sexta-feira, setembro 30, 2005

Autarquia lança programa de inovação
na véspera de eleições


A proximidade de eleições não impediu a Câmara de Ovar de lançar um Programa de Inovação e Desenvolvimento para o concelho. A Universidade de Aveiro foi convidada a participar na elaboração dos estudos. O protocolo de colaboração será assinado dia 3 de Outubro.
“À semelhança de outros contextos territoriais, o concelho de Ovar necessita de dinamizar processos de adaptação do seu tecido produtivo aos crescentes desafios competitivos que se associam, por um lado, à globalização das actividades económicas, e, por outro lado, a uma economia estimulada pelo conhecimento”, refere uma nota camarária dando conta dos propósitos do programa.
O município presidido pelo socialista Manuel Oliveira agendou, entretanto, para 4 de Outubro o lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do jardim-de-infância da Ponte Nova e beneficiação na escola de S. João de Ovar.
Corridas em Patins
Treinador do CCR de Válega
nomeado para Treinador do Ano


O treinador de patinagem do Centro Cultural e Recreativo de Válega, Pedro Nunes, está nomeado para TREINADOR DO ANO pela Confederação do Desporto de Portugal. O inesperado facto deixou o jovem treinador «babado e surpreso», como era de prever.
Agora, ele precisa do nosso apoio para poder ir mais além, ou seja é importante que todos visitemos o site e votemos nele nesta primeira fase de acesso à Gala Anual do Desporto. Para isso, é necessário entrar aqui, mas atenção que precisamos de votar nas outras categorias antes de chegar ao Treinador do Ano na modalidade de Corridas em Patins.

Entrevistas rápidas (III)


Fernando Camelo de Almeida, candidato do CDS/PP à Câmara Municipal de Ovar
«Temos provas dadas e merecemos a confiança dos eleitores»

1. Como avalia o trabalho da Câmara nos quatro últimos anos?Foram 4 anos da vida do concelho de Ovar em que se perderam inúmeras oportunidades. O Partido Socialista viveu de uma política espectáculo, preferindo muitas vezes o acessório em detrimento do essencial, adiando medidas estruturais de enorme relevância para o desenvolvimento do concelho. A precária situação social do concelho, as exigências do ordenamento territorial e a urgência de um plano de desenvolvimento sustentado não podem mais ser adiadas. A péssima situação financeira do Município exige um saneamento urgente.

2. Qual a qualidade do trabalho da oposição durante o actual mandato?
O CDS responde por si. O nosso deputado municipal desenvolveu ao longo destes 4 anos um trabalho permanente de oposição construtiva, responsável,sèria e que é a melhor prova de que qualquer executivo camarário só tem a ganhar com a presença séria e rigorosa do CDS. Sempre rejeitarmos o papel de fazer oposição por puro mediatismo, oportunismo ou outro que não fosse a estrita defesa do que entendemos ser a defesa do Concelho de Ovar e dos seus habitantes. Temos provas dadas e merecemos a confiança dos eleitores.

3. Quais as principais propostas que irá defender para o próximo mandato?
Uma aposta forte no turismo, nomeadamente através da projecção nacional e internacional de tradições tão ricas como os reis, o carnaval, as cerimónias quaresmais, a nossa gastronomia, nomeadamente o pão de ló, e o nosso riquissimo património natural e arquitétonico. Poderemos atrair turismo cultural, turismo religioso e turismo de lazer, são mercados estratégicos que exigem abordagens adequadas.
O reforço da rede social do Concelho adaptando-a a uma resposta efectiva aos gravissimos problemas existentes. Reconversão e valorização de alguns bairros problemáticos do Concelho, hoje transformados em guetos socialmente explosivos.
A constituição de um Conselho Económico Social alargado, onde estejam presentes empresários de referência do Concelho, representantes dos trabalhadores, bombeiros, forças de segurança, paróquia, associações de valor social que reunirá semestralmente para um acompanhamento efectivo do concelho.

4. De que forma se irá processar a relação da Câmara com as juntas de freguesia?
De forma isenta, não preterindo, nem preveligiando ninguém em função da cor
Partidária, tentando estimular o desenvolvimento das freguesias menos desenvolvidas e apoiando as que já se encontram num patamar satisfatório de evolução.
As juntas de freguesia têm um caracter de proximidade impotantíssimo,o diálogo permanente entre Câmara e Juntas é fundamental para uma boa gestão autarquica.

5. A actual situação de crise económica vivida no país poderá prejudicar o
trabalho nas autarquias?

O Partido Socialista no governo do país já nos demonstrou que só não vai buscar
buscar dinheiro às nomeações políticas escandalosas dos seus amigos e apaniguados, é previsível que as autarquias paguem parte da incapacidade governativa dos socialistas, caber-nos-á, quando se justificar, a reivindicação e o inconformismo, restar-nos-á a capacidade de gerir com eficiência orçamentos, que sabemos à partida serem de grande aperto financeiro.


Câmara Municipal:
Fernando Camelo de Almeida
Pedro Rola
Carlos Vieira
Aurélio Gomes
Isabel Marrafa
José Ricardo
Nélson Peralta

Assembleia Municipal: Vitor Correia de Almeida

Assembleias de Freguesia
Esmoriz: Vitor Lima
Ovar: Acácio Maia
S. João: Pedro Rodrigues
Válega: Arlete Valente

quinta-feira, setembro 29, 2005

Pelos Caminhos de Portugal

Imaginem agora que não eram daqui e que, ao passar por Ovar, davam de caras com estes cartazes. O que é que achavam? Essas impressões e muitas mais estão no «Dolo eventual».


«Boys-Band»?

Foi você que pediu uma «boys band»? Álvaro Santos por si só pouco ou nada vale e vai daí... Como se chamará a banda? 747 (seven jobs for seven boys) é uma sugestão que aqui deixo. De nada, voltem sempre. Entretanto, o slogan é «A equipa para mudar a sério». O quê? Quem? Para onde? Oh, diabo! Enganei-me! Afinal é uma empresa de mudanças! Bom, pelos menos aparentam ter bom cabedal para trabalhar. Em 2001 o PPD/PSD obteve o score de 8.607 votos (35%). Já em 1997 havia obtido 9.195 votos (37.4%). A tendência é para descer. Vão os rapazes nos decepcionar?



«Virado para onde?»

Apresento-vos Manuel Oliveira, candidato do PS à CMOvar, licenciado em Filosofia (tal como Francisco Assis, Élio Maia e Manuel M.ª Carrilho; eles andam aí...). Tem como missão defender as cores do PS que, desde da derrota de Guedes da Costa, têm sido as cores dominantes na capital do pão-de-ló. Contra ele foram levantadas, por parte do PPD/PSD, «fortes suspeitas de ligações perigosas e ilegais a um conhecido grupo investidor privado». Para quem não sabe estamos a falar do Grupo Amorim, que vai avançar com mais um shopping (um dia, Portugal inteiro será, um enorme shopping, com ar condicionado e parque subterrâneo; vamos ser todos sonaeados e amorimnados...). Francamente, não me custa nada acreditar que existam parcelas-fantasma na factura, dado que este tipo de negócio esconde quase sempre um micro-ecossistema de finança-sombra que inclui oportunistas vários, empresas, partidos e autarquias. Todos sabem, todos calam. No entanto, a rapaziada laranja tem de fazer melhor do que isto. Sabem quais são as provas apresentadas? O PS e o Grupo Amorim/ACCOR partilham os mesmos outdoors... Tenebroso! Cartaz eficaz, sem exageros, embora algo anémico. Não ficam com a impressão de que o candidato está virado para o lado errado? Parece que está a querer sair fora do cartaz! O slogan «fazer melhor, a nossa terra merece» também não é de todo desagradável. Mas... não merecerão todas? Em 2001 10.997 eleitores (44.7%) votaram no PS.
Campanha anti-corrupção


Dados da UE dizem que Portugal é o terceiro país mais corrupto da Europa e que só a Itália e a Grécia conseguem ultrapassar-nos. O «Camarada Patrão» inicia uma campanha anti-corrupção, que julgamos que passa pela denúncia de situações que se enquadrem na figura que todos querem combater. Vamos a isso!
CDU denuncia «gritante» falta
de equipamentos em Ovar


«É gritante: no desporto, na cultura e no lazer», dizem os comunistas, que nos convidam a ver como a Câmara gere o dinheiro que vai para a cultura e desporto:
- 81,83% vai para despesas correntes, a mais alta taxa do distrito: é caso para perguntar para quê?
-Em despesas de capital que corresponde a investimento em equipamentos, compare-se com outras concelhos vizinhos:
*Anadia gastou 9 vezes mais do que Ovar
*Ílhavo gastou 7 vezes mais do que Ovar
*Mealhada gastou 4 vezes mais do que Ovar
*Albergaria gastou 5 vezes mais do que Ovar
*Sever do Vouga gastou 3,5 vezes mais do que Ovar
 

Preservativos Clinton
e Lewinsky


Uma trabalhadora avalia a qualidade dos preservativos numa fábrica chinesa da província de Guangdong. A empresa está a fabricar preservativos com os nomes Clinton e Lewinsky, para dois tipos de clientes: o produto Clinton destina-se aos consumidores com maior poder de compra, ao passo que os preservativos Lewinsky (a estagiária que ficou famosa por ter tido um "affair" com o ex-Presidente americano) destinam-se ao grande público.(«Público»)

«Ganda melão!»


Instantâneo captado ontem à noite do transporte dos adeptos do estádio do Dragão, no Porto. (Desculpem lá os portistas, mas esta tá muito engraçada. Enviada por JM)

Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara Municipal de Ovar
«Somos a força que mais e melhor trabalhou»

1. Como avalia o trabalho da Câmara nos quatro últimos anos?Marasmo total. Ovar parou. Passados 4 anos os grandes entraves ao desenvolvimento do concelho de Ovar continuam na mesma: habitação, saneamento, básico, equipamentos desportivos e culturais.

2. Qual a qualidade do trabalho da oposição durante o actual mandato?
Por parte do PSD verificamos uma enorme passividade para não dizer cumplicidade.
Como é costume, só em vésperas de eleições é que aquele partido parece acordar. Quanto à CDU, remeto a pergunto aos jornalistas que trabalham no concelho e que são unânimes em reconhecer que a CDU é de longe a força que mais e melhor trabalhou ao longo de todo o mandato.

