sábado, maio 31, 2008

«Pintaram (a manta n)o Cine-Teatro











Em Ovar, há muita gente chocada, primeiro com anúncio colocado na fachada do cine-teatro, depois com as inscrições que lá foram feitas, numa destas noites.
Por muito que se esteja em desacordo com o destino do imóvel, não é desta forma que se vai alterar alguma coisa...

sexta-feira, maio 30, 2008

«Sonhei com um Rio»

Flor é arte

Abre hoje

E a cores

quarta-feira, maio 28, 2008

1, 2 e 3 de JUNHO
DIAS SEM ABASTECIMENTO NA GALP, BP ou REPSOl



Vamos fazer a diferença! Vamos passar a palavra e não ser indiferentes, temos que fazer com que as coisas mudem!
A subida vertiginosa dos preços dos combustíveis tem que parar e temos que fazer com que baixem!
Para tal vamos combinar três dias nacionais seguidos de NÃO ABASTECIMENTO NA BP, GALP ou REPSOL! Esses dias serão a 1, 2 e 3 de Junho!

VAMOS FAZER A DIFERENÇA! Nesses dias, abasteçam em outros postos de combustivel, como a Esso, Total, Continente (antigo Carrefour), Intermarché, Jumbo ou Eleclerc!

Juntos teremos força para baixar os lucros destes gigantes!
Passem a palavra com urgência e o mais que puderem!

FORÇA PORTUGAL!

Hummm



Bandas em busca da Glória

Madonna em Lisboa a 14 de Setembro

O concerto lisboeta de Madonna confirma-se, mas não no dia e local que chegaram a circular como rumor pela Internet. Data marcada para 14 de Setembro. Local: Parque da Bela Vista (o mesmo que acolhe o Rock In Rio). Os bilhetes custam 60 euros e estarão à venda a partir das dez da manhã de sábado.
Balada por uma noite
Discografia Duran Duran - 9
'Save a Prayer' (single), 1982

O sexto single dos Duran Duran revelou o primeiro sucesso global do grupo no formato da balada mid tempo, registo que lhes daria, 11 anos depois, um dos outros êxitos transversais da sua obra, Ordinary Word. Canção relativamente longa para os três minutos habituais no panorama pop de inícios de 80 (a versão do single dura 5’25”), Save a Prayer é exemplo claro do tom sofisticado, claramente influenciado por um sentido de elegância escutado nos Roxy Music de finais de 70, que caracterizou o álbum Rio. Foi o primeiro single do grupo a ser lançado numa etapa em que a sua exposição mundial deles fazia então o grupo mais popular do mundo. Para espanto do grupo e editora, não lhes deu (ainda) o primeiro número um em Inglaterra (o single acabou “bloqueado”Curiosamente, acabou por não ser editado nos EUA, apesar do single ter sido muitas vezes rodado na MTV. A edição de Save a Prayer como single nos EUA só aconteceria em inícios de 1985, numa versão ao vivo. A canção tornou-se num clássico do seu tempo e é um dos originais dos Duran Duran com mais versões gravadas, das visão mais “convencional” de Tony Hadley à abordagem radical dos Shut Up And Dance. É também citada em canções de nomes como os U2 e Arctic Monkeys. No lado B do single foi incluída uma versão remisturada de Hold Back The Rain, faixa que na versão original surgiu no álbum Rio. Este tema chegou já a ser usado pela NASA para acordar os astronautas do Space Shuttle cuja reentrada na Terra fora travada, nos dias anteriores, pela chuva intensa sobre a base aérea onde a nave deveria aterrar.



O teledisco de Save a Prayer, realizado por Russel Mulcahy, é um dos três que, na Primavera de 1982, o grupo rodou no Sri Lanka (juntamente com os de Hungry Like The Wolf e Lonely In Your Nightmare). As imagens sugerem um tom contemplativo, atento à paisagem (natural e arqueológica), interrompendo apenas os olhares sobre o espaço em volta para sugerir, numa sequência, a história de one night stand de que a letra fala. Um frame do teledisco foi usado como imagem da capa do single.

