terça-feira, abril 29, 2008

Estação de Ovar é ARREPIANTE!!

«Entre Gaia e Ovar morre gente atropelada pelos comboios quase todas as semanas devido ao miserável estado de insegurança que este anacrónico troço de via férrea oferece às pessoas em estações e apeadeiros. Ninguém parece incomodar-se.
Se gostam de experiências arrepiantes coloquem-se na Estação de Ovar e assistam a um dos muitos momentos em que dezenas de pessoas saem dos comboios urbanos na altura em que coincide com a passagem de um alfa pendular em alta velocidade».
Apenas mais um que partilha da nossa opinião...
Junta (e) a Família

Parece Magia

segunda-feira, abril 28, 2008

O que os outros dizem
Até que enfim, senhora Ministra!

Ana Jorge, Ministra da Saúde, não receou proceder a uma reavaliação de alguns Serviços de Saúde que o seu antecessor encerrou.
E aquela governante já concordou com a proposta da autarquia e o hospital de Ovar vai ter uma Consulta Aberta dependente do Centro de Saúde.
Quer dizer que Ovar terá de novo um Serviço de Atendimento Permanente que funcionará, a partir de 15 de Maio, 24 horas.
E a Ministra está também a reavaliar o caso de Anadia, cujo encerramento das urgências provocou tantas manifestações de protesto.
Afinal, a Drª Ana Jorge parece estar disposta a emendar alguns erros anteriores.
Ainda bem. (in «Lugar para Todos»)
«Acesso Reservado» em estreia

Augusto Cid vence do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival

O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.




O segundo prémio foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia e o terceiro foi atribuído a dois artistas ex-aequo: Dalcio Machado, do Brasil e Taeyong Kang, da Coreia do Sul.

“A chama Olímpica”, título do desenho vencedor, aborda as questões das várias violações dos “Direitos Humanos” da China sobre o Tibete.

Augusto Cid é colaborador do semanário SOL e já foi alvo de uma exposição antológica por parte do Museu Nacional da Imprensa em 2004. Denominada “O Cavaleiro do cartoon” a mostra apresentou cerca de 120 dos seus melhores desenhos feitos ao longo da sua carreira.

Os “Direitos Humanos” foram o tema escolhido para esta edição e assume nesta altura uma especial pertinência pelos problemas levantados com a viagem da chama olímpica para a China.

domingo, abril 27, 2008

O Homem que disse não a Cavaco



Joaquim Maria Ceia Sacarreta, liquidador tributário de 1ª classe no 207º Bairro Fiscal, nasceu em Ovar em 1954, filho de um marceneiro e de uma funcionária da Caixa de Previdência. Sua avó Leopoldina, senhora muito distinta e filha natural do barão de Relhe, comunicou-lhe o amor das belas-letras e sólidos princípios morais visto ser leitora assídua da revista "Mãos de Fada".
Após uma infância feliz e uma adolescência indecisa e depois de sem cunhas assinaláveis ter entrado na função pública, acentuou os seus gostos artísticos e políticos. Ligado ao sector cultural do respectivo sindicato, participou em tertúlias diversas debruçando-se sobre autores como Alexandre Nortadas, Romão da Câmara ou J. Pacheco Pereira.
Cívicamente ficou muito conhecido por um caso sucedido durante o governo de Cavaco: estando o estadista em governação aberta na região e visitando a sua importante Repartição, no bar e rodeado pelo seu staff virou-se para Sacarreta e disse de forma imperativa: "Quererá o amigo tomar um cafezinho???". Joaquim Sacarreta respondeu, marcando bem as palavras: "Não, senhor primeiro-ministro!!!".
Os acompanhantes gelaram. E enquanto os guarda-costas - mansamente mas com decisão - retiravam Sacarreta por uma porta lateral, Cavaco lívido abandonava o local sem delongas.
É pois este o homem que nos apresenta o poema (...) de Francisco de Quevedo, numa tradução de José Bento:

Porque me amarga a verdade
quero lançá-la da boca;
e se a alma seu fel toca,
escondê-la é necedade.
Saiba-se, pois liberdade
gerou em minha moleza
a pobreza.
Quem faz o vesgo um D.João
e prudente o seu conselho?
Quem ao avarento velho
serve de rio Jordão?
Quem torna as pedras em pão
sem ser o Deus verdadeiro?
O dinheiro.
(...)
Quem os juízes com paixão
sem ser óleo, faz cristãos,
pois ao untar-lhes as mãos
lhes abranda o coração?
Quem desgasta a opilação
com ouro e sem o ferreiro?
O dinheiro.
Quem busca que se despeje
do solo a glória vã?
Quem, sendo toda cristã
tem uma cara de hereje?
Quem faz que o homem se aleije
em desprezo e em tristeza?
A pobreza.
Quem o monte faz curvar
ao vale? E a bela ao feio?
Quem alcança o que o anseio,
mesmo impossível, sonhar?
Quem o de baixo faz voar,
erguer no mundo, ligeiro?
O dinheiro.
(in «quartzo-feldspato-mica»)

sexta-feira, abril 25, 2008

Carla Matadinho «apanhada» na praia do Furadouro



Apanhámos a modelo Carla Matadinho em trajes menores na praia do Furadouro. Uff!... Não acreditam? Confiram no «OvarNews».

