quinta-feira, junho 30, 2005

Administrador aponta erros
A Universal Motors foi sugada

O último presidente do Conselho de Administração da Universal Motors (UM), fábrica de motores eléctricos de Ovar, afirmou ao Correio da Manhã que o verdadeiro motivo da criação da empresa foi “limpar os passivos da Efacec”. Segundo António Pinho, quando os objectivos foram cumpridos, a Efacec desinteressou-se pela UM e suspendeu mais de cem trabalhadores.
As provas têm-me sido barradas, mas uma auditoria, que não posso pedir, demonstrá-lo-ia”, explica o administrador.
António Pinho avança ainda que o valor imobiliário do terreno onde está instalada a UM e que pertence à Efacec terá acelerado o processo de falência, já que “é voz corrente em Ovar e até na Conservatória que há quem o queira comprar por cerca de 15 milhões de euros”.
A conclusão a que o administrador chega é que a UM sempre foi sugada. “Há três anos a UM criou a UMComercial para vender motores a preços mais baixos, mas a administração de ambas estava a cargo do engenheiro Ricca, cuja família detinha nove por cento da Efacec.”
António Pinho já informou a Comissão de Valores da Bolsa e os parceirosinstitucionais da Efacec quanto à situação e moveu 27 processos-crime a antigos administradores da UM por má gestão, aguardando agora que a Procuradoria-Geral da República se pronuncie.(«CM»)
Ovarense Aerosoles e And 1 ligados
Dando continuidade à preparação da próxima época 2005/06, a Ovarense Aerosoles SAD apresenta, esta tarde, o acordo exclusivo que vai ligar a Ovarense Aerosoles à marca desportiva norte-americana AND 1.
A Ovarense Aerosoles junta-se assim ao clube restrito de equipas apoiadas pela And 1, que patrocina mais de 60 jogadores da NBA e está associada, entre outras equipas do topo do basquetebol europeu, ao Adecco Estudiantes da liga espanhola da ACB e o Benetton Treviso de Itália.
Trabalhadores da Philips de Ovar
contestam despedimento colectivo


Os treze trabalhadores do turno da noite da Sociedade de Componentes Bobinados de Ovar- empresa que resultou da cisão da Phlips Portuguesa SA, em Ovar - foram alvo de despedimento colectivo e vão recorrer às instâncias judiciais, anunciou ontem ao Sindicato das Industrias Eléctricas do Centro (SIEC).
Ontem, no final de um plenário de trabalhadores, o dirigente sindical Américo Rodrigues disse que "os trabalhadores não aceitam o despedimento colectivo e por isso vão recorrer ao tribunal".
Estes são os únicos trabalhadores, de um total de 140, que não aceitaram as propostas da empresa para rescisão amigável, com pagamentos acima do previsto na lei.
Estes operários já receberam a carta de rescisão unilateral da empresa com efeitos a partir de amanhã, dia 1 de Julho.
Américo Rodrigues explica sustentar a contestação judicial no facto "da empresa manter ali a trabalhar os restantes trabalhadores com quem rescindiu contrato, tendo inclusive solicitado que se mantivessem a trabalhar pelo menos até Setembro". Alega ainda o sindicato que a administração os "tem mandado dar formação a trabalhadores da CEML, uma empresa subcontratada".(«Comércio»)

quarta-feira, junho 29, 2005

Arrepiar caminho













Não passa na inspecção, não está de acordo com o novo Código da Estrada, e não possui colete amarelo reflector «vestido» nas costas do banco dianteiro, mas anda que se farta. E nos dias que correm, precisamos de correr muito ou afundamo-os cada vez mais na cauda da Europa.
Greve dos enfermeiros
84 por cento de adesão no Hospital de Ovar
Segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a adesão registada à greve dos enfermeiros marcada para hoje, é de 84 por cento no Hospital Francisco Zagalo, de Ovar.
O primeiro balanço oficial da greve dos enfermeiros contra o aumento da idade da reforma aponta para uma adesão superior a 75 por cento em 26 dos 104 hospitais públicos do país, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros.
PP: «Dreamteam» Almeidas

Na lista de Fernando Almeida, candidato à presidência da Câmara Municipal de Ovar, apresentam-se ainda Pedro Rola, Carlos Vieira e José Ricardo.
Para a Assembleia Municipal (AM), o nome escolhido para encabeçar a lista e, provavelmente, repetir a habitual eleição de um membro do partido, é Victor Correia de Almeida. O outro Almeida, o Raul, actual membro da AM foi recententemente eleito presidente da distrital do CDS-PP.

terça-feira, junho 28, 2005

Em dia de pingos de chuva
Os candidato do PP às juntas

Junta de Freguesia de Ovar: Acácio Maia
Junta de Freguesia de Válega: Arlete Valente Pereira
Junta de Freguesia de São João: Pedro Rodrigues
Junta de Freguesia de Esmoriz: Vitor Lima

Gelado de Verão

Foste a razão da viagem
De umas férias p’ra fugir
Encontrei-te na paragem
No descer e no subir

Dei teu nome a toda a gente
E a todos te quis chamar
Dei a tua voz ao vento
E ao movimento o teu andar

Foste a frescura da minha sede
Andei contigo na palma da minha mão
Pintei a boca de rosa e verde
Foste o gelado do meu Verão

Foste a sombra do momento
Tentação a experimentar
Foste a luz do salvamento
Do regresso ao meu olhar

Tu foste em todas as formas
Um país que eu nunca vi
Velho sonho dos meus olhos
E eu só te vi a ti

Foste a frescura da minha sede
Andei contigo na palma da minha mão
Pintei a boca de rosa e verde
Foste o gelado do meu Verão

Teu corpo, minha toalha
Foste o Sol da minha cor
Foste o mar da minha praia
Foste o meu bronzeador

Letra: António Variações
Voz: David Fonseca (Humanos)


Os Humanos estão hoje e amanhã em Lisboa e na semana que vem apresentam-se no Porto.
Cine-teatro de Ovar à espera que haja vergonha
Até Estarreja remodelou o seu

















Na última sexta feira, durante a inauguração oficial do Cine Teatro de Estarreja, a Ministra da Cultura elogiou a “magnífica remodelação” do edifício datado dos anos 50. Este “será um equipamento cultural polivalente e moderno”, acrescentou.
Este “projecto de relevância incontestável é fruto de uma parceria que importa promover”, entre a autarquia e o poder central que financiou as obras do Cine Teatro de Estarreja. O investimento global foi de 2,4 milhões de euros.
Isabel Pires de Lima está certa que a nova sala de espectáculos acolherá as “mais diversas manifestações artístico – culturais para benefício e prazer dos seus habitantes e conquistando novos públicos”. E concluiu que “é uma mais valia para Estarreja dispor de uma sala destas”.
"Fechado há quase década e meia, o Cine Teatro de Estarreja renasceu. Remodelado, iluminado, pintado, equipado, bonito, elegante e charmoso", referiu o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
José Eduardo de Matos formulou alguns pedidos à titular da Cultura. "A obra está à vista, unindo Executivos e Governos, na colaboração da Administração Central com a Local no acesso aos Fundos Comunitários. É um bom exemplo, que gostaríamos também acontecesse no Equipamento – suportado integralmente pela Autarquia! – e futuramente no apoio financeiro e administrativo à Programação".
Aproveitando a deslocação da governante, o Autarca referiu-se também à "romântica Quinta do Marinheiro para visitar a sua Casa Museu (de Egas Moniz), onde também queremos Ciência Viva. Mas aqui, a questão é simples; trata-se do amplo e necessário restauro do magnífico edifício de Ernesto Korrodi".
Sobre as questões colocadas, a Ministra prometeu que “estou cá hoje para ajudar Estarreja. Analisaremos”.
Regressando ao Cine Teatro, José Eduardo de Matos disse ainda que "a Casa de Espectáculos mais emblemática do Concelho há-de saber honrar a Tradição e passar a ser a capital da animação cultural do Município, valorizando a Região e enriquecendo o País".
Por cá, infelizmente, o Velho Teatro Ovarense foi demolido para em seu lugar se deixar crescer uma floresta de ervas daninhas, e o Cine-teatro, edifício de reconhecidos méritos arquitectónicos e localizado em zona nobre da cidade, continua entregue à sua sorte ou à mercê de inconfessáveis interesses que, como parece sempre acontecer nesta terra, são como grilhetas ao seu desenvolvimento. Enfim, até Estarreja nos está a ultrapassar... e não é só por causa do Cine teatro que tão bem soube defender, digo-vos, por iniciativa do socialista Vladimiro Silva que, ainda assim, acabou derrotado nas últimas autárquicas. Se não acreditam, como é perto, vão lá dar uma vista de olhos.
Vítima mortal recordada pelos pais
como "um filho exemplar"


