domingo, abril 30, 2023
Um homem, de 53 anos, morreu, este sábado, na sequência de uma violenta colisão entre a moto em que seguia e uma carrinha, em Esmoriz.
O motociclista sofreu ferimentos graves e foi levado em estado considerado crítico para o hospital de Gaia, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
O alerta foi dado, cerca das 16h, para os bombeiros de Esmoriz, para um acidente rodoviário, na rua Alexandre Sá Pinto, em Gondesende.
A equipa da viatura médica de emergência e reanimação e a GNR de Esmoriz também foram mobilizadas.
O condutor da carrinha terá acusado uma taxa crime de alcoolemia e foi detido pela GNR de Esmoriz.
https://www.ovarnews.pt/motociclista-de-53-anos-morre-em-acidente/
sábado, abril 29, 2023
Embora 'Olhar Indiscreto', a série brasileira no qual é uma das estrelas já tenha estreado na Netflix há mais de dois meses, Ângelo Rodrigues, que continua no Brasil, deu mais uma entrevista sobre as cenas sensuais que teve que fazer.
O actor que, um dia, foi um menino que frequentou a escola em Esmoriz, voltou a falar sobre as cenas ousadas que protagonizou em ‘Olhar Indiscreto’ e confessou que ficou com receio das gravações devido às cicatrizes com que ficou na perna.
Numa entrevista que deu à Men SCH, Ângelo Rodrigues confessou que quando soube que ia fazer cenas ousadas em ‘Olhar Indiscreto’ ficou com receio.
"Fiquei reticente pelas mazelas que as cirurgias deixaram no meu corpo”, começou por desabafar.
“Fiquei com uma cicatriz extensa na perna e o meu receio era que a caracterização não consegui disfarçá-la”.
O ator reforçou que hoje vê a vida de forma diferente. “Foi preciso que me tirassem a vida uma vez para viver a segunda com outro olhar- Só que desta vez, com um olhar diferente – um olhar indiscreto, talvez”, rematou.
Em 2019, Ângelo Rodrigues sofreu uma infeção grave causada por a uma injeção mal aplicada de testosterona que quase lhe custou a vida. A perna acabou por ficar bastante afetada a ponto de ser ter submetido a 13 cirurgias, para recuperar não só o andar, como a parte estética da perna.
https://www.ovarnews.pt/?p=71401
"O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar tem ao serviço enfermeiras pagas a recibo verde, situação que na maior parte dos casos já dura há quatro anos" acusou o Sindepor.
A estrutura diz que a situação configura o que habitualmente se designa como “falsos recibos verdes”, uma vez que trabalhando nas mesmas condições que os outros colegas e não sendo colaboradoras pontuais, deveriam beneficiar de um vínculo duradouro à instituição.
Esta "é uma das situações mais graves" que o Sindepor encontrou numa recente visita ao Hospital de Ovar e que levou a pedir uma reunião com caráter de urgência ao conselho de administração para tentar ultrapassar este e outros problemas que foram relatados.
Além das "colegas a recibo verde há também enfermeiras que começaram a trabalhar na instituição através dos chamados “contratos covid” e ainda hoje têm vínculos precários".
Outro dos problemas prende-se com o atraso na notificação dos pontos a que as enfermeiras e os enfermeiros têm direito devido à aplicação do Decreto Lei 80-B/2022. O sindicato relata que foi o próprio Governo a estabelecer como prazo de pagamento o final do ano passado.
No entanto, lamenta, "quatro meses depois, num hospital de pequena dimensão, há enfermeiras e enfermeiros que ainda desconhecem a quantidade de pontos a que têm direito! Há também enfermeiras que temem que não lhes sejam contados anos em que trabalhavam para o Hospital de Ovar, mas eram pagas através de uma empresa externa".
Neste caso, a enfermeira diretora, Mariana Fragateiro, comprometeu-se a tentar diligenciar no sentido de as colegas serem notificadas dos pontos a que têm direito o mais depressa possível.
https://www.ovarnews.pt/?p=71395
Um singular "Laço Humano" encerrou, esta sexta-feira, o mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
A formação do laço azul humano, na Praça da República, numa iniciativa da CPCJ de Ovar, contou com a participação de crianças da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e da Fundação Válega.
Estiveram também presentes vários elementos da CPCJ de Ovar e do executivo da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva.
Mas a CPCJ esteve particularmente neste mês de abril, tendo organizado, no dia 23, uma caminhada em tons de azul para marcar a Prevencão dos Maus Tratos na Infância.
Cerca de 250 pessoas de todas as idades que quiseram reforçar o lema da campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - "Serei o que me deres...que seja amor".
A vereadora do pelouro da Ação Social e Saúde do Município de Ovar, Ana Cunha, também esteve presente na partida e depois participou na caminhada.
De uma forma simbólica, foi colocado um laço azul na fachada das instalações da CPCJ de Ovar, dando o exemplo para o sugerido a todos os estabelecimentos do concelho que elaboraram os seus próprios laços e os colocassem em lical visível durante este mês.
Ainda neste mês, o Dia Mundial da Consciêncialização do Autismo, tal como definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, comemorado no dia 2 de abril no Agrupamento de Escolas de Ovar onde funciona uma turma onde será pintado um mural alusivo à efeméride.
https://www.ovarnews.pt/?p=71390
sexta-feira, abril 28, 2023
O Bloco X é um dos convidados da festa do 39. aniversário da Charanguinha que se realiza no Mercado Municipal.
O Bloco X reúne todos o sambistas de toda Europa para tocarem juntos, oferecendo a oportunidade a ritmistas de alto nivel para se encontrarem e tocarem uma batucada juntos.
O Bloco X tem sambistas dos seguintes países: Alemanha, Inglaterra, França, Holanda, Polônia, Áustria, Suécia, Espanha, Hungria, Itália, Sérvia, etc., e o seu repertório inclui sambas actuais do Rio de Janeiro, sambas antigos e os seus próprios sambas.
https://www.ovarnews.pt/?p=71385
De 01 a 10 de maio de 2023 vai decorrer a fase de votação do Orçamento Participativo (O.P.) Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ovar que visa dar aos jovens do concelho o poder para decidirem o destino de 10.000€ (dez mil euros) do Orçamento Municipal.
“Esta é a 2ª fase do projeto”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar. “Na 1ª fase, os jovens apresentaram as suas ideias e agora é tempo de todos votarem nas que consideram melhores”.
Segundo o autarca, pode votar no OP Jovem “qualquer jovem entre os 18 e os 35 anos, que esteja recenseado no Município de Ovar”, sendo obrigatório “votar em 3 ideias”.
Passaram à fase de votação seis ideias, de vários âmbitos, entre as quais:
a «requalificação da praia do areinho»;
a «pintura e reabilitação do Largo da Capela da Penha, em Esmoriz»;
uma «academia de programação»;
um «evento pedagógico e inclusivo de e-sports»;
o projeto «Ovar sem Beatas»;
e ainda um projeto intitulado «compostagem comunitária».
A votação é gratuita e pode ser efetuada na plataforma do OP Jovem de Ovar (https://opjovem.cm-ovar.pt/) ou por SMS.
Segundo o autarca, pode votar no OP Jovem “qualquer jovem entre os 18 e os 35 anos, que esteja recenseado no Município de Ovar”, sendo obrigatório “votar em 3 ideias”.
Passaram à fase de votação seis ideias, de vários âmbitos, entre as quais:
- a «requalificação da praia do areinho»;
- a «pintura e reabilitação do Largo da Capela da Penha, em Esmoriz»;
- uma «academia de programação»;
- um «evento pedagógico e inclusivo de e-sports»;
- o projeto «Ovar sem Beatas»;
- e ainda um projeto intitulado «compostagem comunitária».
A votação é gratuita e pode ser efetuada na plataforma do OP Jovem de Ovar (https://opjovem.cm-ovar.pt/) ou por SMS.
- 123412349 19980531 ACEITO
Os resultados definitivos do Orçamento Participativo Jovem serão conhecidos no final de maio.
https://www.ovarnews.pt/?p=71388
O Tico é um simpático cãozinho valeguense, com 13 anos, que por um infortúnio perdeu a mobilidade dos membros anteriores.
Os donos não se conformaram com a sorte do seu patudo e entregaram-no em Setúbal aos cuidados de quem sabe.
A Dog Locomotion é uma empresa especializada neste tipo de casos e confirma que o Tico "chegou-nos vindo de Válega, Ovar'.
Objetivo: "Testar a sua nova máquina contrabalançada".
Com uma patologia do foro neurológico, segundo os seus cuidadores, "inconclusiva", será que ia correr bem?
A verdade "é que o nosso rapaz, perdeu a mobilidade dos membros posteriores, deixando-o extremamente triste, quase deprimido, por não poder fazer os passeios que tanto gostava".
Mas esses dias sombrios ficaram para trás.
Pelo que pudemos observar, com o seu novo bólide de características especiais e calçado antiderrapante, o Tiquinho voltou de novo a ser como era: feliz e curioso.
Foi ouro sobre azul (a condizer com o colete)!
Com os donos igualmente felizes, o desejamos-te "bons passeios amiguinho, que se Deus quiser, ainda terás muitas léguas para palmilhar!"
A Dog Locomotion trata de Animais de Estimação, com lesões ao nível dos membros posteriores e anteriores, provocadas por patologias indutoras de paresia ou paralisia, no seguimento de acidentes, discopatias, mielopatia degenerativa. Também trata casos de artrose ou displasia coxo-femoral, malformações congénitas ou amputações, mono ou bilaterais, permitindo também através da sua utilização, promover de um modo eficaz a sua recuperação, como complemento.
https://www.ovarnews.pt/?p=71278
Do inicialmente previsto, apenas se realizou um terço da obra de desassoreamento da Barrinha de Esmoriz.
