sábado, março 31, 2007

«Renascer» assinala
Dia Mundial do Teatro


sexta-feira, março 30, 2007

Campanha de adopção e sensibilização

A «MARAnimais» e a «BOBBY e companhia» vão estar no próximo fim-de-semana (dia 31 março e 1 de Abril) na «PET PLANET», em Ovar, DAS 14H-19H.
Podem ajudar com:

- Ração seca para cão, cachorro, gato e leite para gatinhos;
- Coleiras, trelas, escovas comedouros e brinquedos;
- Transportadoras, casotas, cobertores, mantas e caminhas;
- Material de construção: cimento, estacas de madeira, rede para vedação, brita;
- Material de limpeza: lixívia, detergentes, vassouras;
- Medicamentos de uso veterinário;
- Champôs e desparasitantes para cães e gatos;
- Material de enfermagem (precisamos muito de fios de sutura!)
- Medicamentos de uso humano. Podem doar-nos medicamentos cujo prazo de validade terminou recentemente!

Apareçam, porque também vai haver «Canitos» para adopção!
O anão...
Se é de cá não conheço

Um anão entra num comboio em Ovar pretendendo ir para Aveiro. A meio da viagem apercebe-se que o combóio não pára nas estações. Então pergunta a um senhor que ia ao seu lado o porquê daquilo. O homem diz-lhe:

- Pois não amigo. Isto é um Rápido e só pára em Lisboa.

- Oh! Caramba, o que é que eu vou fazer da minha vida? Isto é um caso de vida ou de morte. Eu preciso parar em Aveiro. - diz o anão.

Então, o homenzinho propõe-lhe que sendo Verão, e como o comboio tem as portas abertas e abranda nas estações, ele pegue nos colarinhos do anão, este comece a dar às pernas e larga-o na estação. E é isso que fazem.

Nessa altura, estava um homem a ler um jornal e, vendo o anão a correr ao lado do comboio, agarra nele, atira-o para dentro e diz-lhe:

- Tá a ver amigo, se não fosse eu você perdia o combóio!

quinta-feira, março 29, 2007

E esta, hein?
E Reamon também!!

Nelly Furtado em Cantanhede!!

Os nomes que vão subir ao palco 1 da XVII Expofacic – Exposição, Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede foram ontem divulgados. De 20 a 29 de Julho, Cantanhede vai receber Nelly Furtado, na penúltima noite, Reamonn e D’ZRT, no primeiro dia, GNR no sábado, Tony Carreira, dia 22 de Julho, Quim Barreiros na segunda-feira, Fingertips na terça-feira, 4 Taste no dia 25 de Julho (feriado municipal), Paulo Gonzo na quinta-feira, Da Weasel na noite de sexta-feira e Xutos&Pontapés a fechar o certame.
Faltas dos deputados e registos
de interesses divulgados na Internet


A proposta de reforma do Parlamento apresentada hoje pelo socialista António José Seguro prevê que os cidadãos possam consultar pela Internet as faltas dos deputados, respectivas justificações e os seus registos de interesses.
"Fazer do Palácio de S. Bento um edifício livre de fumo", atribuir um gabinete individual e um assistente a cada deputado e torná-los a todos membros efectivos de uma comissão e suplentes noutra são outras medidas sugeridas.
No total, são 95 as recomendações do relatório sobre a reforma do funcionamento do Parlamento apresentado esta noite por António José Seguro ao grupo parlamentar do PS e a partir do qual o partido vai elaborar iniciativas legislativas até ao final de Abril.
A "divulgação das presenças e das faltas dos deputados no sítio da Assembleia da República na Internet" é uma das medidas propostas pelo ex-líder parlamentar do PS, que argumenta que "os eleitores têm o direito" de conhecer esses dados.
"Essa informação estatística por deputado, e por reunião, deve ser colocada, e actualizada, no sítio da Assembleia da República na Internet", permitindo aos deputados "explicar o motivo da ausência" e contribuindo "para a aproximação entre representantes e representados", lê-se no documento.
Lamentável e abominável



O «DN» publica esta manhã o cartaz que o PNR coloclou em diversos locais de Lisboa. O cartaz é, sem dúvida, xenófobo, o que não se entende num país como o nosso que tem uma tradição secular de abertura ao mundo. Se Portugal é para os portugueses, então a França é para os franceses, o Canadá é para os canadianos, e os EUA é para os americanos... Só em Paris mais de um milhão de lusos veriam a sua vida a andar para trás.

quarta-feira, março 28, 2007

Oliveirinha em acção



A Escola da Oliveirinha tem sido palco de uma série de iniciativas dinamizadas por professores e pais dignas de registo. Desde a semana da leitura, passando pelas comemorações do Dia da Floresta e da Poesia, todas foram vividas com intensidade pelas crianças. E agora vem aí mais uma, a I Feira do Livro Infanto-Juvenil, no dia 22 de Abril. (foto daqui)
Era alto... mas casou-se



Bao Xishun, 56 anos e 2,36 metros de altura, que fazem dele o homem mais alto do mundo, segundo o «Guinness World Records», casou hoje com Xia Shujuan, de apenas 29 anos e uns meros 1,68m de altura.
Ainda dizem que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher!
Viva os noivos!!
«Marillion» ao pé da porta



Isto às vezes acontecem surpresas agradáveis. É o caso do concerto dos excelentes Marillion, aprazado para o dia 16 de Abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira. É claro que é a formação sem o carismático Fish, substituído por Steve Hogarth, dono de uma voz igualmente poderosa. «No one can» é disso exemplo.
A Ota e a Perdigota

Já não se fala noutra coisa. Numa terra habituada a perder serviços, como o Europarque, o Hospital de S. Sebastião, Maternidade, agora as urgências, etc., para municípios vizinhos, a notícia da vinda de uma base aérea como a Ota para Maceda, parece ser, à partida uma boa notícia. O deputado «laranja», Hermínio Loureiro, diz que sim.
Os ventos parece que estão mesmo a mudar para o nosso concelho, com a inauguração prevista para breve do Sportsforum e alguns projectos de fôlego turístico a evoluirem favoravelmente. Mas cuidado, porque quando a «esmola» é grande, o Santo desconfia...

terça-feira, março 27, 2007

Vem aí a Ota

- Ota quê?
- Ota base aérea!
Homenagem a José Afonso
em Ovar e em imagens









Agradecimentos ao «Vejam Bem», onde podem ler o texto.
Ladies, first!

