quarta-feira, maio 31, 2023
A jogadora vareira Andreia Norton é uma das escolhidas pelo Seleciondor Nacional Feminino, Francisco Neto, esta terça-feira, na convocatória histórica para Portugal no próximo Mundial de futebol feminino.
"Muito orgulhosa por ir rumo ao Mundial com as "Navegadoras" que vão escrever mais uma página na nossa história no próximo verão!", comenta Andreia Norton.
Eis as escolhas:
- Guarda-redes: Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette, Sui) e Patrícia Morais (Sporting de Braga).
- Defesas: Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Joana Marchão (Parma, Ita), Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo (Benfica).
- Médios: Ana Rute (Sporting de Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Dolores Silva (Sporting de Braga), Fátima Pinto (Alavés, Esp), Francisca 'Kika' Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante, Esp).
- Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Sporting de Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo).
https://www.ovarnews.pt/vamos-fazer-historia-no-mundial-andreia-norton/
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, identificou e deteve um homem de 24 anos, pela prática dos crimes de roubo e homicídio, na forma tentada.
“Os factos que deram origem à emissão do referido mandado ocorreram na tarde do dia 28-03-2023, em complexo habitacional da cidade de Espinho”, refere um comunicado.
A PJ atuou em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Santa Maria da Feira.
O suspeito, acompanhado de outro indivíduo, abordou o ofendido e, com recurso a violência, retirou-lhe um fio em ouro. “Alertada pelo barulho, a mãe do ofendido surgiu no local para auxiliar o filho, tendo os agressores utilizado uma arma de fogo e efetuado vários disparos que atingiriam a progenitora e que, apenas por acaso, não causaram a morte”, adianta a nota de imprensa.
Notícias de Aveiro
Inicio Actualidade
Actualidade
Região
Espinho
Santa Maria da Feira
Detido suspeito de roubo e tentativa de homicídio
31 Maio, 2023
113
Polícia Judiciária.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, identificou e deteve um homem de 24 anos, pela prática dos crimes de roubo e homicídio, na forma tentada.
“Os factos que deram origem à emissão do referido mandado ocorreram na tarde do dia 28-03-2023, em complexo habitacional da cidade de Espinho”, refere um comunicado.
A PJ atuou em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público de Santa Maria da Feira.
O suspeito, acompanhado de outro indivíduo, abordou o ofendido e, com recurso a violência, retirou-lhe um fio em ouro. “Alertada pelo barulho, a mãe do ofendido surgiu no local para auxiliar o filho, tendo os agressores utilizado uma arma de fogo e efetuado vários disparos que atingiriam a progenitora e que, apenas por acaso, não causaram a morte”, adianta a nota de imprensa.
A PJ adianta que aquando da ocorrência destes factos, o arguido encontrava-se já em fuga às autoridades, uma vez que em março “violou a obrigação de permanência na habitação a que estava sujeito no âmbito de processo crime, atualmente em fase de julgamento, e no qual se encontra acusado da prática de quarto crimes de roubo agravado e de três crimes de ofensa à integridade física qualificada.”
“No decurso de diversas diligências de investigação, o arguido, que mudava frequentemente de paradeiro para evitar a detenção, foi localizado e detido na cidade do Porto”, refere ainda o comunicado.
O detido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
https://www.ovarnews.pt/detido-suspeito-de-roubo-e-tentativa-de-homicidio/
Depois de, em 2021, ter sido reconhecido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, no dia 26 de maio, o Município de Ovar viu reforçado esse estatuto ao receber a bandeira e o selo de «Município Amigo da Juventude», desta vez na Categoria de 3 Estrelas. A distinção foi atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis, no final do 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, assegurando a manutenção da autarquia na Rede de Municípios Amigos da Juventude.
Para Ruben Ferreira, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, a distinção é por um lado “um orgulho, porque resulta do reconhecimento do trabalho e empenho da autarquia em promover políticas que beneficiem os jovens” e, por outro, “um estímulo para o Município continuar a ir cada vez mais longe em matéria de Juventude”.
O autarca recordou ainda que “o Município de Ovar tem demonstrado um compromisso enorme com os jovens e tem investido, de bom grado e de forma sustentada, para garantir que eles têm melhores oportunidades para crescerem, evoluírem e desenvolverem o seu potencial”. A título de exemplo, recorda as diversas iniciativas lúdicas e de formação que o Serviço de Juventude promove ao longo do ano, inteiramente gratuitas e a ocorrerem de forma descentralizada pelo território do concelho.
Recorde-se que a bandeira e o selo de Município Amigo da Juventude são atribuídos pelo Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) aos Municípios como reconhecimento da implementação de políticas e iniciativas de sucesso que atendem às necessidades e aos interesses dos jovens. A avaliação envolveu diversos critérios, entre os quais a existência de Pelouro da Juventude e de Conselho Municipal de Juventude, medidas de apoio ao Associativismo Juvenil e rúbricas do Orçamento Municipal especificamente afetas a projetos de juventude.
No 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, a autarquia de Ovar foi uma das poucas convidadas para apresentar uma boa prática municipal, tendo o Vereador Ruben Ferreira apresentado os projetos «Workshops Jovem, Tu Decides» e «YOLO Academy».
https://www.ovarnews.pt/?p=72087
O Arraial da Barrinha, em Esmoriz, entre 22 de junho e 2 de julho, tem um programa a condizer.
O programa tem muita variedade mas do cartaz destacam-se David Fonseca e os portuenses Taxi.
O programa geral deverá ser anunciado em breve e deve incluir mais nomes do panorama musical.
https://www.ovarnews.pt/david-fonseca-e-taxi-confirmados-no-arraial-da-barrinha/
Arrancaram esta semana os teabalhos de beneficiação das fachadas e telhados da igreja Matriz de Ovar.
"Queremos devolver a dignidade a um dos mais importantes símbolos do património religioso de Ovar, a Igreja Matriz", refere o padre Victor Pacheco.
O pároco diz que esta acção de limpeza dos telhados; granitos e azulejos é 'imperativa", mas dada a "dimensão métrica do edifício, torna-se muito dispendiosa" e por isso apela ao "empenho e a participação de todos".
A Paróquia de São Cristóvão convida a todas as pessoas de boa vontade (ovarenses e não só) a participar nesta campanha de angariação de fundos que visa a salvaguarda e preservação do nosso património.
Poderá fazer o seu donativo para: Paróquia de Ovar: IBAM: PT50 0035 2056 0001 4403 4304 4 (assunto: Igreja).
Caso deseje recibo, envie o comprovativo da transferência para: paroquiadeovar@gmail.com
https://www.ovarnews.pt/obras-de-limpeza-exterior-na-igreja-matriz/
terça-feira, maio 30, 2023
O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos para a greve na CP – Comboios de Portugal na quarta-feira, de cerca de 30% nos serviços urbanos e regionais e 25% nos de longo curso.
No acórdão publicado na página do Conselho Económico e Social (CES), o Tribunal Arbitral entendeu “que devem ser fixados serviços mínimos no que respeita à circulação de comboios no período de greve, tanto nos serviços urbanos e regionais (na ordem dos 30% dos serviços programados), como nos serviços de longo curso (cerca de 25%)”. A lista com os comboios incluídos nos serviços mínimos encontra-se nesta página.
https://www.ovarnews.pt/?p=72060
A equipa do Esmoriz Ginásio Clube sagrou-se campeã nacional de cadetes femininos ao vencer a Fase Final do Campeonato Nacional – Apuramento do Campeão disputada em Esmoriz, no fim de semana.
Para erguerem o troféu, as cadetes do EGC venceram as equipas do Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA (3-0: 25-11, 25-9 e 25-15), do Lusófona VC (3-0: 25-20, 25-20 e 25-17) e, no jogo decisivo, da AJM/FC Porto por 3-0 (25-20, 25-22 e 25-23).
O Apuramento do Campeão Nacional – Fase Final do Campeonato Nacional de Cadetes Femininos, disputado por oito equipas, realizou-se nos dias 26, 27 e 28 de Maio no Pavilhão do Esmoriz Ginásio Clube, sendo organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol com o apoio do Esmoriz GC.
