domingo, julho 31, 2022
José Manuel Roque Valentim faleceu a 16 de Julho, aos 73 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Lamentando profundamente o seu falecimento, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP apresentou as mais sentidas condolências à sua família, em especial à Rosa Aldina Valente, sua companheira de vida e aos seus filhos.
Natural de Unhais da Serra, Covilhã, foi professor de Educação Física, exercendo a sua atividade profissional durante muitos anos na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, em Ovar.
Professor sindicalizado, esteve presente em todas as lutas do seu setor profissional e demonstrou permanente preocupação com a sua profissão, com os seus colegas e alunos.
Na sua atividade profissional destaca-se a conquista de um campeonato do mundo de ginástica na modalidade de trampolim por um dos seus atletas.
Militante do PCP desde 1997, sempre que foi chamado a dar o seu contributo, nunca virou a cara à luta. A sua contribuição foi de diversa ordem, da qual se realça a sua participação e integração em listas da CDU em várias edições de campanhas eleitorais para os órgãos autárquicos, destacando-se a campanha de 2013 na qual foi primeiro candidato da CDU à Junta de Freguesia de Maceda (concelho de Ovar).
Exerceu também um mandato como Presidente da Junta de Freguesia da sua terra natal, Unhais da Serra, concelho da Covilhã.
José Manuel Roque Valentim foi o amigo e o camarada que partiu, mas que ficará para sempre na memória coletiva do seu Partido e certamente da sua comunidade.
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP
Ovar, 30 de Julho de 2022
https://www.ovarnews.pt/pcp-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-jose-manuel-roque-valentim/
Hoje é dia do ponto alto do festival Mega Samba, em Sesimbra, quando pelas 16h30 ecoar a Mega Bateria no Largo da Marinha.
A prova de que o Carnaval não tem de ser apenas vivido em Fevereiro com as escolas de samba e grupos de axé a animarem as noites de Sesimbra durante uma semana, incluindo um desfile do Carnaval de Verão que decorreu este sábado na Avenida dos Náufragos até ao Largo da Marinha.
Este já é um evento obrigatório atraindo todos os anos milhares de visitantes, incluindo a comunidade vareira do samba que se faz representar com a animação que lhe é tão peculiar.
https://www.ovarnews.pt/mega-samba-e-sinonimo-de-mega-bateria/
sábado, julho 30, 2022
Abriu neste preciso dia 30 de julho, do distante ano de 1933, o primeiro café em Ovar.
Era o Café Paraíso e a sua abertura ficou a dever-se ao espírito empreendedor de Eduardo Sousa. Situava-se no edifício da Rua Manuel Arala no qual, mais tarde, viria a funcionar a relojoaria Ovarense - que durante largas décadas foi uma das mais prestigiadas ourivesarias da cidade.
A relojoaria encerrou definitivamente poucos anos antes da Pandemia.
Voltando ao Café "Paraíso", naquele local ficaria escassos quatro anos, mas viria a conhecer uma segunda vida entre 1937 e 1979, na Praça da República, em frente à Câmara Municipal de Ovar, onde secencontra instalada a actual sucursal do BPI.
Na nova localização, foi propriedade (salvo melhor informação) dos irmãos David (Vilão), António (Toneca) e Manuel Resende (Manelzinho que também foi jogador de futebol na Associação Desportiva Ovarense), também industriais da panificação na vila de Ovar.
Na história ficariam as tertúlias entre as mentes que desenhavam o futuro, assistidos pelos carismáticos empregados do café "Paraíso" (e também do "Progresso"), como o Clemente e seu irmão Augusto, o Amorim, o Luís que viria a fundar o café Avenida, o Serafim, dono do actual restaurante O Bosque, e a figura principal, com quarto na Pensão Primavera, o Cabral.
Hoje, o edifício da rua Manuel Arala reinventa-se como habitação multifamiliar - preservando e prolongando à ampliação proposta o seu traçado de gosto neoclássico.
https://www.ovarnews.pt/?p=64433
A Ovarense Basquetebol anuncia mais um reforço para a época 22/23.
Trata-se de Jordan Robertson, jogador formado na Universidade de Colgate que chega a Ovar depois de passagens pela Geórgia e Canadá.
O extremo de 26 anos jogou mais recentemente em ligas norte-americanas como a TBT.
https://www.ovarnews.pt/ovarense-anuncia-jordan-robertson/
sexta-feira, julho 29, 2022
- No Parlamento Europeu, Portugal está representado por pessoas, que foram eleitas
- e que, têm como dever primeiro, salvaguardar os direitos da comunidade e o dos por-
- tugueses de forma cuidada. Um deputado, que pertence ao “grupo de Portugal”, e na
- entrevista que foi publicada, questiona os nossos governantes “se queremos criar um
- pilar do Estado Social e serviços públicos robustos, que respondam e tornem universal
- o acesso a cuidados para toda a gente, independentemente da sua carteira, ou se que
- remos construir uma indústria dos cuidados que necessariamente irá dar qualidade de
- cuidados muito diferentes às pessoas em função dos seus rendimentos. A questão é se
- os cuidados vão ser entendidos como um serviço publico universal ou se vão ser enten
- didos como um negócio” José Gusmão, o deputado europeu, colocou a questão e…
-
Florindo Pinto
https://www.ovarnews.pt/?p=64422
Pelo segundo ano consecutivo, Ovar foi um 5 Municípios premiados no projeto “O Mar Começa aqui”, projeto de âmbito nacional que contou com a participação de 125 Municípios e no qual foram pintadas 827 sarjetas envolvendo 394 escolas.
O projeto “O Mar Começa Aqui” tem como objetivos, entre outros, sensibilizar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão vai para ao mar”, estimular a criatividade e desenvolver estratégias de cooperação entre escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade. O prémio é atribuído pela Associação Bandeira Azul (ABAE) e pelos seus parceiros às autarquias mais empenhadas na concretização deste projeto, em termos de motivação, comunicação e divulgação do projeto.
No âmbito do Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Ovar, o programa Eco-Escolas, foram 9 as Escolas do concelho que aderiam ao projeto com 0 apoio do Município. Fruto dessa participação foram pintadas 16 sarjetas tanto na via pública como no interior das escolas.
Em 2022 “O Mar Começa Aqui” contou com a participação das Eco-Escolas representantes dos 3 Agrupamentos:
- E.B.2 António Dias Simões
- E.B.2/3 Monsenhor Oliveira
- E.B.2/3 Maceda
- E.B.I.2/3 S. V. Pereira, Jusã
- E.B. Regedoura
- E.S. Júlio Dinis
- J.I. de Carvalho – Menção Honrosa – no concurso nacional
- E.B da Oliveirinha
- Externato de S. Miguel.
https://www.ovarnews.pt/?p=64424
Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Ovar, no âmbito da programação de verão, Estação Náutica de Ovar, irá promover concertos, fim de tarde e noite, na praia do Furadouro, trazendo aos palcos “Estação Náutica” e “Avenida”, nomes como DAMA e Cuca Roseta ou a ovarense Cátia Gonçalves.
Na primeira sexta-feira de agosto, dia 5, o palco Estação Náutica, instalado na Av. Bombeiros Voluntários do Porto (pedonal), recebe, pelas 18h30, para um concerto sunset, Joana Almeirante, cantora e compositora que atua ao lado de Miguel Araújo. A solo, em formato voz e guitarra, irá presentear o público com músicas do seu primeiro single “Bem me Quer” e do seu mais recente single, lançado em 2022, “Tão Cedo Não é Amanhã. Já pelas 22 horas, sobe ao mesmo palco um projeto musical formado por um núcleo feminino, com sons de roda de samba para terminar a noite, “Tanto Bate até que Samba”.
Dia 12 de agosto, é a vez de Marisa Almeida atuar no palco Estação Náutica para o segundo concerto de fim de tarde do mês. Na data em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, os D.A.M.A., banda de Kasha, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, considerada um dos maiores sucessos da música nacional nos últimos anos, sobem ao palco Avenida para um concerto que promete contagiar o público, apresentando temas do seu quarto álbum de originais “Sozinhos à Chuva”.
Na antecipação do concerto de Cuca Roseta, dia 19 de agosto, no palco Estação Náutica, é a vez de Sandra Pereira, a grande vencedora da 4ª edição do “Ídolos”, em 2010, aquecer o final de tarde para mais um pôr do sol na praia do Furadouro. Cuca Roseta, que lançou recentemente o seu novo álbum “Finalmente”, atua pelas 22 horas no palco Avenida, para apresentar músicas do seu novo trabalho “Meu”, o disco “mais verdadeiro e pessoal da fadista”.
A última sexta-feira de agosto, dia 26, traz ainda à praia do Furadouro, pelas 18h30, a atuação de Cátia Gonçalves, artista natural de Ovar que, em 2020, lançou o seu primeiro single “Juntos até ao Fim”, tendo o neo-soul como a sua maior referência. Benjamim, com o seu terceiro disco, “Vias de Extinção”, considerado em 2021 o Melhor Trabalho de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores, encerra os concertos no Palco Estação Náutica, dia 26, pelas 22 horas.
Todos os concertos são de entrada livre, fazendo parte da programação da Câmara Municipal de Ovar para promoção e animação do território enquanto destino de verão, numa agenda que oferece mais de 170 eventos ligados ao Mar, à Ria e às potencialidades naturais e paisagísticas do território.
https://www.ovarnews.pt/?p=64420
O programa "Diário de Viagem em Portugal", da TF1, principal canal público da TV em França, arranca com um deslumbramento: Uma visita à Igreja Matriz de Válega durante a qual contacta com outros turistas e revela toda a sua admiração e homenagem pelo templo que é, hoje em dia, um dos principais exemplares da azulejaria portuguesa.
Segue para Aveiro onde para além dos azulejos destaca os ovos moles. Ficou a faltar a prova do Pão-de-ló de Ovar. Talvez para a próxima.
https://www.ovarnews.pt/?p=64418
quinta-feira, julho 28, 2022
A DECO e a Universidade Portucalense estão a organizar a primeira edição da Pós-Graduação
na área do Direito do Consumidor que vai começar já em outubro deste ano. O curso
proporcionará uma formação específica numa das áreas do Direito em amplo crescimento e de
extrema importância, que visa regular a atividade das empresas e, ao mesmo tempo, garantir
ao consumidor o acesso efetivo à defesa dos seus direitos.
Com início previsto a 14 de outubro com uma duração de 4 meses e composto por 16 módulos que importam ser destacados no domínio do Direito do Consumidor, desde a lei da defesa do consumidor à sua
transição digital. É dirigido, essencialmente, a profissionais de empresas responsáveis pelos
departamentos de apoio ao cliente, advogados, consultores jurídicos, empresários como
também a qualquer pessoa com habilitações académicas e que tenha interesse na área.
No decorrer da formação os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos que lhes
permitirá: estar à alerta para os principais e atuais desafios do mercado e da proteção do
consumidor, entender melhor as regras das relações jurídicas de consumo e desenvolver
capacidades de resolução prática de conflitos de consumo, quer na perspetiva do consumidor
quer na perspetiva da empresa.
As aulas serão em formato on-line, às sextas-feiras em horário pós-laboral, entre as 18h e as
21h e aos sábados entre as 10h e as 13h.