3. Quais as principais propostas que irá defender para o próximo mandato?
Uma fortíssima aposta no capítulo da habitação, construindo habitação Social para os mais necessitados e criando incentivos à recuperação de casas degradadas revitalizando por exemplo o centro histórico da cidade de Ovar em avançado estado de desertificação. Paralelamente defenderemos a conclusão da rede de saneamento básico que apenas cobre metade do concelho. Em termos de infra-estruturas defendemos como prioritárias o parque desportivo municipal com pista de atletismo assim como a aldeia do carnaval.

4. De que forma se irá processar a relação da Câmara com as juntas
de freguesia?

O projecto CDU que é uma realidade em muitos concelhos do país comporta uma forte descentralização do orçamento camarário em benefício das freguesias. Ovar faz parte dos concelhos que menos transferências realiza para as freguesias, muito embora este facto tenha uma explicação: esta câmara não respeita os seus compromissos pelo que as freguesias fogem dos protocolos de delagação de competências como diabo da cruz.

5. A actual situação de crise económica vivida no país poderá prejudicar o
trabalho nas autarquias?

É obvio que prejudica. Com recessão há menos actividade económica e menos receitas fiscais para distribuir. É um facto. Contudo existem milhares de pequenas medidas, muitas das quais já foram propostas por nós, que poderiam perfeitamente serem aplicadas sem nenhuns custos para a autarquia. A crise justifica muita coisa mas não tudo.

Câmara Municipal de Ovar
1. Miguel Viegas
2. Manuel Gomes de Oliveira
3. Cristina Alçada
4. Fernando Fardilha
5. Sara Moreira
6. Ana Maria
7. Armando Alçada


Assembleia Municipal: José Costa

Assembleias de Freguesia
Arada: Ana Silva
Cortegaça: Adão Pinto
Esmoriz: Albino Silva
Maceda: José Costa
Ovar: Manuel Duarte
S. João: Américo Rodrigues
S. Vicente: Fernanda Oliveira
Válega: Manuel Costa

quarta-feira, setembro 28, 2005


IV Torneio dos Campeões começa depois de amanhã. Consulte aqui o calendário de jogos.
Arada
Social-democrata José Pereira candidata-se
para colocar Arada na rota do futuro


“Não podemos aceitar que uma Câmara não tenha, em doze anos, iniciado o processo de construção de saneamento nesta freguesia e, pior do que isso, continue a colocar asfalto em véspera de eleições sem que primeiro sejam criadas as infra-estruturas básicas”. É com este exemplo de inconformismo que o cabeça de lista do PSD de Arada justifica a decisão de disputar as eleições autárquicas naquela freguesia.
José Pereira reuniu uma equipa de candidatos, maioritariamente independentes, que desejam uma mudança na condução dos destinos da freguesia. “Neste momento”, refere José Pereira, “não temos projectos de futuro nem ideias ambiciosas para a nossa terra”. Os candidatos do PSD de Arada defendem que, nos últimos quatro anos, não foi criado nenhum grande projecto nem existiu qualquer investimento nas infra-estruturas básicas. Para José Pereira, “o actual executivo limitou-se a terminar as obras deixadas pelos outros e a executar as políticas do dia-a-dia: tapa-se o buraco à frente da casa de quem pede e pouco mais. Arada não tem, neste momento, uma estratégia de futuro”.
Por seu lado, a candidatura do PSD à freguesia de Arada assume quatro prioridades essenciais: à cabeça das preocupações da freguesia surge o Saneamento Básico, logo seguido da criação de um espaço desportivo multiusos coberto, cuja necessidade tem sido defendida tanto pelas associações, como pelos jovens da freguesia. “Não queremos que os nossos jovens tenham de se deslocar às freguesias e concelhos vizinhos para praticar desporto”, salienta o candidato, adiantando que já sensibilizou o candidato do PSD à Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, para esta carência dos atletas e jovens aradenses.
A criação de um Centro de Dia e ATL assume também grande relevância no programa eleitoral do PSD em Arada, bem como a requalificação ambiental e paisagística das zonas ribeirinhas, designadamente da Fonte do Estanislau, um ex-libris daquela localidade e espaço de lazer de enorme potencial que hoje se encontra desaproveitado.
O programa eleitoral do PSD de Arada contempla as áreas da Acção Social, Educação, Ambiente, Saneamento Básico, Vias de Comunicação, Habitação, Cultura e Desporto. Para além das quatro prioridades, a equipa do PSD de Arada promete dedicar uma atenção especial à conservação e melhoria da rede viária e das escolas, ao apoio das colectividades e instituições locais, à valorização ambiental da freguesia e à criação de condições para a fixação de jovens na freguesia.
Proposta dançante

As entrevistas (I)

A pedido de várias «famílias«, cá vai a primeira das seis entrevistas, gentilmente cedidas pelo «Diário de Aveiro» que as publicou na sua edição impressa de ontem, dia 27 de Setembro.

Fátima Ramalho, candidata dos Independentes Pelo Concelho, à CMO:
«Queremos ser a voz das freguesias na Câmara»

Como avalia o trabalho da Câmara nos quatro últimos anos?
A nossa avaliação coincide com a avaliação de grande parte da população. Se não vejamos o slogan de campanha do PS, o qual refere “fazer mais e melhor”. Sendo assim e se dois dos candidatos da lista do PS fazem parte do executivo actual, são eles próprios que afirmam “fazer mais” porque consideram que fizeram pouco e “melhor” porque fizeram pior.
Em nosso entender, a gestão financeira da Câmara Municipal de Ovar tem primado pela falta de rigor e desequilíbrio orçamental, uma vez que as despesas correntes são, de longe, superiores às despesas de capital, verificando-se por isso, taxas de execução orçamental demasiado baixas. Paralelamente, verifica-se que o endividamento tem vindo a crescer de forma abrupta, com maior incidência a partir do ano de 2001. Com este tipo de gestão não será possível, de forma alguma, satisfazer as necessidades e interesses da população.

Qual a qualidade do trabalho da oposição durante o actual mandato?
Na nossa opinião o trabalho da oposição durante o actual mandato teve pouca ou quase nenhuma visibilidade. Não foram apresentadas propostas concretas e objectivas em qualquer das áreas de intervenção da gestão autárquica, capazes de promover e potenciar o desenvolvimento do concelho.
Para provar o que afirmamos basta consultar as actas do executivo e da Assembleia Municipal, as quais demonstram uma quase total concordância com a maioria.

Quais as principais propostas que irá defender para o próximo mandato?As principais propostas a defender irão incidir nos seguintes eixos de intervenção: Na gestão municipal, a diminuição das despesas correntes, de forma a permitir maiores investimentos; descentralização e modernização de serviços, garantindo uma maior eficácia e rapidez; delegação de competências nas Juntas de Freguesia. No planeamento, defendemos uma maior divulgação pública da revisão do PDM, no sentido de conduzir a uma maior participação dos cidadãos e das Juntas de Freguesia; conclusão e efectivação dos planos de pormenor em curso. No Ambiente/Salubridade/Urbanismo, destaco a despoluição e valorização da Ria de Aveiro e Barrinha de Esmoriz; Defesa da Costa – implementação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (P.O.O.C.) – Ovar – Marinha Grande; Criação de mais espaços verdes e de lazer; Conclusão de redes de saneamento nas diversas freguesias; Redução das taxas de ligação de água e saneamento, assim como das tarifas de disponibilidade de saneamento e resíduos sólidos; Renegociação do contrato com a Simria; Construção de Habitação Social nas zonas mais carenciadas do Concelho; Melhoria das acessibilidades.
No que toca ao desenvolvimento económico, apontamos a criação de novas zonas industriais e beneficiação das existentes; Incremento de parcerias público-privadas em investimentos de interesse comum; Criação de incentivos à fixação de pequenas e médias empresas; Desenvolvimento de parcerias com instituições que apoiam a iniciativa empresarial, gerando um aumento da visibilidade do Concelho de Ovar como zona privilegiada para execução de investimentos; Desenvolvimento de parceria com a Universidade de Aveiro para a criação de um centro de incubação para empresas de base tecnológica no Concelho; Desenvolvimento de um plano estratégico que permita ao Concelho de Ovar tirar vantagens com o futuro crescimento do parque tecnológico e empresarial de S.M. da Feira.
Para além destes quatro eixos de intervenção que consideramos prioritários, fazem parte do nosso programa a Educação e Acção Social, a Cultura, o Desporto e Saúde.

De que forma se irá processar a relação da Câmara com as juntas de freguesia?No total respeito pela competência de cada órgão e numa perspectiva de que não possuímos o monopólio da verdade. Sempre fomos apologistas de que nada se constrói sozinho. Daí que a nossa candidatura seja o garante da voz das freguesias na Câmara, através do estabelecimento de plataformas de entendimento.

A actual situação de crise económica vivida no país poderá prejudicar o trabalho nas autarquias?Obviamente que sim. Não há país nenhum com uma conjuntura desfavorável a nível nacional, que possa ser favorável a nível autárquico. No entanto, o nosso optimismo leva-nos a acreditar que é possível ultrapassar as dificuldades, através da adopção de diferentes atitudes e filosofias de vida política que tenham como finalidade a efectivação de acções mais céleres, concretas e objectivas.