Espera-se agora por um Programa 'Polis Ria de Aveiro 2' para se continuar com a obra. O presidente Salvador Malheiro deu a entender que pode o correspondente concurso público estará a ser ultimado para avançar.
O Governo já deu sinais de querer ir ao encontro do desejo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para dar nova vida à Polis Litoral Ria de Aveiro, sociedade pública participada pelos municípios criada em 2009 que se encontra em fase de liquidação.
A versão preliminar da chamada ‘Operação Polis 2’ foi partilhada pelo conselho de administração da empresa no mês passado pelos municípios para apreciação. Este será, certamente, um dos temas a acompanhar.
https://www.ovarnews.pt/?p=71373
quinta-feira, abril 27, 2023
Depois do Areinho, na Ria, o concelho vareiro agora perdeu a Bandeira Azul da praia dos Marretas, no Torrão do Lameiro.
A Associação Bandeira Azul informa que o concelho de Ovar mantém o galardão nas praias de Cortegaça, Esmoriz, Furadouro e São Pedro da Maceda.
Mas há uma baixa a registar relativamente ao ano passado. A praia do Areínho perdeu o galardão que, aliás, tinha ganho mas nunca hasteou devido aos trabalhos de desassoreamento da Ria de Aveiro.
https://www.ovarnews.pt/praia-dos-marretas-perdeu-a-bandeira-azul/
Há muitos anos radicado no Furadouro, em Ovar, o professor conta que adquiriu esta casa "a pensar naquele que seria o meu refúgio, onde iria passar o meu tempo de lazer, de alegria, e sempre com a inspiração de ter por perto a praia e o mar".
É aqui que tem o seu ateliê, onde se dedico à área da cerâmica, do ferro forjado, madeira, materiais que domina por completo.
É no Furadouro que recebo também muitos professores que "me pedem para passar por cá, para fazerem estágios, porque têm, na verdade, a teoria, mas falta-lhes a prática. Eu sempre gostei muito de ensinar e sinto-me muito bem. Continuo a fazer aquilo que sempre gostei. Criar e ensinar."
Entrevista para ler in jornal O Regional.
Foto: António Gomes Costa
https://www.ovarnews.pt/?p=71353
Em resposta a um pedido de esclarecimentos sobre onque prevê o Governo para a defesa da costa vareira, nomeadamente, os sempre falados "quebramares".
As estruturas que pareciam estar para breve, afinal, a APA diz que continuam em estudo.
Eis a resposta ao deputado Fernando Almeida que o OvarNews teve acesso:
https://www.ovarnews.pt/?p=71356
O Centro de Cultura e Desporto de Salreu (CCDS) leva a efeito, no dia 28 de Maio, a 19.ª Descida do Rio Antuã.
Assim, segundo esta organização, "aos que querem viver novas emoções, aos que apreciam a Natureza e o chapinhar na água, a todos os que se querem divertir, aos criativos, mas também aos ecologistas e aos que desejam que a iniciativa perdure por muitos anos", o CCDS lança o convite para que os entusiastas das aventuras na água participem no evento.
A inscrição é gratuita e obrigatória, podendo ser feita através dos números 964 140 938, 910 684 997, ou pelo e-mail ccdsalreu@gmail.com
https://www.ovarnews.pt/?p=71340
Club Makumba nasce da união entre Tó Trips (guitarra), João Doce (bateria), Gonçalo Prazeres (saxofone) e Gonçalo Leonardo (baixo e contrabaixo), para um exercício musical livre, espontâneo, experimental e tribalista.
Parte das raízes deste quarteto tem raiz em Esmoriz onde se abre uma janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada.
A música dos Club Makumba é uma bandeira de resistência hasteada em costas mediterrânicas, livre de qualquer preconceito ou fronteira geográfica ou estilística.
Esta noite, na RTP1, na 5.ª Edição dos PLAY — Prémios da Música Portuguesa, estão nomeados para melhor álbum com o seu disco homónimo.
https://www.ovarnews.pt/?p=71349
As provas de aferição do presente ano letivo estão marcadas por uma clara falta de bom senso do Ministério da Educação e os reflexos disso devem ser claros. Por isso mesmo digo para deixarem as crianças ficar em casa.
As provas de aferição não são um exame, ou seja, não são obrigatórias nem penalizam o aluno, independentemente do seu resultado e da sua presença nas referidas provas. Assim, os encarregados de educação e os alunos não precisam de ficar nervosos ou perturbados com a sua realização ou com a decisão do aluno em faltar às mesmas.
Este ano letivo de 2023/2024 fica marcado pela inovação da realização das provas de aferição no formato digital e, permitam-me que concorde com todos os encarregados de educação que dizem abertamente, sem qualquer receio, o meu filho não vai à prova de aferição. A esses pais, eu só tenho a dizer que são bons pais e que merecem o meu apreço.
Contextualizando, as provas de aferição são realizadas pelos alunos dos segundo, quinto e oitavo anos de escolaridade, o que significa que abrangem crianças desde os sete anos de idade. São provas que tem como intuito aferir e não avaliar, ou seja, provas que permitem ao Ministério da Educação retirar determinadas conclusões, ao invés de serem importantes para o desenvolvimento do aluno.
A minha opinião acerca destas mesmas provas baseia-se no facto de elas serem totalmente digitais e de se aplicarem aos alunos do segundo e quinto anos de escolaridade que, no meu entender, são demasiado novos para serem obrigados a estarem agarrados a um ecrã durante a realização da prova.
Assim, enquanto professor, devo admitir que não vejo qualquer vantagem, para o aluno, em realizar a prova no formato digital e muito menos em aferir seja o que for a alunos do segundo ano de escolaridade, principalmente quando estas crianças não devem ter acesso contínuo a meios digitais nem a pressão de saber escrever rapidamente neles. Aliás, principalmente quando, na minha opinião, se deve insistir que escrevam, sempre que possível, à mão e não no computador.
Portanto, tal como deve ser preocupação dos encarregados de educação, penso que as crianças devem utilizar as aulas para aprenderem caligrafia e não datilografia, mas, também, que passem o seu tempo em casa a ser felizes, a brincar na rua e junto dos seus pais, ao invés de estarem agarrados a um computador ou a um tablet a tentarem aprender a datilografar mais rapidamente.
Concluindo, creio que a realização de provas de aferição no formato digital é uma má opção educativa e que as mesmas provas não devem ser aplicadas ao segundo e quinto anos de escolaridade. Baseio essa opinião em valores que são para mim fundamentais e que assentam na felicidade das crianças, como também nas competências fundamentais para as mesmas, onde destaco a caligrafia.
Acresce, ainda, que entendo que o valor da prova de aferição e das conclusões retiradas a partir desta é cada vez mais diminuto atendendo a que os alunos são informados de que esta prova não tem qualquer valor prático, pelo que também acabam por não se preparar para a mesma e assim podemos considerar os seus resultados como falaciosos.
Diogo Fernandes Sousa
Professor do Ensino Básico e Secundário
https://www.ovarnews.pt/?p=71338
A Comissão de Festas em Honra da Nossa Senhora de Nazaré, que organizou a edição 2020/2022, alerta para o perigo de poder não haver festa este ano.
É que já informou a paróquia que não transita para a organização da romaria de 2023.
"Na reunião de apresentação de contas foi comunicado ao Reverendíssimo Padre Manuel Dias esta mesma decisão", revela em comunicado.
Entretanto, ainda não surgiu uma nova comissão disposta a trabalhar nos próximos festejos, pelo que o apelo vai direito aos "cortegacences para que reúnam esforços para a realização da nossa grande Festa em Honra da Nossa Senhora de Nazaré".
https://www.ovarnews.pt/?p=71342
Os autores da petição “Salvem o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar ”, esta quarta-feira ouvidos no parlamento, pediram aos deputados que travem o corte de árvores previsto para 250 hectares desse pinhal do distrito de Aveiro.
O tema foi abordado na Comissão de Ambiente e Energia, depois de a petição lançada pela estrutura cívica e politica Movimento 2030 ter reunido numa plataforma ‘online’ 19.017 assinaturas, todas elas manifestando-se contra o abate programado até 2026 pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e apelando a que a tutela do referido pinhal seja transferida para a Câmara de Ovar, para que quaisquer decisões sobre os respetivos terrenos tenham que ser previamente aprovadas em Assembleia Municipal.
Arnaldo Oliveira, eleito para Assembleia Municipal de Ovar pelo Movimento 2030, explicou que há “inconsistência” e “conflito” entre o que diz o ICNF, ao defender que o pinhal em causa é área “de produção”, e o que está estabelecido no Plano Diretor Municipal e no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral, ambos definindo a área como de “proteção e conservação”.
“O Plano de Gestão Florestal partiu de uma premissa errada e falaciosa que gera elevado prejuízo para o município e para os seus residentes”, defende Arnaldo Oliveira, que, além da paragem do corte cego de árvores, quer também “o fim da resinagem intensiva até à morte”.
A deputada socialista Bárbara Dias reagiu à exposição dos peticionários repetindo os argumentos que o ICNF vem apresentando desde o início de 2022, quando o tema se tornou polémico em Ovar, e concluiu que se deve “confiar nos técnicos”.
Carla Madureira, deputada do PSD e residente em Ovar, reconheceu que houve “um défice de comunicação” na forma como o ICNF tomou decisões, mas manifestou-se contra a pretensão de ver a tutela dos 2.500 hectares totais de pinhal transferida para a autarquia.
“Acham que a Câmara teria meios para fazer melhor do que o ICNF?”, questionou a social-democrata.
Já Rita Matias, do Chega, propôs-se melhorar o projeto de resolução que o seu partido apresentou em 2022 para agora atender melhor “às novas informações” entretanto reunidas e desconstruir “a desculpa esfarrapada das alterações climáticas” que o ICNF vem usando para justificar o abate cego de pinheiros. “No momento em que devíamos incentivar a preservação das florestas, usam as alterações climáticas como pretexto para acabar com aquele património”, disse.
