operam no negócio da água e que a colocam como uma das principais fontes geradoras de lucro dos próximos tempos e de interesse estratégico vital.
O PCP continuará a acompanhar a evolução da situação e a intervir no sentido de salvaguardar os interesses dos trabalhadores e das populações, insistindo na classificação da água como um bem público essencial.
O PCP manifesta a sua solidariedade e apela à luta e união dos trabalhadores, junto com o seu sindicato de classe, STAL.
https://www.ovarnews.pt/?p=60705
Aproveitando a dinâmica sinodal que pede encontros de escuta e diálogo, que levem a um melhor discernimento eclesial, a Fraternidade Sacerdotal do Porto programou três Encontros Fraternos, na sua casa, em Esmoriz.
O primeiro já teve lugar no dia 31 de janeiro e contou com a presença de Manuel Pinto, professor e jornalista que desenvolveu uma conversa sobre o desafio da sinodalidade.
Ler mais aqui.
https://www.ovarnews.pt/?p=60714
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) confirmaram a realização em Portugal – em Espinho e Cortegaça – de duas etapas do Volleyball World Beach Pro Tour em 2022: o Beach Pro Tour Challenge de Espinho, de 14 a 17 de Julho, e o Beach Pro Tour Future em Cortegaça, nos dias 11 a 14 de Agosto de 2022.
Após ter acolhido etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) em 2018 e 2019, a cidade de Espinho volta a estar na rota dos melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia e, tal como o Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol localizado em Cortegaça, no município de Ovar, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário. Ver mais informações AQUI
Em termos globais, esta será a 17.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 12.ª de femininos. Um rol de competições que celebrizaram a dupla Miguel Maia/João Brenha e, entre outros, nomes como Emanuel Rego e Ricardo Santos, a dupla estrangeira predilecta do público espinhense. Juntos, os brasileiros venceram três edições (2003, 2004 e 2007) e individualmente por cinco vezes (Emanuel e Ricardo) levaram o ouro.
São já 16 os torneios inseridos no calendário de 2022 do Volleyball World Beach Pro Tour que se realizarão na Europa. Para além de Portugal, as etapas percorrerão países como Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Turquia, Polónia, Eslovénia, Hungria e Áustria. Mais informações AQUI
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem como estágios das duplas de Israel e Venezuela.
A Federação Portuguesa de Voleibol continua a enriquecer o longo historial do País na organização de importantes competições internacionais, seja do World Tour seja de campeonatos europeus e mundiais de camadas mais jovens.
https://www.ovarnews.pt/?p=60712
A banda do filme Variações apresenta-se no próximo dia 01 de abril, na Feira de Março, em Aveiro, num concerto integrado nas festas da cidade, em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira de Coimbra.
A banda Variações, nascida do filme com o mesmo nome e responsável pela releitura de clássicos como ‘Canção de Engate’ ou ‘Estou Além, é liderada pelo actor vareiro Sérgio Praia .
Criada para interpretar os temas do filme de tributo a António Variações, a banda nasceu com o filme e assinala os 36 anos da morte do extraordinário cantor português
https://www.ovarnews.pt/?p=60710
quinta-feira, março 24, 2022
Dezenas de pessoas participaram, esta quinta-feira à noite, numa vigília pela libertação da Ucrânia, na Praça da República, em Ovar.
Unidos na oração, grupos carnavalescos e escolas de samba construíram e instalaram 150 girassóis gigantes num momento solidário e emocionante.
A luta dos ucranianos contra o invasor não foi esquecida em Ovar no dia em que passa um mês sobre o início da agressão numa vigília a mais de quatro mil quilómetros de Kiev.
https://www.ovarnews.pt/girassois-representam-solidariedade-do-povo-de-ovar/
No panorama do futebol nacional desde 2014, filiada enquanto Associação Desportiva desde 2019 na Associação de Futebol de Aveiro, o Florgrade FC tem vindo a traçar uma caminhada de sucesso com duas subidas consecutivas na AFA.
