quinta-feira, agosto 31, 2023
O ciclismo está de regresso ao concelho de Ovar com o 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc que vai para a estrada entre 2 e 10 de setembro, num total de nove dias de prova.
O percurso de mais de 1.180 quilómetros vai atravessar os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Valongo, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Esmoriz, Guimarães e Maia. No total, entre equipas profissionais portuguesas, amadoras sub-23 e três estrangeiras, serão 19 as equipas e 133 os ciclistas em competição.
A primeira etapa parte de Albergaria-a-Velha, às 14h, e tem chegada prevista a Águeda às 17h27, num total de 141,7 quilómetros.
Seguem-se uma segunda etapa com partida e chegada em Valongo, de 156,7 quilómetros, e uma terceira de contrarrelógio, em Santo Tirso, de 7,4 quilómetros.
A quarta tirada começa e termina em Vila Nova de Gaia (150,1 quilómetros), a quinta em Gondomar (130,4 quilómetros), a sexta será entre Porto e Esmoriz (137,1 quilómetros), a sétima em Guimarães (154,8) e a oitava na Maia (161,8 quilómetros).
Por fim, no dia 10 de setembro, as decisões ficam guardadas para uma etapa de 147,1 quilómetros, com início (12h) e fim (15h35) em Viana do Castelo.
https://www.ovarnews.pt/esmoriz-na-rota-do-ciclismo/
A cultura do arroz faz parte da tradição e identidade da região. Os férteis e alagadiços terrenos do Baixo Vouga Lagunar fornecem as condições ideais para o cultivo deste cereal, e os arrozais trazem encanto e vida às paisagens do concelho de Estarreja, onde esta cultura se mantém nos dias de hoje.
Desde a germinação da planta até ao bago de arroz cozinhado, há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, plantação, monda e colheita. Com a orientação de experientes produtores de arroz da região, o BioRia convida a recordar tempos idos, arregaçar as mangas e entrar nas terras férteis de Salreu e Canelas. Uma compilação de experiências únicas, da terra à degustação do bago, que lhe permitirá entender e valorizar como nunca o cultivo do arroz!
Outrora impulsionador da economia local, o cultivo do arroz ganhará novo fôlego com a inauguração do museu Fábrica da História, nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja. Este novo equipamento cultural pretende avivar a memória e as tradições associadas ao cultivo do cereal e à indústria do descasque.
Depois da sementeira e da plantação, já com a planta-do-arroz bem desenvolvida, chegou a altura de fazer a monda! Com a orientação de um produtor de arroz da região, vamos arregaçar as mangas e entrar nas terras alagadas para fazer a monda de um arrozal de Canelas! Esta ação permite controlar plantas que competem com a planta-do-arroz, potenciando assim o seu desenvolvimento e produtividade.
Este método pretende controlar espécies vegetais que competem com a planta-do-arroz e que reduzem o seu desenvolvimento e produtividade, e é por isso bastante importante no ciclo de cultivo. Uma atividade que no passado juntava dezenas de pessoas nos arrozais do Baixo Vouga Lagunar, e que permitirá a todos os participantes experienciar na primeira pessoa mais uma etapa da cultura do arroz, com orientação de um orizicultore da região.
PROVA GASTRONÓMICA 4 NOV | SÁB | 16h30 | Fábrica da História – Arroz
Nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja, onde em tempos era efetuado o descasque do arroz, e que em breve abrirá portas como espaço museográfico “Fábrica da História – Arroz”, o BioRia promove um showcooking desenvolvido por um chef convidado, e onde poderá provar os pratos tendo o arroz como protagonista, num conceito farm-to-table. Depois de acompanhar no terreno algumas das fases do ciclo do arroz - sementeira, plantação, monda e colheita - chega a tão esperada hora do público degustar o delicioso arroz do Baixo Vouga Lagunar!
https://www.ovarnews.pt/arroz-com-historia-tradicao-em-maos/
A "Caça ao Tesouro" tem suas raízes na tradição de resgatar cargas de valor, geralmente naufragadas, apoiando-se no sonho da riqueza fácil e da aventura submarina.
A décima edição da Caça ao Tesouro, evento promovido pela ARCAL - Associação Recreativa e Cultural de Água Levada, de Avanca, parte desta fórmula para proporcionar um dia de festa e convívio.
A "caça" realiza-se no dia 2 de Setembro de 2023 e é um convívio onde se poderão juntar famílias, amigos, jovens e crianças em equipas e, daí, partirem à aventura num ambiente de natureza neste local.
A ARCAL anuncia muitas novidades e surpresas nos percursos e itinerários.
https://www.ovarnews.pt/a-caca-ao-tesouro-que-vai-revelar-segredos-da-natureza/
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) aumentou para 3,7% em agosto, mais 0,6 pontos percentuais do que em julho, segundo a estimativa rápida avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 3,7% em agosto de 2023, taxa superior em 0,6 pontos percentuais à observada no mês anterior”, refere o INE.
O instituto estatístico refere que esta aceleração “é essencialmente explicada pelo aumento de preços registado nos combustíveis”.
https://www.ovarnews.pt/?p=73918
A Câmara Municipal de Ovar irá constituir um Gabinete para acompanhamento das pessoas afetadas pelo atravessamento da nova Linha de Alta Velocidade no Município de Ovar a quem prestará todo o apoio administrativo e jurídico, dentro das suas competências, que for necessário.
+ info aqui
https://www.ovarnews.pt/camara-cria-gabinete-de-apoio-aos-lesados-da-nova-linha-de-alta-velocidad/
quarta-feira, agosto 30, 2023
Os acontecimentos que servem de assunto a este texto passam-se numa cidade. Poderia ser uma qualquer cidade, com os seus problemas e com as suas virtudes. Todavia é a minha cidade.
Em si mesma esta cidade é bela. O seu centro histórico é soalheiro e calmo, transmitindo alguma serenidade e paz de espírito. Porém, não raras vezes, torna-se sombria onde o nevoeiro fresco e húmido vindo do mar cria uma espécie de cortina cinzenta intransponível. Muitas vezes, a cidade parece querer esconder-se no manto de nevoeiro, mesmo no Verão. No geral, o seu aspecto é simpático e sedutor. As casas mais antigas com as suas fachadas cobertas de azulejos atribuem uma beleza notável e inigualável, contrastando com os edifícios altos e recentes. Algumas casas apresentam um aspecto pobre. Outras… ricas e abastadas. São imensas as que estão à venda criando um cenário triste, reflexo das dificuldades quotidianas.
Os tempos são de crise.
Os passeios cobertos por pedras de basalto enaltecem o caminhar dos transeuntes. Por aqui tudo parece calmo. Algum lixo vagueia livremente pelo chão empurrado pelo vento. A este nível é uma cidade suja. A falta de civismo é notória. As ruas apresentam o contraste entre os paralelos e o alcatrão. As poucas infraestruturas “básicas” nesta pobre cidade urgem sobressair aos olhos dos cidadãos.
Os passos do concelho são um registo arquitectónico e artístico único e invulgar. Os doces regionais são deveras conhecidos e apreciados. Os jardins são belos, coloridos e cuidados.
Já os rios correm sujos e poluídos, onde patos e ratos além de carregarem as suas pestes se refrescam tomando banhos de prazer e sujidade. As aves: pombos, pardais, andorinhas e melros criam uma certa inveja, pois no seu bater de asas povoam o céu, planando numa liberdade permanente.
No que ao relevo diz respeito, esta cidade caracteriza-se basicamente pela planície; razão pela qual vários povos se fixaram desde tempos imemoriais. As suas condições naturais são de tal modo agradáveis, que parte da população ainda se faz deslocar de bicicleta ou motorizada nas suas ruas planas e esburacadas.
É, de facto, uma cidade antiga. Terra de pescadores, agricultores, artesãos, comerciantes e alguns industriais. No Verão é uma cidade praticamente deserta, em virtude de quase todos se deslocarem para o mar ou para a ria. É uma cidade comercial, mas o comércio já conheceu melhores dias.
Nos cafés, velhos e novos jogam às cartas, dominó e bilhar. Os emigrantes fazem a sua visita anual.
Nos arredores, os campos de cultivo vão dando lugar a belas e caras habitações. A floresta vai desaparecendo. A que resta e felizmente ainda é considerável, serve de cemitério para os mais variados tipos de lixos.
É uma cidade em que o poder político governa numa pesada inércia. Vão-se perdendo estruturas básicas e fundamentais para a população. Existe um hospital sem serviço de urgências e um tribunal quase sem processos. Uma estação de caminho de ferro digna de um filme do velho oeste americano.
Para quando mais inovação e progresso em prol dos jovens e menos jovens?
Sérgio Lamarão Pereira
https://www.ovarnews.pt/?p=73903
Hoje, Ovar foi surpreendido com a notícia da sua integração na ULS da Região de Aveiro, em vez, do que era lógico e mais racional, a integração na ULS Entre Douro e Vouga.
Como se já não fosse suficientemente mau, um município com mais de 55.000 habitantes permanentes e muita população flutuante, não ter um Serviço de Urgência Básico no Hospital local, nem sequer uma VMER, agora ainda é confrontado com esta decisão injusta e penalizadora para todos os habitantes do concelho de Ovar.
Em vez de ficarmos a 7 minutos do Hospital de Santa Maria da Feira, passaremos a estar a 40 minutos do Hospital de Aveiro, já para não referir o transtorno entre ir para Coimbra quando necessário. Sendo um município com algumas freguesias mais rurais e um elevado número de idosos, muitos deles sem transporte próprio, a decisão tomada é ainda mais descabida.