quinta-feira, abril 24, 2008

Dolce Vita: Ano I



A administração do Centro Comercial Dolce Vita garantiu hoje que o Hipermercado Continente não vai mudar-se para os terrenos adquiridos pela Carrefour na antiga Argibetão. O aniversário do centro comercial está a ser comemorado desde a passada segunda-feira. Ler mais no OvarNews.

quarta-feira, abril 23, 2008

A última final Ovarense - FC Porto?



Se a Liga Profissional acabar, a Ovarense não se importa, mas o Porto ameaça acabar com a sua secção de Basquetebol. Adivinham-se, portanto, mudanças, após a final da Liga 2007/2008 que deverá opor estas duas formações.
É que a própria Aerosoles, que tem patrocinado a equipa vareira, segundo vozes insistentes, deverá deixar de fazê-lo na próxima época, posicionando-se a Ferpinta - actual patrocinadora portista, para tomar o seu lugar.
Apenas conjecturas ou algo mais?
Casa de Ovar

Do «Olhar Ovarense».

O single «mal-amado»

Discografia Duran Duran - 6
'My Own Way' (single), 1981

O quarto single dos Duran Duran, lançado em Novembro de 1981, representou a partida para o seu segundo álbum, que seria apenas lançado quase seis meses depois. Gravado em Outubro, ou seja, muito antes das demais canções que depois surgiriam em Rio, My Own Way assinalava evidente afastamento do som apresentado no álbum de estreia, apostando numa revinvenção do legado do disco na forma de uma canção pop rápida e melodiosa, destacando-se na sua estrutura uma camada de ‘disco strings’ tocadas nos teclados pelo próprio Nick Rhodes. No lado B era incluído Like An Angel, tema mid tempo que pisca o olho ao tom delicado do som contemporâneo dos Roxy Music. O single ficou aquém do esperado, atingindo apenas o número 14 no Reino Unido. Em Portugal foi, contudo, um dos maiores sucessos dos Duran Duran, tendo-se mantido por sete semanas no primeiro lugar. Houve, inclusivamente, uma edição especial do single para o mercado português (ver abaixo). O grupo, aparentemente, desenvolveu uma má relação com My Own Way, nunca tendo incluído o single nas compilações ‘oficiais’ Decade ou Greatest.

O teledisco de My Own Way, realizado por Russel Mulcahy, é um dos mais invisíveis dos Duran Duran na história da MTV ou VH1. Todavia, foi presença regular na televisão portuguesa entre 1981 e 82. Com cenário e banda a preto, branco e vermelho, é integralmente rodado em estúdio, juntando aos músicos dançarinos de qualquer coisa parecida com flamenco (aceitando assim a sugestão do grafismo da capa do single) e um papagaio vermelho, que se passeia sobre o teclado de Nick Rhodes.
Houve uma edição especial, com capa diferente, da versão sete polegadas de My Own Way para o mercado português (o máxi-single nunca teve lançamento local). Com uma foto da banda na capa, o single incluía o mesmo alinhamento da edição oficial internacional. Além da capa diferente, um extra desta edição portuguesa era um autocolante, com a mesma foto da banda, incluso no disco. Uma edição portuguesa completa (ou seja, com o autocolante), pode ter algum valor no circuito do coleccionismo.
(in «Sound + Vision»)

segunda-feira, abril 21, 2008

domingo, abril 20, 2008

O culto da gravata em Ovar

Já trouxemos a este blog temas religiosos, mas sempre inspirados no Cristianismo. Nunca aqui falamos de outros cultos, mas todos sabemos que há países onde se adoram animais, outros onde se presta culto aos astros e ainda a outros símbolos...

Ainda não está devidamente organizada, nem tão pouco legalizada, mas nos últimos anos em Ovar há um culto novo, que se tem vindo a afirmar... Trata-se do culto da gravata...

Quem diria que passados mais de 30 anos sobre a data da revolução que pugnou pela liberdade de expressão e pela igualdade de direitos, um dos símbolos obrigatórios no antigo regime viria a ter, em Ovar (e arredores), um culto tão relevante.

Em Ovar e arredores se se quiser ser bem atendido numa loja, é imprescíndivel o uso da gravata. Se se pretender um atendimento correcto nas estações dos Correios, só se consegue se se usar gravata, até nas instituições bancárias, a forma mais ou menos atenciosa como somos atendidos, tem a ver com o uso da gravata...