(in «Sound + Vision»)

terça-feira, maio 27, 2008

O «Mágico» pode estar de saída


Só um passe de mágica poderá fazer com que Ben Reed, um dos mais queridos da massa associativa vareira, permaneça em Ovar, na próxima época. (Daqui)
A evolução do roubo...



... e sacos que são um êxito...

segunda-feira, maio 26, 2008

Fez-se história na
Arena Dolce Vita


domingo, maio 25, 2008

Mês de Maio – Mês do Coração
CMOvar convida a população a exercitar-se

No âmbito da iniciativa Mês de Maio – Mês do Coração, a CMOvar está a organizar o "Acordar Exercitando". A iniciativa encontra-se aberta à população que queira participar e decorre no dia 8 de Junho, entre as 10h30 e as 12h00, no Carregal.

O "Acordar Exercitando" tem por objectivo promover hábitos de actividade física e de alimentação saudáveis, proporcionando aos participantes a possibilidade de participarem numa actividade fitness e de realizarem rastreio de HTA, Hiperglicemia/Diabetes e Excesso de Peso/Obesidade.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Ovar conta com a colaboração do Centro de Saúde de Ovar, da Fundação Portuguesa de Cardiologia e do Planeta Health Club.

sábado, maio 24, 2008

Tri! Tri! Tri-Campeões!



A Ovarense Aerosoles sagrou-se, esta tarde, tricampeã nacional de basquetebol, neste que foi o último campeonato da Liga. Este é, com certeza, o feito desportivo mais importante de sempre de um clube vareiro. Três campeonatos seguidos é obra. Estão de parabéns dirigentes, patrocinadores, técnicos e os jogadores que souberam estar à altura do desafio e da aposta que neles foi feita, enchendo de orgulho uma massa adepta, que nunca lhes regateou apoio, e de alegria toda uma região.
Fazer de uma equipa, oriunda de uma cidade da província, tricampeã nacional, é um feito que vai ficar para a história.


A homenagem!


A Taça!


O público!
Basquetebol: Liga (play-off)
Hoje é dia de Campeão

A bicampeã Ovarense e o FC Porto disputam hoje o sétimo e decisivo encontro da final da Liga de Clubes de Basquetebol (LCB), embate a disputa na Arena Dolce Vita, em Ovar.

Dois dias depois de os "dragões" terem conseguido igualar as três vitórias dos vareiros, as equipas iniciam o encontro, pelas 17:00 e com transmissão televisiva na RTP2, com a certeza de que no final haverá festejos de campeão para um dos lados.

O FC Porto tenta voltar aos títulos nacionais, quatro anos depois do seu último êxito na Liga, enquanto a equipa da casa lutará para atingir o "tri".

Os "dragões" começaram por vencer no primeiro jogo (61-59), em Ovar, mas perderam a segunda partida (72-74). Já na Cidade Invicta, a Ovarense voltou a ceder primeiro (69-72), mas bateu o adversário no quarto encontro (69-59).

De volta a Ovar, a vitória sorriu aos da casa (69-57), na quinta partida, mas os "azuis-e-brancos", no Porto, conseguiram adiar a decisão para a "negra" (71-69).(«Lusa»)

sexta-feira, maio 23, 2008

Venda de bilhetes para finalíssima

A Ovarense Aerosoles anuncia que os bilhetes para a «negra» com o FC Porto - amanhã, 17h - encontram-se à venda a partir de hoje, entre as 14h30 e as 19h30, e depois entre as 21 e as 22h30 horas, na Secretaria do clube.

Amanhã, também vai ser possível adquirir os ingressos, mas na bilheteira, no seguinte horário: Entre as 10h e as 12h e a partir das 15.30 horas.
Grande sinfonia de luzes, mediando Céu e Mar



Furadouro - Foto de PBr

quinta-feira, maio 22, 2008

Encontro com «Tri» marcado para sábado



Os pupilos de Manuel Povea bem tentaram nas não conseguiram trazer o título já hoje de Matosinhos. Algum azar e os árbitros impediram que a festa chegasse já hoje a Ovar, que ficou, no entanto, apenas adiada para daqui a cerca de 48 horas. E aí vamos rever estas imagens. Força!

quarta-feira, maio 21, 2008

BVO: 112 anos a zelar por nós

Concerto no Estádio de Alvalade, em Lisboa
Madonna regressa a Portugal



A cantora norte-americana Madonna vai actuar a 28 de Setembro, em Lisboa, no Estádio de Alvalade. A data faz parte da digressão europeia Sticky & SweetTour, que tem início em Cardiff, no País de Gales, a 23 de Agosto. Será a segunda vez que a cantora actuará em Portugal, depois de o ter feito no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, em 2004.