Bem sei que o executivo da Câmara Municipal de Ovar não esteve bem neste processo, porque inicialmente aceitou tacitamente esta opção na CIRA e, posteriormente, tentou mudar de posição, mas de forma dúbia, quem sabe para não entrar em completa contradição com a posição tomada na CIRA.
Mas não são os acordos políticos de bastidores ou as posições infelizes de autarcas que devem condicionar a decisão de um ministro, é a vontade da população que foi clara através de uma petição enviada para a Assembleia da República e de uma manifestação realizada nas ruas da cidade de Ovar, isto para além de uma moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Ovar que uniu todos os deputados municipais na defesa da integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga e de um Projecto de Resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da Républica.
Eu próprio estive presente na Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República e atesto que os Grupos Parlamentares presentes nessa reunião (PS, PSD e Chega) foram solidários com os desígnios da população de Ovar.
Escrevi ao Sr. Ministro da Saúde duas cartas com argumentação válida para não cometer esta injustiça e na esperança que ouvisse a voz do povo, mas infelizmente optou por ser mais um “coveiro” da Saúde no município de Ovar.
Conseguirá explicar que São João da Madeira que fica colado aos Hospitais de Santa Maria da Feira e a Oliveira de Azeméis, tenha um Serviço de Urgência no Hospital e Ovar, que é um concelho de maior dimensão, com mais densidade populacional e com uma grande zona costeira, não tenha qualquer Serviço de Urgência? Não conseguirá explicar, porque não há explicação possível para tão grande falta de equidade, a não ser a influência política de um ex-Ministro Sanjoanense. É muito triste que assim seja.
Perante o estado caótico do SNS e agora, tamanha falta de sensibilidade, sentido de justiça e enorme falta de respeito pelo concelho de Ovar, o Sr. Ministro da Saúde deve demitir-se!
Fernando Camelo de Almeida, Deputado Municipal em Ovar
https://www.ovarnews.pt/demita-se-sr-ministro-da-saude-por-fernando-camelo-almeida/
Como se já não fosse suficientemente mau, um município com mais de 55.000 habitantes permanentes e muita população flutuante, não ter um Serviço de Urgência Básico no Hospital local, nem sequer uma VMER, agora ainda é confrontado com esta decisão injusta e penalizadora para todos os habitantes do concelho de Ovar.
Em vez de ficarmos a 7 minutos do Hospital de Santa Maria da Feira, passaremos a estar a 40 minutos do Hospital de Aveiro, já para não referir o transtorno entre ir para Coimbra quando necessário. Sendo um município com algumas freguesias mais rurais e um elevado número de idosos, muitos deles sem transporte próprio, a decisão tomada é ainda mais descabida.
Bem sei que o executivo da Câmara Municipal de Ovar não esteve bem neste processo, porque inicialmente aceitou tacitamente esta opção na CIRA e, posteriormente, tentou mudar de posição, mas de forma dúbia, quem sabe para não entrar em completa contradição com a posição tomada na CIRA.
Mas não são os acordos políticos de bastidores ou as posições infelizes de autarcas que devem condicionar a decisão de um ministro, é a vontade da população que foi clara através de uma petição enviada para a Assembleia da República e de uma manifestação realizada nas ruas da cidade de Ovar, isto para além de uma moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Ovar que uniu todos os deputados municipais na defesa da integração de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga e de um Projecto de Resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da Républica.
Eu próprio estive presente na Comissão Parlamentar de Saúde na Assembleia da República e atesto que os Grupos Parlamentares presentes nessa reunião (PS, PSD e Chega) foram solidários com os desígnios da população de Ovar.
Escrevi ao Sr. Ministro da Saúde duas cartas com argumentação válida para não cometer esta injustiça e na esperança que ouvisse a voz do povo, mas infelizmente optou por ser mais um “coveiro” da Saúde no município de Ovar.
Conseguirá explicar que São João da Madeira que fica colado aos Hospitais de Santa Maria da Feira e a Oliveira de Azeméis, tenha um Serviço de Urgência no Hospital e Ovar, que é um concelho de maior dimensão, com mais densidade populacional e com uma grande zona costeira, não tenha qualquer Serviço de Urgência? Não conseguirá explicar, porque não há explicação possível para tão grande falta de equidade, a não ser a influência política de um ex-Ministro Sanjoanense. É muito triste que assim seja.
Perante o estado caótico do SNS e agora, tamanha falta de sensibilidade, sentido de justiça e enorme falta de respeito pelo concelho de Ovar, o Sr. Ministro da Saúde deve demitir-se!
Fernando Camelo de Almeida, Deputado Municipal em Ovar
https://www.ovarnews.pt/demita-se-sr-ministro-da-saude-por-fernando-camelo-almeida/
Gostam de aventura, certo? E porque passeios de moto há muitos, este é sem dúvida especial e envolve um vareiro radicado num concelho vizinho.
Daniel Sousa - o realizador do filme "100 Volta", de 2009, lembram-se? - está de volta com uma "empreitada": Percorrer a mítica EN2, de Chaves a Faro, aos comandos de uma scooter elétrica Yadea G5S.
A ideia surgiu através do concessionário Auto Souto Service, de Santa Maria da Feira, e irá levar o Daniel, do respetivo concessionário, de Chaves a Faro.
A partida é hoje e o Daniel pensa chegar ao destino no dia 3 de setembro.
A empresa vai acompanhar esta viagem e nós também, por isso fiquem atentos e sigam esta aventura que será certamente em silêncio e em comunhão com a natureza.
https://www.ovarnews.pt/?p=73900
O Partido Socialista de Ovar, na sequência das mais recentes notícias veiculadas sobre a referenciação de Ovar e da sua população à ULS de Aveiro, em detrimento da ULS Entre Douro e Vouga (Feira), não pode deixar de condenar esta decisão, bem como não se esquece que todos os esforços feitos pelo PS Ovar e pelos deputados do PS eleitos por Aveiro, assim como por outras forças políticas, foram sistematicamente destruídos por uma “conjugal” afinidade entre a Câmara Municipal de Ovar, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e o Ministério da Saúde, liderado pelo Ministro, Manuel Pizarro e Fernando Araújo.
É com profunda tristeza e preocupação que, em face de tão desastrosa decisão, vemos o futuro dos Cidadãos do Concelho de Ovar, em matéria de assistência e cuidados de Saúde, negro e sem a qualidade e dignidade que merecem.
Politicamente, como desde a primeira hora fizemos, demarcamo-nos do Governo e do PS Nacional nesta matéria, assim como do atual executivo municipal, por não ter tido a coragem e a vontade de afrontar com vigor o poder político central e distrital, sob a obediência a interesses desconhecidos, mas que o futuro se encarregará de esclarecer.
O PS-Ovar exige, ao Governo e ao PS - nacional, tendo em conta o modo como todo este processo foi conduzido, a demissão do Ministro da Saúde, bem como a demissão de Salvador Malheiro e Domingos Silva pela inércia na defesa do Povo Vareiro no acesso ao seu maior bem, a Saúde. Não se pode tomar decisões deste âmbito sem uma discussão pública clara e aberta, nem com posições ambíguas e distintas para a praça pública e outras para as discussões em Gabinete.
Não aceitamos a decisão do Ministério da Saúde, mas muito menos aceitamos a incapacidade e ambivalência do executivo da CMO, aceitando o inaceitável e anuindo a posições que em nada servem os interesses de Ovar.
Quanto aos nossos Autarcas em funções, lembramos que foram eleitos para defenderem o Povo e os seus mais justos interesses, não para assegurarem o seu brilho e o seu futuro.
O Partido Socialista de Ovar continuará a lutar hoje e no futuro para reverter tão prejudicial decisão para o nosso Povo. Seja contra quem for, o nosso único interesse é Ovar.
Emanuel Oliveira, presidente da concelhia do PS/Ovar
https://www.ovarnews.pt/ps-exige-demissao-do-ministro-da-saude-enquanto-executivo-do-psd-subscreve-referenciacao-de-ovar-ao-hospital-de-aveiro/
A Associação Nacional de Municípios (ANP) já está de posse do documento que vai introduzir alterações na organização da saúde.
Assim, a nova ULS dos utentes vareiros passará mesmo a ser a ULS de Aveiro, adianta o JN de hoje.
A nova reorganização da saúde está fechada pelo Ministério da Saúde e deverá entrar em vigor nobdia 1cde janeiro.
Recorde-se que a ULS de Ovar tem sido a de Entre Douro e Vouga (Hospital da Feira) mas agora passará a ter o Hospital de Aveiro como referência.
O município assinou por baixo na CIRA, a população manifestou-se na rua e então aí a autarquia mudou de posição. Tudo indica que acordou tarde.
https://www.ovarnews.pt/hospital-de-ovar-ficara-na-uls-aveiro/
terça-feira, agosto 29, 2023
O Lamelas que tinha perdido na primeira jornada em casa, foi agora vencer fora a Florgrade FC por 1-0, no Campo do Buçaquinho, em Cortagaça, .
A equipa do concelho de Castro Daire beneficiou de um autogolo de Gonçalo Nunes, aos 59 minutos, para conquistar três importantes pontos numa série que se prevê muito competitiva.