A vítima mortal, Geofrey Fernandes, de 20 anos, era filho de ex-emigrantes em França e residia em Esmoriz, Ovar. Segundo o pai, Manuel Fernandes, o jovem saiu de casa para ir levar o irmão mais novo, Josselin, de 17 anos, a um bar naquela praia. Visivelmente consternado, diz que "estava em casa com a minha mulher, quando ouvi os bombeiros senti logo que era ele". Com as lágrimas nos olhos e voz trémula, guarda na memória "um filho exemplar, que não bebia, nem sequer fumava".
Na casa nova, que o Geoffrey adorava, a mãe, Maria de Lurdes, também teve logo o pressentimento de que tinham sido os seus dois filhos. "São os nossos filhos, disse, liguei para o telemóvel do Geoffrey mas ele não atendeu e então tive a certeza, pensava é que tinham sido os dois", conta.
O jovem, que conduzia um Citroen C4, completava 21 anos a 20 de Novembro. Tinha acabado o curso de Formação Profissional de Gestão Informática, na Escola Profissional de Espinho. "Era um bom aluno, era bom em tudo", dizem os familiares e amigos que ontem estavam junto da família enlutada.
Profissionalmente pretendia trabalhar com o pai no talho (Varandas do Sol), na Avenida da Praia de Esmoriz. A mãe recorda ainda que desde que há sete meses foram viver para a nova casa. Geoffrey passava muito do tempo nas traseiras, perto da Barrinha de Esmoriz, a observar os animais com binóculos. Há um ano e meio namorava com Vera, uma jovem enfermeira com quem pretendia fazer uma "viagem bonita a Cabo Verde ou à Bulgária".
O corpo encontrava-se ontem no Gabinete de Medicina Legal do Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, não havendo ainda, à hora de almoço, certezas quanto à data do funeral.(«Comércio»)

segunda-feira, junho 27, 2005

Universal Motors: Administração
pediu intervenção do IAPMEI


A juíza encarregada do processo aceitou o requerimento da administração da fábrica de motores eléctricos para solicitar a intervenção do IAPMEI em mediar um acordo extra-judicial de conciliação.
Na sequência desta diligência, a Assembleia de Credores adiou por mais 15 dias uma decisão sobre o futuro da empresa.
Se na próxima reunião agendada para as 14 de Julho próximo às 14 horas não forem apresentadas quaisquer propostas de viabilização, é muito possível que seja declarada a falência da sociedade industrial herdeira da antiga Rabor e, posteriormente, Efacec, que é agora a principal credora de um passivo acumulado de 7 milhões de euros.
Apesar das críticas feitas ao requerimento apresentado pela Universal Motors, a comissão de credores entendeu não se opor à nova tentativa de encontrar uma solução.
A nova gestora judicial, Emília Manuel, mostrou-se, contudo, céptica em relação ao futuro da empresa mediante informações recolhidas durante um encontro recente com representantes dos credores.
No final da Assembleia de Credores, António Vinha, porta-voz dos trabalhadores, não mostrou esperança num acordo envolvendo o IAPMEI, acusando a empresa “de apenas querer ganhar tempo e algum dinheiro”. Em causa, estará a rentabilização de património existente nas filiais do estrangeiro, já que as instalações de Ovar são alugadas.
A empresa tem 95 trabalhadores a quem deve dois subsídios do ano passado, assim como os salários de Janeiro e Fevereiro. O mês de Junho também não foi ainda liquidado.(«NA»)
Élvis Évora e Jarret Stephens
Dois novos reforços com vista ao “assalto” à Liga 2005/06

Élvis Évora e Jarret Stephens são as duas mais recentes contratações da Ovarense Aerosoles com vista à próxima temporada. O internacional português de 27 anos assinou com a Ovarense Aerosoles um contrato válido para a próxima época, com opção para outra, enquanto Jarret Stephens comprometeu-se com a equipa de Ovar com um contrato de um ano.
Élvis, poste de 2,05 m, é um reforço "de luxo" para as posições interiores da Ovarense Aerosoles, enquanto que Stephens, norte-americano de 2m00 e 28 anos, vai dar o seu contributo à equipa de Henrique Vieira para a posição de Extremo/Poste.
Jerret Stephens, que na temporada passada actuou no Benfica e no CAB Madeira, teve já uma passagem pelo TBB Trier da muito competitiva primeira Liga Alemã.
Assim, aos recentes reforços Nuno Perdigão e Heshimu Evans, a Ovarense Aerosoles acrescenta mais dois importantes jogadores com vista ao “assalto” à Liga 2005/06.
Avioneta choca com carro ao aterrar no aeródromo de Paramos
Jovem morto é de Esmoriz
Um jovem de 20 anos morreu, ontem, na sequência de uma colisão do seu automóvel com uma avioneta que se preparava para aterrar no aeródromo de Paramos, em Espinho. O acidente aconteceu cerca das 20.45 horas e provocou, ainda, ferimentos graves no piloto do pequeno avião. Transportado para o Hospital de Espinho, o piloto do aparelho foi depois transferido para o Hospital de S. Sebastião, na Feira, onde se encontrava, à hora do fecho desta edição.
O acidente, que provocou a explosão tanto do avião como do carro (um Citroën C4), aconteceu quando o jovem, residente em Esmoriz, atravessava a pista do aeródromo. Nessa altura, a avioneta estava já muito perto de concretizar a aterragem e, de acordo com testemunhos recolhidos no local pelo JN, ainda terá tentado alçar voo novamente, no sentido de evitar o choque. A pouca velocidade a que já vinha não o terá permitido. O jovem Gossrey - nascido em França, filho de pais emigrantes que regressaram a Portugal há sete anos - tinha ido deixar o seu irmão mais novo num bar da praia de Paramos, onde trabalhava. No regresso, deu-se o acidente.
"Só lhe posso dizer que o avião era um Piper Cherokee, nossa propriedade, e que era pilotado por um associado que viajava sozinho", disse, ao JN, o presidente do Aeroclube da Costa Verde, sedeado no aeródromo de Paramos. Jorge Pinhal recusou explicar os contornos do acidente porque, disse, "não podemos adiantar detalhes, uma vez que está em curso um inquérito das autoridades aeronáuticas".
No local compareceu também o pai de Gossrey. Segundo o seu testemunho ao JN, estava em casa quando ouviu a explosão. Avistou fumo e ouviu as sirenes dos bombeiros e correu de imediato em direcção ao aeródromo, pressentindo que seria o filho.
Luís Varandas, habitante do vizinho Bairro de Paramos, também ouviu "um enorme estrondo". "Nem queria acredira quando soube que era o Gossrey", acrescentou. A notícia do acidente correu célere e originou uma enorme e mórbida romaria ao local. Famílias inteiras, incluindo muitas crianças, entupiram os acessos ao aeródromo.
As condições de segurança no Aeródromo da Costa Verde são questionadas há vários anos . Recorde-se que a pista é atravessada por uma estrada que liga ao chamado bairro piscatório, junto à praia de Paramos.
"Os pilotos têm de ter cuidados redobrados, uma vez que a pista é atravessada por dezenas de automóveis e ciclistas, com desprezo pelas regras de segurança", denunciava José Serafim, dono de um ultraleve e associado do Aero Clube, numa reportagem do JN de Abril de 2003.
José Silva mora a 500 metros do local do acidente e já se habituou a viver paredes-meias com o perigo. "Isto é assim há muitos anos. O local é tão perigoso que as pessoas nem se apercebem dos aviões que constantemente aterram e levantam. É preciso um túnel subterrâneo, para substituir a estrada e evitar mais mortes".(«JN»)

domingo, junho 26, 2005

Ribeiro e Castro diz que orçamento
rectificativo é medíocre e conformista


Ribeiro e Castro classifica o orçamento rectificativo apresentado pelo Governo de "medíocre" e "conformista", no que diz respeito ao controlo do deficit, e por isso o CDS/PP deverá votar contra, quando ele for à discussão na Assembleia da República, durante a próxima semana. Ontem, em Ovar, à margem da apresentação dos candidatos às autárquicas locais, o presidente dos populares mostrou-se também disponível para um pacto de regime com PSD e PS, tendo como meta diminuir a despesa pública nos próximos seis a oito anos, para 40 por cento do valor do Produto Interno Bruto (PIB).
Admitindo que as conclusões que tinha resultavam ainda de uma primeira leitura do documento entregue ontem à noite aos partidos políticos com assento no hemiciclo de S. Bento, referiu que ele "confirma o grande desapontamento" com o Governo.
"Um orçamento conformista que pede um grande esforço fiscal aos portugueses, aumentando os impostos, e por isso vai provocar uma desaceleração da economia", afirmou.(«Comércio»)
Sondagem «Expresso» dá vitória clara a Carmona
Help me, Guimarães!

