quarta-feira, março 31, 2010

E o Mar tudo leva...



Ontem, o Mar do Furadouro escreveu mais um capítulo de destruição na tomada do Furadouro. É o que se previa: O Mar do Furadouro tudo levou, tudo leva e tudo levará até pouco restar se ninguém tomar medidas enérgicas. É tudo demasiado triste e dramático para nomear culpados, mas a haver responsabilidades ou incúria por trás desta miséria, que sejam assumidas.
É difícil contrariar a natureza, mas é preciso tentar.

terça-feira, março 30, 2010

Eu acelero, tu aceleras

Regatas na Ria 2010

segunda-feira, março 29, 2010

Alguém viu o Pedro?


Pedro Oliveira está desaparecido desde o início da semana passada, altura em que abandonou o carro e todas as suas roupas, cartões multi-banco, levando apenas o B.I. e a roupa do corpo.

Caso tenham alguma pista contactem os número 918712342/934852354 ou as autoridades!

sexta-feira, março 26, 2010

DVD do Carnaval de Ovar 2010


Ainda não vimos o DVD correspondente à edição de 2010 do Carnaval de Ovar, mas a avaliar pelos anteriores, é quase certo que o Guilherme Terra fez mais um trabalho de grande qualidade e que só dignifica a festa Maior do nosso concelho.

Louve-se ainda o facto da Fundação do Carnaval de Ovar voltar a disponibilizá-lo gratuitamente.

Volta, assim, a ser possível fazer o download integral do DVD a partir da Internet. Basta ter instalado o µtorrent e clicar aqui.

Ao contrário do que é habitual, a Fundação do Carnaval recomenda que copie o DVD e o ofereça aos seus amigos e familiares

Susanna and The Magical Orquestra


Centro de Arte | 9 de Abril | 20h

quinta-feira, março 25, 2010

Para ficarmos animados com os nossos










Clicar para aumentar
(in Revista «Sábado» e Semanário «Sol»)

quarta-feira, março 24, 2010

"Quaresma em Ovar: património e tradições"




A Casa-Museu de Arte Sacra recomenda a exposição "Quaresma em Ovar: património e tradições", a decorrer de 12 de Março a 7 de Abril, na Biblioteca Municipal de Ovar.

E a propósito da vivência da Quaresma em Ovar, a AVFM está a ouvir o pároco Manuel Pires Bastos na rubrica Forças Vivas, de segunda a sexta-feira.

segunda-feira, março 22, 2010

Por Falar em Limpeza



«Limpar Portugal» em Ovar teve honras de TV.

domingo, março 21, 2010

Poemas ao Vento

Celebra-se este domingo o dia Mundial da Poesia. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Ovar, no âmbito do projecto “Dar Voz à Poesia 2009/2010”, vai promover a iniciativa “Procuram-se… Poemas à Solta”, no Jardim do Cáster e no Parque Sra. da Graça, em Ovar.

Esta iniciativa consiste na partilha de poemas entre a comunidade, num local público da cidade de Ovar, pelo que os interessados em participar deverão trazer consigo um poema da sua escolha, numa folha de papel, a qual deverão afixar com um pionés numa árvore do Jardim do Cáster ou do Parque Sra. da Graça. Não há limite para o número de poemas a partilhar.

sábado, março 20, 2010

Limpar Portugal, Limpar Ovar


... também precisa, de facto. Confira os resultados.

Apoio


Num pavilhão catita até dá gosto ver bom basquete.

De Pequenino


.. se torce o pepino. Hoje, no orfeão de Ovar, às 15h30.

sexta-feira, março 19, 2010

No Natal


Free Clipart



Ainda de acordo com a mesma notícia, o administrador da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, Eduardo Pereira, terá recebido, como prenda de Manuel Godinho, uma árvore de Natal. Coisa singela, comparada com outros. Decerto, estará na instituição para ser enfeitada e iluminada todos os anos.

«Mãos Largas»





Manuel Godinho era o que se pode chamar de "Um Mãos Largas". O jornal "Sol" divulga hoje a lista com os nomes - de governantes, pois claro, e as prendas do sucateiro.
Entre eles está o vereador José Américo e o ex-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Armando França, que na semana em que foi nomeado director da economia do centro, não estaria nada a contar com isto. O que vale é que a nomeação já foi homologada... (ler aqui)

Companhia de Dança de Aveiro



Esta noite no Centro de Arte de Ovar. Ganhe bilhetes para este espectáculo aqui.

quinta-feira, março 18, 2010

Igreja Matriz de Cortegaça Centenária



A Igreja Matriz de Cortegaça está assinalar 100 anos com a instalação de um Monumento alusivo à efeméride (foto).