As Fases Finais dos escalões mais jovens são transmitidas pela Volei TV. Mais informações e fotos disponíveis em #FasesFinaisVoleibol
Resultados, classificação e informações adicionais em https://fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/fases-finais-2022-2023/
https://www.ovarnews.pt/?p=72064
A Delegação de Ovar da Cruz Vermelha informa que se encontram abertas inscrições para o seguinte curso de socorrismo:
CURSO EUROPEU DE PRIMEIROS SOCORROS
12 Horas / 10 Formandos
Inscrição individual / Valor (sub consulta)
Entidades sob consulta / isento de IVA
Dias 12, 13 e 14 de Julho
Horário 20:00h às 24:00h
Objetivo
Esta ação de formação pretende difundir conhecimentos gerais de
primeiro socorro devendo o formando no seu final ser capaz de
identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros
adequadas que visem a estabilização de uma vítima de acidente ou
doença súbita até à chegada de meios mais diferenciados.
Destinatários
Este curso é destinado à
população em geral, com idade mínima de14 anos, incluindo empresas com necessidades formativas elementares em primeiros socorros no âmbito da Saúde, Segurança e
Higiene no Trabalho.
Conteúdos programáticos
Sistema Integrado de Emergência Médica; Princípios básicos; Quatro
passos do socorrismo; Suporte Básico de Vida com desfibrilhação
automática externa, Hemorragias; Feridas; Queimaduras; lesões na
cabeça, pescoço ou dorso; lesões nos ossos, músculos ou
articulações; intoxicações; Dor precordial; Acidente Vascular
Cerebral.
Inclui
Certificado e cartão emitido aos formandos aprovados, válido por 3
anos; Manual europeu de Primeiros Socorros.
Informações
Limite de faltas de 1 hora;
Este curso não confere competência para operacional de DAE;
Utilização de vestuário confortável e calçado prático;
Apresentação do documento de identificação no primeiro dia
Para mais informações poderá contactar para os números de telefone abaixo indicados.
Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Ovar
Rua de Timor, nº 49
3880-180 Ovar
T: 256582883 (chamada para rede fixa nacional)
T: 968553085 (chamada para rede móvel nacional)
Email: dovar@cruzvermelha.org.pt
https://www.ovarnews.pt/?p=72058
Bosch, fornecedora líder global de tecnologia e serviços, terminou o ano fiscal de 2022 com vendas totais no valor de mais de 2 mil milhões de euros em Portugal, incluindo vendas de empresas não consolidadas e serviços internos a empresas parceiras, correspondendo a um crescimento de cerca de 17% por cento em relação ao ano anterior. No mercado local, a Bosch registou vendas consolidadas de 364 milhões de euros, 5,5% acima do nível de 2021. “2022 foi um ano muito positivo para a Bosch em Portugal. Superámos pela primeira vez os 2 mil milhões de euros em faturação, com todas as localizações em Portugal a evoluírem positivamente e a contribuir para a consolidação dos nossos negócios, reforçando Portugal como um dos principais países na Europa para o Grupo Bosch”, afirma Javier González Pareja, Presidente do Grupo Bosch em Portugal e Espanha.
A Bosch mantém desta forma a sua posição como um dos maiores empregadores e exportadores no país, com um nível de exportação superior a 97%, com mais de 50 países em todo o mundo a importar soluções produzidas em Aveiro, Braga e Ovar, e serviços prestados desde Lisboa para o mundo. Números que representam 1,7% do total de exportações do país, o que se reflete no impacto de quase 1% do PIB de Portugal (0,87%).
A 31 de dezembro de 2022, a empresa contava com mais de 6.500 colaboradores no país. “Temos assistido a um crescimento sustentado em Portugal. Há cinco anos estávamos nos 1,5 mil milhões de euros de faturação, e este ano registamos o melhor resultado de sempre. Este crescimento geral só é possível graças à dedicação e ao profissionalismo dos nossos colaboradores”, afirma Carlos Ribas, responsável da Bosch em Portugal.
Relativamente às perspetivas para este ano, apesar de um ambiente económico e social que continua exigente, a Bosch espera uma evolução positiva em Portugal. A empresa irá continuar a expandir as suas instalações no país, com investimento de mais de 100 milhões em infraestruturas, e a dar continuidade aos projetos de I&D desenvolvidos em parceria com as universidades portugueses nas nossas várias localizações.
Considerando os custos de Investigação e Desenvolvimento, o investimento previsto para 2023 deverá chegar a cerca de 200 milhões de euros em Portugal. “Prevemos continuar a crescer e a recrutar de forma transversal nas nossas localizações, e a reforçar o papel da Bosch como dinamizadora da economia nacional e da criação de valor e emprego no país”, reforça Carlos Ribas.
https://www.ovarnews.pt/?p=72074
Super Bock, Prio, Teka, Indra e ERT são algumas das marcas que a 31 de maio se reúnem em São João da Madeira para partilhar conhecimento sobre a forma como as pequenas e médias empresas (PME) podem aceder a grandes cadeias de valor internacionais por via da transformação digital. O evento marca o final do projeto Transtech, que, promovido pela PortusPark e TecParques, envolveu mais de 700 empresas e profissionais em diversas ações destinadas a aumentar a sua competitividade.
Cadeias de valor internacionais e respetivas oportunidades de negócio são o tema da sessão InovMeets que, no próximo dia 31 de maio, marcará o encerramento do projeto Transtech, promovido ao longo dos últimos dois anos pela PortusPark - Parques de Ciência & Tecnologia e Incubadoras da Região Norte e pela TecParques - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia. O encontro terá lugar na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, e, no mesmo espírito global de capacitação técnica visado pelo Transtech, pretende agora disseminar pelas pequenas e médias empresas (PME) e seus profissionais a experiência que grandes marcas acumularam nos seus processos de internacionalização e cooperação à escala mundial.
Hugo Coelho, presidente da TecParques, afirma que o encontro do dia 31 contará com “oradores de algumas das organizações-chave dentro de cada um dos cinco setores ou fileiras económicas em que o Transtech esteve focado”, nomeadamente cerca de 20 marcas nos domínios das Tecnologias de Informação e Comunicação, das Indústrias e Tecnologias de Produção, da Indústria Automóvel e Aeronáutica, do Agroalimentar e ainda da Energia e Descarbonização. A escolha desses setores específicos deve-se à sua “importância e representatividade na economia portuguesa” e à sua potencialidade a nível internacional.
“Propusemo-nos sensibilizar as PME para os fatores essenciais dessa etapa da sua evolução, ajudando-as a definir os requisitos que devem cumprir, os processos específicos que precisam implementar, as certificações que terão que obter e determinados preceitos sociais e ambientais que devem seguir”, acrescenta Alexandre Rios, diretor da PortusPark.
Após uma fase inicial para identificação das principais necessidades desse tecido empresarial, o foco do programa Transtech foi tornar essas empresas “mais aptas a fazerem parte das redes globais de abastecimento” e tanto Hugo Coelho como Alexandre Rios dão a missão por “bem-sucedida, com entusiasmo geral dos participantes e grande otimismo quanto ao impacto da sua incursão em novas cadeias de valor”.
Face ao conjunto do trabalho desenvolvido no Transtech, os dois responsáveis garantem, aliás, que a confiança demonstrada pelas entidades envolvidas não é excessiva: “As empresas que participaram nestas mais de 30 ações estão agora na posse de um conjunto de ferramentas que lhes possibilitarão alargar com relativa facilidade os seus canais de distribuição”.
Dicas de sucesso, boas práticas e erros também
O encontro do dia 31 vai implicar cinco encontros temáticos que, distribuídos por diferentes setores económicos, visam partilhar boas práticas no processo de afirmação internacional, indicando erros a evitar e recomendações úteis que, muitas vezes, são desconhecidas ou negligenciadas nos primeiros passos dessa evolução.