A Florgrade tem agora um ponto e ocupa o nono lugar da Série B do Campeonato de Portugal. A série tem 14 equipas descem cinco aos campeonatos distritais. Resultados e classificação.
https://www.ovarnews.pt/?p=73879
A crescente idealização da varina como figura de Lisboa, verificada no século passado, incentivou o estudo do principal grupo do qual ela dimanou, a comunidade “ovarina” da Madragoa. Desde finais do século XVIII que vagas de pescadores oriundos de territórios ribeirinhos nacionais, particularmente da região de Aveiro, protagonizaram movimentos migratórios oscilantes aportando sazonalmente nas praias de Lisboa.
A localização da freguesia de Santos-o-Velho junto ao rio e a contígua costa marítima em cujas águas abundava o pescado converteu o bairro da Madragoa num importante ponto de fixação da comunidade piscatória migrante.
Numa primeira leitura e excluindo os movimentos sazonais de inícios de Oitocentos, os naturais das ilhasatlânticas, particularmente dos Açores foram os mais numerosos, progressivamente ultrapassados pelos naturais de povoações piscatórias do norte, particularmente deEstarreja e Murtosa, que por sua vez foram cedendo terreno aos naturais de Ovar.
Esta dinâmica é comprovada num assento de casamento de 8 de Maio de 1864, data posterior à construção da linhade caminho-de-ferro e em período de pleno crescimento populacional, segundo o qual o marítimo Francisco JoséGomes Cascarejo testemunhou o casamento do fragateiro José António Moreira com Delfina Gomes do Pinho, todos naturais de S. Cristóvão de Ovar. A testemunha foi indicada como moradora, mas habitando “temporariamente na sua fragata, ancorada nesta freguesia”.
Ler mais do estudo "O Bairro da Madragoa e a comunidade “Ovarina” no século XIX", de Delminda Rijo e Fátima Aragonez.
https://www.ovarnews.pt/?p=73875
O designer de Ovar, João Miguel Rodrigues, formado - licenciatura e mestrado - na UA (Universidade de Aveiro) viu o seu trabalho reconhecido em Berlim, na Alemanha, em maio, quando foi galardoado com o prémio IF Design Award 2023, na categoria de produto, pela sua poltrona de marca “Caravelle III”.
"O que começou com uma ideia e um pequeno rabisco num dia sentado ao pé do mar, tornou-se realidade. A Caravelle III, inspirada nas velas das caravelas portuguesas nasceu depois de desilusões, "nãos" e de muitas dúvidas", recorda o jovem criador.
Os IF Design Awards são atribuídos pelo Fórum Internacional de Design desde 1954 para promover e dar a conhecer criadores de todo o mundo. A participação implicou quatro passos: a candidatura, o envio de fotos e de imagens com desenhos técnicos do produto, o envio de uma “Caravelle III” para Berlim e, depois, a participação na finalíssima do certame, onde foi distinguido.
"Não foi um caminho fácil", sustenta João Miguel Rodrigues, "mas sempre acreditei que no final as coisas iriam dar certo". Este é o "resultado de vários anos de aperfeiçoamento que resultaram numa cadeira ergonomicamente eficaz, confortável, minimal e que defende as máximas dos mestres Mies e Rams".
Este ano aconteceu a um jovem vareiro que cria, executa e comercializa poltronas e pufes. Um projeto pessoal ao qual chamou "Lusitan Furniture" e contou com a "incansável ajuda do Américo Matos, da Gongus Estofos".
A noite de entrega do prémio, na Alemanha, foi "fantástica, de troca de ideias e networking com head-designers de grandes marcas como Bosch, Siemens, Apple, Lenovo, Hyundai, entre outras".
Embora trabalhe numa empresa multinacional da área tecnológica instalada no concelho ovarense, o designer também trabalha «por conta própria desde 2012», assumindo missões para diversas marcas. O seu futuro profissional será em torno do seu design, mas assumir a Lusitan Furniture a tempo inteiro ainda não é para já.
Em 2020, criou a Lusitan Furniture, com estúdio instalado em casa, onde dedica o seu tempo livre e fins de semana para desenhar e produzir poltronas e pufes. A área do mobiliário sempre o atraiu e, além disso, é um bom nicho de negócio onde está tudo por fazer no nosso país.
O prémio recebido na capital da Alemanha proporcionou-lhe mais atenção, tendo sido notória «a aproximação de muitas empresas» ao seu conceito de design e de produto, que começa a evoluir para a utilização de "poliéster reciclado, feito de lixos retidos dos mares".
As poltronas podem rondar os 490 e os 790 euros, enquanto os dos pufes vão dos 60 a 190 euros.
https://www.ovarnews.pt/?p=73884
A edição de 2023 do Festival Literário de Ovar decorre entre 13 e 17 de setembro e contará com 68 escritores portugueses em debates e apresentações de livros, além de ilustradores, oficinas e espetáculos.
Realce ainda para 2 dias de Jornadas Literárias / Formação Creditada para Professores
👉Programa completo: https://cultura.cm-ovar.pt/.../737/festivais-literarios.aspx
https://www.ovarnews.pt/?p=73877
A Discoteca Fénix e todo o empreendimento Furadouro Internacional fez 36 anos no passado dia 7 de Agosto. 36 anos!!
Aqui se formaram muitas famílias e nasceram muitas amizades! É verdade. Foi com orgulho que levamos o nome de Ovar a muitos países. Não só pelos artistas, que por lá passaram mas também pelos nossos emigrantes. Foram tempos fantásticos.
Mas tudo tem um fim.
Não acabamos como queríamos, é um facto.
Uma desavença entre nós e o meu ex- marido. E, possivelmente, um processo judicial mal gerido.
A Fénix foi vendida, o empreendimento Furadouro Internacional foi alienado por 675 mil euros. Um preço muito abaixo do seu valor real.
Quanto a sua utilização futura, não tenho a menor ideia, mas uma coisa é certa, não se pode alterar a área de construção, devido a estar implantada em zona do POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira. Nada de habitação, portanto.
Somos de Esmoriz. Aventurámo-nos há 36 anos. Eu ainda não tinha feito 30 anos quando abrimos a Discoteca Fénix... Seguimos a aposta do nosso pai, autor e construtor do prédio principal, que comprou o terreno no tempo do Dr. Raimundo Rodrigues. Da parte da autarquia, um louvor especial ao Dr. Armando França. Também ao saudoso Padre Aníbal.
A piscina abriu só em 1993. Fomos uma grande novidade e fizemos a diferença.
OBRIGADA a todos que por lá passaram. Como colaboradores ou como clientes. Anos inesquecíveis para milhares de pessoas!
Que faz falta no Furadouro, nem se discute!
Sejam felizes.
Preciosa Mendonça
https://www.ovarnews.pt/os-36-anos-da-discoteca-fenix-por-preciosa-mendonca/
segunda-feira, agosto 28, 2023
A DECO lança a iniciativa PRÉMIO MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR que pretende distinguir as autarquias com as melhores práticas em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor.
Este Prémio procura reconhecer e distinguir os municípios portugueses pelas melhores práticas em matéria de políticas locais de proteção do consumidor, por referência a critérios essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a projetos desenvolvidos no seu território com relevo para os consumidores.
Os municípios têm competências de defesa do consumidor e, pela sua proximidade e conhecimento das necessidades dos cidadãos, assumem um papel fundamental na transição para uma sociedade de consumo mais justa, sustentável e inclusiva, sobretudo, em áreas tão fundamentais como o clima, a emergência social, a energia, a habitação e a mobilidade.
O Prémio Município Amigo do Consumidor representa, pois, um contributo da DECO para o reconhecimento do trabalho de proximidade das câmaras municipais junto dos consumidores, enquadrando-se no contexto da vasta experiência de intervenção da nossa Associação a nível local.
Categorias do Prémio:
- Clima
- Emergência Social
- Energia
- Habitação
- Mobilidade
Prémios:
Os municípios premiados na edição de 2023 receberão uma menção gráfica para divulgação digital e um troféu para exposição nas instalações da Câmara Municipal.
Para mais informações, contacte-nos através do endereço decoregioes@deco.pt ou do número 926 480 607.
https://www.ovarnews.pt/premio-municipio-amigo-do-consumidor-2023-candidaturas-abertas/
A Câmara Municipal lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação do edifício situado na Rua do Seixal, no chamado prédio das Luzes, em Ovar.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a empreitada tem o valor de cerca de 1.4 milhões de Euros e vai decorrer ao abrigo do “regime de Habitação a Custos Controlados que visa adaptar um edifício devoluto”.
Depois de reabilitado, será dotado de 13 frações: um apartamento T1, oito espaços T2 e quatro áreas T3.
A intervenção enquadra-se no âmbito da intervenção municipal na Estratégia Local de Habitação e no acordo já celebrado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), beneficiando do financiamento ao abrigo do Programa 1.º Direito, reforçado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Outros projetos de execução de edifícios destinados à habitação social localizados no concelho de Ovar dão nota da pretensão da aquisição de serviços para a construção de 30 fogos no Sargaçal, em Válega, e cinco fogos na rua Escola de Matosinhos, em Esmoriz. O mesmo anúncio faz referência à reabilitação de três fogos na rua do Bairro Social também em Esmoriz, perfazendo um total de investimento de 62 mil Euros.
https://www.ovarnews.pt/?p=73861
Augusto Pinho continua à frente dos destinos da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes.