As candidaturas estão abertas e poderá realizar a sua aqui. Para mais esclarecimentos
contacte-nos através do e-mail deco.norte@deco.pt .
https://www.ovarnews.pt/?p=64410
Quando o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde se vai deteriorando, quando o nível de desgaste dos profissionais de saúde se agrava, quando se fazem promessas vãs de “resolução dos problemas para a próxima 2ªfeira”, mais uma vez, de forma reincidente, o
Governo de maioria absoluta do Partido Socialista, dissemina intenções, fala de “constrangimentos” e falha aos portugueses.
Veja-se que quando admite negociar grelhas salariais para os profissionais de saúde, omite que esse acordo tem de ser celebrado com o Ministério das Finanças.
No que toca concretamente ao Decreto-Lei nº 50-A/2022 de 25 de Julho, que estabelece o regime remuneratório do trabalho suplementar realizado por médicos em serviço de urgência, o CDS, após análise do diploma e dos contextos em presença, faz a seguinte avaliação:
– Diploma inexequível, nada resolve e só contribui para existir conflito e mais agitação.
– Tem uma norma travão, que não deixa fazer mais horas nem gastar mais, face ao gasto no ano de 2019.
– Os Hospitais não tem dotação orçamental e estão obrigados a uma falsa autonomia. Já gastaram o plafond das horas que propuseram.
– O plafond orçamental dos Hospitais é o mesmo que existia com o Senhor Ministro das Finanças João Leão.
– Esse montante atribuído, foi aprovado e não contemplava este pagamento de horas.
– É perverso para os Hospitais de menores dimensões, que já pagavam valores superiores.
– Com os mesmos profissionais, vai aumentar a despesa, sem solucionar os problemas.
De tudo isto se conclui que há:
– Ausência absoluta de resoluções políticas adequadas à realidade, bem como de uma visão estratégica para melhorar o acesso aos cuidados de saúde dos portugueses.
– Ineficácia e até insensibilidade social do governo socialista, bem como um profundo distanciamento da realidade, que se viram acentuadas com as circunstâncias da pandemia e a exaustão dos profissionais de saúde, e estão a contribuir para um progressivo colapso do Serviço Nacional de saúde.
– O mais grave é sim o prejuízo causado aos portugueses, em matéria de direito à proteção na saúde, sentido todos os dias pelas pessoas doentes, com milhões de atos clínicos em atraso nos Hospitais e nos Cuidados de Saúde Primários, com rastreios, cirurgias e tratamentos
oncológicos prejudicados.
O CDS alerta, uma vez mais, para a gravidade dos factos em presença, mas vai para além disso: recorda que existem e já apontou alternativas concretas (vd. Moção estratégica) ao atual estado de coisas.
O CDS continuará a pugnar por mais e melhores cuidados de saúde aos portugueses.
CDS
https://www.ovarnews.pt/?p=64408
Grupo Auto Soluções promove Campanha de Verão
Verão é sinónimo de férias e longas viagens em família. No sentido de garantir que todos circulam em segurança neste período, o Grupo Auto Soluções Mobilidade lança uma campanha com condições muito atrativas no que toca à revisão da sua viatura Volkswagen, Audi, Seat e Škoda. Através desta campanha, poderá efetuar a revisão do seu automóvel por apenas 190 euros, beneficiar de um desconto até 40 % na mudança de pneus e usufruir até 20% de desconto em acessórios de viagem.
A oferta da conectividade da viatura com o smartphone do seu proprietário, a ativação gratuita do serviço mobilidade, o diagnóstico do ar condicionado e a lavagem do automóvel em todos os serviços são outras das muitas vantagens da "Campanha de Verão” do Grupo Auto Soluções Mobilidade. Para usufruir destes benefícios basta efetuar a marcação online em autosolucoes.pt ou através dos contato 913 496 910. A campanha está em vigor até final de setembro.
Com origem em 1984, o Grupo Auto Soluções Mobilidade representa as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Škoda. Integra as concessões EMAC, BL Motor, BL Sport, EMAC Ocasião e Garagem de Arrifana.
https://www.ovarnews.pt/grupo-auto-solucoes-promove-campanha-de-verao/
Verão é sinónimo de férias e longas viagens em família. No sentido de garantir que todos circulam em segurança neste período, o Grupo Auto Soluções Mobilidade lança uma campanha com condições muito atrativas no que toca à revisão da sua viatura Volkswagen, Audi, Seat e Škoda. Através desta campanha, poderá efetuar a revisão do seu automóvel por apenas 190 euros, beneficiar de um desconto até 40 % na mudança de pneus e usufruir até 20% de desconto em acessórios de viagem.
A oferta da conectividade da viatura com o smartphone do seu proprietário, a ativação gratuita do serviço mobilidade, o diagnóstico do ar condicionado e a lavagem do automóvel em todos os serviços são outras das muitas vantagens da "Campanha de Verão” do Grupo Auto Soluções Mobilidade. Para usufruir destes benefícios basta efetuar a marcação online em autosolucoes.pt ou através dos contato 913 496 910. A campanha está em vigor até final de setembro.
Com origem em 1984, o Grupo Auto Soluções Mobilidade representa as marcas Volkswagen, Audi, Seat e Škoda. Integra as concessões EMAC, BL Motor, BL Sport, EMAC Ocasião e Garagem de Arrifana.
https://www.ovarnews.pt/grupo-auto-solucoes-promove-campanha-de-verao/
A convite da equipa do PS Cortegaça, os deputados do Partido Socialista da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, Hugo Oliveira, Susana Correia e Rosa Venâncio, visitaram o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar para verificarem no terreno o Plano de Gestão Florestal que está em curso e melhor se inteirarem da situação daquela que é a primeira mancha florestal a sul do Douro.
Uma visita tão mais pertinente numa época em que tanto se fala de proteção ambiental, da importância da natureza, das alterações climáticas, seca, incêndios, retenção de carbono e da erosão, não só costeira, mas também a erosão eólica e hídrica.
Estando sensibilizados para esta questão e para a justa indignação da população, após ouvirem as nossas preocupações e argumentos sobre esta problemática e tendo colocado todas as questões que acharam pertinentes, ficou a intenção de levarem o assunto a discussão na Assembleia da República, questionando o Ministro do Ambiente sobre o mesmo, entre outras iniciativas a promover pela defesa da nossa floresta.
Esperamos com esta iniciativa que a vontade e as preocupações da população sejam ouvidas pelos responsáveis e que mostrem abertura para a necessária revisão do PGF do PFDO no sentido da preservação deste espaço florestal e de um ecossistema saudável, equilibrado, sustentável e esteticamente aprazível que todos tanto prezamos.
Aproveitamos também a oportunidade para mostrar o estado preocupante da nossa costa, sensibilizando para a necessidade urgente de implementação de medidas de mitigação do problema da erosão costeira que tanto afeta o Concelho de Ovar.
Estão previstos para abate 247 hectares de floresta entre Cortegaça e o Furadouro.
Tivemos a oportunidade de constatar no terreno algumas das incongruências deste PGF e da não aplicação dos seus pressupostos, nomeadamente:
Incumprimento do estipulado no PGF, em conformidade com o "Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Ovar-Marinha Grande", da interdição da destruição de vegetação autóctone numa faixa de proteção costeira de 500m, que pode ser ajustada para os 1000m, como pudemos constatar na parcela prevista para abate do talhão 7 em Cortegaça e como também acontece nos talhões 48 e 57.
Incumprimento do estipulado no PGF da manutenção de arvoredo numa distância mínima de 300m entre as áreas cortadas, como pudemos verificar nos talhões 5, 6 e 7 em Cortegaça, numa área total de 21,4 hectares.
A consequência de não se garantirem os meios financeiros, humanos e técnicos para aplicação no terreno das regras estipuladas no PGF de controle das invasoras, como pudemos observar nas parcelas de floresta abatidas em anos anteriores junto ao rio do Buçaquinho (Vala de Maceda).
Essa zona está completamente infestada de Acácias, nomeadamente a Acácia de Espigas e Austrálias, impedindo a germinação e desenvolvimento de novos pinheiros e outras árvores autóctones, assim como da própria vegetação rasteira tão importante para um ecossistema equilibrado e saudável, já para não falar que estas espécies invasoras são extremamente prejudiciais para os próprios cursos de água e a sua biodiversidade.
No talhão 14, junto ao Aeródromo de Manobra n°1 e no talhão 74 recentemente alvo de abate, também constatamos que o abate foi indiscriminado, não se tendo cumprido o estipulado no PGF da manutenção de 10 a 50 árvores por hectare ou preservado minimamente a vegetação rasteira, nomeadamente a urze, o tojo ou a camarinheira que desempenham um papel fundamental na prevenção da erosão dos solos, retenção de água, nutrientes e carbono, mitigação da proliferação das espécies Invasoras, proteção das árvores jovens na sua fase inicial de crescimento e claro, para toda a biodiversidade da flora e fauna autóctone.
Verificamos ainda que a parcela do talhão 14 está rodeada de espécies invasoras, como a Austrália, Acácia de Espigas e Mimosa que naturalmente serão as primeiras a ocupar o espaço agora aberto se não forem alvo de um controle periódico e sistemático o que irá exigir imensos recursos humanos e financeiros.
Algo para o que temos vindo a alertar e que aliás, já se pode observar no terreno.
No talhão 14 também constatamos outro exemplo de não cumprimento das condições estipuladas no PGF como é o caso do "espaçamento entre árvores da bordadura, de modo a conseguir uma transição suave entre a zona arborizada e a estrada" pois pura e simplesmente abateram todos os pinheiros pelo que de transição suave não tem nada.
Há ainda que referir outro incumprimento dos princípios do próprio PGF o qual indica um limite máximo de 8 hectares nas parcelas a abater mas na verdade cerca de 50% dessas parcelas ultrapassam os 8 hectares. Só para servir de comparação a referida parcela do talhão 14 tem 5,5 hectares e o talhão 74 tem cerca de 10 hectares ultrapassando assim o limite máximo.
Também observamos vários Carvalhos e Sobreiros em crescimento ou já adultos, o que por si só prova que estas espécies autóctones são viáveis nas zonas apropriadas pelo que podem ser plantadas aumentando assim a diversidade de espécies com as consequentes vantagens para o ecossistema, a biodiversidade e prevenção de incêndios.
Para além do objetivo de nos fazermos ouvir pelas autoridades competentes e da oportunidade para mostrarmos no terreno as várias incongruências e as nossas preocupações com este Plano de Gestão Florestal foi uma tarde em que todos desfrutamos da nossa floresta que tanto adoramos.
Para finalizar queremos agradecer aos deputados e a todos que marcaram presença pela vossa disponibilidade e participação nesta iniciativa por uma causa que no fundo é de todos nós, a proteção da nossa floresta."
https://www.ovarnews.pt/?p=64402
A cantora Irma quebro o silêncio sobre a polémica recente em que se viu envolvida depois do lançamento do tema 'Filha da Tuga'.
"Estive a pensar se fazia este post ou não, mas segundo os meus princípios e sobre o sentido de missão do ‘Filha da Tuga’ não quero deixar de ter voz sobre isto", começa por declarar, explicando que esta canção foi feita por si e por dois amigos, autores e compositores, com base naquilo que foi e é a sua história de vida.
