sexta-feira, junho 03, 2005

Basquetebol: Final da Liga TMN
Uma final inédita

Queluz e Ovarense começam hoje a disputar a mais aguardada das eliminatórias de qualquer "play-off": a final. Uma das equipas será a nova campeã nacional, algo que não conseguem vai para alguns anos... o Queluz nunca ganhou desde a criação da Liga de Clubes, remontando a 1982-1983 a última conquista; a Ovarense foi campeã em 1999/00, na altura com uma equipa treinada por Jorge Araújo que, na final, venceu por 3-0 o FC Porto de... Alberto Babo, que por sua vez foi campeão, pelos portistas, na anterior época de 1998-99.
Memórias à parte, esta é uma final inédita mas não inesperada, sobretudo porque as equipas finalistas foram as duas primeiras classificadas da fase regular. Quanto aos encontros entre si foram apenas dois, porque estiveram em conferências separadas, e os resultados assinalam uma vitória para cada lado: o Queluz começou por vencer em Ovar, por 76-68, com a Ovarense a triunfar na segunda volta em Queluz, por 88-78.
Mais diferenças do que semelhanças
Esta final vai colocar frente a frente dois estilos de jogo com pouco em comum. A começar pela preponderância do colectivo, no Queluz, contra a emergência das individualidades, na Ovarense. Aliás, não deixa de ser curioso verificar que enquanto a formação treinada por Alberto Babo foi "apenas" a que menos mexeu no plantel durante a fase regular a equipa treinada por Henrique Vieira foi uma das campeãs das trocas. A começar pelo próprio treinador, pois foi Carlos Pinto a começar a época e Mário Leite a assegurar a transição até à chegada do actual timoneiro, e a acabar nos três jogadores, habitualmente titulares, que chegaram já com a "carruagem em andamento": Walter Jeklin, Jason Sasser e Michal Ignerski.
Quanto aos percursos até à final, recorde-se que o Queluz começou por precisar de virar um incrível 0-2, frente ao CAB Madeira, no 3-2 final, para depois "despachar" a Oliveirense com 3-0; já a Ovarense ultrapassou o Ginásio, com 3-1 e derrota no jogo inaugural, para cumprir a seguir uma equilibrada meia-final em que deixou pelo caminho o ainda campeão nacional FC Porto. («O Jogo»)

Sem comentários:

Enviar um comentário