segunda-feira, março 26, 2007

«A Filha Rebelde»: O Livro e o Palco

Agora que está aí (estreou no passado dia 15, no Teatro Nacional D. Maria II) a peça adaptada do livro homónimo - «A Filha Rebelde» - é bom reler a obra da autoria dos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz, este último residente em Ovar, numa edição da «Temas e Debates». Um trabalho de grande qualidade que nos dá a conhecer uma mulher fascinante, corajosa, que decidiu procurar o seu próprio destino numa época em que isso era quase impossível num país vigiado, sobretudo vigiado pelo seu próprio pai, director da PIDE/DGS.
Diz quem foi que a adaptação para o teatro é excelente. Poucas vezes se dirá com tanta propriedade que a realidade ultrapassa a ficção. Há dias, na TV, uma jornalista perguntava a José Pedro Castanheira por que razão não tinha feito ficção com esta história. E ele respondeu, obviamente: para quê ficcionar quando temos esta realidade? É que uma das principais raízes da força deste espectáculo é ele contar uma história verdadeira da nossa história recente. Uma história de pessoas e de países, de países que mudam e de pessoas que se mudam de armas e bagagens, levando a alma atrás, quando se cansam de os outros as tomarem como territórios já conquistados.
O texto de apresentação que se encontra no sítio do Teatro Nacional D. Maria II é um bom ponto de partida para quem ainda precise de que o seu apetite seja despertado:
«Annie Silva Pais, filha única do último director da PIDE, o Major Fernando Silva Pais, é casada com um diplomata suíço. A estada em Cuba e um encontro com Che Guevara mudarão a vida de Annie, que, saturada de uma existência em função das aparências, condicionada pelo aparelho repressivo do regime ditatorial português, se entregará integralmente à revolução cubana e aos seus ideais. Desaparecida durante algum tempo, Annie abandona o marido, a família e o país. No Portugal de Salazar, todos temem que tenha sido raptada e utilizada no contexto da guerra colonial. Mas Annie envolve-se numa profunda luta de valores e convicções, só regressando a Portugal após o 25 de Abril para ir visitar o pai à prisão. A coragem será uma das principais marcas de Annie, que protagoniza uma peça onde o drama, a traição, os afectos, a morte e os combates políticos se cruzam naquela que é uma história de vida rara e exemplar.»

Tudo por uma paixão – do Portugal de Salazar à Cuba de Che Guevara

A partir do ensaio com que os jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz fizeram história (o livro é baseado na reportagem, publicada na revista do Expresso, que conquistou o Grande Prémio Gazeta de 2002 e está esgotado nas livrarias), a dramaturga Margarida Fonseca Santos assina uma versão da história de Annie Silva Pais, a filha do último director da Pide, que, contra as expectativas da família e as ordens de Salazar, se deixou fascinar pela Revolução Cubana e abandonou o marido para viver em nome de um ideal.
O Teatro Nacional D. Maria II apresenta o espectáculo, numa encenação da criadora espanhola Helena Pimenta, que reúne um elenco de luxo: entre os actores, Ana Brandão (no papel de Annie Silva Pais), Vítor Norte, Lídia Franco e Eurico Lopes.
Depois de «A Casa da Lenha», o público do Nacional é convidado a revisitar um período negro da nossa História – o do regime fascista – e a acompanhar mais um percurso individual de revolta: quando tudo a aconselhava à obediência, Annie disse «não» e construiu para si própria uma vida diferente daquela a que parecia fadada.

Resumo da acção

Annie Silva Pais, filha única do último director da PIDE, o Major Fernando Silva Pais, é casada com um diplomata suíço. A estadia em Cuba e um encontro com Che Guevara mudarão a vida de Annie que, saturada de uma existência em função das aparências, condicionada pelo aparelho repressivo do regime ditatorial português, se entregará integralmente à revolução cubana e aos seus ideais. Desaparecida durante algum tempo, Annie abandona o marido, a família e o país.
No Portugal de Salazar, todos temem que tenha sido raptada e utilizada no contexto da guerra colonial. Mas Annie envolve-se numa profunda luta de valores e convicções, só regressando a Portugal após o 25 de Abril para ir visitar o pai à prisão.
A coragem será uma das principais marcas de Annie que protagoniza uma peça onde o drama, a traição, os afectos, a morte e os combates políticos se cruzam naquela que é uma história de vida rara e exemplar.


encenação dramaturgia HELENA PIMENTA
cenografia JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA
direcção musical JOÃO CABRITA
figurinos ANA GARAY
movimento NURIA CASTEJÓN
desenho de luz JOSÉ CARLOS NASCIMENTO
assistente de encenação CRISTINA LOZOYA
assistente de figurinos GILBERTO SORAGGI
assistente de espaço sonoro IÑIGO LACASA

COM

ALEXANDRE OVÍDIO AMILCAR AZENHA ANA BRANDÃO ANABELA TEIXEIRA BIBI GOMES CÉLIA ALTURAS EURICO LOPES JOANA BRANDÃO JOSÉ HENRIQUE NETO JAIME VISHAL LÍDIA FRANCO MANUEL COELHO MARQUES D’AREDE NÁDIA SANTOS RAQUEL DIAS RUI QUINTAS SÉRGIO SILVA VÍTOR NORTE

domingo, março 25, 2007

Passa ao lado de Ovar. Porquê?
♫ O QUE (NÃO) NOS TOCA



No âmbito dos 50 anos da assinatura dos Tratados de Roma, centenas de bandas de música da maioria dos concelhos do país tocarão o Hino da Europa, em simultâneo às 16:00 deste domingo.
Ao todo, está a prevista a actuação de mais de 240 bandas em todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
A actuação decorrerá nas localidades das bandas inscritas e contará com a participação, em alguns casos, das autarquias e dos estabelecimentos de ensino de cada região.
Além da interpretação do hino, os intervenientes realizam actividades, como concertos, distribuição de informação sobre a UE e inauguração de exposições alusivas aos 50 anos.
São estas as bandas que tocarão na região de Aveiro, num total de 24:

• Banda Amizade - Aveiro
• Associação Musical e Cultural São Bernardo - Aveiro - Local de actuação: Paços do Conselho de Aveiro, às 10:00
• Escola de Música da Quinta do Picado - Aveiro - Local de Actuação: Centro Cultural de Aradas
• Sociedade Musical de Santa Cecília - Aveiro - Local de Actuação: sede da sociedade musical
• Escola de Música Gafanhense - Ílhavo
• Filarmónica Gafanhense - Ílhavo
• Associação Cultural Recreativa Banda Nova Fermentelos - Águeda
• Sociedade Musical Alvarense - Águeda
• Associação Musical e Recreativa Castanheirense - Águeda - Local de actuação: sede da banda em Castanheira do Vouga
• Associação Recreativa e Musical "Amigos da Branca" - Albergaria-A-Velha
• Banda Velha União Sanjoanense - Albergaria-A-Velha
• Banda Musical de Arouca - Arouca
• Associação Recreativa Eixense - Aveiro - Local de actuação: Centro Cultural de Eixo
• Banda de Música da Cidade de Espinho - Espinho
• Banda Bingre Canelense - Estarreja
• Clube Cultura e Desportivo de Veiros (OL) - Estarreja
• Banda de Música de Loureiro - Oliveira de Azeméis
• Banda de Música S. Tiago de Riba - Oliveira do Bairro
• União Filarmónica do Troviscal - Santa Maria da Feira
• Tuna Esperança de Santa Maria de Lamas - Santa Maria da Feira
• Associação de Banda de Música de São João da Madeira - Santa Maria de Lamas - Local de actuação: Praça Luís Ribeiro, S. João da Madeira
• Banda União Musical Pessegueirense - Sever do Vouga
• Filarmónica Severense - Sever do Vouga
• Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra - Vale de Cambra
• Banda Musical Flor da Mocidade Junqueirense - Vale de Cambra