Em 2005 apresentou uma canção na cerimónia dos Prémios MTV, que decorreu no mesmo espaço. Quase a fazer 50 anos, a cantora lançou há semanas o álbum “Hard Candy”, influenciado por sonoridades como o R&B e o hip-hop, contando com a colaboração de nomes firmados como Justin Timberlake, Kanye West ou Pharrell Williams.

O disco foi inicialmente apresentado em concertos intimistas em Nova Iorque, Paris e Londres. Agora seguem-se concertos em espaços abertos, para grandes multidões, um pouco por todo o mundo, incluindo algumas cidades onde nunca actuou, como a espanhola de Alicante, a 18 de Setembro.
Ovarense Aerosoles a caminho do «tri»
Preço dos bilhetes para o jogo 6 oscila entre os 4 e 10 euros

O preço dos bilhetes para o sexto jogo da final dos playoffs, entre F.C. Porto Ferpinta e Ovarense Aerosoles, com início marcado para as 17h00 de amanhã, quinta-feira, oscila entre os 4 e os 10 euros, podendo os ingressos ser adquiridos nas bilheteiras do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos a partir das 15h30 do dia do encontro.

As entradas para sócios do F.C. Porto, para detentores de Cartão Jovem e estudantes têm o preço facial de 4 euros, enquanto o acesso ao público será feito mediante a aquisição de bilhete no valor de 10 euros.

O encontro reveste-se de carácter decisivo para a equipa de Alberto Babo, que terá de vencer para forçar a realização de um sétimo jogo, então em Ovar, e adiar a atribuição do título, que vai pendendo para os vareiros que deu a volta ao resultado e se encontra a vencer por 3-2 (três vitórias contra duas), após a realização da quinta partida, ontem em Ovar.
Se a Ovarense vencer amanhã é... TRICAMPEÃ!!!!!!!!!


Estações de serviço «Jet-Set»



Ela fazia anos e pediu ao marido para a levar a um sítio caro para comemorar...
Responde ele: «Vamos até às bombas de gasolina».

terça-feira, maio 20, 2008

A grande Arte Xávega

…Quando acabaram as sardinhas, acabou definitivamente a grande arte xávega.”