Candidatos à Câmara Municipal de Ovar:
1. Fátima Ramalho
2. Licínia Santos
3. Pedro Maia
4. Hélio Silva
5. António Silva
6. Florbela Oliveira
7. Carlos Rocha

Assembleia de Freguesia
Esmoriz: Alcides Alves
Música
Coldplay e Gorillaz lideram Prémios
Europeus da MTV em Lisboa


O grupo britânico Coldplay e o colectivo internacional Gorillaz lideram, com cinco nomeações cada, a 12ª edição dos Prémios Europeus de Música, que a MTV atribui a 03 de Novembro em Lisboa, anunciou hoje o canal televisivo.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá, pela primeira vez, em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, onde são esperadas milhares de pessoas e vários artistas internacionais.
O quarteto pop rock britânico Coldplay, que actua a 23 de Novembro naquela sala de espectáculos, é um dos favoritos por estar nomeado para cinco categorias, entre as quais "Melhor Artista Rock" e "Melhor Álbum", com o recente trabalho "X&Y".
A banda de Chris Martin é uma das presenças já confirmadas para a noite de entrega dos prémios da MTV, em Lisboa.
Outro dos favoritos da noite é o colectivo internacional Gorillaz, liderado por Damon Albarn, dos Blur, e cujos músicos se dão a conhecer através de quatro figuras animadas criadas por Jamie Hewlett.
Por conta do álbum "Demon Days", os Gorillaz concorrem nas categorias que distinguem o melhor grupo, canção, videoclip, artista pop e artista do Reino Unido e Irlanda.
O rapper norte-americano 50 Cent, os Green Day, Snoop Dogg, James Blunt e os U2 figuram todos com três nomeações cada.
Na categoria de "Melhor Artista Feminina" estão nomeadas Alicia Keys, Gwen Stefani, Mariah Carey, Missy Elliott e Shakira, enquanto entre os homens foram seleccionados 50 Cent, Eminem, Moby, Robbie Wiliams e Snoop Dogg.
Entre as várias categorias que integram os Prémios Europeus de Música contam-se ainda o galardão para "Revelação do Ano", "Melhor Artista Alternativo" e "Melhor Videoclip".
Os vencedores de cada uma das categorias serão escolhidos pelos telespectadores numa votação que decorrerá de hoje a 03 de Novembro nos sites da MTV.
Este ano, a cerimónia será conduzida pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen, conhecido por ter criado a personagem Ali G, mas que em Lisboa se apresentará como Borat Sadgiyev, um jornalista da televisão do Cazaquistão.
A pontuar a entrega dos vários prémios estão previstas actuações de diversos grupos e a presença de artistas internacionais.
No Pavilhão Atlântico estão, para já, confirmadas as actuações dos Coldplay, Foo Fighters, Green Day, Robbie Williams e Black Eyed Peas, todos eles bem conhecidos do público português, alguns dos quais com vários concertos dados em Portugal.
A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Música será transmitida em directo para todos os canais da rede de televisão MTV para uma audiência estimada de mil milhões de pessoas.
Mediante uma parceria entre a MTV Portugal e a RTP, a cerimónia será retransmitida algumas semanas depois no canal público de televisão.
Em Portugal, a entrega dos prémios terá tradução e legendagem instantânea através da MTV Portugal, co-organizadora da 12ª edição.

terça-feira, setembro 27, 2005

Manchester United-Benfica

Quem avisa...

Entrevistas rápidas

O «Diário de Aveiro» publica hoje (não na edição on-line) seis entrevistas rápidas com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Ovar. Aqui ficam os títulos:

Manuel de Oliveira (PS): "Temos de ser criteriosos e rigorosos na gestão"
Álvaro Santos (PSD): "Câmara não promoveu desenvolvimento»
José Lopes (BE): "Queremos pedir auditoria às contas da Câmara Municipal"
Fernando Camelo de Almeida (CDS/PP): "Merecemos a confiança dos eleitores"
Miguel Viegas (CDU): "Fomos a força que mais e melhor trabalhou"
Fátima Ramalho (IPC): "Queremos ser a voz das Freguesias na Câmara"
Atletismo
XVII Meia-Maratona de Ovar
AFIS: Crise chega aos prémios
mas prova mantém qualidade


A atleta internacional Inês Monteiro e o seu técnico Pedro Martins estiveram em Ovar onde, em Conferência de Imprensa revelaram ter recebido com agrado o convite dos Atletas de Fim-de-Semana (AFIS) para apadrinharem a 17.ª edição da Meia-Maratona de Ovar, que se realiza no próximo dia 5 de Outubro.
O presidente dos AFIS Manuel Ramos agradeceu a presença da atleta e respectivo técnico, agradeceu a vinda de ambos, dizendo-se orgulhoso pela presença, “pois vieram da Guarda, o que é uma viajem bem longa”. Por outro lado, o tesoureiro Luís Gama descreveu sucintamente o currículo de Inês Monteiro e Pedro Martins. Manuel Ramos explicou que relativamente ao ano passado “houve uma quebra no valor dos prémios, mas não queremos que a prova baixe o nível”. Em termos de organização, o dirigente sublinhou: “Sabemos que em Lisboa e Porto é melhor, mas digamos que Ovar nem é assim muito mau em relação aos apoios. Por isso, vamos mantendo o nível em termos monetários”. No que respeita ao pelotão, a atribuição de prémios foi cortada em todos os escalões aos 4.º e 5.º classificados, com excepção dos 4.º e 5.º classificados em Veteranos, mas o nível dos 1.º, 2.º e 3.º posicionados mantêm-se. A angariação de patrocínios este ano “foi muito mais complicado, mas mesmo assim muitos comerciantes e empresas contribuíram”. Em termos institucionais, “apenas conseguimos reunir os apoios da Câmara Municipal e junta de Freguesia de Ovar, da Região de Turismo Rota da Luz e do Inatel. De resto, quer o Instituo de Desporto de Portugal e o Instituto da Juventude de Portugal, e obtemos apenas uma resposta deste último em que nos dava conta de que não estavam preparados para apoiarem estes desportos”.
Manuel Ramos lamentou que “tenhamos que pagar para medir a estrada, inscrever a Meia-Maratona nos órgãos federativos, controlo anti-doping e da federação e associações nada recebemos”.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Mais um classificado




Um anúncio "à maneira" publicado em tempos
no extinto diário lisboeta, «A Capital».
Aproveitamos este post para lembrar que o
lugar de «A Capital» (e já agora também de
«O Comércio do Porto») continua por preencher
no panorama jornalístico português. O vazio permanece.
Esperamos, portanto, que a aventada solução cooperativa
(ou outra, desde que viável) vá em frente, ressuscite
os dois títulos, reintegre os cerca de centena e meia
de jornalistas que, de repente ficaram sem trabalho
e se viram privados de continuar
um projecto. Voltem depressa!
(Clicar na imagem para a aumentar)
Vai hoje a sepultar em Aveiro
Faleceu Cecília Sacramento


Cecília Sacramento, de 87 anos, faleceu anteontem à noite, vítima de doença prolongada. A escritora, viúva de Mário Sacramento, permanecia doente «há mais de um ano», segundo declarações do seu neto, Vasco Sacramento, lembrando ainda que passou os dois últimos meses acamada.
O funeral da escritora realiza-se hoje, pelas 16 horas, da Capela Mortuária da Santa Casa da Misericórdia, em Aveiro, para o Cemitério Central.
Cecília Sacramento nasceu em Ovar (Cabanões), em 1918. Ainda a estudar foi eleita pelos colegas para integrar a redacção do jornal do Liceu de Aveiro «A Voz Académica», que até então nunca tivera representação feminina. Licenciou-se em Filologia Românica, tendo apresentado, para tese de licenciatura, o trabalho «Uma Leitura da Obra de Erico Veríssimo». Em 1944 casou com Mário Sacramento. Viveu em Ílhavo cerca de 12 anos, após os quais o casal fixou-se em Aveiro, onde Cecília Sacramento exerceu a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário – na actual Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.
Em 1993 publicou o primeiro livro – «Apenas uma luz inclinada». No ano seguinte surgia «Uma Flor para Manuela», em 1995 «Palavras de Luz», em 1999 «Tempos do Tempo», em 2000 «O Rasto dos dias», em 2001 «Por terra batida» e, em 2003, surgiu o romance «Cidade Azul», a sua última obra, inspirada na cidade onde residia. «O título foi escolhido a pensar em Aveiro – «uma localidade plana, bonita e com muita água», afirmava a escritora ao Diário de Aveiro, aquando do lançamento da obra, em Maio de 2003.
Cecília Sacramento ainda iniciou um novo livro – que intitularia de «Asas do Silêncio» –, mas os problemas de saúde impediram-na de o finalizar, tal como receava.
(Conheça mais da vida desta vareira aqui)

domingo, setembro 25, 2005

Liga Honra
Sporting da Covilhã, 2 - Ovarense, 0
Vareiros com segunda parte de menos

O Sporting da Covilhã venceu hoje por 2-0 a Ovarense, em encontro da quinta jornada da Liga de Honra do futebol português, disputado no Complexo Desportivo da Covilhã.
O Sporting da Covilhã regressou hoje à liderança da Liga de Honra, depois de receber e vencer a Ovarense por 2-0, beneficiando da derrota do Beira-Mar no terreno do Marco.
Numa primeira parte sem grandes motivos de interesse, pertenceram ao Sporting da Covilhã as principais ocasiões de perigo, das quais a mais flagrante surgiu à meia hora, quando Rui Correia estende a mão direita para sacudir um remate de Pimenta.
Três minutos depois, a Ovarense respondeu, mas Serrão sacudiu para canto um remate de Serginho.
Na segunda parte, o Sporting da Covilhã regressou com maior pressão, o que ao golo, aos 59 minutos, por Oliveira.
Os ataques da equipa da casa sucederam-se e no minuto seguinte Banjai atirou à barra. Aos 67 minutos, e na sequência de um pontapé livre, Sanussi, na pequena área, marcou o segundo.
Antes de terminar a partida, a Ovarense ainda tentou responder, mas o Sporting da Covilhã continuou a ameaçar as redes de Rui Correia, com Pimenta a atirar ao poste aos 80 minutos.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:
1-0, Oliveira, 59 minutos.
2-0, Sanussi, 67.


Sporting da Covilhã: Serrão, Piguita, Pimenta, Vladimir, Sérgio Rebordão (Luizinho, 45), Tarantini, Banjai, Sanussi (Milton, 78), Cunha, Rui Morais, Oliveira (Paulo Campos, 73).
(Suplentes: Luís Miguel, Milton, Luizinho, Paulo Campos, Nii Amo).

Ovarense: Rui Correia, Édu, Edgar, Hugo Coelho, Marcelo (Ricardo Jorge, 66), Adilson, Artur (André Soares, 83), Miguel Soares (Eduardo Souza, 66), Serginho, Givsi, Tito.
(Suplentes: Armando, Hector, Eduardo Souza, Paulinho, André Soares, Rodolfo, Ricardo Jorge).

Árbitro: António Costa, de Setúbal.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Édu (30), Tito (53).