Mais dados em http://www.parleurop.pt, com informação constantemente actualizada sobre as bandas participantes (por distrito) e os locais da actuação.
Esta acção é uma festa, uma confraternização em torno de um dos mais conhecidos símbolos da Europa, o seu Hino, parte do Ode à Alegria, último andamento da 9ª sinfonia de Beethoven, composta em 1823.
A Iniciativa é do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Ministério da Educação e a Confederação Musical Portuguesa.
Os Tratados de Roma, assinados naquela cidade pela Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Luxemburgo a 25 de Março de 1957, instituíram a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom). Neles se previa a criação de um mercado comum europeu a partir de 1 de Janeiro de 1958. A assinatura dos Tratados culminou um processo desencadeado pelo fim da II Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída económica e politicamente.

sábado, março 24, 2007

Uma foto do outro Mundo



... mas foi tirada neste. O fotógrafo é que parece de outro Mundo.
(Mais uma foto de autoria de PBr)
Vareiros na origem de Olhão

O Blog «Turismo no Algarve» disserta sobre o estabelecimento ds primeiros habitantes no sítio de Olhão. De acordo com Ataíde de Oliveira, estes seriam oriundos do distrito de Aveiro, talvez da freguesia de Ovar porque «em nenhuma praia algarvia se encontram pescadores mais audazes e com melhores disposições para a faina do mar e que se possam aproximar dos pecadores de Olhão». No entanto, antes do século XVI / XVII, é possível que tivesse existido um povoado, do domínio muçulmano, isto não só pelas salgas púnicas e pelos artifícios encontrados, (conchas, ossos de animais e humanos, parte de uma cozinha), mas também pelo facto de que uma colónia de ílhavos e ovarinos, só podiam ter vindo, depois do Marquês de Pombal ter enviado gente povoar a sua recém-criada Vila Real de Santo António. Nessa altura, Olhão era já uma próspera aldeia com mais de dois mil habitantes.

sexta-feira, março 23, 2007

EUA: Horário de Verão começa no domingo,
em Portugal é no fim do mês


Com poucas excepções, os relógios norte-americanos avançam 60 minutos às 02 horas da manhã de domingo, colocando o país trê s semanas mais cedo no período de aproveitamento da luz do dia, o chamado Daylight Saving Time.
Este período, também conhecido por Horário de Verão, que em 2006 ainda decorreu entre o primeiro domingo de Abril e o último domingo de Outubro, termin ará este ano uma semana mais tarde, no primeiro domingo de Novembro (dia 4).
As únicas excepções a este esforço para aproveitar a luz do dia e poupa r energia são os estados de Arizona e Hawaii, o estado associado de Porto Rico e os territórios norte-americano de Samoa, Guam e Ilhas Virgens. Dentro do estado de Arizona, contudo, a tribo Navajo observa a alteraçã o da hora, tendo em conta que a sua população está espalhada por outros estados sujeitos ao Daylight Saving Time.
Em Portugal os relógios vão adiantar-se uma hora no último domingo de M arço, dia 25, dando início à Hora de Verão, que se prolongará até ao último domi ngo de Outubro.
Este período complementar de quatro semanas para aproveitamento do luz do dia, que entra em vigor este ano, deve-se a uma lei que o Congresso dos Estad os Unidos aprovou em Julho de 2005 e que o presidente Bush promulgou em Agosto s eguinte para entrar em vigor em 2007.
O chamado Daylight Saving Time (DST) foi instituído pelo Congresso dos Estados Unidos em 1918, o ano em que terminou a primeira guerra mundial, mas a m edida foi impopular e rejeitada no ano seguinte, só regressando entre 1942 e 194 5 como uma medida para conservar energia em plena segunda guerra mundial.
Entre 1945 e 1966, o aproveitamento da luz solar não era imposto por le i federal, pelo que ficou marcada por muita diversidade de horários conforme se iam atravessando os estados e as localidades.
O cúmulo de mudanças geralmente referido tem sido o que acontecia com q uem viajasse entre Moundsville, no estado de Virgínia Ocidental, e Steubenville, no estado de Ohio, que tinha de acertar o relógio sete vezes.
A lei de uniformização do tempo, de 1966, colocou alguma ordem nesta te ntativa de poupar energia ao impor-se como lei alargada praticamente a todos os 50 estados norte-americanos, deixando de fora apenas os estados do Hawaii, Arizo na e algumas partes do de Indiana.
Tem havido alterações nas datas de início e fim da hora de Verão, mas a s vigentes até 2006 recuavam a 1987, quando o presidente Reagan fixou o início d a hora de Verão no primeiro domingo de Abril (em vez do último domingo desse mês ), mantendo o seu término no último domingo de Outubro. Com esta alteração de 1987 estariam a ser poupados 300.000 barris de petróleo por ano.

O Skate Park...




Skate Park? Aquilo? Já foi, já...
(Do Blog de «Álvaro Santos»)
Não podíamos concordar mais
Línguas portuguesa e espanhola
«devem conhecer-se melhor»


As línguas espanhola e portuguesa "devem conhecer-se melhor" e superar o "simulacro lúdico" que dá lugar a um conhecimento parcial e a uma mistura entre ambas, defendeu a escritora brasileira Nélida Piñon.
A autora de "A República dos sonhos" esteve em Badajoz para participar no júri dos Prémios Extremadura de Criação 2007, que hoje serão anunciados.
Advogando o desenvolvimento de programas que permitam um maior conhecimento das línguas espanhola e portuguesa na Ibero-América, a escritora frisou que desse modo se favoreceria a integração e o intercâmbio cultural.
"Necessitaríamos de programas - assinalou - para alcançar a condição ideal de toda a Ibero-América falar as duas línguas. Seria extraordinário e favoreceria tanto os intercâmbios culturais como os mercados".
Actualmente, segundo a autora, está a verificar-se um empobrecimento no uso da língua, em consequência de um descuido geral e porque os poderes públicos não encaram a educação como "uma prioridade absoluta".
Também o papel da literatura na sociedade actual foi posto em relevo.
"Se a humanidade expulsa a literatura - advertiu - estará a expulsar-se a si mesma, porquanto somos seres narradores (Ó), precisamos da literatura para contar a nossa vida e as nossas experiências".
Questionada sobre os índices de leitura na Ibero-América, a escritora lembrou que compete aos governos "facilitar e estimular a cultura e a educação e não convertê-las em trâmites burocráticos".
"Todos exigimos que os índices de leitores continuem a aumentar, mas o certo é que no Brasil e na Extremadura se publica cada vez mais, e isso é porque há pessoas que compram livros", observou ainda.