No passado dia 9 de agosto de 2023, os sócios da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, em reunião ordinária da Assembleia Geral, elegeram os corpos diretivos para o biénio 2023/25, tendo sido reconduzido no cargo de presidente da Direção, Augusto Pinho.
A composição dos órgãos sociais para o biénio 2023/2025 da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes é a seguinte:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Manuel Oliveira Dias
1.º Secretário: Maria Lassalete Sousa Rodrigues Borges
2.º Secretário: Ana Patrícia Santos Costa
DIREÇÃO
Presidente: António Augusto Costa Pinho
Vice-Presidente: Tiago Miguel Matos Costa
1.º Secretário: Ana Patrícia Resende Soares Valente
2.º Secretário: José Manuel Couto Valente
1.º Tesoureiro: Manuel Oliveira Soares
2.º Tesoureiro: Manuel Joaquim Duarte Borges
Vogal: Bernardino Manuel Godinho Pinho
CONSELHO FISCAL
Presidente: Sérgio Manuel Costa Pinho
Secretário: Januário da Silva Tavares
Relator: Elói Barbosa Valente Pinho
https://www.ovarnews.pt/?p=73856
Boas indicações de AD Ovarense e SC Esmoriz nos jogos de preparação desde fim de semana.
Os barrinhotos foram convidados da apresentação do Infesta e deem boas indicações de que poderão fazer um campeonato mais tranquilo.
Os locais marcaram por João Rodrigues, logo aos 3 minutos e ainda no decorrer da primeira parte, o Esmoriz podia ter marcado.
O que aconteceu a meio da segunda parte, com o Esmoriz a marcar e a estabelecer o resultado final num empate a um golo e alguma justiça no placard.
Em Avanca, a Ovarense empatou, no Parque Desportivo local, com a equipa do Gafanha a duas bolas.
Mais um teste concluído com bons indicadores, com os golos vareiros a serem apontados poe Everton e Semedo.
https://www.ovarnews.pt/ad-ovarense-e-sc-esmoriz-estao-quase-prontos-para-o-arranque/
Uma mulher de 54 anos foi detida pelo crime de resistência e coação e deu uma "chapada" num agente da PSP de São João da Madeira após ter sido multada.
De acordo com a autoridade, "os polícias encontravam-se numa artéria da cidade quando foram abordados pela suspeita que, de forma hostil e agressiva, injuriou e ameaçou um dos polícias".
Em causa esteve o facto de o polícia a ter "autuado por ter cometido uma infração de trânsito". No entanto, "sem que nada o fizesse prever", a mulher "desferiu uma 'chapada' na face do polícia.
A mulher foi detida e notificada para comparecer no Tribunal Judicial de São João da Madeira para conhecimento de eventual medida de coação.
https://www.ovarnews.pt/mulher-deu-chapada-a-psp-que-a-multou/
domingo, agosto 27, 2023
Enfim. É lamentável. Sinceramente não esperava nada disto, muito menos vindo da terra e das pessoas que escolhi para viver e conviver. Uma coisa é publicamente opinar e criticar de forma construtiva decisões políticas/camarárias. Outra coisa é por outras palavras me chamar desonesto. Mas iremos por partes.
Ponto n1. “Vontade do cantor Fernando Daniel… de dar um concerto gratuito” em momento algum EU disse que o concerto seria gratuito. A imprensa, da qual sou totalmente alheio, divulgou o meu concerto como sendo gratuito. Sendo o objetivo da imprensa informar as pessoas atribuir o meu concerto como gratuito, para mim, quer dizer que o público não terá qualquer custo para assistir ao mesmo, por outras palavras, sendo de entrada gratuita. Coisa que eu frisei aquando publicidade ao concerto dias antes.
Ponto n2. “Dar um pouco do que lhe deram”. O que é que Ovar/Furadouro me deu que mais nenhum sítio me tenha dado? A oportunidade de viver aqui? Que eu saiba já lá vai o tempo em que não é preciso autorização para morar numa localidade que não é nosso berço. De resto pago como os outros e não peço borlas, por sinal, até as dou. O que me leva ao ponto n3.
Ponto n3. Onde estava o Sr Alcides e todos estes seus apoiantes que vão na sua demagogia barata e populismo (e todos os indignados acerca de eu receber pelo meu trabalho) quando em plena pandemia decidi OFERECER à cidade de ovar um concerto junto à igreja para que as pessoas fechadas em casa tivessem algum tempo de entretimento através da internet no conforto das suas casas? Além de ter EU oferecido o concerto a toda a cidade ainda paguei a todos os intervenientes para a execução do concerto, pois apesar da minha decisão de oferecer, a equipa não tem de ceder os seus serviços quando não tem qualquer ligação à cidade.
Ponto.4 Antes do meu concerto custar 24.500€ + IVA, custou 5.000€, custou 10.000€, custou 15.000€ e chegou ainda a custar 20.000€. Alguém me contratou? Não. No entanto contrataram ao longo destes 7 anos, outros artistas e bem, até a custar bem mais que eu, mas nunca vi tamanha indignação. Pergunto-me porquê.
Ponto n5. “Uma escola de música para pobres…” sempre disse e voltarei a dizer, antes pobre de carteira que pobre de espírito, que parece ser o seu caso. Mas indo ao que interessa, os meus estúdios serão um atrativo de cultura ao nosso concelho onde o objetivo principal sempre foi e sempre será o meu trabalho e colaborar com outros artistas trazendo-os a Ovar. Nestes estúdios decidi incluir uma escola de música, com uma vertente solidária. Nessa vertente solidária está só incluído ensinamento musical, lamento mas não terei espaço para instruir educação e sinceridade, isso deve vir do berço.
Ainda relativamente a este espaço, a compra do mesmo foi feita inteiramente por mim, repare-se que segundo o Alcides “estou a dar uma borla de 30.000€” no entanto será para investir no concelho de ovar. Infelizmente não consigo investir os 30.000€, pois para além de pagar impostos como todos, existe uma equipa que merece receber a sua parte e como qualquer outro, também pagam os seus impostos.
Ponto n6. Fiz perto de 40 concertos este ano, a maioria deles de entrada gratuita, concertos pagos por autarquias, com orçamento destinado para a cultura, ou comissões de festas que com esforço maior reúnem condições para os concertos acontecerem. Nestas 40 datas não vi isto acontecer em LADO ALGUM! Sinceramente é triste.
Para terminar, resta-me dizer que infelizmente a política já não serve as pessoas mas serve-se delas. Serve-se daqueles que pouco ou mal sabem interpretar, serve-se de populismo e de política barata. Serve-se daqueles que não sabem pensar por eles próprios… e assim vão-se sentando confortáveis nas suas cadeiras pessoas como o Alcides e entre outros.
Podia elevar este assunto através das minhas redes a um nível nacional, mas eu não conheço o Alcides e a maior parte dos que me seguem penso que também não e pelo que vi, não vejo grande interesse em que o conheçam e prefiro continuar a deixar a sua reputação a um nível municipal .”
Fernando Daniel
https://www.ovarnews.pt/nao-esperava-nada-disto-por-fernando-daniel/
O vereador socialista Alcides Alves criticou o valor que a Câmara Municipal de Ovar pagou pelo concerto da última sexta-feira, no Furadouro. Leia:
https://www.ovarnews.pt/ps-alcides-alves-critica-valor-pago-por-concerto-no-furadouro/
Além dos concertos musicais, os espetáculos de acrobacias aéreas, com o PRIO Air Show, atraem mu8ta gente ao Festival Dunas de São Jacinto.
Ontem foi dia de ver os "gloriosos malucos das maquinas voadoras" em acrobacias de tirar o fôlefo a qualquee um .
O certame que termina hoje conta com iniciativas ambientais, culturais, desportivas e náuticas.
https://www.ovarnews.pt/ases-pelos-ares-na-baia-de-sao-jacinto/
sexta-feira, agosto 25, 2023
A segunda edição do passeio do passeio de clássicos Mercedes-Benz da Sociedade Comercial C. Santos já tem inscrições abertas. O passeio está marcado para 23 de setembro.
A Sociedade Comercial C. Santos criou, em parceria com a Motorbest Tours e com o apoio institucional do Mercedes-Benz Club Portugal, um programa a pensar exclusivamente nos proprietários de automóveis Mercedes-Benz com mais de 30 anos. Com saída do novo showroom das instalações na Maia-Aeroporto do representante da marca, o evento propõe uma rota cénica, num dia que tem uma componente lúdica e cultural, culminando num tradicional almoço de convívio.
“O sucesso da primeira edição levou-nos a avançar para o II Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos. É para nós um privilégio poder receber tantos apaixonados por automóveis e pela Mercedes-Benz em particular. O objetivo da Sociedade Comercial C. Santos é que este evento seja mais um contributo para que a história automóvel seja preservada”, refere o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.
O percurso do II Passeio de Clássicos Soc. Com. C. Santos passará por várias estradas municipais da Área Metropolitana do Porto e da região do Tâmega e Sousa, sendo uma ligação entre passado e presente. A taxa de inscrição é de 50 euros para condutor e 40 euros para acompanhantes (as crianças dos 7 aos 12 anos pagam 25 euros e os menores de 7 anos têm acesso grátis). As inscrições podem ser feitas em: https://bit.ly/3P5rt3e.
https://www.ovarnews.pt/passeio-de-classicos-mercedes-benz-da-soc-com-c-santos-com-inscricoes-abertas/
André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira, os 3 jovens cientistas que representam Portugal na China num dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, o CASTIC - China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, acabam de ser distinguidos com o segundo lugar da competição, na categoria dos projetos internacionais (Internacional Students).