Pedro Filipe Soares, do BE, partido que em 2022 também apresentou no parlamento um projeto de resolução propondo ao Governo “a proteção e a valorização do PFDO”, classificou como “chocantes” as fotografias dos talhões de pinhal completamente desbastados, “sem critério”, e afirmou: “Não defendemos a ideia de que o Estado central deva atirar todas as responsabilidades para cima das autarquias, até porque elas não têm recursos suficientes, mas neste caso concreto é o Estado quem está a dificultar a situação e não quem arranja soluções”.
Numa segunda ronda de intervenções por parte dos autores da petição, Henrique Araújo defendeu, contudo, que a autarquia tem condições para assumir a tutela da floresta local e que essa mudança exige mais “coragem política do que argumentos técnicos”.
Explicou que “muitos milhares de euros foram vendidos daquela floresta e o ICNF passou lá mais tempo” desde que o movimento levantou esta questão, no início de 2022, “do que nos últimos 20 anos”.
“Sabemos que não tem capacidade de fazer tudo, mas tratamos nós dela. (…) Se o município tiver que retirar orçamento à contratação de um cantor (…) para aplicar na floresta, que o faça”, disse.
Patrícia Santos, do mesmo Movimento, realçou que o ICNF, enquanto entidade simultaneamente gestora e fiscalizadora do PFDO, não tem cumprido os seus próprios parâmetros de atuação, já que, embora alegando nos documentos formais que o abate prevê sempre a manutenção “de 10 a 50 árvores” por cada hectare desbastado e que as operações não podem envolver maquinaria pesada que destrua a vegetação rasteira, as fotografias mostram talhões totalmente nus e solo seco com marcas de tratores. “Se o ICNF diz que está tudo a ser bem feito, alguma coisa está aqui muito mal”, concluiu.
Os autores da petição querem a nulidade do Plano de Gestão Florestal das Dunas de Ovar, por defenderem que esse não se adequa a uma mancha arbórea “classificada como floresta de proteção no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral” e que “não são admissíveis” abates rasos como aqueles a que já se assistiu “em três talhões e previstos para mais 28”.
“O Plano de Gestão Florestal, que foi instrumento para o abate raso da nossa floresta, padecia de erros graves na sua conceção, nomeadamente no que respeita à classificação do solo, porque a referenciava como floresta de produção. a nossa floresta é de conservação e de proteção”, refere o documento.
https://www.ovarnews.pt/peticao-contra-abate-no-perimetro-florestal-no-parlamento/
quarta-feira, abril 26, 2023
A celebração do centenário da Nestlé Portugal, que ocorrerá no dia 12 de Maio, a partir das 14h30, na fábrica em Avanca, onde tudo começou há 100 anos, será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “que dar-nos-á a honra de presidir à cerimónia, acrescentando importância a esta ocasião”, adianta a Nestlé.
O evento contará também com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, e da directora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz.
“O ano de 2023 é um marco histórico para a Nestlé Portugal: São 100 anos a fazer parte da vida dos portugueses, a criar e a partilhar valor económico, social e ambiental com a sociedade portuguesa. O nosso sucesso e reputação ao longo dos anos são em grande parte devidos ao reconhecimento e apoio de todos os nossos stakeholders, que estarão presentes na celebração”.
https://www.ovarnews.pt/?p=71316
A empreitada de requalificação de 14 fogos do Conjunto Habitacional da Praia de Cortegaça (1ª fase), que representa um investimento de 300 mil euros foi consignada recentemente. A obra insere-se na Estratégia Local de Habitação do Município de Ovar, financiada pelo 1ª Direito (PRR).
Esta requalificação prevê, essencialmente, trabalhos no exterior dos edifícios, tendo por objetivo beneficiar substancialmente o conforto térmico e acústico das habitações. Os trabalhos compreendem, entre outros, a substituição da cobertura e das caleiras, o tratamento das fissuras das paredes exteriores e aplicação de isolamento térmico (capoto), a substituição das caixilharias e vidros, por caixilharias com corte térmico e vidro duplo, bem como dos estores e ainda a reparação e pintura dos muros de vedação e substituição de portões no logradouro.
Prevê-se também a colocação de exaustores nas cozinhas e ventilação mecânica nas instalações sanitárias, no interior das habitações.
Salvador Malheiro referiu que “não há nada melhor do que honrar a nossa palavra com aqueles que convivemos todos os dias. Assim, e depois de termos realizado uma intervenção no Bairro do SAAL há pouco tempo atrás, hoje estamos a fazer justiça com mais 14 famílias e, por isso, hoje é também um dia de felicidade para todos nós. A Habitação tem sido uma prioridade e não há direito maior do que o direito à habitação. Tenho o privilégio de estar à frente de um município que tem um vasto legado nesta matéria e não só agora que parece que é moda falar da habitação”. O autarca concluiu, afirmando que “vai haver mais obra em Cortegaça e em todo o
https://www.ovarnews.pt/?p=71310
O concelho de Ovar apresenta cinco empresas Gazela na Região de Aveiro que é, pelo quarto ano consecutivo, a sub-região com maior número de empresas Gazela.
No total são 24 empresas: seis em Aveiro, cinco em Ovar, quatro em Águeda, três em Vagos, duas em Ílhavo e uma em Albergaria-a-Velha, Estarreja, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.
▶Saiba mais em https://bit.ly/3GXMLvb
https://www.ovarnews.pt/ovar-tem-cinco-empresas-gazela-em-2023/
O diploma para o concurso nacional dos professores já foi amplamente difundido e apresentado publicamente pelo Ministério da Educação, contudo ainda não está em vigor, pois o Presidente da República não o promulgou.
Habitualmente, os professores estão acostumados à abertura dos concursos de colocação no mês de março, contudo, este ano, isso não aconteceu e o calendário está a arrastar-se cada vez mais, pelo que pode vir a atingir um ponto de séria gravidade.
O concurso distribui-se ao longo de vários meses e tem várias fases processuais onde os docentes preenchem diferentes tipos de informação, desde dados pessoais à manifestação de interesse de onde gostariam de ser colocados.
Gostariam porque, normalmente, não ficam colocados nesses lugares, mas sim a dezenas ou centenas de quilómetros dos mesmos. A única alternativa seria nem sequer se candidatarem e, portanto, ficarem no desemprego.
Assim, o concurso deveria ter iniciado em março, contudo ainda não arrancou e uma lista final deveria ser publicada em agosto, mas parece cada vez mais uma miragem distante, a prolongar-se para setembro.
O que fica em cima da mesa é uma evidente desorganização do Ministério da Educação que não percebe os sinais de adiamento do Presidente da República e não ouve os pedidos dos professores para que o diploma seja vetado porque vai piorar a sua vida.
Vetado porquê? Porque este é o diploma que vai obrigar os professores a concorrer a qualquer lugar do país ou, caso contrário, não progridem na sua carreira.
Concluindo, o concurso nacional de professores vai sofrer alterações, contudo as propostas do Ministério da Educação estão longe de ser as melhores e estão muito distantes daquilo que se pretende para e pelos professores.
O Ministério da Educação afirma que vai terminar com a expressão “casa às costas”, contudo é o primeiro a tentar aprovar um diploma que vai agravar essa situação, passando a obrigar os professores a candidatar-se a qualquer parte de Portugal Continental.
Também percebemos que o concurso está atrasado e há a possibilidade de este atraso resultar numa divulgação tardia das listas finais de colocação dos professores, o que por sua vez significa que os docentes vão ficar limitados a uma questão de horas para encontrar um alojamento e, portanto, que vamos ver um agravar de situações, cada vez mais recorrentes, de professores que são obrigados a viver no seu próprio carro ou num parque de campismo.
Por fim, este adiamento da publicação das listas pode fazer com que a sua divulgação se prolongue para o mês de setembro e isso, naturalmente, poderá se traduzir num adiamento do início do ano letivo, além de que irá aumentar, de forma significativa, a quantidade de alunos que o vão iniciar sem professores a pelo menos uma disciplina.
Diogo Fernandes Sousa
(Professor do Ensino Básico e Secundário)
https://www.ovarnews.pt/?p=71319
Em sede de reunião de Câmara, ontem, o executivo municipal deliberou autorizar o início de procedimento de discussão pública do novo Regulamento de Ambiente do Município de Ovar (RAMO), o qual introduz regulamentação nas matérias de gestão de resíduos urbanos, limpeza urbana, veículos abandonados, espaços verdes, uso do fogo, águas pluviais, ruído, praias e mobilidade suave. O documento estará em discussão pública por um período de 30 dias úteis (a contar da data da publicação em Diário da República) para recolha de sugestões dos interessados, findo o qual as mesmas serão apreciadas, tendo em vista a sua ponderação na redação final para aprovação posterior pela Assembleia Municipal.
O Regulamento de Ambiente do Município de Ovar (RAMO) reúne os mais importantes regulamentos com eficácia externa do Município de Ovar, organizados pelas áreas temáticas do setor ambiental, promovendo a acessibilidade do munícipe ao serviço público, pela identificação facilitada ao universo das normas regulamentares ambientais pelas quais se regem as suas relações com o Município, permitindo que o exercício do poder regulamentar seja facilitado por um único quadro regulamentar vigente e integrado, periodicamente atualizado.
Na área dos resíduos a presente revisão introduz nova regulamentação sobre a recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos, de acordo com o Regime Geral da Gestão de Resíduos, articuladas com as regras de serviço e tarifárias da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Destaca-se a adesão à recolha dos biorresíduos e de compostagem doméstica, assim como de novas regras de adesão de grandes produtores de resíduos, as novas tipologias de equipamentos de resíduos disponíveis, a introdução da recolha seletiva porta-a-porta no sector doméstico, e comercial, da recolha em ecoponto móvel, do transporte de biorresíduos pelo Município de Ovar, da possibilidade de doação de materiais para fins sociais e solidários, da especificação das regras de recolha domiciliária de resíduos, as regras de entrega de resíduos no Ecocentro de Ovar, o alargamento do âmbito do tarifário social para clientes domésticos, entre outros. Na área da limpeza urbana determina-se ainda a obrigatoriedade dos titulares de terrenos florestais confinantes com edifícios inseridos em solo urbano, não enquadrados nas faixas de gestão de combustíveis, de procederem à gestão de combustíveis numa faixa de até 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações.
