domingo, maio 31, 2009

Os sons da reunião

Discografia Duran Duran - 60
'(Reach Up For The) Sunrise' (single), 2004



A reunião da formação original dos Duran Duran partiu com o propósito de não se limitar a uma gestão de um cabaz de memórias pelo que, ao mesmo tempo que se preparavam para uma primeira série de concertos, desde logo começaram a trabalhar em novas canções.

Algumas chegaram cedo ao alinhamento dos novos espectáculos, uma delas cedo revelando ser um potencial futuro single. Uma fuga, para a Internet, de algumas maquetes algum tempo depois voltou a mostrar ser essa uma cada vez mais evidente candidata a figurar não apenas no álbum que estavam a gravar, mas na capa de um single.

Assim foi. Na verdade, já havia uma remistura de (Reach Up For The) Sunrise editada na banda sonora de Queer Eye For The Straight Guy ainda antes de editada (numa outra versão) no formato de single, em Setembro de 2004.

Mas era evidente que só esta canção poderia ser o aperitivo para Astronaut, o álbum que reunia pela primeira vez em estúdio os elementos da “formação clássica” desde meados dos anos 80. Apesar de menos surprendente na versão usada no single que na já conhecida remistura (que depois acabou por ser a leitura escolhida para os concertos), Sunrise devolveu os Duran Duran a um estatuto que não conheciam desde os dias do Wedding Album.

A canção teve boa exposição na rádio, fê-los regressar ao Top 5 no Reino Unido e chegou mesmo ao número um da club chart nos EUA. A canção acabou por ter boa relação com os DJ e conheceu um todal de 14 misturas. No lado B do single foi incluído o inédito Know It All.




O teledisco de (Reach Up For The) Sunrise foi assinado pela dupla constituída por Michael e Mark Polish.
Junta pequenas sugestões de narrativas individuais, colocando cada um dos cinco elementos da banda num local distinto. Juntando-os depois, em cenário que sugere o nascer do Sol, para imagens de performance usadas durante o refrão.
(in «Sound + Vision»)

Eis as cinco narrativas dedicadas a cada elemento do grupo:





sábado, maio 30, 2009

«Here and Now»

A quem sabe nunca esquece! E a Kim Wilde então, esteve em grande.










(Obrigado à Rita pelas fotos)

O melhor do Mundo


... são as crianças!

A Junta de Freguesia descentraliza as comemorações para o lugar da Marinha. Joaquim Barbosa promete um dia muito animado e repleto de surpresas.
A Câmara Municipal celebra as crianças do concelho de várias formas. Na segunda-feira, por exemplo, há festa no Parque de Campismo do Furadouro.

sexta-feira, maio 29, 2009

O primeiro espectáculo


O tão esperado momento chegou. Com inauguração no dia 6 de Junho, o Centro de Arte de Ovar lança-se nas programações com uma aposta de algum fôlego, a "Carmina Burana", interpretada pela Orquestra e Coro da Nova Oquestra Sinfónica de Lisboa.
Aguardamos e desejamos uma agenda plural, ecléctica e moderna, assim possam satisfazer-nos a vontade!

quinta-feira, maio 28, 2009

Esmoriz: Vida e Música


Grande Marcha de Esmoriz

Cortegaça

3º CCMultimédia - Workshops


Dia 30 de Maio na EprofCor em Cortegaça. Inscreve-te em www.ccmultimedia.org
Ilda Figueiredo no Jardim do Cáster

quarta-feira, maio 27, 2009

terça-feira, maio 26, 2009

Manela


Foi deprimente o espectáculo da última sexta-feira. A Manuela Moura Guedes - satrizada na foto por Manuel Marques em «Os Contemporâneos», não merecia aquilo, e Marinho Pinto excedeu-se. Independentemente da razão que assista a ambos.
Para fãs da Hello Kitty




Diz-se aqui que abriu um Outlet em Esmoriz. Será o Esmoriz que estamos a pensar?

segunda-feira, maio 25, 2009

«Musicalmar 2009»