O universo “vareiro” ultrapassa largamente as fronteiras do nosso concelho e representa o aspecto mais relevante do contributo ovarense para a diversidade cultural portuguesa . Os “Vareiros” , varinos ou ovarinos destacam-se dos ovarenses pela sua relação íntima com o mar oceano, materializando-se essa relação na denominada Arte Xávega, arte que para muitos e por enquanto, dispensa explicações, porque ainda muito próxima do nosso tempo. A Arte Xávega, que atingiu o seu auge na denominada “Grande Arte Xávega”, era o suporte de uma indústria instituída em Ovar por um extraordinário homem chamado Pedro Mijoule, estrangeiro oriundo do sul de França. A chegada de Mijoule a Ovar foi sem sombra de dúvida um dos aspectos mais revolucionários da nossa história local, sendo a história deste homem por si só justificação suficiente para uma grande sala nos arquivos da nossa memória colectiva, estímulo e exemplo para as gerações mais novas arriscarem no espírito empreendedor, evocado recentemente num artigo deste jornal pelo Dr. Armando França.
Um dos aspectos que sempre me fascinou na Arte Xávega foi o da organização colectiva subjacente naquela enorme confusão de gente, bois, redes e paus… As vozes de comando, a articulação entre os bois e a rede, simbiose entre lavradores e pescadores, as dezenas de remadores em sintonia determinante para vencer a rebentação das ondas, e que rebentação por vezes era…
Destas tarefas perfeitamente hierarquizadas e sincronizadas dependia o sucesso da “companha” e o bem estar de todos.
È pois, neste sentido de busca exemplar na história em tempos em que a vida não era fácil se comparada com os actuais padrões de desenvolvimento, que se revela pertinente uma política museológica séria e consequente em Ovar, estruturada num amplo território temático: a relação de Ovar com a água, articulada com os territórios educativos, campo fértil de futuros desenvolvimentos. Esta óbvia observação que identifica os sistemas ecológicos “aquamórficos” como estruturantes da génese e desenvolvimento de Ovar, do sal à pesca, dos moínhos à agricultura, dos transportes ao lazer, representa inúmeras possibilidades de candidaturas a fundos da comunidade europeia. Desde o património, material e imaterial, à cultura, à regeneração urbana, á reconversão paisagística e ambiental… Portanto, devemos, como cidadãos, perguntar à autarquia o que está a ser feito neste sentido, sob pena de mais uma vez, ficarmos a contemplar as boas iniciativas dos outros, nomeadamente em alguns concelhos que com menor potencial identitário fazem muito mais.
As dinâmicas, abrangências e múltiplas competências que se têm vindo a concentrar no poder autárquico exigem da gestão autárquica uma sintonia, uma articulação e uma agilidade de sistemas operativos que muito sinceramente não observamos frequentemente. È necessária uma profunda reforma do sistema autárquico em Portugal, isto para não ficar só pelo município de Ovar. Mas como esta reforma ainda vem longe, se vier, teremos que nos refugiar nos modelos que apontam para parcerias e acções conjuntas, utilizando a agilidade e capacidade dos cidadãos, das associações, grupos e organizações na implementação de algumas estratégias de desenvolvimento, com acompanhamento e avaliação rigorosa de procedimentos, como convém em qualquer acção envolvendo meios públicos. Penso que é neste território que podem residir algumas das soluções inovadoras na gestão autárquica, libertando a pesada e complexa máquina para acções de acompanhamento e avaliação no território.
As cidades criativas, agregadoras de diversidade e inovação concentram-se nesta partilha de acções, sendo o campo das produções artísticas o mais visível e fecundo na criação de uma massa crítica livre e informada. È esta massa crítica que deve entrar no campo das decisões colectivas, o que raramente acontece pois a natureza do exercício do poder é adversa à presença de liberdade no pensamento. E, sendo real esta constatação, como podemos confiar na isenção das opções políticas? Percebe-se portanto a preocupação do Presidente da República em focalizar o seu discurso de Abril na ausência de jovens na política. É que, normalmente, são as gerações mais novas que colocam o patamar da liberdade no pensamento um pouco mais elevado… Veja-se a média etária, e as fotografias, dos protagonistas do poder no 25 de Abril.
Quando comecei a escrever este artigo pensava numa estratégia colectiva para trazer para Ovar alguns dos fundos comunitários, estratégia alicerçada na elaboração de projectos no âmbito da rede museológica do Concelho… por exemplo.

Helder Ventura in «Azuleante».

segunda-feira, maio 19, 2008

Dia da Criança na Freguesia de Ovar (Marinha)

A Junta da Freguesia de Ovar vai organizar uma festa no Dia Mundial da Criança (1 de Junho), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, no Pavilhão do Grupo Folclórico “OS Moliceiros”na Marinha.
Durante o dia vão funcionar ateliês de teatro, expressão plástica, folclore e marionetas e as crianças terão ainda a oportunidade de ver como funcionam algumas das viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ovar, bem como de participar em jogos tradicionais. Esta iniciativa, com participação gratuita e aberta a todas as crianças, conta com a colaboração das seguintes Colectividades: Associação Recreativa e Cultural da Marinha, Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, Bombeiros Voluntários de Ovar, Associação Amadora de Teatro de Marionetas de Ovar e “Mãos Cheias”.