Ou a prova de que andar acompanhado constantemente por uma "barbie" de carne e osso, de nome Guimarães - que por acaso até é daqui de bem perto, de São João da Madeira - e de um bebé de colo, pode ser contraproducente.
Prova oral em tshirt



Chegou o tempo quente e com ele as roupas leves e coloridas. Se a estas características quiser acrescentar «provocantes», está aqui a solução.
Mas uma tshirt para a colecção, uma paródia a uma conhecida marca de pasta dentífrica.
Finalmente... Sportsfórum

A Amorim Imobiliária espera concluir a construção do
Sportsforum - na zona Norte de Ovar, na Zona
Industrial, junto à EN 327 -
em Abril de 2006, executando um projecto que
representa um investimento na ordem dos 50 milhões de
euros.
O projecto da primeira unidade deste novo conceito
será apresentado esta sexta-feira, 1 de Julho, no
restaurante Vela Areinho. O projecto da Amorim tem
como parceiros a Câmara e a Ovarense Aerosoles SAD.
O Sportsforum é complexo desportivo, comercial e de
lazer, com uma arena multiusos em anfiteatro, com
capacidade para 2.500 lugares, para realização de
jogos de basquetebol da Ovarense e eventos culturais.
O projecto prevê um complexo comercial com uma área
bruta locável de 15 mil metros quadrados, com lojas,
um supermercado, uma superfície alimentar de média
dimensão, zona de diversões e cinemas, para além de um
parque de estacionamento com capacidade para cerca de
mil lugares.
Além de Ovar, a Amorim Imobiliária pretende construir
outros quatro complexos deste género, destinados
essencialmente a cidades de média dimensão.(«OLN»)
A Vaca Europeia


Está mais que visto que nõs não soubemos aproveitar enquanto a nossa teta esteve a dar.


Por António («Expresso»)

sábado, junho 25, 2005

Laranjeira Vaz bate com a porta
Demissão no PS

A concelhia do PS de Ovar encontra-se num vazio de liderança, depois de Laranjeira Vaz ter apresentado ontem a sua demissão. Os motivos da decisão não deverão fugir do ostracismo a que o actual presidente da Assembleia Municipal de Ovar foi votado pelo partido no processo das autárquicas de Outubro.
Chegou até a falar-se que ele poderia vir a integrar a lista para o executivo, mas tal não se veio a verificar e o lugar será ocupado por Conceição Vasconcelos, directora do agrupamento de escolas de Esmoriz/Cortegaça
PP: Ribeiro e Castro em Ovar

O líder nacional do CDS/PP preside à sessão de apresentação do candidato do partido à Câmara Municipal de Ovar. Fernando Almeida é o nome escolhido e ambos deverão falar aos militantes hoje à tarde, às 18 horas, no hotel Meia-Lua.
Mais uma tshirt da moda



Depois do sucesso da outra que publicamos sobre os 100 dias de governação - com tal êxito que esgotou o stock -, decidimos avançar com uma colecção própria. Para lá do próprio logotipo do «NdO», este é o primeiro motivo disponível. Mas preparem-se porque vêm aí mais!
Torneio de Verão arranca hoje
Inicia-se hoje, no Estádio Marques da Silva, o Torneio de Verão organizado pela Ovarense. A iniciativa conta com a participação da equipa de juniores da Ovarense, Válega (estas também representadas no sector feminino), Avanca e Esmoriz, sendo que Macieirense e Nogueirense compõem o restante leque de equipas femininas. As finais disputam-se às 10h45 (juniores) e 17h00 (femininos) de amanhã.

sexta-feira, junho 24, 2005

Presidente da Câmara critica ex-presidente da Estrutura de Coordenação das Intervenções na Barrinha de Esmoriz

A Praia do Furadouro, em Ovar, foi a primeira praia da Zona Centro a hastear a bandeira da acessibilidade, mas foi a bandeira azul da praia de Esmoriz que esteve no centro das atenções e serviu para o presidente da Câmara desferir um "violento" ataque ao candidato do PSD à presidência da autarquia. Manuel Oliveira advertiu que "só quando o trabalho (ndr. de despoluição da Barrinha de Esmoriz) estiver todo feito é que podemos dizer que estamos descansados e dizer que a bandeira corresponde à realidade".
"Não basta pôr umas comportas (dique fusível) para dizer que o problema está resolvido, quem diz isto tem andado a mentir, mesmo que seja um político", acusou Manuel Oliveira, referindo-se ao também ex-presidente da Estrutura de Coordenação e Controlo das Intervenções na Barrinha de Esmoriz.
À margem desta cerimónia, presenciada por algumas dezenas de alunos de algumas escolas do primeiro ciclo locais, o autarca confirmou que era a Álvaro Santos que se referia.
"É óbvio, para bom entendedor meia palavra basta; refiro-me a ele e a todos os que digam que está tudo bem", esclareceu. Manuel Oliveira afirma que a Câmara de Ovar tem feito esforços, nomeadamente ao nível do saneamento básico, para melhorar a qualidade ambiental das praias, admitindo que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esmoriz/Cortegaça poluía um bocado, situação que já não acontece desde há poucos meses, altura em que foi desactivada.
Sem um "alvo" específico, também o presidente da Junta de Esmoriz, Alcides Alves, mostrou receios, e disse esperar "que a telenovela de sobe e desce a bandeira, que aconteceu em 2003, não se repita este ano, a bem do desenvolvimento económico e turístico da cidade que comemora 12 anos no próximo dia 3 de Julho".(«Comércio»)

quinta-feira, junho 23, 2005

Polaco não merecia

Os visitantes do «NdO» pensam que Michal Ignersky não merecia ter perdido a Liga TMN em Basquetebol para o Queluz. No inquérito que agora finda, 37 por cento votou no polaco, 22% em Nuno Manarte e 19% em Jason Sasser.
O potuguês fica, mas o polaco e o norte-americano não deverão permanecer na Ovarense Aerosoles para a próxima época.
Ao lado já colocámos um novo inquérito que tem como tema as praias da nossa região. Vote.
Poluição elevada no concelho

O valor de concentração de ozono atingiu, no passado dia 17, 188 microgramas por metro cúbico de ar em Estarreja, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro. Este nível elevado de poluição na atmosfera afecta o concelho de Ovar pelo que se solicita aos grupos de risco - idosos e crianças - e às pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares que evitem fumar ou desenvolver actividades que exijam esforço físico.
Em três praias do concelho
Bandeiras Azuis ao vento

Esta manhã foram hasteadas as Bandeiras Azuis, símbolos da qualidade balnear, em Esmoriz, Cortegaça e Furadouro. Nas três cerimónias estiveram presentes representantes das Câmara Municipal de Ovar, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que entregou o galardão "Praia Acessível" ao Furadouro.
Segundo nota de imprensa, tratou-se de «um acto simbólico de reconhecimento da qualidade das praias do concelho, na qual a Câmara Municipal de Ovar se tem empenhado profundamente, realizando elevados e estratégicos investimentos de saneamento básico, requalificação urbanística, ordenamento de território e segurança balnear».
Carnaval é quando um chinês quiser

nome da imagemUm homem com uma máscara tradicional chinesa exibe ovos cozidos pintados de vermelho que simbolizam boa sorte e saúde na celebração do nascimento do novo príncipe tailandês, o primeiro filho do casal real Maha Vajiralongkorn e Srirasmi. As principais celebrações concentram-se na Chinatown de Banguecoque, mas há festejos por todo o país.
(Foto: Rungroj Yongrit/EPA/«Público»)
No próximo dia um de Julho
Amorim e Câmara apresentam Sportsfórum

A Câmara Municipal de Ovar e a Amorim Imobiliária vão proceder à apresentação pública do projecto do Sportsfórum, no dia 1 de Julho, no restaurante «Vela Areinho». Trata-se de uma boa notícia para os amantes da basquetebol que desesperam há vários anos por uma estrutura condigna para a prática da modalidade.
O projecto resulta da parceria daquelas duas entidades com a Ovarense Aerosoles SAD e será construído na Zona Industrial de Ovar, junto à EN 327.
Entretanto, tomou posse, na última sexta-feira, dia 17, o novo Conselho de Administração da Ovarense Aerosoles SAD.
Presidente - Augusto Arala Chaves
Vice Presidente - Pedro Braga da Cruz
Responsáveis pela área administrativa - João Gonçalves, Dionisio Branco e Natalino Cristo
Responsáveis pela área desportiva - José Eduardo Duarte e Rui Pinto
Responsável pela área de marketing - Pedro Alves
Responsável pela área comercial - José Manuel Brito
Esta nova equipa de trabalho assumiu funções para o próximo triénio, salientando-se o ponto final colocado por Álvaro Ribeiro nas funções que exercia há duas décadas no clube.

quarta-feira, junho 22, 2005

Jornada de reconhecimento de bons exemplos empresariais
Ovar à margem de visita
presidencial ao distrito de Aveiro