São ainda introduzidas regras na identificação, remoção, recolha e tratamento dos veículos considerados abandonados ou em estacionamento indevido ou abusivo nas vias públicas do concelho, de jurisdição municipal. São sistematizadas as intervenções no planeamento, implantação, gestão, manutenção e classificação do património arbóreo, regulando as operações de poda, os transplantes e os critérios aplicáveis ao abate e à seleção de espécies a plantar e estabelece a criação do Inventário Municipal do Arvoredo em Espaço Urbano.
São também revistos todos os condicionalismos relativos ao uso do fogo, nomeadamente a realização de queimadas, queima de amontoados, fogueiras, lançamento de foguetes, outros artefactos pirotécnicos e fogo técnico, regulamentando ainda o exercício da atividade de fogueiras, fumigação ou desinfestação de apiários, queima de amontoados, queimadas, fogo técnico e utilização de foguetes e de outros artigos pirotécnicos, de forma a esclarecer os munícipes de quais as condições de segurança que permitam uma diminuição do risco de incêndio, nos termos legais.
No seguimento da transferência de competências de gestão das praias identificadas como águas balneares, para o Município de Ovar, o presente documento vem estabelecer os usos e atividades nas praias, definindo regras que permitam compatibilizar os vários usos e atividades em cada época balnear, salvaguardando a segurança e bem-estar dos banhistas, um serviço de qualidade pelos concessionários e operadores e a proteção e valorização do património natural.
São, ainda, estabelecidas as normas gerais de funcionamento do sistema de bicicletas de uso partilhado do Concelho de Ovar, como modo de promoção da utilização de bicicletas por todos os munícipes e visitantes, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, saúde e proteção ambiental, com uma alternativa de mobilidade sustentável por meios suaves para uso quotidiano, lazer ou turismo.
Por último, destaca-se a criação do Cartão Ovar, cartão individual, que permitirá ao seu titular a obtenção de benefícios na utilização dos vários serviços que a autarquia disponibiliza aos seus munícipes.
https://www.ovarnews.pt/?p=71308
terça-feira, abril 25, 2023
Nossa encantadora cidade de Ovar, localizada na região Centro de Portugal, possui uma rica história e um património natural e cultural único. Embora seja conhecida pelo seu famoso Pão-de-Ló e o vibrante Carnaval de Ovar, a nossa cidade tem muito mais a oferecer. Neste artigo, revelamos alguns lugares secretos e menos conhecidos que vale a pena explorar em nossa bela Ovar.
Antes de iniciar sua viagem, não esqueça de reservar o alojamento perfeito através do serviço alojamento Ovar com Cozycozy.com, que disponibiliza uma ampla variedade de opções para acomodar-se na cidade
Casa-Museu de Arte Sacra
Escondida no coração de Ovar, a Casa-Museu de Arte Sacra é um tesouro pouco conhecido que abriga uma impressionante coleção de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e peças de ourivesaria. Visitar este local é uma excelente oportunidade para mergulhar na história religiosa de nossa cidade e apreciar a riqueza artística local.
Parque Ambiental de Ovar
O Parque Ambiental de Ovar é uma joia escondida onde você pode desfrutar da natureza em um ambiente tranquilo e relaxante. Com áreas de piquenique, trilhas para caminhadas e observação de aves, este espaço verde é perfeito para passar um dia ao ar livre com a família ou amigos, apreciando a beleza natural de nossa cidade.
Igreja Matriz de São Cristóvão
Esta igreja histórica, situada no centro de Ovar, é um exemplo notável da arquitetura religiosa portuguesa. Com um belo interior em estilo barroco e detalhes ornamentados, a Igreja Matriz de São Cristóvão merece ser descoberta pelos amantes da arte e história.
O passadiço de Furadouro
Embora a praia do Furadouro seja um destino popular durante o verão, muitos visitantes desconhecem o encantador passadiço que serpenteia ao longo da costa. Este caminho de madeira oferece vistas deslumbrantes do oceano e é ideal para caminhadas relaxantes ou passeios de bicicleta.
Quinta do Torreão
Localizada nos arredores de Ovar, a Quinta do Torreão é uma propriedade histórica que remonta ao século XVIII. Com um belo jardim e uma arquitetura impressionante, este local é perfeito para explorar e aprender mais sobre a história da nossa região.
A cidade de Ovar é cheia de surpresas e lugares secretos que merecem ser descobertos. Ao explorar esses tesouros escondidos, você terá a oportunidade de apreciar a riqueza cultural, histórica e natural que nossa cidade tem a oferecer.
Não hesite em sair do caminho comum e desvendar os encantos menos conhecidos de Ovar.
https://www.ovarnews.pt/lugares-secretos-para-ver-que-voce-nao-conhecia-em-ovar/
Nome ligado à militância do Partido Comunista em Ovar, Moisés Lamarão passou pelas prisões do Aljube, Peniche e Caxias, antes se ser deportado, em 1936, para Angra do Heroísmo. Activista do Movimento de Unidade Democrática, manteve intervenção política consecutiva entre 1929 e 1979, ano em que faleceu.
Filho de Maria José de Oliveira e de Manuel Ferreira Lamarão, Moisés Lamarão Ferreira Lamarão nasceu em 23/12/1911, em Ovar.
Com ligações ao Partido Comunista desde 1929, foi preso pela primeira vez em 1936, sendo entregue pela Polícia de Investigação Criminal de Lisboa à Secção Política e Social da PVDE em 1 de Abril. Identificado, então, como marítimo, tinha na sua posse selos de cotização da Comissão Intersindical (CIS) e "uma Agenda com desenhos de carácter comunista", vindo a ser também acusado de vender jornais clandestinos de propaganda comunista (Processo 1830/SPS - Processo 698/36).
Nos seis meses seguintes, passou pela 1.ª esquadra (01/04/1936, 17/06/1936), Aljube (04704/1936, 02/05/1936), outra esquadra (01/05/1936), Peniche (28/707/1936) e Caxias (14/10/1936), antes de ser deportado para Angra do Heroísmo em 17/10/1936, onde foi julgado pelo TME em 28/05/1937 e condenado na pena de dezoito meses de prisão correccional (Processo 75/936 do TME).
Por ter sido indultado em 23/12/1938, regressou dos Açores e apresentou-se na PVDE em 06/01/1939, saindo em liberdade.
Já funcionário da Câmara Municipal de Ovar, foi o responsável, em 1940, pela organização do 1.º Comité Local do Partido Comunista.
Em 07/12/1943, quando estava hospitalizado, foi preso em Ovar pela Delegação do Porto da PVDE (Processo 1040/43). Julgado pelo TME em 24/01/1945 e condenado em 36 meses de prisão correccional, foi entregue na Cadeia da Comarca de Ovar em 29/03/1945 para cumprimento da restante pena.
Activista do Movimento de Unidade Democrática, organizou, em 1946, o 2.º Comité Local de Ovar, vindo a ser preso em Abril de 1947. Manteve sempre actividade política e, depois de Abril de 1974, continuou associado à militância do Partido Comunista em Ovar.
Moisés Lamarão faleceu em 14 de Junho de 1979, com 67 anos de idade. Testemunhos por nós recolhidos contam que Moisés Lamarão era um fumador inveterado e dono de uma educação fina e exemplar. «Um verdadeiro gentleman, como não há nestes tempos e ainda por cima depois do que passou na vida, mantinha aquela beleza no trato com o outro», conta Olívia Pereira, do também extinto restaurante Bonjour, onde Moisés jantava todos os dias.
"Conheci o Moisés nos cafés de Ovar, era eu, ainda, um rapaz de 18/19 anos...talvez menos até!", recorda Rui Catalão. "Um grande homem, comunista, preso político, marginalizado e penalizado...um Homem duma integridade ideológica notável". "Um homem bom, e um bom homem", recorda Rui Catalão, independente eleito na UFO.
Moisés Lamarão no Café Paraíso, no centro de Ovar (Foto de Rui Catalão)
*com João Esteves - blogue Silêncios e Memórias
https://www.ovarnews.pt/?p=71293
As comemorações do 25 de Abril de Ovar em Ovar arrancaram na véspera com a inauguração da empreitada de conservação da Escola do Outeiral, em Arada, avaliada em cerca de 200 mil Euros.
As obras tiveram por objectivo criar melhores condições de conforto, segurança e funcionalidade do edifício escolar.
Esta terça-feira, pela manhã houve sessão solene e estão programadas visitas à empreitada de "Requalificação da Frente de Praia de Esmoriz" e da "Requalificação da rua Dr. Cunha / Bairro do Lamarão".
Amanhã, dia 26, é em Válega que a comemoração prossegue com a consignação da Requalificação da Rua Corga do Norte.
https://www.ovarnews.pt/?p=71285
O Rei Ti Américo – O Guardião, que ocupou o trono da folia vareira no ano 2020 faleceu esta noite.
O Carnaval era “A Melhor Festa do Mundo” para este vareiro de gema, tendo iniciado a sua atividade carnavalesca nos tempos idos do Carnaval Sujo, na década de 50.
Desfilou no período dos Bairros, pelo Lamarão, local onde sempre viveu, integrando posteriormente o Grupo de Carnaval Condores.
Trabalhou na extinta Rabor, mas era a Ovarense a outra das suas paixões, sendo o verdadeiro guardião das equipas do clube.