A acrescentar à medalha de prata, os cientistas portugueses foram também distinguidos com o Special Award pela Indonesian Young Scientist Association, prémio que dá acesso a um novo concurso promovido por esta instituição.
Coordenados pelo professor Carlos Oliveira, os alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, apresentaram no certame o projeto distinguido na Mostra Nacional de Ciência, organizado pela Fundação da Juventude, e que lhes garantiu o acesso a esta competição. “Larvas: Praga ou Solução?” testou a biodegradabilidade do plástico e também da esferovite usando larvas-da-farinha (tenebrio molitor) e larvas de traça-da-cera (galleria mellonella). Estas espécies – geralmente reconhecidas como pragas para cereais, para produtos armazenados ou para colmeias de abelhas – mostraram potencial para uma mais rápida degradação de poliestireno expandido e de vários tipos de plástico (sintético, reciclado e biodegradável), podendo abrir novos caminhos para lidar com estes materiais de lenta decomposição e de grande concentração no meio ambiente.
https://www.ovarnews.pt/medalha-de-prata-para-alunos-de-ovar-em-competicao-de-ciencia-na-china/
Pedro Costa, de 23 anos, está a correr ao longo da costa portuguesa para angariar fundos para o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO).
Ex-remador e licenciado em Educação Física, vai percorrer aproximadamente mil quilómetros em 13 dias.
A partida aconteceu na terça-feira, dia 22 de agosto, em Caminha e a meta deverá ser cortada a 3 de setembro em Vila Real de Santo António.
Notoriamente cansado e com dores, por causa do esforço do dia anterior, onde "bateu o asfalto" por 13 horas, arrancou às 7 horas na manhã desta quarta-feira de Vila do Conde e chegou para o merecido descanso, durante a tarde, à praia do Furadouro.
“O dia de ontem foi bastante complicado, muito calor, desidratei um bocado, apesar de ter ingerido muitos líquidos”, isso “dificultou a segunda parte que fiz quase toda a andar”, confessou o desportista, na praia vareira.
O principal objetivo de Pedro Costa é chegar ao Algarve, a Vila Real de Santo António, independentemente de que forma for, “seja a andar, a correr, ou mesmo de bicicleta, vamos reajustar e perceber como é que o meu corpo responde a isso”.
As doações podem ser feitas através do website da Running our Coast por transferência bancária, ou por crowdfunding. Questionado sobre a recetividade dos contribuidores, o jovem referiu que o primeiro dia foi muito positivo, contudo ainda não conseguiram fazer cálculos taxativos.
Ver reportagem no Porto Canal.
As restantes informações sobre o projeto, como doar ou como acompanhar em live tracker esta jornada, estão disponíveis em: https://lnkd.in/gH5tiFAf
Partilhem por favor e contribuam na medida do que vos seja possível
https://www.ovarnews.pt/?p=73821
A vareira Leonor Sousa, recentemente contratada pelo SC Braga que vai disputar a Liga Nacional de Futebol Feminino, foi convocada pelo Selecionador Carlos Sacadura para um estágio de preparação da Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub-17.
Após o estágio que decorreu em Viseu, o selecionador das Sub-17 decidiu reduzir as convocadas e chamou apenas 22 jogadoras de 7 clubes nacionais e do Nothern Tigers para um torneio de preparação com jogos a realizar no Luso e na Mealhada com as congeneres da Escócia, Polónia e Republica da Irlanda.
Os jogos;
com a Seleção da Escócia no dia 30/08 as 18h no Luso,
com a Seleção da Polónia no dia 02/09 as 18h na Mealhada,
com a Seleção da Irlanda no dia 05/09 as 11h no Luso
A seleção vai depois disputar o apuramento do Campeonato Europeu 2024 de Futebol Feminino Sub-17 a disputar na Suécia.
Os jogos vão ser transmitidos no Canal 11.
https://www.ovarnews.pt/?p=73816
O concerto é esta sexta-feira à noite, mas já estão fãs em frente ao palco.
Todos à espera de Fernando Daniel num espetáculo há muito esperado e que começa às 22 horas.
https://www.ovarnews.pt/ja-ha-fas-a-marcar-lugar-para-o-concerto-de-fernando-daniel/
Conheça mais sobre como é feita a gestão de banca no poker, como usar e como jogar poker com foco em ter uma renda mensal através do carteado!
Gestão de banca no poker
A gestão de bankroll é um aspecto fundamental para qualquer jogador de poker que deseje manter suas finanças sob controle e maximizar suas chances de sucesso a longo prazo. Aqui estão algumas orientações cruciais para uma gestão eficaz do bankroll no poker:
1) Defina um Bankroll Inicial Adequado: Determine uma quantia de dinheiro específica destinada exclusivamente ao poker. Isso deve ser um valor que você pode perder sem prejudicar sua vida financeira.
2) Estabeleça limites para as Mesas: Baseie suas escolhas de mesas e torneios nos limites do seu bankroll. Uma regra geral é não investir mais de 5% do seu bankroll em uma única
partida.
3) Evite Apostas Elevadas em Momentos de Perda: Não tente recuperar perdas apostando mais dinheiro do que o planejado. Isso pode levar a perdas ainda maiores.
4) Mantenha Registros Detalhados: Acompanhe todas as suas sessões de jogo, incluindo ganhos, perdas e outros detalhes relevantes. Isso permite que você avalie seu desempenho e faça ajustes conforme necessário.
5) Ajuste o Bankroll Conforme a Evolução: À medida que você progride e ganha confiança, ajuste seu bankroll para permitir apostas mais elevadas. No entanto, faça isso de maneira
gradual e cautelosa.
6) Evite Jogar Além das Suas Possibilidades: Não se deixe levar pelo desejo de apostar mais alto do que o seu bankroll permite. Manter-se dentro de seus limites é essencial para evitar riscos excessivos.
7) Longo Prazo é o Foco: Lembre-se de que o poker é um jogo de variações. O objetivo da
gestão de bankroll é garantir que você tenha fundos suficientes para enfrentar os altos e baixos e jogar de forma consistente a longo prazo.
Gerencie seu bankroll e suas habilidades no poker com o Gipsyteam
E se eu lhe disser que é possível dar início à sua jornada no poker com foco direcionado e excelentes
perspectivas de construir uma banca a partir do zero, sem qualquer custo?
Apresento-lhe o GipsyTeam, uma plataforma estabelecida em 2009 com o propósito de auxiliar jogadores amadores a conquistar um espaço no universo do poker como profissionais.
Antes de mergulhar nas regras do poker, é essencial compreender quais regulamentos são pertinentes, definir a orientação a seguir e assimilar como ingressar no jogo.
Por essa razão, é altamente recomendável explorar a seção "Para Iniciantes" no GipsyTeam, onde você encontrará todas as informações cruciais para dar os primeiros passos nessa trajetória em qualquer site de poker (como o partypoker).
Explore os fundamentos do poker, abordando tópicos como as regras essenciais do jogo, cálculos de
probabilidade, sequências de mãos, posições na mesa, hierarquia das cartas e muito mais.
Além disso, não deixe de conferir os artigos sobre jogadores renomados, análises de livros relevantes, biografias inspiradoras e avaliações detalhadas de salas e aplicativos de poker (como a do partypoker).
O GipsyTeam disponibiliza tudo o que você necessita para começar sua jornada sem desembolsar nenhum valor monetário. Tudo o que é exigido de você é dedicar tempo, cultivar paciência, aplicar disciplina e adotar uma postura ativa.
Dê o primeiro passo explorando as regras do poker e trilhe o caminho em direção ao universo do poker como um jogador profissional!
Acesse agora mesmo e usufrua de bônus e recompensas dos nossos parceiros (como o partypoker).
https://www.ovarnews.pt/aprenda-sobre-gestao-de-banca-no-mundo-do-poker/
A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao traçado Porto-Aveiro da futura linha de alta velocidade ferroviária até Lisboa, implicando a demolição de mais de 100 casas, segundo a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
"Ponderando os impactes negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactes positivos significativos perspetivados, emite-se decisão favorável condicionada", pode ler-se na DIA emitida, noticiada pelo jornal Público.
Com a decisão, a APA condiciona o parecer favorável à adoção de alternativas de traçado específicas, nomeadamente as alternativas de traçado 1.3 ILAB (interligação com a Linha do Norte A-B) no trecho 1 (percorre os concelhos de Oliveira do Bairro, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Oliveira de Azeméis) e a alternativa 2.4 no trecho 2 (percorre Estarreja, Oliveira de Azeméis, Ovar e Santa Maria da Feira).
Na chegada ao Porto, é imposta a alternativa 3.3 no trecho 3 (Espinho e Vila Nova de Gaia, incluindo uma variante de 14,6 quilómetros em Gaia maioritariamente em túnel) e alternativa 4.1 no trecho 4 (Vila Nova de Gaia e Porto, a única proposta, que inclui a nova ponte rodo ferroviária sobre o Douro).
As alternativas propostas seguem as sugeridas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), exceto no trecho 2, em que "a alternativa 2.4V foi considerada ambientalmente mais favorável face à menor afetação de edificado habitado, apesar de interferir com áreas afetas ao Plano de Pormenor do Parque Empresarial Ovar-Sul e à Central Solar de Acaíl, quando comparada com a alternativa 2.5V, selecionada pelo EIA".