No painel dedicado às Tecnologias de Informação e Comunicação serão convidados a partilhar esse know-how os representantes de quatro marcas: a Indra, que fornece soluções de Transporte, Tráfego Aéreo e Defesa; a Tice, que é Associação para o Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica; a Neadvance, que concebe sistemas inteligentes de visão artificial para áreas como a indústria e medicina; e a Incode2030, iniciativa governamental apostada em desenvolver competências digitais a nível nacional.
O setor das Tecnologias de Produção será representado, por sua vez, pelas marcas Teka, de produtos de cozinha, e CEI by Zipor, de equipamento industrial, assim como pelo INESCTEC – Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência, e pelo Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.
molhos e piripiris.■
Os interessados em beneficiar do contacto privilegiado com essas entidades e seus especialistas podem inscrever-se no último InovMeets do programa Transtech através do site www.transtech.pt. Informações adicionais devem ser solicitadas pelo email geral@portuspark.org ou pelo telefone 229.431.690.
https://www.ovarnews.pt/?p=72068
O calendário de exames letivos contempla este ano datas que coincidem com dias de feriados municipais. Segundo notícia avançada pelo DN, a decisão do Ministério da Educação é justificada devido ao prazo estabelecido das provas e exames e invocando o regulamento que define que "as provas de aferição são de aplicação universal e obrigatória".
De acordo com a notícia, Oeiras será o primeiro município com sobreposição de calendário de exames e de feriado municipal, já a 7 de junho, data da prova de aferição de Matemática do 8º ano, mas Ovar cujo feriado se celebra a 25 de julho, também está na lista.
A 16 de junho, data da prova de aferição de Matemática do 9º ano, é também feriado municipal em Espinho e Olhão e a 20 de junho, feriado no Corvo, Açores e Ourém, e data dos exames de Geografia A e História da Cultura e das Artes.
São apenas as primeiras datas de um calendário com mais sobreposições entre junho e julho em concelhos como Vila Pouca de Aguiar, Barreiro, Condeixa-a-Nova, Pedrógão Grande, Cantanhede, Celorico de Basto, Mira, Mondim de Basto, Santiago do Cacém e Loures.
A realização de exames em dias de feriado está a levantar questões operacionais de funcionamento das escolas que os responsáveis dos agrupamentos escolares já endereçaram ao Ministério da Educação.
https://www.ovarnews.pt/alunos-vao-fazer-exames-em-dias-de-feriados-municipais-ovar-esta-na-lista/
segunda-feira, maio 29, 2023
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro deu a conhecer os vencedores do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio 2023
O evento realizou-se no Centro de Arte de Ovar no âmbito da ação da Incubadora de Empresas da região.
Este Concurso procura fomentar o empreendedorismo e a inovação nos jovens em idade escolar.
Estiveram presentes seis ideias de negócio dos municípios de Albergaria-a-Velha, Aveiro, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Em 1º lugar ficou Rosemary Bio Inseticide (Sever do Vouga); em 2º JukeSolidary (Aveiro) e em 3º Lugar Mental Force (Albergaria-a-Velha).
A equipa do Rosemary Bio Inseticide, de Sever do Vouga, composta por Catarina Carvalheira e Maria João Católico, irá representar a Região de Aveiro no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, que decorrerá em Castelo Branco no próximo dia 07 de junho.
Nesta edição do Concurso Intermunicipal da Região de Aveiro contou-se também com a presença de André Fernandes, que partilhou o seu percurso e projeto, Solo Urbano, com todos os participantes presentes.
Estes projetos foram avaliados pelo júri composto por Catarina Durão (Direção Regional do Instituto do Desporto e da Juventude), Lúcia Almeida (representante da Associação Industrial do Distrito de Aveiro), Rogério Pais (representante da CIRA) e Eva Andrade (representante da Universidade de Aveiro).
https://www.ovarnews.pt/?p=72041
O evento realizou-se no Centro de Arte de Ovar no âmbito da ação da Incubadora de Empresas da região.
Este Concurso procura fomentar o empreendedorismo e a inovação nos jovens em idade escolar.
Estiveram presentes seis ideias de negócio dos municípios de Albergaria-a-Velha, Aveiro, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Em 1º lugar ficou Rosemary Bio Inseticide (Sever do Vouga); em 2º JukeSolidary (Aveiro) e em 3º Lugar Mental Force (Albergaria-a-Velha).
A equipa do Rosemary Bio Inseticide, de Sever do Vouga, composta por Catarina Carvalheira e Maria João Católico, irá representar a Região de Aveiro no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, que decorrerá em Castelo Branco no próximo dia 07 de junho.
Nesta edição do Concurso Intermunicipal da Região de Aveiro contou-se também com a presença de André Fernandes, que partilhou o seu percurso e projeto, Solo Urbano, com todos os participantes presentes.
Estes projetos foram avaliados pelo júri composto por Catarina Durão (Direção Regional do Instituto do Desporto e da Juventude), Lúcia Almeida (representante da Associação Industrial do Distrito de Aveiro), Rogério Pais (representante da CIRA) e Eva Andrade (representante da Universidade de Aveiro).
https://www.ovarnews.pt/?p=72041
Pelo falecimento de Manuel Duarte da Silva, que contava com 84 anos, natural de Ovar, residente na Habitovar e militante do PCP, desde a primeira década do novo milénio, o partido enviou uma nota de homenagem:
"Reformado, trabalhou 50 anos como operário eletricista, ocupando cargos de chefia durante longos períodos.
Oriundo do povo, e trabalhador, assumiu desde sempre uma profunda ligação e um enorme sentido de pertença às massas trabalhadoras, às suas raízes e à cultura da sua terra, com particular incidência na música.
Manuel Duarte da Silva, na sua ação política destacou-se enquanto eleito pelo PCP na Assembleia de Freguesia de Ovar nos mandatos de 2005 – 2009 e 2009 – 2013, tendo sido também eleito para a Assembleia da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira entre 2013 e 2017, tomando sobre si a firme defesa do Poder Local Democrático e dos Valores de Abril, combatendo as políticas de direita que, a título de exemplo, são responsáveis pela agressão às freguesias, as quais são o garante da plena democracia e da mais elementar representação dos interesses e aspirações das populações.
Mais ainda, Manuel Duarte, foi dirigente associativo, foi sócio fundador de duas associações, dirigente sindical desde 1990 e integrou a direção da
organização dos reformados da CGTP-IN.
Sempre comprometido com a sociedade, integrou a Banda Filarmónica Ovarense desde a década de 60 do século passado, inicialmente enquanto músico, mas mais tarde, fruto do seu empenho e confiança conquistada aos seus pares, tornou-se seu quadro dirigente, reunindo extensos louvores pela grande elevação, carácter e dedicação com que assumiu estas funções, cumprindo-as até ao seu derradeiro fio de vida. Na presente data ocupava os cargos de Presidente do Conselho Fiscal e Diretor Honorário da ducentenária Banda Filarmónica Ovarense.
Mas a sua experiência associativa não se esgota na Banda Filarmónica Ovarense, pois também esteve envolvido com a Troupe de Reis JOC/LOC, o Grupo Coral do Orfeão de Ovar, Grupo “Gente Madura” e a Escola de Música Novos Sons, vivências partilhadas com conterrâneos das mais variadas gerações.
Expressando o luto do coletivo comunista, o PCP apresenta a toda a família, amigos e camaradas próximos do Manuel Duarte, os mais sinceros votos de solidariedade e pesar pelo seu falecimento.
Ovar, 25 de maio de 2023
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP"
https://www.ovarnews.pt/?p=72037
Em Ovar, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a recuperar a defesa frontal aderente muito danificada por sucessivos invernos. Há inclusivamente duas grande crateras nas defesas a sul da praia que constituem perigo de derrocada onde o Município proibiu a circulação pedonal.
Neste momento, as máquinas deverão procurar trazer mais areias para a praia central de modo a que a época estival se processe com a normalidade possível.
Promessa sempre adiada, o presidente da Câmara da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, informou recente Assembleia Municipal, que o Município continua a acreditar na solução dos quebra-mares destacados e mentém-se disponível para pagar a parte do investimento que lhe compete. As últimas informações do Ministério do Ambiente referente que o estudo dessa obra de engenharia pesada se encontra em análise no LNEC.