Não estou a especular. Quase todos os anos, durante as minhas férias faço questão de visitar uma das agências daquele que é o maior banco privado portugês... Exactamente, esse que optou por um nome com letras repetidas e que graças às suas últimas gestões andou nos noticiários dias a fio... Mas voltemos ao assunto, se eu for vestido desportivamente e com a barba por fazer, sou tratado quase como se tivesse lepra e a despachar... Lá acabavam por me atender, quanto mais não seja para me verem sair porta fora. Um dia houve em que eu saí, cheguei a casa, fiz a barba, vesti uma das minhas melhores camisas e coloquei uma gravata de seda natural. Voltei lá e de tal modo me atenderam que até senti relutância quando me cumprimentaram... Cheguei a ter a sensação que me iam beijar as mãos... Trataram-me por senhor doutor e convidaram-me a entrar para ser atendido mais em privado... Enfim...

Na altura pensei como era lamentavel as pessoas venderem-se às aparências, hoje compreendo e acredito que se tratou de um mero culto religioso. Não era a mim que bajulavam, mas à minha gravata... Hoje sei que afinal eles são adoradores de gravatas e seguidores do culto da gravata. E como os adoradores deste culto não são fácilmente identificaveis, por uma questão de segurança, em Ovar, eu passei a andar de gravata, não vá eles virem para as ruas ou mesmo tornarem-se violentos...
(in «Meditaxões»)

sábado, abril 19, 2008

Carlos Lopes de visita

No âmbito da «Sportzone 7ª Milha Urbana Cidade de Ovar», o grande campeão visitou escolas do nosso concelho e partilhou experiências e recordações.










(Ler mais aqui)

sexta-feira, abril 18, 2008

Primeiro-Ministro vareiro fica para depois

A mera possibilidade, mesmo que remota, de podermos vir a ter um Primeiro-Ministro natural de Ovar - mesmo sabendo que ele nunca ligou patavina a esta bela terra, à beira mar e Ria encravada -, agradava a muitos sectores vareiros. Podia ser que, com ele, se chegasse ao Governo, este concelho passasse a ser visto com outros olhos e não só como um verbo de esvaziar, pensaram eles. Não o admitem, mas pensaram.
Ele desistiu ou fez um intervalo. Vamos ver...
Deixamo-vos este interessante post do «Há lodo no cais», onde o podem ler na totalidade:

«Em Setembro passado Luís Filipe Menezes ousou pegar num PSD moribundo, fez o pertinente diagnóstico, passou uma receita médica bem legível e sujeitou-a ao escrutínio dos sociais-democratas. Volvidos seis meses de tratamento e não se verificando claros sinais de melhoras, Menezes reconhece que “o partido está muito doente”. Não precisava de nos revelar o exame porque é perceptível que a reabilitação não correu como seria de esperar. Durante este meio ano, se houve alturas em que se adivinhava um sinal de recuperação, logo ocorria uma súbita e incompreensível recaída.

Menezes, como é sabido, é médico de reconhecido profissionalismo. Porém, esta enfermidade que vem arruinando o PSD não é passível de cura quando não há anticorpos que exterminem os progressivos agentes invasores. É certo que o vírus só se propaga se encontrar terreno favorável a isso. Mas havendo partes do corpo que rejeitam automaticamente os fármacos administrados sem lhes dar hipótese de qualquer actuação..., torna-se desgastante prosseguir o tratamento e utópico manter a esperança na convalescença.

Menezes não está no partido apenas para lhe administrar sucessivos cuidados paliativos, mitigando-lhe o sofrimento. Menezes acredita na cura – ainda que paulatina - do PSD. Não obstante - prudente que é - resolveu não fazer uso abusivo de antibióticos e decidiu que cabe agora auscultar de novo o doente, apurando a sua receptibilidade a novos agentes terapêuticos».

quinta-feira, abril 17, 2008

O banco do jardim



Que bem que se está no banco do Jardim do Cáster, parecem dizer estes nossos quatro bem dispostos amigos.
(A foto é dos «Amigos do Cáster»)

Depois da crise dos professores...
«MANIFESTAÇÃO PARA ELEIÇÕES ANTECIPADAS

Um grupo de adeptos indignados pela situação de crise profunda em que se encontra o Sport Lisboa e Benfica decidiu convocar uma manifestação em frente ao Estádio da Luz, no SÁBADO, DIA 19 DE ABRIL DE 2008, pelas 15h00, para todos os adeptos que desejam a marcação de eleições antecipadas. Após várias promessas e de falta de um projecto concreto, com mudanças constantes de treinadores, jogadores e perda de títulos, achamos que está na hora da VERDADEIRA mudança neste grandioso Clube do SL Benfica antes que seja tarde e não voltar a termos esta situação para a próxima época.