A edificação da actual igreja de Santa Marinha, Matriz de Cortegaça, que veio substituir uma outra de época anterior, foi iniciada em 1910 e concluída em 1918.

quarta-feira, março 17, 2010

Capelas do Passos de Ovar


Passos da Veronica e do Encontro


Passos do Cireneu e do Horto


Passos do Pretório e do Calvário


Passo das Filhas de Jerusalém

Se planeia vir a Ovar durante a Quaresma, não deixe de visitar as majestosas Capelas dos Passos, um património único em Portugal. E poucos sabem disso.
Espalhadas por vários pontos do centro histórico, as capelas retratam a paixão e morte de Jesus Cristo. (Fotos de A. Mendes Pinto e Fernando Pinto)

terça-feira, março 16, 2010


Do blogue do Museu de Ovar.

segunda-feira, março 15, 2010

Capa do Dia

sábado, março 13, 2010

sexta-feira, março 12, 2010

Angry Odd Kids



Os vareiros Angry Odd Kids na Super FM, tocando em acústico os temas «Dá-me A Mão», «Quero Parar O Tempo» e «Até Morrer». Não é por nada, mas os AOK são uma das nossas bandas preferidas do momento. O último álbum vale mesmo a pena ser ouvido.

quinta-feira, março 11, 2010

«Cabides de Pubaça» (Prós amigos...)



Imagens possíveis do concerto de 6.ª Feira de Carnaval, na TenTBox, dos vareiros PEVIDES DE CABAÇA, no aquecimento para o DJ Fernando Alvim. Sucede, porém, que aquilo estava tudo a «arder» quando o homem entrou.

Para quem foi sabe que foi do melhor mesmo. Há até quem diga que, com jeitinho e a aposta certa, eles podiam ser os novos Mamonas Assassinas... de Portugal, claro!

quarta-feira, março 10, 2010

«Saloon Yé-Yé»

Alguém lhe explica, pf?

Já nos disse que a qualidade do Carnaval é superior à adesão do público. Onde é que este Carnaval se torna tão grandioso?

O que penso, e tenho visto em relação a um Carnaval muito próximo de nós, o de Ovar, é que somos muito superiores(...) mas o publico adere muito mais. E eu não entendo porquê!

(Entrevista a Fernando Saldanha, presidente da Associação de Carnaval da Bairrada, in «Jornal da Mealhada»)

terça-feira, março 09, 2010

A Toyota Salvador Caetano de Ovar


Nunca teve curiosidade de ver por dentro como é a unidade fabril da Toyota de Ovar? Chegou a oportunidade para conferir em vídeo um caso de sucesso industrial e económico.
A Toyota Salvador Caetano de Ovar quase não sentiu a crise do sector automóvel e foi a primeira a sair dela.

segunda-feira, março 08, 2010

The Loyd




Os The Loyd apresentaram, no passado dia 6 Março, o novo álbum "Love and Revolution", em Santa Maria da Feira. (Ler mais in «Krónikas Feirenses»)

Ana Moura no Centro de Arte


@fotogramus.

domingo, março 07, 2010

'tamos na Final




A Ovarense defende, esta tarde, o título alcançado a época passada. Entretanto, fica aqui a história do jogo das meias-finais.

sábado, março 06, 2010

Correu bem, pá


Resumo dos melhores momentos da «TentBox'10», pelo «Olhoshot».

sexta-feira, março 05, 2010

Procissão dos Terceiros


A procissão não saíu por causa do mau tempo, mas os imponentes andores estiveram expostos na Igreja Matriz de Ovar. («Paróquia de Ovar»)

Solidariedade com a Madeira


A Associação de Pais do Jardim de Infância da Oliveirinha também se associa à onda de solidariedade. Ainda pode canalizar ajuda através das embalagens que os CTT disponibilizam gratuitamente.

quinta-feira, março 04, 2010

Furadouro, hoje


... sempre vai dar para pescar...
(Foto enviada por ARC)

Mau tempo "apaga" praias de Ovar (RTP)


O mau tempo dos últimos dias também afectou algumas zonas do Litoral do Continente. As praias do Furadouro e São Pedro de Maceda, em Ovar, praticamente desapareceram devido ao avanço do mar. (2010-02-24)

quarta-feira, março 03, 2010

Oquestrada Manouvers in The Dark



Mas que belíssimo concerto deram os Oquestrada no Centro de Arte de Ovar no passado Sábado. O dia era de temporal, mas foi-o apenas lá fora. O concelho esteve praticamente toda a tarde e parte da noite sem abastecimento de electricidade, mas no centro de arte não faltou a energia de Marta Miranda e seus pares.
A casa esteve tão composta que ela agradeceu a todos por terem conseguido atravessar a cheia do centro da cidade para irem ao concerto...
Querida Marta, não é que os Oquestrada não mereçam todos os esforços, mas essa cheia a que te referias era na Avenida de Ovar... na Régua. (aqui)

Procissões Quaresmais


Este é o spot televisivo do evento.

terça-feira, março 02, 2010

Corso 2010


Outra (local)visão do cortejo.

segunda-feira, março 01, 2010

Mau tempo no Furadouro

Espectáculo de Outro Mundo



Para nós, o hóquei no gelo parece um desporto de um planeta distante, praticado por gente sobrehumana. É um espectáculo assombroso. Ontem, quem teve a oportunidade de assistir à final olímpica entre as duas grandes potências mundiais da modalidade - Canadá e EUA, pôde constatar isso mesmo.



Após a vitória canadiana, os festejos irromperam pela cidade de Vancouver.