Este ano, a época balnear, na generalidade das praias do centro de Portugal, decorrerá de 10 de junho a 17 de setembro.
https://www.ovarnews.pt/?p=72025
Neste momento, as máquinas deverão procurar trazer mais areias para a praia central de modo a que a época estival se processe com a normalidade possível.
Promessa sempre adiada, o presidente da Câmara da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, informou recente Assembleia Municipal, que o Município continua a acreditar na solução dos quebra-mares destacados e mentém-se disponível para pagar a parte do investimento que lhe compete. As últimas informações do Ministério do Ambiente referente que o estudo dessa obra de engenharia pesada se encontra em análise no LNEC.
Este ano, a época balnear, na generalidade das praias do centro de Portugal, decorrerá de 10 de junho a 17 de setembro.
https://www.ovarnews.pt/?p=72025
Duas pessoas ficaram feridas, esta manhã de segunda-feira, na sequência de uma colisão entre dois carros, em Ovar. As vítima foram assistidas no local e não foi necessário serem transportadas para uma unidade hospitalar.
O alerta foi dado, por volta das 11h00, para os bombeiros de Esmoriz, para um acidente rodoviário, na rua das Saibreiras, em Maceda, Esmoriz.
https://www.ovarnews.pt/maceda-colisao-de-ligeiros-faz-dois-feridos/
Anualmente milhares de voluntários em países costeiros da Europa realizam
caminhadas à beira-mar, fora da época balnear, para observar e registar informações
ambientais sobre o litoral.
Atentos aos sinais de poluição, à biodiversidade, e à evolução da morfologia da zona
costeira, os participantes deste projecto europeu aliam o são convívio com o meio natural à
observação e registo de indicadores que permitem ter o conhecimento dos riscos e ameaças
ao ecossistema marinho.
Em Ovar, os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis monitorizam, todos os anos,
sob a coordenação de Sisandra Sousa, o troço de 5 km entre a Praia do Furadouro e a Praia do
Torrão do Lameiro, em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar.
No passado dia 21 de Maio, cerca de 30 pessoas associaram-se a esta campanha de
monitorização, registando a quantidade e a qualidade de resíduos presentes no areal, sendo
os associados à pesca e as embalagens de plástico os tipos de lixo mais abundantes.
Simultaneamente, pudemos verificar o recuo da linha de costa, monitorizando a erosão destas
praias, e, ainda, identificar diferentes espécies de seres vivos (ou seus vestígios) que
constituem o rico ecossistema costeiro.
Ao mesmo tempo, esta iniciativa contribuiu para sensibilização ambiental da
população de Ovar, incentivando à sua participação em acções de voluntariado para a
preservação do ambiente.
O “Coastwatch” é promovido a nível nacional pelo Grupo de Estudos de Ordenamento
do Território e do Ambiente (GEOTA), desde 1989, tendo a edição deste ano o tema
“Oceanos, que futuro?”.
https://www.ovarnews.pt/?p=72022
domingo, maio 28, 2023
A Florgrade FC é a 𝙂𝙍𝘼𝙉𝘿𝙀 𝘾𝘼𝙈𝙋𝙀Ã do Campeonato SABSEG.
O 𝙜𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 𝙫𝙚𝙣𝙘𝙚𝙙𝙤𝙧, foi decidido apenas no último jogo, com a equipa do concelho de Ovar a carimbar a promoção com o triunfo por 3-1 em Águeda, na derradeira jornada da fase de apuramento de campeão do principal escalão do futebol aveirense.
Em Lobão, a equipa da casa bateu a AD Ovarense por 1-0, graças ao golo de Everton, perto do minuto 90. Os lobonenses jogaram largos minutos em inferioridade numérica, pela expulsão do guarda-redes Carvalheira, perto do intervalo.
A Florgrade FC sagra-se campeão do Campeonato SABSEG, sucedendo ao SC Beira-Mar na lista de vencedores da prova, e garante a promoção ao Campeonato de Portugal.
https://www.ovarnews.pt/florgrade-fc-conquista-campeonato-sabseg/
sábado, maio 27, 2023
A petição “Ovar: Urgências para Aveiro Não!”, que pretende travar a referenciação dos munícipes vareiros para a futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro, obteve apoio "unânime" dos deputados do PS, PSD e Chega.
Essa posição foi assumida pelos três partidos que esta quinta-feira compareceram à audição parlamentar da comissão da saúde, face aos argumentos do abaixo-assinado dinamizado pela estrutura cívica e política Movimento 2030. Com mais de 1.800 subscritores, a petição opõe-se à intenção do Governo de referenciar os utentes de Ovar para Aveiro e apela a que a população permaneça na área de influência da anunciada ULS de Santa Maria da Feira, em cujo Hospital São Sebastião a comunidade já vem sendo tratada há décadas.
O fundador do Movimento 2030 e primeiro subscritor da petição, Henrique Araújo, recordou todos os argumentos contra a mudança para Aveiro, apontando como o principal a maior distância envolvida, com o que isso acarreta de custos, dificuldades de transporte e demora no acesso a cuidados urgentes.
Esse responsável acrescentou que, na preferência pela Feira, pesa também a população móvel de Ovar, já que, embora com apenas cerca de 55.000 habitantes residentes, o concelho “tem particularidades que multiplicam muito” essa população, dada a flutuação de pessoas que diariamente acedem ao territórios para acesso a densas zonas industriais, vários quilómetros de praias, áreas florestais com parques e passadiços, e eventos como o Carnaval de Ovar, que é o segundo maior do distrito.
O deputado do PS, Hugo Oliveira, mostrou-se favorável à pretensão dos peticionários, justificando-a com aspetos como a própria atividade dos hospitais em causa, já que na unidade de Aveiro os utentes de Ovar só representam 0,5% da produção cirúrgica total, enquanto na da Feira constituem 15% das cirurgias.
Esse parlamentar admitiu concordar com o princípio da liberdade de escolha que o Governo defende no acesso a serviços de saúde, mas realçou: a referenciação formal a uma ULS ou outra “tem que ser pensada porque implica a afetação de recursos logo à partida”.
Carla Madeira, do PSD, lamentou que o grupo parlamentar do PS não tenha tido a mesma postura quando o governo socialista “fechou a urgência do hospital de Ovar e encerrou a unidade de saúde de Maceda e Arada”. A deputada espera agora que quem “colocou em marcha a maior operação de sempre de esvaziamento de serviços de saúde em Ovar possa ter um rebate de consciência e reverter esta decisão” da prevista referenciação dos utentes vareiros para a ULS de Aveiro.
Pedro Frazão, do Chega, também se mostrou favorável a que Ovar continue sobre a alçada clínica da Feira e, pedindo mais detalhes sobre o plano de negócios relativo à ULS de Aveiro, criticou o facto de o Governo admitir a integração dos utentes vareiros nessa nova estrutura, mas não incluir nos respetivos estudos e negociações nenhum representante das estruturas de saúde locais.
Como eleitos da Assembleia Municipal de Ovar, também intervieram na audição parlamentar Arnaldo Oliveira, do Movimento 2030, e Pedro Camelo Almeida, eleito pelo CDS-PP, mas agora desvinculado do partido. Ambos alertaram para o facto de, embora a decisão pela ULS de Aveiro ou pela ULS da Feira ainda não estar formalmente tomada, os serviços telefónicos do 112 e da Linha SNS 24 já estarem a encaminhar utentes para Aveiro.
https://www.ovarnews.pt/ps-psd-e-chega-apoiam-peticao-pela-integracao-de-ovar-na-uls-da-feira/
Um homem foi detido, esta semana, por crime de ofensa à integridade física qualificada.
Durante uma fiscalização rodoviária, no passado dia 23, foi detido, um homem, de 73 anos, que ao aperceber-se do sinal de paragem dos polícias, colocou-se em fuga, vindo a ser intercetado já perto da sua residência.
