quarta-feira, junho 30, 2010

O que os Professores pensam sobre a Polémica em torno da Piscina

Depois do Município ter explicado as razões que o levaram a mudar o modelo de gestão da Piscina Municipal e de o responsável cessante, Valdemar Resende, também se ter manifestado, eis que surge a posição dos Professores. A parte que faltava ouvir...


Terminadas que estão as actividades da Escola de Natação da Piscina Municipal de Ovar, entendemos nós, Professores até então da referida escola, ser o momento oportuno para divulgarmos à população de Ovar, em geral, e aos utentes da piscina, em particular, a nossa opinião relativamente a declarações proferidas pelo Senhor vereador em regime de permanência da Câmara Municipal de Ovar, Vítor Ferreira, ao jornal Praçapública, na sua edição de 2 de Junho e com o título “Novo modelo de gestão gera mal-estar na piscina municipal”.

Queremos também aproveitar a oportunidade para esclarecer de uma forma inequívoca alguns “ruídos” que se foram produzindo, naturalmente em consequência desta entrevista, e que se prendem com a acumulação de actividades por parte de professores que desenvolvem actividade docente, bem como às remunerações usufruídas.
Como ponto prévio, queremos deixar bem claro, tal como o fizemos em carta dirigida ao Senhor vereador, que não está em causa, nem poderia estar, um direito legítimo e inquestionável da edilidade, na escolha das políticas consideradas mais apropriadas para o funcionamento da piscina municipal. O que nós pomos em causa é a forma como o processo se desenrolou e a argumentação justificativa para essa escolha.
Relativamente à entrevista gostaríamos de realçar três aspectos:

Primeiro - Ficou evidente nas declarações do Senhor vereador que a aposta no regime de exclusividade tem como finalidade melhorar a qualidade de serviços.
Estranhamos que faça esta correlação entre regime de exclusividade e melhoria da qualidade dos serviços, quando na mesma entrevista reconhece, e passamos a citar “o profissionalismo e empenhamento dos profissionais que ao longo dos últimos anos têm trabalhado na piscina, quer nas actividades programadas, quer em outras iniciativas”. Refira-se que este reconhecimento também foi prestado pelo Senhor presidente da Câmara Municipal, numa carta de resposta, enviada aos professores e em outras diversas ocasiões.

De facto, sem profissionalismo e empenho não há serviços de grande qualidade e pelos vistos o regime de acumulação nunca foi impeditivo de tal realidade. Se o foi, gostaríamos de saber quando, como e quantas vezes. Dispensamos reconhecimento por amabilidade até porque não estamos habituados a afirmar por verdadeiro o que sabemos ser falso.

Se a aposta é melhorar aquilo que já é reconhecido como muito bom, resta-nos, como actuais e futuros utentes, aguardar serenamente, estando obviamente atentos aos eventuais “custos” desta tão proclamada melhoria.
Ainda a este propósito e em declarações prestadas novamente ao Praçapública, na sua edição de 16 de Junho, o Senhor vereador reitera a ideia da exclusividade como garantia de melhores serviços, afirmando ainda que haverá mais disponibilidade para os professores obterem formação.

Não nos parece que o Senhor vereador saiba que formação, nesta área, tem sido feita pelos professores, se calhar mais do que pensa. Mas é bom que se diga, e o Senhor vereador já foi formador e sabe que é verdade, que muita da formação que para aí anda tem muitas vezes, pelas mais variadas razões, uma aplicação residual nos locais de trabalho.

Também queremos dizer que, como deveria ser do seu conhecimento, ao abrigo do Decreto-Lei nº 271/2009 de 1 de Outubro, os profissionais responsáveis pela orientação e condução das actividades físicas e desportivas (PROCAFD) têm de requisitar uma cédula profissional que aquando da sua renovação tem de ser acompanhada pela apresentação de comprovativos da frequência de formação contínua.

Segundo – O Senhor vereador afirmou, e passamos a citar “Todos sabemos da taxa elevada de desemprego que se regista em Ovar e ao abrirmos este concurso estamos a criar novas oportunidades a quem não tem nenhuma actividade.”
É no mínimo falacioso este argumento. Dos actuais seis professores que não desenvolvem actividades docentes e não pertencem a Quadro de Escola, dois não podem concorrer/ser seleccionados uma vez que, face aos critérios do concurso, não reúnem condições profissionais para o fazer, pelo que o desemprego é uma probabilidade. Os restantes quatro, se forem seleccionados continuarão a ocupar os seus postos trabalho e se não forem, o desemprego será também um dos cenários possíveis.

Portanto não estamos perante uma situação de criação de muitos novos postos de trabalho nem tão pouco que os que sejam criados permitam baixar a taxa de desemprego em Ovar, uma vez que o concurso, pensamos nós, não é restrito a professores nados, criados e estabelecidos no Concelho.
Mais uma vez vamos aguardar serenamente, convictos de que o Senhor vereador vai cumprir com o que afirmou publicamente, “criar novas oportunidades de emprego a quem não tem nenhuma actividade”, repetimos nós, “nenhuma actividade”.

Terceiro – Sabemos, pelas declarações do senhor vereador, que esta solução foi preparada durante meses.
É estranho que, para além de não conhecer muito bem as habilitações académicas dos professores, algo planeado com tanta antecedência não tenha contemplado as actividades que se realizam após o dia trinta de Junho, havendo até a necessidade de “contactos de última hora” para assegurar as referidas actividades, uma vez que a partir desse dia todos os professores cessaram a prestação de serviços. Mais caricato se torna quando um desses contactos foi feito a um professor que, face aos critérios do novo concurso, não reúne habilitações profissionais para se candidatar.
Embora tenha razão quando afirma que não tinha a obrigação de reunir com os professores, um simples encontro com a Coordenadora Técnica teria certamente resolvido este embaraço.

Acreditamos que a forma como este processo se desenvolveu tinha outras alternativas, até porque esta claramente não foi uma boa referência para quem proclama o profissionalismo. Ser profissional também é ser humano…

Relativamente àquilo que designamos por “ruídos” provocados por toda esta situação, gostaríamos de esclarecer o seguinte:
Primeiro – Nunca foi necessário qualquer tipo de “favor especial”, por parte da Direcção das Escolas a que os professores se encontram vinculados, para que os mesmos pudessem exercer outras actividades remuneradas, oficiais ou oficiosas.

O Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril, prevê, expressamente, no seu artigo 111.º, a possibilidade de os docentes exercerem em acumulação com as que lhe são inerentes outras actividades da mesma ou de diferente natureza, condicionando-as, todavia, e em função das especificidades da função docente, aos critérios especiais definidos pela portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da Educação n.º 814/2005, de 13 de Setembro. Portanto sob o ponto de vista legal não estávamos a tirar postos de trabalho a ninguém. Sob o ponto de vista moral, respeitamos a opinião de quem assim pensa, mas a existir imoralidade seria certamente se estivéssemos a ser remunerados para exercer uma função e o fizéssemos de forma incompetente, impedindo outros de a fazer bem. Como não nos revemos nesse pressuposto…

Segundo – Percebemos ser voz corrente que o Eldorado dos professores em regime de acumulação tinha acabado e esta seria a principal razão da sua indignação. Temos a esclarecer que eram oito, os professores que exerciam em acumulação e que o número de turmas atribuídas, este ano findo, foi de trinta e sete de um total de oitenta e sete, o que em termos percentuais significa um valor de 43% e uma distribuição média de quatro turmas e meia por professor. A remuneração, com retenção na fonte, foi de 80€ mensais, por turma, o que significou um proveito médio mensal na ordem dos 360€, de Outubro a Junho. É dinheiro, claro que é dinheiro, mas perante estes valores será mais justo dizer que se acabou o “Elbronzeado”.

E porque a escrita já vai longa gostaríamos de terminar dizendo que sempre estivemos conscientes que um dia este ciclo teria de chegar ao fim, fica-nos a amargura por esta inevitabilidade ter sido assim conduzida.
Gostaríamos de agradecer duplamente a todos os utentes que ao longo destes anos trabalharam connosco, funcionários e em especial ao Senhor Valdemar Resende, primeiro pelo que nos aturaram nos momentos menos bons, segundo pela possibilidade que nos deram de criar grandes amizades, algumas delas de tal forma solidificadas que não será esta separação que as vai quebrar.

Procurámos sair com a mesma dignidade com que entrámos e pensamos tê-lo conseguido. Desejamos os maiores sucessos a todos aqueles que vão abrir um novo ciclo na Piscina Municipal de Ovar.

Os Professores

segunda-feira, junho 28, 2010

Noite Solidária


A Juventude Cruz Vermelha de Ovar na Noite Solidária que decorreu na última sexta-feira, com assinalável êxito.

sábado, junho 26, 2010

Ainda não viu?


Se ainda não viu não sabe o que perdeu. Filme praticamente todo filmado em Ovar que agora caíu na «rede». A não perder!

sexta-feira, junho 25, 2010

Livros+Multimédia


Ser Solidário


Uma boa iniciativa. Esta noite. O programa está aqui.

A Não Perder

quinta-feira, junho 24, 2010

Na Mouche!


PSD vai chumbar chips.

Bang! Pum! Slash!


Mas afinal quem é este que se foi meter ao lado
do guitarrista dos «Pevides de Cabaça»?

Workshop Teatro


A acção de formação visa criar ferramentas para alertar e desenvolver a consciência do actor. Serão desenvolvidos exercícios e situações que permitam alargar/expandir essa consciência – a relação do actor com o outro e com o espaço. Por outro lado, e sempre em estreita relação com o espaço, perceber o que se altera no “jogo” e na própria identidade do eu actor com a presença do outro e trabalhar essas dinâmicas.

“Posso considerar que qualquer espaço vazio seja um espaço de representação. Alguém atravessa esse espaço vazio enquanto outros o observam, isso basta para que o acto teatral esteja lançado.”

Peter Brook

quarta-feira, junho 23, 2010

Desilusão chamada Praia do Areinho


«Não sendo vareiro, sou um amante da Ria e da sua envolvente. Ainda hoje numa tentativa de ir fazer uma "praínha" a nortada não deixou e eu acabei por ir até à Praia do Areinho por ser mais protegida. Na altura apenas estava frequentada por dois casais ... Logo de seguida entendi a "falta de freguesia"!

Se alguma vez foi limpa - não faço a mínima ideia - mas tudo indica que isso não aconteça: Efluentes à vista; Lixo humano e natural; Verguinhas de ferro de construções...

Uma desilusão!!

Onde provavelmente os "nossos" actuais autarcas e quem os elegeu se divertiram na sua juventude, naquele que seria um pequeno paraíso e que lhes havia sido legado pelos seus antepassados, certamente com muito menos posses, hoje, é patente o desmazelo e abandono... e não me venham dizer que é falta de verba!!! Um pequeno tractor com uma grade de rede limpava aquilo numa hora (apenas uma vez por semana e o assunto estava minimizado). (in «Erismature»)

terça-feira, junho 22, 2010

Vista Sobre Cortegaça



Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 70 x 50
Pintura de: Mário Silva
Valor: 130 €


Do «Makarte», blogue de uma loja online, sediada em S. Domingos de Rana - Cascais. Apesar de não ter ainda um espaço físico, tem uma vasta gama de quadros e de produtos artesanais, disponível para quem se identifica com a sua linha de decoração. A maior parte das peças, são únicas, pois são feitas artesanalmente, conforme a inspiração do momento.

segunda-feira, junho 21, 2010

Não Atiramos a Toalha ao Chão


Há um grupo no «FaceBook», formado por pessoas inconformadas e habituais frequentadoras do areal do Furadouro, que está disposto a estender a toalha nos passeios e avenidas da nossa praia.(Fotomontagem: Paula Alves)

domingo, junho 20, 2010

Vamos Ajudar

sábado, junho 19, 2010

sexta-feira, junho 18, 2010

D. Ligeirinha


Lembram-se da Garagem Ligeira, na Praça da República? Não tem nada a ver. É só os Diabo na Cruz que estão hoje no Centro de Arte de Ovar.

quinta-feira, junho 17, 2010

SCUT's: O Mapa


(clicar na imagem para aumentar)

Xico Fininho e Companhia

quarta-feira, junho 16, 2010

Sempre a remar


Uma organização do Clube de Canoagem de Ovar.

O Cabotino



Companhia de Teatro “Lendias d’Encantar”
Visite-os em www.lendiasdencantar.blogspot.com
Casa da Cultura de Beja
Rua Luís de Camões
7800-508
Telefone: 284324172
Produção: Rafael Costa (961281363)
Direcção Artística: António Revez (963479154)

Para reservas e mais informações contactar a bilheteira do Teatro Municipal Pax Júlia através do número de telefone 284315090.

Perdidos e Achados

Do Brasil:
«Gostaria muito de encontrar um rapaz que mora na cidade de Ovar, que fica em Portugal. Seu nome é José Eduardo F. Duarte. Por favor me ajude.
Meu email é: luciana_ renzi@hotmail.com».
Quem conhecer e puder ajudar, faça o favor.

terça-feira, junho 15, 2010

Arraial de São João



Grande Arraial Popular estão a organizar os escuteiros de Ovar, para o próximo dia 19 de Junho, na sua sede, em frente à GALP.

A festa será animada com música, jogos, febras, sardinhas, caldo verde, chouriço e sobremesas.

