terça-feira, janeiro 04, 2005

Esmoriz Pondera Boicote
O presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Alcides Alves, admite como possível o boicote às eleições legislativas do próximo dia 20 de Fevereiro, caso não encontre eco na antiga aspiração do município passar a concelho, junto dos candidatos a deputados pelo distrito de Aveiro - entre os quais poderá estar o presidente da Câmara de Ovar, Armando França. Esta poderá ser uma das formas de luta a assumir pela autarquia, que pretende ainda reunir-se com a população para tomar uma decisão final.
"Queremos ouvir a opinião dos candidatos a deputados sobre a elevação de Esmoriz a concelho. Depois disso, e caso não haja sensibilidade para esta matéria, reunir-nos-emos com a população para tomar medidas que poderão passar por pedir a abstenção aos eleitores esmorizenses ou mesmo boicotar as próximas eleições legislativas", revela Alcides Alves.
Já nas eleições europeias, um conjunto de políticos de Esmoriz, entre os quais o presidente da junta esmorizense, investiu numa acção de sensibilização, pedindo à população para se abster no acto eleitoral. Tudo para mostrar o descontentamento pela forma como "a Assembleia da República tratou Esmoriz", chumbando a elevação do território a concelho. Nessa altura, foi registada a maior abstenção de sempre no município de Esmoriz. Mas antes de tomar qualquer posição, a autarquia esmorizense pretende ouvir a opinião dos políticos, concorrentes por Aveiro, sobre um processo que foi chumbado pela Assembleia da República, a 1 de Julho de 2003. Nesse sentido, mal seja conhecida a lista de nomes, a junta de freguesia pretende marcar vários encontros, para saber quais as medidas que os futuros deputados estão a pensar levar a cabo para que Esmoriz atinja o estatuto de concelho.
"Os processos caducaram com a dissolução da Assembleia da República. Somos um município de convicções e a elevação a concelho é um objectivo que perseguimos há muito tempo", refere o autarca. "Não gostámos da maneira como fomos tratados a 1 de Julho de 2003", conclui.(«Público»)

1 comentário:

  1. Quando li o título logo pensei que era em protesto pelas constantes cabeçadas e atrasos na resolução do problema da poluição da Barrinha de Esmoriz. Enganei-me redondamente. Afinal o boicote é para o caso dos candidatos a deputados por Aveiro não defenderem a elevação da freguesia a concelho. Pelos vistos, continua a haver gente muito mais interessada em tricas partidárias, em questões que dividem mais do que unem. Assim, com mentalidades curtas e de navegação à vista, não se vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar