quarta-feira, janeiro 31, 2024
Foi por pouco que o cantor sensação do momento no Brasil, Rodrigo Alarcon, falhou a programação do Carnaval de Ovar sempre bem composta de nomes grandes do Brasil.
O músico brasileiro Rodrigo Alarcon atua pela primeira vez em Portugal em março deste ano, com atuações agendadas no Porto, em Ovar, Coimbra e Lisboa.
O intérprete de “Apesar de Querer” e “Lugar Vazio do Sofá” apresenta em Portugal o seu disco de estreia, “Rivo III e a Fé” (2022), reconhecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A tour passa por Ovar, proporcionando ao público vareiro uma experiência única com a sua música autoral.
Alarcon abre a digressão em Portugal no M.Ou.Co, no Porto, onde atua no dia 20 de março, seguindo para Ovar, onde atua na Escola de Artes e Ofícios local, no dia 21, e no dia seguinte no Salão Brazil, em Coimbra, encerrando a digressão, no dia 24, no Cineteatro Turim, em Lisboa.
https://www.ovarnews.pt/sensacao-rodrigo-alarcon-falha-por-pouco-o-carnaval-de-ovar/
A Uabda - União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro está a organizar uma marcha de tratores para participar nos protestos que estão a ser convocados, nas redes sociais, por agricultores portugueses.
O movimento realiza-se no dia 2, com concentração na rotunda da EN224 com a EN109 seguindo-se desfile de tratores até Aveiro.
O secretário-geral da Aprolep, Carlos Neves, diz que os agricultores estão muito revoltados e os protestos são inevitáveis.
Entretanto, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, apresentaram esta quarta-feira um pacote de medidas com o intuito de mitigar os efeitos da seca e reforçar apoios aos rendimentos dos agricultores.Este pacote de medidas está, no total, "muito perto dos 500 milhões de euros" e demonstra, segundo o Governo, que o executivo está atento às várias debilidades que têm afetado o setor.
https://www.ovarnews.pt/agricultores-marcam-marcha-lenta-de-protesto/
Com vista a melhorias da articulação em rede, das recém criadas Unidades Locais de Saúde (ULS) do distrito de Aveiro, designadamente ULS de Entre Douro e Vouga e a ULS da Região de Aveiro, realizou-se em Santa Maria da Feira, uma reunião de trabalho entre os Conselhos de Administração nomeados no início do ano.
O encontro decorreu em ambiente de grande espírito colaborativo, tendo sido abordados temas relativos à abrangência territorial de ambas as Unidades Locais de Saúde, tendo-se reafirmado o princípio da liberdade de escolha dos doentes, dos cuidados em proximidade e a otimização da capacidade instalada em todas as suas dimensões, nomeadamente no internamento, consultas externas, cirurgias e nos meios complementares de diagnóstico.
Foram ainda abordados temas de interesse mútuo, nomeadamente a colaboração direta em especialidades nas quais as duas instituições se complementam na resposta assistencial, como são os exemplos da cardiologia, da gastrenterologia, da radiologia e da otorrinolaringologia. Em todos estes casos as duas instituições têm estabelecido acordos de colaboração, quer nas melhorias de condições de acesso, quer permitindo que os doentes do SNS sejam tratados com qualidade.
As duas instituições partilham ainda a sua visão quanto ao papel que desempenham no âmbito do Centro Académico " Egas Moniz - Health Alliance", demonstrando a prioridade estratégica atribuída à participação neste projeto e reafirmando o compromisso de continuarem a aposta nas áreas da formação e da investigação.
A ULS de Entre Douro e Vouga e a ULS da Região de Aveiro assumiram o compromisso de manterem este canal de comunicação institucional permanentemente aberto, tendo ficado assumida a realização periódica de novas reuniões desta natureza.
imagem em anexo.
https://www.ovarnews.pt/?p=77626
O Comité de Direção da Mercadona decidiu, no âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de 100.000 pessoas que compõem a empresa, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos. Desta forma, a empresa distribui 600 milhões de euros pelos seus colaboradores, mais 50% do que em 2023, ano em que o valor total distribuído foi de 405 milhões de euros.
Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa, em 2001, a empresa já distribuiu com os seus colaboradores mais de 5.580 milhões de euros. Este número reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo.
- O compromisso das mais de 100.000 pessoas que formam a empresa com a melhoria da eficiência produtiva e da gestão, é a razão pela qual cada vez mais clientes optam por comprar na Mercadona e se verifica um constante aumento da sua quota de mercado.
- Desde que foi lançada esta iniciativa pioneira, impulsionada pelos acionistas da empresa em 2001, já foram distribuídos mais de 5.580 milhões de euros.
Em março, os colaboradores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.
Esta medida evidencia que os colaboradores da Mercadona são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa, que uma vez mais confirmaram ser o maior ativo para os "Chefes" (como internamente a empresa designa os seus clientes). O compromisso com a melhoria constante da eficiência produtiva e da gestão têm como resultado um Carrinho de Compras com mais qualidade e económico no mercado, fazendo com que dia após dia cada vez mais pessoas optem por ele. Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado.
A Mercadona destaca que esta decisão foi tomada tendo em consideração "O compromisso excecional das mais de 100.000 pessoas que formam a Mercadona de melhorar a experiência dos nossos "Chefes" todos os dias, a qualidade dos nossos produtos e a constante implementação de melhorias tecnológicas e inovadoras, que tornam os nossos processos mais eficientes, facilitando a nossa rotina de trabalho. É, por tudo isto, que todos merecemos ganhar, este ano, um extra de mais meio salário, ao qual temos de acrescentar o prémio por objetivos que nos corresponde - um ou dois salários, dependendo da nossa antiguidade na empresa".
Trabalhar na Mercadona
A política de Recursos Humanos da Mercadona caracteriza-se pela promoção da conciliação entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Em Portugal, entre outras medidas, a empresa oferece a possibilidade de descanso de 2 dias consecutivos para quem tem uma jornada de trabalho de segunda a domingo nas lojas e bloco logístico, o que faz com que cada colaborador possa usufruir de pelo menos 8 fins de semana (sábado + domingo) por ano de descanso.
https://www.ovarnews.pt/?p=77612
No dia 27 de janeiro também a comunidade Portuguesa na Florida, se reuniu das 18 horas até às 02 horas, para um jantar de beneficência para as obras do quartel dos nossos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OVAR!
Este evento pensado e organizado pelo Tony Amaral, família e amigos, juntou-se a comunidade em força, cujo resultado demonstra o carinho e o enorme reconhecimento pelo trabalho dos BVO na Comunidade Vareira!
Na passada noite de 27 de janeiro, as instalações da Associação Cultural e Desportiva do Torrão do Lameiro ficaram repletas, para o JANTAR SOLIDÁRIO A FAVOR DAS OBRAS PARA O QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OVAR.
Foi de uma imensa generosidade a presença em força das nossas gentes Vareiras!
Momento de enorme confraternização e animação com um fantástico grupo de jovens acordionistas, contou com um delicioso cardápio so possível com o apoio do RANCHO AS VARINAS! Obrigado!!
O nosso muito obrigado à Associação Cultural e Desportiva do Torrão do Lameiro por ter concretizado esta ideia e ter feito do deste desfio um enorme sucesso!
Venham os próximos!!!
https://www.ovarnews.pt/eua-tony-amaral-juntou-vareiros-para-ajudar-os-bombeiros/
Houve um tempo não muito distante em que a ideia de trabalhar remotamente era vista como um privilégio para poucos. Pessoas possivelmente não passavam seu tempo a considerar o teletrabalho ou então a perguntar numa entrevista de emprego se essa era uma possibilidade viável.
De qualquer forma, após o impacto dos recentes anos de restrição, ficou explícita a necessidade de discutir reorganizações na estrutura de empresas. Contudo, o que começou com o teletrabalho, levou a outros pontos relativos ao mercado de trabalho não menos importantes.
Fonte: Pexels
A busca de novos empregos: primeiro passo
Para quem está a buscar uma oportunidade de trabalho em 2024, é essencial começar com fundamentos básicos. É também importante manter-se atualizado com cursos e especializações. Ademais, o modelo de currículo utilizado em cada área deve seguir regras que atendem às buscas de recrutadores, ao mesmo tempo em que evidencia os pontos fortes do candidato. Além disso, possuir uma rede de networking é algo vantajoso para chegar à frente, seja via colegas antigos de trabalho ou recrutadores em redes sociais, como o LinkedIn.
Igualmente importante é, antes desses passos, traçar uma meta clara sobre o que está a buscar, bem como estabelecer os compromissos que pretende priorizar. Isso dependerá de fatores externos, tais como situação financeira, rede de apoio, saúde etc. Partir desse princípio o ajudará a focar nas ofertas mais alinhadas ao seu perfil, o que pode salvar tempo durante a busca por um emprego.
O que os candidatos e funcionários buscam: próximos passos
Fonte: Pexels
Entramos então numa altura em que a busca vai além de salários e benefícios antes existentes. Candidatos e funcionários estão cada vez mais a priorizar o bem-estar e a dedicar tempo à família ou outras áreas da vida com igual importância.
Desse modo, oportunidades com a possibilidade de trabalho remoto devem receber mais candidatos do que postos que não ofereçam a mesma flexibilidade. Esta já é uma realidade em ofertas no ramo tecnológico. De acordo com Liliana Costa, gestora de tecnologia e telecomunicações da multinacional portuguesa Wyser, a atração de candidatos cresce de 27% a 45% para vagas que oferecem o teletrabalho.
Segundo o sociólogo Vítor Sérgio Ferreira, no que diz respeito à resistência de retorno ao trabalho 100% presencial, a ideia de um trabalho que permita às pessoas um bom equilíbrio com a vida pessoal e a vida familiar está cada vez mais valorizada. Portanto, esse modalidade tem estado mais em voga do que nunca.