domingo, maio 18, 2008

Requalificação do Cais do Puxadouro

A Ria de Aveiro é uma vasta área lagunar que constitui um dos mais belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa, estando separada do mar por um estreito cordão arenoso.
Válega possui um esteiro da Ria de Aveiro, designado por Cais do Puxadouro, mas este encontra-se, contudo, desqualificado e subaproveitado.
Por ser um local com grandes potencialidades ao nível do turismo de Natureza e por constituir um dos locais ambientalmente mais ricos da Vila de Válega, entendemos ser uma zona a requalificar no âmbito da 1.ª Área de Intervenção Prioritária - Ambiente e Espaços Verdes.
Assim, o Projecto Vila de Válega, do concurso «Cidades Criativas» da Universidade de Aveiro, propõe a criação do Parque da Ria, uma zona de lazer envolvente ao Cais do Puxadouro. Com a intervenção nesta área, pretendemos fazer um melhor aproveitamento deste recurso natural que é a Ria de Aveiro, promovendo a sua qualificação ambiental e paisagística e, ao mesmo tempo, criar uma zona de lazer para a população.

PS.: Aqui há anos, houve uma sessão de trabalho da UNESCO no Cais do Puchadouro, mas nada foi feito até hoje.
Manuela no anedotário nacional



Certo dia, Manuela Moura Guedes chega à TVI na sua mota de 1.100 cc, acabadinha de comprar. «Ena...», toda a equipa a rodeia para admirar a maquina.
Às 21h30, acaba o serviço e todos ficam a observar a Manuela ir-se embora naquele fenómeno com duas rodas e motor.

No dia seguinte, a Manuela chega a TVI a pé, com um braço ao peito, ligadura na cabeça, gesso na perna e toda partida.
Os colegas, admirados, perguntam: «Xi... Nelita, tu estás toda partida, como é que fizeste isso, pá?»

E a boa da Manelita explica: «Ontem quando saí daqui na minha máquina, meti a 1ª, fui até aos 40, meti a 2ª, fui até aos 60, meti a 3ª, fui até aos 100, quando eu ia meter a 4ª, o lábio de cima começou a tremer com o vento e tapou-me os olhos...»

sábado, maio 17, 2008

«Varina» no Imaginarius



Depois de “A Donzela”, que em 2007 decorou a torre de menagem do Castelo da Feira, a artista Joana Vasconcelos tornou a conceber para o Imaginarius uma colcha de renda de grandes dimensões, que, na edição deste ano, vai ficar exposta na Ponte D. Luís, no Porto, em princípio entre os dias 15 e 17 de Maio, se as condições climatéricas assim o permitirem.

A instalação em causa intitula-se “Varina” e é inspirada na ideia de procissão, tendo por base uma colcha monumental com cerca de 35 metros por 15, toda concebida em crochet e elaborada artesanalmente pela população feminina do município de Santa Maria da Feira, convocada para o efeito através de diversas colectividades. Segundo a organização do Imaginarius, terão sido quase 1000 as mulheres envolvidas no projecto.

Para Joana Vasconcelos, “Varina” é “uma homenagem às mulheres do povo e cria uma dinâmica de intercâmbio com a paisagem envolvente, redefinindo e estimulando as tradicionais relações entre a arte e o tecido social, em clara comunhão com o espectro paisagístico - arquitectónico e natural – envolvente”.

Para acentuar a ideia de percurso e afirmar a vocação metropolitana do Imaginarius, a colcha será transportada por mulheres da Feira numa embarcação que, através do Rio Douro, fará a ligação entre Gaia e a Ponte D. Luís, no Porto. Aí, a “Varina” será suspensa do tabuleiro superior da ponte, exibindo-se como um signo tradicionalmente feminino mas apresentando-se transfigurada “pela monumentalidade da escala”, insinuando que é possível “a realização plena de uma eventual individualidade através da subversão, em favor do sujeito, dos normativos sociais impostos”.

