sexta-feira, janeiro 07, 2022

As Infraestruturas de Portugal voltam a adiar os trabalhos na Linha do Norte.

O Ferrovia 2020 é o programa de investimentos de 2,1 mil milhões de euros para modernizar e eletrificar parte da rede ferroviária nacional. Apresentado em fevereiro de 2016 pela Infraestruturas de Portugal (IP), o programa previa que todos os trabalhos ficassem concluídos até setembro de 2021.

Quase seis anos depois da publicação do calendário, contudo, a empresa pública assume novas derrapagens no calendário.

Estava previsto que a renovação da linha entre Espinho e Gaia ficasse concluída no final deste ano, mas a previsão da IP mudou e, afinal, tal só deverá acontecer no primeiro trimestre de 2023, três anos e meio depois do prazo inicial. Mais atrasada ficará a renovação do troço entre Espinho e Ovar. Nesta ligação, o comboio continuará, assim, a andar a 30 km/h por mais algum tempo. Várias outras obras também só vão ficar finalizadas no final de 2023, o que não significa que os comboios entrem logo em circulação — há uma fase de testes que não está incluída nestes prazos.

Ainda recentemente foi detectado um carril partido, entre Válega e Ovar, no troço que devia ter sido renovado de urgência até 2020 por "obsolescência".
https://www.ovarnews.pt/obras-na-linha-do-norte-novamente-adiadas-para-2023/

Sem comentários:

Enviar um comentário