A ausência do Concelho de Ovar no percurso das visitas do Presidente da República ao distrito de Aveiro, marcadas para o dia de hoje, é mais um dado revelador da falta de argumentos do município face aos concelhos vizinhos, diz hoje a concelhia do PSD.
Foi com «grande surpresa» que o PSD local teve conhecimento da não inclusão do Concelho de Ovar no programa de visitas do Presidente da República, Jorge Sampaio, numa jornada dedicada às empresas e instituições do distrito que constituem exemplos nacionais de inovação, qualidade e competitividade.
Registe-se que, para além da cidade de Aveiro, o percurso concentra-se essencialmente no norte do distrito, passando pelos concelhos de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira. E, se noutras ocasiões, outros municípios vizinhos – como Santa Maria da Feira e Espinho – foram merecedores da visita de governantes e altas figuras do Estado português, constata-se facilmente que o único denominador comum em todas estas iniciativas de elevada importância para a região de Aveiro-Norte tem sido, justamente, a ausência sistemática do concelho de Ovar.
Para o PSD de Ovar, esta evidência não significa o desprezo dos governantes pelo município, mas antes traduz a falta de capacidade dos responsáveis políticos locais para atrair as atenções do exterior para as mais-valias existentes no nosso território. Com efeito, Ovar tem cada vez menos argumentos para competir com os seus vizinhos – que, na última década, atingiram níveis de desenvolvimento muito elevados – e, lamentavelmente, nem esses escassos trunfos têm sido aproveitados pelos responsáveis autárquicos para conferir notoriedade e aumentar a visibilidade do Concelho.
Ovar possui excelentes exemplos de qualidade, pioneirismo e inovação ao nível empresarial, que bem mereciam ser reconhecidos e incentivados. A divulgação desses bons exemplos, nesta “presidência aberta” pelo distrito de Aveiro, seria tanto mais oportuna quanto estamos perante um município com um dos mais altos índices de desemprego de todo o distrito – cerca de 3500 desempregados e outros 750 em risco de desemprego até ao final do Verão – e onde estes novos modelos empresariais terão, no futuro próximo, uma importância económica crucial.
Assim, o Presidente da Comissão Política do PSD de Ovar e candidato à Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, lamenta que “Ovar tenha ficado à margem desta importante visita presidencial” e deixa a garantia de que “quando eu for presidente da Câmara Municipal, em Outubro, vou empenhar-me em trazer até nós o senhor Presidente da República, para conhecer todas as nossas potencialidades e bons exemplos empresariais”.
Uff, que calor!

No Furadouro é que se está bem...
Mas como só está quem pode
Se eu pudesse estaria
Eu e o «factor 60»

Tava correndo pela praia (quando te avistei)
Teu corpo todo molhadinho (eu quase pirei)
Mas você não me deu bola
Sozinho eu te paquerei
Que gingado, que corpinho!
Ai, como eu gamei

Se eu te der meu telefone (jura que me liga)
Pra gente bater um papo (e falar sobre a vida)
Me desculpe a franqueza
Mas parei na tua
Ao abrir o teu sorriso
Me levou pra lua

Vem... meu corpo está aberto só pra te amar
Sereia, vem mais perto... deixa eu te beijar
Vem... meu corpo está aberto só pra te amar
sereia, vem mais perto... deixa eu te beijar

Autor desconhecido
Operários da Universal Motors
criticam juíza e exigem novo gestor


Inconformados com os "incidentes de suspeição", os operários de Ovar exigem o regresso do gestor judicial Elmano Vaz

Os trabalhadores da fábrica de motores eléctricos Universal Motors, de Ovar, deram ontem em conferência de imprensa um "grito de desespero" e puseram "debaixo de fogo" a juíza Margarida Carmezim, responsável pelo processo de recuperação de empresa. Os trabalhadores dizem que a magistrada "tomou e está a tomar, decisões" que - pensam os trabalhadores - podem ser "ilegais e altamente lesivas dos interesses dos credores, dos trabalhadores e do próprio Estado".
Em causa, está uma sucessão de actos jurídicos que levaram à suspensão de dois dos administradores judiciais, depois de dois "incidentes de suspensão" levantados pela administração da empresa, também ela destituída por Margarida Carmezim. Os trabalhadores acusam a administração demitida de "levantar todo o dinheiro que existia nas contas da empresa".
Esta acusação é feita por António Armando, um ex-trabalhador que se constituiu credor e que, garantiu estar mandatado para representar os noventa operários que ontem encheram a cantina da Universal Motors, onde decorreu esta conferência de imprensa.
António Armando recorda que, após a suspensão do primeiro gestor judicial, Paulo Silva, na sequência do primeiro "incidente de suspeição" (mais tarde julgado improcedente pela magistrada) assumiu funções imediatas Elmano Vaz, um outro gestor que acabou, também, por ser suspenso em consequência de mais um recurso à figura de "incidente de suspeição". O "porta-voz" dos trabalhadores afirma que, durante este tempo, as filiais estrangeiras da Universal Motors continuaram a ser "delapidadas pela administração suspensa".(«Comércio»)

terça-feira, junho 21, 2005

A t-shirt da moda

Não sei se dá pra comprar uma aqui, mas havia de ter saída.
Ovarense
Edgar é o nono reforço

A preparação da próxima época decorre a bom ritmo, tendo a Direcção da Ovarense assegurado ontem o nono reforço. O central Edgar, de 26 anos, assinou um compromisso por duas temporadas, ingressando no clube vareiro a custo zero, após terminado o vínculo com o Marco.
Os vareiros estão ainda interessados no lateral Nuno Sousa, que jogou na Oliveirense.
Hélder Bruno e Álvaro Carvalhinho (ambos ex-Cesarense), Armando (ex-Ol. Hospital), Rui Correia (ex-Feirense), Hugo Coelho (ex-U. Micaelense), Kaká (ex-Sp. Covilhã) e os brasileiros Diego (ex-Ponte Preta) e Zito (ex-Lusitânia) são os restantes reforços. O clube renovou ainda com os juniores Tiago Leite e Sérgio Pirata e está prestes a fazê-lo com Jorge, Hélder Vasco e Jaime Linares.
XVI Feira do Livro & Multimédia de Ovar

Vai decorrer de 24 de Junho a 3 de Julho a XVI Feira do Livro & Multimédia de Ovar.
O evento terá lugar no Parque Sr.ª da Graça (frente à biblioteca municipal) com o seguinte horário: 12h00 / 24h00.

segunda-feira, junho 20, 2005

PSD apresentou cabeças de lista
Concelho de Ovar em «Alerta Laranja»

Uma tarde de sol e calor, um ambiente de festa, uma equipa motivada para ganhar o concelho: foi assim o convívio popular social-democrata, que decorreu este domingo e serviu para apresentar oficialmente os cabeças de lista do PSD de Ovar às próximas eleições autárquicas. Munícipes de todas as localidades do concelho compareceram em Válega para expressarem o seu apoio à candidatura liderada por Álvaro Santos e constituída por uma equipa de candidatos determinados a conquistar as oito freguesias e a Assembleia Municipal.(Ler mais)
PS fez apresentação cinematográfica
de cabeças-de-lista às autárquicas


Um pequeno filme antecedeu a apresentação de cada um dos dez cabeças-de-lista do PS de Ovar para as eleições autárquicas de Outubro. Na sessão do passado sábado, que devolveu as projecções ao cine-teatro de Ovar, na presença de Almeida Santos, Manuel de Oliveira manifestou vontade de «fazer melhor», lema de campanha.
«Mais do que a obra feita preocupa-me a obra que que falta fazer», lembrando à sala cheia que a equipa que lidera «é boa» e «procura aliar experiência com juventude, profissionalismo, competência, sentido de serviço, respeito por valores e atitudes éticas, virtudes públicas essenciais».

domingo, junho 19, 2005

Nasceu um herói!

A taxa de juro

Mais um cartoon do António para «O Expresso»
Futebol
Sérgio Pirata e Tiago Leite reforços para o futuro

O plantel da Ovarense foi reforçado ontem com Sérgio Pirata (médio) e Tiago Leite (trinco), dois valores formados nas escolas do clube. O presidente Carlos Brás assegurou assim a continuidade de dois jovens que, no seu entender, "reúnem qualidades para se tornarem referências da equipa no futuro", além de cumprir uma das condições impostas pelo novo regulamento de competições da UEFA.
Sérgio Pirata, de 17 anos, celebrou um contrato de formação válido por duas temporadas, agarrando assim a oportunidade para fazer carreira numa prova profissional e valorizar os seis de evolução nas camadas jovens da Ovarense. Outra das apostas da Direcção é o trinco Tiago Leite, este já no seu primeiro ano como sénior - e conta com nove anos de formação -, por isso o vínculo expira no final da época, contemplando mais uma de opção.
A juventude de um plantel composto por 20 jogadores reflecte o cuidados dos responsáveis no futuro de um clube que se prepara para a transição para uma SAD, na esperança de rentabilizar o desenvolvimento de Pedro Mané, Tiago Palavra, João Oliveira, Fábio Ferreira e dos mais recentes benjamins do grupo, Sérgio Pirata e Tiago Leite. Um naipe de jovens talentos que, decerto, terão no experiente guarda-redes Rui Correia (37 anos) um bom exemplo de longevidade no futebol.(«O Jogo»)
Barrinha de Esmoriz vive dias de incerteza