Além do teletrabalho, mais trabalhadores estão engajados em alinhar o sucesso na carreira com os valores da empresa. Segundo pesquisa conduzida pela companhia britânica Michael Page, a flexibilidade no trabalho importa para 64% das pessoas, enquanto a diversidade de gênero e inclusão é essencial para 69%, sendo 52% das mulheres proativas na promoção desse equilíbrio.
Para as empresas, resta saber como responderão a longo termo a esses requisitos. Os ecos são os mais diversos: segundo a companhia brasileira OiTchau, plataforma de gestão de ponto, o teletrabalho é o novo normal e o sucesso é possível com mais envolvimento da tecnologia, investimento em treinamentos e gerenciamento de custos operacionais. Já para o co-CEO da gigante australiana de software Atlassian, Scott Farquhar, em 2024 as empresas precisarão de regras mais rígidas ao teletrabalho, até mesmo para o híbrido, a fim de ter acordos mais claros. “As empresas sofreram tantas reviravoltas no regresso ao escritório que é difícil para os trabalhadores compreenderem e confiarem qual é exactamente a sua posição em relação a isso”, diz Farquhar.
No final, fica evidente que trabalhadores mais felizes resultam em mais sucesso e produtividade. Desse modo, todas as partes envolvidas ganham e se beneficiam ao atingir um acordo.
https://www.ovarnews.pt/de-tendencias-a-realidade-o-que-muda-de-vez-no-mercado-de-trabalho/
terça-feira, janeiro 30, 2024
Um ano depois de ter tido honras de abertura do Carnaval de Ovar, Marcelo D2 está de volta a Portugal, mais concretamente, nos dias 19 e 21 de julho, no Festival Mimo em Amarante e no Palácio Baldaya em Lisboa, respetivamente, inseridos na digressão europeia IBORU Euro Tour.
Depois do enorme sucesso da última passagem em Portugal em 2023 com o coletivo Bamba Social (em formato Roda de Samba), um dos principais artistas da música urbana brasileira, Marcelo D2 está de volta e com um novo álbum na bagagem, o disco "IBORU".
Este novo disco traz uma nova estética musical, na qual a potência do rap é levada pela primeira vez para o terreiro sagrado do samba. O grave do 808 une-se à cadência e à formação clássica do samba no terreiro. Neste “novo samba tradicional” de Marcelo D2, cavaquinho, coro, percussão e metais dialogam harmoniosamente com os graves eletrónicos do rap.
Marcelo D2 traz também nesta digressão uma experiência imersiva. O artista desdobra o universo deste disco, através de vários elementos que unem a arte, música, debates, cinema, com uma curta-metragem homónima, com guião de D2 e de co-direção de Luiza Machado, que também assina a direção do projeto, e realização da PUPILA DILATADA - produtora do casal.
https://www.ovarnews.pt/marcelo-d2-esta-de-volta-sabes-onde/
A Polícia Judiciária (PJ) já identificou o corpo de uma mulher encontrado dentro de um poço em Guilhovai, São João de Ovar, avança o jornal Correio da Manhã.
https://www.ovarnews.pt/pj-ja-sabe-identidade-do-corpo-encontrado-num-poco-de-sao-joao-de-ovar/
Está na génese do Movimento Rotário a promoção de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o Reconhecimento do Mérito de toda a ocupação útil e a valorização do Ideal de Servir em todas as atividades profissionais.
Neste contexto, o Rotary Club de Ovar promove, no próximo dia 6 de fevereiro, uma reunião com jantar, em que será Reconhecido o Mérito Profissional ao Sr. José António Lopes, nascido em Ovar, a 10 de setembro de 1925, pela sua atividade no comércio local e pelo envolvimento nas áreas desportiva e associativa, em Ovar.
Com 98 anos, o Sr. Lopes desenvolve, ainda hoje, a atividade profissional na sua “Casa Lopes” (vestuário), ininterruptamente, desde 1950, destacando-se também nas áreas desportiva e associativa, tendo sido sócio fundador da Associação Desportiva Ovarense; sócio fundador da Secção de Basquetebol; atleta federado de Ténis de Mesa da ADO e do Orfeão de Ovar; atleta de Ténis de Mesa, competindo no campeonato nacional de equipas pelo Orfeão de Ovar; fundador do Grupo Coral do Orfeão de Ovar e membro das "troupes" de Reis da ADO, Orfeão de Ovar e Comércio e Indústria; sócio fundador e administrador, em conjunto com a esposa, do Colégio Nossa Senhora da Esperança, actual Escola Secundária Júlio Dinis, entre outros.
P’lo Rotary Club de Ovar,
Conceição Osório (Presidente)
https://www.ovarnews.pt/rotary-club-de-ovar-presta-tributo-ao-sr-lopes/
O Governo vai conceder tolerância de ponto no dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços do Estado, de acordo com um despacho assinado pelo primeiro-ministro, António Costa.
“É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 13 de fevereiro de 2024”, lê-se no despacho a que a agência Lusa teve acesso.
Neste despacho, tal como em anos anteriores, o primeiro-ministro volta a salientar que, “pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período”.
Da tolerância de ponto no dia 13 de fevereiro, “excetuam-se os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente”.
“Sem prejuízo da continuidade e da qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos referidos no número anterior devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente”, acrescenta-se no diploma.
Desde que António Costa assumiu funções como primeiro-ministro, em novembro de 2015, a única vez que não assinou o despacho de tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval foi há três anos, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia da covid-19.
Em fevereiro de 2021 vigorava em Portugal o estado de emergência, com dever geral de recolhimento — e consequente proibição de festividades públicas — e com um amplo conjunto de atividades encerradas para contenção da propagação da doença.
https://www.ovarnews.pt/governo-concede-tolerancia-de-ponto-na-terca-feira-de-carnaval/
“É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 13 de fevereiro de 2024”, lê-se no despacho a que a agência Lusa teve acesso.
Neste despacho, tal como em anos anteriores, o primeiro-ministro volta a salientar que, “pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período”.
Da tolerância de ponto no dia 13 de fevereiro, “excetuam-se os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente”.
“Sem prejuízo da continuidade e da qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos referidos no número anterior devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente”, acrescenta-se no diploma.
Desde que António Costa assumiu funções como primeiro-ministro, em novembro de 2015, a única vez que não assinou o despacho de tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval foi há três anos, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia da covid-19.
Em fevereiro de 2021 vigorava em Portugal o estado de emergência, com dever geral de recolhimento — e consequente proibição de festividades públicas — e com um amplo conjunto de atividades encerradas para contenção da propagação da doença.
https://www.ovarnews.pt/governo-concede-tolerancia-de-ponto-na-terca-feira-de-carnaval/
segunda-feira, janeiro 29, 2024
O novo Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar – que agora integra a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro – vai entrar, no dia 1 de fevereiro na fase final da obra, o que obriga à interrupção de toda a atividade cirúrgica nesta unidade hospitalar.
Estima-se que a obra esteja concluída em finais de abril, sendo que, até lá, as cirurgias mais urgentes serão integradas na programação dos hospitais de Aveiro e Águeda.
Estes constrangimentos que, naturalmente causam transtornos a doentes e profissionais, são absolutamente necessários, no sentido de conseguir concluir o novo Bloco que vai estender-se pela zona do Bloco até agora existente, designadamente com a criação de áreas de apoio à atividade cirúrgica.
Esta obra, há muito desejada pela população de Ovar e concelhos limítrofes, vai permitir desempenhar a atividade cirúrgica com adequadas condições de operacionalidade e segurança, envolvendo tecnologias modernas e circuitos conformes com os requisitos regulamentares atuais.
A requalificação do Bloco Operatório do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar, teve início em setembro de 2022, num investimento total - para a obra e equipamento - de cerca de 3,3 milhões de euros, dos quais 2,5 milhões advêm de apoio comunitário, mais propriamente do Programa Operacional Regional – Centro 2020.
https://www.ovarnews.pt/atividade-cirurgica-de-ovar-transferida-para-aveiro-e-agueda/
A piada "Território de Emoções", do grupo Pinguins, venceu o concurso de piadas deste domingo.
Em segundo lugar, classificaram-se os Hippies e em terceiro os Caxas.
A competição foi renhida, mas a maior vitória foram mesmo os momentos hilariantes protagonizados por todos os grupos carnavalescos!
As classificações:
🏆1. Pinguins
🏆2. Hippies
🏆3. Xaxas
🏆4. Garimpeiros
🏆5. Catitas
🏆6. Vampiros
🏆7. Carrucas
🏆8. Zuzucas
https://www.ovarnews.pt/pombas-dos-pinguins-conquistam-publico-e-juri/
Ovar esteve bem representado na Oficina de Artes onde decorreu, no passado dia 27 de janeiro, a sessão cultural de entrega dos prémios dos concursos de fotografia e dos jogos florais da Murtosa que, em 2023, tiveram como mote “A Vida dos Cais”.
Numa sessão conduzida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Januário Cunha, para além da entrega dos galardões aos premiados, nas modalidades de prosa, poesia, pintura e fotografia, o evento contou com a prestação musical de Tiago Amador acompanhado das jovens Joana, Mariana e Leonor.
No evento, para além de premiados, concorrentes e elementos do júri, marcaram presença a Vereadora Fátima Arêde, a Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, Presidente da Junta da Murtosa, João Paulo Rebelo e o Secretário da Assembleia Municipal da Murtosa, José Simões.
Os premiados são os seguintes:
PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA
1º Prémio: Carlos Frazão, de Ovar;
2º Prémio: Eduardo Joaquim Soares Enes Seixas, de Ovar;
3º Prémio: Ana Paula Santos de Sousa, de Ovar
JOGOS FLORAIS DA MURTOSA 2023
Modalidade de Conto:
1º Prémio: Donzília da Conceição Ribeiro Martins, de Paredes;
2º Prémio: Maria João Rodrigues Pereira Caetano, de Peso da Régua.