Enquanto o suspeito estava a ser fiscalizado, tornou-se violento, agredindo um dos polícias, ao mesmo tempo que o injuriou.
O suspeito foi detido e notificado para comparecer no Tribunal para conhecimento de eventuais medidas de coação.
https://www.ovarnews.pt/septuagenario-agrediu-e-injuriou-a-policia/
Ovar vai acolher uma das duas sessões de esclarecimento decorrentes do processo de Licenciamento Único de Ambiente do projeto Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa Fase 1: Troço Porto / Soure, Lote A – Troço Aveiro (Oiã) / Porto (Campanhã) – AIA 3610, sujeito ao procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental.
A documentação para consulta encontra-se disponível durante 30 dias úteis, de 5 de Maio a 16 de junho de 2023, no Portal Participa, podendo todas as observações e sugestões ser apresentadas diretamente no referido Portal.
Neste contexto, a Agência Portuguesa do Ambiente realiza duas Sessões de Esclarecimento para serem prestadas informações e esclarecidas dúvidas sobre o projeto em avaliação.
As sessões serão públicas, mas sujeitas a inscrição prévia em plataforma eletrónica acedida a partir do portal participa.pt.
• OVAR – 5 de Junho, das 17h30 às 20h30, no Auditório do Centro de Arte de Ovar - Inscrição aqui
• PORTO - 6 de Junho, das 17h30 às 20h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett - Inscrição aqui
https://www.ovarnews.pt/72006-2/
sexta-feira, maio 26, 2023
A Comissão Política Concelhia do PS Ovar, em articulação com o PS Cortegaça, organiza a Tertúlia subordinada ao tema “Cortegaça: Onde vivemos, em que trabalhamos e que futuro desejamos? ”
O debate realiza-se hoje, dia 26 de maio, pelas 21 horas, na Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho.
A conversa propõe-se refletir "ativamente sobre o futuro que desejamos para Ovar e, neste caso, especificamente para Cortegaça, visando que as políticas territoriais a implementar sejam alinhadas com uma estratégia de sustentabilidade ambiental, económica e social, a longo prazo".
Ao longo da tertúlia serão abordados diversos temas, como a criação de condições de fixação e atração de população, passando pela qualidade do emprego gerado e pelo impacto social e demográfico das medidas a implementar.
https://www.ovarnews.pt/?p=72002
O Grupo de Carnaval - OS VISCONDES, de Salreu, após muitos pedidos de miúdos e graúdos, vai inaugurar o Baloiço de Salreu, com uma divertida ‘Sunset no Kanal’.
Trata-se de evento recheado de animação, boa música, DJ´s, comida e bebida, que terá lugar amanhã, dia 27 de Maio, sábado, no Pavilhão da Associação Cultural de Salreu, pelas 17h00.
https://www.ovarnews.pt/?p=71977
Murtosa junta-se aos restantes concelhos e localidades aderentes da região Centro já confirmados – neste caso, em particular, do distrito de Aveiro - para acolher a iniciativa “Todos por Todos”.
A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais deste Núcleo e visa contribuir para a promoção da Educação para a Saúde e de um estilo de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços de apoio ao doente oncológico e familiares promovidos pela LPCC.NRC.
Assim, o lema “Todos Por Todos” promovido pelo voluntariado comunitário da LPCC, a decorrer em toda a região Centro, chega à Murtosa, realizando-se a caminhada solidária no dia 3 de junho, com concentração prevista, pelas 9h00, na Bestida.
As inscrições para a caminhada comunitária podem ser feitas junto do GVC deste concelho, sendo que todos os participantes inscritos terão direito a uma t-shirt alusiva à iniciativa. A ação conta com o apoio do Município da Murtosa.
https://www.ovarnews.pt/?p=71986
E-Redes substitui cablagens da iluminação pública do Furadouro
A E-Redes (EDP) está a tratar da resolução do problema da falta de iluminação na Marginal da Praia do Furadouro, nomeadamente na Av. dos Bombeiros Voluntários do Porto, que se faz sentir de forma mais acentuada no período de Verão.
A E-Redes, em parceria com o Município de Ovar, está a realizar uma obra de beneficiação da rede de iluminação pública na marginal da praia do Furadouro.
A intervenção em causa consiste na remodelação da rede subterrânea de alimentação às colunas de iluminação pública, "a qual vai dotar os locais a intervencionar de novos circuitos, possibilitando uma otimização das cargas afetas à rede de iluminação pública", informa a empresa.
O objetivo desta intervenção, diz a empresa, visa melhorar a Qualidade de Serviço da rede de iluminação pública na marginal do Furadouro, em linha com outras intervenções efetuadas no passado, tais como a substituição das colunas de iluminação pública por novos equipamentos.”
Antes que o tempo estival chegue e voltem a surgir os problemas reclamados há vários anos, a E-Redes arrancou com a mudança completa das cablagens subterrâneas dos passeios da avenida.
Há cerca de dois anos, o diagnóstico do problema eram as colunas de iluminação cuja substituição não resolveu o problema.
A responsabilidade dos trabalhos está cometida à E-Redes que agora substitui os cabos e as ligações velhas por novas esperando assim resolver o problema da iluminação da Praia que está a desesperar os comerciantes do Furadouro.
https://www.ovarnews.pt/urgente-furadouro-clama-por-iluminacao-por-lilian-gago/
https://www.ovarnews.pt/e-redes-substitui-cablagens-da-iluminacao-publica-do-furadouro/
A Associação de Futebol de Aveiro decidiu abrir um processo disciplinar para apurar as circunstâncias que levaram à interrupção do jogo entre Ovarense e Lamas na penúltima jornada da fase de subida da Elite Distrital.
No Estádio Marques da Silva, o jogo terminou antes de intervalo devido a agressão ao guarda-redes do Lamas por parte de um adepto.
Na altura da interrupção, a formação de Ovar vencia por 1-0 e o Lamas recusou o regresso ao jogo por considerar que não estavam reunidas condições de segurança para a conclusão da partida.
O encontro tinha policiamento reforçado pela PSP mas o o União de Lamas já veio dizer, em comunicado, que o sentimento de adeptis e jogadores era de insegurança, denunciando agressões e apedrejamentos.
Aliás, a direcção do Lamas critica o planeamento da PSP e anunciou que vai pedir apuramento de responsabilidades ao comando distrital.
“Parece-nos óbvio que o planeamento de segurança do evento desportivo foi inapropriado, seja porque o número de efetivos da força policial presente no local não era o adequado para o evento ou então porque o planeamento da operação de segurança foi inadequado”.
Os jogos da última jornada estão marcados para domingo às 17h com a Florgrade quase a festejar a subida aos nacionais caso vença em Águeda.
Quatro pontos separam os dois primeiros mas o imblróglio do jogo de Ovar pode lançar alguma confusão nas contas finais dependendo do que for decidido pela Associação de Futebol de Aveiro.
https://www.ovarnews.pt/afa-abre-processo-disciplinar-a-lamas-e-ovarense/
A PSP de Ovar deteve, anteontem, pelas 15h15, em Ovar, dando cumprimento a um Mandado de Detenção, emanado pelo Tribunal Judicial de Aveiro, um homem, de 43 anos, no âmbito de um processo de violência doméstica, que se encontrava a decorrer desde o mês de abril, do corrente ano, por suspeita de agressão contra a sua ex-companheira de 40 anos de idade.
Após ter sido presente ao Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, para 1.º interrogatório, pelos crimes de Violência Doméstica e de Dano, o indivíduo ficou sob a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
https://www.ovarnews.pt/?p=71979
O SL Benfica mostrou-se implacável na deslocação ao reduto da Ovarense GAVEX, no terceiro jogo desta meia-final da Liga Betclic Masculina, e venceu por 115-44.
Foi um rolo compressor, o que a Ovarense enfrentou, com apenas Cândido Sá (7pts, 7res, 1rb, 2dl) remou contra a maré.
A destacar ainda, apesar da derrota, o grande apoio demonstrado pelos adeptos da Ovarense, à sua equipa, até ao soar da buzina.