Agradecemos desde já a sua presença e que façam circular esta mensagem ao máximo de adeptos possível, por via e-mail, sms ou de boca a orelha. Não se limite a criticar, vamos agir para o bem do nosso GRANDE CLUBE!!!!

Ajude-nos a fazer uma previsão, e mande uma mensagem a dizer "eu vou" para benficamudanca@gmail.com

(In fórum SerBenfiquista.com)

Benfiquistas,

Este é o momento de mostrar a nossa indignação! Compareçam TODOS!»

PS.: Posso levar uma velinha?

quarta-feira, abril 16, 2008

Mais chuva e vento fortes colocam-nos em Alerta Amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão, esta quarta-feira, sob aviso Amarelo, devido à previsão de chuva e vento fortes, segundo o Instituto de Meteorologia. O mau tempo terá início a meio da tarde e deverá permanecer até sexta-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão, esta quarta-feira, sob aviso Amarelo, o segundo de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e vento fortes, avançou o Instituto de Meteorologia.

«Nos distritos do litoral Norte, ou seja, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, estamos a prever que a chuva possa por vezes ser forte», no período «entre as 18 e as 24 horas», disse à TSF, Mário Almeida.

O meteorologista adiantou que, para esta quarta-feira, prevê-se «céu muito nublado» com «períodos de chuva, a partir de meio da tarde, gradualmente de Norte para Sul, sendo que a precipitação, «por vezes poderá ser moderada a forte, sobretudo nas regiões Norte e Litoral Centro».

«Estamos ainda a prever uma pequena descida da temperatura máxima no Continente», afirmou, acrescentando que o vento forte deverá intensificar-se, com rajadas a atingir os 80 quilómetros por hora, em especial no Litoral Oeste e nas terras altas.

O meteorologista Mário Almeida acrescentou que esta previsão deverá manter-se até sexta-feira.
Uma achega de tomo para a história
da Igreja Matriz de Ovar

TEXTO: M. Pires Bastos

Da actual Igreja Matriz de Ovar conhecem-se dois projectos anteriores ao definitivo.
Do primeiro, de 1804, se escreveu no número anterior. Hoje apresentamos o segundo, pouco posterior a 1830, que a gravura anexa reproduz.
A segunda versão do projecto – «Elevação da Fachada para a nova Igreja de São Cristóvão d’Ovar» –, apesar de muito mais recente (a letra de água gravada no papel indica 1830, pelo que deve ter sido feita no início dessa década), é, certamente, do mesmo autor do antecedente (Luís Inácio de Barros Lima). Pelo menos seguiu as mesmas ideias arquitectónicas, que desenvolveu com a criação de mais janelas e a adaptação dos ornatos do portal e do nicho para a imagem do Padroeiro (do século XV e que, portanto, deveria vir já dos templos anteriores). Atente-se na nova proposta das cúpulas das torres, proposta que virá a ser aproveitada na versão definitiva.
Dado que o projecto final, pouco posterior a este, sofreu novos e importantes acrescentos, dando ao templo a imponência e a harmonia que hoje se lhe reconhece, é lógico concluir que para isso terão surgido razões de grande peso.
Qual o verdadeiro autor da alteração? O próprio arquitecto, ou seus continuadores, por razões estéticas? O brio dos vareiros responsáveis, não satisfeitos ainda com a pouca imponência da nova Matriz? O Governo, logo que entrou na liça, ao ser oficializada a comparticipação do real da água? Não o sabemos.
Como não sabemos se foi o frontispício que aumentou para acompanhar o aumento da Igreja, ou se, pelo contrário, o corpo da Igreja foi elevado para corresponder a um projecto mais ambicioso.
Podemos admitir que a decisão da mudança do frontispício esteja ligada com a decisão de altear o templo antigo, de que se quiseram aproveitar os alicerces e materiais (cf. P.e Manuel Lírio, obra cit., pág. 15). E isto tanto pode ter acontecido por 1933/34, antes de se iniciar a construção do corpo da Igreja, como durante a feitura do mesmo. (Segundo o P.e Lírio, em 1934/35 as obras avançavam normalmente com o alteamento das paredes e das colunas).
Com o contrato das torres e do coro só foi feito em 1836, tudo leva a crer que as «graves desinteligências entre os contratantes» surgidas de imediato (P.e M. Lírio, obra cit.) estão relacionadas com esse aumento.
As principais novidades do traçado definitivo em relação com o anterior residem na inserção de janelas nas torres e no acrescentamento de um grande espaço central entre os relógios e a zona sineira.
(in «Artigos do João Semana»)
Noites com marca «Positiva»





A produtora de eventos vareira continua a dar cartas mas agora no Porto e Lisboa. Porque será?

terça-feira, abril 15, 2008

Onde ele se foi meter...