O "Ti Américo" ficará para sempre no coração de todos que privaram com ele (e foram milhares de pessoas) e a comunidade carnavalesca saberá honrar a sua memória.
O OvarNews endereça sentidas condolências à família e amigos.
https://www.ovarnews.pt/morreu-o-rei-americo-o-guardiao/
segunda-feira, abril 24, 2023
No 1º trimestre de 2023, mais de 7.000 famílias procuraram aconselhamento no Gabinete de Proteção Financeira da DECO. 44% apontava o aumento do custo de vida como a principal causa das suas dificuldades financeiras. Já em 2022, em 24% das 31.500 famílias acompanhadas pela DECO tinha identificado a mesma como a
sua principal preocupação na gestão das suas finanças pessoais.
Mais de um milhão de famílias tem crédito da casa com taxa variável. São estas que estão mais
expostas às subidas das taxas Euribor, que servem de base para o cálculo da prestação da casa.
Em 2022 estas taxas deixaram os valores negativos e subiram de forma acelerada, superando
já os 3% nos três principais prazos. O agravamento das taxas Euribor está a refletir-se num
aumento expressivo da prestação paga ao banco.
Face às dificuldades financeiras das famílias e sem prejuízo da pertinência de algumas das
recentes medidas de apoio aos consumidores, a DECO considera que as mesmas não são ainda
suficientes para os proteger. Situações extraordinárias exigem medidas extraordinárias e, por
isso, é preciso garantir o acesso de todos os consumidores a bens e produtos essenciais e
impedir lucros excessivos de empresas à custa do sofrimento das famílias.
Consulte o relatório TEMPOS DE CRISE 2022 / 2023: Um retrato das dificuldades financeiras
das famílias, disponível em deco.pt
A DECO tem protocolo de colaboração com o Município de Santa Maria da Feira (256 370
873) e presta apoio gratuito aos consumidores. Para atendimento contacte o Município.
https://www.ovarnews.pt/?p=71262
Numa iniciativa da Imaginar do Gigante, regressa a 8.ª edição do Festival Gigantes Invisíveis em simultâneo com o 10.º aniversário da inauguração do Parque do Buçaquinho, incluída nas comemorações do 25 de abril em Ovar.
E se aos mais novos é atribuído, as mais das vezes, o condão de serem “revolucionários”, nada melhor do que iniciar em pleno dia 25 de abril o encontro que tem vindo a proporcionar, desde há alguns anos às crianças, um contacto mais próximo com a literatura através das artes.
A Câmara Municipal de Ovar adjudicou à Imaginar do Gigante a programação "Cultural Eixo - Aprendizagem e Mediação de Públicos 2023 por cerca de 40 mil Euros, ela que é uma das 13 entidades fazem parte do Grupo de Estruturas Lesadas pelo Ministério da Cultura, num total de 18, que se viram "obrigadas a colocar o Estado em tribunal", depois de se terem candidatado aos concursos na modalidade bienal, sem obterem apoio, apesar de terem sido consideradas elegíveis.
https://www.ovarnews.pt/?p=71256
O Fastkickclube de Taekwondo de Ovar acaba de anunciar que dois dos seus atletas foram convocados, pela Federação Portugal Taekwondo, que irão representar Portugal, no próximo Campronato do Munco.
São eles Tiago Lopes (-80K sénior) e (Gonçalo Lopes (-58K sénior) que vão competir no CAMPEONATO DO MUNDO DE TAEKWONDO (Kyorugui seniores) que decorrerá no Azerbaijão, na cidade de Baku, entre os dias 27 de Maio a 5 de Junho 2023.
Mas o FastKick não pára e esteve presente na final do 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗢𝗡𝗔𝗧𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗧𝗔𝗘𝗞𝗪𝗢𝗡𝗗𝗢, com seis, dos oito atletas que garantiram, durante as jornadas anteriores o seu lugar nesta final.
Desde 2017 que não havia CAMPEÕES NACIONAIS em Portugal, nesta modalidade, por motivos sobejamente já conhecidos e divulgados por toda a comunicação social.
Depois de reconhecido e atribuído o estatuto de utilidade publica desportiva á Federação Portugal Taekwondo, aí estão os novos 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘𝗢̃𝗘𝗦 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗜𝗦 2022/2023.
O FASTKICK obteve os seguintes resultados:
• Gonçalo Gomes -61K cadete 🥇𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘Ã𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
• Rodrigo Reis -73K júnior 🥈𝗩𝗜𝗖𝗘 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘Ã𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
• Tiago Lopes -80K sênior 🥈𝗩𝗜𝗖𝗘 𝗖𝗔𝗠𝗣𝗘Ã𝗢 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
• Gonçalo Lopes -58K sênior 🥉𝗧𝗘𝗥𝗖𝗘𝗜𝗥𝗢 𝗟𝗨𝗚𝗔𝗥 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
• Sandro Rilho -63K sênior 🥉𝗧𝗘𝗥𝗖𝗘𝗜𝗥𝗢 𝗟𝗨𝗚𝗔𝗥 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
• Xavier Silva -48K júnior 🥉𝗧𝗘𝗥𝗖𝗘𝗜𝗥𝗢 𝗟𝗨𝗚𝗔𝗥 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟
Liderados pelo seu Mestre João Paulo Cruz, e acompanhados pelos amigos e familiares, os atletas, dignificaram o nome de 𝗢𝗩𝗔𝗥 e do FASTKICK. Parabéns!
https://www.ovarnews.pt/?p=71265
O CENÁRIO - Centro Náutico da Ria de Ovar faz parte da nova esperança para a construção naval artesanal que está a nascer na Ria de Aveiro. Ancorado numa forte ligação emocional e histórica à Ria e a esta arte, o Município de Estarreja lançou um projeto de formação profissional que viu a luz do dia na segunda-feira, dia 17 de abril, no Centro de Interpretação da Construção Naval, em Pardilhó.
Às portas da emblemática e renovada Ribeira d’Aldeia, 12 formandos estão a aprender e, ao mesmo tempo, a dar o seu contributo para preservar este que já foi considerado património cultural imaterial nacional.
O curso de formação profissional de Construção Naval é promovido pelo Município de Estarreja em parceria com a FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja – Agrupamento de Escolas de Estarreja.
Defender uma arte em vias de extinção
A iniciativa surge da vontade e da necessidade de defesa da arte da construção naval, que atualmente é apenas praticada de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, sedeados nos concelhos de Estarreja e Murtosa.
Os barcos moliceiros – verdadeiros ex-libris das gentes ribeirinhas e que encerram na sua construção técnicas milenares – têm em Pardilhó o seu ‘núcleo’ de produção. A arte da construção de barcos em madeira ainda ganha vida pelas mãos dos mestres construtores António Esteves, Arménio Almeida e Felisberto Amador, de Pardilhó, "terra da ria e berço de centenas de construtores navais de machado e enxó", e que foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal em 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=JP8p-9QgCYA
O carpinteiro Arménio Almeida aceitou o desafio do Município para integrar o corpo de formadores do curso, colocando o seu conhecimento como carpinteiro naval ao serviço das novas gerações, e assim garantindo a aprendizagem e continuidade desta arte tradicional.
Antigo estaleiro é centro de interpretação
Doado pelo mestre José Duarte da Silva, conhecido em Pardilhó por José Pitarma e pela família de Diniz Tavares de Matos, o antigo estaleiro tradicional em madeira onde durante meio século se construíram e repararam barcos de recreio, foi reerguido e transformado em Centro de Interpretação da Construção Naval e sede da Estação Náutica de Estarreja. Fruto do esforço da Câmara Municipal de Estarreja em salvaguardar o vasto e rico património material e imaterial ligado à construção naval, preservando, assim, a história local e “privilegiando a memória da Construção Naval”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, presente no primeiro dia de aulas.
Este curso profissional visa incutir esta paixão nos formandos, contribuindo para preservar um património significativo para as gentes ligadas à Ria e representativo da proximidade à zona ribeirinha e da “ligação intrínseca à Ria de Aveiro e à construção naval”, disse Diamantino Sabina, acreditando que este seja um projeto de continuidade. Para o autarca, ter pessoas interessadas em obter o conhecimento da arte e do saber-fazer é uma conquista. Mesmo que daqui não saiam futuros carpinteiros navais, a transmissão do conhecimento será assegurada e, quem sabe, este pode ser o embrião para outras navegações. Diamantino Sabina lançou o desafio aos alunos para a criação de uma empresa de construção naval artesanal.
A construção de barcos em madeira no concelho remonta ao século XIX
O Concelho de Estarreja, sempre teve uma ligação direta com a Ria de Aveiro, através dos seus inúmeros esteiros e canais, nas várias freguesias. A freguesia de Pardilhó, situada à margem dos grandes eixos rodoviários e fortemente marcada pela importância dos seus esteiros, particularmente da Ribeira da Aldeia, do Nacinho, das Bulhas e das Teixugueiras, sempre foi uma terra dedicada à agricultura.
A sua direta ligação à Ria fez com que se desenvolvesse a indústria da construção naval, de cujos estaleiros saíram os Moliceiros, que sulcando águas com toda a sua elegância e magnificência cumpriram a tarefa única da apanha do moliço, e os barcos mercantéis, autênticos pioneiros e suportes do tráfego comercial entre Aveiro e as comunidades ribeirinhas, sobretudo no transporte do sal e de materiais de construção civil.
Segundo a Estatística Industrial do Distrito de Aveiro, de 1867, o concelho de Estarreja que então abrangia a Murtosa, registou o lançamento à água de 85 barcos, entre os quais barcos grandes de pesca no mar.
No início do século XX, a carpintaria naval intensificou-se, com o aumento do lançamento à água de várias embarcações. O engenho e destreza dos mestres e a abundância da mão-de-obra especializada justificou a fixação em Pardilhó, em 1937, da sede do Sindicato Nacional dos Carpinteiros Navais do Distrito de Aveiro.