O Benfica tem outros orçamentos, outro "banco" e este público sabe-o bem! A Ovarense intrometeu-se entre as quatro melhores equipas da época, tentou mas não deu mais.
O público vareiro é dos poucos em Portugal que conhece a modalidade e reconheceu, com Portugal a ver, o esforço da sua equipa e dos seus jogadores.
O público vareiro, que tantas vezes empurrou a equipa para a vitória, hoje, deu os parabéns aos vencedores e despediu-se dos seus com uma ovação de pé nos últimos minutos do encontro. Foi bonito. Foi uma lição!
https://www.ovarnews.pt/derrota-pesada-e-coracao-leve/
quinta-feira, maio 25, 2023
Decorre até dia 16 de junho, o processo de consulta pública do procedimento de avaliação de impacte ambiental do processo de Licenciamento Único de Ambiente do projeto de Alta Velocidade – Fase 1: Troço Porto / Soure, Lote A – Troço Aveiro (Oiã) / Porto (Campanhã)” – AIA 3610. Mesmo sem a colaboração da entidade promotora do projeto, Câmara Municipal de Estarreja e Juntas de Freguesia unem-se para prestar apoio aos Munícipes no esclarecimento de dúvidas e na participação nesta fase crucial em que são auscultados todos os interessados.
Da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), como entidade promotora do projeto e coordenadora, o projeto em avaliação é parte integrante da Nova Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa.
No território concelhio, as soluções propostas consistem em dois corredores alternativos (solução A e solução B), a nascente e a poente da A1, e em variantes da conjugação das soluções agora em fase de estudo. De um modo geral, a Solução A posiciona-se a nascente e a Solução B a poente, seguindo ambas na proximidade do corredor da A1 (a Solução B sempre a poente a autoestrada e a Solução A ora a poente ora a nascente, cruzando por três vezes a autoestrada).
O lote A – Troço Aveiro (Oiã) – Porto (Campanhã) desta fase 1 atravessa o concelho de Estarreja, nomeadamente as freguesias de Canelas/ Fermelã, Salreu, Beduído/ Veiros e Avanca, prevendo para Canelas uma ligação à Linha do Norte que garante o serviço de alta velocidade na Estação de Aveiro, e qualquer um dos traçados, seja a poente ou a nascente, implica impactes negativos significativos para o território estarrejense.
Os serviços técnicos municipais estão a analisar os documentos em consulta pública, para emissão de parecer técnico ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Estudo Prévio das soluções/traçados alternativos, no território concelhio, que sustente e apoie qualquer posição que venha a ser tomada no âmbito do processo de consulta pública, por todos os interessados.
Sessões de informação nas freguesias
De forma a promover o cabal esclarecimento da população sobre o assunto, a Assembleia Municipal de Estarreja solicitou a presença da IP numa sessão agendada para 31 de março, com o objetivo de apresentar o projeto da linha ferroviária de Alta Velocidade, tendo a IP respondido que não tinha disponibilidade para participar.
Perdendo-se uma oportunidade que seria fundamental para esclarecer as dúvidas e preocupações que neste momento assolam os cidadãos, as autarquias – Câmara Municipal e Juntas de Freguesia – decidiram promover sessões de informação, mesmo sem a presença da entidade promotora do projeto, que se realizarão nos seguintes dias e locais, com início às 21h:
24 de maio - Sede da União de Freguesias de Canelas e Fermelã (Rua Direita, Canelas)
25 de maio - Edifício da antiga Escola da Srª do Monte, Salreu
30 de maio - Sede da União de Freguesias de Beduído e Veiros (Rua de São Tiago, Estarreja)
31 de maio - Sede da Junta de Freguesia de Avanca (Largo da Igreja, Avanca)
Apoio técnico nos serviços municipais
A Câmara Municipal de Estarreja já está a prestar apoio técnico aos Munícipes nesta fase de participação pública e a partir desta semana irá afetar em exclusivo para este efeito um técnico do Setor de Planeamento Urbanístico e Mobilidade, que fará atendimento às quartas-feiras, das 9h às 12h, no edifício da Divisão Urbanística e Territorial (antigo posto da GNR), sob marcação prévia.
Sublinhe-se que estas ações têm como base os documentos que são públicos e disponibilizados no site da APA durante esta fase de consulta pública.
Consulta pública até dia 16 de junho
O período de consulta pública decorre por um período de 30 dias úteis, que teve início a 5 de maio e termina a 16 de junho de 2023. A documentação encontra-se disponível no Portal Participa (http://participa.pt/). No âmbito do processo de Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito, desde que relacionadas, especificamente, com o projeto em avaliação. Essas exposições deverão ser dirigidas ao Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, até à data do termo da Consulta Pública, podendo para o efeito ser usado o referido portal, participa.pt
https://www.ovarnews.pt/?p=71968
O alerta para o fogo surgiu cerca das 15.30 horas e neste momento estão envolvidos no combate às chamas estão envolvidos cerca de 70 elementos de uma dezena de corporações do distrito de Aveiro, apoiados por 16 viaturas e dois meios aéreos (chegaram a ser três).
Segundo a mesma fonte, não há povoações em perigo, mas chegou a interromper-se a linha do norte.
Estado: Em Curso
👨🚒Operacionais: 68
🚒 Meios Terrestres: 18
✈ Meios Aéreos: 2
https://www.ovarnews.pt/fogo-florestal-em-arada-combatido-por-meios-aereos/
Um 'drone’ que combate incêndios com uma mangueira de um autotanque foi apresentado pela empresa 'Jacinto', mas os coordenadores do projeto admitem que o protótipo ainda terá um caminho a percorrer até se tornar viável.
O projeto, denominado SAP (sistema de agulheta portante), arrancou em 2019, com financiamento europeu, e agregou num consórcio três empresas e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra.
O 'drone’ carrega uma mangueira ligada a um autotanque, com o próprio jato de água a contribuir para a aeronave manter-se no ar, e permite realizar o combate às chamas “à distância”, através de comando de um operador, ou até assegurar o rescaldo numa área predefinida e, nesse caso, fazê-lo de “forma autónoma”, de forma a poupar os bombeiros, que, nessa fase, “estão mais cansados”, explicou o sócio-gerente da Jacinto, durante a apresentação do SAP, que decorreu nas instalações da ADAI.
No entanto, ao longo do projeto, a equipa considerou que o ‘drone’, com algumas limitações em contexto rural, face ao declive e à vegetação, poderá ter uma maior aplicação em incêndios urbanos, nomeadamente no combate em prédios ou em infraestruturas industriais, salientou.
Nesse sentido, Jacinto Oliveira considerou que ainda há um caminho a percorrer até tornar o projeto viável, nomeadamente na adaptação da agulheta para um contexto de incêndios urbanos.
É preciso desenvolver uma agulheta horizontal . Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita”, esclareceu.
Segundo o responsável, o sistema poderá ser vendido, quando validado, por 25 a 30 mil euros.
Salientou igualmente que o valor poderia ser “esmagado” caso houvesse uma industrialização do produto.
Também o investigador sénior da ADAI, Carlos Viegas, admitiu algumas limitações do projeto e considerou que “há um longo caminho a percorrer".
Apesar disso, foi já possível avançar com processo internacional de patente para dois sistemas desenvolvidos para este drone, que, ao contrário, de outros protótipos, é mais leve e menos complexo de operar.
“É uma prova de conceito e vai levar trabalho para ser um produto que possa ser comercializado, mas já foi feito um caminho importante nesse sentido”, salientou Carlos Viegas.
https://www.ovarnews.pt/?p=71959
O projeto, denominado SAP (sistema de agulheta portante), arrancou em 2019, com financiamento europeu, e agregou num consórcio três empresas e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Universidade de Coimbra.
O 'drone’ carrega uma mangueira ligada a um autotanque, com o próprio jato de água a contribuir para a aeronave manter-se no ar, e permite realizar o combate às chamas “à distância”, através de comando de um operador, ou até assegurar o rescaldo numa área predefinida e, nesse caso, fazê-lo de “forma autónoma”, de forma a poupar os bombeiros, que, nessa fase, “estão mais cansados”, explicou o sócio-gerente da Jacinto, durante a apresentação do SAP, que decorreu nas instalações da ADAI.