Está prevista a implementação de um Programa de Gestão de Impactes Sociais (PGIS), que "deve definir, de acordo com os estudos elaborados e para cada situação, a medida de compensação", que quanto a habitações devem abranger o "realojamento das famílias afetadas em habitação própria, digna e semelhante à sua habitação na situação de origem, respeitando e permitindo a manutenção do seu modo de vida".
https://www.ovarnews.pt/apa-da-parecer-favoravel-condicionado-ao-troco-porto-aveiro-da-alta-velocidade/
quinta-feira, agosto 24, 2023
O Algarve, dizem, está às moscas. Depois da situação pandémica, as coisas não voltaram, de todo, àquilo que, em outrora, foram. Os prejuízos causados pelo “bicho” que nos assolou durante quase dois anos deixaram mazelas a todos, mas, talvez e em particular, àqueles que se dedicam ao turismo estrangeiro, mormente nas estâncias algarvias.
Nas últimas duas semanas, empresários e gente daquela região ligada à restauração e similares tomaram parte do tempo de antena dos noticiários para se lamuriarem, como se a razão estivesse única e exclusivamente à sua mercê. Só que não!
O Algarve está “deserto” porque os valores praticados por esta gente ultrapassam, de forma atroz, o razoável. E pasme-se: até os turistas estrangeiros, nomeadamente os britânicos, se queixam dos preços! E esse ligeiro pormenor é, por muito que lhes custe, elucidativo.
Amigos tenho que, há poucos dias, vieram do Algarve, de férias e na penúria. Dividiram a sua estadia entre hostels e, aqui e acolá, parques de campismo. Nos hostels, de modo a poupar algum, partilharam quarto com dois tipos de meia-idade de uma cidade qualquer do País de Gales.
Almoçavam no hostel ou no campismo e procuravam jantar fora deles, mas, no imediato, a ideia foi descartada: o prato mais barato que encontraram foi o famigerado bitoque, a um valor simbólico de 20 paus.
O fino numa esplanada de rua ficava a 2,5 e 3 euros. Uma pequena garrafa de água, provavelmente com pepitas de ouro invisíveis a olho nu, custava 2 euros. Iguarias que tão bem alegram o céu da boca ao comum dos portugueses, como rissóis, pataniscas ou chamuças, obrigar-me-iam, com a certeza dos prudentes, a contrair um empréstimo bancário.
Mas houve malta que, por lá, perdeu as estribeiras por completo e, neste perpétuo cardápio de excentricidades, incluiu a seguinte promoção no pequeno quadro de giz colocado estrategicamente à entrada de um snack-bar: “pastel de nata + copo de vinho do Porto = 10 euros!”.
Meros e singelos exemplos, entre tantos outros que proliferam, igualmente, em discotecas, hotéis e coisas do género.
O Algarve está às moscas porque há empresários obtusos que querem enriquecer rápida e facilmente, e tudo aquilo que seja contrário a esta grotesca máxima é, de pronto, excluído do idealismo desenfreado desta gente.
Não admira, portanto, ver esta malta a recorrer frequentemente ao queixume de quem não tem noção de facto e a derramar lágrimas de crocodilo para as câmaras e objectivas dos media. Temos pena, meus caros! Também eu gostava de muita coisa, como comer uma chamuça por um euro. Ou um bitoque sem pensar que, para tal, tenha de vender um dos rins.
Pedro Nuno Marques
https://www.ovarnews.pt/algarve-o-queixume-de-quem-mete-o-bitoque-a-20-euros-por-pedro-nuno/
O arquitecto ovarense, Nélson Resende, surge no top 25 elaborado pela plataforma editorial Archello, em artigo recente.
Nélson Resende já reagiu sem esconder alguma surpresa. "São tantos e tão bons os arquitectos portugueses que incluírem-nos aqui só pode ser simpatia".
De qualquer forma, "estou a aproveitar o momento, porque nos deixa bastante orgulhosos".
A lista apresenta "apenas" as 25 melhores empresas de arquitectura em Portugal para a revista holandesa especializada.
A perspectiva histórica, a influência cultural, os estilos e os tempos modernos, com capacidade para explorar novos materiais e os conceitos de sustentabilidade, surgem como marcas desta análise detalhada.
A ligação entre passado e presente é a linha orientadora na análise sobre os gabinetes mais influentes.
https://www.ovarnews.pt/?p=73797
O músico norte-americano Grant-Lee Phillips cancelou, esta quarta-feira, os seus concertos em Portugal e Espanha, que já estavam agendados desde a pandemia, apontando para o aumento dos custos com viagens e com as tournées musicais como o principal motivo para a decisão.
Em comunicado, partilhado pela promotora Luckyman Agency, o cantor afirmou que estava "ansioso para atuar em ambos os países desde que as datas foram anunciadas, apenas para que estas fossem adiadas várias vezes devido à pandemia e ao seu rescaldo".
"Muita coisa mudou nos últimos anos. Certos espetáculos que eram concretizáveis num contexto maior de viagem e de orçamento há dois ou mais anos, tornaram-se logisticamente difíceis para que eu os concretizasse, ao ponto de se tornarem um prejuízo. Os voos aumentaram, a equipa tornou-se mais difícil de segurar, é um tempo desafiante", justificou o músico.
Grant-Lee Phillips tinha concertos marcados para s Escola de Artes e Ofícios de Ovar, Arcos de Valdevez e Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, respetivamente.
https://www.ovarnews.pt/?p=73785
A Cafetaria do Parque Urbano de Ovar foi assaltada durante esta madrugada.
A PSP de Ovar está no local e tomou conta da ocorrência, desconhecendo-se, para já, a autoria e o valor do roubo.
https://www.ovarnews.pt/assaltada-cafetaria-do-parque-urbano/
A "Costa Summer Week" acolhe esta quinta-feira uma "velha" conhecida de outros carnavais.
Ela é Denize Machado, cantora portuense de origem luso-brasileira que, ao longo da sua trajetória artística integrou e fez participações com bandas e projetos de renome, como DR Sax, Mundo Secreto, Táxi, L.F Cool e Batucada Radical, cuja bagagem e experiência musical se faz presente no seu cantar atual.
Com um timbre inconfundível, a cantora por onde passa deixa um rastos de originalidade e sofisticação.
Atualmente, é vocalista da Orquestra Bamba Social, dedicando-se igualmente ao seu trabalho musical em nome próprio cujos ritmos e repertório passeiam pela Word Music.
Em 2020 lançou seu primeiro single “Coroa” e sua “Banda Sonora”, seu mais recente trabalho autoral, lançado em junho deste ano, trouxeram para o seu público um pouco do sabor das novidades que estão para chegar.
https://www.ovarnews.pt/?p=73770
O selecionador nacional de voleibol, João José, anunciou a lista de convocados para o campeonato da Europa de 2023, que reúne um misto de jogadores experientes com novos valores já com provas dadas.
Alexandre Ferreira, Miguel Tavares Rodrigues, Tiago Violas, Filip Cveticanin, Lourenço Martins, Ivo Casas, André Marques, Miguel Sinfrónio e José Andrade são a base da seleção que se repete em relação à edição de 2021, na qual Portugal atingiu os oitavos de final.
Em relação aos eleitos para o Europeu de 2021, em que Portugal foi orientado por Hugo Silva, saíram das opções André Lopes, Hugo Gaspar, Marco Ferreira, Gil Meireles e Felipe Martins, jogadores com muitos anos de seleção nacional.
A seleção portuguesa, integrada no Grupo D, a decorrer em Israel, parte no domingo para Telavive e inicia a sua participação na quarta-feira frente à Roménia. França (quinta-feira), Grécia (1 setembro), Israel (3 setembro) e Turquia (4 setembro) são os restantes adversários.
Em 2021, Portugal fez história ao qualificar-se para os oitavos de final do Europeu, que decorreu na Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa, em que falhou por pouco a presença nos "quartos", ao perder por 3-2 com os Países Baixos.
Portugal marca presença pela sétima vez numa fase final de um Europeu, terceira consecutiva, tendo os melhores registos acontecido nas edições, a convite, de 1948 (Itália), em que foi quarto, e 1951 (França), sétimo (com um número reduzido de equipas).Lista de 14 convocados:
- Distribuidores: Miguel Rodrigues (Aluron Warta Zawiercie, Pol) e Tiago Violas (Benfica).
- Centrais: Miguel Sinfrónio (Leixões), Filip Cveticanin (SCM Zalau, Rom), José Andrade (Esmoriz) e José Belo (Leixões).
- Zona 4: Alexandre Ferreira (Fenerbahçe, Tur), Lourenço Martins (Saint-Nazaire, Fra), André Marques (Castêlo da Maia) e André Pereira (Leixões).
- Opostos: José Pinto (Esmoriz) e Bruno Cunha (Vitória de Guimarães).
- Líberos: Ivo Casas (Benfica) e Gonçalo Sousa (Esmoriz).
https://www.ovarnews.pt/selecao-de-voleibol-leva-tres-esmorizenses-ao-europeu/
quarta-feira, agosto 23, 2023
A "Costa Summer Week" acolhe esta noite uma "velha" conhecida de outros carnavais.
Ela é Denize Machado, cantora portuense de origem luso-brasileira que, ao longo da sua trajetória artística integrou e fez participações com bandas e projetos de renome, como DR Sax, Mundo Secreto, Táxi, L.F Cool e Batucada Radical, cuja bagagem e experiência musical se faz presente no seu cantar atual.