Não deixem de aparecer juntamente com os familiares!

segunda-feira, junho 14, 2010

Rolo Compressor



Pedro Rolo Duarte passou recentemente por Esmoriz, Cortegaça, Furadouro... E verteu aqui as suas impressões. É de ler.

domingo, junho 13, 2010

sábado, junho 12, 2010

Exercício ao Levantar

A Câmara Municipal de Ovar vai organizar novamente a iniciativa "Acordar Exercitando". A primeira actividade decorre este domingo, dia 13 de Junho, no Parque de Merendas do Carregal, entre as 10h30 e as 12h00, e consiste na realização de diversos rastreios e de actividade Fitness. A iniciativa encontra-se aberta à população que queira participar.

O "Acordar Exercitando" tem por objectivo promover hábitos de actividade física e de alimentação saudáveis, proporcionando aos participantes a possibilidade de participarem numa actividade fitness e de realizarem rastreios de Glicemia e Tensão Arterial.

No dia 20 de Junho decorrerá uma nova actividade, entre as 10h30 e as 12h00, no mesmo local. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Ovar conta com o apoio do Centro de Saúde de Ovar e do Dolce Vita Ovar.

Festa

sexta-feira, junho 11, 2010

Ponha! Ponha!



O momento mais hilariante da história da SIC mete um vareiro, radicado fora do nosso concelho mas habitual frequentador das nossas praias na época estival. Protagonizado por João Muge, em 1996, no programa «Agora ou Nunca», este foi o momento mais votado pelos espectadores da estação de TV de Carnaxide.

Para Todos

quarta-feira, junho 09, 2010

«Empurrar» o Ano Lectivo


A maior e melhor festa de final de aulas da cidade de Ovar.
Desta vez a organização decidiu centralizar a festa, mesmo no centro histórico da cidade e reunir todas as escola do concelho, no café progresso, transformado e equipado para receber esta festa.
O cabeça de cartaz não podia ser outro se não o melhor dj nacional, de hip hop, Dj OVERULE que irá fazer um set especial para esta festa.
Completamente reformulado encontramos também aquele que foi o maior cromo dos idolos, e que nos vai trazer o seu novo trabalho, I gotta feel, no apoio à seleção nacional entre outros hits do momento.
Contamos ainda com o Dj David Ribeiro, o verdadeiro entertainer vareiro, que fará certamente vibrar party people.
Fechamos com o live act do Dj Max d'kay e a nova promessa do djing nacional Luis Valente.
A cobertura está a cargo da Noite.pt e ainda haverá uma emissão especial da rádio SFM.
Temos ainda muitas outras surpresas mas essas serão mesmo só para quem estiver presente...
O acesso a esta festa é feito por pulseiras à venda no Corte Caffe, Café Progresso e também pelos rps oficiais da festa.
Pré-Venda 3,5€ e no dia será de 5€. Tens ainda direito a uma bebida.
Precisas de mais argumentos, ou vamos mesmo ter que te ir buscar a casa???

Nossa Senhora do Amparo


Igreja da Padroeira de Válega.

terça-feira, junho 08, 2010

Insossa?



Opiniões diversíssimas escutadas este domingo apontaram para um único veredicto: a Feira da Flor deste ano estava «choca». Não percebemos nada de flores, manjericos ou coisas assim, mas também nos pareceu. Faltava qualquer coisa...
O que até pode parecer um contra-senso, já que a Praça da República parece ter sido remodelada de propósito para receber este evento municipal e na primeira vez que ele lá acontece... acontece isto. Será caso para dizer: Acontece?

segunda-feira, junho 07, 2010

Por falar em Doce...


Enquanto a de Ovar não avança, a Confraria Gastronómica do Pão de Ló Tradicional realizou o seu 1º capítulo, a entronização, no passado dia 30 de Maio, em Vizela.

sábado, junho 05, 2010

Diego Miranda no «Fura»







Diego Miranda ne Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem que decorreu no Furadouro.

sexta-feira, junho 04, 2010

«Um olhar sobre os direitos das crianças e Jovens»

Concurso promovido pela CPCJ de Ovar










quinta-feira, junho 03, 2010

Doces & Festa

Energy Bus

quarta-feira, junho 02, 2010

terça-feira, junho 01, 2010

I am Special



Um filme de Guilherme Terra que esteve a "dormir" durante 4 anos e agora vê a luz do dia. Em data lembrada, aliás...

UHF no Centro de Arte


(Foto de Daniel Mendonça in «Fotogramus»)