3º Prémio: Celina Lima Godinho, da Murtosa;
Menção Honrosa: Ana Paula Rodrigues Lapas, de Estarreja;
Menção Honrosa: Filipe Emanuel da Silva Loureiro, da Murtosa.
Modalidade de Poesia:
1º Prémio: Palmira Maria dos Santos Louvado Pereira, da Murtosa;
2º Prémio: Angelina da Ascensão Rodrigues da Silva Figueiredo, da Murtosa;
3º Prémio: António da Silva Rodrigues, da Murtosa.
Menção Honrosa: Pedro Manuel Martins Baptista, de Coimbra;
Menção Honrosa: Maria da Encarnação Rodrigues Filipe Marques, da Murtosa;
Menção Honrosa: João Alberto Bragança Esteves dos Santos, de Gondomar.
Modalidade de Pintura
1º Prémio: Dulce Maria Rodriguez Rodriguez, de Estarreja;
2º Prémio: Rui Miguel Silva Cruz, da Murtosa;
3º Prémio: José Maria Oliveira Pereira, da Murtosa;
Menção Honrosa: João Valente Ribeiro Lopes da Murtosa;
Menção Honrosa: Maria Manuela Lacerda de Almeida de Salreu
PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA
1º Prémio: Carlos Frazão, de Ovar;
2º Prémio: Eduardo Joaquim Soares Enes Seixas, de Ovar;
3º Prémio: Ana Paula Santos de Sousa, de Ovsr
https://www.ovarnews.pt/vareiros-dominam-concurso-de-fotografia-da-murtosa/
Se você aposta no cassino em dinheiro, deve considerar cuidadosamente a escolha do caça-níquel. É importante saber como elas se diferenciam umas das outras e quais são as estratégias de jogo de cassino online.
Não existe um esquema universal para ganhar nos cassinos on-line - esse é um fato inegável. Máquinas caça-níqueis fraudulentas não funcionam. Mas há uma boa notícia: se você escolher o site certo, com condições transparentes e pagamentos justos, a probabilidade de ganhar é muito alta.
No popular cassino on-line GG.BET, você pode jogar com apostas mínimas, utilizar os bônus e escolher os caça-níqueis certificados em uma sala de caça-níqueis com uma variedade dos melhores fornecedores. Aqui eles dão aos visitantes a oportunidade de jogar gratuitamente no modo de demonstração e usar os bônus.
Como obter mais pagamentos jogando a dinheiro
Os jogadores experientes sabem que as máquinas com o maior pagamento são coletadas na seção de jogos populares. Nesses jogos, é difícil aplicar estratégias no sentido direto da palavra. Quanto a outros entretenimentos - pôquer ao vivo, por exemplo, aqui um jogador experiente poderá experimentar e testar suas próprias táticas de apostas. Para fazer isso, é preciso estudar cuidadosamente as regras do jogo e se preparar implementando suas próprias estratégias ou usando fórmulas existentes. Ganhar aqui depende de perspicácia e habilidades, não apenas de sorte.
Algumas dicas para um jogo mais lucrativo
Há várias regras comprovadas que levam os jogadores ao sucesso e a ganhos reais nos cassinos on-line:
- Escolha sites com classificações altas.
- Desenvolver a capacidade de parar na hora certa, pausando o jogo.
- Aprender a jogar com apostas mínimas.
- Use os bônus e as ofertas promocionais do clube de apostas.
É importante não se deixar levar pela emoção e controlar seu próprio entusiasmo. A capacidade de parar no tempo é uma das regras básicas do sucesso.
As apostas mínimas ajudarão a entrar na essência do jogo. Esse é um tipo de test drive para o jogador. Depois disso, você pode tentar apostar alto, pois uma aposta alta traz grandes ganhos. Os ganhos podem ser retirados ou usados em outras apostas. O principal é escolher um cassino honesto e seguro, com pagamentos rápidos, sem comissões ocultas e limites exorbitantes.
O que são versões de demonstração de caça-níqueis?
A versão de demonstração de uma máquina caça-níqueis é um modo especial de operação, que não requer nenhum investimento por parte do jogador. O cassino on-line adverte que os ganhos recebidos na versão de teste não poderão ser sacados para um cartão ou carteira. O modo de demonstração desempenha uma função introdutória, revela todos os recursos do caça-níqueis selecionado e permite testar novas estratégias de apostas.
Como iniciar a versão de demonstração?
Para começar a jogar no cassino no modo de demonstração, não é preciso nem mesmo se registrar e depositar fundos na sua conta. Para executar a versão de demonstração, faça o seguinte.
- Acesse o site oficial do cassino.
- Vá para a sala de jogos do cassino on-line.
- Aponte o cursor para a máquina caça-níqueis desejada.
- Clique no botão "Demo" que aparece.
A máquina caça-níqueis selecionada será aberta na página atual. Ao mesmo tempo, haverá alguns créditos de demonstração no saldo, que podem ser usados, por exemplo, para testar novas estratégias de apostas ou para estudar a máquina. Se, de repente, os créditos de demonstração não forem suficientes, basta atualizar a página e o saldo voltará a ser o valor inicial.
Apesar do fato de que as versões de demonstração das máquinas de cassino não são projetadas para proporcionar ganhos reais, jogar no modo de teste oferece várias outras vantagens.
Aprender novos caça-níqueis sem o menor risco
Se estiver começando a jogar em um cassino on-line, experimente executar versões de teste de algumas máquinas caça-níqueis. Você poderá entender todos os detalhes da jogabilidade sem arriscar seu saldo principal. Por exemplo, graças ao modo de demonstração, você pode praticamente aprender as diferenças entre os símbolos fixos e os símbolos flutuantes.
As estratégias de apostas nos cassinos on-line aparecem quase com mais frequência do que as próprias máquinas. Mas nem toda estratégia pode ser útil e eficaz para os jogadores. Seja qual for a estratégia de apostas escolhida, o sucesso depende de vários fatores, incluindo a escolha bem-sucedida da máquina, a maneira como você joga, o tamanho do pote, as expectativas do jogo de cassino etc.
Benefícios de jogar no modo de demonstração
Se você decidir jogar com créditos de demonstração no cassino, poderá executar versões de teste das máquinas indefinidamente. O cassino on-line não limita o número de tentativas, nem a frequência de execução dos caça-níqueis. Além disso, o clube de jogo não o obriga a se registrar e recarregar a sua conta mesmo depois de jogar no modo de demonstração. Se alguma máquina lhe parecer suficientemente favorável, você poderá jogar a dinheiro; caso contrário, basta sair do site do cassino.
https://www.ovarnews.pt/caracteristicas-das-apostas-nos-casinos-on-line/
Mário Amorim Lopes é economista, professor universitário e deputado na assembleia municipal do Porto. Apesar da culinária não constar na sua lista de habilitações, o candidato da Iniciativa Liberal ao círculo eleitoral de Aveiro nas próximas eleições legislativas arregaçou as mangas e gravou um vídeo a fazer pão de ló de Ovar.
Através de um vídeo publicado no antigo Twitter, Mário Lopes partilha a receita de uma das mais cobiçadas iguarias da região norte.
O video de um minuto e dezanove segundos coleciona milhares de visualizações, bem como elogios e provocações de internautas. Entre as dezenas de comentários há quem questione se é esta a resposta do liberal às críticas que surgiram aquando da indicação do seu nome como cabeça de lista por Aveiro.
Na altura, oito dos dez responsáveis pelos grupos de coordenação local da IL de Aveiro enviaram uma carta a Rui Rocha, exigindo “justificações formais" pela escolha de alguém que apelidaram de “candidato alienígena ao distrito".
https://www.ovarnews.pt/candidato-a-deputado-filma-se-a-fazer-pao-de-lo-de-ovar/
A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a efeito, das 22h de sexta-feira, às 04 horas do dia 28 de janeiro, uma operação policial, em Ovar, que visava garantir a segurança de todos os cidadãos envolvidos nos festejos do Carnaval de Ovar 2024, dando especial relevo à prevenção da criminalidade, à ordem e tranquilidade públicas e à segurança rodoviária.
No final da operação, obtiveram-se os seguintes resultados:
· 96 condutores testados ao álcool;
· 6 detidos, por condução sob influência de álcool;
· 4 Autos de Contraordenação levantados, em fiscalização rodoviária (2 por falta de inspeção periódica obrigatória, 1 por condução com taxa de alcoolemia de 0,92 g/l, e 1 por título de condução caducado);
· 3 estabelecimentos de restauração e bebidas fiscalizados;
· 8 Autos de Contraordenação levantados em estabelecimentos (2 por falta de horário de funcionamento, 2 por falta de licença SPA, 1 por falta de aviso de livro de reclamações, 1 por falta de cinzeiro à entrada do estabelecimento, 1 por acesso do comando da máquina de tabaco aos clientes e 1 por extintor fora da validade).
https://www.ovarnews.pt/psp-seis-detidos-na-operacao-carnaval-de-ovar-2024/
Canedo FC, por intermédio de Pedro Macedo, anulou uma desvantagem inicial diante da AD Ovarense (1-1), criada pelo tento de Gonçalo Semedo
Tomás Oliveira foi a figura principal na vitória do Fiães SC em Esmoriz (0-3), ao bisar.
https://www.ovarnews.pt/de-empate-em-empate/
Tomás Oliveira foi a figura principal na vitória do Fiães SC em Esmoriz (0-3), ao bisar.
https://www.ovarnews.pt/de-empate-em-empate/
Depois da exibição catwgóruca em casa do Leão, em Ovar, a turma de João Tiago Silva foi incapaz de suster o ímpeto ofensivo do SL Benfica, que assumiu a frente do marcador no arranque do encontro (13-25). Até ao intervalo, apesar da resposta dos vareiros, as “águias” permaneceram em vantagem (32-44).