Ainda se fosse primeiro de Abril ou quando a realidade ultrapassa a ficção...



Pinto da Costa está nas urgências do Hospital da Luz com suspeita de enfarte (DE)
O presidente do FC Porto deu entrada na urgência da mais recente unidade hospitalar de Lisboa cerca das 13 horas, noticia o semanário 'Expresso'.

Reacção do alegado doente ao 'SOl', esta tarde:
«Na verdade, estava a caminho das urgências, quando passei pela morgue e vi que lá estava grande parte do Benfica. Aí, melhorei e vim embora».

segunda-feira, abril 14, 2008

Dia Mundial da Doença de Parkinson

A 11 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson, pois esta é a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu, pela primeira vez, os sintomas da doença.
A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, de progressão lenta e que se torna incapacitante. Manifesta-se por vários sinais e sintomas, sendo os principais:

¨ Tremor em repouso
¨ Dificuldade e lentidão para iniciar os movimentos
¨ Rigidez muscular
¨ Instabilidade postural.

Muitas vezes, é um familiar próximo do doente quem se apercebe de alguma alteração no seu comportamento:

¨ Postura curvada
¨ Braço rígido
¨ Escrita lenta e mais pequena que habitualmente.

O doente com Parkinson apresenta muita dificuldade em andar, arrastando os pés, dando passos pequenos e os braços não acompanham o ritmo normal da marcha. Por tudo isto, o risco de queda é maior.

A causa da doença de Parkinson é ainda desconhecida, no entanto, há alguns factores que se acredita estarem relacionados:
¨ Uso crónico de medicação antipsicótica (para o tratamento da Paranóia grave e Esquizofrenia)
¨ Exposição a certos produtos tóxicos (Manganês, Monóxido de Carbono, Dissulfeto de Carbono, por exemplo)
¨ Tumores cerebrais
¨ Traumatismo craniano
¨ Algumas infecções que atinjam o cérebro.

Esta doença surge, geralmente, por volta dos 55 anos de idade, embora hajam alguns casos descritos de doentes com idades próximas dos 40 anos. Normalmente, os homens são mais afectados do que as mulheres.
Não existe um tratamento que trave a evolução natural da doença. Assim, todos os procedimentos e terapias têm como objectivo controlar os sintomas e manter a independência do doente.
Os tratamentos podem ser farmacológicos ou cirúrgicos, embora estes últimos sejam utilizados com muitas reservas, pois apresentam um risco elevado e um benefício moderado. A medicação utilizada nestas terapias tem, regularmente, alguns efeitos secundários que interferem com o bem-estar do doente, mas menos significativos que os efeitos pretendidos.
A prática diária de exercício físico e a Fisioterapia revelam-se benéficas na manutenção da mobilidade e independência dos doentes.
Como foi descrito anteriormente, a Doença de Parkinson não tem cura e as suas causas são, geralmente, desconhecidas. Deste modo, não há prevenção possível. Porém, são universalmente conhecidas as vantagens de um estilo de vida saudável na manutenção da saúde e o seu contributo para a longevidade.
Assim, nunca é demais lembrar:

¨ A alimentação deve ser variada e equilibrada (fazer 5 a 6 refeições por dia, em quantidades moderadas)
¨ Aumentar a ingestão de frutas e legumes
¨ Praticar diariamente exercício físico moderado
¨ Não fumar
¨ Ingerir café e bebidas alcoólicas com moderação (1 café por dia e 1 copo de vinho, tinto de preferência, às refeições)
¨ Realizar periodicamente consultas de rotina (pelo menos, uma vez por ano).

É importante frisar que toda a população deve conhecer os principais sintomas da doença e manter-se alerta para qualquer alteração que possa surgir, principalmente nos elementos mais idosos.
No nosso país existe uma colectividade que ajuda os doentes de Parkinson e as suas famílias, prestando-lhes esclarecimentos e apoios de vários tipos. A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson está presente em várias delegações, sendo uma delas em Ovar, na rua Júlio Dinis, nº 70 (Telefone 256 575 764).
(in «avfm»)
A JSD de Ovar é contra a Proposta
de Introdução de Portagens na A29




Entre outros motivos, porque consta do Programa de Governo que: “Quanto às SCUTs, deverão permanecer como vias sem portagem, enquanto se mantiverem as condições que justificaram, em nome da coesão nacional e territorial, a sua implementação, quer no que se refere aos indicadores de desenvolvimento sócio-económico das regiões em causa, quer no que diz respeito às alternativas de oferta ao sistema rodoviário”.
O cata-vento do centro infantil


Em Cortegaça. (in «Vira-vento»)

sexta-feira, abril 11, 2008

Juntos podemos conseguir

O Governo prepara-se para colocar portagens nas SCUTS do Grande Porto, Costa da Prata e Litoral Norte.
Vias fundamentais como a A29, A28 e A42 vão passar a ter portagens, provavelmente ainda nos próximos meses, sem que existam alternativas viáveis.
É urgente protestar!