PS. Ora digam lá, se não fosse pela foto, não tinham lido nada disto, pois não?

quinta-feira, março 22, 2007

Rolling Stones actuam a 25 de Junho
no Estádio José Alvalade


Os britânicos Rolling Stones actuam a 25 de Junho no Estádio José Alvalade, em Lisboa, naquele que será o quinto concerto da banda em Portugal, anunciou hoje o grupo no seu site na Internet.
O concerto faz parte de uma nova etapa da digressão "Bigger bang", com a qual os Rolling Stones têm estado na estrada desde 2005.
Esta nova passagem por Portugal acontecerá cerca de um ano depois de a banda de Mick Jagger e Keith Richards ter actuado no Estádio do Dragão, no Porto.
Nuno Brancaamp, da promotora Ritmos & Blues, disse à agência Lusa que os cerca de 40 mil bilhetes estarão à venda a partir de 02 de Abril, oscilando entre os 68 euros (relvado) e os 99 euros (bancada central).
Este concerto em Lisboa surge na sequência da marcação de uma série de concertos, depois de a banda ter sido forçada a cancelar algumas apresentações em 2006 devido a uma laringite de Mick Jagger e a uma queda sofrida pelo guitarrista Keith Richards.
Esta nova digressão pela Europa inclui vinte concertos, a iniciar a 05 de Junho na Bélgica, terminando a 21 de Agosto em Londres.
Esta será a quinta vez que a mítica banda britânica actua em Portugal e o concerto no Estádio Alvalade XXI ocorrerá 17 anos depois de o quarteto britânico ter passado pelo antigo estádio do Sporting, em 1990.
Os Rolling Stones regressaram a este recinto em 1995, seguindo- se um concerto em 2003, em Coimbra, na inauguração do Estádio Municipal da cidade, e um espectáculo em 2006 no Porto.
Surgidos em Londres em 1962, os Rolling Stones são formados por Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts.
Pela banda já passaram Brian Jones, Mick Taylor e Bill Wyman.
«Governo de "consciência tranquila"
com actuação na Costa da Caparica»


O Ministro do Ambiente devia passar uma destas noites num quartinho instalado numa habitação abarracada do Bairro dos Pescadores que ficava logo com a consciência aos pinotes.
Maria Vieira deixa «Hora H»

...Parece que estava farta de se arrastar. Grande coisa, o novo programa do Herman, que estreou no horário nobre, agora também se arrasta por horas em que ninguém o vê e não é por isso que o humorista desiste. Mas se calhar não lhe fazia mal «dar um tempo».
O novo SIMPLEX - 80 medidas do Socrates



Uma visão simplificada de como funciona
«Profeta da Desgraça»
ou «Lucidez doentia»?


O famoso caso Freeport de Alcochete, construído em terrenos da Rede Natura começou a mostrar sinais de insustentabilidade económica com alguns encerramentos. A Freeport foi agora adquirida pela empresa liderada pelo antigo embaixador e agente da CIA em Portugal, Frank Carlucci. O que se seguirá? A visão lúcida no Estrago da Nação: A reformulação "que vai significar que parte ou a totalidade dos terrenos ocupados servirão para construção de habitação. E quando isso acontecer, ficar-se-á a saber quais os passos a seguir para retirar um sítio da Rede Natura para construção de habitação".
Tenho a sensação que andamos todos a pregar aos peixes! Por mais alertas que se dêem da destruição do ambiente às mãos da especulação imobiliária, nada acontece (ou será que tudo acontece?).
Esperem para ver em que se vão transformar os vários campos de golfe previstos para o distrito (incluindo um em Aveiro e outro em Ílhavo), no que será do Sportsforum em Ovar, e da Exponor em S. M. da Feira.
A Reserva Ecológica Nacional, a Rede Natura, a Reserva Agrícola Nacional, aparentemente apenas servem como reservas de terrenos baratos para construção e não como mecanismos de planeamento e ordenamento do território.
Ilusão da visão»)

quarta-feira, março 21, 2007

Não havia mais nada
para assinalar?


Hoje é:

- o dia em que começa a Primavera (e está um frio de rachar!)
- dia Mundial da Árvore/Floresta (ONU)
- dia Mundial da Poesia (UNESCO)
- dia Universal do Teatro (UNESCO)
- dia Mundial do Sono
- dia Internacional Contra a Discriminação Racial (ONU)
- dia Mundial da Infância (UNICEF)

Dia Mundial da Poesia

Pirata


Nas raízes já longas da infância breve
intuí as ondas do mar em que me banhava,
conspirando na pueril vontade que se atreve
a embrenhar-se na imaginação que navegava,
solto na abnegação da tácita conquista
sulcando os oceanos da cândida aventura,
persistente nas rotas da líquida pista,
no encalço de tesouros em viril procura.
A idade esqueceu as ilhas em que ancorei,
qual tempestade que a ilusão maltrata.
Conservo os mapas da nostalgia que guardei,
adulto sedento da ingenuidade em que fui pirata!

Ovar, 31 de Janeiro de 2007
(in «Sem Quorum»)
Feira de Março «arranca» sexta-feira