A “Varina” do Porto tem, em Santa Maria da Feira, a companhia d’”A Donzela” que, também de 15 a 17 de Maio, estará exposta no Castelo, cumprindo novamente o ritual de, em dias de festa, estender à varanda a melhor colcha da família. Constituída por diversas toalhas brancas e redondas suportadas por uma estrutura de cabos de aço, essa é também uma instalação de Joana Vasconcelos, que a criou para a edição de 2007 do Imaginarius, com o contributo de centenas de mulheres do concelho e inúmeras crianças das escolas do 1.º Ciclo. O trabalho envolveu dois meses de dedicação e resultou em 16 colchas com diâmetros entre o metro e vinte, e o metro e sessenta, todas unidas entre si para formarem uma peça final que foi ainda decorada com a orla de 80 franjas preparada pelos alunos das EB1.
A marchar é que a gente se entende

sexta-feira, maio 16, 2008

Arquitectos arquitectam exposição

«Slimjim» em Tertúlia



Os vareiros «Slimjim» tocam amanhã, à noite, na Tertúlia Castelense c/ Rizoma, na cidade da Maia. Cannigia, Brazens e Miguel mostram ao vivo os clássicos e os novos temas do seu EP de título homónimo.
vai ser de arraso. Quem puder, não deve perder.

A guitarras começam a soar às 23 horas.

À conquista da América

Discografia Duran Duran - 8
'Rio' (álbum), 1982



O impacto global do álbum de estreia, Duran Duran, lançado no Verão de 1981, foi em tudo ultrapassado pelo ainda mais visível e transversal sucesso do seu segundo LP, Rio, editado em Maio de 1982, hoje recordado como um ícone da pop da década de 80. Gravado na Primavera de 1982 nos Air Studios, em Londres, o disco seguiu um caminho distinto do inicialmente sugerido pelo single My Own Way, lançado alguns meses antes. A canção, de resto, acabaria regravada, destacando os diálogos entre baixo e bateria, definindo uma postura pop dançável que caracterizaria alguns dos temas fundamentais do disco, cedendo todavia espaço à trégua no Lado B, sobretudo na recta final do alinhamento que revelaria um clássico popular (Save a Prayer) e um verdadeiro hino de culto entre fãs (The Chauffeur). Claramente inspirado pelo optimismo e cor que descobriram na América em 1981, o álbum celebrou essa descoberta, inclusivamente adoptando por nome uma marca imediatamente reconhecível da geografia americana: o Rio (de Janeiro), apesar da total invisibilidade do Brasil e cultura brasileira em quaisquer outros momentos do disco. Apoiado por telediscos sofisticados e “tropicais”, rodados entre o Sri Lanka e Antigua, o álbum foi um dos primeiros êxitos globais da idade do vídeo. Para o mercado norte-americano, a Capitol apostou na caracterização do grupo como uma banda de dança, tendo lançado, ainda em 1982, uma versão remisturada do álbum por David Kershenbaum, na qual há versões significativamente diferentes de My Own Way, Lonely In Your Nightmare, Hold Back The Rain e Hungry Like The Wolf. Esta versão nunca teve reedição em CD.



Nunca editado como single, o tema Lonely In Your Nightmare, que representa uma das mais claras incursões dos Duran Duran pelas heranças dos Roxy Music, teve contudo direito a teledisco. Realizado por Russel Mulcahy, cruza imagens rodadas em Londres com outras, captadas na odisseia tropical de 1982, entre o Sri Lanka e Antígua. O teledisco foi incluído no alinhamento do vídeo-álbum Duran Duran, editado em 1983.

quinta-feira, maio 15, 2008

Feira em Esmoriz



Foi o primeiro evento do género em Esmoriz, conjugando velharias com artesanato urbano. O público em geral aderiu satisfatoriamente, apesar de se notar que ainda não estão muito habituados a este tipo de evento, mas como diz o ditado, «o hábito faz o monge». Venham mais iniciativas do género, parece dizer a «Guapa».

quarta-feira, maio 14, 2008

«Imaginarius» abre com Spencer Tunick


O fotógrafo americano Spencer Tunick inaugura esta quarta-feira, dia 14 de Maio, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de SM da Feira, uma exposição de fotografia e vídeo, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua.
“Spencer Tunick Exhibition” mostra as imagens da instalação que Tunick realizou em Santa Maria da Feira em 2003, na terceira edição do Imaginarius.
A exposição vai estar patente até 8 de Junho e tem entrada livre.


PS: Onde está o WallY? Que é como quem diz: Há aqui vareiros, conseguem encontrá-los?