Assistência: cerca de 2.000 espectadores.
O debate de ontem
Morno, muito morno

Os seis candidatos à Câmara Municipal de Ovar perderam ontem uma oportunidade dourada para entrarem no coração do eleitorado num debate que foi morno, depois morno e, por fim, frio.
Nenhum dos contendores em presença escondeu, durante a semana - excepto um, naturalmente -, alguma apreensão com a alegada conotação política do semanário que já foi(?) propriedade do candidato social-democrata e do facto da moderadora principal do debate e directora do jornal, ser esposa do candidato «laranja» à Junta de Freguesia de São João de Ovar.
Os receios acabaram por se revelar infundados, desde logo porque o modelo adoptado sequestrou qualquer tentativa de discussão ou debate de ideias ao ter predeterminado a ordem das intervenções e a entrada em cena dos temas. Sofia Stoffel limitou-se a introduzir as áreas programáticas e a ordem das intervenções, com tempo cronometrado.
Sem querer retirar o mérito da iniciativa, a coisa ficou amorfa, o que acabou por beneficiar o partido que se encontra instalado no poder. Assim, Manuel de Oliveira (PS) praticamente não teve de se esforçar para rebater os pseudo-ataques da oposição.
Álvaro Santos (PSD) foi uma semi-desilusão. Esperava-se mais de um dos dois candidatos que tem possibilidades de se sentar na cadeira presidencial dos Paços do Concelho. O estilo que adoptou teve todo o aspecto de ter sido estratégia programada no sentido de se mostrar confiante, mas resvalou e pareceu demasiado automático, sem emoção. O tom monocórdico com que pautou as suas intervenções não ajudou a fazer passar a mensagem. Ficaremos sempre na dúvida de como seria um debate entre Oliveira e Santos.
José Lopes (BE) transfigurou-se e esteve alguns furos acima do que seria de esperar, o mesmo sucedendo com Fátima Ramalho, dos Independentes Pelo Concelho (IPC). O BE deverá obter um resultado eleitoral à boleia da onda de entusiasmo nacional em torno de Louçã, mas Fátima Ramalho revelou-se uma surpresa ao agarrar a oportunidade com unhas e dentes, com discurso virado para as freguesias, quando os restantes se centravam na Ovar cidade.
Miguel Viegas foi discreto e em, termos de marketing, aquele sotaque francês também não ajuda, assim como Fernando Camelo Almeida que mostrou bairrismo de vareiro, e já cantará vitória se conseguir manter os eleitos de há quatro anos.
Em suma, exceptuando um pico ou outro de emoção, que em linguagem televisiva seriam os momentos de maior audiência, os candidatos limitaram-se a verter as propostas já apresentadas nos respectivos programas eleitorais, sem novidades e sem chama.
A Rádio «Antena Vareira» transmitiu, mas isso não explica a reduzida afluência de público ao Palácio da Justiça registada ontem à noite. Se não fossem as claques dos vários candidatos, posicionadas na plateia, sempre prontas a aplaudir para que o seu «mais que tudo» ficasse bem na fotografia radiofónica, é quase certo que mais cadeiras brancas estariam vazias. Público anónimo, simplesmente à procura de ser elucidado, foi pouco. Verificou-se, mais uma vez, que o público confia cada vez menos nos políticos e não sai de casa para os ver ou ouvir. Dá para reflectir...
Perante o cenário, a animação ficou a cargo de algumas «bocas» de espectadores que não resistiram a deitar cá para fora o que lhes ia na alma, e que alguns se apressaram a chamar de «bêbedos». No final, é natural que os candidatos se tenham cumprimentado todos, mas não devem ter ido juntos «beber um copo».
Ovarense
Tiago Leite, Nélson e Inzaghi
não jogam contra o Covilhã


Afinal Inzaghi e Nélson não deverão alinhar esta tarde no jogo com o Covilhã. Ambos saíram lesionados do jogo da última jornada, o primeiro com uma lesão no joelho e o segundo com uma rotura muscular. Apesar de no início da semana terem sido dados como recuperáveis, tal como Rui Correia, apenas o guardião da Ovarense conseguiu restabelecer-se, uma vez que nenhum dos outros trabalhou durante a semana, ficando-se apenas pelo tratamento.
Quanto a Tiago Leite, continua de fora com uma lesão no joelho direito, que o mantém afastado há mais de uma semana.

sábado, setembro 24, 2005

Porco em alta


Em Ovar, o pessoal deve andar farto de porco no espeto. Há porco no espeto de graça e a pagar. No passado fim-de-semana, foi Álvaro Santos, o candidato do PSD à Câmara a oferecer a quem apareceu no Mercado do Furadouro. Decidiu oferecer porque está em campanha.
No próximo domingo há mais porco no espeto. Em Válega, o Centro Cultural e Recreativo de Válega e o Cine Clube de Válega organizam o evento para angariar fundos para financiar as actividades daquelas organizações. Custa 12,50 euros a entrada. Mas terá adesão? É que, ao mesmo tempo, a cerca de dois quilómetros, no Largo da Senhora Dentráguas, a candidata do PSD, Isabel Pinho, à Junta de Freguesia de Válega, também oferece porco. (in «Verdadinhas», do Diário de Aveiro)
Furacão Fátima


Também com origem num país quente e húmido, não existem barreiras capazes de o travar. Os americanos têm a mania que são os primeiros em tudo, mas um furacão desta natureza ainda não arranjaram, de certeza! Isto é Portugal em todo o seu esplender...
HOJE HÁ DEBATE COM OS CANDIDATOS
À CÂMARA MUNICIPAL DE OVAR


O semanário «Praça Pública» promove, esta noite, o único (até ver) debate com todos os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Ovar. O «NdO» deixa aqui alguns dados relativos ao acto eleitoral em questão.

Área: 147 Km2.
População: 56.296 habitantes.
Freguesias: 8 (Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar, S.João, S. Vicente de Pereira Jusã, Válega).

Resultados Autárquicas 2001 (Câmara Municipal - 7 mandatos) Eleitores: 42.582 Votantes: 24.597 (57,8%) Brancos: 919 (3,7%) Nulos: 353 (1,4%) PS - 10.997 (44,7%) - 4 mandatos PSD - 8.607 (35%) - 3 mandatos CDU - 1.553 (6,3%) CDS-PP - 1.354 (5,5%) BE - 814 (3,3%) Presidente eleito: Armando França Rodrigues Alves.

Presidente actual: Manuel Alves Oliveira.
Autárquicas 2005 - Eleitores: 43.671

E os candidatos são:
PS - Manuel Alves Oliveira
PSD - Álvaro Manuel Reis Santos
CDU - Miguel Viegas
CDS-PP - Fernando Camelo de Almeida.
BE - José Lopes
IPC - Fátima Ramalho

sexta-feira, setembro 23, 2005

Furacão Rita já chegou a Nova Orleães


Um bairro de Nova Orleães foi inundado, hoje, pelas águas que transbordaram de um dique, informou um porta-voz do Corpo de Engenharia do exército norte- americano. "A água passou os limites do dique ao longo do Industrial Canal. O dique não cedeu mas a água corre, a oeste do canal, no bairro de Ninth Ward", descreveu Mitch Frazier.
O Ninth Ward fica situado a leste do bairro histórico de Nova Orleães, o French Quartier.
A cidade começou hoje a receber os "primeiros sinais" da aproximação do furacão Rita, com chuvas incessantes e rajadas de vento que atingem cerca de 60 quilómetros/hora.
Cerca de 80 por cento da cidade sofreu inundações após a passagem do furacão Katrina, a 29 de Agosto último.

PS: Se cada um tem o que merece, que mal terá feito a população de Nova Orleães? Ou será que está a pagar uma factura da qual não tem culpa?
BE
Vitor Ferreira quer mais
democracia participativa


Vitor Ferreira, candidato à Assembleia Municipal pelo Bloco de Esquerda, apresentou as ideias-mestras que norteiam a sua candidatura, numa iniciativa que decorreu em Ovar, contando com a presença do coordenador nacional do BE, Francisco Louçã.
São suas as palavras: "Aceitei o convite que o B.E. me fez e dar o meu contributo como independente nas listas do partido, às próximas eleições autárquicas por me rever em muitos dos pressupostos inscritos no Manifesto Eleitoral e de entender a política local como um natural desafio de cidadania e de intervenção na comunidade. Orgulho-me por encabeçar uma equipa de mulheres e de homens atentos, preocupados, mobilizados, interventivos, determinados, e com vontade em servir a comunidade.(BE-Ovar)
Álvaro Santos apresentou «Cidade do futuro»


O candidato do PSD à Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, apresentou esta semana os pormenores do seu projecto para a instalação de um Pólo Tecnológico em Ovar, que será a base do conceito que designou como a “Cidade do Futuro”.
Anunciado como um espaço de inovação onde convivem os sectores empresariais, de ciência, tecnologia e formação, o Polo Tecnológico promete ser um forte impulso para o desenvolvimento económico do concelho e da região envolvente, constituindo também uma resposta do município à conjuntura de crise originada pela fuga das empresas multinacionais e pela elevada taxa de desemprego (a mais alta de todo o distrito de Aveiro).
A criação do pólo tecnológico integra os dez compromissos de honra do programa eleitoral do PSD de Ovar e, apesar de descrever esta ideia como “um sonho”, Álvaro Santos quer pô-la em prática já no próximo mandato autárquico. O projecto prevê a o aproveitamento de uma área total de 200 mil metros quadrados entre a linha de caminho-de-ferro e a EN 109, numa zona em decadência que, apesar de situada no coração da cidade, “tem sido marginalizada e vista como uma barreira” à ligação entre Ovar e S. João.
Para além da valorização daquele espaço físico, espera-se que o resultado mais visível da criação desta ‘Cidade do Futuro’ seja a atracção, para a cidade de Ovar, de um conjunto de pequenas empresas de base tecnológica, capazes de promover projectos inovadores e de potenciar emprego mais qualificado. Contando com a parceria das universidades e instituições de ensino para a formação de quadros técnicos, os estudos indicam que a criação do Pólo Tecnológico de Ovar poderá originar, por si só, cerca de 1000 a 1500 novos empregos. (Ler mais)
Senhora Dona Noiva

Como ter sentido de humor e ao mesmo tempo parecer carrancudo na foto. Parece fácil...
A capa

... do novo CD da Madonna. Parece que só sai lá para 15 de Novembro, mas já está a despertar curiosidade. Steven Klein e Giovannin Bianco são os criadores. Esta mulher não brinca em serviço.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Basquetebol
Ovarense aerosoles defende Stanback