Eficaz em toda a linha, e dominadora, a turma de Norberto Alves selou a partida com os parciais de 22-26 e 16-19, fixando o resultado em 74-98. Assim, o Benfica segue na vice-liderança do Grupo A, com cinco pontos. Destaque maior entre as águias para Aaron Broussard (15pts, 3res, 7as, 6rb).
Por sua vez, a Ovarense Gavex está no quarto lugar, com quatro pontos, mas poderá cair no grupo no fecho desta jornada.
Estatística completa: Ovarense GAVEX 74-98 SL Benfica
https://www.ovarnews.pt/aguias-trazem-vareiros-de-novo-a-terra/
Portugal, conhecido por suas belas praias e litoral deslumbrante, enfrenta um crescente desafio ambiental: a poluição das praias. Este problema não é apenas uma questão estética, mas uma ameaça séria à biodiversidade, ao ecossistema marinho e à saúde pública. Este artigo aborda as causas do aumento da poluição
nas praias portuguesas e por que isso é tão preocupante.
Em meio às crescentes preocupações ambientais, os casinos online, como itero casino representam uma alternativa mais ecológica aos tradicionais casinos físicos.
Esses espaços virtuais eliminam a necessidade de construções físicas de grande escala, que muitas vezes consomem recursos naturais significativos e geram uma quantidade considerável de resíduos.
1. Aumento da Poluição Marinha
As praias portuguesas têm testemunhado um aumento significativo da poluição, especialmente em termos de plásticos e outros resíduos sólidos. Esses materiais chegam ao oceano principalmente através de rios e escoamento urbano, além de
serem deixados diretamente nas praias por visitantes. A situação é agravada pela crescente produção de resíduos plásticos e pela ineficiência nos sistemas de reciclagem e gestão de resíduos.
2. Impactos na Biodiversidade Marinha
A contaminação das praias tem um efeito devastador sobre a biodiversidade marinha. Animais, como tartarugas, aves marinhas e peixes, muitas vezes ingerem plástico, confundindo-o com comida, o que pode levar à sua morte. Além disso, a poluição por plásticos interfere nos habitats naturais, prejudicando a reprodução e o
desenvolvimento de várias espécies.
3. Consequências para a Saúde Humana
A poluição nas praias não afeta apenas a vida marinha; também tem implicações sérias para a saúde humana. Resíduos e produtos químicos perigosos podem entrar na cadeia alimentar marinha e, eventualmente, ser consumidos por humanos. Além
disso, praias contaminadas representam um risco direto para banhistas, podendo causar doenças de pele, infecções e outros problemas de saúde.
4. O Impacto Econômico e no Turismo
O turismo é vital para a economia portuguesa, e as praias são um dos principais atrativos do país. A poluição nas praias pode ter um impacto negativo significativo no turismo, afastando visitantes e prejudicando a economia local. A deterioração das praias também pode levar à desvalorização imobiliária nas áreas costeiras.
5. Causas da Poluição nas Praias
As causas da poluição nas praias de Portugal são diversas. Além do descarte impróprio de resíduos por turistas e moradores locais, fatores como a falta de conscientização ambiental, a gestão inadequada de resíduos urbanos e a pesca irresponsável contribuem para o problema. As mudanças climáticas e os eventos
climáticos extremos também intensificam o transporte de resíduos para as praias.
6. Resposta do Governo e Iniciativas Locais
O governo português e organizações locais têm tomado medidas para combater a poluição nas praias. Iniciativas incluem programas de limpeza, campanhas de conscientização e a implementação de políticas para reduzir o uso de plásticos descartáveis. Embora esses esforços sejam louváveis, ainda há um longo caminho a percorrer para resolver o problema de maneira eficaz.
7. A Importância da Educação Ambiental
A educação ambiental é fundamental para combater a poluição nas praias. Campanhas de conscientização podem ensinar tanto locais quanto turistas sobre a Importância de manter as praias limpas e os efeitos negativos da poluição. Incluir a educação ambiental nas escolas pode ajudar a formar uma geração mais consciente e responsável.
8. Papel da Comunidade e Voluntariado
A comunidade local tem um papel crucial na preservação das praias. Participação em limpezas de praia, práticas sustentáveis de consumo e descarte responsável de resíduos podem fazer uma grande diferença. O voluntariado em iniciativas de
limpeza e conservação também ajuda a manter as praias limpas e seguras para todos.
9. Desafios Futuros
O desafio de manter as praias portuguesas livres de poluição é contínuo. Além de abordar as causas imediatas da poluição, é necessário enfrentar questões mais amplas, como o consumo excessivo, as práticas industriais insustentáveis e as políticas de gestão de resíduos.
10. Um Compromisso Coletivo pela Preservação
A luta contra a poluição nas praias de Portugal é uma responsabilidade coletiva. Envolve ação governamental, iniciativas comunitárias, responsabilidade individual e uma mudança na mentalidade e no comportamento de todos. Preservar as praias
não é apenas uma questão de proteger a beleza natural de Portugal, mas também de garantir um ecossistema saudável, uma economia forte e um futuro sustentável para as próximas gerações.
https://www.ovarnews.pt/ondas-de-preocupacao-o-crescente-problema-da-poluicao-nas-praias-de-portugal/
domingo, janeiro 28, 2024
Envergando um fato inspirado na Comédia Del Arte do Carnaval de Veneza, executado por Natália Barroso que também presta tributo às costureiras do Carnaval de Ovar, o casal real D. Nelson II, o Contracena e Sua Alteza A Rainha D. Andreia, A Palma Dourada, já tomaram conta das rédeas do trono.
Este domingo assistiu a um dos mais longos desfiles da Chegada do Rei, com o monarca a intervir já o sol sevrscondia.
Com o acompanhamento da Banda Filarmónica Ovarense e muito samba, o primeiro corso da temporada, de entrada gratuita, arrancou com um desfile pelo centro da cidade, com muita sátira e sentido de humor à mistura.
Culminou nos Paços do Concelho, com o Presidente da Câmara a entregar, simbolicamente, as chaves de ouro da autarquia ao casal real.
Com a entronização dos novos Reis, Ovar já é um “Reino da Folia” em pleno.
A saúde, a nova área comercial de São João, a erosão costeira, a saída de Salvador Malheiro ou as praga de pombas na cidade foram temas apresentados em forma de piadas coletivas.
O primeiro ato oficial concluiu-se com um discurso aos súbditos e a leitura das piadas o que despoleta sempre muitas gargalhadas.
https://www.ovarnews.pt/casal-real-ja-governa-na-capital-do-carnaval/
Em tempo de excessos, o repasto é um dos momentos de celebração do Carnaval. Apelidado de cozinheiro, António Salvador
seria hoje um afamado Chef, ainda por cima, ligado a um dos maiores Carnavais de Portugal.
Os tempos eram outros e António viveu uma fase de consolidação da folia vareira para a qual muito contribuiu, oferendo-lhe mesmo uma imagem de marca que perdura até hoje.
O António da «Vareirinha», como era conhecido por ser o Chef de serviço daquele típico restaurante da então vila vareira, “era
um espetáculo na cozinha”, conta Olívia Mendonça, proprietária do antigo restaurante “Bonjour”, o primeiro snack-bar e restaurante a abrir em Ovar. “Ele foi grande entusiasta do nosso restaurante, quando abrimos, em 1974, e trabalhou na nossa cozinha”, conta.
“Não havia como ele a preparar pratos de carne ou peixe, tradicionais e petiscos, tinha mãos de ouro e muitos amigos sempre prontos a degustar as suas iguarias sempre feitas com amor, sabedoria e dedicação”.
Olívia lembra-se muito bem desse tempo. “Na época do Carnaval, ela avisava sempre que tinha de ir desfilar”. Num desses domingos, “sempre de muito trabalho, ele pediu desculpa e saiu porque tinha que ir para o desfile da Chegada do rei, que era ele!... (risos)”
“Era a figura perfeita, bonacheirão, alegre, bon vivant, simpático, bem disposto e de humor sempre afiado. Uma figura e uma pessoa magníficas”, eesume, com saudade.
Era conhecido por confeccion-ar os pratos mais suculentos da região, atraía e agradava aos apetites mais exigentes e vorazes e vivia rodeado de amigos. Teve uma vida cheia, também fora da cozinha, sempre aberto à novidade, foi ainda entusiasta do início do Basquetebol da Ovarense, da secção do Hóquei em Patins, do Andebol no Grupo Académico Vareiro (GAV) e do Ténis de Mesa no Orfeão de Ovar, que funcionava no velho Teatro Ovarense (já demolido).
António Alberto Coutinho Salvador faleceu com apenas 45 anos mas ficou para a história como “o mais carismático Rei do Carnaval
de Ovar e detentor de um dos reinados mais longos”.
Os maravilhosos pratos que confeccionava, combinados com o seu lado folião frenético, com o Carnaval a pulsar-lhe nas veias, gravaram alguns dos mo-mentos mais fantásticos da corte real em Ovar.
Recebeu a Medalha de Mérito Municipal Ouro, a título póstumo, da Câma-ra Municipal de Ovar, em 2018.
https://www.ovarnews.pt/o-chef-que-ainda-e-o-rei-dos-reis-em-ovar/
A Salvador Caetano Auto acaba de fechar um acordo com a gigante chinesa Dongfeng Motor Corporation para ficar com o exclusivo da importação das marcas de automóveis Voyah, Dongfeng e M-Hero em Portugal e Espanha, prevendo iniciar as vendas em 2024.