A Barrinha abriu na quarta-feira e libertou caudal da bacia lagunar de modo a não haver necessidade de contacto com o mar durante o maior período de tempo possível.
A bandeira azul não correrá, assim, o risco de ser arreada após uma descarga poluente da Barrinha, como sucedeu no Verão de 2003.
Alcides Alves, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, lamenta a suspensão de funções de Álvaro Santos na estrutura de coordenação e controle da Barrinha. «O que nós queremos é que se desenvolvam trabalhos em prol da Barrinha», sustenta o autarca que apela ainda à rápida substituição do social democrata.
Uma coisa nota o autarca eleito por uma lista de independentes da cidade de Esmoriz: «A Barrinha é demasiado importante para que se jogue politicamente com ela e espero que não se continue com politiquices e a fazer dela moeda de troca política».
Pela Barrinha passaram já cinco ministros do Ambiente, lembrando que «o dinheiro é gasto mas não se faz nada».
O presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz diz ainda que se trata de «um problema de saúde pública» e que não pode esperar muito tempo para ser resolvido de uma vez por todas. De resto, levanta-se ainda a possibilidade, diz Alcides Alves, do novo coordenador que for nomeado «ter ideias diferentes, não concordar com o que está feito e começar tudo de novo».
«É preciso não esquecer que toda a população aguarda por estes dois meses de Verão para sair da crise», recorda ainda, «não se podendo correr o risco de prejudicar outra vez a época balnear». Por isso, assegura, «estamos satisfeitos com o trabalho que foi feito no sentido de beneficiar aquele ecossistema». Mas também pensa que «quem começa um trabalho deve terminá-lo», acrescentando que Álvaro Santos foi quem «primeiro fez alguma coisa pela Barrinha».(«DA»)
Rio perto da maioria

Segundo uma sondagem do «Expresso», Rui Rio estaria à beira da maioria absoluta se as eleições se realizassem hoje. Uma surpresa, em especial tendo em conta a campanha acérrima que o presidente do FC Porto tem feito contra o social-democrata.
O «NdO» sabe que há, pelo menos, uma sondagem que está a ser realizada em Ovar com as tendências de voto para Outubro próximo. Quem terá vantagem?

sábado, junho 18, 2005

Heshimu Evans assinou pela Ovarense Aerosoles

nome da imagemO «NdO» está em condições de avançar que o norte-americano Heshimu Evans e o português Nuno Perdigão, que represntaram o FC Porto, na última época, assinaram esta semana, um contrato com a Ovarense Aerosoles válido, pelo menos, para a próxima época. No caso do norte-americano, trata-se de um regresso apetecido por adeptos e jogador que vai querer demonstrar todas as suas capacidades, o que não aconteceu na sua primeira passagem por Ovar.
BI
Nome: Heshimu Evans
Nacionalidade: Americano
Origem: Nova Iorque, EUA
Posição: Extremo
Altura: 1,98
Peso: 105
Data de nascimento: 08/05/1975
Equipas anteriores:
Manhattan, NCAA (1994/95 e 1995/96)
Kentucky, NCAA (1997/98 e 1998/99)
Chalon-sur-Saone, França (1999/2000)
Mitsubishi Electric Dolphins, Japão (2000/01)
Illiabum (2001/02)
Portugal Telecom (2001/02)
Aveiro Basket (2002/03)
Ovarense Aerosoles (2002/03)
Porto Ferpinta (2003/04 e 2004/05)
Prémios individuais:
MVP do play-off da LCB em 2001/02 e 2003/04
MVP da Taça de Portugal 2003/04
Títulos conquistados:
Campeão da NCAA 1997/98
Campeão da LCB em 2001/02 e 2003/04
Taça de Portugal em 2001/02 e 2003/04
Torneio dos Campeões 2002/03
Taça da Liga em 2003/04
PS hoje e PSD amanhã
Candidatos à vista

Com Manuel Oliveira e Manuel Malícia candidatos, respectivamente, à Câmara e Assembleia Municipal de Ovar, o PS procede hoje à apresentação pública das suas candidaturas e dos cabeças de lista de todas as freguesias do concelho, pelas 21 horas, no Cine-Teatro de Ovar.
Como convidado de honra, além de outras personalidades, estará presente Almeida Santos, numa noite contará com a actuação de músico Phil Case.
Amanhã, é a vez do PSD de Ovar apresentar publicamente os seus cabeças de lista. A apresentação dos candidatos acontecerá durante um convívio popular, na Quinta Jusã, em Válega, e contará com a presença do Secretário-Geral do PSD, Miguel Macedo, do Presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD, Ribau Esteves, e do Presidente da Associação Nacional de Freguesias, Armando Vieira.
Imaginarius'05
La Fura dels Baus hoje na Feira

Está prometida para a meia-noite de hoje a actuação da companhia espanhola «La Fura dels Baus», considerada como um grupo de culto para milhares de seguidores. Trata-se de uma companhia em constante processo de evolução que aborda, desde a sua fundação, em 1979, novos caminhos no campo das artes cénicas. Os seus espectáculos e actividades pontuais causaram um grande impacto, tanto na crítica como no público internacional. Desde «Accions» (1983), La Fura dels Baus tem desenvolvido ao longo dos anos uma linguagem, uma estética e um estilo próprios.
Entre 1979 e 1983, La Fura dels Baus realizou intervenções teatrais na rua, combinando todo tipo de recursos cénicos. Nunca se sabe o que pode acontecer num espectáculo dos «La Fura».
Contacto no «Quarto dos Brinquedos»

«O Quarto dos Brinquedos» é a peça que vai exibir-se amanhã, na casa da CONTACTO - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar.
O Quarto dos Brinquedos é levado à cena pelo TEAGUS - Teatro Amador de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, às 16 horas, no Estúdio da CONTACTO, Rua Dr. José Falcão, nº 237 em Ovar. O espectáculo, que se insere no projecto «Dar Teatro» que a companhia de Ovar tem vindo a promover, com bastante sucesso, tem entrada livre. O acesso é limitado a 80 lugares, sendo conveniente efectuar a sua reserva pelo número 914 66 33 90.

sexta-feira, junho 17, 2005

Supremo Tribunal anula assembleia
da Simria que nomeou Guedes da Costa


O Supremo Tribunal de Justiça deu provimento ao pedido das Câmaras de Aveiro, Ovar e Espinho de impugnação da Assembleia Geral da SIMRIA - Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA - realizada em Abril de 2003. Nesta reunião foi nomeado o actual Conselho de Administração da empresa intermunicipal da qual faz parte Guedes da Costa, candidato do PSD à Assembleia Municipal de Ovar.
A nomeação da administração da empresa liderada pelo social-democrata Manuel Fernandes Thomaz, mereceu, logo na altura, duras críticas do presidente da autarquia aveirense, o socialista Alberto Souto.
Os municípios em causa detêm 14 por cento do capital da empresa e estavam convictos de que lhes assistia o direito de designar pelo menos um administrador, o que não aconteceu e decidiram avançar com o processo de impugnação. A decisão do STJ vem agora dar razão ao protesto das três autarquias socialistas e, não sendo passível de recurso, significa que a nomeação dos membros do Conselho de Administração da SIMRIA, produzida pela assembleia em questão, está ferida de nulidade e que todos os seus actos podem vir a ser anulados. Em face desta decisão, ontem conhecida, o Conselho de Administração da SIMRIA estará a actuar de forma ilegal e terão de ser convocadas novas eleições.
Quem é amigo, quem é?
Universal Motors
Assembleia de Credores adiada outra vez

A suspensão do gestor judicial Elmano Vaz determina o adiamento da assembleia de credores da empresa de motores eléctricos Universal Motors, de Ovar, agendada para hoje no Tribunal de Ovar.
A juiza do processo, Margarida Carmesim, adiou a sessão para o próximo dia 27 de Junho, um dia antes do processo prescrever. O gestor judicial, Elmano Vaz, foi suspenso de funções, devido a um processo interposto pela administração da firma relacionado com um incidente de suspeição. O Tribunal de Ovar nomeou Adélio Monteiro Ramalho para a função.
Concursos de Pesca animam Ria

nome da imagemO Grupo Folclórico "Os Moliceiros de Ovar" leva a efeito, no próximo dia 19 de Junho, o 5º Grande Concurso de Pesca na Ria de Aveiro.
O vencedor tem à sua espera um televisor, mas a aorganização promete para todos os participantes individuais e para as equipas.
As canas estarão em riste no partir das 7 horas da manhã do próximo domingo.
A Comissão de Festas de Nª Srª da Boa Viagem, vai realizar também um concurso de pesca em Barco Moliceiro na Ria de Aveiro.
A partir das sete horas da manhã do dia 2 de Julho, os concorrentes recebem as últimas instruções da organização e durante as 4 horas da pescaria (das 8 ao meio-dia) todos estarão à procura do melhor peixe que possa garantir uma boa recompensa. Há prémios para os 60 melhores e lembranças para todos.
Informações adicionais poderão ser obtidas na sede da Comissão de Festas de Nª Srª da Boa Viagem, no Torrão do Lameiro - Ovar.
Inscrições:
Casa das Enguias e Mercearia Flor da Ria no Torrão do Lameiro.
Tlms 967 987 049 - 917 000 992 - 963 678 705 (qualquer hora)
Tlfs. 256 592 890 - 256 180 085 - 256 591 351 (a partir das 20:00 horas)