Assine o abaixo-assinado em:

http://www.naoasportagensnasscuts.com

Juntos podemos fazer a diferença e impedir este ataque aos nossos direitos!

José Almada apresenta-se em Ovar


José Almada vai tocar aqui em Ovar, no próximo dia 24 de Abril, à noite, no Contacto-Teatro, inserido no programa «Abril em flor».
«Vão ser 5 músicas minhas, para aqueles que queriam voltar a ver-me e ouvir-me». «Afinal tanta gente me procurava, queriam tanto que eu voltasse, aqui estou a tentar o meu melhor», diz ele ao nosso Blog. «Tenho músicas novas, feitas ao longo de anos, então?» «Sei que não sou bem o verdadeiro propósito da vida humana mas quem sabe possa ajudar».
José Almada volta ao mesmo sítio, no dia 30 de Maio, para um espectáculo desta vez sozinho de aproximadamente uma hora.
Quem precisar de bilhetes é só avisar (tm.916970448).
Recebam um abraço do José Almada.

As noites mais dançantes de 1981

Discografia Duran Duran – 5
‘Nite Romantics’ (EP), 1981


Editado apenas no Japão, o EP Nite Romantics encetou um hábito que os Duran Duran manteriam vivo na sua discografia até 1987, a compilação de remisturas originalmente lançadas nos máxi-singles, fechando a selecção de temas ao álbum mais recente. Assim foi em 1981, naturalmente com os temas do álbum de estreia Duran Duran como protagonistas. Com capa usando a linha gráfica que Malcolm Garrett (da Assorted Images) havia seguido em todos os lançamentos ligados ao álbum de estreia, Nite Romantics encerrava esse capítulo recolhendo as remisturas de Planet Earth e Girls on Film, juntando-lhes dois temas colhidos no lado B do máxi de Careless Memories: Khanada (um dos melhores lados B da discografia dos Duran Duran) e uma segura versão de Fame, original de David Bowie. Além de Nite Romantics, outros dois EPs de remisturas, um apenas para efeitos promocionais: With Compliments e Night Versions foram igualmente lançados contendo temas de 1981, mas sem o impacte do EP japonês.


With Compliments foi um EP lançado na Primavera de 1981 pela EMI. Usado para efeitos meramente promocionais, tendo essencialmente por objectivo o circuito dos DJs e das discotecas, apresentava a versão longa de Planet Earth e, na face B, as versões dos singles Planet Earth e Careless Memories. O EP teve edição portuguesa, igualmente apenas para efeitos promocionais. A capa é uma variação do grafismo do álbum de estreia.

Apenas lançado no mercado australiano, Night Versions serviu de suporte à primeira digressão local dos Duran Duran, em inícios de 1982. O EP é, na verdade, apenas um máxi-single com ambas as faces de igual peso, incluindo, uma delas Girls On Film, a outra, Planet Earth, ambas nas respectivas versões longas. Apesar de editado já em tempo de preparação de Rio, o grafismo e alinhamento mostram ligação ao álbum de estreia.

A banda britânica actua a 10 de JULHO no FESTIVAL SUPER BOCK SUPER ROCK. Confirmam-se assim os rumores que há muito davam como certo o regresso do grupo liderado por SIMON LE BON ao nosso país, depois de uma passagem triunfante pelo Coliseu dos Recreios, em 2005.
No mesmo dia em que actuam os DURAN DURAN, sobem também ao palco do evento os DIGITALISM, o grande BECK, o irritante "Rato MIKA", RUI REININHO com os MESA e ainda essa enorme aberração musical chamada TIESTO.
Apesar de detestarmos ver as nossas bandas preferidas em festivais, como é óbvio, lá estaremos.
Eis uma amostra do que vamos ver:

(Nuno Galopim in «Sound and Vision»)

quinta-feira, abril 10, 2008

Tardes e Noites de Glória

Linha de Aveiro - 12 de Abril de 2008 - alterações ao serviço
Intervenção entre Ovar e Granja

A CP informa que na sequência das obras em curso na estação de Espinho, da responsabilidade da REFER, EP, haverá uma intervenção entre Ovar <> Granja, originando a supressão apenas neste percurso de Comboios Urbanos da família Porto São Bento <> Ovar.