Ler artigo completo.
https://www.ovarnews.pt/salvador-caetano-assegura-importacao-de-mais-tres-marcas-de-carros-da-china/
sábado, janeiro 27, 2024
O Carnaval de Estarreja, um dos eventos mais aguardados na região e que tem a sua programação nuclear agendada para 3 a 13 de fevereiro, volta a promover uma colaboração estratégica com uma seleção de alojamentos locais e hotéis do concelho e da região. Esta parceria com 12 unidades tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma estadia inesquecível durante o Carnaval, combinando a rica tradição cultural do evento com a hospitalidade local.
Os participantes do Carnaval poderão desfrutar de ofertas exclusivas e pacotes especiais ao reservarem a sua estadia nos parceiros oficiais, para além de descontos nos bilhetes de entrada para o Desfile Noturno das Escolas de Samba (dia 9) e para os Grandes Corsos dos dias 11 e 13 de fevereiro, com a presença de 13 grupos de folia, passerelle e escolas de samba, 1300 figurantes e 17 carros alegóricos.
Para aproveitar as vantagens desta parceria exclusiva, os interessados podem fazer suas reservas diretamente com os alojamentos participantes.
"Na sequência do trabalho de requalificação do Carnaval de Estarreja, também na vertente de acolhimento dos públicos, pretendemos proporcionar aos nossos visitantes uma estadia única e confortável, aprimorando ainda mais a experiência do Carnaval de Estarreja”, realça a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.
Também a pensar no turista e a quem queira explorar a terra do Carnaval, foi criado um Roteiro de Experiências que pretende dar a conhecer o património ambiental e cultural da região. Os visitantes têm a oportunidade de ficar a conhecer os encantos locais, como o BioRia, o roteiro de arte urbana ESTAU, a Casa Museu Egas Moniz, entre outras experiências, com visitas guiadas e nas quais se podem inscrever.
https://www.ovarnews.pt/carnaval-de-estarreja-estabelece-parceria-com-hoteis-e-alojamentos-e-promove-roteiro-turistico/
Há um ano atrás, a Festa da Aldeia foi motivo de várias queixas porque mão havia WC portáteis e os grupos tinham os seus WC encerrados.
Esta noite, o Município de Ovar vai disponibilizar 5 (cinco) sanitários portáteis individuais, dos que habitualmente são colocados em festivais ao ar livre.
O Município informou ainda que será também disponibilizado um WC para pessoas de mobilidade reduzida.
Estes WC’s são complementares aos que existem na Aldeia, já o Município salienta que "todos os Grupos e Escolas que tiverem festa nas sedes terão obrigatoriamente os WC’s de cada sede abertos para utilização dos seus clientes".
Além disto, a Câmara Municipal de Ovar assegura ainda as Licenças Passmusica, Sociedade Portuguesa de Autores e IGAC. Assume ainda os meios de segurança e emergência do evento, nos seguintes termos:
- 1 Segurança – controle entrada viaturas – (vigilante) no gradeamento a montar no último cruzamento;
- 8 Seguranças Privados (ARE);
- 1 equipa de Socorristas da Cruz Vermelha (1 Enfermeiro + 2 especialistas ) com uma ambulância;
- GNR – 6 Viaturas – 2 Graduados e 28 Guardas.
https://www.ovarnews.pt/festa-da-aldeia-tera-sanitarios-portateis-e-seguranca-reforcada/
sexta-feira, janeiro 26, 2024
Tudo parecia indicar que o corpo encontrado num poço de Guilhovai seria de Patrícia Simonetti, de 43 anos, que morava ali perto e estava desaparecida desde o dia 4 deste mês.
Patrícia terá deixado o carro, os documentos pessoais e as chaves de casa colocadas na caixa correio.
Todavia, esta tarde, 26 de janeiro, o Correio da Manhã refere que a irmã de Thomaz Simonetti foi chamada ao Instituto de Medicina Legal e afirma que “não é a cunhada”.
A PJ está continua a investigar o caso.
https://www.ovarnews.pt/afinal-o-corpo-pode-nao-ser-de-patricia-simonetti/
No âmbito da Proteção Civil, o executivo municipal de Ovar aprovou um apoio de 589.621,46 às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ovar e de Esmoriz para 2024.
Segundo nota camarára, a verba representa um aumento de cerca de 10% face a 2023 e inclui, entre outras, despesas com equipas de intervenção permanente, recursos humanos, despesas fixas dos corpos de Bombeiros, funcionamento das equipas e ainda investimentos realizados.
https://www.ovarnews.pt/bombeiros-do-concelho-de-ovar-tem-mais-10-de-apoio/
A meio do seu terceiro e último mandato como autarca, após três maiorias absolutas sucessivamente reforçadas, Salvador Malheiro informou o executivo (reunião número 340 desde 2009) que suspenderá funções no dia 29 - a lista do PSD deu hoje entrada no tribunal -, como é obrigatório por lei, até 10 de março, dia do ato eleitoral.
O autarca vareiro propõe-se retomar o mandato na Câmara Municipal de Ovar logo após as eleições e só deixar definitivamente o cargo se for eleito e quando tomar posse na Assembleia da República.
https://www.ovarnews.pt/salvador-malheiro-suspende-mandato-ate-10-de-marco/
Gustavo Laredo Suarez deverá ser apresentado aos adeptos e associados da AD Ovarense na qualidade de presidente do Conselho de Administração da ADO SAD, constituída no final de 2023.
Ele é "Chairman" e "Managing Diretor" do Condor Futbol Club, (Grupo LSE) que adquiriu, recentemente, o Parque Marques da Silva.
O universo de Gus Laredo surge no São João de Ver, há cerca de dois anos, por intermédio de Carlos Branco que foi também, durante bastante tempo intermediário do interesse do norte-americano na AD Ovarense cuja situação financeira é, como se sabe, muito frágil.
As negociações andaram bem, mas a atual direcção vareira pretendia que que Gus Laredo assumisse a (quase) totalidade da dívida alvi-negra, mas não houve acordo.
Entretanto, o SJ de Ver desce de divisão, o que levou o grupo americano a abandonar a operação e a virar-se para o histórico vareiro.
Carlos Branco fica sem alternativa. Ou saíam e deixavam de investir por opção própria, com a possibilidade de a equipa do SJ de Vêr nem competir; e segunda solução era a continuidade com a sua permanência.
O grupo americano não estava de todo ‘virado’ para a permanência, com Branco a chegar a um acordo com Gus Laredo para uma recompra ou regresso ao S. João de Ver.
Gustavo Laredo Suarez, que tem residência nos Estados Unidos, inclui como um dos vogais da SAD, Emanuel Resende, presidente da Associação Desportiva Ovarense Futebol (clube).
Christian Gallardo, residente no Porto, e Payton Laredo, também residente nos EUA, completam os cargos de vogais.
A nova sociedade criada para assumir a gestão do futebol sénior sob alçada do clube vareiro, atualmente a competir na divisão de elite da Associação de Futebol de Aveiro, tem um capital de 50 mil euros, que estava realizado em 50% à data da formação.
https://www.ovarnews.pt/como-gus-laredo-chegou-a-lideranca-da-ad-ovarense-sad/
Para quem não assistiu à estreia, há, neste fim de semana, uma nova oportunidade para assistir às Visitas Guiadas e Encenadas, dinamizadas pelo artista Leandro Ribeiro.
Esta sexta-feira, 26 de janeiro, às 17h30, na Aldeia do Carnaval.Aldeia do Carnaval, abrem-se as portas da Aleg(o)ria.
Na Aleg(o)ria - uma leitura ao Carnaval de Ovar, o Mestre Folião traz as cartas do tarô para contar as histórias e os segredos do Carnaval de Ovar. Haverá tempo para dar a conhecer três associações carnavalescas e traçar o seu mapa astral.
Promovida pelas associações carnavalescas, no final, há, também, uma oficina criativa, em que os participantes vão aprender a criar lapelas. Se ainda não é este fim-de-semana que consegue assistir, não há problema. Há outras datas disponíveis nas próximas semanas. As visitas e oficinas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.
https://www.ovarnews.pt/semear-a-vitamina-da-alegoria-na-aldeia-do-carnaval/
Ainda hoje é lembrado o ‘Carnaval Sujo' dos loucos anos 1950, quando os vareiros saíam para a rua numa espécie de batalha campal em que atiravam farinha e lama (e outras coisas) umas às outras - a maioria das vezes divertindo-se muito com isso, mas outras também se chateando a sério.
É nesse "carnaval ancestral", aliás, que tem origem o uso em Ovar do traje de Dominó, constituído por uma capa preta comprida com capuz, que pode ser decorada por algumas aplicações têxteis coloridas e é tendencialmente rematada com uma máscara inexpressiva que dificulte a identificação do utilizador.
"O Carnaval dessa época tinha um espírito mais transgressivo, mais misterioso e primário", refere o realizador José Miguel Moreira, que retratou essa vertente mais genuína e pura na curta-metragem "Carnaval Sujo".
Os mascarados aproveitavam o seu anonimato para cometerem delitos, uns mais graves do que outros e, o Carnaval nos anos 50 passou por um período difícil em que muitos questionaram a sua viabilidade.
Na verdade, e sem o saber, o Carnaval de Ovar estava em linha com um fenómeno que percorria a Europa. Em Veneza, por exemplo, aconteceu o mesmo e as máscaras chegaram a ser proibidas.
Este “Carnaval Sujo” passou por momentos de exagero, que apenas eram permitidos entre dois toques, que soavam do alto do quartel pela sirene dos bombeiros.