Sexta-feira tem início mais uma edição da Feira de Março, em Aveiro, que durante 34 dias espera receber, no Parque de Exposições de Aveiro, cerca de 400 mil visitantes.
Ontem, dia de apresentação da 573.ª edição, Jorge Greno, presidente do conselho de administração da Aveiro Expo E.M. e vereador da autarquia, explicou aos jornalistas que “após o sucesso obtido na edição passada” espera-se continuar “a atrair cada vez mais pessoas a esta tradicional feira que se vai caracterizando pela inovação e qualidade”. Sem querer divulgar todos os números, “o orçamento não é divulgado”, Jorge Greno adiantou que, até ao dia 25 de Abril, são “146 os participantes no sector de exposição, 73 no sector comercial e 44 no espaço dedicado à diversão”.
Este ano, a começar dois dias mais cedo, “possibilitando a realização da feira em mais um fim-de-semana”, o certame conta também com um variado programa de espectáculos. Para além dos espectáculos com ranchos folclóricos, bandas e conjuntos locais, os “4Taste”, Paulo Gonzo, Mikael Carreira, Fingertips” e “Ayra” também são presenças confirmadas. O grupo conhecido da série televisiva “Morangos com Açúcar” actua já no sábado a partir das 21H30, enquanto os restantes sobem ao palco nos dias 1, 7, 14 e 21 de Abril, respectivamente. Sobre este programa, Jorge Greno disse que é “o mais abrangente possível para que seja do agrado de todos os públicos”.
Outras presenças certas são as cidades irmãs de Aveiro. Pelotas, Ciudad Rodrigo, Ilha do Príncipe e municípios de Viseu e Viana do Castelo são as cinco representadas, uma a mais, em relação ao ano anterior. Em relação às associações, o número aumenta para 11, que se vão fazer representar no certame.
No programa há a destacar algumas novidades ao nível da diversão. Diogo Machado, director de marketing e projectos da Aveiro Expo, salientou os “montes alpinistas, street fighter e o Maxi Dance” diversões “dirigidas para os adultos”. Para os mais pequenos, a “novidade” passa pela presença de duas pistas para minis moto 4.
(Foto de Jorge Tavares)

terça-feira, março 20, 2007

Inesgotável fonte de inspiração



Agora compararam o Carnaval de Ovar ao que se passa no CDS/PP, nestes dias. O Fernando Camelo de Almeida, líder do partido no concelho, até nem se deve importar, folião como é...
Mas o que importa reter é que as festejos carnavalescos desta cidade são realmente um fenómeno de popularidade e de inesgotável motivo de posts na Internet. Agora, vejam lá este «slideshow».
CDS/PP atrás da Fundação do Carnaval em índices de popularidade!
Gente Fina é Outra Coisa

Pelas contas do «Farinha Amparo», o CDS caiu hoje 220 lugares no ranking "Grupos aos quais aderir para conseguir entrar no Jet-set" e encontra-se atrás da "Associação de Melhoramentos do Bairro Alto", da "Comissão para a Organização do Carnaval de Ovar" e da "Federação Nacional de Wrestling".
Segundo fontes absolutamente incredíveis, um dos candidatos a líder estará já a organizar uma "wild-party" para angariação de fundos e recuperação da imagem dos democratas-cristãos que incluirá um concurso de "Miss Latex" e a "Eleição da melhor imitação da Catherine Deneuve", que irá arruinar de vez o último resquício de credibilidade do grupo.
A equipa do Farinha segue atentamente os acontecimentos e já abriu uma banquinha de apostas.

segunda-feira, março 19, 2007

Infertilidade masculina
UA investiga soluções para
a concretização do sonho de ser Pai


Ser Pai. Uma experiência única para uns, um sonho difícil de concretizar para cerca de 25% dos Homens. A infertilidade masculina é, cada vez mais, uma realidade presente na vida de alguns casais. As causas são múltiplas, sendo uma delas a falta de mobilidade dos espermatozóides. Para os Homens que sofrem desta patologia, o Centro de Biologia Celular da UA traz agora algumas esperanças com os resultados optimistas já obtidos numa investigação que vem aprofundando o conhecimento sobre as proteínas envolvidas nessa função. O projecto tem ainda por objectivo facilitar o desenvolvimento de um contraceptivo oral para Homens.
Muitos factores influenciam a fertilidade de um casal: idade do homem e da mulher, frequência e técnica do coito, uso de lubrificantes vaginais, poluição, coexistência de algumas doenças, várias causas específicas de infertilidade e outras tantas desconhecidas. O Laboratório de Transdução de Sinais do Centro de Biologia Celular da UA, pioneiro na investigação em torno da estrutura molecular dos mecanismos de transdução de sinais no espermatozóide, pretende dar o seu contributo, especificamente, na resolução de problemas relacionados com a sua mobilidade, como explica o Professor Edgar Cruz e Silva, responsável pelo projecto.
«A infertilidade afecta um número crescente de indivíduos, pensando-se que defeitos na mobilidade do esperma sejam um factor importante em muitos casos. Novas abordagens bioquímicas e moleculares têm revelado importantes detalhes do controlo da mobilidade dos espermatozóides e da (in)fertilidade, em várias espécies de mamíferos. Assim, o foco principal da nossa investigação tem incidido sobre o papel que a proteína PP1 tem na integração das acções de diversos mediadores na modulação da mobilidade dos espermatozóides e na (in)fertilidade. Temos vindo a desenvolver um trabalho de caracterização da regulação bioquímica das suas funções, nomeadamente ao nível das bases moleculares da mobilidade do esperma em relação a complexos de sinalização de PP1 e ao seu papel na (in)fertilidade. Entretanto, descobrimos que existem outras proteínas, reguladoras da PP1, que, provavelmente, serão o alvo terapêutico mais adequado para abordar estes problemas. Algumas destas proteínas, previamente desconhecidas, foram descobertas e caracterizadas na UA».
Concretamente, é seu objectivo identificar e caracterizar as moléculas que estão envolvidas no controlo da mobilidade da cauda do espermatozóide, como funcionam e quais são os sinais celulares que controlam o desenvolvimento deste movimento, como refere o investigador. «Em experiências que já realizámos, verificamos que substâncias inibidoras de PP1, aumentam dramaticamente a mobilidade dos espermatozóides. Por isso, acreditamos que o que acontece ao longo do seu trajecto desde o canal reprodutor masculino para o feminino está relacionado com a actividade da PP1. Pensamos que ao compreender como é que a PP1 afecta a mobilidade, onde e sobre que proteínas é que actua na cauda do espermatozóide, isso pode ser útil do ponto de vista clínico e terapêutico».
Para além de importantes alternativas para o desenvolvimento de novas terapias da infertilidade humana, os resultados obtidos deverão contribuir, ainda, para o desenho de estratégias racionais de desenvolvimento de um método contraceptivo oral para Homens. Uma tarefa que não dispensará uma estreita colaboração com a indústria farmacêutica, na opinião do responsável. «Existe um grande interesse, tanto do ponto de vista científico como do ponto de vista da indústria farmacêutica, na compreensão destes mecanismos moleculares básicos para que se possam de um maneira racional desenvolver estratégicas terapêuticas para a infertilidade ou para o desenvolvimento de métodos anticonceptivos não hormonais. Seria óptimo se no futuro pudéssemos ter alguma colaboração com a indústria farmacêutica. A infertilidade está a aumentar e as causas continuam um pouco obscuras. Há um decréscimo da qualidade do sémen e o aumento brutal da infertilidade faz com que estas questões relacionadas com actividades de controlo da mobilidade dos espermatozóides sejam importantes nas duas perspectivas».