"Esta canção mexe com muitas feridas ainda abertas em muita gente. Porém, também acho que ela se cumpre no debate e diálogo que está iniciado, na possibilidade que nos permite de entender melhor o outro, as suas mágoas e cicatrizes e de dar um pequeno contributo numa necessária reconciliação coletiva.
Em nenhum momento me quis colocar numa posição de vitimização. Só quis contar a minha história, a minha verdade, sempre ciente do lugar privilegiado em que me encontro, até pela visibilidade que a minha posição me traz", justifica, reagindo assim às críticas que lhe foram feitas por alegadamente se ter colocado numa posição de vítima de racismo.
"Num momento tão sensível como este onde falamos muito da luta contra o racismo, a frase ‘sou mistura da terra e da descoberta’ foi mal interpretada. A descoberta fala do reinício de vida dos meus avós num país novo, em 1975, em descobrir um recomeço", esclarece ainda.
Irma volta a frisar que é filha de pais angolanos, criada pelos avós maternos, que vieram de Angola, tendo crescido com a cultura angolana sempre presente em sua casa.
"Se isto não fosse suficiente para ter o direito em elevar a minha cultura, também tenho muito respeito por ela. Leio-a há alguns anos e no último ano mais a fundo. Porque a sabedoria não é recurso escasso, sinto sempre que tenho mais coisas a aprender e quero contar a história ao meu filho como realmente aconteceu", diz a artista que cantou recentemente em Ovar, explicando em seguida o que a levou a lançar este tema.
"Quando decidi lançar o ‘Filha da Tuga’ o gatilho foi a urgência em contar a minha história e com sorte histórias de muitas pessoas", nota, dando conta de que tem vindo a receber centenas de mensagens de pessoas que se identificam com a letra da canção.
https://www.ovarnews.pt/?p=64412
O Clube de Canoagem de Ovar informou que a sua atleta Cadete Andreia Silva foi convicada para o segundo estágio da Seleção Nacional de preparação dos atletas que representarão Portugal na mais importante prova da categoria, o Olympic Hopes (Esperanças Olímpicas).
Depois dos excelentes resultados obtidos durante a presente época desportiva (Campeã Nacional de Fundo e Esperanças), no passado fim-de-semana, no Nacional de Velocidade esteve em excelente plano com um4º lugar nos 500 metros e garantiu um lugar neste estágio que decorrerá no Centro de Alto-Rendimento de Montemor-o-Velho, de 1 a 13 de agosto.
https://www.ovarnews.pt/?p=64405
quarta-feira, julho 27, 2022
Mais de 1 000 dias depois da última edição, em 2019, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria regressa à cidade de Santa Maria da Feira, de 3 a 14 de agosto, celebrando a sua 25ª edição com uma viagem única não por um reinado, mas pelos 9 reinados da Primeira Dinastia. Durante 12 dias, 80 espetáculos diários, 20 áreas temáticas e 6 praças de animação proporcionarão experiências ímpares e verdadeiras aulas vivas deste período da História de Portugal.
Com características únicas no país, cruzando a história, património, animação e gastronomia, esta 25ª edição centra-se na recriação de episódios históricos da Primeira Dinastia, revisitando os reinados que estiveram na origem da fundação e consolidação do reino de Portugal, contando com a presença, em vários momentos, dos 12 reis e rainhas que protagonizaram este período.
O recinto da Viagem Medieval continua a crescer e, em 33 hectares, há mais uma entrada para a Idade Média (pela nova ciclovia do Cáster, junto à Escola Básica 2,3 Fernando Pessoa) e um novo espaço de animação, a Praça dos Choupos (junto à Entrada do Carvalhal). Com o crescimento do espaço, toda a zona verde da Mata das Guimbras e envolvente permitem uma maior fruição das diferentes áreas temáticas e, simultaneamente, minimiza possíveis aglomerados. Há, portanto, mais espaços verdes para descontrair e usufruir, mais zonas de estar e para refeição.
A animação diária e permanente concentra-se, este ano, em seis praças distintas: a Praça Nova, a Praça dos Choupos, o Largo do Castelo, o Rossio, a Capela do Castelo e o Claustro do Convento dos Loios. Dos espetáculos agendados, destaque para os Momentos da Vida D’El Rei, todos os dias às 19h00, com início no Convento dos Loios, recriando diariamente momentos da vida de um rei da Primeira Dinastia.
Transportando-nos para uma época passada e marcante da nossa História, os 3 espetáculos de grande formato, inéditos, têm como palco privilegiado as margens do rio Cáster. Com novas bancadas e uma maior lotação, os agora cerca de 1 600 espetadores podem assistir à “Dinastia de Borgonha”, pelas 18h00, “Do Amor à Vingança”, às 21h30, e “Da Revolta ao Último Reduto, às 23h30.
“Era Uma Vez… a Primeira Dinastia”, um espetáculo que conta a história dos primeiros reis de Portugal de forma descontraída e hilariante, mas, ao mesmo tempo, pedagógica a um público especial: o infantil. A Floresta Mágica é outro dos locais imperdíveis para miúdos e graúdos, na floresta do Castelo, onde “habitam” Elfos, Fadas e Gnomos. A oferta para os mais novos surge, este ano, concentrada na zona do Carvalhal e dividida por faixas etárias. No Terreiro dos Infantes podem aprender o saber-fazer dos ofícios mais antigos da história ligados ao quotidiano, mas também à guerra; a prática de tiro com arco desenvolve-se nos Arqueiros D’El Rei; e os jogos medievais e inúmeras outras aventuras concentram-se no Treino dos Escudeiros.
“Construímos memórias” é a assinatura que tem acompanhado a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria neste cerca de um quarto de século. No regresso deste grande evento que se distingue pelo rigor histórico, dimensão e envolvimento da população e associativismo local, é tempo de celebrar as memórias coletivas. As cerca de 2000 pessoas que diariamente trabalham no recinto serão o garante de uma inesquecível viagem de 12 dias pelos sons, aromas e imagens de outros tempos.
A XXV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva – Cultura e Desporto e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira.
https://www.ovarnews.pt/?p=64390
Decorreu no passado fim-de-semana no CAR de Montemor-o-Velho, a segunda prova do Campeonato Nacional de Velocidade destinado a Iniciados, Infantis e Cadetes.
Pelo Clube de Canoagem de Ovar competiram 6 atletas e de destacar as 4 Finais A e 1 Final B garantidas com excelentes resultados obtidos e boas perspectivas para o futuro dos nossos canoístas.
Todos os resultados das Finais:
500 metros
K1 Cadete - Danilo Teixeira - 6º Final A
K1 Cadete Fem. - Andreia Silva - 4ª Final A
K2 Cadete - Danilo Teixeira/Telmo Duarte - 7º Final A
200 metros
K1 Cadete - Telmo Duarte - 3º Final B
K1 Cadete Fem. - Andreia Silva - 7ª Final A
Competiram ainda os atletas Infantis Duarte Lamego e Nuno Murta e o Cadete Simão Saraiva, alcançando as semi-finais nas provas que participaram.
https://www.ovarnews.pt/?p=64395
Um dia depois da sua actuação em Ovar, MARO ficou a saber que foi nomeada para a 26.ª edição dos Globos de Ouro.
MARO e a canção saudade, saudade mereceram três nomeações. A gala é a 2 de outubro no Coliseu dos Recreios (Lisboa).
MARO encontra-se nomeada para Melhor intérprete tal como Bruno Pernadas, Camané, Dino D’Santiago e Gisela João, e também para Melhor atuação (na final do Festival da Canção).
Já saudade, saudade, canção com que a artista represento Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, encontra-se entre as canções candidatas ao Globo de Ouro de Melhor música.
Convidada pela RTP, Maro participou no Festival da Canção 2022 com "saudade, saudade", tema composto pela própria com John Blanda, tendo vencido a competição com a pontuação máxima do júri e do público. Em Turim, a candidatura portuguesa passou à Final no quarto lugar, tendo ficado em 9.º lugar com 207 pontos, fruto do 5.º lugar no júri (171) e o 15.º no televoto (36).
https://www.ovarnews.pt/maro-nomeada-para-os-globos-de-ouro/
Um agueiro é um fenómeno responsável "por 80% das mortes por afogamento" em mar e estará na origem das dificuldades sentidas por uma mulher na praia de Cortegaça, esta quarta-feira.
Saiba como identificar este tipo de corrente marítima.
Trata-se de um "fenómeno natural identificado" que torna a "corrente marítima demasiado forte para lutar contra ela", sendo por isso importante reconhecer a situação e evitá-la ou, caso contrário, "nadar ao longo da costa" e "flutuar e pedir ajuda", explica o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
O problema é que, num agueiro, mal as pessoas levantam os pés, são logo arrastadas. O perigo é maior para quem não sabe nadar porque, normalmente, a pessoa entra em pânico e esquece-se de pedir ajuda. O importante é flutuar e pedir ajuda. Quanto a quem sabe nadar, a tendência das pessoas é nadar contra a corrente, o que é impossível num agueiro e a pessoa acaba por perder as forças.
A identificação de um agueiro começa, desde logo, pela "mudança da tonalidade da água": nos sítios onde se formam agueiros, a água fica com uma "tonalidade acastanhada e com espuma", devido à "agitação das areias".
Para além disso, trata-se de uma zona onde "a ondulação é quase nula", quando mesmo ao lado há mais ondas, criando uma "falsa sensação de acalmia", que leve a que o local seja aquele onde há "a tentação de a pessoa entrar". "Quando as ondas rebentam e fazem o retorno ao mar, formam uma espécie de canal com uma corrente muito forte para o mar. A tendência das pessoas é nadar contra a corrente, o que é impossível", explica o ISN.
Por isso, a opção é "deixar-se levar pela corrente porque, à medida que se vão distanciando da costa, a corrente vai perdendo intensidade", descreve o ISN. Para além disso, os banhistas "devem nadar paralelamente à costa para fazer o retorno para a praia". Molhar os pés num agueiro não é problema, mas "mal a pessoa levanta os pés, é logo arrastada".
O ISN esclarece que existem "agueiros súbitos, sobretudo em alturas de troca de marés e, nesses casos, é muito difícil identificá-los", indicando que eles podem surgir em sítios onde não está hasteada a bandeira vermelha, isto quando existem praias vigiadas e se está durante a época balnear.
Existem outros agueiros que são fixos, que "podem ou não estar no mesmo local" da praia, mas "nas praias vigiadas existe sinalética própria para os identificar", acrescenta a responsável.
https://www.ovarnews.pt/?p=64383
O Município de Estarreja e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram, no mês passado, um protocolo de cooperação para a realização do Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Software, com início já no próximo ano letivo, com vista à especialização de recursos humanos do tecido empresarial estarrejense, e aumentando a empregabilidade dos jovens do concelho e da região envolvente.
Esta oferta formativa vem juntar-se ao Curso Técnico Superior Profissional em Sistemas Mecatrónicos e de Produção, que é lecionado em Estarreja desde do ano letivo de 2019/20, para responder ao “acelerado crescimento do Eco Parque Empresarial e do tecido empresarial do território e, por isso, importa explorar a vertente das parcerias institucionais de forma a aumentar a oferta de recursos humanos disponíveis para suportar o desenvolvimento industrial e a necessária transformação digital.”
Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, explica que “vimo-nos confrontados diariamente com falta de mão de obra, sendo a mão de obra qualificada das mais carenciadas. É um problema sério, já estrutural, que carece de medidas incisivas e rápidas por parte dos agentes do poder, começando pelo Governo. O Município de Estarreja já faz a sua parte!”
O Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Software, da Universidade de Aveiro, que decorrerá no Ciclo Criativo, pretende desenvolver atividades nas áreas de conceção, projeto, planeamento, desenvolvimento, manutenção e otimização de software e sistemas de informação para indústrias (criativas, software, automação, robótica, etc.), integrando algoritmos, linguagens de programação, componentes de programação, bases de dados, software e meta-informação, considerando a qualidade, otimização, eficiência, gestão, distribuição e versionamento dos produtos concebidos. As candidaturas da 1.ª fase decorrem até ao dia 3 de agosto de 2022, e da 2.ª fase de 21 a 26 de setembro de 2022.
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) são um tipo de formação superior de curta duração (4 semestres letivos, incluindo um período de estágio em contexto de trabalho) ministrados no âmbito do ensino politécnico. A conclusão de um curso desta natureza confere um diploma equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação, que é um certificado de aptidão profissional reconhecido a nível europeu.
https://www.ovarnews.pt/?p=64380
O 26º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se na quarta-feira dia 27 pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, com homenagens comemorativas dos 25 anos do festival e a entrega dos prémios do ano passado.
Marcando a primeira noite competitiva, dois dos cineastas mais representativos do cinema de animação português fazem a estreia mundial dos seus novos filmes no AVANCA. Manuel Matos Barbosa, o decano da animação portuguesa recentemente distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema, estreia o seu novo filme “O Antiquário”. Baseado numa obra de Fialho de Almeida, com o desenho peculiar e atento do autor, o filme conta com a música de Joaquim Pavão e a voz inconfundível do ator Ruy de Carvalho.
“A Espuma e o Leão” é o novo filme de Cláudio Jordão, um dos autores mais premiados do cinema português de animação. Um olhar para a brava travessia de Olhão ao Rio de Janeiro de 18 destemidos marinheiros que em julho de 1808 levaram a notícia de Portugal livre à corte portuguesa refugiada em terras de Santa Cruz. Num inesperado e digital painel de azulejos, toda a animação 3D marca a intrépida viagem do pequeno caíque algarvio. Um filme que há mais de 10 anos o autor procurava realizar.
A noite de abertura é marcada pela homenagem a quem tornou possível, ano após ano, a realização deste festival. Um momento para agraciar vários dos inestimáveis apoios da proximidade.
O primeiro dia do Festival é ainda marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, no Espaço Multimeios da Escola Egas Moniz. Pelas 17h30, o livro “Cento e Quarenta Anos do Teatro Aveirense” será apresentado pelo seu coordenador José Pina, seguindo-se uma mesa sobre cinema e média-arte pelo CIAC - Centro de Investigação em Arte e Comunicação. Ao longo de 4 dias serão apresentadas 120 comunicações, reunindo investigadores dos 5 continentes que trabalham temáticas à volta do cinema.
Sob o signo dos DESLOCADOS, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte vários pontos altos
“O Império do Silêncio” do realizador belga Thierry Michel, que será exibido às 14h30, é um relato aprofundado de dois assassinatos ocorridos na República Democrática do Congo em março de 2017.
Pelas 18h15 será exibida a última obra de André Valentim Almeida, o documentário “Famille F. C.” que aborda os clubes de futebol das comunidades portuguesas à volta de Paris.
A noite será marcada pela exibição às 21h30 do filme em estreia mundial “Viagens em Cabeças Estrangeiras” do realizador luso francês António Amaral, que estará presente conjuntamente com o ator Julien Darney, apresentando o filme. Nesta obra, três extraterrestres vivem nos corpos de humanos. Os três devem voltar ao seu planeta, mas um deles recusa-se a sair do corpo de um ativista do Mali que está a trabalhar na organização de uma grande manifestação de rua pelos direitos trabalhistas dos migrantes.
Terminando a noite, será ainda exibida “Toutes les nuits”, a última obra da realizada Latifa Said, cuja filmografia sempre se envolve com DESLOCADOS.
Estando previsto a exibição de 30 estreias mundiais, num total de cerca de 130 filmes, entre longas e curtas metragens, o 26.º AVANCA decorre até 31 de julho no Auditório Paroquial de Avanca e no Cinema Vida em Ovar.
Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja, Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.
https://www.ovarnews.pt/?p=64387
A UCI (União de Ciclismo Internacional), entidade que rege o ciclismo mundial, decidiu suspender a W52-FC Porto, na sequência da suspensão de oito ciclistas e dois mecânicos por práticas dopantes.
Desta forma, a equipa orientada pelo vareiro Jorge Henriques, não poderá participar na 83.ª edição da Volta a Portugal, que começa a 4 de agosto, sendo que a comunicação será feita durante o dia desta quarta-feira à Federação Portuguesa de Ciclismo, à equipa em causa e à Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).
https://www.ovarnews.pt/w52-fc-porto-fora-de-competicao/
Uma mulher que se encontrava em dificuldades e em situação de pré-adogamento, na praia de Cortegaça, foi , foi resgatada, com vida, esta manhã de quarta-feira, pelos nadadores-salvadores.
Segundo conta o Correio da Manhã, a mulher, de 70 anos, estava a tomar banho quando foi arrastada pela força da corrente de um agueiro.
O alerta foi dado, cerca das 12h, tendo a vítima sido assistida no local pelos bombeiros de Esmoriz.
https://www.ovarnews.pt/mulher-apanhada-em-agueiro-resgatada-com-vida/
terça-feira, julho 26, 2022
Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro em consulta pública
Encontra-se em consulta pública, até 31 de julho, a Atualização do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro.
Apresentação:
Apresentacao Pública
Relatório preliminar:
Fase I_Caracterização e Diagnóstico
Fase II_Definição da Estratégia
Fase III e IV_Plano de Ação e Monitorização
Questionário/formulário: disponível aqui.
https://www.ovarnews.pt/plano-intermunicipal-de-transportes-da-regiao-de-aveiro-em-consulta-publica/
É de Ovar mas corre em Espinho com as cores do Sporting Clube local. Mas não corre uma distância qualquer. Depois de ter praticado basquetebol na Ovarense, Rui Gomes é hoje um atleta que se especializou em provas de Triatlo Longo, ou seja, faz 90 quilómetros a pedalar e ainda tem folego para nadar quase dois km e correr 21 km - normalmente, demora mais de 5 horas a completar as suas provas.
Mas classifica-se quase sempre entre os maiores da sua faixa etária (AG45-49), cotando-se actualmente como um dos melhores atletas do país nesta especialidade.
Foi preciso alguma persuasão para fazer esta entrevista a propósito de mais um êxito desportivo alcançado no início deste mês, no Triatlo Longo da Guarda, no qual atingiu um dos seus objectivos traçados para esta época ao classificar-se em terceiro lugar numa prova que é uma das etapas do Campeonato Nacional de Triatlo Longo.
Por fim, uma palavra para o Sporting Clube de Espinho, que consolidou a sua presença massiva em provas e ocupou diversos lugares no pódio dos diferentes grupos de idade, na geral individual e na classificação colectiva.
SEIS PERGUNTAS A RUI GOMES
- Como surgiu o triatlo na tua vida?
O triatlo surgiu na minha vida de uma forma muito natural. Desde sempre, fui um praticante regular de exercício físico o que também me ajuda na minha atividade profissional. Depois de 16 anos de praticante de Basquetebol a nível federado, surgiram as corridas semanais como forma de manter a condição física. Depois o BTT ao fim de semana com um amigo e posteriormente as primeiras provas de duatlos. A natação surge mais tarde, quando
comecei a incluí-la como forma de ajudar na recuperação física. Por influência de um colega de profissão, decidi participar numa prova de triatlo e a partir daí fique viciado, pelo desafio que cada prova te coloca.
2. Qual é a tua modalidade preferida?
Apesar de não ser um nadador exímio, o segmento que mais gosto é o da natação, pela sensação diferente que o meio aquático te proporcionada e pelos locais de prova em que decorre (mar, rios, barragens, etc...).
3. Quais são os teus grandes objectivos para este ano?
Um objectivo que me proponho todos os anos é continuar a evoluir na modalidade, porque ainda existe muita margem para progredir e, acima de tudo, divertir-me. A nível desportivo, gostaria de conseguir fazer top7 no Campeonato Nacional de Triatlo Longo no meu Agegroup e depois fazer alguns pódios nas distâncias sprint e olímpica.
4. É difícil conciliar vida profissional com preparação e provas?
Se dissesse que era fácil, estaria a mentir. Isto é um hobby e como tal, não pode ou pelo menos não deve retirar tempo a tudo o resto. Como o treino de triatlo implica que tenhas de treinar os 3 segmentos, isto leva a que não sobre muito tempo. Daí, para conseguir treinar no meu dia a dia, faço-o regularmente nas horas de almoço ou no final do dia de trabalho, porque durante um dia normal é difícil ter disponibilidade. Por norma as provas decorrem ao fim de semana o não interfere com a vida profissional, mas mais importante, temos que a conciliar com a vida familiar que tem quase sempre prioridade.
5. Como correu o último Triatlo Longo da Guarda?
O triatlo da Guarda correu como tinha previsto. Foi uma prova duríssima pela altimetria do segmento da bicicleta, do tipo de percurso na corrida e pelo calor que se fez sentir em alguns momentos da prova. Apesar disso, é uma prova que gosto de fazer, pelo desafio que te coloca. No segmento da natação, apesar de não ter feito um grande tempo, consegui manter um ritmo tranquilo sem grande desgaste. Na 'bike', como sabia que tinha muita subida, procurei fazer uma boa gestão do esforço, para chegar ao segmento da corrida e manter um ritmo alto e desta forma ir ganhando uns lugares na classificação. E foi mais ou menos isso que aconteceu.
6. Das provas em que participaste, qual é a tua preferida?
Há duas provas que destaco por motivos diferentes. O Triatlo Longo de Setúbal é uma delas, porque é uma prova muito bem organizada, os atletas têm um tratamento VIP e depois a prova decorre no meio de uma paisagem deslumbrante (serra da Arrábida). A segunda é a etapa o X-Terra Portugal, que é uma variante do triatlo mas na versão cross. Nesta, tens todas as sensações de um triatlo normal mas consegues ter mais diversão/prazer, pelo facto do segmento da bike ser BTT e a cada instante, tens estímulos e reações diferentes, face aos desafios próprios do percurso.
https://www.ovarnews.pt/?p=64322
Muito se tem falado (e escrito), em Portugal, sobre casinos e casas de apostas,
consequência do crescente interesse dos jogadores e apostadores, que procuram novas
formas de entretenimento.
Mas este despertar de interesse não é de hoje: o jogo e a aposta sempre estimularam a
sociedade, numa mescla de adrenalina, risco, emoção, lucro e prazer. Os casinos de
Portugal e do Mundo não ficaram indiferentes ao facto e tendem a apresentar novas formas
de jogo, dos casinos online aos casinos móveis, das apps super rápidas aos sites
otimizados para pequenos ecrãs.
António Matias, editor do CasinoReal, acompanha, a largos anos, a indústria e dela dá
conta na plataforma, para que o jogador esteja informado e atualizado, beneficiando das
dicas de um especialista.