O centro da vila de Ovar transformava-se então num campo de batalha onde quase tudo era permitido. A maioria dos vareiros não se revia nesta "guerra" e o “Carnaval Sujo” terminou, dando lugar ao cortejo mais organizado com direito a Rei e Rainha de Carnaval (que inicialmente era um homem vestido de mulher), em que os ovarenses escolhem uma pessoa que se destaca socialmente na comunidade ovarense.
https://www.ovarnews.pt/as-fotos-que-nunca-viu-do-louco-carnaval-sujo-dos-anos-50/
quinta-feira, janeiro 25, 2024
O micro-ondas desenvolvido para a Teka, o portal SAPO, o medicamento Lokelma, a descoberta de chaminés carbonatadas no Golfo de Cádis e de novas espécies de seres vivos, a certificação dos ovos moles e a bilha de gás super leve… São estes e muitos mais os contributos da Universidade de Aveiro (UA) para o desenvolvimento da sociedade.
A mostra “50 objetos do conhecimento”, incluída no programa dos 50 anos da UA, vai estar no Teatro Aveirense, de 30 de janeiro a 31 de março, com testemunhos de meio século de atividade. A inauguração do evento está agendada para dia 30 de janeiro, às 18h.
https://www.ovarnews.pt/ua-mostra-50-anos-de-impacto-na-sociedade/
A Associação Desportiva Ovarense – Futebol, Sociedade Anónima Desportiva (SAD) foi oficialmente criada no dia 22 de dezembro.
Será um dos temas da Assembleia Geral extraordinária da Associação Desportiva Ovarense Futebol marcou para esta sexta-feira, a partir das 21h, no auditório da Junta de Freguesia de São João de Ovar, por "ter melhores condições para a realização da mesma".
https://www.ovarnews.pt/ad-ovarense-futebol-sad-foi-constituida-em-dezembro/
É uma boa pergunta quando as quatro se encontram fora de avenida e põem de lado rivalidades sem nexo.
Do que falam? Conversam sobre a responsabilidade que é o cargo que ocupam no desfile da rscola.
A porta-bandeira é a mulher escolhida pela comunidade que tem a responsabilidade de conduzir o pavilhão (Bandeira) nos desfiles e nas apresentações em ensaios e outros eventos sempre que necessário.
Não se sabe como surgiu o casal, ou os motivos de ser um casal e o porquê de ser uma mulher a conduzir o pavilhão. É assim.
É um lugar de sacrifício mas uma coisa é certa, Liliana Rodrigues, Isabel Brandão, Patrícia Conde e Sara Kalyta já têm um lugar na história das respetivas escolas.
https://www.ovarnews.pt/do-que-falam-as-quatro-porta-bandeira-de-ovar-quando-se-juntam-para-jantar/
“A DPOC não vive só…” é um dos temas abordados na primeira edição do “Allergy & Respiratory Summit 2024”, que se vai realizar a 1 e 2 de fevereiro, em Lisboa.
Eurico Silva, médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) na USF João Semana, em Ovar, e um dos oradores desta sessão, enumera três razões pela quais considera pertinente abordar esta temática, ainda que num evento dedicado a alergias.
Quando questionado acerca das doenças associadas à DPOC, Eurico Silva responde que o capítulo 5 “COPD and comorbidities” das guidelines GOLD 2024 elenca as principais comorbilidades que impactam na saúde da pessoa com DPOC. “As mais prevalentes são as cardiovasculares, mas outros sistemas são também interligados, como a osteoporose, o refluxo gastroesofágico, a ansiedade e depressão, o cancro do pulmão, o défice cognitivo, a anemia, entre outros”, refere o médico de família.
Ler artigo completo.
https://www.ovarnews.pt/?p=77412
O passado fim-de-semana consagrou António Beça como Campeão Distrital dos 60 e 800 metros.
O sucesso foi alcançado no escalão M65, durante o Campeonato Distrital Master que decorreu na pista de Arada, em Ovar.
Parabéns Beça!
https://www.ovarnews.pt/antonio-beca-coroado-bicampeao-distrital/
Um antigo colaborador da Eurocampas estará a contactar eventuais clientes fazendo-se passar por funcionário da referida empresa.
Contactada pelo nosso jornal, a administração confirmou que já tem conhecimento da situação e reafirma que o referido indivíduo "não está, de momento, ligado à nossa firma".
Mais: A empresa Eurocampas conta atualmente apenas com uma colaboradora que se encontra no atendimento na exposição em Válega, e garante que, de momento, "não possui nenhum vendedor".
Assim sendo, a Eurocampas informa que "não se responsabiliza por informações dadas pelo antigo vendedor".
A Eurocampas, Lda, tem um stand de campas e artigos funerários em Válega, Ovar, mas a sede está localizada na Zona Industrial de Mira.
https://www.ovarnews.pt/fez-se-passar-por-vendedor-da-eurocampas/
quarta-feira, janeiro 24, 2024
A Comissão Política Nacional do Partido Socialista, reunida esta terça-feira, 23 de janeiro, aprovou os candidatos, pelos respetivos círculos eleitorais, à Assembleia da República.
Ana Marta Matos, nome indicado pela concelhia socialista de Ovar, foi incluída no 14. lugar que, normalmente, não é elegível.
Aveiro
1. Pedro Nuno Santos
2. Cláudia Santos
3. Filipe Neto Brandão
4. Hugo Oliveira
5. Susana Correia
6. Porfírio Silva
7. Joana Sá Pereira
8. Bruno Aragão
9. Rosa Venâncio
10. Paulo Tomaz
11. Ana Marta Silva
12. Sónia Fernandes
13. João Figueiredo
14. Ana Marta Matos
15. Miguel Tarenta
16. Susana Sousa
SUPLENTES
17. André Henriques
18. Vanessa Soares
19. Leonardo Martins
20. Maria Manuela Oliveira
21. Firmino Ruas Mendes
https://www.ovarnews.pt/ps-ana-marta-matos-em-14-lugar-na-lista-por-aveiro/
Cinco séculos depois, Luís Ismael e a sua equipa Lightbox Film & Advertising prepsram a estreia de "1506 - The Lisbon Genocide". O filne retrata o massacre de cerca de 4 mil judeus em Lisboa no dia 19 de abril de 1506.
Pedro Damião é um dos atores do elenco do filme que marca o reencontro do vareiro com o realizador. "Voltam a tocar nas feridas do tempo e com a sua rebeldia e perseverança, insistem que olhemos (com olhos de ver) para aquilo a que a humanidade ainda se presta".
O recentemente falecido Manuel Ramos Costa também participou neste projeto, filmando em Novembro passado.
Damião recorda o quanto estava feliz: "Ligou dois dias depois a contar-me como foram aqueles dias de filmagens. A sua voz dizia tudo. Notei-lhe o orgulho. Tive a sorte de estar com ele em três projetos num tão curto espaço de tempo"
O filme estreia a 19 de abril deste ano.
https://youtu.be/l4k2ChHxnY0?si=4jfOP8trh4eeREDd
https://www.ovarnews.pt/?p=77393
Fernando Valente tinha grandes planos para o grupo MJ mas os recentes acontecimentos obrigaram-no a pôr um travão nos sonhos que até incluíam uma carreira internacional.
O principal suspeito do desaparecimento de Mónica Silva, atualmente em prisão preventiva, é o diretor do grupooformado em 2008 na Murtosa.
Os MJ surgem da reestruturação do grupo Mundo Jovem, aproveitando o investimento e a experiência musical e técnica de vários anos de estrada.
Antes do alegado crime que veio colocar tudo em "stand bt", a aposta no MJ era grande, envolvendo a aquisição de camião para transporte de material, um potente gerador de corrente eléctrica e um Palco Móvel novo com 14 metros de frente, 10 metros de altura e 9 metros de fundo, de forma a dar continuidade aos grandes espectáculos audiovisuais.
O grupo é composto por oito elementos em cima do palco e seis técnicos. A equipa de palco tinha um baterista, um baixista, dois guitarristas, um teclista, dois vocalistas femininas e um vocalista masculino e a festa era garantida.
O repertório era o mais variado, desde música popular portuguesa, brasileira, romântica, kizomba, dance, tecno, rock, etc., tendo como lema principal a música de baile.
O Grupo MJ estava de vento em popa, mas desde que surgiram as suspeitas sobre a família Valente que cancelou os espetáculos que tinha agendados e ainda não marcou nenhum em 2024.
No entanto, como forma de rentabilizar o equipamento, o pai de Fernando Valente desdobra-se em contactos com grupos e escolas de samba dos Carnavais de Ovar e Estarreja para alugar equipamentos de som para os corsos carnavalescos e, assim, minimizar os prejuízos.
Pai e filho estão alegadamente envolvidos no caso e o filho terá dito à juíza que na madrugada do dia 4 de outubro saíu da casa, na Torreira, cerca das 4 horas para ir à Murtosa buscar medicamentos para o pai que estaria com problemas renais.
O pai, Manuel Valente, na véspera tinha estado nas urgências do Hospital em Aveiro mas devido a “uma inflamação no cotovelo”.
https://www.ovarnews.pt/?p=77387
O Chega passa a vida em convenções, congressos, encontros, eleições e reeleições e cenas. Parece que é a forma por eles encontrada de saltar para a ribalta quando começam a cair no esquecimento. Não há memória de um partido ou movimento político que se reúna tamanha quantidade de vezes em assembleias magnas, ordinárias ou extraordinárias.
Devem ter um grupo enorme no WhatsApp onde vão falando de coisas aleatórias e agendando convenções para os momentos mortos. E quando não há matéria sobre imigração, ciganos ou zaragatas entre tipos do Paquistão e da Índia nos arredores de Odemira, ficam cheios de saudades uns dos outros que optam pela ´milésima` convenção.
A malta do Guinness parece desatenta. Mas pouco importa. À medida que se vão reunindo aqui e acolá, mais figurões a roçar a essência do cartoon mais parodiante vêm à tona, desde um jovem que pensa como o “querido líder” – apesar de afirmar que não lê os pensamentos de pessoas -, passando pela glorificação medievalista daquela gente a André Ventura, até a um homem, pai e avô de família, que, a medo e de voz cerrada e tremida, assume-se como fascista.