quinta-feira, junho 16, 2005

Director-delegado dos SMAS
substituído pela câmara


Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ovar têm desde a passada terça-feira, um novo administrador-delegado. De acordo com o presidente da edilidade, a substituição deu-se em circunstâncias normais, no âmbito das competências de um acto de gestão do conselho de administração. «Avisámos o engenheiro Alfredo da Costa, dentro do prazo estipulado por Lei, de que não iríamos renovar a sua comissão de serviço», explicou Manuel de Oliveira.
As funções de administrador-delegado dos SMAS podem ser asseguradas em regime corrente ou em regime de substituição. «Perante as duas alternativas, optámos pela segunda», acrescentou.
Alfredo Costa assumiu as funções de administrador-delegado dos SMAS em 1996, mas não pertencia ao quadro de pessoal da entidade.
O presidente da Câmara Municipal de Ovar que acumula, por inerência, o lugar de presidente do Conselho de Administração dos SMAS defende que não havia necessidade de manter a situação porque há «dentro do quadro várias pessoas que reúnem as condições legais para o exercício das funções». A escolha acabou por recair na engenheira Ana Adrego, mas a autarquia pretende, dentro dos prazos normais, abrir concurso para seleccionar o próximo administrador-delegado da empresa municipal.
Manuel de Oliveira nega que a alteração na direcção da empresa municipal que gere o abastecimento de água à população e os esgotos do concelho, tenha a ver com a auditoria financeira que está a decorrer na autarquia.
Este será o primeiro passo da reformulação organizativa que a actual gestão camarária pretende implementar nos SMAS. «Temos uma entidade exterior a realizar um estudo do qual sairá a definição de um modelo organizativo para os SMAS», adianta Manuel de Oliveira. Seja qual for a solução encontrada, o autarca garante que não seguirá a via da privatização pela qual enveredaram diversos municípios vizinhos de Ovar. «Essa possibilidade não está sequer nos meus horizontes, queremos que a gestão dos SMAS seja pública e transparente, por isso, estamos avaliar tudo que com ela se relaciona para tomar uma decisão», concluiu.
O candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, diz que «há muito por esclarecer» no que diz respeito a este assunto e caberá «ao presidente da câmara explicar tudo publicamente». O dirigente concelhio dos social democratas ovarenses assegura que vai apurar o que aconteceu e só depois deverá tomar uma posição pública sobre o assunto.(«DA»)
Gestor judicial da Universal suspenso

Cada vez mais, a falência da Universal Motors parece iminente. O prazo para a recuperação da empresa ovarense de motores eléctricos termina no próximo dia 28 e tudo indica que, até lá, não será possível salvar a fábrica e os cerca de 90 postos de trabalho. É que o gestor judicial, Elmano Vaz, encarregado de apresentar um relatório sobre o património da Universal e um estudo de viabilização na Assembleia Geral de Credores, marcada para amanhã, foi ontem suspenso de funções.
A anterior Administração da empresa havia feito recair sobre Elmano Vaz um incidente de suspeição, que o Tribunal de Ovar considerou improcedente. Porém, como decvidiram recorrer da decisão, foi necessário suspender o gestor. O processo terá voltado, assim, à estaca zero, a poucos dias de terminar o prazo para a recuperação. Isso porque o processo entrou em julgado no dia 28 de Dezembro e se, passados seis meses, nenhuma solução tiver sido apresentada, a falência é decretada pelo tribunal. Segundo um credor contactado pelo JN, tudo se encaminhava para que Elmano Vaz apresentasse um estudo de viabilização, apoiado por uma comissão de credores e com a participação de técnicos dos quadros da empresa. "A suspensão do gestor só conseguiu que a comissão de credores possa dar um passo atrás", disse.
Falta saber se a assembleia de amanhã se realiza, pois presume-se que não há solução a apresentar e prevêem-se, devido à greve anunciada na Função Pública, falhas de funcionamento do tribunal.(«JN»)
Voleibol
Esmoriz é campeão nacional de minis masculinos

O Parque da Cidade, no Porto, foi palco da fase final do campeonato nacional de voleibol, na categoria de minis masculinos. Na foto, a equipa do Esmoriz, que viria a sagrar-se campeão nacional. Outra equipa do Distrito, o Sporting de Espinho, também esteve em destaque, ao classificar-se em segundo lugar.(«DesportoAveiro»)
Esmoriz
Barrinha reaberta ao mar
sem registo de poluição


A barrinha de Esmoriz, em Ovar, abriu anteontem controladamente ao mar e ontem, à hora de almoço, não havia qualquer vestígio de detritos, quer no mar, quer na costa, disse ao COMÉRCIO o ambientalista Arménio Moreira, dirigente do Movimento Cívico "Pró-Barrinha". O vereador do Ambiente, José Américo, critica, no entanto, o dique fusível que foi construído há cerca de um ano e que, segundo ele, não funciona porque a obra está "inacabada", numa altura em que o presidente da Estrutura de Coordenação pediu a suspensão de funções alegando incompatibilidade com a sua candidatura à Câmara de Ovar.
Para o ambientalista Arménio Moreira, "desde que as obras se iniciaram tudo tem corrido bem e a prova foi esta última abertura". A barrinha foi aberta com máquinas do Regimento de Engenharia de Espinho (REE), anteontem, cerca das 20 horas, e encerrada ontem pelas 9 horas. "Já tínhamos sido avisados, ao contrário do que acontecia anteriormente, porque esta abertura estava já planeada". Por isso, garante que "a estrutura de controlo construída funciona na perfeição, ao contrário do que já havia afirmado à comunicação social o vereador José Américo", que temia a contaminação das praias quer de Ovar, quer de Espinho.
Segundo José Américo, a cerca está destruída e não existe um manual de procedimento do dique, considerando, por isso, que existe "um grave problema de gestão da obra".
Polémicas à parte, este ano a bandeira voltou a subir ao mastro da praia de Esmoriz.(«Comércio»)

quarta-feira, junho 15, 2005

Futebol
Rui Correia na Ovarense

O brasileiro Mazola vai permanecer no comando técnico da Ovarense. O treinador aceitou a proposta para voltar a liderar os destinos da equipa vareira, devendo mesmo regressar do Brasil na companhia de um reforço para a baliza. O clube de Ovar já garantiu os serviços de Rui Correia, antigo guarda-redes do feirense, que contará, igualmente, com a concorrência de Armando, que representou o Oliveira do Hospital na época finda.
Quanto a Artur, o médio respondeu de forma afirmativa ao convite que lhe foi endereçado para renovar contrato. O capitão continuará assim a vestir a camisola alvi-negra em 2005/2006.
Acitividade policial

Na última semana, foi a seguinte a actividade da PSP de Ovar:
Detidos:
 Em 08JUN05, pelas 02H10, 1 homem, de 20 anos, empregado fabril, por condução de ciclomotor, sem estar devidamente habilitado para o efeito.
 Em 08JUN05, pelas 04H05, 1 mulher, de 34 anos, empregada de balcão, residente em Ermesinde – Valongo, por condução de veículo automóvel, acusando uma taxa de alcoolemia de 1,21 g/l.
 Em 08JUN05, pelas 09H30, 1 homem, de 44 anos, profissão desconhecida, em cumprimento de mandado de detenção, para cumprimento de pena. No mesmo dia, foi-lhe restituída a liberdade, em virtude de ter pago a multa no valor de 180,00 Euros.
 Em 10JUN05, pelas 03H10, em flagrante delito, 1 homem, de 28 anos, pedreiro, residente em Santa Maria da Feira, por furto de gasóleo de veículos pesados que se encontravam estacionados em estaleiros de obras.
 Em 10JUN05, pelas 03H10, 1 homem, de 28 anos, servente de pedreiro, por posse de 26 doses de haxixe.
 Em 12JUN05, pelas 00H20, 1 homem, de 25 anos, técnico de informática, residente em Viseu, por posse de 42 doses de haxixe.
 Em 12JUN05, pelas 03H15, 1 homem, de 22 anos, residente em Oliveira do Bairro, empregado fabril, por posse de 32 doses de haxixe.
 Em 12JUN05, pelas 03H15, 1 homem, de 22 anos, residente em Oliveira do Bairro, empregado fabril, por posse de 64 doses de haxixe.
 Em 11JUN05, pelas 09H30, 1 mulher, de 38 anos, operária fabril, por condução de ciclomotor, sem estar devidamente habilitada para o efeito.
 Em 11JUN05, pelas 22H08, 1 homem, de 55 anos, pirotécnico, por condução de veículo automóvel, acusando uma taxa de alcoolemia de 2,27 g/l.
 Em 12JUN05, pelas 15H30, 1 homem, de 23 anos, estudante, por condução de ciclomotor, sem estar devidamente habilitado para o efeito.
Identificados:
 Em 12JUN05, pelas 02H50, 1 jovem, de 18 anos, residente no Porto, estudante, por posse de 10 doses de haxixe.
 Em 12JUN05, pelas 04H00, 1 jovem, de 17 anos, residente em Vila Nova de Gaia, estudante, por posse de 22 doses de haxixe.
 Em 12JUN05, pelas 04H00, 1 homem, de 29 anos, residente no Porto, estudante, por posse de 5 doses de haxixe.
Trânsito:
 Foram registados 10 acidentes de viação, dos quais resultaram 2 feridos ligeiros.
 Levantaram-se 09 autos de contra-ordenação, por infracção às regras de trânsito.

terça-feira, junho 14, 2005

É só carregar no botão...