A análise prévia
Pode não parecer, mas existem um conjunto de fatores a rever quando se fala de um casino
online. O jogador principiante poderá fazer escolhas menos acertadas, ao desconhecer
muitos dos fundamentos que deve considerar quando decide fazer um registo num casino
online.
Uma análise prévia de um casino online passa por fatores como licença, registo, bónus,
métodos de pagamento, fornecedores de jogos, programa de fidelidade, aplicação móvel,
software, contacto cliente, portefólio de jogos.
E, dentro de cada um desses fatores, há pontos que devem ser verificados. Por exemplo,
quando falamos de métodos de pagamento, é importante saber se é um casino online MB
way ou privilegia outras formas, qual a forma de depósito mais rápida, qual o montante
máximo para um levantamento, quanto tempo é necessário para ter o dinheiro disponível,
quais os custos e taxas associados a cada transação, qual ou quais as moedas admitidas,
qual o valor cambial, entre muitas outras questões de uma extensa “checking list”.
O top 5
A criação de listas e rankings é muito habitual neste mercado e não faltam pontos de
classificação: os casinos com mais jogos, os métodos de levantamento mais populares, os
criptocasinos, os casinos com depósito mais baixo, os melhores bónus de cashback ou os
melhores programas de fidelidade.
Os casinos de top (ou topo) são avaliados, sob todos os ângulos: com pontos mais ou
menos importantes de verificação.
Pelo crivo passam revisões ao design, ao layout da página, à música do lobby, às trilhas
dos jogos, às cores, aos padrões, às imagens, ao logotipo, ao nome, entre vários outros: um
branding e marketing que posiciona um casino online em relação aos seus adversários e
concorrentes.
Os métodos e os meios
Um casino online é uma plataforma mundial, pelo que deverá satisfazer as expetativas de
jogadores espalhados pelo mundo. Quanto mais meios de depósito e de levantamento
oferecer, maior é a probabilidade de entre estes, estarem os favoritos de cada país ou
região.
A quantidade não deve influenciar a qualidade, ou seja, ainda que tenha vários meios de
pagamento, o casino deve assegurar a proteção e credibilidade de cada um dos seus
parceiros financeiros e bancários.
Apontamos, por exemplo, o MBway - modalidade de pagamento válida em Portugal ou o
Boleto - forma de pagamento muito usada no Brasil. Um casino não pode apresentar
apenas um destes métodos e esperar chegar a jogadores de todo o mundo. Ou ainda, um
casino que só oferece depósitos em Dólares Americanos - é provável que um jogador da
América do sul ou da Europa opte por não jogar num casino onde deve cambiar a sua
moeda.
Por outro lado, os métodos de pagamento deverão assentar na dicotomia tempo/custo.
Ultrapassado a verificação de idoneidade do sistema de pagamento e estabelecida a
confiança do consumidor, a análise irá recair sobre o prazo para dispor do dinheiro e quanto
isso vai custar ao jogador. Ou seja, o jogador ao fazer um depósito num casino quer ter o
dinheiro disponível para jogar instantaneamente e, preferencialmente, a custo zero. O
mesmo se aplica nos levantamentos, quanto mais rápido o dinheiro chegar à conta do
cliente, melhor e se for uma transação sem custos, é “a cereja no topo do bolo”.
Os métodos de pagamento mais usados resultam desta equação e da importância que o
jogador dá a cada uma das parcelas do cálculo, entre mínimos, máximos, custos e prazos.
https://www.ovarnews.pt/os-metodos-de-pagamento-mais-usados-por-antonio-matias/
consequência do crescente interesse dos jogadores e apostadores, que procuram novas
formas de entretenimento.
Mas este despertar de interesse não é de hoje: o jogo e a aposta sempre estimularam a
sociedade, numa mescla de adrenalina, risco, emoção, lucro e prazer. Os casinos de
Portugal e do Mundo não ficaram indiferentes ao facto e tendem a apresentar novas formas
de jogo, dos casinos online aos casinos móveis, das apps super rápidas aos sites
otimizados para pequenos ecrãs.
António Matias, editor do CasinoReal, acompanha, a largos anos, a indústria e dela dá
conta na plataforma, para que o jogador esteja informado e atualizado, beneficiando das
dicas de um especialista.
A análise prévia
Pode não parecer, mas existem um conjunto de fatores a rever quando se fala de um casino
online. O jogador principiante poderá fazer escolhas menos acertadas, ao desconhecer
muitos dos fundamentos que deve considerar quando decide fazer um registo num casino
online.
Uma análise prévia de um casino online passa por fatores como licença, registo, bónus,
métodos de pagamento, fornecedores de jogos, programa de fidelidade, aplicação móvel,
software, contacto cliente, portefólio de jogos.
E, dentro de cada um desses fatores, há pontos que devem ser verificados. Por exemplo,
quando falamos de métodos de pagamento, é importante saber se é um casino online MB
way ou privilegia outras formas, qual a forma de depósito mais rápida, qual o montante
máximo para um levantamento, quanto tempo é necessário para ter o dinheiro disponível,
quais os custos e taxas associados a cada transação, qual ou quais as moedas admitidas,
qual o valor cambial, entre muitas outras questões de uma extensa “checking list”.
O top 5
A criação de listas e rankings é muito habitual neste mercado e não faltam pontos de
classificação: os casinos com mais jogos, os métodos de levantamento mais populares, os
criptocasinos, os casinos com depósito mais baixo, os melhores bónus de cashback ou os
melhores programas de fidelidade.
Os casinos de top (ou topo) são avaliados, sob todos os ângulos: com pontos mais ou
menos importantes de verificação.
Pelo crivo passam revisões ao design, ao layout da página, à música do lobby, às trilhas
dos jogos, às cores, aos padrões, às imagens, ao logotipo, ao nome, entre vários outros: um
branding e marketing que posiciona um casino online em relação aos seus adversários e
concorrentes.
Os métodos e os meios
Um casino online é uma plataforma mundial, pelo que deverá satisfazer as expetativas de
jogadores espalhados pelo mundo. Quanto mais meios de depósito e de levantamento
oferecer, maior é a probabilidade de entre estes, estarem os favoritos de cada país ou
região.
A quantidade não deve influenciar a qualidade, ou seja, ainda que tenha vários meios de
pagamento, o casino deve assegurar a proteção e credibilidade de cada um dos seus
parceiros financeiros e bancários.
Apontamos, por exemplo, o MBway - modalidade de pagamento válida em Portugal ou o
Boleto - forma de pagamento muito usada no Brasil. Um casino não pode apresentar
apenas um destes métodos e esperar chegar a jogadores de todo o mundo. Ou ainda, um
casino que só oferece depósitos em Dólares Americanos - é provável que um jogador da
América do sul ou da Europa opte por não jogar num casino onde deve cambiar a sua
moeda.
Por outro lado, os métodos de pagamento deverão assentar na dicotomia tempo/custo.
Ultrapassado a verificação de idoneidade do sistema de pagamento e estabelecida a
confiança do consumidor, a análise irá recair sobre o prazo para dispor do dinheiro e quanto
isso vai custar ao jogador. Ou seja, o jogador ao fazer um depósito num casino quer ter o
dinheiro disponível para jogar instantaneamente e, preferencialmente, a custo zero. O
mesmo se aplica nos levantamentos, quanto mais rápido o dinheiro chegar à conta do
cliente, melhor e se for uma transação sem custos, é “a cereja no topo do bolo”.
Os métodos de pagamento mais usados resultam desta equação e da importância que o
jogador dá a cada uma das parcelas do cálculo, entre mínimos, máximos, custos e prazos.
https://www.ovarnews.pt/os-metodos-de-pagamento-mais-usados-por-antonio-matias/
"O município de ovar é hoje um município de referência em vários sectores, nomeadamente, na área do ambiente e na protecção e valorização dos recursos naturais e patrimoniais", defendeu o presidente Salvador malheiro, na sua habitual intervenção na sessão solene do Dia do Município. O edil social-democrata destacou também as politicas de juventude, programação cultural, segurança das decisões jurídico-administrativas, desenvolvimento económico e social.
Indirectamente aludindo ao atraso registado na conclusão de empreitadas públicas que tem marcado o seu exercício autárquico, Salvador Malheiro lembrou que "concretizar obra física é fácil, pode demorar um pouco mais mas o povo sabe que não falhamos, difícil é ter conseguido esta simbiose entre eleitos locais, empresas, freguesias que reina em Ovar".
Numa afirmação no mínimo polémica, acrescentou que o sucesso do município se fica a dever também "ao espirito de grupo que o cerco sanitário contruiu".
O dia era de festa e "injectar orgulho também passa por distinguir alguns dos nossos melhores", sublinhou, apesar do "mundo em que vivemos não nos permitir o mundo poético de mar de rosas que desejamos, mas somos dos que sorriem e não temem os espinhos".
Os objectivos traçados voltaram a ser atingir a neutralidade carbónica até 2030, habitação social (estratégia local de habitação com 30 milhões de euros de investimento previsto, com inauguração da requalificação da antiga escola do cadaval e conclusão da requalificação do bairro social do Furadouro).
Novidade foi o anúncio da disponibilização de verbas por parte do Governo para a requalificação das Escolas António Dias Simões de Ovar, EB 2,3 e Secundária de Esmoriz.
https://www.ovarnews.pt/ovar-e-hoje-um-municipio-de-referencia/
segunda-feira, julho 25, 2022
Festas do Mar de Esmoriz confirmadas em Agosto
A Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos e Senhora da Boa Viagem já apresentou o programa da Romaria deste ano.
"É com enorme esforço e dedicação que apresentamos o cartaz" das populares Festas do Mar de Esmoriz que decorrem entre 25 e 29 de Agosto.
https://www.ovarnews.pt/festas-do-mar-de-esmoriz-confirmadas-em-agosto/
Até 2 de agosto, o território estarrejense é cenário de uma grande produção cinematográfica da Cinemate, SA e da Costa do Castelo – Filmes, Lda, que resultará numa série intitulada “Projeto Delta”, a ser exibida pelo canal de televisão SIC, em 2023.
A primeira temporada da série televisiva, com 8 episódios, faz o enquadramento histórico e científico de toda a história, que se passa em Avanca – Estarreja e, em volta, de uma personagem mistério que seguiu todas as pisadas de Egas Moniz, incluindo a sua formação em Coimbra. O elenco conta com atores reconhecidos nacional e internacionalmente como Vera Alves, Bruna Quintas, Igor Regalla, Ana Lopes, Pedro Laginha, Carla Chambel, Custódia Gallego, Carla Andrino, Mariana Monteiro, entre tantos outros.
Política cultural do Município promove desenvolvimento territorial integrado
A política cultural do município de Estarreja, capaz de mobilizar os diferentes agentes locais e assente numa estratégia de desenvolvimento territorial integrado, tem como prioridade estratégica aliar a cultura, a criatividade, a educação e a economia.
A vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, afirma que a “produção cinematográfica tem vindo a consolidar-se no nosso território, fruto do trabalho de quase quatro décadas do Cineclube de Avanca.”