Num comunicado de 14 pontos, a Ovarense explica alguns dos contornos do caso Ian Stanback, já que o jogador foi alvo de uma suspensão preventiva de 60 dias no passado dia 16, o que o impedirá de dar o contributo à turma de Ovar.
A administração vareira refere no documento que «Ian Stanback obteve cidadania portuguesa por direito próprio», adiantando ainda que «o jogador informou a federação de que só poderia integrar o grupo de trabalho na segunda quinzena de Agosto por razões familiares».
Estas razões têm a ver com o filho mais velho de Stranback que vive nos EUA e «cuja custódia foi atribuída pelo tribunal e, por ser profissional de basquetebol em Portugal, só dispõe do período intercalar entre as épocas desportivas para cumprir a sua obrigação de estar com o filho. Não tendo sido possível o acordo com a mãe do menor quanto ao período de visita, o tribunal fixou-lhe o período de um a 15 de Agosto para estar na companhia do filho, facto de que o jogador deu conhecimento à federação».
Continuando. no nono ponto, a Ovarense critica que a federação tenha feito «tábua rasa de uma sentença de uma tribunal e do dever, por parte do jogador, de a cumprir».
E questiona: «Quem é o culpado da situação? O jogador que cumpre uma ordem de um tribunal ou a federação que, sem o menor bom senso, se precipita e trata este caso como se de mais uma imjustificada ausência se tratasse?» (Ler mais)
Como transformar um Honda NSX
num Ferrari F50 em dez passos


Reparem só nestes caramelos. Aqui. A operação parece real e isso é que é incrível. Se eu tivesse um carrinho destes teria medo. Muito medo. Mas como não tenho... Engraçado, às vezes sabe bem não ter. Apenas não ter.
«Skhízein» no Ovarvídeo

O filme «Skhízein o elevador» foi seleccionado para o Ovarvídeo 2005, a decorrer na cidade de Ovar entre 27 e 30 de Outubro. Esta será a sétima exibição do filme em festivais, depois do «Black & White 2005», no Porto; do Corta 2005-Festival Internacional de curtas-metragens, também no Porto; do Redondela en Curtas 2005, na sessão um olhar para o exterior, em Redondela, Espanha; do Festival of Nations 2005, em Ebensee, Linz, na Àustria; do VideoLab 2005, em Coimbra; e do 7º International Panorama of Independent Film and Video, em Atenas, na Grécia onde vai ser exibido no próximo dia 27 de setembro. Para além destes festivais, o filme também já foi exibido na dBmúsica e na livraria O Navio de Espelhos, em Aveiro, e na casa da Animação, no Porto, sempre no âmbito da apresentação do livro «Numa Avenida de Merda».
Ao «Ovarvídeo 2005» concorreram, segundo carta da organização 143 filmes, dos quais foram seleccionados 31. Esta é também a primeira vez que o filme passa num festival no distrito de Aveiro.
Dia Sem Carros
Um jardim na Praça da República

A pé, de bicicleta, de patins, de trotinete, de skate ou de outro meio de transporte alternativo e mais ecológico, a Câmara Municipal de Ovar convida a população a associar-se às iniciativas do «Dia Europeu Sem Carros» que hoje se celebra, realizando os seus verdadeiros objectivos.
«Dia Europeu sem Carros» tem registado, na cidade de Ovar, segundo Manuel Oliveira, «a cada ano que passa, uma maior adesão da população, o que comprova que a nossa comunidade está cada vez mais sensível e desperta para a necessidade de adopção de estilos de vida saudável».
Tem sido preocupação da autarquia manter espírito da iniciativa durante grande parte do ano, com a criação de ciclovias, percursos pedonais e requalificação de espaços urbanos municipais.
Depois da Feira da Flor, pela segunda vez este ano, a Praça da República será transformada num jardim onde se pretende, não só o recreio e o lazer, mas essencialmente a consciencialização dos cidadãos para novas práticas e atitudes de cidadania.
Ali decorrerá a maior parte das iniciativas agendadas para hoje, como a exposições «Rede de Ecopistas na cidade de Ovar», o expositor para pintura «Ovar sem Carros, Cidade Mais Limpa», espectáculos de animação de rua, Centro de Promoção de Saúde, ateliers de animação e diversão, quiosques de divulgação e promoção de percursos verdes, sessões de ginástica «Praça em Movimento», demonstrações de veículos alternativos, atelier de pintura do azulejo «Cultura e Ambiente», entre outras.
Furacão Rita atinge categoria 5,
a mais elevada


O furacão Rita passou para a categoria 5, o nível mais elevado da escala Saffir-Simpson, com ventos que atingiram 265 quilómetros por hora no Golfo do México, anunciou hoje o Centro norte-americano de furacões em Miami (sudeste).
O furacão Rita ameaça a costa sul dos Estados Unidos e pode atingir terra sábado de manhã, perto de Galveston (Texas), uma região a 65 quilómetros a sudeste de Houston onde foi ordenada a evacuação das zonas costeiras.
Este furacão é de uma força equivalente à do Katrina, que atingiu as costas norte-americanas da região do Golfo do México a 29 de Agosto, fazendo mais de um milhar de mortos no sul dos Estados Unidos.
O furacão Rita ameaça várias grandes refinarias do Golfo do México, região que produz cerca de um terço do petróleo nos Estados Unidos, advertiu hoje um relatório da Agência federal de Informações sobre a Energia.

quarta-feira, setembro 21, 2005

Por falar em debates

Vale a pena recordar. Para não repetir o que é feio.
Rico trabalhinho

(clicar em cima para aumentar)
CDU denuncia
Centro de Saúde de Maceda está sem médico



Alertado pela população local, que já espera e desespera por obras no precário Centro de Saúde de Maceda, José Costa, candidato da CDU à Assembleia Municipal de Ovar, esteve recentemente em contactos com os utentes do centro de saúde de Ovar sem médico há já mais de 2 meses.
«Sendo certo que o motivo da ausência é perfeitamente justificado (baixa
médico), não é menos certo que o Centro de Saúde tem por obrigação providenciar
um substituto evitando assim que a população de Maceda fique sem médico por tanto tempo», refere o autarca.
Na sequência do conhecimento desta situação, José Costa, representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar em funções, dirigiu de imediato um requerimento à Câmara de Ovar exigindo medidas e lembrando igualmente as péssimas condições daquela extensão do Centro de Saúde de Ovar, e a necessidade de serem pensadas obras o quanto antes. Este representa aliás uma das muitas propostas da CDU no seu programa eleitoral.
Sem comentários...
(clicar na foto)
518 Seniores vareiros participam
em Convívio Sénior Municipal


Amanhã, a Câmara Municipal de Ovar organiza pelo 8º ano consecutivo o Convívio Sénior Municipal, que este ano decorrerá na Quinta da Malafaia, em Esposende. Esta iniciativa envolverá 518 munícipes seniores do concelho de Ovar.
Como habitualmente, está a ser preparado o almoço/lanche, seguido de animação musical e de um arraial minhoto. Para ajudar à segurança deste convívio sénior vão participar na iniciativa os Bombeiros Voluntários de Ovar e um técnico de enfermagem, cedido pelo Centro de Saúde de Ovar.
O Convívio Sénior Municipal conta com o apoio das oito Juntas de Freguesias do Concelho e todos os custos irão ser integralmente suportados pela Autarquia.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Manuel Oliveira, “o Convívio sénior vareiro é uma iniciativa anual que, pontualmente, ajuda a combater o isolamento e a solidão que, por vezes, atingem as pessoas mais idosas. Não é, como se sabe, uma iniciativa isolada. Insere-se num contexto mais amplo de políticas que são devidas, de respeito e atenção a este sector da população: parcerias e incentivos às I.P.S.S.’s, cartão municipal do idoso com os benefícios que lhe estão associados (50% de desconto na água e na tarifa de recolha de RSU’s, entre outros). Políticas que iniciamos e que importa sempre manter e aprofundar".

Programa:
Dia 23 de Setembro de 2005 (Sexta-feira)
Horário e Local de Partida – Procede-se ao levantamento dos seniores pelas diferentes Juntas de Freguesias, com a excepção da cidade de Ovar onde os participantes se irão reunir em frente ao edifício da Biblioteca Municipal de Ovar, concentrando-se os 11 autocarros no Parque da Senhora da Graça.
10h00 – Partida para Esposende
Digam agora mal do Benfica...
Concurso de Fotografia «A Bicicleta na Cidade»

Integrado na adesão do Município de Ovar à iniciativa do «Dia Europeu Sem Carros», encontra-se abertas as inscrições para participação no Concurso de Fotografia, promovido pelo Instituto do Ambiente – Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, cuja temática envolvente é «A bicicleta na cidade».
Os participantes interessados deverão fazer a respectiva inscrição na Divisão de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Ovar, estando a mesma também patente na Praça da República no «Dia Europeu Sem Carros», no dia 22 de Setembro.
A entrega das fotografias decorre até 31 de Outubro na Divisão de Ambiente e Qualidade de Vida.
A participação no concurso implica que cada concorrente apresente no máximo 3 fotografias inéditas, que deverão ter o formato de 15x20 cm, e têm obrigatoriamente de ser entregues, em papel fotográfico e em suporte digital (JPEG – mínimo 300 dpi).
Os prémios para os vencedores nacionais são bicicletas dobráveis, entre outros, oferecidos por Engelma – Engenharia e Manutenção Electromecânica, Lda., do Grupo Bonag, patrocinador oficial do Concurso. (Mais informações aqui)
Militares desistem de participar na "manif",
mas reunem-se perto da AR


As associações de militares decidiram hoje que os efectivos das Forças Armadas no activo não vão participar na manifestação convocada para quarta-feira, optando por cumprir "escrupulosamente a legalidade" e reunir-se "num sítio próximo" do Parlamento.
"Iremos cumprir criteriosa e escrupulosamente a legalidade", disse o presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), António Lima Coelho, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião dos dirigentes das três principais associações de militares - ANS, Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) e Associação dos Praças da Armada (APA).
Lima Coelho adiantou que os militares vão concentrar-se no Mercado da Ribeira, em Lisboa, passando antes pela sede da Associação 25 de Abril para "fazer um ponto da situação e prestar declarações à imprensa".
A manifestação estava inicialmente prevista para acabar na Assembleia da República.
Junta de Ovar abre espaço para
vítimas de violência doméstica


A Junta de Freguesia de Ovar tem ao serviço da população do concelho um centro de informação e acompanhamento a vítimas de violência doméstica, o primeiro equipamento do género a funcionar no distrito de Aveiro.(«Público»)

terça-feira, setembro 20, 2005

Câmara assina protocolos

Logo, às 18 horas, no salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, decorre a cerimónia pública de outorga de protocolos com 31 Associações Concelhias que se dedicam à promoção e valorização da cultura no concelho de Ovar, nas suas várias vertentes – teatro, música, etnografia, folclore, museologia, entre outras.
Na mesma ocasião serão protocolados acordos com associações e Agrupamentos de Escolas que ajudam à execução do serviço de refeições em algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico.
Com a outorga destes 36 Protocolos a Câmara de Ovar disponibiliza um apoio pecuniário de 187 355 euros ao associativismo municipal .
Para o presidente da autarquia vareira, Manuel Alves de Oliveira, “Trata-se do aprofundar duma política de parcerias com o Associativismo, que tem constituído um referencial da nossa acção e que importa manter e valorizar”.
Eleitor arrependido