Com um timbre inconfundível, a cantora por onde passa deixa um rastos de originalidade e sofisticação.
Atualmente, é vocalista da Orquestra Bamba Social, dedicando-se igualmente ao seu trabalho musical em nome próprio cujos ritmos e repertório passeiam pela Word Music.
Em 2020 lançou seu primeiro single “Coroa” e sua “Banda Sonora”, seu mais recente trabalho autoral, lançado em junho deste ano, trouxeram para o seu público um pouco do sabor das novidades que estão para chegar.
https://www.ovarnews.pt/?p=73770
O empreendimento "Furadouro Internacional", situado a a 50 metros do areal da praia do Furadouro, em Ovar, ao contrário do que é habitual no verão, este ano não vai abrir a piscina ao público.
Arrematado em leilão judicial por cerca de meio milhão de Euros, o empreendimento onde funcionou a discoteca "Fénix" inclui três andares de pistas de dança, restaurante grill, esplanada, parque de estacionamento e piscina com bar de apoio.
Ora, é esta valência cujas portas se mantêm fechadas para tristeza dos mais jovens, pois era alternativa para aqueles dias em que o mar (e o areal) não oferece condições para banhos oceânicos.
Desconhece-se os planos que o novo proprietário tem para o futuro do empreendimento, mas sabe-se que tem potencial para outros tipos de negócio, pelas condições das acessibildades que dipõe para todo o empreendimento.
Se for o fim da discoteca "Fénix", não deixa de ser uma referência que se perde na praia, com muitas décadas de história, festas temáticas, casamentos realizados, festas de espuma bastante concorridas e até noites de fados.
https://www.ovarnews.pt/fenix-fecha-e-nao-ha-piscina-nem-festas-da-espuma/
O "Fantástico Mundo das Sardinhas Portuguesas" é uma das 21 lojas espalhadas por Portugal que promovem a Comur, da Murtosa, fábrica de conservas de Portugal.
Fica-se imediatamente impressionado com as centenas, senão milhares, de latas que revestem as paredes vermelhas da loja. Um carrossel de latas fica na frente de uma janela e uma roda gigante na frente de outra. As latas ao longo da parede estão empilhadas em anos, com cada lata impressa com fatos do ano em questão. Outras latas contêm factos sobre a história portuguesa e personalidades históricas famosas.
Cada lata é adornada com ilustrações litografadas originais, tornando a loja tanto uma galeria de arte quanto um supermercado. Um expositor tem latas que parecem barras de ouro, cabendo ao lugar da sardinha como Ouro Português. E não são só sardinhas.
A empresa Comur nasceu em 1942, na Murtosa, Aveiro, como exportadora de enguias em conserva. Hoje a empresa produz cerca de 30 variedades, entre polvo, búzios, cavala, bacalhau defumado, espadarte, mexilhão e atum. Existe até uma opção vegetariana de hambúrguer de grão de bico e cenoura.
Um artigo de 2022 do insuspeito "New York Times" afirma que as sardinhas estão a desfrutar de um aumento de popularidade entre os jovens devido aos seus benefícios para a saúde, uma vez que contêm elevados níveis de proteína e cálcio, e níveis relativamente baixos de mercúrio. E são sustentáveis.
Foi em 2016 que abriu portas a primeira loja da marca o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, numa parceria entre a fábrica de conservas Comur e Grupo O Valor do Tempo.
Agora, sete anos depois, o projecto português salta fronteiras e instala-se em Times Square, Nova Iorque.
Neste espaço, e à semelhança do que acontece em Portugal, quem por lá passar poderá ficar a saber mais sobre a arte da pesca tradicional, as varinas que também dão o seu contributo e ainda as conservas portuguesas.
“Moveu-nos a audácia de não querer passar pela vida de uma forma morna, reconhecendo as nossas vulnerabilidades, mas confiando na nossa capacidade de sentir e agir. Queremos experienciar novas histórias e alimentar novos sonhos”, afirma, numa publicação no LinkedIn, o Grupo O Valor do Tempo.
https://www.ovarnews.pt/sardinha-portuguesa-a-conquista-da-broadway/
O :Fantástico Mundo das Sardinhas Portuguesas" é uma das 21 lojas espalhadas por Portugal que promovem a Comur, da Murtosa, fábrica de conservas de Portugal.
Fica-se imediatamente impressionado com as centenas, senão milhares, de latas que revestem as paredes vermelhas da loja. Um carrossel de latas fica na frente de uma janela e uma roda gigante na frente de outra. As latas ao longo da parede estão empilhadas em anos, com cada lata impressa com fatos do ano em questão. Outras latas contêm factos sobre a história portuguesa e personalidades históricas famosas.
Cada lata é adornada com ilustrações litografadas originais, tornando a loja tanto uma galeria de arte quanto um supermercado. Um expositor tem latas que parecem barras de ouro, cabendo ao lugar da sardinha como Ouro Português. E não são só sardinhas.
A empresa Comur nasceu em 1942, na Murtosa, Aveiro, como exportadora de enguias em conserva. Hoje a empresa produz cerca de 30 variedades, entre polvo, búzios, cavala, bacalhau defumado, espadarte, mexilhão e atum. Existe até uma opção vegetariana de hambúrguer de grão de bico e cenoura.
Um artigo de 2022 do insuspeito "New York Times" afirma que as sardinhas estão a desfrutar de um aumento de popularidade entre os jovens devido aos seus benefícios para a saúde, uma vez que contêm elevados níveis de proteína e cálcio, e níveis relativamente baixos de mercúrio. E são sustentáveis.
Foi em 2016 que abriu portas a primeira loja da marca o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, numa parceria entre a fábrica de conservas Comur e Grupo O Valor do Tempo.
Agora, sete anos depois, o projecto português salta fronteiras e instala-se em Times Square, Nova Iorque.
Neste espaço, e à semelhança do que acontece em Portugal, quem por lá passar poderá ficar a saber mais sobre a arte da pesca tradicional, as varinas que também dão o seu contributo e ainda as conservas portuguesas.
“Moveu-nos a audácia de não querer passar pela vida de uma forma morna, reconhecendo as nossas vulnerabilidades, mas confiando na nossa capacidade de sentir e agir. Queremos experienciar novas histórias e alimentar novos sonhos”, afirma, numa publicação no LinkedIn, o Grupo O Valor do Tempo.
https://www.ovarnews.pt/?p=73754
O sorteio ditou que o pontapé de saída da Ovarense no renascido formato do Campeonato Sabseg será no dia 10 de Setembro, às 11h30, em Estarreja.
Ler info in AFAtv.
https://www.ovarnews.pt/derby-com-sabor-de-outros-tempos-no-arranque/
terça-feira, agosto 22, 2023
Na rua José Falcão, anexa ao edifício da PSP, em Ovar, a Capela de São Lourenço conheceu novo episódio da ruína que dela tomou conta há vários anos, com a destruição da porta frontal.
Refira-se wue o templo se encontra à venda numa rede imobiliária, dado pertencer ao imóvel apalaçado que também está para venda há já algum tempo.
Templo privado, mandado erigir em 1745, pelo Dr. Amorim que, tendo enviuvado, se ordenou presbítero (clérigo que tem ordens de missa) e aqui deu a sua primeira missa acolitado por dois filhos congreganistas.
A capela tinha coro assente em arco de cantaria, belo púlpito e sacristia, cujo tecto ostentava a data de 1755, possivelmente o ano do fim das obras.
O altar albergava as imagens de São Lourenço, assim como as de Santa Luzia e Nossa Senhora dos Anjos.
Em 1860 foram depositados nesta capela, as ossadas de Dona Esmenia Correia de Matos Pinto e de sua filha de cinco meses, Esmenia, oriundas do Rio de Janeiro (Brasil). Dado o estado de ruína do imóvel, ambas foram transladadas para o cemitério de Ovar.
Enquanto lá viveu Leonor Amaral, professora de música, conhecida por tocar piano numa das amplas salas cujo som ecoava no centro histórico vareiro, o conjunto teve alguma manutenção. Com a sua morte, o edifício reverteu para herdeiros que, não tendo intenção de ali habitar e encontrando-se fora, pretendem vender o imóvel histórico.
É certo que se trata de património privado, mas não é por isso se pode deixar de registar a tristeza do estado a que chegou.
Depois do fragmento ou pedra que se desprendeu de uma Capela dos Passos (felizmente resolvido pela Paróquia) e do estado de ruína avançada dos Paços do Concelho de Pereira Jusã, este é outro exemplo, em pleno centro da cidade, da falta de atenção que os nossos monumentos mais identitários ostentam e que, por curiosidade, chamam muito mais atenção de quem nos visita do que dos que cá residem e com esta realidade convivem diariamente.
https://www.ovarnews.pt/?p=62536
Universidade de Aveiro (UA) participou na primeira edição da Competição Internacional “Formula Student Portugal” com um veículo a combustão e uma equipa, a “Engenius UA Formula Student”, constituída por alunos e professores de vários departamentos da UA, obtendo um sexto lugar na classificação final. A competição decorreu de 31 de julho e 6 de agosto, no Kartódromo de Castelo Branco.
O ano de 2023 marcou a participação da “Engenius UA Formula Student” na sua primeira Classe 1, a principal categoria desta competição, em que se apresenta um protótipo físico, justamente na Formula Student Portugal (FSPT). A equipa apresentou um veículo desenvolvido por estudantes de diversos cursos, sendo, assim, o primeiro carro não só para este grupo, mas também para a UA. O desenvolvimento deste protótipo físico representa “um momento histórico” para a equipa.
