quinta-feira, dezembro 31, 2009

Próspero 2010


Neste momento festivo, em que nos esquecemos até das agruras do dia-a-dia, gostaria de desejar a todos os frequentadores assíduos e ocasionais do «Notícias de Ovar», um Ano Novo repleto de prosperidades. Que 2010 traga, enfim, a concretização de todos os nossos sonhos e projectos pessoais e profissionais.
BOM ANO!!

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Por uma causa nobre

segunda-feira, dezembro 28, 2009

AFIS mantêm tradição

quinta-feira, dezembro 24, 2009

BOAS FESTAS!


quarta-feira, dezembro 23, 2009

A Tenda do Pai Natal


A Juventude Cruz Vermelha de Ovar na tenda da associação comercial.

terça-feira, dezembro 22, 2009

segunda-feira, dezembro 21, 2009

domingo, dezembro 20, 2009

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Clássicos de Natal


«Salvem os ricos»

quinta-feira, dezembro 17, 2009

«Avatar» em estreia nacional


O novo filme de James Cameron está em exibição no Cinema Paraíso, em estreia nacional. Ganhe bilhetes para ir ver «Avatar» aqui.
Código da Estrada atropelado



Em Ovar o código da estrada foi autênticamente atropelado. Os condutores que saem de um estacionamento têm prioridade em relação aos condutores que circulam numa estrada considerada principal.
Quer os condutores que circulam na variante que parte da Avenida D.Manuel I, para o centro da cidade, quer os condutores que circulam na Rua João Gonçalves para a Avenida D.Manuel I - perdem a prioridade em relação aos condutores que acabavam de saír do Estacionamento da Zona Comercial Dolce Vita, por força dos sinais STOP que a Divisão de Trânsito da CMO decidiu colocar.
Em Ovar, os clientes da "Chamartin" e da "Sonae Sierra", são uns previlegiados, numa inaceitável submissão do Poder Local ao Poder Económico. (in «Golden Vinha»)

quarta-feira, dezembro 16, 2009

segunda-feira, dezembro 14, 2009

«Isto só... vista!"


A obra está, aparentemente, parada. Desconhecemos se foi por causa desta reportagem do «Nós por cá» ou por outro motivo qualquer.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Por uma boa causa

Ele chegou!


O Pai Natal. Numa iniciativa da Associação Comercial com o apoio da Câmara Municipal de Ovar.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Diva D'Ovar



Ele há coisas que não se entendem. O Jardim de São Miguel de Ovar e o canteiro do estacionamento do reinstalado Supermercado Modelo receberam esculturas do busto de Clara D'Ovar.

Se há coisas à volta das quais se faz grandes inaugurações - com música gravada e tudo -, às vezes sem grande justificação, porque é que não se sublinhou o acto de instalação destas obras de arte com uma cerimónia por singela que fosse? Clara havia gostar.

Por falar nisso, o «João Semana» publicou diversos artigos (imperdíveis!) sobre a diva vareira.

quarta-feira, dezembro 09, 2009


(Clicar na imagem para aumentar)

terça-feira, dezembro 08, 2009

Ovar Desportivo

No princípio dos anos vinte, do século passado, o futebol era uma febre contagiante, que alastrava rapidamente. Ovar não foi excepção, e um pouco por toda a urbe se criaram grupos de futebol, modestos e populares, que reflectiam de alguma forma as respectivas comunidades.
Entre eles jogavam-se alegres e emotivas pelejas, em jogos de ocasião. Mas em 1924 decide-se em Aveiro criar uma associação de futebol, que a exemplo de outros distritos organizasse provas regulares. Foi grande a adesão, fizeram-se provas prévias de selecção, e começaram-se os campeonatos.
O clube mais representativo de Ovar, a Associação Desportiva Ovarense tem somente lugar na prova designada de Promoção. Surge também o Sport Clube de Ovar, que irá competir apenas em 3ªs categorias, mas é um dos fundadores da Associação de Futebol.


Estavam lançadas as sementes do futebol, que durante muitos anos se manteve por aqui, onde até se chegou a instalar a Associação de Futebol de Aveiro, tal era a importância desportiva da então vila de Ovar.
Mas eram muitos mais os clubes existentes, sendo que alguns deles participaram por vários anos no campeonato da Promoção. Um deles foi o Estrela Futebol Clube, talvez o mais antigo de Ovar, tão longínquas são as referencias ao clube.

Outro que se funda a 22 de Janeiro de 1922, e que chega até aos nossos dias foi o Aliança Futebol Clube, que jogava os seus jogos no campo da Cadeia, juntamente com o Estrela. Hoje faz do voleibol o seu campo de acção. Terá nascido na rua do Capitão Leitão, popularmente designada por Rua Velha, rua de apetência desportiva, já que em 1924 albergou no então nº 25, a sede do reorganizado Sport Clube Artístico.
Entretanto a Promoção de 1925 trás-nos outra equipa de Ovar. Chamava-se Águia Sport Clube.


Mas estes clubes precisavam de campos para jogar. No início eram dois os campos de futebol existentes. O campo da Ponte Nova, nas cercanias da hoje chamada rua da Mãe de Água, e o campo da Cadeia, instalado no pinhal onde hoje está construída uma urbanização chamada da Misericórdia.
Surgiria em 1930 o ainda hoje existente campo da Oliveirinha, agora chamado de Marques da Silva, em homenagem aos beneméritos do clube que o ofertaram, e que serve ainda de casa à Ovarense.


Mas neste largo percurso de actividades, outros sucessos surgiram, e um deles levou à extinção de um clube. Foi o caso do incêndio na sede do Sport Clube, que levou à total destruição do seu espólio, e que pese as ajudas e solidariedades havidas, não permitiu o seu ressurgimento. Ficava assim amputado o panorama desportivo da vila, que contou com muitos clubes, de extrema singeleza e poucos recursos, pelo que apenas os vemos participantes nas provas secundárias do futebol distrital. Apenas a Ovarense conseguiu chegar ao futebol nacional, onde esteve muitas vezes, e por vários anos. Hoje procura relançar-se. (in «Futebol Saudade»)

segunda-feira, dezembro 07, 2009

sábado, dezembro 05, 2009

sexta-feira, dezembro 04, 2009

«Tá a andar de Mota!»

O antigo presidente da Câmara Municipal de Espinho, José Mota, tomou posse esta semana no cargo de Governador Civil de Aveiro.

Temos a sensação de que esta investidura não é uma boa notícia para o distrito nem para nós.

Em primeiro lugar, porque José Mota nunca morreu de amores pelo distrito, basta verificar que enquanto foi presidente de Câmara, puxou sempre Espinho para o Porto, integrando-o inclusivamente na Área Metropolitana portuense.

De Ovar, concelho de que é vizinho, Mota também nunca foi grande amigo e não se admite que mude agora de postura.

Basta verificar o dossier Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, em que participou no «show-off» do Centro Multimeios de Espinho, sem resultados práticos, lembrar o diferendo que manteve com o ex-presidente da Camara Municipal de Ovar, Armando França, período durante o qual conseguiu "enterrar" dezenas de milhões de euros no túnel da linha do Norte da CP no centro da sua cidade, enquanto que Ovar foi nitidamente subalternizado neste processo (e continua a sê-lo!)

Por outro lado, Mota perdeu as eleições autárquicas e recebeu como prenda de Sócrates a nomeação para o cargo de Governador. Está tudo dito ou falta alguma coisa?

quinta-feira, dezembro 03, 2009

quarta-feira, dezembro 02, 2009

terça-feira, dezembro 01, 2009