Instituições parceirasLaboratório de Transdução de Sinais, Centro de Biologia Celular, Univ. de Aveiro, Portugal | Laboratório de Neurociências, Centro de Biologia Celular, Univ. de Aveiro, Portugal | Medical Research Council Protein Phosphorylation Unit (Univ. of Dundee, Escócia) | Department of Biology, Kent State University (Kent, Ohio, EUA) | Department of Biochemistry, University of Leicester (Leicester, Inglaterra) | Center for Cell Signaling, University of Virginia (Charlottesville, EUA) | Division of Biochemistry, University of Leuven (Leuven, Bélgica)

Equipa de InvestigaçãoEdgar Figueiredo da Cruz e Silva | Odete Abreu Beirão da Cruz e Silva | Margarida Fardilha | Ana Paula Vintém | Wenjuan Wu | Maria João Cardoso | Sara Esteves | Cândida Zita Cotrim | Patrícia Cohen | Srinivasan Vijayaraghavan | Andrew Fry | David Brautigan | Mathieu Bollen
(Fonte: www.ua.pt)
A Aldeia Perdida



As antigas instalações da Argibetão, na EN 327, em Ovar, estão na mira das cadeias de hipermercados que não tardarão a lançar-lhes o ataque final. Entretanto, vão estando desocupadas e mesmo a pedir que as transformem na ansiada Aldeia do Carnaval.

sábado, março 17, 2007

Sal de Ovar

«(...) Ovar, berço das varinas, das comunidades emigrantes como as do Peso da Régua, origem dos tipos minhotos que inspiraram Júlio Dinis nas "Pupilas do Senhor Reitor", e prenúncio do casario granítico e azulejar do Porto, daquela casa individual que Sampaio Bruno destacou em contraste com o prédio colectivo implantado por Pombal na baixa lisboeta.
Ali conhecemos uma revista magnífica, "Dunas", publicação anual sobre cultura e património da região de Ovar. Das 152 páginas destacamos rapidamente "Conservação e Restauro dos Azulejos Oitocentistas de Fachada da Cidade de Ovar" e o louvor a uma mulher de vida longa e rica, Cecília Sacramento.
Outra novidade foi a reedição de postáis da Praia do Furadouro, cujo autor - figura digna dos "Grandes Portugueses" - é assim apresentado:
"A primeira colecção de postáis ilustrados da praia do Furadouro foi comercializada em Abril de 1909, por José Luís da Silva Cerveira. Trata-se de uma colecção de 10 postáis, impressos na Alemanha, que na época rivalizou com as melhores colecções portuguesas e estrangeiras. José Luís da S. Cerveira nasceu no concelho da Mealhada em 12 de Abril de 1866, e muito novo ainda começou a trabalhar na cidade de Coimbra, como caixeiro da Livraria Melchiades, transitando depois para Ovar, local onde começou uma nova vida profissional ao serviço da família Barbosa de Quadros. Sendo um jovem inteligente e dinâmico, José Luís conseguiu angariar os créditos necessários para, a partir do nada, se tornar um dos mais progressivos comerciantes da então vila de Ovar e da praia do Furadouro, chegando a ser, no fim a sua curta existência (Silva Cerveira faleceu em 1909, aos 43 anos), proprietário de vários estabelecimentos comerciais (mercearias e cafés) e do melhor hotel da praia do Furadouro. Paralelamente à sua intensa vida comercial, Silva Cerveira deixou o seu nome ligado a múltiplas actividades de carácter social. Promoveu bailes de Carnaval, foi o primeiro livreiro de Ovar, foi um dos fundadores (e dirigentes) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar, criou um efémero 'Gabinete de Leitura', lançou a primeira colecção de postáis ilustrados de Ovar, foi um entusiasta do excursionismo, um dos fundadores do núcleo local do Partido Republicano (1908) e um dos dirigentes da Associação de Socorros Mútuos. Para promover a praia do Furadouro, José Luís criou o hábito de abrir cada época balnear com um almoço, oferecido a todos os agentes locais da imprensa e criou uma comissão para a organização de espectáculos regulares de música, durante o período estival.»

Jorge Guerra in «vilibordo.blogspot.com»

sexta-feira, março 16, 2007

«Ici le carnaval c'est du serieux!»
Agora em fracês



Já por aqui passaram relatos em inglês, italiano, espanhol e turco. E quando se pensava que estava tudo dito, sobra sempre qualquer coisa para ver. Aqui é em francês.
Programa (irrecusável) para hoje



Uma abelhinha (sem ser dos Xaxas) disse-me que ia uma excursão aqui de Ovar...


...e já agora espero que dê esta. Videoclip como este dos Duran Duran ainda está por fazer!
A Arte da Memória



Daqui.

quinta-feira, março 15, 2007

Uma cidade distante?



Daqui.
Nunca me enganaram!


Museu do Azulejo vai criar rede
de estudos de azulejaria e cerâmica


O Museu Nacional do Azulejo vai criar uma rede de estudos de azulejaria e cerâmica, indo ao encontro de um desejo do seu fundador, João Miguel dos Santos Simões, cujo centenário de nascimento será assinalado em Julho.
O director do Museu Nacional do Azulejo (MNA), Paulo Henriques, disse à Lusa que "a ideia de Santos Simões era um centro de estudos, que no quadro legal implica a existência de três catedráticos e é uma estrutura mais pesada".
"Optámos por uma estrutura mais flexível e também mais operacional, potencializada a partir do Museu, incluindo outras parcerias, nomeadamente museus congéneres ou universidades", disse.
Esta rede, com projecto já entregue no Instituto Português de Museus, visa aprofundar os estudos na área da história de arte, da componente técnica, da museologia, conservação e restauro, e da formação de colecções, explicou o responsável à Lusa.
O director do MNA gostaria de ver juntar-se a esta rede "museus com uma forte componente de azulejaria e cerâmica, universidades e institutos de arte".
A rede terá uma vocação internacional e será "um núcleo agregador de várias instituições interessadas num melhor conhecimento e divulgação das artes da azulejaria e da cerâmica".
Relativamente ao centenário do nascimento de João Miguel dos Santos Simões, o actual director informou que será organizada uma exposição e se fará a entrega solene de todo o seu espólio e biblioteca, pela família, ao Museu.
"Santos Simões é uma figura central na história do estudo do azulejo, investigador de craveira internacional, e a entrega do seu espólio ao Museu é um acto significativo", realçou Paulo Henriques.
O espólio do que foi primeiro director do Museu Nacional do Azulejo será disponibilizado para consulta e "permitirá pistas de investigação".
Sexta-feira, o MNA inaugura uma exposição de Manuel Cargaleiro que festeja 80 anos, e também uma de Françoise Schein, autora do revestimento de azulejos da estação de metropolitano do Parque, em Lisboa.
De Cargaleiro serão apresentados sete painéis de cerâmica vidrada, que são propostas para arquitectura, executados o ano passado em Vietri Sul Mare (Sul de Itália), onde o artista tem um museu e trabalha.
A exposição de Schein intitula-se "De Lisboa para o mundo", e é constituída pelos 44 projectos/maquetas da artista para a realização do revestimento da estação do Parque.
Estará patente também um painel de azulejos e será exibido um vídeo sobre os trabalhos realizados naquela estação.
Em 1960, João Miguel dos Santos Simões foi encarregue de organizar uma exposição permanente, dedicada exclusivamente ao azulejo, no Convento da Madre de Deus.
Em 1970, abriu ao público uma exposição permanente de azulejos, como secção do Museu Nacional de Arte Antiga, instalado nas dependências confinantes com o Claustro de D. João III, constituindo a génese do actual Museu Nacional do Azulejo, que abriu portas enquanto tal em 1980.