Não desaparece o défice, não se evapora o chefe, não se esfumaça a sogra, nem devolve os inúmeros postos de trabalho que têm desaparecido no nosso concelho...

... e desculpem lá qualquer coisinha, mas que é engraçado, lá isso é.
Jorge Castro é o candidato
«inconformado» do PSD em S. João


O esquecimento a que foi votada a freguesia de S. João nos últimos oito anos foi a razão invocada por Jorge Castro para justificar a sua candidatura como cabeça de lista do PSD na freguesia mais jovem do concelho de Ovar. Antigo militante laranja, hoje independente, Jorge Castro apresentou publicamente a sua candidatura no último sábado e assumiu este seu regresso à actividade política como a reacção de um munícipe inconformado à estagnação e à apatia da sua terra.
O candidato à Presidência da Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, apontou a capacidade de trabalho e a competência como as maiores virtudes de Jorge Castro, um candidato que “nos dá garantias de podermos desenvolver um bom trabalho na freguesia de S. João”. Álvaro Santos sustentou que a característica comum aos dois candidatos é a vontade de mudar a atitude de governação na freguesia e no concelho, no sentido de criar um município mais moderno e competitivo. “A freguesia de S. João está cada vez mais afastada da sede do concelho e, por sua vez, o relógio do tempo em Ovar parece ter parado há doze anos”, defendeu o candidato. “Precisamos de pessoas destas, com coragem e ambição para lutar e transformar a nossa terra”.(Ler mais)
Microfil alarga horizontes para a Europa Central

A empresa Microfil, que é especializada no desenvolvimento de soluções de software para arquivo óptico, foi uma das vinte participantes na recente missão empresarial organizada pelo ICEP na Europa Central e Oriental.
A deslocação de negócios incluiu visitas à Eslovénia, Áustria e Eslováquia. Esta iniciativa serviu para levar empresas portuguesas do sector das tecnologias de informação a contactar mercados com grande potencial, em especial nos novos Estados membros da União Europeia (UE).
Instalada na freguesia de Cortegaça, Ovar, a Microfil é uma empresa direccionada para o fornecimento de soluções globais de gestão de conteúdos, designadas como ECM. Os sistemas permitem ao cliente aceder, controlar, integrar e disponibilizar informação à medida das suas necessidades e interesses.(«NA»)
INNOCENT!

Aquele a quem um dia chamaram Rei da Pop regressou ontem a casa livre de todas as acusações. Para gáudio dos fãs que sempre acreditaram na inocência do artista.(Aqui)

segunda-feira, junho 13, 2005

Reconciliação com a Ria
passa pelo Cais do Puxadouro


Numa parceria com a Associação dos Municípios da Ria (AMRia), a Câmara Municipal de Ovar está empenhada no avanço do projecto de valorização e requalificação dos cais do concelho. «O plano encontra-se, neste momento, numa fase de discussão pública», informou, esta semana, o presidente da autarquia.
Manuel de Oliveira disse ainda que o projecto destinado à recuperação do Cais do Puxadouro, em Válega, «deverá vir a ser integrado nesse plano mais global». Os serviços camarários estarão a adaptar os resultados do campo de trabalho que ali decorreu no dia 17 de Maio de 2003, no âmbito do Fórum UNESCO, do Instituto Piaget. As potencialidades naturais do lugar são grandes, «mas a perspectiva do cais não pode ser isolada», observou o autarca. «É importante que o município se reconcilie com a ria, com as suas origens», defende.
Os cais, segundo Manuel de Oliveira, «têm a ver com determinados percursos que já foram importantes na vida das pessoas deste concelho, como é também o caso das nossas ruas e da nossa zona história».
Ovar deve voltar-se de novo para a ria, aposta o edil, defendendo: «Devemos ser capazes de a qualificar». Manuel de Oliveira elege como prioritária a requalificação dos cais do concelho, «não apenas o do Puxadouro, mas também o da Ribeira, Tijosa e da Marinha», de modo a garantir a recuperação da «identidade» vareira. «Muitas pessoas de fora têm vindo ter comigo para dizer que Ovar está a mudar sem perder a sua identidade, o que para nós é muito gratificante de ouvir». «Precisamos de ter projectos alternativos em matéria de desenvolvimento, mas sem nunca perder de vista a nossa identidade», concluiu o autarca.
O Campo Internacional de Trabalho do Património – Estudo e Revitalização do Cais do Puxadouro, em Válega, decorreu há cerca de dois anos. A acção teve o cunho da Divisão da Cultura, Biblioteca e Património Histórico da Câmara Municipal de Ovar e do Fórum UNESCO do Instituto Piaget, com o objectivo, numa primeira fase, de fazer o levantamento, observação e análise do Cais do Puxadouro e toda a sua zona envolvente.
A análise, que incidiu em vários aspectos – físico, social, natural, edificado, construtivo, histórico – gerou um conhecimento real do local.
O estudo de requalificação do espaço em questão pressupõe, além do respeito pelas normas e condicionantes do Plano Director Municipal (PDM), o respeito pelo meio ambiente local, sugerindo uma integração e articulação adequada à salvaguarda das características naturais, ambientais e urbanas.(«DA»)
Álvaro Cunhal (1913-2005)
AS AMORAS

O meu país sabe a amoras bravas
no Verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.

Eugénio de Andrade
Varinas nas marchas de Lisboa

O Bairro da Madragoa prestou, ontem, mais uma vez, homenagem aos pescadores e às varinas de Ovar nas marchas de Santo António.
Detentora de nove títulos, o bairro dos vareiros alfacinhas levou à Avenida da Liberdade o tema «Madragoa, pérola do Tejo». E como é da tradição, desfilou descalça, como ainda hoje acontece com as peixeiras da praia do Furadouro.

domingo, junho 12, 2005

O REGRESSO DE ZÉ PINTO, O TROLHA DE PORTUGAL

"Agora temos de arranjar-lhe uma pretendente." - Manuel Luís Goucha
"A minha ex-mulher não se sentiu orgulhosa de mim por isto, [lágrimas] espero que os meus filhos se sintam" - José Pinto

Há momentos destes. Há momentos que nos fazem ter orgulho no nosso país. Momentos em que podemos dizer, alto e em bom som: sou português, porra!

Mas havia outros candidatos ao ceptro, como este...

...ou o famoso Camões.

Mas no final, fez-se justiça.

(Com a devida vénia, do «Clube de fans do José Cid»)

sábado, junho 11, 2005

Vocalista dos U2 encontrou-se quinta-feira com Durão Barroso
Bono quer mais apoio no combate à pobreza em África

- Óh Bono, a gente já fala disso, dê-me mas é um autógrafozinho p'ró meu filho que está ali à espera há uma data de tempo...
- What??
NÃO e SIM empatados
Lisboa e Porto votam contra Tratado

SE O REFERENDO ao Tratado Constitucional Europeu em Portugal fosse hoje, tudo poderia acontecer. Numa simulação do referendo realizada esta semana pela Eurosondagem para o «Expresso», com voto secreto em urna, o resultado foi um empate técnico: 50,8% dos portugueses disseram «Sim» ao Tratado e 49,2% votaram «Não». Curiosamente, o «Não» ganhou nas áreas metropolitanas de Lisboa (52,4%) e do Porto (50,9%) e no Alentejo e Algarve (53,9%). O «Sim» ganhou a Norte do Tejo, sendo o eleitorado do Centro do país claramente o mais favorável ao Tratado (55,5%
Esmoriz
Mulher sofre intoxicação grave
durante incêndio suspeito em casa


A Polícia Judiciária está a investigar um "estranho" incêndio numa casa em Esmoriz, Ovar, que provocou uma intoxicação grave numa mulher com cerca de 50 anos, informou fonte policial. A vítima foi retirada inanimada do interior da casa e transportada para o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde, à hora do fecho desta edição se encontrava internada nos Cuidados Intensivos ligada a um ventilador, em estado considerado "muito crítico", segundo fonte hospitalar.
O alerta de fogo foi dado aos Bombeiros de Esmoriz, cerca das 6 horas, por um popular que àquela hora passava na estrada e viu as chamas dentro da casa, que supostamente terão deflagrado num quarto.
Quando chegaram ao local os bombeiros deparam-se com todas as portas fechadas à chave e as portadas das janelas encerradas com cadeados. Alertados por populares de que no interior estaria uma mulher, Maria Filomena Rocha, uma equipa de resgate dos bombeiros entrou na casa onde acabou por encontrá-la inanimada num canto do quarto, encostada a um móvel.