Há um pouco de tudo por lá. É um cenário que nada deve a um festival de variedades e de entretenimento. Eu conheço pessoal que pagava para lá estar e, no entanto, houve quem assistisse àquilo de borla, desfrutando de dois dias em que a apologia ao ódio foi tão encriptada como categórica. A plateia rejubilou com tudo aquilo. Parecia em transe.
Alguns dos militantes até verteram um pouquinho de xixi assim que viram André Ventura entrar sala adentro. Foi um momento simbólico e que me trouxe à memória o sentimento agridoce de um vizinho meu que passa a vida a dizer: “Volta, Salazar! Estás perdoado!”. A isto, respondo-lhe: “Oh, amigo, olhe que Salazar já morreu há mais de cinquenta anos!
E vivemos numa democracia. E cenas”. Resmunga para dentro, vira costas e baza dali, triste como um pai ou um avô fascista e angustiado. “É lidar”, penso para mim. E é.
Pedro Nuno Marques
https://www.ovarnews.pt/as-convencoes-do-chega-no-guinness-book-ja-por-pedro-nuno-marques/
terça-feira, janeiro 23, 2024
Nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntaram mais de 76 Entidades Formadoras na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, para a Cerimónia de Entrega das Placas de Certificação. Foi um evento com casa cheia e contou com a presença de vários autarcas e dirigentes desportivos. Abaixo seguem as declarações dos principais discursos.
"Podemos dizer que há um antes e um depois no futebol português graças ao processo de certificação que a FPF em boa hora implementou, que é de grande importância para o futebol, o futsal, o futebol de praia e do walking football em Portugal. A certificação é de uma importância vital para os nossos clubes, que através deles dispõem de uma ferramenta organizativa de excelência", salienta José Coelho Neves, presidente da AFA.
A AFA tem aumentado o número de entidades formadoras, demonstrando o interesse na certificação. A AFA prossegue na sua rota de crescimento, ultrapassando nesta data a barreira dos 18 mil atletas inscritos, atingida na época anterior. Já tem mais atletas femininos inscritos esta época do que em toda a época anterior. Crescimento de 10,38% de atletas inscritos. "Somos a única associação do país que transmite em sistema live todos os jogos do principal campeonato de futebol, o Campeonato SABSEG. Dinâmica do nosso gabinete técnico tem sido notável.”
Fernando Gomes, presidente da FPF, refere que "todos sabem que este processo se iniciou em 2014 para corresponder a exigências legislativas, nomeadamente a proteção dos atletas de formação através dos contratos de formação, mas a FPF aproveitou este processo para elevar a qualidade da formação em Portugal. Às 77 entidades formadoras que recebem os diplomas, eu diria que, acima de tudo, estamos a celebrar o trabalho fantástico feito pelos clubes, o acompanhamento que as subcomissões da certificação dão em cada associação distrital, e o trabalho realizado pelas associações e as autarquias".
Em 2022/2023, se juntarmos as 210 entidades que foram recohecidos como CBFD, temos 991 entidades em todo o país. Enorme trabalho que a unidade de certificação nacional, as subcomissões em cada um dos distritos, que as associações desenvolvem com a ajuda das autarquias, para se ter atingido este patamar. Em 2023/2024, mais 95 entidades vieram ao processo. "Quase que atingimos os 100% dos clubes formadores em Portugal, mas ainda lá vamos chegar. Em Aveiro, passámos de 14, no primeiro ano, até chegar aos 77 em 2022/2023. Extraordinário trabalho dos dirigentes nos seus clubes para elevar o processo formativo em Portugal. Nao há hipotese de Portugal sobreviver no futebol se não tiver uma rica formação e uma formação muito rica. Esse processo de certificação tem permitido a elevação da qualidade da formação em Portugal. Ainda há um longo caminho a percorrer. Temos de aumentar a nossa base na pirâmidade. "
https://www.ovarnews.pt/fpf-e-afa-entregam-as-placas-de-certificacao-a-clubes-da-regiao/
Integrado na estratégia de ESG definida pelo Centro Comercial e respondendo à tendência de uma maior procura e utilização de carros elétricos em Portugal, o 8ª Avenida, Centro Comercial gerido e comercializado pela CBRE, instalou postos de carregamento de carros elétricos, no parque de estacionamento do Piso –1.
Com o objetivo de promover comportamentos mais sustentáveis, o 8ª Avenida registou, nestes postos de carregamento, quase três mil sessões de carregamento, o que se traduziu numa redução de cerca de 45 mil kg de CO2, o equivalente a cerca de 2 mil árvores plantadas.
O 8ª Avenida, em São João da Madeira, reforça, assim, o seu compromisso contínuo em implementar iniciativas sustentáveis para a promoção de um futuro mais ecológico para o planeta.
https://www.ovarnews.pt/compromisso-com-a-sustentabilidade-equivale-a-2-000-arvores-plantadas/
Três ambulâncias, mais dois veículos de apoio e diverso material de ajuda humanitária, partiram esta terça-feira para a Ucrânia, fruto da campanha de solidariedade da UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano - Solidariedade Ucrânia em resposta campanha a um pedido comunicado por António Silva, empresário de Ovar, que vai também participar nesta missão à Ucrânia.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Braga, desafiou a sociedade civil Bracarense, empresas e diversas entidades a demonstrarem a sua solidariedade para com o povo ucraniano, através de uma campanha de angariação de fundos.
Em Braga foi angariada uma ambulância, uma viatura Citroen C5 - que servirá para apoiar o resgate de doentes e feridos -, bem como alguma ajuda humanitária como medicamentos, roupa e enlatados. Do Algarve, fruto de uma parceria da UPE com a Oranta - Associação De Apoio À Comunidade Ucraniana Em Portugal, chegaram também mais duas ambulâncias e um jeep.
Este equipamento saiu de Braga, em direcção à Polónia, que posteriormente dará apoio ao Hospital Central de Kherson que está situado na linha da frente de região bombardeada e que sofre consequências do rebentamento da Barragem de Nova Kakhovka..
Esta iniciativa, que contou também com o apoio da Associação Empresarial de Braga, a Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, a Santa Casa da Misericórdia de Braga e a Associação Asas, “excedeu todas as expectativas, demonstrando toda a solidariedade dos Bracarenses e das suas instituições”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, que acompanhou a partida do equipamento, no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga.
https://www.ovarnews.pt/campanha-solidaria-envia-ambulancias-e-ajuda-para-a-ucrania/
Uma antiga bancária residente em Ovar, que está acusada de desviar quase 700 mil euros da conta de familiares, remeteu-se ao silêncio no início do julgamento, esta segunda-feira, no Tribunal de Aveiro.
Ler artigo in Notícias de Aveiro.
https://www.ovarnews.pt/?p=77370
As 250 meninas fogaceiras já desfilaram de fogaça à cabeça cumprindo uma tradição com mais de meio século.
Dos Paços do Concelho em direção à Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, onde decorreu a 𝐌𝐢𝐬𝐬𝐚 𝐒𝐨𝐥𝐞𝐧𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐁ê𝐧çã𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐨𝐠𝐚ç𝐚𝐬, cumpriu-se a tradição
Instantes que fican na retina
☑️ Receção às Bandas de Música: Banda Marcial do Vale e Banda de Música Arrifana;
☑️ Receção da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Feira;
☑️ Hastear das Bandeiras Nacional e Municipal;
☑️ Cortejo Cívico.
Expostos, junto à Câmara Municipal, estão os 47 vestidos decorados pelos jardins de infância, EB1 e IPSS do concelho, que dão forma à XVIII Exposição 'Reinventar o Traje das Fogaceiras'.
O concurso 'Reinventar o Traje das Fogaceiras' voltou a captar a atenção do público que, este ano, votou em massa e que se traduziu na maior votação de sempre: 91764 votos.
A concurso estiveram 47 trabalhos de jardins de infância, escolas básicas e IPSS do concelho e a originalidade e a criatividade voltaram a assumir um papel de excelência nesta edição.
𝐏𝐫𝐞𝐦𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬 '𝐗𝐕𝐈𝐈𝐈 𝐑𝐞𝐢𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐨 𝐓𝐫𝐚𝐣𝐞 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐨𝐠𝐚𝐜𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬'
🏆 Vencedor Júri - EB Mieiro, Travanca
🏆 Vencedor Público - EB Igreja, S. Paio de Oleiros
🎖 Menção Honrosa - Centro Social de Souto
𝐅𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐨𝐠𝐚𝐜𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬, um legado cultural que atravessa gerações!
https://www.ovarnews.pt/%f0%9d%90%85%f0%9d%90%9e%f0%9d%90%ac%f0%9d%90%ad%f0%9d%90%9a-%f0%9d%90%9d%f0%9d%90%9a%f0%9d%90%ac-%f0%9d%90%85%f0%9d%90%a8%f0%9d%90%a0%f0%9d%90%9a%f0%9d%90%9c%f0%9d%90%9e%f0%9d%90%a2%f0%9d%90%ab/
segunda-feira, janeiro 22, 2024
As baixas médicas, que até agora obrigavam à realização de uma consulta nos cuidados de saúde primários vão, a partir de 01 de março, poder ser passadas em serviços de urgência e no setor privado e social .
A alteração consta das novas regras, a serem aplicadas a partir de março, com o objetivo de dar uma resposta mais adequada aos cidadãos e desburocratizar procedimentos.
Ainda assim, há uma excepção: no caso das baixas de curta duração, estas tal como já acontece desde maio do ano passado podem ser obtidas em regime de autodeclaração, podendo ser substituídas por justificações de falta emitidas pelo portal SNS 24, pela respetiva app ou pela linha Saúde 24. Os trabalhadores podem apresentar este documento até duas vezes por ano.
Mais: Há um conjunto de doenças e de situações que passam, portanto, a ter novos limites temporais.