Relembra que, há três anos, “inaugurou-se uma forma diferente de olhar o cinema do mundo, com implemento inovador na formação das novas gerações que têm estado a fazer o cinema português, criando o primeiro fundo local de apoio ao cinema produzido em Portugal, o Avanca Film Fund, que tem como objetivo apoiar, preferencialmente, projetos cinematográficos e/ou audiovisuais de autores que participem no “Creative Film Workshops”, do Festival Internacional de Cinema AVANCA, e que sejam rodados no nosso território.”
Egas Moniz é inspiração de série televisiva
O “Projeto Delta” nasce assim na edição de 2019 do Festival, onde dois amigos, o médico António Miguel Pereira, e o realizador Tiago Pimentel, participaram nos workshops do Festival, exploraram a história e as descobertas científicas do nosso Prémio Nobel, Professor Egas Moniz, e criaram uma história fantástica inspirada na investigação do neurocientista, que será agora uma série televisiva.
Tiago Pimentel recorda que na sua participação no Avanca Film Festival surgiu “uma sinergia quase imediata com a cidade de Estarreja e, especialmente com Avanca, pela sua ligação e toda a investigação na área das neurociências de Egas Moniz.” Conta ainda que “para o nosso projeto, que envolve muito estudo sobre saúde mental, mas também muita ficção sobre os sonhos e o inconsciente, pareceu-nos que esta sinergia era o casamento perfeito.” Entre os dois amigos, ambos coargumentistas da série, saltou logo uma questão natural: “Por que não rodar na cidade em que esta área foi e é tão simbólica e relevante?”
A cultura é motor de desenvolvimento. A autarquia aposta neste sector, diminuindo as desigualdades culturais, através de novos projetos e estratégias, respondendo às necessidades dos diferentes públicos e das diversas áreas artísticas. Nas palavras de Tiago Pimentel, “o papel do poder local, talvez até mais do que o central, é muito mais relevante, porque ao apostar nestas iniciativas dá visibilidade às especificidades culturais do seu território e não só. Pode ainda potenciar o interesse de outras produções, estimula a curiosidade do público em visitar a região e mexe com a economia local.”
Já a atriz Vera Alves realça que os apoios do poder local atribuídos ao cinema são importantíssimos “por um lado, descentralizam a arte dos grandes centros urbanos e, por outro, permitem revelar e mostrar a identidade do território no qual estamos a rodar determinada produção.” Na sua opinião, além de atriz é historiadora, vê no cinema uma excelente oportunidade de falar de personagens históricas que são uma referência nacional. “Não temos o hábito de escrever sobre estas personagens tão importantes e interessantes para a nossa história talvez por questões económicas, porque estas produções são muito dispendiosas. Neste caso, a investigação de Egas Moniz é inspiração para este guião e este guião é exceção em Portugal.”
A autarca conclui que a produção e a rodagem da série no concelho de Estarreja “contribui, por um lado, para a afirmação de Estarreja na área das indústrias criativas, como cluster de produção cinematográfica de diversos projetos e, por outro, para divulgar, promover e valorizar o nosso património cultural e o nosso território, documentando a nossa identidade cultural e dinamizando, simultaneamente, a economia local”.
Este projeto possibilita, ainda, o envolvimento da comunidade local, com a participação de figurantes locais e levar Estarreja aos quatro cantos do mundo com a oferta da produção, pela Cinemate, SA e pela Costa do Castelo – Filmes, Lda, de dois documentários promocionais do território.
https://www.ovarnews.pt/?p=64340
O Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e a União das Freguesias de Ovar (UFO) promovem, a partir das 10 horas do próximo dia 1 de agosto, uma acção de educação para a saúde intitulada “Verão com Prevenção: Como Prevenir o Cancro da Pele”.
A iniciativa, de entrada livre, decorre juntos aos Peixes, na Praia do Furadouro e inclui uma actividade dinamizada pelo escritor Carlos Granja.
Conforme adiantou Jorge Maia, do executivo da Junta da UFO, o evento está integrado no programa da “Acção da Educação para a Saúde” da União das Freguesias de Ovar, que, “ao longo de 2022, sob o mote ‘Conversa com saúde’, tem o objectivo de consciencializar o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.
O Cancro é uma doença que pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade.
Para isso, é necessário conhecê-lo: saber o que é, como o podemos prevenir. Falar de cancro não é falar de doença, é também falar de vida … e de esperança ….
Para quem é diagnosticado com cancro, a vida torna-se uma montanha russa de medos, incertezas mas também muita coragem. É uma vivência intensa, quer física, quer emocionalmente, que afeta não só o doente como toda a gente ao seu redor. Porque o cancro é mesmo assim: põe à prova, faz sofrer mas é possível vencer.
https://www.ovarnews.pt/?p=64326
A Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos e Senhora da Boa Viagem já apresentou o programa da Romaria deste ano.
"É com enorme esforço e dedicação que apresentamos o cartaz" das populares Festas do Mar de Esmoriz que decorrem entre 25 e 29 de Agosto.
https://www.ovarnews.pt/?p=64313
Encontra-se em consulta pública, até 31 de julho, a Atualização do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro.
Apresentação:
Apresentacao Pública
Relatório preliminar:
Fase I_Caracterização e Diagnóstico
Fase II_Definição da Estratégia
Fase III e IV_Plano de Ação e Monitorização
Questionário/formulário: disponível aqui.
https://www.ovarnews.pt/?p=64310
domingo, julho 24, 2022
O Clube de Atletismo de Ovar alcançou três títulos individuais no Campeonato Distrital Masters Pista - Ar Livre 202 que decorreu neste fim de semana, na pista da Vagos.
Em termos colectivos, o CAO classificou-se no 4.º lugar na classificação, mesmo com uma equipa fundamentalmente composta por fundistas.
Individualmente, arrancou três títulos individuais. Foram eles:
Artur Pires Reis nos 100m M65, Mário Vaz nos 200m e 800m M55, Hélder Pires nos 5000m M35, Orlando Santos nos 3000m M45 e 800m M45.
Mais resultados em: https://www.fpacompeticoes.pt/1617/competicao
https://www.ovarnews.pt/cao-conquista-tres-titulos-nos-campeonato-distrital-masters-pista/
A Assembleia Municipal de Ovar vai reunir de forma extraordinária no Dia do Município para aprovar a desagregação da União de Freguesias em quatro unidades territoriais autónomas
Em termos locais é este o passo que falta, já que a Câmara Municipal de Ovar, em junho último, emitiu parecer favorável, por unanimidade, à proposta de reversão aprovada pela Assembleia da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã.
A proposta e o parecer serão agora aprovados pela Assembleia Municipal de Ovar, que reúne no Centro Cívico de Arada, às 6h30 para posterior remessa à Assembleia da República.
A desagregação tem de respeitar as condições em que as freguesias estavam agregadas anteriormente, “não podendo, em caso algum, dar origem a novas ou diferentes uniões de freguesias”.
Por outro lado, as freguesias a desagregar têm também de cumprir critérios mínimos de prestação de serviços à população (entre os quais é obrigatório terem pelo menos um funcionário com vínculo de emprego público e um edifício-sede), de eficácia e eficiência, com demonstração da sua viabilidade económico-financeira, e respeitar critérios populacionais, como ter mais de 750 eleitores, excepto nos territórios do interior, onde é admitido um mínimo de 250 eleitores.
Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as actuais 3.092, por imposição da “troika” em 2012, quando era responsável o ministro Miguel Relvas no Governo PSD/CDS-PP.
Consulte a programação do Dia do Município:
https://www.ovarnews.pt/?p=64301
sábado, julho 23, 2022
O “Carnaval de Verão” está de regresso ao centro da vila de Válega numa iniciativa organizada pela junta de freguesia.
A iniciativa carnavalesca arranca pelas 20 horas e 30 minutos, na Rua Irmãos Oliveira Lopes, com as actuações da Associação de Ginástica Júlio Dinis + GimnoDançArte e fos Sonhos Violeta (21:00h).
O desfile vonta com a escola de samba Juventude Vareira, Marados, Melindrosas, Pierrots escola de samba Charanguinha Bailarinos de Válega e Preto no Branco.
https://www.ovarnews.pt/carnaval-de-verao-sai-a-rua-em-valega/
A próxima semana deverá assistir a uma queda acentuada no preço da gasolina 95 como no gasóleo.
As principais petrolíferas nacionais deverão baixar o preço da gasolina 95 em 5 cêntimos e o do gasóleo em 4,5 cêntimos.
Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência e reportam uma descida de 0,0410 euros na gasolina e de 0,476 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.
Desde o início do ano, esta foi a décima descida da gasolina, apesar de se terem registado já 19 semanas de subida. No que diz respeito ao gasóleo, cumpriu a sua 11ª descida desde janeiro, ‘contrariada’ no entanto pelas 17 subidas em 2022.
Neste período, o preço do gasóleo valorizou 27,5 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 32 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 16,5 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 19,2 euros do que na primeira semana do ano.
No entanto, com a descida anunciada, um depósito de 60 litros de gasolina simples 95 vai ficar agora 3 euros mais barato do que na semana anterior, ao passo que na versão gasóleo vai significar um desconto de 2,7 euros.
https://www.ovarnews.pt/preco-dos-combustiveis-vai-baixar-na-proxima-semana/
Uma mulher, de 29 anos, foi detido pela PSP em cumprimento de um Mandado de Detenção e Condução, no passado dia 20 de julho, pelas 13 horas.
A acção aconteceu no âmbito da prática de um crime de furto simples e de um crime de falsificação ou contrafação de documento, a fim de serem realizadas diligências processuais.
A suspeita foi constituída arguida e sujeita a Termo de Identidade e Residência depois de ser ouvida por um juiz.
https://www.ovarnews.pt/?p=64294
No primeiro semestre do ano, o Portal da Queixa recebeu 5.585 reclamações dirigidas aos serviços públicos. Os institutos públicos são o principal alvo dos consumidores, ao receberem 69% das queixas. O IMT, a Segurança Social, o SNS, o IRN e o IEFP estão no topo da lista das entidades com mais reclamações. Foram analisados 73 organismos públicos.
Em semana de debate do Estado da Nação, uma análise do Portal da Queixa revela quais os serviços públicos que receberam o maior número de reclamações dos portugueses no primeiro semestre do ano.
De 01 janeiro e 30 junho de 2022, foram dirigidas 5.585 queixas às entidades públicas. Entre as categorias analisadas, verificou-se que os Institutos Públicos registaram a maior percentagem de queixas (69%), segue-se a Administração Pública (18%) e os Serviços Sociais e de Previdência (13%).
No topo da lista, os cinco organismos públicos com mais reclamações são: o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) com a maior fatia (59%), a Segurança Social (9%), o Serviço Nacional de Saúde também a somar 9%, o IRN - Instituto dos Registos e Notariado (4%) e o IEFP (3%).
Principais motivos de reclamação
A análise efetuada permitiu ainda identificar quais os principais motivos de reclamação dirigidos às cinco entidades mais reclamadas. No IMT, continuam os problemas reportados no começo do ano com as Cartas de Condução (troca de título de condução, renovação, emissão e envio), a recolherem mais de 60% das reclamações; na Segurança Social, cerca de 40% das queixas registadas estão relacionadas com atraso no pagamento de subsídios e prestações sociais; já no SNS, o atendimento continua a ser um dos problemas com maior número de reclamações, 42% no total.
O atraso no pagamento de subsídios de desemprego é a queixa que absorve a maior fatia contra o IEFP, a gerar 19% do total. Já no IRN, a demora processual representa cerca de 29% das queixas, sendo que, a demora na renovação do cartão de cidadão e nos pedidos de nacionalidade são dois exemplos destes casos.