Se a moda pega pode ser a salvação de muito jornal que anda com as finanças em baixa. (clicar na imagem)
Hospital Francisco Zagalo
Placa para acreditação

O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ovar, Acácio Coelho, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS), Fernando Regateiro, descerraram a ontem a placa que assinala a atribuição da «Acreditação Total».
O estabelecimento hospitalar foi o primeiro de nível 1 a atingir este galardão de qualidade.
No mesmo dia, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai iniciar contactos com os prestadores de serviços convencionados, no sentido de baixar em cerca de 6% a despesa do Estado nesta área. A mesma tutela conta também iniciar a negociação sobre a inclusão dos regimes de aposentação nas profissões da Saúde no regime geral de aposentação dos trabalhadores da Função Pública.

segunda-feira, setembro 19, 2005

Comunidades vareiras
Maria da Cruz é "mãe dos portugueses"
na Córsega há quase 50 anos


A abertura do escritório consular em Ajaccio vem aliviar Maria da Cruz, conhecida como a "mãe dos portugueses" na Córsega, onde há quase 50 anos resolve os problemas dos emigrantes na ilha francesa.
"Só fiz a escola primária, mas chegou para prestar muitos serviços à minha pátria", afirma esta portuguesa de 71 anos, natural de Ovar, que se instalou há 48 anos na Córsega.
O seu papel foi ontem elogiado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, que lhe reconhece o título de "primeira cônsul de Portugal na Córsega" pelo trabalho que desempenhou.
Desde muito cedo, Maria da Cruz foi o primeiro recurso dos emigrantes portugueses que tinham problemas com patrões que não queriam pagar salários ou funcionários públicos que dificultavam os processos nas instituições francesas.
A fama chegou longe e ainda hoje chegam portugueses do continente que procuram o "Bar da Maria", o café onde continua a trabalhar três horas por dia para se manter activa.
A espontaneidade e simpatia valeram-lhe amigos importantes, como o presidente da Câmara Municipal de Bastia, o deputado Emile Zuccarelli, em cujo escritório entra com a mesma facilidade com que se move em casa.
"Faço tudo pelo meu país e pelos portugueses", confessa, não escondendo o desgosto que causou a escolha de Ajaccio para instalar a representação diplomática, em vez de Bastia, "depois de tudo o que eu fiz".
"Ficou doente", asseguram os seus amigos próximos, que lhe dão todo o valor, reconhecido também pelo Estado português, que lhe atribuiu a Ordem Infante D.Henrique.
"Ninguém tem nada de mal a dizer sobre ela, só fez coisas boas", garante Carlos Campos, emigrante na Córsega há 32 anos.
De fiadora na compra de casa a madrinha de casamento, Maria da Cruz gastou muitas vezes do seu bolso para ajudar compatriotas em dificuldades e sem meios para pedir ajuda ao consulado mais próximo, em Marselha, recorda.
Adepta ferrenha do Sporting, Maria da Cruz instalou-se na Córsega depois de uma digressão europeia como bailarina clássica, ao apaixonar-se por um jornalista corso com quem ainda vive e pai do seu filho.
No próximo ano pretende ir com a neta a Portugal, onde não vai desde a morte dos pais, há 24 anos, para "aproveitar enquanto ainda posso andar", queixando-se das mazelas numa perna deixadas por um acidente de viação.
Embora reconheça muitas semelhanças linguísticas, gastronómicas e culturais entre a pátria portuguesa e a sua terra de adopção, a Córsega, Maria da Cruz mantém uma diferença essencial - "dos corsos sou tia, dos portugueses sou mãe", exclama.
PSD quer maioria absoluta na Câmara de Ovar

O candidato do PSD à Câmara de Ovar pediu ontem, pela primeira vez ao eleitorado uma maioria absoluta para governar a autarquia vareira que desde há 12 anos está nas “mãos” dos socialistas. Álvaro Santos começou por falar na “mobilização” do “mar laranja” que o estava a apoiar na praia do Furadouro, e terminou com o apelo ao voto útil no PSD.
“É tempo de mudar o ciclo socialista que dura há 12 longos anos e já deu o que tinha a dar”, afirmou o candidato social-democrata aos cerca de um milhar de apoiantes que quase encheram o Mercado do Furadouro. Logo a seguir advertiu a multidão que “para mudar é preciso uma maioria”, e apelou às “consciências” para não “desperdiçarem o seu voto nos pequenos partidos”. “Devem concentrar o seu voto, no voto útil, que é no PSD”, alegando que assim poderá “cumprir o seu programa eleitoral”, voltando a pedir “uma maioria, porque a vitória está perfeitamente ao nosso alcance, por isso temos de ter uma maioria para governar”.
Depois de ter iniciado a sua intervenção referindo-se “à mobilização”, que segundo ele, se está a criar à volta da sua candidatura, falou no “mar laranja”, para afirmar que “esta é uma candidatura vitoriosa”. Álvaro Santos optou por não se referir directamente ao seu adversário do PS, e também presidente de Câmara, Manuel Oliveira, afirmando que “não queria falar de política, mas de uma coisa muito mais importante, que é a felicidade, e a alegria”, que disse, “se tem vindo a perder”.(«Comércio»)
Basquetebol
Ovarense vence Torneio do Norte

Ao derrotar na final o Porto, por 11 pontos, a Ovarense conquistou pela segunda vez o Torneio do Norte. A vitória assenta bem à equipa vareira que comandou sempre o marcador e só por uma vez (à passagem do terceiro período) é que foi ameaçada pelos portistas.
Ganhou e convém lembrar que voltou a jogar sem duas das suas «estrelas» (Ike e Stanback), o que faz perguntar o seguinte: quando jogar completa, quem é que pára esta Ovarense? A fasquia está muito elevada, porque perante o cenário actual, a equipa de Henrique Vieira parece ser a grande candidata a ganhar...tudo!
É certo que o Porto também jogou sem o «gigante» Axel Dench (ex-Barreirense) e que a sua equipa técnica «rodou» mais o seu «banco», mas pelo menos para já, a Ovarense é de outro patamar. (Daqui)

FINAL
Ovarense Aerosoles - 78
Jarrett Stphens (8); Heshimu Evans (18); Nuno Manarte (9); André Pinto (7); Nuno Perdigão (4); Fernando Neves (6); Ben Reed (19); Simão Santos (7)

Porto Ferpinta - 66
Scott Stewart (3); Augusto Sobrinho (5); Rodrigo Mascarenhas (9); João Rocha (6); Reed Rawlings (16); Blake Hamilton (10); Sérgio Silva (3); Lorenzo Orr (14)

Parciais : 25-24 ; 21-14 ; 4-19 ; 28-9

JOGO 3º / 4º LUGAR
Carrefour Aveiro Basket - 78
Mário Gonçalves (6); José Costa (9); Amadeu Cordeiro (-); Ricardo Martins (-); Pedro Nuno (4); George Byrd (1); Cameron Echols (28); Mack Tuck (23); Dustin Hellenga (7); Bruno Costa (-)

Oliveirense - 77
João Abreu (-); Trevor Huffman (13); João Santos (-); Paulo Santos (4); Shawn Jackson (18); Kris Hill (8); Pedro Pinho (-); Hugo Mota (8); Greg Stempin (26)

Parciais : 25-19 ; 19-14 ; 24-24 ; 10-20

domingo, setembro 18, 2005

Futebol-Liga de Honra
Ovarense, 4 - Maia, 4
Custa empatar assim

As equipas da Ovarense e do Maia empataram hoje a 4-4, em encontro da quarta jornada da Liga de Honra do futebol português, disputado no Estádio Marques da Silva, em Ovar.
A Ovarense, com o guarda-redes Rui Correia em evidência, mas pela negativa, permitiu hoje ao Maia recuperar nos descontos de uma desvantagem de 2-4 para uma igualdade a 4-4, num jogo imprópria para cardíacos.
O Maia chegou à vantagem por Cássio (0-1), aos 21 minutos, na sequencia de um corte incompleto, mas a Ovarense empatou por Inzaghi (1-1), aos 28 minutos, após cruzamento de Serginho para a área contrária.
A segunda parte rendeu seis golos, três para dada lado, apesar da Ovarense ter estado a vencer por dois golos, depois de Eduardo Souza e novamente Inzaghi terem feito, respectivamente o 2-1 e 3-1, aos 52 e 61 minutos.
O Maia reduziu na sequência de um auto-golo de Tito (3-2), aos 71 minutos, que se redimiu aos 91 marcando na baliza contrária e voltando a estabelecer uma diferença de dois golos que se supunha impossível de anular (4-2).
O guarda-redes Rui Correia não esteve isento de responsabilidades nos lances que permitiram ao Maia empatar, já em período de descontos, por Artur Futre (4-3), aos 94 minutos, e Marco Almeida (4-4), aos 95.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: 0-1, Cássio, aos 21 minutos.
1-1, Inzaghi, 28.
2-1, Eduardo Sousa, 52.
3-1, Inzaghi, 61.
3-2, Tito, 71 (na pb) 4-2, Tito, 91 4-3, Artur Futre, 94.
4-4, Marco Almeida, 95.

Equipas:
- Ovarense; Rui Correia, Nélson, Edgar, Hector, Marcelo, Adilson, Artur, Ricardo Jorge (Edu, 62), Serginho (Tito, 66), Inzaghi (Givsi, 77) e Eduardo Souza.
(Suplentes: Évora, Édu, Miguel Soares, Givsi, Paulinho, Tito e André Soares).

- Maia: Miguel, Alex Garcia, Telmo Lima, Marco Almeida, Hugo Luz, Anderson (David, 81), Cuco (Neto, 54), Topas, Pedro Nuno (Artur Futre, 57) e Marcão e Cássio.
(Suplentes: Pedro Soares, Abadito, João Araújo, David, Neto, Saramago e Artur Futre).