quarta-feira, março 14, 2007

Garagem «pedala» no ciberespaço
«Paciência» organiza prova
de Orientação BTT



A Garagem «Paciência» já tem o seu espaço na Blogosfera, onde anuncia a realização, no próximo dia 31 de Março, da 2.ª Prova de Orientação BTT com «roadbook».
A prova terá início pelas 14 horas, na Garagem Paciência em Ovar.
No que respeita às inscrições, estas deverão ser feitas mediante uma ficha de inscrição disponível na própria Garagem Paciência.

O preço da inscrição é de 5 euros e esta inclui:
- Seguro
- Banho quente
- Troféu até ao 3º lugar
- Prémio de participação
- Prémios a sortear

Contactos:
* Garagem Paciência
Rua Alexandre Herculano, n.º 24 - 26
3880-146 Ovar

* 965 282 636
* g.paciencia@portugalmail.pt
* gpaciencia@gmail.com
A crise do volei do Esmoriz
Como explicar a «desorçamentação»?

A propósito do Esmoriz-Vitória deste Sábado e da minha conversa com um seguidor do voleibol da barrinha, veio-me à cabeça o problema do desinvestimento ou desorçamentação. Tudo porque achei estranha a reduzida moldura humana por parte dos homens da casa, num importante jogo do playoff. Talvez tenham estado tantos vitorianos como adeptos do Esmoriz. Ora, isto não deixa de ser estranho, habituado que estava a ver um pavilhão composto, nas transmissões televisivas e principalmente no ano em que a equipa da casa lutou bravamente pelo título em duas temporadas consecutivas, morrendo na praia…
Questionei por isso o meu amigo sobre a razão do “divórcio” do seu público para com a equipa do Esmoriz e a sua resposta foi lapidar, “quando se chega ao topo, torna-se difícil explicar a razão de se ter de deixar de lá estar”. Ou seja, o público habituou-se mal e este ano que foi premente, por razões financeiras, desinvestir drasticamente, simplesmente desanimou… O público quer resultados a curto prazo e qualquer indicação de um projecto de médio-longo resulta no seu “desaparecimento”.
Pode parecer que este caso nada tem a ver com o Vitória, mas efectivamente parece-me que terá. Nomeadamente, no que toca às modalidades ditas amadoras, voleibol e basquetebol. No primeiro caso, as manifestações de apoio do público vitoriano têm sido notáveis e já poucas palavras conseguem descrever. Mas a questão que coloco é, até quando? Sei bem que, nós vitorianos, estamos sempre ao lado do nosso clube quaisquer que sejam as suas prestações, mas parece-me que tal acontece com maior incidência no futebol. Já no resto, terei menos certezas.(«Vimaranês»)

terça-feira, março 13, 2007

Uma lamento na Quaresma

No blog deste senhor chamada Steve Tunnicliff , encontrámos este lamento que tem ainda mais actualidade pela época do ano que estamos a atravessar. Eis a mensagem que ele deixou: Last week we were visiting Gayle's parents - in between doing jobs around their house we went out to their local towns - Churches seem to be the main attraction for visitors.
In Ovar their nearest town there is Chapels du passo - which are chapels built to represent the stations of the cross - unfortunately not a single one was open though it is their main tourist attraction!
When we did eventually find a church open to have a look inside - we very quickly discovered that the reason for it being open was that there were 2 dead bodies inside (in their open caskets) for people to come and pay their respects - they didn't appreciate 2 English tourists bundling in with camera and flash photography!
Here are some photos of their beautifully tiled churches and the manny crosses we discovered on our travels. The last 2 pictures are of grafitti we saw outside the church!

segunda-feira, março 12, 2007

«I dig» - Incubus



Aqui está o vídeo (para quem ainda não viu) do esmorizense Carlos Oliveira e que lhe valeu uma série de honrarias. Ler mais aqui. (Vénia do blog de Álvaro Santos)

Já espancou um professor?

«Pode imaginar-se o que isso quer dizer através do exemplo de autoridade já dado pelo CE da Escola EB 2+3 de Maceda (Ovar), que, no caso de uma professora pontapeada, mordida e ferida no couro cabeludo pela mãe de um aluno decidiu pôr um processo disciplinar à professora».(«Grita Liberdade»)
O «JN» de hoje também aborda esta questão, uma espécie de sinal dos tempos, referindo que a linha "SOS Professor" recebe 129 queixas em apenas seis meses. Aqui.

domingo, março 11, 2007

Fim de Festa



O amanhecer. O final da festa. Ou não.



Tomé Duarte captou imagens fantásticas da madrugada de terça-feira Gorda. A de cima e esta na qual chama a atenção para o facto de mostrar não água da chuva, mas sim condensação da humidade do suor e da respiração dos corpos que se abanaram toda a noite numa das tendas instaladas na cidade...

sábado, março 10, 2007

Ele vai inaugurar
o SPORTSFORUM



2007 Abril 21
Ovar - Pavilhão de Ovar
22h00
Entrada Livre
Forza Itália!
«Festa in stazione»





Como é habitual, a CP disponibilizou comboios especiais para transportar os foliões, hora a hora, durante a Noite Mágica. O resultado foi este: A estação da Ovar - normalmente triste, insegura e degradada -, transformou-se num ponto de partidas e chegadas de gente alegre, jovem, fantasiada e de várias nacionalidades. Estas fotos estão no site italiano «Carnevale ad Ovar».

sexta-feira, março 09, 2007

Faz hoje anos...



Faz hoje vinte anos que foi lançado o álbum «The Joshua Tree», dos irlandeses U2. Foi muito mais do que um disco. Não só lançou definitivamente Bono e companhia para o estrelato, como se tornou na banda sonora de uma geração. E o melhor de tudo, é que ainda hopje se ouve com a mesma frescura de há vinte anos. Já agora: Onde é que você estava quando este disco saíu? Tanto tempo depois, encontrou o que procurava?

É!