Apesar da “Engenius UA Formula Student” ter sido estreante na Classe1, terminou a prova em 6º lugar geral (entre 22 equipas) e conquistou o 3º lugar na apresentação do plano de negócios.
Esta equipa da UA já tinha participado diversas vezes nesta competição a nível internacional, mas na modalidade Classe 2 (eventos estáticos), em que as equipas apenas apresentam protótipos teóricos que consistem no desenvolvimento computacional do carro, desde a modelação 3D das partes necessárias, até à sua assemblagem. A equipa da UA conquistou o 1º lugar geral nesta classe, na Formula Student United Kingdom.
A “Formula Student” é a maior competição de engenharia a nível académico no mundo, com eventos dentro e fora da Europa, como Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, República Checa, Hungria, EUA, Índia, entre outros. Nestas competições os estudantes têm a possibilidade de projetar, construir, experimentar e desenvolver conhecimento prático de diversas áreas disciplinares.
A equipa “Engenius UA Formula Student”, criada por estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em 2006, tem-se focado no projeto de veículos, procurando desafiar os estudantes para o desenvolvimento de protótipos tanto teóricos como físicos de carros de Fórmula, com o intuito de participar em competições a nível nacional e internacional.
Apesar de ter sido um projeto do DEM, conta atualmente com a colaboração de outros departamentos da Universidade (Comunicação e Arte, Eletrónica, Telecomunicações e Informática e Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo), resultando, assim, numa iniciativa extracurricular e multidisciplinar.
Esta primeira edição da FSPT contou com a participação de 400 estudantes e 22 equipas de oito nacionalidades, que concorreram com 15 carros. O evento contou ainda com o trabalho de 100 membros do staff. A competição realizou-se no Kartódromo de Castelo Branco, como alternativa ao Autódromo do Estoril inicialmente planeado, que ficou inacessível nas datas previstas para o evento, de 31 de julho e 6 de agosto. A organização da competição contou com ex-membros de equipas portuguesas de Formula Student, com experiência de escrutínio ou júri de competições internacionais.
O evento foi uma experiência “extremamente enriquecedora para os 21 membros da UA que participaram nesta edição, tanto em termos de conhecimento técnico como no intercâmbio de ideias, seja com pares de outras equipas, juízes das diferentes provas ou até mesmo com a equipa responsável pelas inspeções técnicas dos vários protótipos”, afirmou José Paulino, da equipa.
A Engenius UA pretende agora alavancar o trabalho desenvolvido até ao momento e a experiência adquirida neste evento para participar em pelo menos uma competição internacional no decorrer do próximo ano.
https://www.ovarnews.pt/?p=73733
Apesar de manifesta falta de manutenção da praia da Azurreira desde que foi intervencionada pela Polis Ria de Aveiro em 2014, e de não ser uma praia vigiada, o lugar é muito frequentado, em especial no verão.
Só que as águas da ria escondem uma perigosa altura de lamas (lodo), visível na baixa-mar.
Na Capitania do Porto de Aveiro, o comandante Conceição Dias, salienta que "se dermos um passeio pela ria, verificaremos que qualquer extensão de areia, por pequena que seja, é utilizada como praia". Portanto, continua, "sinalizadas estão apenas as que estão definidas como praias e como tal, são concessionadas e possuem vigilância".
O que a Autoridade Marítima aconselha, sustenta Conceição Dias, "é que as pessoas frequentem as praias vigiadas, pois não temos recursos para instalar informação em todos os locais em que a frequência balnear pode ser perigosa".
Além disse, frisa, "se colocarmos, em determinado sítio, uma placa a dizer que os banhos não são aconselhados ou são perigosos, as pessoas vão pensar que em todos os outros sítios que não ostentam avisos pode ser seguro tomar banho".
O ideal, repeteo capitão, "é que as pessoas frequentem as praias vigiadas e, mesmo nestas, todos sabemos que as pessoas nem sempre respeitam as recomendações dos nadadores salvadores para seu próprio bem e segurança".
Dada a sua perigosidade, na Ria de Aveiro há apenas três zonas balneares consideradas como zonas de banho - Monte Branco e Bico, na Murtosa, e Oudinot, em Ílhavo - e embora as autarquias ribeirinhas insistam em criar novas zonas balneares fluviais no canal, é preciso que haja condições de segurança e isso impede muitas candidaturas de avançar.
https://www.ovarnews.pt/?p=73729
O atleta do Fastkick, Gonçalo Gomes tem motivos para sorrir e acreditar que pode ir ao Mundial de taekwondo.
O clube vareiro informou que já angariou 1.500€ e por isso, "estamos mais perto do objectivo".
"Com a vossa ajuda esperamos atingir o restante valor em falta".
Podem ajudar através dos seguintes meios:
- Transferência para o 𝐈𝐁𝐀𝐍 𝐏𝐓𝟓𝟎 𝟎𝟎𝟒𝟓 𝟑𝟐𝟐𝟎 𝟒𝟎𝟑𝟏𝟏𝟒𝟑𝟖𝟗𝟗𝟎 𝟔𝟓
- MBWAY – 𝗻º 𝟵𝟭𝟵𝟵𝟬𝟵𝟱𝟱𝟲
- Através da campanha GoFundMe – https://gofund.me/0057d913
https://www.ovarnews.pt/?p=73727
segunda-feira, agosto 21, 2023
Numa organização da Escola de Samba Costa de Prata, a “Costa Summer Week 2023” (CSW) faz a festa na Aldeia do Carnaval.
Que avance o palco para uma semana recheada de muita música e desporto que só termina no sábado. Entrada livre!
https://www.ovarnews.pt/?p=73725
A Ovarense Futebol venceu o Torneio Centenário Sport Clube Rio Tinto que decorreu no fim de semana.
No primeiro jogo, os vareiros venceram o SC Coimbrões, por 1-0.
No segundo e decisivo encontro, houve empate a um tento com o clube da casa e recorreu-se à marcação de grandes penalidades e aí venceu a Ovarense por 5-4.
O torneio comemorou os 100 anos do Sport Clube Rio Tinto e teve lugar no Estádio Cidade de Rio Tinto. Este torneio competitivo, organizado pela LGSP Sports by Lufthansa LGSP em parceria com o Sport Clube Rio Tinto, tem também como objetivo continuar a preparação das equipas para a pré-temporada.
Resultados ⬇️
@sportingclubecoimbroes 0️⃣x1️⃣ @leixoessportclub
@sportcluberiotinto 1️⃣x1️⃣ (4x5) @adovarense
https://www.ovarnews.pt/?p=73715
"Paredes de Ló". Assim se chamava a equipa de Ovar, numa alusão clara à iguaria vareira, que venceu a edição deste domingo do programa da DUC, "Salve-se Quem Puder"
Há um episódio que está a dar que falar no programa quando a equipa de Ovar e o seu capitão, o ator João Jesus, ajudaram (sem saberem bem como), um dos seus elementos a vencer a prova.
Emanuel tinha de escolher a porta correspondente à resposta certa. Assim que ouviu os colegas não hesitou e manteve uma postura digna de reconhecimento da parte do Dr.Vidal.
Divirta-se com o vídeo aqui.
https://www.ovarnews.pt/equipa-vareira-impressiona-no-salve-se-quem-puder/
domingo, agosto 20, 2023
Um homem morreu afogado, esta tarde, cerca das 16 horas, na praia da Azurreira, no canal de Ovar da Ria.
Segundo foi possível apurar, a vítima tentou atravessar a zona de lama com o objetivo de chegar a uma zona de água mais profunda.
Sucede que terá ficado atolado na lama e não conseguiu soltar-se. A maré estava a subir rapidamente, como acontece nesta zona da Ria, e o indivíduo acabou por se afogar antes da chegada do socorro.
(em atualização)
https://www.ovarnews.pt/homem-morre-afogado-na-praia-da-azurreira/
sábado, agosto 19, 2023
O cantor Pedro Abrunhosa, Irma, The Black Mamba e Mimicat compõem o cartaz musical do Festival Dunas de São Jacinto 2023, evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que vai realizar-se de 25 a 27 de agosto, neste território caracterizado por uma vasta riqueza natural.
O artista português de renome irá atuar no último dia do Festival, domingo, 27 de agosto, num concerto agendado para as 18h00 junto nas imediações da Rua Carlos Roeder, o mesmo local onde antes terão atuado Irma e The Black Mamba, na sexta-feira, 25 de agosto, e Mimicat no sábado, 26 de agosto, em concertos que terão início às 22h00. Estão ainda marcados os concertos de Ayom e de Soraia Tavares para os dois primeiros dias do evento, às 19h00, junto ao Cais da Rampa.
https://www.ovarnews.pt/the-black-mamba-no-festival-dunas-de-sao-jacinto/
A pintura que servirá de base ao cartaz da Romaria de São Paio da Torreira 2023 é da autoria do conceituado pintor murtoseiro, José de Oliveira.
Executada pelo "Pintor da Ria", a convite da Câmara Municipal, a obra espelha o espírito festivo, a grandiosidade e o colorido de uma das maiores e mais afamadas romarias nacionais.
A Romaria de São Paio da Torreira 2023 decorrerá de 6 a 10 de setembro e o programa final será tornado público em breve.
https://www.ovarnews.pt/ai-esta-ele-o-cartaz-do-s-paio-da-torreira/