No entanto, ao longo do projeto, a equipa considerou que o ‘drone’, com algumas limitações em contexto rural, face ao declive e à vegetação, poderá ter uma maior aplicação em incêndios urbanos, nomeadamente no combate em prédios ou em infraestruturas industriais, salientou.
Nesse sentido, Jacinto Oliveira considerou que ainda há um caminho a percorrer até tornar o projeto viável, nomeadamente na adaptação da agulheta para um contexto de incêndios urbanos.
É preciso desenvolver uma agulheta horizontal . Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita”, esclareceu.
Segundo o responsável, o sistema poderá ser vendido, quando validado, por 25 a 30 mil euros.
Salientou igualmente que o valor poderia ser “esmagado” caso houvesse uma industrialização do produto.
Também o investigador sénior da ADAI, Carlos Viegas, admitiu algumas limitações do projeto e considerou que “há um longo caminho a percorrer".
Apesar disso, foi já possível avançar com processo internacional de patente para dois sistemas desenvolvidos para este drone, que, ao contrário, de outros protótipos, é mais leve e menos complexo de operar.
“É uma prova de conceito e vai levar trabalho para ser um produto que possa ser comercializado, mas já foi feito um caminho importante nesse sentido”, salientou Carlos Viegas.
https://www.ovarnews.pt/?p=71959
O embate desta quinta-feira entre Ovarense e Benfica será o nono da temporada entre estas duas equipas, com vantagem “encarnada” (oito triunfos), mas importa não esquecer que a turma vareira ganhou ao Benfica nas meias-finais da Taça Betclic Hugo dos Santos;
Este é um “clássico” do basquetebol português, numa reedição de várias finais do Campeonato Nacional, e que reúne o Benfica, clube com mais ligas conquistadas (28), à Ovarense, cinco vezes campeã nacional.
O Benfica é o atual campeão nacional, enquanto a Ovarense, na época passada, não alcançou os playoffs.
📺 Ovarense Basquetebol e Sport Lisboa e Benfica jogam às 19h, com transmissão na RTP2 e na FPBtv.
O emblema vareiro está obrigado a ganhar para que os "encarnados" não garantam já um lugar na final da Liga Betclic Masculina.
https://www.ovarnews.pt/?p=71965
Fernando Daniel apresenta ‘Casa’: “É para todos aqueles que encontram na música a saída para os problemas”, referiu.
"Acabou de sair uma das minhas canções preferidas do álbum 𝐕.𝐇.𝐒. É para todos aqueles que encontram na música a saída para os problemas“, começou por escrever Fernando Daniel, na legenda da publicação feita no Instagram.
“Espero que se sintam em ‘Casa’ a ouvi-lo. Já disponível em todas as plataformas!“, anunciou ainda.
https://youtu.be/Ww9EBEVYhF4
https://www.ovarnews.pt/casa-e-para-todos-aqueles-que-encontram-na-musica-a-saida-para-os-problemas/
quarta-feira, maio 24, 2023
O Esmoriz Ginásio Clube sagrou-se campeão nacional de juvenis masculinos ao superar, pela margem mínima (3-2: 16-25, 25-23, 19-25, 25-17 e 15-9), a Associação Académica de Espinho no jogo decisivo da Final 8 de Apuramento do Campeão Nacional de Juvenis Masculinos, disputada no Pavilhão do Esmoriz GC.
Para erguerem o troféu, os jogadores do EGC venceram, sucessivamente, o Sporting Clube de Espinho (3-1: 25-19, 25-21, 23-25 e 25-18), a Associação dos Antigos Alunos (3-0: 25-20, 25-10 e 25-10) e a Associação Académica de Espinho (3-2: 16-25, 25-23, 19-25, 25-17 e 15-9).
A Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos, disputada por oito equipas, foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol com o apoio do Esmoriz GC.
As Fases Finais dos escalões mais jovens são transmitidas pela Volei TV.
Resultados, classificação e informações adicionais em https://fpvoleibol.pt/fpv/competicoes/fases-finais-2022-2023/
https://www.ovarnews.pt/?p=71951
Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz completaram 92 anos com duas aquisições para o parque de viaturas: uma viatura de socorro e uma nova mota de água para salvamento aquático (ambas benzidas pelo Padre Manuel Mendes), um drone, equipamentos de segurança, um gerador e a inauguração de uma moderna sala de convívio.
O programa teve muitos e altos momentos, com destaque ainda para o desfile apeado (Fanfarra e Corpo Activo dos BVE) e motorizado (frota) pelas ruas da cidade.
O momento foi marcado pela recepção às entidades, pela promoção de recrutas a bombeiros, pelas condecorações em parada e pela presença de uma multidão nas imediações.
O comandante Jacinto Oliveira congratulou-se com a entrada ao serviço de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), financiada pelo Estado central e pelo município de Ovar.
https://www.ovarnews.pt/?p=71948
Renato Dias, o jovem que se encontrava desaparecido em Pardilhó, Estarreja, desde o passado dia 9 de Maio, morreu em Espanha.
Segundo uma infoormação prestada pelas autoridades espanholas, o homem, de 25 anos, terá sofrido uma queda de um prédio na sequência da qual sofreu ferimentos considerados muito graves.
Ricardo Dias foi socorrido mas entrou em coma e não resistiu à gravidade dos ferimentos. O jovem acabou por falecer, ao que tudo indica, no dia 15 de maio.
Renato Dias não tinha documentos de identificação. Depois de uma investigação das autoridades espanholas, a vítima foi identificada como sendo Renato Dias.
https://www.ovarnews.pt/jovem-desaparecido-em-pardilho-morreu-em-espanha/
terça-feira, maio 23, 2023
A 19ª Caminhada do Coração Solidário, organizada pelo Centro Comunitário de Esmoriz rstá marcada para o próximo dia 28 de Maio, a partir das 9h.
A atividade iniciará com a realização gratuita de rastreios pela Delegação de Ovar da Cruz Vermelha. Às 9h, e após os exercícios de aquecimento, arranca a Caminhada do Coração Solidário.
Esta caminhada, que vai na sua 19ª edição, tem como objetivo envolver toda a comunidade em atividades promotoras de saúde e bem-estar, bem como sensibilizar para a campanha de angariação de bens alimentares e de higiene.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e poderá ser realizada no site institucional do Centro Comunitário de Esmoriz (www.ccesmoriz.pt) ou na própria instituição.
https://www.ovarnews.pt/?p=71892
O último domingo foi dia da ACRR TRIATLO rumar ao norte do país, mais concretamente a Vila do Conde.
Ali estava aprazada o Duatlo Cross, prova pontuável para o Desafio Norte de Triatlo.
A ACRR fez-se representar nesta prova em solos com Marco Leite, Rui Oliveira e Carlos Leite e também em duplas com Márcio Oliveira e com o convidado José Oliveira (pai dos gémeos Oliveira).
Alinharam à partida 110 duatletas numa prova que ficou marcada pela dureza do seu traçado no segmento de BTT, quer em termos técnicos quer na altimetria.
As distâncias foram de 5km na corrida, 20km no BTT e finalizou com 2,5km novamente de corrida.
Na prova de solos, Marco Leite completou a distância em 1:48:54 terminando em 39º lugar na geral e no 15º no grupo de idade 40-44.
No mesmo escalão, Rui Oliveira chegou à linha de meta com 2:12:30 em 57º na geral e em 17º.
Com 78 anos e no escalão M60, Carlos Leite realizou mais uma excelente prova, nesta que marcou o seu regresso à competição após uma prolongada paragem por questões de saúde, fechando o pódio no seu escalão em 3.º lugar com um tempo de 2:36:01.
No mesmo dia, na início da tarde, realizou-se o Duatlo Jovem em Vila do Conde e a ACRR fez-se representar pelo seu atleta mais jovem, Afonso Leite, numa prova onde estiveram presentes 90 jovens triatletas de diferentes clubes do norte do país.