Jesualdo tetra



Sabia que o treinador do FC Porto jogou na Ovarense? Eis o que diz o seu amigo de sempre, Toni, numa entrevista ao DN:
«Só mais tarde recordei que o nosso primeiro encontro foi num jogo Ovarense-Anadia, das camadas jovens da Associação de Futebol de Aveiro».

sábado, maio 23, 2009

Parabéns!!

sexta-feira, maio 22, 2009

Um festim


(Clicar para aumentar)

quarta-feira, maio 20, 2009

Supermercados «made in Ovar» agradecem



Enquanto que por cá as candidaturas tardam em surgir, os nossos vizinhos já trabalham. O PSD de Oliveira de Azeméis já apresentou publicamente o nome do seu cabeça-de-lista à Câmara Municipal local.

Trata-se do peso-pesado (salvo seja!) do partido, Hermínio Loureiro.

O actual presidente da Liga conhece bem os corredores do poder e garante, à partida, para Oliveira de Azeméis portas abertas para as pretensões e projectos do concelho, caso venha a ser eleito.

Mas também beneficiamos com a candidatura do social-democrata. Uma rede de supermercados nascida em Ovar e instalada em SJ da Madeira e Espinho pode agradecer a Hermínio a publicidade gratuita.

Tirando o «slogan» de campanha, qualquer parecença com o que tem acontecido por cá é mera coincidência.

terça-feira, maio 19, 2009

A festa... quando já não se contava


O regresso fulgurante do futebol da Ovarense à competição fica marcado por um título de campeão.
Estão de parabéns o jogadores, equipa técnica, direcção e adeptos que sempre acreditaram mesmo nos momentos mais difíceis.

segunda-feira, maio 18, 2009

Sábado, 16 de Maio
Concerto de Primavera na Capela da Misericórdia de Ovar



Abertura pelo Provedor Sta Casa Misericórdia de Ovar, Manuel de Oliveira Dias


Tuna Perosinho


Orfeão Dr. João Antunes


Coral Gerações encerrou o espectáculo


Final Concerto


Coral Gerações - "Abertura da III Parte"


Maestro Pedro Devesa entrega lembrança a Otília Neto


Maestrina Sílvia Dias da Tuna de Perosinho


Palmas para o artista da casa, Rui Resende


As cozinheiras da Sta Casa Misericórdia Ovar
(Fotos de MNujo no «Orfeão de Condeixa»)

domingo, maio 17, 2009

I Convenção Nacional de Bookcrossing

Maceda - Ovar - 9 Maio'09


Um êxito a repetir.

sábado, maio 16, 2009

Boa sorte!!


Este ano, a transmissão da RTP tem comentários do esmorizernse Hélder Reis.

sexta-feira, maio 15, 2009

O Carnaval nos comboios

quinta-feira, maio 14, 2009

Toyota retoma a laboração

T-shirts da Delegação de Ovar da Cruz Vermelha





Do «Imaginary Design».
A Cruz Vermelha juntou-se ao Beira-Mar para ajudar a levar o Nuno a Cuba.

quarta-feira, maio 13, 2009

Independentes: Sim ou não? Obrigado.

Quando os dois partidos que têm gerido os destinos do concelho de Ovar - mais tempo um que o outro, é verdade - não querem, não podem ou - ainda não conseguiram apresentar candidatos para as próximas autárquicas, os vareiros interrogam-se. Pois interrogam.

Quando o actual sistema eleitoral português, constitucionalmente legitimado, confere a independentes a possibilidade de tomarem esse destino nas próprias mãos ao formarem listas candidatas aos órgãos autárquicos, os vareiros interrogam-se. Pois interrogam.

O «NdO» também. Aqui na barra ao lado, no questionário. Participe, dizendo o que acha.

terça-feira, maio 12, 2009

Musicalmar

segunda-feira, maio 11, 2009

E o melhor carro da Queima é...