Na década de 40/50 havia, só em Pardilhó, mais de 30 carpinteiros navais no ativo. A arte foi passando, de geração em geração, com instrução pelos velhos mestres e os estaleiros servindo de escola aos novos aprendizes. A Carpintaria Naval foi a atividade económica mais significativa da história de Pardilhó.
Curso de Formação Profissional de Construção Naval
(Gratuito)
Duração: 400 horas (em vários módulos, 3 dias por semana)
Horário: Segundas e quartas-feiras 18h – 23h / Quinzenalmente aos sábados (8h30 – 13h30)
Parcerias:
FOR-MAR – CENTRO DE Formação Profissional das Pescas e do Mar
Centro Qualifica de Estarreja
Cofinanciado por IEFP e DGRM
https://www.ovarnews.pt/?p=71251
O filme “Já Nada Sei”, de Luís Diogo, venceu o prémio de Melhor Filme Estrangeiro no 10º NYACK International Film Festival que decorre em Nova Iorque desde 16 de abril.
É já o quarto prémio de Melhor Filme Estrangeiro que o filme vence, todos em festivais norte americanos. Juntam-se a estes, dois prémios de Melhor filme, além de prémios de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Realizador, Melhor Fotografia e Melhor Edição, num total de 13 prémios em 30 festivais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África.
O filme conta a história de Ricardo e Ana, um casal na casa dos trinta, escolhido para um documentário sobre casais felizes. Durante 15 dias a equipa do documentário regista depoimentos do casal, de amigos, familiares e colegas. O problema é que Ricardo se quer separar há já algum tempo, mas não tem coragem de o fazer.
O documentário obriga-o a refletir sobre a relação e, na busca de respostas, envolve três amigos que demonstram opiniões diferentes sobre a sua relação e o que deve fazer. A cada nova conversa, Ricardo fica ainda mais confuso.
Duarte Miguel, Ana Aleixo Lopes e Susie Filipe interpretam os papéis principais.
Ana Lopes, pela sua participação neste filme, foi recentemente distinguida com o Prémio de Melhor Atriz para Filme de Romance nos prémios americanos Actress Universe 2023.
“Já Nada Sei” estreia nas salas portuguesas dia 27 de abril. O filme pode ser visto em cinemas de Lisboa, Porto, Almada, Castelo Branco, Coimbra, Gaia, Ovar, Paços de Ferreira, Tavira, Viseu e nos Açores.
Esta é a terceira longa-metragem de Luís Diogo, depois de Pecado Fatal e Uma Vida Sublime. Luís Diogo é também autor dos argumentos originais de A BOMBA, de Leonel Vieira, e GELO de Luís e Gonçalo Galvão Teles.
Produzido em conjunto com o Cine Clube de Avanca e Filmógrafo, o filme foi rodado maioritariamente em Oliveira de Azeméis, com o apoio do Município local, a que se juntaram o Município de Santo Tirso e o Avanca Film Fund.
https://www.ovarnews.pt/?p=71248
A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) organiza as Comemorações do 49.º Aniversário do 25 de Abril que se desenvolvem num programa que se inicia com a inauguração da exposição “Os Murais de Abril”, colecção de António da Paixão Esteves, Sargento-Mor da Força Aérea e Militar de Abril, pelas 15h, na Sala de Exposições da Casa da Junta de São João de Ovar.
Pelas 15h30, o Grupo Vocal Canto Décimo apresenta-se no Auditório da Casa da Junta de São João de Ovar para um concerto de "Cantares de Abril".
https://www.ovarnews.pt/ufo-comemora-9-o-aniversario-do-25-de-abril/
domingo, abril 23, 2023
Jogos entre AD Ovarense e CD Estarreja são sempre encontros entre velhos rivais e amigos.
O deste domingo não foi diferente, jogado numa toada morna, no final prevaleceu o zero inicial, o que parece ter deixado satisfeitos todos os intervenientes.
No topo, a Florgrade ficou ainda mais sozinha na recepção ao Fermentelos.
O conjunto de Cortegaça venceu, com tentos de Pedro Silva e Koneh Issaya, a ADC Lobão, que reduziu por Myckael Nicolich (2-1), numa ronda em que o emblema lamacense também não vacilou, levando a melhor na receção ao SC Fermentelos (4-2). Guilherme Silva ainda adiantou os Leões da Pateira, mas um tento de Joãozinho e um hat-trick de Zé António inverteram a contagem. A fechar os primeiros 45 minutos, Guilherme Silva bisou e estabeleceu o resultado final.
(Em actualização)
https://www.ovarnews.pt/derby-a-antiga-com-emocao-mas-sem-golos/
A Ovarense Gavex foi derrotada pelo Benfica depois de uma exibição de alto nível das “águias”.
O triunfo em Ovar e a derrota do FC Porto nos Açores, colocaram a equipa da Luz no topo do Grupo A. Relativamente ao jogo, os encarnados foram sempre dominantes, destacando-se sobretudo pela eficácia com que conseguiram lançar ao cesto.
Os 57% de eficácia e os 20 triplos convertidos catapultaram o Benfcia para a vitória por números expressivos (66-115).
No conjunto vareiro, Cristovão Cordeiro (11pts, 6res, 1dl) e Cândido Sá (11pts, 1res, 3ast, 1rb, 1dl) foram os mais inconformados, enquanto nas “águias” brilharam “Betinho” Gomes (23pts, 1res, 1rb, 1dl), José Silva (18pts, 1res), Aaron Broussard (16pts, 6res, 6ast), Toney Douglas (14pts, 1res, 6ast, 3rb, 1dl) e Tomás Barroso (12pts, 3ast, 2rb).
🏀 Ovarense Basquetebol 66-115 Sport Lisboa e Benfica
🏆 Liga Betclic Masculina
📍 Arena de Ovar
⭐️ Aaron Broussard (16pts, 6res, 6ast)
📊 https://bit.ly/41xJGdk
https://www.ovarnews.pt/ovarense-atropelada-pelo-benfica/
Um motociclista, de 38 anos, faleceu este sábado, ao início da noite, após um despiste na Avenida dos Descobrimentos, em Nogueira do Cravo.
O jovem de Arada condutor terá perdido o controlo do veículo cerca das 20.30 horas na EN 227, numa rotunda da Avenida dos Descobrimentos, e o óbito acabou por ser declarado no local.
No local estiveram três veículos e nove operacionais dos Bombeiros Voluntários de Fajões, o VMER da Feira, e o SIV de Oliveira de Azeméis. A GNR tomou conta da ocorrência.
https://www.ovarnews.pt/motociclista-de-arada-morre-apos-despiste-em-nogueira-do-cravo/
Após os anos de paragem forçada imposta pela pandemia, as Festas do Futebol Feminino estão de regresso. A primeira teve lugar no dia 19 de abril, na Aldeia do Futebol de Aveiro, nas imediações do Estádio Municipal.
Esta primeira jornada enquadrou-se no contexto competitivo do Desporto Escolar, fase distrital - zona sul, e a mesma incluiu os escalões Sub-13 e Sub-15, envolvidos na promoção da modalidade, com praticantes oriundas dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo e Ovar, representado por alunas dos agrupamentos de escolas de Ovar (Ovar e Ovar Sul).
Orientadas pelo docente José Belchior Ferreira, a equipa do escalão de sub-15, do Agrupamento de Escolas de Ovar (EB António Dias Simões e Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro) alcançou o apuramento para a fase nacional, cuja realização está prevista para o dia 27 de maio, em Lisboa.
Estivemos muito bem representados. Parabéns às atletas.
Texto: Hélder Ramos
Foto: AFATV (facebook)
https://www.ovarnews.pt/?p=71231
sábado, abril 22, 2023
No Dia Internacional de Monumentos e Sítios, a Casa Museu Júlio Dinis apresentou um Mostea de Cinema Documental selecionada pelo realizador Rui Pedro Lamy: "A RIA POR DENTRO" e a "ÁGUA NAS GUELRAS".
✅️A RIA POR DENTRO, um filme realizado por Ana Rodrigues, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a direção de fotografia e Montagem de Rui Pedro Lamy, é um dos 4 documentários que resultaram do projeto “Do Ar à Água” financiado pelo Ciência Viva através do programa Media Ciência, apoiado pelo COMPETE.
https://youtu.be/u3CYI-22AJ4
✅️ÁGUA NAS GUELRAS, um filme realizado por Marco Schiavon, produzido pela ETHNO e que contou com a produção e montagem de Rui Pedro Lamy.
https://youtu.be/WcG-fXpMHO0
O cinema documental é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza
principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade
«tal como ela é»: o documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva
da realidade.
https://www.ovarnews.pt/?p=71218
✅️A RIA POR DENTRO, um filme realizado por Ana Rodrigues, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a direção de fotografia e Montagem de Rui Pedro Lamy, é um dos 4 documentários que resultaram do projeto “Do Ar à Água” financiado pelo Ciência Viva através do programa Media Ciência, apoiado pelo COMPETE.
https://youtu.be/u3CYI-22AJ4
✅️ÁGUA NAS GUELRAS, um filme realizado por Marco Schiavon, produzido pela ETHNO e que contou com a produção e montagem de Rui Pedro Lamy.
https://youtu.be/WcG-fXpMHO0
O cinema documental é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza
principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade
«tal como ela é»: o documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva
da realidade.
https://www.ovarnews.pt/?p=71218
Ovar é um dos municípios do litoral em maior risco devido ao impacto da erosão costeira. Um projecto da Universidade de Aveiro mostrou que as soluções podem — e devem — passar por ouvir a população.
Ler in "Público"
https://www.ovarnews.pt/?p=71215
Ele conhece os dois lados. Antigo jogador vareiro, actualmente ao serviço do Benfica, José Barbosa não esquece o tempo que aqui passou e sabe que a "formação de Ovar tem pergaminhos no basquetebol".