Árbitro: João Vilas-Boas, de Braga, Acção disciplinar: cartão amarelo para Alex Garcia (18), Telmo Lima (42), Cássio (73), Hector (84) e David (86).
Assistência: cerca de 700 espectadores.
Praça do Marisco termina hoje
Percebes?

Uma forma de captar turistas para o negócio.
PSD lamenta ausência de investidores
para construção de Hotel no Furadouro


O PSD de Ovar lamenta que a hasta pública realizada esta semana pela Câmara Municipal de Ovar para aquisição de um terreno na Praia do Furadouro, onde estava prevista a construção de um hotel, se tenha saldado num fracasso.
Com efeito, e contra as expectativas do executivo municipal, não surgiu qualquer licitação para a aquisição daquela área nobre, situada junto à Capela do Furadouro.
De acordo com António Magina, candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Ovar, “a falta de interesse dos investidores hoteleiros por um projecto tão aliciante põe em evidência a forma apressada e negligente com que a Câmara conduziu todo este processo”. Para o candidato, “os prazos definidos pelos responsáveis camarários foram demasiado curtos e a única justificação que encontramos para a ‘urgência’ da venda do terreno é o calendário eleitoral. O executivo não decidiu em função dos interesses do município e dos investidores mas, sim, em função dos seus próprios interesses eleitoralistas, porque quis apresentar resultados antes das eleições”. (ler mais)

sábado, setembro 17, 2005

Hotel do Furadouro
e estatutos «encalhados»


Ainda não é desta que a praia do Furadouro vai ter o almejado hotel. A hasta pública de aquisição do terreno destinado à sua construção não teve interessados e a oportunidade gorou-se.
No total, a operação ainda rendeu 980 mil euros aos cofres da autarquia, com a venda dos terrenos localizados entre a capela de Nossa Senhora da Piedade e a discoteca Fénix, destinados a habitação multifamiliar.
Ainda ontem, a última sessão da Assembleia Municipal, cujo ponto mais aguardado era a aprovação dos novos estatutos da Fundação do Carnaval, também não produziu os resultados esperados. A maioria socialista optou por adiar a apreciação e votação do documento para os eleitos que saírem das eleições de Outubro.
Humor à francesa

sexta-feira, setembro 16, 2005

PSD
Vai uma sande de porco no espeto?

Amanhã, dia 17 de Setembro, o Mercado do Furadouro vai acolher um convívio popular promovido pelo PSD de Ovar, que contará com a presença de todos os candidatos às eleições autárquicas e do mandatário concelhio, Luís Filipe Menezes.
A festa terá início às 19 horas e, para além dos momentos de animação musical, serão servidas sandes de porco no espeto e bebidas grátis. Durante a iniciativa, o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, anunciará publicamente as prioridades do seu Programa Eleitoral para os próximos quatro anos. A entrada é livre.
Na Praça das Galinhas
I Festa do Marisco começa hoje
Produção Automóvel em Portugal
Salvador Caetano e Toyota negoceiam
expansão da fábrica de Ovar


Marca japonesa poderá concentrar em Portugal a produção europeia de veículos comerciais. O grupo Salvador Caetano e a Toyota estão a avaliar a possibilidade de expansão da fábrica de Ovar, de forma a concentrar em Portugal a produção europeia de veículos comerciais da marca japonesa. Em entrevista ao Diário Económico Shinichi Sasaki, presidente executivo da Toyota Motor Europe, revelou que estão em curso conversações nesse sentido, embora ainda não haja planos concretos, e alerta que o reforço da aposta na unidade de Ovar está dependente da vontade da Salvador Caetano.
Uma das hipóteses que está a ser estudada passa pelo aumento da participação da Toyota na estrutura accionista da fábrica, onde detém 27% do capital, estando o restante nas mãos do grupo português. Segundo a Salvador Caetano “a porta está aberta para para a Toyota ficar com uma posição maioritária na fábrica”, afirmou José Ramos, vice-presidente da empresa.
Para Shinichi Sasaki a actual prioridade da Toyota na Europa é consolidar a sua posição nos veículos ligeiros de passageiros, uma estratégia que tem vindo a penalizar a marca no segmento de veículos comerciais. Como tal, o responsável japonês admite que a médio prazo a Toyota olhe com mais atenção para este “nicho de mercado”, sublinhado que se trata se trata de “um mercado muito estável”.
Shinichi Sasaki, que recentemente se encontrou com Salvador Caetano, sublinhou que a Toyota está disponível para apoiar financeira e tecnologicamente a operação em Portugal, reiterando, no entanto que mais importante do que o apoio do Estado é as garantias dadas pelo seu parceiro em Portugal.
“O apoio do Governo esgota-se na fase inicial. Todos os dias recebemos propostas de países para novos investimentos. O que a Salvador Caetano quiser fazer e o seu empenho é que é fundamental”, afirmou.
Na estratégia de reforço da produção na Europa a Toyota tem optado pela presença nos mercados da Europa de Leste. Shinichi Sasaki justifica essa opção pela competitividade dos custos de trabalho e infraestruturas, mas também pelo potencial de crescimento comercial da marca nesses mercados. No entanto, recorda que a Toyota tem duas fábricas em mercados maduros como o Reino Unido e França, onde foram recentemente realizados avultados investimentos. “É uma questão de garantias”, salienta.
Do conjunto das fábricas da Toyota na Europa, a de Ovar é a única que produz veículos comercias, estando em curso um projecto de expansão das exportações dos veículos aí produzidos para novos mercados europeus. No primeiro semestre do ano as exportações de Ovar dispararam 92,6% e a produção aumentou quase 30%.
Segundo José Ramos a entrada nos mercados espanhol, prevista para o próximo ano, bem como o alemão e o italiano vão potenciar as capacidades da fábrica permitindo-lhe “dar um salto quantitativo”, prevendo num espaço de três anos duplicar a actual produção.
Presente em Portugal desde 1971, em parceria com a Salvador Caetano, o construtor japonês acredita que o pais é um bom mercado para investir.(«DE»)

quinta-feira, setembro 15, 2005

Basquetebol
Aerosoles e Ovarense prolongam
ligação por mais três anos*


A Ovarense é provavelmente a equipa que mais se apetrechou durante o defeso e esta tarde apresentou o plantel e divulgou a renovação do vínculo que liga a Aerosoles ao clube por mais três épocas.
O único jogador praticamente desconhecido é o extremo norte-americano Ben Reed, que actuou na equipa universitária do Western Michigan.
Gorada a contratação do internacional Élvis Évora, a SAD vareira empenhou-se no recrutamento do nigeriano Ike Nwankwo, que, a par do naturalizado Ian Stanback, forma uma dupla fortíssima para o jogo interior. Depois, conta também com a experiência de Heshimu Evans (MVP dos dois últimos campeonatos) e a sagacidade de Jarrett Stephens. A esta mescla de jogadores junta-se Nuno Perdigão, que irá dividir a função de base com o experiente Nuno Manarte.
A equipa começou a trabalhar em força a partir do início deste mês e, já nesta altura, denota fulgor físico para iniciar da melhor forma a competição. Nuno Perdigão não esconde que os três meses de paragem o prejudicaram fisicamente, mas a última exibição ao serviço da Selecção já deixou a equipa técnica mais tranquila. “Vim para a Ovarense para ganhar coisas. Sinto que fiz a melhor opção ao aceitar este convite porque de facto é uma equipa recheada de valores e com ambição de querer destronar o Queluz”, refere. (*com «Record»)
Parafusos «Made in...»

Está desvendado o segredo da grave lesão do croata Sokota que o obrigará a parar durante quatro meses. Segundo contam os jornais escoceses desta manhã, foram ontem encontrados no relvado os parafusos que caíram da perna do jogador, com a seguinte inscrição: «Made in Benfica».
Hasta pública a partir das 17 horas
Hoje é «Dia D» para ansiado
hotel na praia do Furadouro


A hasta pública para aquisição do terreno onde se prevê a implantação de um hotel na praia do Furadouro, em Ovar, decorre hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A operação acontece na sequência da revisão e aprovação em Junho último do Estudo Urbanístico e de Pormenor, dos terrenos localizados entre a capela de Nossa Senhora da Piedade e a discoteca Fénix, na praia do Furadouro.
Trata-se, conforme adiantou José Américo, «de um espaço nobre, mas mesmo assim, para atrair os investidores, o preço de licitação é convidativo». O vereador confirma que se trata de um investimento camarário que reúne todas as condições para obter o interesse de muitos investidores hoteleiros.
Uma das características do loteamento, que tem 10.018 metros quadrados, é a circunstância de não vincular os eventuais interessados a um determinado tipo de construção. Ou seja, explica, «quem comprar o lote terá flexibilidade em termos de projecto de arquitectura», tendo apenas que respeitar a volumetria de cave, rés-do-chão e três andares para o hotel.
O Estudo Urbanístico de Pormenor dos terrenos foi alvo de revisão por parte da Divisão de Planeamento, Estudos e Projectos, com base num projecto anterior, datado de 2001. A planta do loteamento definitiva foi concluída no passado mês de Abril e contempla uma área total do terreno para intervir de 23.400 metros quadrados.
Esta tarde, não serão aceites lanços inferiores a 5.000 euros para um valor base de licitação de 937.000 euros. O projecto contempla «courts» de ténis (800 metros), uma piscina coberta (890 metros) e outra descoberta (450 metros), além do referido equipamento hoteleiro. Outros lotes serão destinados à construção de edifícios de habitação unifamiliar, espaços relvados, baía de estacionamento, percursos de manutenção, árvores, ecopontos, etc. (in «DA»)