No seu escalão de infantis masculinos, Afonso realizou uma excelente prova num percurso com 800m de corrida, 2400mt de BTT e 400mt de corrida, completando a distância em 0:15:23 e no 8º lugar!
O Afonso está de parabéns por uma vez mais ter feito uma boa prova mas acima de tudo porque tirou prazer da mesma!
O treinador da ACRR, Marco Leite, diz-se :extremamente orgulhoso com esta representação" porque mesmo com "um clube com poucos atletas, estiveram representados dos 8 aos 78 anos e muito mais do que os resultados que foram bons, fica o excelente ambiente que se vive entre todos e que faz com que cada prova seja especial!"
https://www.ovarnews.pt/?p=71894
A Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar e a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira vão promover a 13.ª edição da Festinfância – Festa do Teatro para a Infância.
De 27 de Maio a 7 de Junho, vão ser 16 as representações agendadas para as crianças das escolas básicas da União das Freguesias de Ovar (UFO) e para o público mais jovem.
A UFO garante que "continua a apostar nas propostas culturais para a infância e juventude, oferecendo estes espetáculos, nesta que é uma grande festa do teatro, aos mais pequenos".
https://www.ovarnews.pt/?p=71866
O adepto que no domingo saltou das bancadas para invadir o relvado em que se disputava o Jogo Ovarense-U. de Lamas, envergando uma camisola do clube da casa, viu o juiz aplicar-lhe a medida de coacção menos gravosa, ou seja, termo de identidade e residência..
O adepto fora detido pelas autoridades presentes nas bancadas do estádio Marques da Silva, em Ovar, depois de entrar no campo para pontapear o guarda-redes da equipa visitante.
O juiz do tribunal de Ovar considerou que o homem não tem antecedentes e foi a primeira vez que peotagonizou senelhante acto.
O processo baixou a inquérito para apuramento de dados suplementares.
https://www.ovarnews.pt/juis-aplicou-medida-menos-gravosa/
A poucos dias de sair o seu muito aguardado novo álbum, “V.H.S Vol. 1”, Fernando Daniel antecipa este lançamento com uma atuação inovadora a partir da Cúpula da Altice Arena, onde apresenta, em primeira mão, cinco novas canções do próximo disco. Esta atuação arrojada antecipa ainda o concerto e a estreia em nome próprio de Fernando Daniel na Altice Arena, a 14 de outubro.
A atuação vai poder ser acompanhada em direto nas redes do artista – Facebook, Instagram e TikTok – e tem início marcado para as 20h30, da próxima quarta-feira, 24.
Logo após o fim da atuação, pelas 21h, Fernando Daniel disponibilizará o audio e o videoclipe do seu novo single “Casa”.
Casa” é uma canção escrita por Fernando Daniel em parceria com João Direitinho e Guilherme Alface (ambos membros dos ÁTOA), que nos fala da vontade de Fernando Daniel regressar àquela que será sempre a sua “Casa”: a música. Uma canção que Fernando já descreveu como sendo “uma das músicas mais especiais do meu próximo disco. É capaz de ser a música preferida…”
“V.H.S Vol. 1” é o álbum que assinala o muito aguardado regresso aos discos de Fernando Daniel, sucedendo-se aos muito populares “Salto”, de 2018, e “Presente”, de 2020. Ambos atingiram o #1 do top de vendas nacional e acumulam até ao momento mais de 420 milhões de streams nas plataformas digitais.
“V.H.S Vol. 1” reflete a imagem e o conceito estético de fortes influências retro que Fernando Daniel tem vindo a revelar nos últimos meses.
Deste novo álbum já são conhecidos os singles “Metade”, uma balada com a colaboração especial da jovem Beatriz Rosário; e “Prometo”, um autêntico hino à paternidade/maternidade. Ambos os singles acumulam mais de 10 milhões de streams acumulados nas plataformas.
https://www.ovarnews.pt/?p=71921
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da Oliveirinha (APEO), levou a cabo no passado dia 14 de Maio uma acção de limpeza da Praia do Furadouro.
A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e dos Bombeiros Voluntários de Ovar, teve a participação de cerca de 70 pessoas, entre alunos e seus familiares. O evento tinha como principal objectivo a sensibilização ambiental dos mais novos e a consciencialização da importância de manter a praia limpa e ao sair da mesma poder trazer boas recordações.
Entre plástico, vidro e madeira tratada, foram recolhidos vários quilos de lixo que tiveram o devido encaminhamento por parte da Autarquia.
A alegria estampada na cara dos participantes e o empenho empregue, demonstrou o sucesso da acção, que terminou em alegre confraternização num piquenique.
https://www.ovarnews.pt/escola-da-oliveirinha-em-accao-de-limpeza-na-praia-do-furadouro/
segunda-feira, maio 22, 2023
A Câmara Municipal de Ovar adjudicou à "RYB - Raise Your Business" a elaboração de projetos de arquitetura e especialidades da Requalificação da Escola Básica António Dias Simões (EB 2,3).
Por um valor de 19.691 euros, a empresa fica responsável pela execução, no prazo de 120 dias, do projecto de arquitectura, acessibilidades e arranjos exteriores, projectos de execução de arquitectura e especialidades, incluindo projectos de licenciamento e respetivos pareceres favoráveis.
O estabelecimento de ensino, com o 5.º e 6.º anos de escolaridade, foi recentemente intervencionado ao nível da cantina e cozinha, mas, segundo a autarquia, precisa de uma intervenção de restauro (foi construída nos anos 1970), que se deve estender ao recreio.
https://www.ovarnews.pt/?p=71897
Um novo modelo para o Carnaval de Ovar (Parte V)
No cenário atual, onde a busca por desenvolvimento económico e a preservação das tradições culturais muitas vezes parecem impossíveis de conciliar e caminhar em direções opostas, um estudo realizado por Tiago Matos Vital traz uma perspectiva animadora.
Através de uma observação minuciosa e inserido no estudo do desenvolvimento económico através do mercado de eventos, Vital explorou o potencial das tradições regionais e festas locais enquanto veículo de crescimento sem que se perca a sua essência.
Há largas dezenas de anos que estes eventos tradicionais desempenham um papel central na construção da identidade cultural de comunidades em todo o mundo.
No entanto, à medida que o ambiente sócio-económico se transforma rapidamente, muitos desses eventos enfrentam o desafio de se adaptar para se manterem relevantes e sustentáveis.
A pesquisa de Tiago Matos Vital, baseada em observações cuidadosas e uma análise aprofundada, revela que tradições regionais e festas locais podem tornar-se um verdadeiro motor de crescimento económico.
Ao preservar a essência cultural desses eventos, eles podem atrair turistas, investidores e impulsionar o desenvolvimento económico local de forma sustentável.
O estudo de Vital enfoca exemplos específicos, como o carnaval de Ovar, onde o formato de pensamento de negócio e a produção do evento foram renovados para maximizar o seu impacto económico sem comprometer a autenticidade e a identidade cultural da celebração.
Ao apresentar esse trabalho, Tiago Matos Vital oferece 'insights' para governantes, gestores culturais e empresários, demonstrando como as tradições regionais e festas locais podem ser transformadas num veículo de crescimento económico promissor. Esta abordagem representa um ponto de encontro entre o desenvolvimento económico e a preservação cultural, permitindo que comunidades encontrem um equilíbrio saudável entre as duas esferas.
Nos próximas publicações, exploraremos em detalhes as descobertas de Vital; este estudo convida-nos a repensar a maneira como encaramos o desenvolvimento económico, abrindo caminho para uma nova abordagem que valoriza e preserva as raízes culturais enquanto impulsiona o progresso.
Fiquem atentos aos próximos 'posts' e descubram como as tradições regionais e festas locais se podem tornar num catalisador poderoso para o crescimento económico, sem perder sua essência.
(Artigo inclui parte I, II, III e IV)
Continua.
https://www.ovarnews.pt/um-novo-modelo-para-o-carnaval-de-ovar-v/