No último jogo em Ovar, a Ovarense é o próximo adversário do Benfica, já neste sábado, 22 de abril.
Tendo em vista a partida da 9.ª jornada da 2.ª fase do grupo A da Liga Betclic, na Arena de Ovar (17h30), José Barbosa perspetiva um jogo "tradicionalmente difícil". "Vamos precavidos para o que possa acontecer. Haverá um ambiente extremamente difícil, mas estamos preparados. Já vencemos lá e queremos repetir", disse o base do Benfica, à BTV.
https://www.ovarnews.pt/jose-barbosa-avisa-que-benfica-quer-vencer-em-ovar/
sexta-feira, abril 21, 2023
Entrou em vigor na passada terça-feira, 18 de abril, a Lei n.º 17/2023, de 14 de abril, que legisla a aplicação transitória da taxa de “IVA zero” a produtos alimentares essenciais, e que vai permanecer em vigor até 31 de outubro de 2023.
Conforme é referido no diploma legal, a taxa de “IVA zero” só se aplica aos produtos alimentares que nela constam, e exclusivamente para operações de importação ou transmissão dos respetivos bens. Ou seja, na atividade normal da restauração e similares, como fornecimento de refeições prontas a comer e prestação de serviços de alimentação e bebidas, o diploma não se aplica.
No entanto, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) alertam que, no caso específico da venda de bens alimentares não transformados para consumo fora do estabelecimento (take-away, entrega ao domicílio ou drive thru), que não sejam refeições prontas a comer, os restaurantes e similares têm de aplicar a taxa de IVA de 0% aos mesmos, de acordo com as seguintes situações:
- Se já adquiriam esse produto com a taxa de “IVA zero” e o vão vender sem qualquer transformação (não sendo refeições prontas a comer), e apenas e só no caso de venda para consumo fora do estabelecimento;
- Se produzem um bem incluído na lista “IVA zero” (como é o caso do pão, sem adição de qualquer outro ingrediente), e apenas e só no caso de venda para consumo fora do estabelecimento.Nos casos em que as empresas ainda tenham produtos em stock que adquiriram ao seu fornecedor com sujeição a IVA, esses produtos são vendidos ao consumidor final sem IVA.
Conforme a AHRESP e a OCC já referiram, para o setor da restauração e similares, o impacto dessa redução de IVA é nulo, porque se trata de um imposto do consumidor final, não tendo qualquer impacto nas atividades económicas.
https://www.ovarnews.pt/impacto-do-iva-zero-e-nulo-na-restauracao-e-similares/
A Infraestruturas de Portugal (IP) apontava, em novembro de 2022, a conclusão das obras de requalificação do troço entre Vila Nova de Gaia e Espinho para início deste ano, contudo uma resposta do organismo ao deputado do PSD Firmino Pereira dá a conhecer que os trabalhos só vão ficar terminados em meados de 2024, noticia o Jornal de Notícias.
"A Infraestruturas de Portugal estima, na presente data, que a empreitada da renovação integral de via do troço Espinho-Gaia fique concluída em meados de 2024", aponta a resposta da IP ao deputado, citada pelo JN.
O fornecimento de materiais, a subcontratação de serviços e a complexidade das obras, além do objetivo de reduzir o impacto dos trabalhos na circulação das carruagens são alguns dos motivos apresentados pelo organismo ao deputado, refere o jornal.
O arranque das obras entre Vila nova de Gaia e Espinho deveria ter acontecido em 2017, contudo tal acabaria por só acontecer em 2020.
As travessias para peões na Granja e na Aguda têm gerado contestação visto tratarem-se de passagens superiores, contudo na resposta da IP a Firmino Pereira é referido que será feito um concurso, este ano, para a realização de um estudo sobre a viabilidade de construção de túneis, aponta o JN, em alternativa à travessia superior.
https://www.ovarnews.pt/?p=71198
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) abriu em janeiro uma nova valência de consulta e tratamentos de Podologia com o objectivo de investigação, estudo e prevenção de doenças, deformidades e alterações dos pés.
A nova valência de Podologia é prestada na Consulta Externa da Unidade de Santa Maria da Feira e desde janeiro já realizou mais de 521 consultas, onde são avaliados todos os utentes com patologia do pé, onde se destaca a estreita colaboração com as especialidade de Ortopedia e Medicina Física e Reabilitação do CHEDV.
Catarina Pinto, responsável pela nova valência de Podologia, destaca: " o compromisso de todas as especialidades do hospital na criação de uma resposta adequada e completa para os nossos utentes de forma a oferecer investigação e avaliação podológica dirigida à prevenção de doenças e alterações dos pés, bem como de diagnóstico precoce de alterações morfológicas, estruturais e funcionais das crianças (podopediatria), dos desportistas (podologia desportiva), dos trabalhadores (podologia laboral), dos idosos (podogeriatria) e dos doentes de alto risco, designadamente diabéticos, são uma mais-valia para os utentes do CHEDV".
Além da Consulta de Podologia a nova valência participa na Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético e na avaliação dos doentes com pé diabético, constituída por uma equipa diferenciada com especialistas de Medicina Interna, Enfermagem e Podologista que estão permanentes na consulta e contam também com o apoio da Endocrinologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Medicina Física e de Reabilitação, Nutrição e Serviço Social.
Exemplos de casos clínicos de sucesso já alcançados no CHEDV:
1) Utente do sexo masculino, diabético, com calosidade plantar, onde foi realizado o tratamento da patologia presente e aplicada ortótese plantar com descarga da zona.
Resultou na redução da formação da calosidade, reduziu o risco de ulceração e melhorou a marcha do utente.
2) Tratamento de Onicocriptose (unha encravada), em utente do sexo feminino, no qual
não houve necessidade de intervenção cirúrgica local, tendo sido tratada e ficado
resolvido retomando de imediato, a sua actividade laboral.
3) Elaboração de ortótese de silicone, em paciente com garra digital e calosidade. Com a ortótese, foi possível resolver a calosidade e realinhar a posição dos dedos.
4) Tratamento de onicogrifose (unhas grossas) das lâminas ungueais, em paciente idosa, no qual incapacitava o uso de calçado fechado. Foi após, possível, a utente deslocar-se sem dor e adequar o calçado.
5) Aplicação de ortóteses plantares numa utente do sexo feminino, por síndrome de Müller Weiss, com compensação de varo de retropé. Utente adequou o calçado, reduziu o edema e as queixas de dor no pé e melhorou a marcha, de forma
significativa.
https://www.ovarnews.pt/?p=71194
O executivo municipal visitou, esta sexta-feira, um conjunto de obras em curso e uma em projevto – pronto para ser lançado o concurso público, na freguesia de S. Vicente Pereira, que representam um investimento superior a 390 mil euros.
A visita começou na empreitada de Reabilitação do Parque de Lazer e Bem Estar, uma obra com um investimento de 125 mil euros, e que pretende dotar o centro da freguesia de um espaço aprazível, de lazer e convívio intergeracional. Assim, numa área de intervenção de cerca de 2 343.00 m2, serão organizados espaços distintos, atravessados por um percurso pedonal.
Dado a proximidade que tem com o jardim-de-infância e com o centro de dia, serão implantados um pequeno parque infantil e um circuito de manutenção com alguns aparelhos de fitness. Serão ainda combinados diversos tipos de vegetação, que contribuirão para que se estabeleça uma maior harmonia do espaço, bem como será instalado mobiliário urbano.
Igualmente em curso, encontram-se as pavimentações na Rua da Mata, Rua Manuel Gomes Reis e Rua Dr. Francisco Vale Guimarães, num investimento de cerca de 95 mil euros, o qual vai melhorar as condições de circulação e segurança dos arruamentos.
A repavimentação das Ruas da Nossa Senhora da Graça e da Torre tem o projeto aprovado, um valor base de 174 mil euros e vai ser lançado o concurso público a curto prazo, tratando-se de uma obra que vai igualmente melhorar as condições de segurança e de circulação
https://www.ovarnews.pt/?p=71191
O aviso colado na porta que servia de entrada à Pastelaria Flor de Ovar colheu muitis de surpresa. A padaria com 35 anos de história, na rua Ferreira de Castro, ia fechar, mas prometia ser por pouco tempo.
O que é certo é que aquelas portas nunca mais abriram após a entrada do novo de 2023.
O OvarNews já tinha questionado o proprietário para tentar dar uma explicação aos nossos leitores e clientes que ficaram surpreendidos.
"Eu sei que muita gente ficou triste, mas também sei que alguns ficaram contentes ou talvez admirados, ou com dúvidas: o que será? O que não será?"
Mas sim, confirma-se: "Foi mesmo a Flor de Ovar quw chegou ao fim, depois de quasse 35 anos de serviço à cidade".
Sem especificar, refere que "infelizmente, aconteceu porque há mais quem nos queram mal do que bem". E desta forma, "é mais uma loja do centro da Cidade de Ovar que já não existe".
Mas não acabou sem luta: "Foram tantos os esforços, os altos e baixos, as dores de cabeça e o sofrimento para tentar conseguir levar bem alto o nome da primeira flor das padarias, mas não deu mais."
No fim, "agradeço àquelas pessoas, amigos, funcionários e fornecedores que sempre me apoiaram. Obrigado."
https://www.ovarnews.pt/?p=71173
As buscas pelo banhista que desapareceu na terça-feira no mar foram retomadas nesta sexta-feira, na terra e no mar, mas “já não de forma permanente”.
“A intenção é ter os elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros a patrulhar esta área em alguns períodos do dia e aproveitar qualquer saída para o mar para procurar o corpo”, explicou o comandante do Porto de Aveiro.