Segundo a análise, apurou-se que, no global das entidades, o IEFP é o organismo público que mais resolve os problemas que lhe são reportados, com 95,2% de Taxa de Solução e 97,5% de Taxa de Resposta. Na resposta às reclamações evidencia-se ainda o IMT com 100% de Taxa de Resposta, mas a Taxa de Solução cifra-se nos 6,3%.
Com baixos indicadores de resolução, está a Segurança Social (16.8% de Taxa de Solução e 16% de Taxa de Resposta); o SNS com 14% de Taxa de Solução e 13.3% Taxa de Resposta e o IRN com 17% de Taxa de Solução e 15.6% Taxa de Resposta.
Perante os resultados verificados, Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa considera que: “O serviço público em Portugal deve ser encarado como um serviço de excelência ao cidadão e a expectativa deste não deve ser muito diferente da que tem relativamente ao serviço privado. Felizmente, esta realidade já está presente em algumas organizações públicas que apresentam altos Índices de Satisfação no Portal da Queixa e são excelentes exemplos de Customer Success, demonstrando que é possível prestar um serviço de acordo com os padrões de qualidade exigidos. Este aumento dos níveis de qualidade do serviço tem sido potenciado pelas redes sociais - como o Portal da Queixa -, que em muito contribuem para a identificação de falhas e apresentação de melhorias junto dos cidadãos, mostrando que é possível fazer mais e melhor.”
https://www.ovarnews.pt/mais-de-5-500-reclamacoes-dirigidas-aos-servicos-publicos/
sexta-feira, julho 22, 2022
Com o objetivo de ajudar jovens entre os 16 e 18 anos a definirem o seu futuro profissional, a Câmara Municipal de Ovar, através do seu Serviço de Juventude, promoveu a 5ª edição do «Ovar Career Camp», um projeto em que os jovens participantes beneficiaram de duas semanas de formação em softskills e visitas a conceituadas empresas.
“Orgulha-nos muito este trabalho que temos vindo a fazer para possibilitar que os jovens evoluam as suas competências e conheçam o mercado de trabalho e várias profissões antes de decidirem qual o seu rumo no Ensino Superior”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar. Com isso, refere o autarca, “esperamos que estes jovens fiquem em melhores condições de poderem escolher a sua carreira de sonho e procurarem a sua felicidade”.
Ruben Ferreira realçou ainda que, nesta 5ª edição, o «Ovar Career Camp» voltou a ser “inteiramente presencial, permitindo um contacto direto entre os participantes e os trabalhadores de várias empresas de Ovar e do Porto”.
Na opinião do autarca, para o elevado sucesso da iniciativa, muito contribui a gratuitidade do evento para os participantes. “As duas semanas de formação continuam a ser gratuitas para todos porque a Câmara Municipal investe, de bom grado, na formação dos seus jovens, oferecendo a formação, a alimentação e o transporte para as empresas”, assegura.
No encerramento do evento, vários dos participantes garantiram sair do «Ovar Career Camp» “mais conscientes da profissão que pretendem seguir no futuro”. Entre outros aspetos positivos, foram apontados pelos participantes “as amizades com pessoas de outras escolas”, “os jogos que misturavam conhecimento e diversão” e “a capacidade de trabalhar em equipa e fazer dinâmicas de apresentação”.
O «Ovar Career Camp» decorreu entre 7 e 20 de julho, contando com jovens de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Ovar. Na primeira semana de formação, que decorreu na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, os participantes realizaram dinâmicas de educação informal e não formal em que trabalharam competências de comunicação, liderança, trabalho em equipa e marketing pessoal. Na segunda semana, os jovens foram divididos em grupos, de acordo com as áreas de interesse profissional disponíveis, como: Ciências e Engenharias, Gestão e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Artes. Os jovens visitaram empresas das suas áreas de eleição, contactando com reputados profissionais em cada área.
Recorde-se que o «Career Camp» é uma iniciativa que ocorre em Ovar, no Porto e em Lisboa, sendo que em Ovar o evento é integralmente financiado pela Câmara Municipal, ocorrendo anualmente desde 2018, e tendo como público-alvo jovens entre os 16 e os 18 anos.
https://www.ovarnews.pt/?p=64268
Com as atenções centradas na temporada 2022/23, já estão confirmadas as datas que marcarão o regresso das provas de futebol da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).
O Campeonato SABSEG e a 1.ª Divisão Distrital vão a sorteio no dia 23 de agosto, tendo início marcado para cerca de um mês depois, a 25 de setembro. Já a 2.ª Divisão Distrital será sorteada a 13 de setembro,
arrancando no dia 2 de outubro. Ainda assim, as equipas que militam nesta divisão iniciarão a época mais cedo, já que na semana anterior, a 25 de setembro, será disputada a I Eliminatória da Taça de Aveiro, sorteada também a 13 de setembro.
O Campeonato de Esperanças Sub-22 da AFA, por seu lado, vai a sorteio no dia 20 de setembro e tem início previsto para 8 de outubro. Consulte aqui todas as datas.
https://www.ovarnews.pt/?p=64279
O jovem atleta vareiro, Santiago Silva, está convocado para participar no 1.º Estágio de Observação da Selecção Nacional Sub14 masculina.
Os treinos terão lugar em Ílhavo, entre os dias 18 e 29 de julho e são o culminar da sua excelente época ao serviço da Ovarense. #Parabéns
https://www.ovarnews.pt/?p=64282
O Festival passará pelo Auditório Paroquial de Avanca e pelo Cinema Vida em Ovar, e conta com exibições especiais no Cine-Teatro de Estarreja e no Espaço Estação Viva, em Canelas.
A 26.ª edição do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia arranca já esta sexta-feira, dia 22, e as competições internacionais entre 27 e 31 de julho, sob o mote “Deslocados”, fio condutor para uma programação com a exibição de 134 filmes, entre longas e curtas metragens, vindas dos cinco continentes.
Refugiados, migrantes, retornados, foragidos e até degredados, proscritos e apátridas, o AVANCA 2022 dá visibilidade aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos desmesuradamente armados como os vividos na Síria, na Ucrânia ou em África. “Este festival é também o reflexo de que a produção cinematográfica munidal também se preocupa com estes “deslocados”. Não é propriamente um tema, mas é um olhar e uma preocupação que obviamente está presente em muitos filmes que foram selecionados para este ano”, contou Costa Valente, diretor do AVANCA.
“Nowhere People”, do cineasta chinês Zhandong MA, dada a sua singularidade, é destaque na programação. Rodado durante 16 anos e com uma duração de 4h15, é exibido em estreia mundial no Festival, e aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do "Triângulo Dourado" se defendem após a proibição do cultivo das drogas.
CTE é palco do arranque do AVANCA 2022
Esta terça-feira, em conferência de imprensa, a Câmara Municipal de Estarreja e o Cine - Clube de Avanca apresentaram a edição de 2022 da iniciativa, que contempla sessões competitivas, conferências, workshops e oficinas de criação fílmica, no ano em que comemora um quarto de século.
O pontapé de saída é no Cine-Teatro de Estarreja, esta sexta-feira, dia 22, às 21h30, com a exibição do filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão. A película desenrola-se através de um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico e aborda a questão da violência psicológica e emocional latente no dia-a-dia.
Neste dia será apresentada a primeira versão do filme-concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais. É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final. Costa Valente explicou que “vamos continuar a rodar o filme durante o festival, porque a ideia é que a versão final chegue aos cinemas em 2024. Portanto vamos ter mais dois anos de rodagem.”
Um projecto idealizado há muito tempo e chega em 2022 ao AVANCA
Para assinalar estes 25 anos de realização ininterrupta, o Festival apresenta o projeto de dinamização educativa e cultural “AvancaGIGANTES”, dirigido às crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.
Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, enaltece a concretização deste projeto com dimensão educativa e cultural que está alinhado “com a estratégia cultural do município através do Laboratório de Aprendizagem Criativa – LAC”. “AvancaGIGANTES” proporcionará a professores a participarem em diversas formações “o que fará com que o “cinema esteja mais presente, e de forma mais eficiente, nas nossas escolas, contribuindo ainda mais para que Estarreja seja uma referência na área da produção cinematográfica”, realçou a autarca.
Apoiar a produção de cinema no concelho de Estarreja
A vereadora da Cultura reiterou a importância de continuar a investir nesta área artística, “mantendo viva e forte a produção cinematográfica em Estarreja, como uma das nossas apostas culturais do Município, continuando a apoiar a realização do certame”.
Durante a sessão, foi assinado um protocolo de cooperação financeira entre a autarquia e o Cine-Clube de Avanca, no valor de 25.500,00€, no âmbito da 26.ª edição dos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – Avanca Film Festival”. A acrescentar a este valor, mantém-se a atribuição de 10.000,00€ anuais, no âmbito do protocolo em vigor do “Avanca Film Fund”, apoio destinado à produção e rodagem cinematográfica no concelho de Estarreja. Esta é outra aposta cultural deste executivo que “possibilita atrair novos realizadores e produtores, que procurem o nosso território para produzir novos filmes, valorizando assim o nosso património cultural e natural”, disse Isabel Simões Pinto.
Casa da Cultura recebe exposição ligada ao cinema
No dia 30 de julho, às 16h00, será inaugurada a exposição “AVANCA 2022 – Coletivo de Imagens” com curadoria de Olga Santos. A 26.ª edição do Festival é o pretexto para um coletivo de artistas apresentarem as suas obras num contexto repleto de imagens, que convivem sem precedentes com um público exigente. Imagens que se repetem no ambiente cinematográfico em que a fotografia e a arte digital andam de mãos dadas. Estará patente até dia 21 de agosto na galeria da Casa da Cultura.
O AVANCA é uma coorganização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, e conta com o apoio Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., da Entidade de Turismo do Centro de Portugal, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento de Escolas de Estarreja, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.
AVANCA 2022 em números:
- 134 filmes em exibição
- 30 estreias mundiais
- 59 filmes com estreia em Portugal
- 19 filmes realizados por realizadores com menos de 30 anos
- 14 filmes realizados por realizadores com mais de 60 anos
- 31 países com filmes em exibição
- 26 filmes portugueses em exibição
- 120 comunicações
https://www.ovarnews.pt/?p=64256
A Delegação da Cruz Vermelha Ovar chegou a acordo com a Câmara Municipal de Ovar para se mudar para novas instalações.
Depois de concordar em receber, em regime de comodato, as instalações da antiga EDP e das sedes de Carnaval antes dos grupos se mudarem para a Aldeia.
Estas instalações, segundo a Cruz Vermelha, "carecem de obras" pelo que apela "a todas as pessoas que nos possam ajudar monetariamente, com mão de obra ou materiais de construção" no sentido de uma intervenção no imóvel de forma a adequá-lo às suas necessidades".
A Cruz Vermelha de Ovar aproveita ainda para agradecer ao Gabinete Silva Marques - Atelier de Arquitetura e Urbanismo e a Hugo Carvalho de Oliveira que "se disponibilizou para nos ajudar na execução de um projecto, mas infelizmente, de momento, não é viável financeiramente de acordo com a visão desta Comissão Administrativa".