São alargadas de 30 para 90 dias as baixas médicas que digam respeito a patologias oncológicas, AVC's e doenças cardíacas. Situações de pós-operatório podem ser prolongadas por decisão médica para 60 dias. Já em caso de diagnóstico de tuberculose, o certificado de incapacidade temporária pode ser estendido até 180 dias.
Em situações de risco clínico durante a gravidez, a baixa pode ir até à data provável do parto.
https://www.ovarnews.pt/baixas-medicas-com-novas-regras-a-partir-de-01-de-marco/
O Movimento 2030 recomendou, em e-mail enviado ao executivo municipal, uma intervenção de alargamento da rede viária bem como a criação de espaço público.
Recomenda também que defenda junto das infraestruturas de Portugal, a construção de uma passagem inferior na zona a sul da Ponte Nova, em São João de Ovar.
No local existe uma grande concentração de super e hipermercados, estando atualmente em curso a demolição de edifícios existentes, para dar lugar à construção de mais uma superfície comercial.
O elevado tráfego automóvel já existente naquela zona, e o seu previsível aumento quando a futura superfície comercial entrar em funcionamento, fazem temer o estrangulamento da mobilidade e várias complicações de circulação, dadas as características das vias nesta zona.
Por isso, o Movimento 2030 recomenda ao executivo municipal que faça uma reflexão séria sobre esta questão, e propõe a construção de uma passagem inferior à linha férrea, ligando a Rotunda de Timor em Ovar à Rotunda da EN 109, em São João de Ovar, para aligeirar o trânsito e permitir um rápido desenvolvimento de toda aquela área comercial.
Na mesma carta, o Movimento 2030 sugere ainda a criação de um espaço público entre o Mercadona e a nova superfície comercial em construção, bem como o alargamento das futuras vias. Recomenda-se igualmente à Câmara Municipal que defenda a ideia da criação de um túnel junto da CP.
https://www.ovarnews.pt/m2030-defende-passagem-inferior-em-zona-de-hipermercados/
Os grupos de Zés P’reiras da Associação Ida e Volta, de Braga, mostraram a arte de que são feitos e quem levou os gigantones uma imponente força de braços.
Na abertura do Carnaval deste ano, alguns eram já conhecidos, outros novos e a estrear sob a mestria de José Dantas Lima e outros ainda viajaram do Minho na bagagem da referida associação.
Gigantone e cabeçudos. São também eles os reis da festa carnavalesca, construídos de forma artesanal com pasta de papel e pintados à mão em oficina que decorreu na Escola de Artes e Ofícios, no final de 2023.
Os gigantones, compostos por uma armação de ferro, chegam a ter quatro metros de altura e a pesar 30 quilos e, juntamente com os cabeçudos, dançam de forma desajeitada e castiça. Quando vêm que alguém está distraído do cortejo, baixam-se, impondo o respeito da sua altura. Há gritos e logo depois gargalhadas.
Tirando a fraca iluminação de partes do itinerário por onde passou o cortejo, a ideia foi boa e enriquecedora. Por falar em luz, o desfile das escolas de samba também sofreu com os problemas de iluminação registados em 2023, aguarda-se que fiquem resolvidos este ano.
https://www.ovarnews.pt/gigantones-e-cabecudos-foram-os-reis-da-festa/
A presença de psicólogos escolares nas escolas públicas portuguesas é uma questão que continua a suscitar preocupações.
Em 2023, o rácio de um psicólogo escolar para cada 1000 alunos na rede pública revelou-se insuficiente, ficando aquém das recomendações da National Association of School Psychologists (NASP), que recomenda um profissional para cada 500 a 700 alunos.
Esta disparidade entre a realidade portuguesa e as orientações internacionais levanta questões acerca da qualidade do apoio psicopedagógico disponibilizado no ambiente escolar devido à falta de tempo que o profissional poderá fruir para ajudar o estudante.
A falta de psicólogos escolares nas escolas públicas não é apenas uma estatística, é um obstáculo palpável que afeta diretamente a qualidade do ensino. Com uma capacidade limitada, estes profissionais encontram-se impossibilitados de oferecer o apoio necessário a alunos, professores e famílias, sendo resultado disso uma lacuna na resposta às necessidades emocionais, sociais e académicas dos estudantes.
A sobrecarga destes profissionais é evidente, uma vez que a procura por serviços psicopedagógicos está em crescimento. A natureza multifacetada do seu trabalho exige uma atenção individualizada, mas a falta de recursos humanos impede que cumpram plenamente este propósito.
Desde a avaliação de necessidades especiais até ao apoio na gestão do stress escolar, os psicólogos escolares desempenham uma função irreplicável que vai além da sala de aula convencional.
Apesar destes desafios, é vital reconhecer o papel fundamental que os psicólogos escolares desempenham na promoção do sucesso educativo e do bem-estar psicológico das crianças. O seu trabalho não se limita a questões académicas, estende-se à construção de um ambiente escolar mais inclusivo, saudável e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.
A importância de uma presença significativa de psicólogos escolares não reside apenas na resolução de problemas existentes, mas também na prevenção de futuros desafios. Ao oferecerem apoio atempadamente, podem identificar sinais precoces de dificuldades académicas, emocionais ou comportamentais. Esta intervenção precoce não apenas melhora o desempenho académico, mas também contribui para o crescimento emocional e social dos alunos.
Investir na presença de psicólogos escolares não é apenas uma decisão pragmática, como é um compromisso com o futuro das gerações vindouras. Estes profissionais capacitam os estudantes a superar obstáculos, promovem uma cultura de respeito e compreensão nas escolas e fornecem às famílias o suporte necessário para enfrentar os desafios educativos.
O futuro governo deve, portanto, ter um Ministro da Educação atento à globalidade dos recursos humanos e consequentemente considerar a ainda insuficiência de psicólogos escolares como um desafio para a legislatura. Investir nestes recursos humanos deve ser percebido como uma afirmação do compromisso governativo com a qualidade do ensino e o bem-estar dos jovens.
Diogo Fernandes Sousa
Professor do Instituto Politécnico Jean Piaget
https://www.ovarnews.pt/reforcar-os-psicologos-educacionais-por-diogo-sousa/
Tal como no jogo da primeira volta, o SC Esmoriz tornou a travar o CF União de Lamas. Isto apesar de Zé António ter adiantado os lamacenses logo no minuto inicial da partida, em contra-ataque. A resposta do conjunto da Barrinha surgiu no último quarto de hora, com Pedro Silva, autor de um belo golo, e Michel a operarem a reviravolta. Porém, ao minuto 90+4, Joãozinho, na sequência de um lance de bola parada, selou o 2-2 final.
O deslize do líder foi aproveitado pela AD Ovarense que venceu na receção ao CD Estarreja (3-0), com golos de Nakedi, Gonçalo Semedo, este de penálti, e Julián, com um bonito chapéu.
Resultados e classificação
https://www.ovarnews.pt/esmoriz-trava-lider-uniao-de-lamas-e-ovarense-aproveita/
domingo, janeiro 21, 2024
Foi há 40 anos que desfilei pela primeira vez como adulto no Carnaval de Ovar integrando o grupo "Marados" no qual tinha ingressado no final de 1983.
Na altura era muito difícil entrar para um grupo de Carnaval e para tal tinha-mos que nos juntar primeiro ao grupo de amigos, durante meses ou anos, e provar que realmente tínhamos espirito antes de sermos admitidos como "maçaricos".
Depois continuava-se a provar, ano após ano, que tinhas capacidade, habilidade, disponibilidade e, digamos, preenchíamos os requisitos definidos pelo grupo.
Até integrar-nos na plenitude era um período difícil e penoso até. Finalmente chegavamos a membros de corpo e alma e então v8m por aí fora até hoje.
Que saudades desses tempos e do grupo de amigos que realmente éramos, éramos um por todos e todos por um. Que saudades do pessoal.
Agora é tudo diferente, qualquer um facilmente é membro de um grupo e não percebe nada de Carnaval de Ovar, e nem sabe fazer nada - espirito, esse nem se fala. É só passear com os casacos do grupo, como se fossem muito importantes.
Enfim, é a evolução dos tempos e o carnaval não foge à regra.
Bom carnaval de 2024. Viva o Carnaval de Ovar.
Pedro Gomes (publicado nas redes sociais) - Ovar
https://www.ovarnews.pt/era-muito-dificil/
A Associação Desportiva e Cultural do Torrão do Lameiro, de Ovar, está a organizar um Jantar Solidário a favor das obras de remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar (BVO).
A iniciativa está marcada para o dia 27 de janeiro (sábado), às 19 horas, na sede da coletividade do Torrão do Lameiro, na Rua Diamantino Santos, número 192.
A ementa já foi reveleda e dela constam um conjunto de entradas, sopa de legumes e o prato “Carne de Porco à Portuguesa”. Para acompanhar há vinhos, sumos e água à disposição e, para terminar, sobremesas e café.
O preço por pessoa é de 15 Euros por pessoa, enquanto as crianças dos 4 aos 10 anos pagam 12.
As inscrição para o Jantar Solidário estão abertas até 23 de janeiro, terça-feira.
A reserva pode ser efetuada contactando a Associação Desportiva e Cultural do Torrão do Lameiro através do email matos.fernando@hotmail.com, do telemóvel 933 936 401 ou presencialmente na sede da coletividade.
Também pode assegurar a sua presença, contactando os Bombeiros Voluntários de Ovar, através do email secretaria@bvovar.pt, do telefone 256 572 122 ou presencialmente na secretaria do Quartel.
Se preferir, pode apoiar a Associação Humanitária de Bombeiros de Ovar nas obras de remodelação do quartel, através do NIB 0018 0003 55938229020 28.
https://www.ovarnews.pt/jantar-solidario-a-favor-dos-bombeiros-de-ovar-inscricoes-abertas/