Este é o quarto dia de buscas no mar e em terra à procura do jovem de nacionalidade brasileira que desapareceu no mar numa zona entre a praia de Cortegaça Sul e a praia de São Pedro de Maceda, em Ovar.
https://www.ovarnews.pt/estava-de-folga-e-foi-a-praia-com-amigos-diz-irmao-de-brasileiro-que-desapareceu-no-mar-em-maceda/
https://www.ovarnews.pt/retomadas-buscas-por-banhista-desaparecido/
Em dia de gravações para o programa "Hora dos Portugueses", o popular spresentador Jorge Gabriel deslicou-se a Válega nesta quarta-feira.
"Visitamos o Museu escolar Oliveira Lopes e a igreja Matriz de Válega, no concelho de Ovar", referiu.
Mais uma vez "a desvendar Portugal e a Portugalidade em qualquer ponto do mundo".
A "Hora dos Portugueses” é exibido semanalmente nas manhãs de sábado na RTP1 e RTP Internacional.
O programa televisivo, que tem como objetivo retratar o quotidiano das comunidades portuguesas no mundo: as suas vidas, os seus negócios, os seus projetos e a sua realidade, tem reportagens produzidas localmente, por parceiros da Rádio e Televisão de Portugal.
O programa gravado em Válega é exibido no sábado, na RTP1
https://www.ovarnews.pt/?p=71171
"Visitamos o Museu escolar Oliveira Lopes e a igreja Matriz de Válega, no concelho de Ovar", referiu.
Mais uma vez "a desvendar Portugal e a Portugalidade em qualquer ponto do mundo".
A "Hora dos Portugueses” é exibido semanalmente nas manhãs de sábado na RTP1 e RTP Internacional.
O programa televisivo, que tem como objetivo retratar o quotidiano das comunidades portuguesas no mundo: as suas vidas, os seus negócios, os seus projetos e a sua realidade, tem reportagens produzidas localmente, por parceiros da Rádio e Televisão de Portugal.
O programa gravado em Válega é exibido no sábado, na RTP1
https://www.ovarnews.pt/?p=71171
quinta-feira, abril 20, 2023
O médico veterinário e premiado fotógrafo Jorge Bacelar voltou a ganhar:
"É com grande alegria que vos informo que fui o vencedor do concurso internacional do 'Agora Awards Portrait 2023' escolha do júri".
Insaciável coleccionador de prémios o próximo convidado da iniciativa “Encontro com o Autor” que terá lugar no próximo dia 22 de abril, pelas 16h00, na Oficina de Artes, na Murtosa.
Nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, com raízes na Póvoa de Varzim, a profissão de médico veterinário trouxe-o para a Murtosa, onde reside há quase 30 anos.
Despertou para a fotografia há dez anos. Começou pelas paisagens e depois mergulhou no mundo rural, fotografando a gente que vive da terra, no seu próprio meio, principalmente oriunda da Murtosa, de Estarreja, de Albergaria-a-Velha e de Figueira de Castelo Rodrigo. Rostos, expressões e poses, com os animais e os produtos da terra a completarem o retrato.
Tendo o privilégio de conhecer o mundo rural e conviver com pessoas que muito admira, encontrou na fotografia uma forma de enaltecer e perpetuar a imagem dos agricultores, com quem tem uma relação familiar, de grande amizade e respeito. Sem iluminação e sem artifícios, usa a sua lente – a proximidade com as pessoas – para obter as imagens, num cenário tão realista quanto o possível.
Tem recebido importantes prémios e distinções pelo seu trabalho fotográfico, tais como: Nomination Award HPA 2015, World Photographic Cup 2016, FEP European Professional Photographer of the Year Awards 2016, 2016 OIE Photo Competition, Documentary Award HPA 2017, Global Photographic Union, Concurso Internacional de Fotografia Transversalidades 2017, Singapura Photo Cup 2017, Photographic Society of America 2017, IUP 5th Anniversary Celebration Photo Circuits 2017, Travel Photographer of the Year 2020.
É frequentemente convidado a participar em exposições individuais e em programas televisivos culturais para falar do seu trabalho fotográfico.
A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa organiza, mensalmente, um “Encontro com o Autor”, que visa aproximar o público dos autores e criadores, das mais variadas áreas artísticas, da escrita à música, passando pelas artes plásticas, cinema ou teatro, através de sessões de conversa e partilha, onde a proximidade e a informalidade são a tónica dominante. A entrada é livre.
https://www.ovarnews.pt/?p=71159
O Carnaval de Estarreja não acaba em fevereiro. Depois de uma edição memorável, o Entrudo está de volta, não só ao grande ecrã, mas também à avenida do Carnaval!
No próximo domingo, dia 23 de abril, estão todos são convidados para (re)viver os melhores momentos da edição de 2023 no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja. A sessão está marcada para as 17h e os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
De 4 a 7 de maio, Estarreja é palco de um dos principais eventos nacionais e europeus de samba, o “Samba com Vida”, organizado pela Escola de Samba Trepa de Estarreja, com o apoio do Município de Estarreja.
No mês de junho, dia 17, realiza-se a 11.ª edição do Troféu Nacional de Samba que volta a reunir, no Parque Municipal do Antuã, as escolas de samba que se sagraram campeãs da edição de 2023 dos principais carnavais de Portugal. Numa espécie de “carnaval de verão”, com samba luso, antevê-se um espetáculo de cor, alegria, qualidade, criatividade e muita exuberância.
Fruto de um vasto trabalho de equipa, desde setembro, o mês em que começaram os preparativos, estima-se que cerca de cinco mil pessoas tenham estado envolvidas nos trabalhos de preparação e organização deste Carnaval.
Este evento âncora estarrejense teve ainda a capacidade de entreter milhares de pessoas de todo o mundo através da transmissão em direto no Facebook em três dias de emissão no Desfile Noturno e nos Grandes Corsos de domingo e de terça-feira. Na terça-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro, a RTP emitiu, em direto do Parque Municipal do Antuã e durante 7 horas, o “Especial Carnaval de Estarreja” a telespectadores de todo o país e do mundo.
https://www.ovarnews.pt/?p=71154
Tiago Bettencourt canta com a Banda Filarmónica Ovarense e Sociedade Musical Boa União, no dia 27 de Maio, na Praça da República.
É um dos momentos altos VI edição do Maio do Azulejo, evento de promoção da “Cidade-museu Vivo do Azulejo”, de valorização dos patrimónios – azulejar, arquitetónico, histórico e cultural – de formação e sensibilização de públicos.
Em 2023, "o Azulejo volta a ser protagonista de um programa diversificado, exploratório, inclusivo e estruturado para diversos públicos", diz nota do município.
Destacam-se as visitas exploratórias e orientadas, as experiências e oficinas criativas, exposições e os espetáculos musicais em espaço e ambiente cénico.
https://www.ovarnews.pt/?p=71152
Um casal, com cerca de 50 anos, foi resgatado por um helicóptero AW119 Koala da Força Aérea, esta semana, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O casal perdeu-se quando percorriam um trilho na zona dos Prados da Messe, numa área de difícil acesso e onde a circulação é limitada.
Perdidos desde o dia de ontem, o alerta foi dado por volta das 20H00 tendo sido acionados os meios de socorro.
O helicóptero da Esquadra 552 – "Zangões", em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar, resgatou o casal ao amanhecer, transportando-os para o campo de futebol do Gerês, onde uma ambulância os aguardava.
Nestes últimos três dias a Força Aérea esteve presente em outras duas missões de resgate – uma jovem de 16 anos em Angra do Heroísmo e outra jovem de 17 anos no Algarve – todas concluídas com sucesso.
A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.
https://www.ovarnews.pt/?p=71156
A Yazaki Portugal recebeu, esta semana, a visita do vice Presidente da Toyota, Jun SHIMODA, juntamente com representantes locais da Toyota e da AFIA (Associação para a Indústria Automóvel em Portugal).
A visita incluiu a fábrica YSE, o Centro de Monozukuri e o PTC, em Ovar, para melhor compreensão do potencial de Portugal como um local global para o negócio automóvel, componentes e electrificação.
Os responsáveis da Toyota ficaram impressionados com as capacidades e a carteira de produtos da Yazaki, bem como, com as atividades de R&D (Research & Development) e D&D (Design & Development), será partilhada informação adicional através da Toyota Business Unit nas próximas semanas, relativamente à estratégia do programa de electrificação TME (Toyota Motors Europe).
Shimoda-san mencionou no seu discurso final que "a Toyota vê Portugal como um local estratégico para investir em soluções de mobilidade e contará com o apoio dos seus fornecedores para ter sucesso".
https://www.ovarnews.pt/?p=71149
Foram retomadas as buscas na orla costeira, numa área de 20 quilómetros, desde Espinho a Torrão do Lameiro, em Ovar.
Pelo terceiro dia fazem-se buscas no mar e em terra à procura do jovem de nacionalidade brasileira que desapareceu no mar numa zona entre a praia de Cortegaça Sul e a praia de São Pedro de Maceda, em Ovar.
No total, estão empenhados nas buscas cerca de 20 operacionais da Polícia Marítima e dos Bombeiros.
https://www.ovarnews.pt/buscas-por-jovem-desaparecido-no-mar-em-ovar-retomadas-apenas-na-orla-costeira/
quarta-feira, abril 19, 2023
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dias 17 e 23 de Abril, realiza em todo o território nacional continental uma operação de fiscalização rodoviária, direccionada para controlo de velocidade, orientando as acções de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique uma maior sinistralidade e infracção aos limites de velocidade, a fim de promover a segurança rodoviária.
Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.
No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização.
No âmbito do planeamento anual efectuado pela RoadPol, a GNR com esta acção pretende também sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
Em 2022, a GNR registou um total de 78.896 acidentes de viação, sendo que destes, pelo menos 3.816 tiveram como principal causa a velocidade excessiva.
Relativamente à fiscalização da velocidade, em 2022, foram registadas 119.651 infracções.
Com esta acção, pretende-se também sensibilizar a sociedade, para a importância da adopção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.
https://www.ovarnews.pt/?p=71113