O apoio que daqui vier poderá permitir a desejada intervenção. "Contamos com todos e juntos somos mais fortes".
https://www.ovarnews.pt/?p=64261
No momento em que decidimos comprar um tablet de qualidade, a marca Huawei deve ser considerada em primeiro lugar. Para si que deseja comprar este poderoso aparelho, vale a pena consultar o site da Huawei e aproveitar as melhores condições e preços. São modelos que realmente são diferentes e não se arrependerá.
Que tal comprar um bom tablet Huawei por um bom preço e fazer uso do mesmo na sua vida profissional, pessoal ou na escola ou faculdade, por exemplo? São aparelhos de alta performance. Basta você entrar no site da Huawei e olhar com calma todos os modelos que estão a sua disposição. Pode ter certeza que você encontrará o melhor modelo. Conheça agora alguns dos melhores modelos de tablet Huawei e a partir daí, ficará bem mais fácil escolher aquele que for mais conveniente a você.
É uma decisão que mudará a sua vida, pois, um bom tablet Huawei faz toda a diferença na hora de estudar, trabalhar ou até mesmo jogar os melhores jogos do mercado. Veja ótimos filmes e séries no seu tablet, faça reuniões online, estude e pesquise o que desejar. Vale muito a sua escolha. Fique tranquilo e compre no site da Huawei de forma segura.
Alguns dos melhores tablets Huawei para você
Huawei Matepad Kids Edition
Um tablet feito para as crianças. É essencial motivá-los a estudar e pesquisar, pois, a tecnologia é mais do que uma realidade na vida de todos nós. Uma vantagem: você poderá controlar o que eles estão fazendo, o que é muito bom – este tablet vem com controle parental. As crianças terão acesso também ao kids corner que é um espaço para manter os estudos em dia e aprender com mais rapidez. Um aparelho que as pais e filhos amam.
Huawei Matepad 11
Outro ótimo tablet Huawei feito sob medida para tosos nós. Vale a pena tê-lo considera-lo devido a sua ótima configuração: a memória é de 6 GB + 128 GB, além de ter um lápis de segunda geração que é muito bom. Torne sua vida mais fácil comprando este tablet Huawei. Que tal trabalhar com multijanelas o que facilita bastante o seu trabalho? A qualidade da imagem no ecrã é excelente também, portanto, faça bom uso.
Huawei Matepad T10
Certamente, a Huawei produz tablets para todos os gostos e fins. Este vem com uma memória de 2 GB + 32 GB. O ecrã é de 10.1 polegadas e oferece uma imagem muito boa. O som do aparelho é ótimo também, e o processador octa-core te ajudará a trabalhar com mais eficiência e rapidez. São ótimas funcionalidades que realmente valem a pena ter em sua casa para diversos fins.
O comércio eletrônico torna a nossa vida mais fácil, concorda? Você pode e deve comprar no site da Huawei e esperar em sua casa um dos melhores tablets do mercado. Os preços e as condições são imbatíveis. Não perca tempo! Visite agora o site da Huawei e compre o seu tablet.
https://www.ovarnews.pt/tablet-huawei-um-optimo-aparelho-para-si/
As empresas, ovarenses ou de qualquer outra parte do mundo, presentes no espaço digital estão cada vez mais exigentes quanto aos gateways de pagamento que utilizam para efetivar a venda dos seus produtos e serviços.
A sustentar esta atenção está uma nova atitude em relação ao processo de compra: a ideia fundamental é proporcionar aos clientes uma experiência tranquila, segura, rápida, sem sobressaltos e o mais intuitiva possível, de modo a voltarem a comprar mais tarde e a recomendar a potenciais clientes a boa experiência que tiveram.
Com esta nova abordagem, as marcas procuram diminuir a quantidade de carrinhos de compras abandonados e aumentar a taxa de conversões, maximizando as suas vendas e lucros.
Esta dinâmica tem levado à procura, estimulando a oferta, de plataformas de pagamento online que proporcionem este serviço de qualidade, como é o caso da kevin.eu. Veremos agora quais as cinco características principais que as empresas procuram nestas plataformas para satisfazer este objetivo.
Segurança
A principal exigência das empresas que vendem online é a segurança das transações. As plataformas de pagamentos procuram satisfazê-la através de complexos sistemas de encriptação e do respeito pelos protocolos de proteção de dados e sistemas de autentificação. Sem garantias de segurança, ninguém arrisca o seu dinheiro.
Fiabilidade
A fiabilidade de um gateway pressupõe que inexistência de falhas registadas durante o serviço de pagamento. Um sistema com diversos bugs e erros de vários tipos pode arruinar um negócio ao impedir os clientes de pagar as suas compras e afastá-los do site por medo de enganos que os prejudiquem financeiramente.
Integração
A oferta de soluções integradas é uma das maiores mais-valias que as plataformas de serviços de pagamento podem oferecer. A capacidade de adaptação e integração dos serviços de pagamento às plataformas e dispositivos utilizados pelos clientes é fundamental para o funcionamento dos sites e, por extensão, para a satisfação dos clientes.
Mobilidade
A mobilidade é um dos elementos fundamentais da economia contemporânea. A massificação do acesso à internet móvel permitiu a deslocação permanente de empresários e clientes, pelo que é fundamental garantir a possibilidade de pagar e de monitorizar os pagamentos em movimento através do checkout mobile e de ferramentas de controlo como apps de gestão.
Personalização
A personalização da página de checkout não é ainda a maior prioridade das empresas mas começa a receber alguma atenção por ser o momento que resulta no culminar de todas as estratégias de marketing implementadas e no objetivo último destas, permitindo também uma experiência cómoda e tranquila aos clientes.
https://www.ovarnews.pt/gateway-de-pagamento-o-que-procuram-as-empresas/
Já há nova data e local para o concerto de Richie Campbell em Santa Maria da Feira. Será no 31 de julho, na Rua de São Martinho, em Argoncilhe.
Reconhecido como o primeiro fenómeno musical da internet em Portugal a ter sucesso a uma escala nacional e internacional, Richie Campbell subirá ao palco às 22h00 para um grande concerto de entrada gratuita, com abertura do DJ Miller, um dos talentos emergentes da música nacional, às 21h30.
🎤 Richie Campbell + DJ Miller 🎧
🔜 Data: 31 de julho de 2022
✔️Local: Rua de São Martinho - Argoncilhe
🕤 Hora: 21h30 (DJ Miller) | 22h00 (Richie Campbell)
👨👨👧👦 Classificação Etária: M/6
🆓 Entrada: Livre
Uma noite que promete ser de emoções fortes e ritmadas, integrada no projeto de descentralização cultural do “Artes em Itinerância”, que marca igualmente o encerramento dos SMF Youth Days.
https://www.ovarnews.pt/?p=64249
quinta-feira, julho 21, 2022
O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar obteve a classificação máxima na dimensão “Adequação e Conforto das Instalações”, uma distinção que é atribuída pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde e que pretende avaliar a qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde.
“O Conselho Diretivo do hospital congratula-se com os resultados obtidos, uma vez que é uma preocupação constante a criação de condições para que os nossos utentes sejam bem recebidos, com o conforto que merecem no acesso a cuidados de saúde, reconhecendo o esforço e dedicação dos profissionais da instituição que, diariamente, trabalham em prol de uma resposta de qualidade à população que serve, tendo sempre foco na humanização dos cuidados”, afirma o presidente desta unidade hospitalar, Luís Miguel Ferreira.
“Estamos convencidos de que a obra do bloco operatório - cada vez mais próxima da realidade - permitirá uma melhoria substancial da nossa atividade assistencial, posicionando-se em níveis superiores também noutros parâmetros também avaliados no âmbito do SINAS”, salienta o responsável.
https://www.ovarnews.pt/hospital-com-classificacao-maxima-na-avaliacao-da-adequacao-e-conforto-das-instalacoes/
À sétima jornada do Nacional por Equipas da 1.ª Divisão de Xadrez, que decorre na sala de exposições do Centro de Arte de Ovar, quando parecia que a Academia de Xadrez de Gaia controlava os tabuleiros, eis que a A.XAT Montemor-o-Novo, a campeã ferida no orgulho pelo mau começo no torneio, travou os gaienses e baralhou as contas do campeonato.
Quem se aproveitou da vitória da A.XAT sobre a AX Gaia (3-1) foram as equipas do GD Dias Ferreira e da Escola Profissional de Gaia/Clube de Xadrez, que venceram os respetivos encontros da sétima ronda e dividem agora a primeira posição, com 17 pontos, quando faltam apenas duas jornadas para o final deste disputadíssimo campeonato da 1.ª Divisão.
Atrás dos dois líderes vão três equipas, a apenas um ponto, e todas ainda sonham com a possibilidade de chegar ao título. Tratam-se da AX Gaia, da A.XAT e da Assembleia Figueirense.
No entanto, o mais provável é que a discussão do título esteja mesmo entre os dois atuais comandantes, pois defrontam-se entre si na nona e derradeira jornada, na manhã de sexta feira, dia 22 de julho.
Num duelo de nível mundial, com uma média Elo de 2595 pontos, a A.XAT levou a melhor sobre a AX Gaia, através de vitórias parciais nas segunda e terceira mesas – dos espanhóis Alex Garrido e Manuel Perez Candelario, respetivamente sobre o turco Emre Can e o indiano Raunak Sadhwani – tendo-se registado empates no primeiro e quarto tabuleiros. A partida da primeira mesa opunha dois jogadores do top 100 mundial. Pela A.XAT tínhamos o espanhol Jaime Latasa (nº 68, com 2675 pontos Elo) e pela AX Gaia estava o indiano SL Narayanan (nº 89, 2659). Já no quarto tabuleiro verificou-se também um empate, entre o ucraniano Yuriy Kuzubov e o espanhol José Fernando Cuenca.
Na luta pela fuga à despromoção, o CX Montemor-o-Velho/CTGA bateu a Académica de Coimbra (2,5-1,5) e deu um passo importante para garantir a permanência. Praticamente condenados à descida estão o NS São Miguel (Açores) e a EX Porto/Colégio Efanor, mas ambos já demonstraram uma notável capacidade de sobrevivência. É também por isso que este Nacional de Ovar promete ter emoção até ao último lance.
Resultados:
7.ª Jornada:
Académica de Coimbra-CX Montemor-o-Velho/CTGA, 1,5-2,5
AX Gaia-A.XAT Montemor-o-Novo, 1-3
Assembleia Figueirense-Estrelas S. João de Brito, 2-2
NS São Miguel-GD Dias Ferreira, 0,5-3,5
EX Porto/Colégio Efanor-EP Gaia/Clube de Xadrez, 1-3.
Classificação:
1º GD Dias Ferreira, 17 pontos (18,5 na soma dos tabuleiros)
2º EP Gaia/Clube de Xadrez, 17 (16)
3º AX Gaia, 16 (17,5)
4º A.XAT Montemor-o-Novo, 16 (16)
5º Assembleia Figueirense, 16 (16)
6º Estrelas S. João de Brito, 15 (14)
7º CX Montemor-o-Velho/CTGA, 13 (14)
8º Académica de Coimbra, 12 (12)
9º NS São Miguel, 9 (10)
10º EX Porto/Colégio Efanor, 9 (6).
https://www.ovarnews.pt/?p=64226
Subscrever:
Mensagens (Atom)