Classificados

Refer vai eliminar
passagens de nível


A Refer, Rede Ferroviária Nacional, prepara-se para encerrar as sete passagens de nível que existem no concelho de Ovar. Após aturadas negociações, a Câmara Municipal de Ovar fez aprovar em reunião do executivo uma proposta de protocolo prevendo a construção de 4 passagens desniveladas à linha do caminho-de-ferro, obras a serem concluídas até 31 de Dezembro de 2007, no âmbito da execução do Projecto de Modernização da Linha do Norte.
O Protocolo tem como objectivo primordial a melhoria das condições de segurança e de circulação no Município de Ovar prevendo a construção de 4 Passagens desniveladas nas Freguesias de Ovar, (na zona de S. Miguel), Maceda, Cortegaça e Esmoriz, bem como os respectivos acessos.
Os Projectos das Passagens Superiores de Maceda e Cortegaça foram já aprovados pela autarquia vareira e encontram-se em fase adiantada de preparação para serem lançados a concurso pela própria Refer. Os projectos das Passagens Inferiores de Esmoriz e S. Miguel, Ovar encontram-se em fase de elaboração pela Refer.
Recentemente foi protocolada a conclusão da Passagem superior da Zona Industrial de Arada/Ovar, cuja obra está em fase de conclusão.
Com este protocolo, o Município de Ovar atinge um desiderato há anos desejado pelas populações locais, pois proceder-se-á ao encerramento definitivo de 7 passagens de nível neste troço da linha do Norte, que possui um movimento ferroviário de grande intensidade.
Com a celebração deste protocolo estabelece-se como encargo da Refer, para além da elaboração dos projectos das 4 passagens desniveladas e acessos, o lançamento das obras a concurso, a sua execução, fiscalização e acompanhamento. Da responsabilidade da câmara de Ovar será a assunção do custo com a aquisição de terrenos para a construção das 4 passagens desniveladas.
Para o presidente da Câmara de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, «trata-se da concretização de um objectivo estratégico da maior importância em matéria de acessibilidades, fundamental para a qualidade de vida da nossa população». «É com trabalho e determinação que o futuro se constrói», acrescentou.
O Major Alvega

A resposta à nossa «Perguntinha de Algibeira» era muito fácil. O «fast» fez jus ao nome e foi o primeiro a responder acertadamente. Na verdade, a personagem Fraulein Schmidt era desempenhada pela actriz Rosabela, casada, na vida real, com Vitor Ferreira, cabeça-de-lista do BE à Assembleia Municipal de Ovar.
Já agora, o BE de Ovar já tem um sítio na Internet. É aqui.

quarta-feira, setembro 14, 2005

Passatempo
Perguntinha de algibeira



O que é que o Major Alvega
tem a ver com as eleições
autárquicas em Ovar?
Yazaki pede a trabalhadores
para ficarem em casa


O SIEC acusou hoje a direcção dos Recursos Humanos da Yazaki de utilizar uma nova forma de afastar os trabalhadores da empresa. «Depois de várias tentativas de fazer com que os seus trabalhadores tomem a iniciativa de rescindirem os seus contratos de trabalho por mútuo acordo, recorrendo por vezes à intimidação (despedimento colectivo, extinção de posto de trabalho, etc…), enviou este Verão para casa de trabalhadores, cartas registadas com aviso de recepção (imagem ao lado), que os convida a permanecer em casa e só regressando à empresa caso seja solicitado».
Como seria de esperar, os trabalhadores contactaram o seu Sindicato – SIEC, no sentido de resolver «esta pequena graça da Yazaki, tendo-lhes sido dada orientação de se apresentarem ao trabalho após férias e fazendo de conta que não se passava nada».
Estão os trabalhadores a laborar normalmente, mas esperando que a empresa venha com outras novidades, mas o SIEC denuncia pressões no sentido de os afastar da empresa continua por força do plano de deslocalização da produção para a Turquia e Eslováquia.
Multinacionais ignoram
incentivos para ficarem


Os incentivos oferecidos pelos ministérios do Trabalho e da Economia em complexas negociações para tentar demover multinacionais a despedir pessoal e deslocalizar a sua produção para o estrangeiro não estão, até agora, a resultar. Mesmo se em alguns desses casos as empresas foram beneficiárias de apoios públicos para a sua instalação, como aconteceu com a multinacional de cablagens para automóveis, Yazaki.
"Estamos a oferecer incentivos, como capital de risco e apoios à contratação, para tentar evitar o despedimento de cerca de três mil trabalhadores na Yasaki, mas a empresa continua a dar sinais de que pretende avançar com a deslocalização", disse ao «DN» o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Francisco Madelino. Só na unidade de Ovar, a empresa anunciou o despedimento de 500 trabalhadores. Noutras unidades, o processo está em aberto.
A intenção da multinacional japonesa Yazaki Saltano deslocalizar a produção para fora de Portugal foi várias vezes badalada nos media nacionais, antes de se concretizar oficialmente no primeiro trimestre deste ano.
A unidade de Ovar daquela empresa, onde se fabricam cablagens para automóveis, vai ser deslocalizada para a Turquia e Eslováquia, lançando perto de 500 trabalhadores no desemprego.
A decisão, inatacável do ponto de vista empresarial, tem no entanto um senão entre 1988 e 1999, o grupo terá recebido 1,47 milhões de euros através de vários programas de investimento público, sendo que os terrenos foram-lhe cedidos por um preço meramente simbólico. Ajudas que não comoveram a multinacional.
A decisão da norte-americana Lear Corporation colheu os trabalhadores de surpresa. A empresa anunciou em Junho que iria encerrar a unidade da Póvoa do Lanhoso, em Braga, para deslocalizar a produção para a Roménia. Uma decisão justificada pela "perda de competitividade" da unidade. Resultado 800 postos de trabalho desaparecem.
A multinacional iniciou as rescisões dos contratos de trabalho em Julho, pretendendo encerrar as negociações em Novembro. Numa carta dirigida aos funcionários, a companhia disponibilizou-se para pagar indemnizações "50% acima do valor legal", desde que seja assegurada produção até Novembro. Para os trabalhadores, no entanto, haverá vida depois de Novembro.

terça-feira, setembro 13, 2005

Basquetebol
Pavilhão da Ovarense recebe IV Torneio do Norte

Calendário
Dia 16/09/2005
19 horas: Porto Ferpinta vs Oliveirense
21 horas: Ovarense Aerosoles vs Carrefour Aveiro Basket

Dia 17/09/2005
16 horas: Vencidos das Meias Finais
18 horas: Vencedores das Meias Finais
Bush em Nova Orleães

George W. Bush esteve, ontem, pela quarta vez em Nova Orleães e, finalmente, fez algo de produtivo.
Fundação de Carnaval
Estatutos na próxima Assembleia

A Câmara Municipal de Ovar aprovou, por unanimidade, a proposta de alteração dos estatutos da Fundação do Carnaval, remetendo-a agora para a Assembleia Municipal, que deverá pronunciar-se no próximo dia 16. Unanimemente foi expressa a intenção de prosseguir a reflexão e aprofundamento sobre o modelo organizativo da Fundação no contexto da actividade cultural e turística do Concelho.
Ronald

Toda a gente diz que o treinador holandês conseguiu o pior arranque de campeonato da história do Sport Lisboa e Benfica. Mas aquilo chama-se arranque? Como algumas das opções do Koeman têm sido de rir, aqui fica a singela homenagem ao homem e à visão do que poderá ser o seu futuro se não puser fino...

segunda-feira, setembro 12, 2005

Esmoriz
Capital do coleccionismo por um dia

Selos, moedas, cromos ou pacotes de açucar. A imaginação é o limite para o coleccionismo. A cidade de Esmoriz é a capital do coleccionismo no próximo sábado, dia 17, ao receber centenas de coleccionadores oriundos de vários pontos do país.
Neste encontro que decorrerá no cine-teatro Esmoriztur estarão patentes as mais diversas colecções, numa oportunidade que servirá para trocar ideias e mostrar o produto de uma actividade que se desenrola normalmente num espaço privado, raramente se exprimindo com visibilidade pública.
O XII Encontro Nacional de Coleccionadores é organizado pelo Clube Ornitológico de Esmoriz e decorre entre as 10h e as 12h30 e depois entre as 14h30 e as 17h30 horas.

domingo, setembro 11, 2005

Liga de Honra
Feirense, 2 - Ovarense, 3
Vitória no "derby" sabe sempre bem

A Ovarense venceu hoje o Feirense por 3-2, em jogo da 3ª jornada da Liga de Honra de futebol, disputado no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.
Num duelo entre vizinhos, o triunfo sorriu à Ovarense que pouco fez para o conseguir frente a um Feirense que ainda não pontuou e que se pode queixar do azar, já que enviou cinco bolas ao ferro.
Determinado a conquistar os primeiros pontos, o Feirense começou a pressionar desde início e criou uma série de dificuldades à defesa contrária - só não se adiantou no marcador aos 16 minutos porque o árbitro errou ao anular um golo a Daniel por pretensa falta sobre um contrário quando cabeceou para o fundo das redes.
Rui Correia foi também um guarda-redes protegido pela sorte, uma vez que os postes e a trave devolveram remates de Cubango (16 m), Djalmir (18 e 43) e de Cadú (38).
Contra a corrente do jogo, a Ovarense adiantou-se no marcador com um tento de Marcelo que se limitou a finalizar na cara do guarda-redes um contra-ataque de Serginho: a vantagem forasteira foi efémera, pois volvidos apenas dois minutos Djalmir aproveitou uma confusão na área para ser o mais decidido a atacar a bola e marcar.
Vitinha entrou ao intervalo e precisou de apenas dois minutos para consumar a reviravolta, num lance individual na esquerda em que tirou Rui Correia do lance e atirou a contar (2-1).
O Feirense dominava por completo, mas uma defesa incompleta de Bruno e a passividade da sua defesa permitiu a Gisvi (74) empatar, três minutos depois de entrar em campo.
Quando o empate parecia persistir, e já depois de Carlos Pinto (79) atirar à trave, nos descontos, Serginho (91) aproveitou a desatenção dos contrários para driblar dois defesas e marcar na zona frontal (2-3).

Marcadores: 0-1, Marcelo, 28 minutos.
1-1, Djalmir, 30.
2-1, Vitinha, 47.
2-2, Gisvi, 74 2-3, Serginho, 91.

Equipas:
- Feirense: Bruno, Márcio, Fábio Terra (Mamadi, 68), Carlão, Galhano, Daniel, Carlos Pinto, Cubango (Vitinha, 45), Wilsinho (Wesley, 80), Djalmir e Cadu.
(suplentes: Hélder Godinho, Vitinha, Mamadi, Marco Cláudio, Wesley, Serginho e Hélder Ferreira).
- Ovarense: Rui Correia, Nelson, Hector, Edgar, Marcelo (Gisvi, 71), Miguel Soares (Ricardo Jorge, 59), Adilson, Artur, Serginho, Eduardo Sousa e Paulinho (Tito, 46).
(suplentes: Évora, Edu, Inzaghi, Gisvi, Tito, André Soares e Ricardo Jorge).

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Miguel Soares (20), Hector (25), Rui Correia (43), Cadu (43), Wilsinho (73), Gisvi (74), Tito (86), Carlos Pinto (93) e Serginho (93).

Assistência: cerca de 1.500 espectadores.

Festas do Mar' 2005 (praia do Furadouro-Ovar)