Revisitar os singles (Parte 1)

Discografia Duran Duran - 58
'The Singles 81-85' (caixa), 2003



Depois das compilações em regime 'best of' e das edições 'budget', a revisitação do catálogo dos Duran Duran conheceu em 2003 um outro passo importante: a reedição da sua obra em single, com a primeira de duas caixas que recordaram, na íntegra, o historial editado nesse formato durante a etapa de ligação do grupo à EMI.

'The Singles 81-85' foi a primeira das caixas, incluindo os 13 singles editados globalmente entre «Planet Earth (1981)» e «A View To A Kill» (1985), ou seja, documentando a obra registada em single pela formação “clássica” da banda.

A caixa contém os 13 singles, cada qual com a reprodução da capa original, o alinhamento de cada CD representando os conteúdos das respectivas edições em sete e doze polegadas. Sem representação global, o single «Save A Prayer» (live), de 1985, não é aqui considerado.

A caixa representou a primeira edição digital para muitos dos temas originalmente lançados em lados B nesta etapa da discografia dos Duran Duran. A capa recupera elementos gráficos da etapa em que o grupo trabalhou com Malcolm Garrett, da Assorted Images, em inícios de 80.

Revisitar os singles (parte 2)

Discografia Duran Duran - 59
'The Singles 1986-1995' (caixa), 2004



Continuação directa do modelo de revisão da obra editada em singles pelos Duran Duran durante o período em que estiveram ligados à EMI, uma segunda caixa foi editada em Setembro de 2004, já em tempo de contagem decrescente para a edição do álbum que assinalava o reencontro da formação original da banda.

«The Singles 1986-1995» completa a história (de Notorious a White Lines), deixando contudo de lado os singles «Out Of My Mind» e «Electric Barbarella», editados pela Virgin (na verdade uma etiqueta da EMI). Contra os alinhamentos dos discos da primeira caixa, os que aqui se reunem reflectem a chegada da era do CD e o consequente aumento de espaço livre nos CD Singles, recordando-se aqui uma etapa em que o grupo levou a esses discos muitas remisturas e gravações ao vivo (mais que temas inéditos, segundo a tradição “clássica” do lado B).

O grafismo segue, tal como na caixa anterior, linhas evocativas da época recordada. Na caixa de 2003 usavam-se elementos da fase Rio. Desta vez, foram recordadas soluções de colagem próximas das usadas por alturas do «Wedding Album».
(in «Sound + Vision»)

domingo, maio 10, 2009

Recordando as Grandes Cheias de 2001

sábado, maio 09, 2009

Bookcrossing: O que é?



Convenção decorre em Maceda.

Baralhar e voltar a dar (outra vez)

Discografia Duran Duran - 57
'Girls On Film - The Collection' (compilação), 2000



Ainda não havia notícias de uma eventual reunião da formação original, mas a memória do catálogo de inícios de 80 dos Duran Duran deu origem a várias compilações desde a saída da EMI.

E depois de operações 'full price', como o foram «Greatest» e «Strange Behaviour», chegaram as compilações a preço económico.

Várias, com títulos distintos, mas alinhamentos essencialmente centrados em recolhas de canções da primeira etapa da vida editorial da banda.

Um desses discos foi «Girls On Film – The Collection», editado no âmbito da série EMI Gold, em 2000. O disco junta essencialmente faixas dos dois primeiros álbuns, acrescentando lados B dessa etapa (Like An Angel até então sem edição em CD).

Num alinhamento de 16 temas apenas três são posteriores a 1982, e apenas um escapa à formação original da banda (a versão de 'White Lines', de 1995). O booklet não apresenta qualquer informação além dos dados técnicos sobre os 16 temas.
(in «Sound + Vision»)

sexta-feira, maio 08, 2009

Coincidência ... ou talvez não



Álvaro Santos (PSD) não dá tréguas ao novo logótipo da CM Ovar e descobriu que pode ser decalcado de um elemento arquitectónico presente num palácio de Alhambra, em Espanha.

quarta-feira, maio 06, 2009