Os Comboios da família Porto São Bento <> Aveiro circulam em todo o percurso. Os seguintes serviços efectuam paragem extraordinária em Silvalde, Paramos e C. Maceda, parando em todas as estações e apeadeiros entre Aveiro <> Granja:

Partida de Aveiro: 15627/6(13:17), 15631/0(14:19), 15633/2(15:19), 15635/4(16:17), 15639/8(17:17), 15643/2(18:17), 15647/6(19:19), 15651/0(20:19), 15655/4(21:19) e 15657/6(22:19);

Partida de Porto São Bento: 15729/8(13:05), 15733/2(14:05), 15735/4(15:05), 15737/6(16:05), 15741/0(17:05), 15745/4(18:05), 15749/8(19:05), 15753/2(20:05), 15757/6(21:05) e 15759/8(22:05).

Para minimizar os impactos causados, aconselhamos a utilização dos comboios referidos anteriormente, sempre que possível. Excepcionalmente, os Clientes que pretendam efectuar a viagem entre C. Maceda/Paramos/Silvalde <> Aguda/Miramar/Francelos/Madalena/Coimbrões devem mudar de Comboio na estação da Granja.

Comboios substituídos por serviço rodoviário:

Entre Ovar > Granja: 15825/4, 15827/6, 15829/8, 15831/0, 15835/4, 15839/8, 15843/2, 15847/6, 15849/8 e 15851/0;

Entre Granja > Ovar: 15925/4, 15929/8, 15931/0, 15933/2, 15937/6, 15941/0, 15945/4, 15949/8, 15953/2 e 15955/4.

quarta-feira, abril 09, 2008

Bryan Ferry vem a Espinho

O cantor Bryan Ferry apresenta no Salão Atlântico do Casino Espinho, em 17 de Maio, o seu mais recente trabalho “Dylanesque“, que lançou em 2007 dedicado a temas de Bob Dylan.
O ex-líder dos Roxy Music reinterpreta onze canções de Bob Dylan, que apresentará ao vivo num concerto em Portugal.
O Palheiro Amarelo

Este palheiro de Esmoriz de tabuado vertical, está inventariado no Património Cultural de Ovar. Segundo a «Agenda Cultural de Ovar» deste mês, possui a designação “Palheiro Amarelo”, data da década de 70 do séc. XIX, não é conhecido o autor do projecto, e a tipologia classifica-o de “arquitectura civil residencial vernacular”.
«Construção em madeira, sobre estacaria, aberta e à vista, em que o travejamento do soalho assenta sobre três fortíssimas vigas paralelas que, por sua vez, pousam em grossos esteios ou pegões independentes, de pedra, os moirões, dispostos noutras tantas fileiras, permitindo a passagem das areias arrastadas pelo vento. Construção de planta rectangular simples, de um piso, apresenta varanda na fachada principal. A cobertura com telha “Marselha”, de duas águas. Interior composto por sala, cozinha, 6 quartos e casa de banho, com sanita, com ligação directa à fossa. As divisões têm ligação entre si por um corredor central. As paredes possuem forro interior que serve de caixa para as janelas tipo guilhotina. A pintura exterior, originalmente com tonalidade a amarelo ocre, era feita com um produto que resultava da mistura de “sili” (óleo de tripa de sardinha), secante, pigmentos e aguarráz. Revestimento exterior com madeira assente na vertical (o que implica a existência de “tarugos” horizontais de reforço entre os prumos).
Em finais do séc. XIX, este tipo de palheiro, no Inverno, permitiu na zona dos moirões abrigar as alfaias dos pescadores. Durante a época da safra e dos banhos servia de habitação temporária ou então era arrendado aos veraneantes (que surgem com a construção da via férrea) passando a requerer condições de habitabilidade. Com o sistema de moirão foi possível a deslocação deste imóvel em situações de eminente perigo (fortes ciclones, marés e consequentes movimentos de areia), através do sistema de alavanca, que levantava a estrutura, sendo a sua deslocação feita sobre grossos toros de madeira (a mesma técnica usada na alagem dos barcos), puxada por juntas de bois. Chegada ao local, a estrutura era montada sobre novos esteios.»

(Por lamentável esquecimento não fizémos menção ao Blog - excelente, aliás, do qual retirámos este post. É o «Levadias». As nossas desculpas e a nossa vénia.

terça-feira, abril 08, 2008

Eles andam aí



Os F16 que têm andado em exercícios na Base de Manobras n.º 1 de Ovar, em Maceda. Quem mora em Ovar tem-os ouvido a passar.

segunda-feira, abril 07, 2008

Pedro Azevedo fala do Vitória como sendo uma família

O Vitória de Guimarães surpreendeu tudo e todos ao derrotar na «final a oito» a Ovarense e F.C. Porto, precisamente aquelas que são unanimemente consideradas as duas melhores equipas portuguesas da actualidade. Se considerarmos que para trás já tinha eliminado o Vagos, consta-se que a equipa vimarenense ganhou aos três primeiros classificados da Liga profissional, o que equivale a dizer que a conquista da Taça de Portugal tem tanto de extraordinário como de inteiramente merecido.