Nesta terceira época conseguiu integrar o lote restrito de 8 equipas na fase de Apuramento de Campeão, num campeonato de Elite tão exigente e competitivo.
Este trajecto apenas se tornou possível fruto do protocolo de parceria estabelecido em 2019 com o FC Cortegaça, com a cedência das suas instalações.
Esta parceria revelou-se de "extrema importância para ambas as associações desportivas onde os objetivos distintos da cada uma se fundem na perfeição", diz o clube em, comunicado. "Se por um lado está o foco na formação por parte do FC Cortegaça, no Florgrade FC estabelece-se a ponte entre essa formação desportiva notável e a competição de alto rendimento".
A forma hospitaleira e entusiasta como as gentes de Cortegaça e de todo o concelho de Ovar receberam o projeto do Florgrade FC nestes últimos 3 anos levaram a que a mudança da sede do clube fosse inevitável.
Assim, foi hoje anunciado que a associação desportiva Florgrade Futebol Clube é oficialmente pertencente ao concelho de Ovar. "Muda-se a sede mas o propósito de elevar e promover o nome da Cortiça mantém-se. Junta-se agora uma nova responsabilidade... a de defender a identidade de uma região tão nobre e singular com o é Ovar".
https://www.ovarnews.pt/flograde-fc-anuncia-mudanca-de-sede-para-ovar/
Nesta terceira época conseguiu integrar o lote restrito de 8 equipas na fase de Apuramento de Campeão, num campeonato de Elite tão exigente e competitivo.
Este trajecto apenas se tornou possível fruto do protocolo de parceria estabelecido em 2019 com o FC Cortegaça, com a cedência das suas instalações.
Esta parceria revelou-se de "extrema importância para ambas as associações desportivas onde os objetivos distintos da cada uma se fundem na perfeição", diz o clube em, comunicado. "Se por um lado está o foco na formação por parte do FC Cortegaça, no Florgrade FC estabelece-se a ponte entre essa formação desportiva notável e a competição de alto rendimento".
A forma hospitaleira e entusiasta como as gentes de Cortegaça e de todo o concelho de Ovar receberam o projeto do Florgrade FC nestes últimos 3 anos levaram a que a mudança da sede do clube fosse inevitável.
Assim, foi hoje anunciado que a associação desportiva Florgrade Futebol Clube é oficialmente pertencente ao concelho de Ovar. "Muda-se a sede mas o propósito de elevar e promover o nome da Cortiça mantém-se. Junta-se agora uma nova responsabilidade... a de defender a identidade de uma região tão nobre e singular com o é Ovar".
https://www.ovarnews.pt/flograde-fc-anuncia-mudanca-de-sede-para-ovar/
O funeral de José Ruela, de 55 anos, residente no Bunheiro, na Murtosa, está marcado para amanhã, às 17 horas, na Igreja Paroquial do Bunheiro.
José Ruela foi uma das duas vítimas mortais do acidente de trabalho ocorrido na barragem do Fratel, no início desta semana, quando efectuava trabalhos de manutenção, em altura, na barragem, em Nisa, no distrito de Portalegre.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre explicou à agência Lusa que José Ruela e outro homem "estavam a trabalhar num objecto suspenso numa grua", o qual "caiu à água" da barragem.
A Murtosa está de luto por José Ruela, conhecido pelas actividades associativas. O rancho folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre”, onde chegou a ser dirigente e músico, não esconde a tristeza.
“É com profundo pesar que damos conta do falecimento do José Ruela, elemento do nosso rancho durante várias décadas, foi nosso acordeonista e ocupou também diferentes cargos na direcção. À família enlutada, os nossos mais sentidos pêsames e que a sua alma descanse em paz”.
Também o vice-presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, manifestou a sua tristeza. “Na certeza de que a Vida é ciclo e sopro ténue, há partidas que nos surpreendem por nos parecerem, a nós, eternos decifradores dos ignotos desígnios Divinos, cedo demais. Até já, amigo Zé Ruela.
Um abraço solidário à família e às minhas Andorinhas de São Silvestre”.
https://www.ovarnews.pt/?p=60670