É possível condensar o corso do Carnaval de Ovar 2007 em apenas 3 minutos e 18 segundos?

quinta-feira, março 08, 2007

O dedo na ferida

Basquetebol: Taça de Portugal

Estão encontrados os oito finalistas da Taça de Portugal.
Queluz, Benfica, CAB Madeira, FC Porto e Ginásio são os parceiros dos já apurados Belenenses, Lusitânia e Barreirense.
A maior surpresa veio da Figueira com o Ginásio a bater a favorita Ovarense, que assim falha mais um objectivo, depois de já ter falhado a Taça da Liga.
Nas restantes partidas, com maior ou menor dificuldade as equipas da Liga cumpriram a sua obrigação e venceram as equipas da Proliga, não defraudando assim as expectativas da Federação para esta prova !!!!!!!!!!!!!
Nota final para o jogo Illiabum - Queluz, em que o clube de Ílhavo prometeu e cumpriu , fazendo alinhar a sua equipa B, numa noite de festa, em que os jovens jogadores do Illiabum se divertiram, fizeram história e o público se mostrou solidário com a decisão do clube, comparecendo em numero apreciável no pavilhão e aplaudindo os jovens atletas da casa.
No final deste jogo as opiniões eram unânimes, com Carlos Seixas e André Martins a concordarem que é urgente alterar o modelo competitivo desta prova e a mostrarem compreensão pelo protesto do clube de Ílhavo.
Agora é só esperar por novos desenvolvimentos.
E EM OVAR SERÁ QUE CONCORDAM COM ESTE MODELO COMPETITIVO???????


RESULTADOS:

Illiabum 58 - 109 Queluz
Galitos FC 60 - 90 FC Porto
Guimarães 75 - 81 CAB Madeira
Ginásio 73 -7 0 Ovarense
Basquetebol pensado»)

quarta-feira, março 07, 2007

«Joanas» no seu melhor



Este ano, parece não ter havido contestação relativamente à vitória das «Joanas do Arco da Velha», na categoria de «passerelle». Pudera, o trabalho por elas apresentado, apesar do conturbado processo por que passaram no último ano, foi de grande qualidade. Havia ali uma crítica subliminar, como muitos repararam, mas a marchar, chegaram a bom porto!
Juventude Olé!



A Escola de Samba Juventude Vareira surgiu este ano com uma ideia muito interessante. Quedou-se pelo quarto e último lugar, mas a originalidade e o arrojo da escola merecem aplausos. Quem sabe se este não é o caminho? (foto daqui)

terça-feira, março 06, 2007

Capturada pela Gestapo «catita»



A Gestapo, nos seus dias, nada teve de catita. Esta só o foi porque era o tema da indumentária de alguns (ex-)«Catitas» de Ovar, nas noites do Carnaval.
O apanhado é da Tânia, entre uma visita à capital da Vitamina da Alegria e uma viagem a terras de Sua Majestade.
A preto e branco



Simplesmente. («Arouca do meu encanto»)

segunda-feira, março 05, 2007

Esse acordo sai ou não sai?

Segundo o «Saúde, SA», há condições para assinatura de protocolos, a curto prazo, com as Câmaras de Chaves, Fundão (Manuel Frexes), Peniche (António José Correia) e Anadia (Litério Augusto Marques).
O diálogo parece difícil com o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Castro Almeida, que não está disposto «a permitir que a sua população passe a ter de esperar mais de 3,30 horas para ser atendida na urgência para onde foi referenciada pelos peritos, Santa Maria da Feira, quando hoje é atendida em 35 minutos ao pé da porta. »
Por sua vez, o autarca de Estarreja, José Eduardo de Matos, acusa o relatório da comissão de peritos de estar errado por não ver que, para lá do risco industrial da zona, há o risco rodoviário e a distância até Aveiro.
O presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira, defende que o actual SAP/SU do hospital de Ovar reúne todos os requisitos de instalações e equipamentos e é dotado de médicos com formação em suporte avançado de vida habilitados para responder a situações de emergência.
A isto acrescentamos nós: E se for verdade que o ministro não assina acordos com autarcas que se solidarizaram com as populações em acções de rua, Manuel de Oliveira terá um «bico-de-obra» para resolver. Ele já recusou duas propostas de protocolo e garante que só assina quando estiverem acautelados os interesses dos que o elegeram. E faz muito bem!!!

Francelina

Uma varina



«Eu e a Raquel Castro andavamos a fazer o projecto promemoria, episódio 2, «A arte da memória». A Francelina foi nos apresentada como uma velha varina, mal a vimos ficámos logo contentes por a conhecer. Conheciamos a filha e elas não se davam lá muito bem, mas o que aconteceu foi mesmo bom. Apresentámos o filme no Ovar video, no fim a filha veio a chorar agradecer nos. O filme fez com que entendesse melhor a mãe. Dizia ela que durante a vida tinha sempre sentido que a mãe não lhe ligava e que o filme a tinha ajudado a perceber que não era assim. Senti-me um pouco video psicanalista. Mas era importante. O filme servia para alguma coisa.
Ovar. Ovar video 2004»
Modular vídeo»)

sábado, março 03, 2007

Arroz de pato e batatas fritas



O Carlos Sokota aproveitou para reunir os amigos no Carnaval de Ovar.
«Depois de muita sangria, arroz de pato e batatas fritas seguiu-se o bailinho tipico de Carnaval. Como seria de esperar tinhamos de estar mascarados de forma pindérica e a fazer a figura mais triste possivel». Triste porquê? If everybody else is doing it, why can't we? Já diziam os Cranberries...

sexta-feira, março 02, 2007

Olha ela!
«Karnaval Ovar...»

Esta querida, de nacionalidade polaca, húngara, checa, búlgara, tchetchena, russa ou bielorrussa, assim qualquer coisa, ficou mesmo fã. Ora vejam o que ela diz: «Aveiro ile Porto arasında Ovar diye ufak bir şehir var. Hani ben gene şehir demem ama eminim Portekililere göre..
Neyse Karnaval zamanı canım biraz sıkkındı. Ama herkes Ovar Ovar diye tutturmuştu.. Hane Portekiz'deki en güzel karnaval yerlerinden birinin Ovar'da olduğunu söylüyorlardı.. Hava çok tuhaf ve inanılmaz yağışlı kimsenin Ovar'a filan gitceğini düşünmezken herkesin Ovar'a gittiğini duyduk.. Neyse hade biz de gidelim dedik ve apar topar gittikkk hehe»
Parece que gostou... (Daqui)
Campeonato Regional de Fundo

quinta-feira, março 01, 2007

Adquire aqui o teu poster
do Carnaval´2007




Posters com tamanho 30x25, personalizados e a preços de estarrecer! Clicar aqui para ver mais.
Original? Talvez...



A ilustre gestora do blog «Carpe Diem» também andou na folia vareira e achou esta fantasia a mais original da noite.