O norte-americano, Tommie Eddie, com duas exibições portentosas foi naturalmente o MVP da Taça de Portugal, mas ninguém pode ficar indiferente às brilhantes actuações do extremo Pedro Azevedo, o único aveirense que acabou por fazer a festa em Elvas.

O atleta vareiro e ex. jogador da Ovarense, ainda em êxtase pela vitória obtida sobre o F.C. Porto na final, explicou como foi possível erguer o «caneco». «Chegámos a Elvas sem nada a perder, mas lutámos muito. Somos como uma família e penso que merecemos», afirmou, visivelmente cansado mas muito, muito contente.

Vencer a Ovarense, que é «só» bi-campeão nacional da Liga, e ganhar no dia seguinte ao F.C. Porto na final era algo que poucos (ou ninguém) poderiam imaginar ser possível. A ambas as equipas, o Guimarães ganhou por apenas um ponto e em ambos os jogos deu a sensação que tudo estava perdido. Puro engana. A equipa de Fernando Sá, precisamente à imagem daquilo que o seu treinador foi como jogador, numa manifestação de querer, vontade e espírito de luta como há muito não se via, conseguiu arranjar forças sabe-se lá aonde, acabando por selar a vitória na final com um lance livre concretizado pelo «base» Carlos Fechas.

Pedro Azevedo diz que ganhar ao F.C. Porto foi ainda mais difícil do que superar a Ovarense, porque «estávamos mais cansados e porque o Porto já tinha tido o exemplo do nosso jogo com a Ovarense, mas com muito querer conseguimos ganhar», acrescentando ainda que esta foi «uma vitória muito boa para o basquetebol português».

Para o jogador natural de Ovar, este feito do Vitória de Guimarães significa que «podem apostar mais no jogador português» e que o futuro passa por ganhar a Proliga. «Esse era o nosso objectivo no inicio de época e continua a ser. Vamos trabalhar para sermos campeões», conclui.
(Do «DesportoAveiro»)

domingo, abril 06, 2008

Parabéns, Pedro!
Afinal, havia vareiros na final da Taça



O Pedro Azevedo (V. Guimarães), que conquistou o Troféu, e o Jorge Sing (FC Porto).

Pescaria (tri)festiva

Dragões de Ovar organizam concurso de pesca desportiva



Está marcada para 26 de Abril a primeira edição do Concurso de Pesca Desportiva no Mar, organizada pela representação azul e branca de Ovar, que vai decorrer na praia do Furadouro.
A iniciativa da delegação nº 16 dos Dragões arranca logo pela manhã, com concentração marcada para as 7 horas, e prolonga-se até à hora de almoço, ocasião privilegiada para a troca de experiências e convívio entre os participante.

sábado, abril 05, 2008

Assim não dá Manolo

Acabamos de assistir à eliminação da Ovarense Aerosoles da Final da Taça de Portugal às mãos do V. de Guimarães. Sem querer diminuir os valor dos atletas vimaranenses - onde milita, alías, um vareiro - o Guimarães é de um escalão secundário e a Ovarense tem outras obrigações. O «Manolo» não preparou bem equipa para este jogo, nem soube responder às exigências que o mesmo foi colocando ao longo dos minutos.
Os jogadores alvi-negros andam desmotivados. Nota-se. É preciso alguém dar o safanão, em determinados momentos, coisa que o Luís Magalhães (volta que estás mais que perdoado) sabia dar.
A Ovarense soma maus resultado e não inspira nada de bom para os encontros decisivos que aí vêm para revalidar o título. Ou quando fica provado que nem sempre um grande plantel significa ser tudo «favas contadas». É preciso saber orientá-lo. Terá o bom do «Manolo» unhas?
Amigos do Cáster

sexta-feira, abril 04, 2008

O Massacre do Tapete Vermelho



Numa altura em que até andamos a fazer uma rectrospectiva da carreira destes senhores, eis que surge a notícia que eles estão de malas aviadas para Portugal. Bem... é só em Julho. Em Lisboa. Música, Verão e ... Super-Bock? Que pode a gente querer mais, ahn? «Dance into the fire, that fatal kiss is all we need, la, la, la, la, la» e por aí fora.
(O cartaz é de Nuno Feliz)
O Esmoriz que era do Sporting...



O Esmoriz é um daqueles futebolistas de quem não voltei a ouvir falar. Lembro-me de o ver nos Belenenses e no Sporting CP, encontro-o em várias colecções de cromos, dizem-me que costumava jogar no meio-campo…
(in «Cromos dos cromos»)

quinta-feira, abril 03, 2008

Vareiros em grande na Festa do Basquetebol











Mais info no «OvarNews».