Segundo os populares, que não se quiseram identificar, a vítima por várias vezes se tinha queixado de maus tratos infligidos pelo seu companheiro e proprietário da casa, um reformado, "com mais de 65 anos", que não se encontrava em casa na altura em que as chamas deflagraram.
Ainda de acordo com os populares a vítima, que vivia com o reformado há cerca de três anos, depois deste ter enviuvado, terá participado as agressões à GNR. O «Comércio» sabe que efectivamente houve "denúncias", mas a vítima nunca quis apresentar queixa.
Marionetas dominam ruas de Ovar
e fazem sorrir pequenos e graúdos


Pela sétima vez o FIMO - Festival Internacional de Marionetas de Ovar e Artes de Rua - "invadiu" as ruas centrais de Ovar, atraindo centenas de miúdos e graúdos que aproveitaram a noite quente de quinta-feira para assistirem aos cinco espectáculos que abriram o certame. Nesta primeira noite destaca-se Delphim Miranda, um dos velhos "gurus" das marionetas em Portugal que apresentou uma história simples que encantou a plateia.
Estreante a participar neste festival que já ganhou raízes, Delphim Miranda, conseguiu a "química" necessária para manter interessados os miúdos, mesmo os mais rebeldes. "É impensável zangar-me, completamente com os miúdos", explicou ao COMÉRCIO este professor de Educação Visual e Tecnológica (EVT). Habituado a actuar em salas fechadas, "com um ambiente mais apropriado", Delphim Miranda não teme a rivalidade das novas tecnologias, embora diga que ela "é evidente" mas, defende que são atracções diferentes e que ambas têm lugar na imaginação dos mais novos e até dos mais velhos.
Apesar de já ter percorrido o continente de lés-a-lés, durante os seus trinta anos de actividade, e ser um dos nomes mais conhecidos nesta área de espectáculo ainda não consegue viver desta arte.
Para os mais pequenos falar de marionetas não é fácil, por isso respondem com um sorriso bem expressivo, como é o caso do Tomás de 7 anos, que, com um brilho nos olhos, apenas consegue dizer, que "é muito engraçado". Ao lado a sua mãe, Alcide Quintal, revivia tempos idos de uma infância onde as ofertas de divertimento para os mais pequenos eram escassas.
"Faltavam-nos bocadinhos como este", afirmou ao COMÉRCIO, quase sem desviar o olhar do palco onde o Teatro Formas Animadas, de Vila do Conde, apresentava "Vicente". Com o irmão mais pequeno ao colo a Catarina de 9 anos, garantia que as marionetas são "muito melhores que os desenhos animados da televisão", enquanto o pai João Santos, explicava que vem "todos os anos com os miúdos porque eles adoram isto, e nós (adultos) também. Porque não".(«Comércio»)

sexta-feira, junho 10, 2005

A Rachel Stevens no seu melhor

Numa campanha de prevenção...
Álvaro Santos suspende cargo na estrutura
de gestão da barrinha de Esmoriz


Conflitos de interesses estarão na base do pedido apresentado ao ministro do Ambiente, diz hoje o «Público».
O responsável - que já havia comunicado a sua intenção ao ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, a 16 de Maio - explica que o facto de ser o cabeça de lista pelo PSD à Câmara de Ovar, nas próximas eleições autárquicas, poderia ser interpretado como "um conflito de interesses", caso continuasse à frente da entidade governamental. Deste modo, o pedido foi ontem enviado a Nunes Correia.
Basquetebol
Os novos campeões nacionais

...o que é certo é que mereceram.
Basquetebol-Final
Henrique Vieira: «Um dia hei-de ganhar»


Declarações proferidas no final do Ovarense-Queluz, terceiro e último jogo da final do "play-off" da Liga profissional de basquetebol, realizado no Pavilhão Raimundo Rodrigues, em Ovar.

Henrique Vieira (treinador da Ovarense): "O Queluz foi um justo vencedor. Foi a melhor equipa na fase regular e hoje voltou a merecer ganhar.
Alguns dos meus jogadores não estiveram bem e isso acabou por se ressentir na exibição e no resultado.
Nunca ganhei nenhuma final, mas algum dia hei-de ganhar".

Alberto Babo (treinador do Queluz): "Fomos a melhor equipa na fase regular e no "play-off" e merecemos por inteiro este triunfo.
Sempre disse que íamos ser campeões e é muito bom repetir o feito que já tinha conseguido com o FC Porto (campeão em 1998/99).
Este grupo de trabalho é extraordinário e merece tudo de bom".

Leroy Watkins (MVP e jogador do Queluz): "Estou muito feliz.
Foi uma época muito longa, cansativa, mas soubemos sofrer para depois festejar. Neste momento quero celebrar o triunfo".

David Vik (jogador do Queluz): "Nunca pensei que fosse tão bom vencer um título em Portugal. Estou muito contente por jogar aqui e feliz por ajudar o Queluz. É um triunfo importante para este clube e sei que, no futuro, ganharemos mais vezes".

Armando Costa (jogador do Queluz): "É uma vitória muito importante para o Queluz. Fomos sempre a melhor equipa da Liga e creio que somos os vencedores indicados. Sofremos para chegar à final e, hoje, no último período, sentimos algumas dificuldades.
A Ovarense, a jogar em casa, aproveitou bem a nossa desconcentração, mas nós conseguimos recuperar e somos justos vencedores do campeonato".
Basquetebol - Final
Vareiros abaixo das suas possibilidades

Sob a arbitragem de António Coelho, Luís Lopes e Fernando Rezende, as equipas alinharam e pontuaram:

- Ovarense (58): Walter Jeklin (8), Jason Sasser (15), Herman Alston (4), Michal Ignerski (14) e Michael Wilson (8) - "cinco" inicial. Jogaram ainda Nuno Manarte (5), John Tomsich (4) e Jaime Silva.

- Queluz (63): Francisco Rodrigues (7), Tomas Rodrigues (11), Miguel Miranda, Carlos Andrade (11) e Leroy Watkins (13) - "cinco" inicial. Jogaram ainda David Vik (17), Armando Costa (4) e Carlos Dias.

Marcha do marcador: 02-07 (05 minutos), 10-15 (1º período), 18-29 (15), 24-37 (intervalo), 31-44 (25), 41-55 (terceiro período), 54-55 (35), 58-63 (fim).

Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.
Basquetebol
Queluz "dá" 3-0 à Ovarense e é campeão 21 anos depois

O Queluz venceu ontem a Ovarense por 63- 58, no terceiro e último jogo da final do "play-off" da Liga profissional de basquetebol, realizado no Pavilhão Raimundo Rodrigues, em Ovar.

O Queluz repetiu hoje o feito de 1983/84 e sagrou-se campeão português de basquetebol, ao vencer a Ovarense por 63-58, no terceiro jogo da final do "play-off" da Liga profissional, realizado no Pavilhão Raimundo Rodrigues, em Ovar.
Depois de ter vencido as duas primeiras partidas em casa (75- 74 e 93-86), o Queluz deu seguimento ao primeiro lugar da fase regular e à supremacia demonstrada nos quartos-de-final (eliminou o CAB Madeira, depois de estar a perder por 2-0) e nas "meias" (vitória sobre a Oliveirense por 3-0).
O treinador Alberto Babo repete também o título nacional, depois de em 1998/99 ter oferecido ao FC Porto a faixa de campeão (triunfo ante o Illiabum).
O Queluz, que já tinha vencido a Taça de Portugal à equipa de Ovar, iguala os feitos da Ovarense e da PT que, em 99/00 e 01/02, respectivamente, triunfaram por 3-0 na final do "play-off".
Depois de já ter vencido a equipa de Henrique Vieira por seis vezes esta temporada, nos oito jogos realizados, a equipa da "linha" de Sintra impôs nova derrota e quase humilha o treinador vareiro que, em cinco finais, perdeu sempre.
O Queluz resistiu ao ambiente infernal do nosso pavilhão, apesar de um forte abanão nos últimos cinco minutos, e aproveitou bem a eficácia de David Vik (18) e de Leroy Watkins (13).
A Ovarense, que eliminou o Ginásio (3-1, nos quartos-de-final) e o campeão nacional FC Porto (3-2, nas "meias") apenas "verga" na final, dando seguimento, no entanto, ao bom segundo lugar da fase regular.
A necessitar de um triunfo para adiar a decisão final, a Ovarense entrou muito nervosa no jogo e o "cinco" de Alberto Babo, mais sereno, aproveitou para ganhar ascendente no marcador, acabando por atingir os cinco minutos iniciais com uma diferença de cinco pontos (02-07).
Melhor na defensiva, na circulação de bola e nos ressaltos ao poste, o Queluz parecia destinado a dar poucas hipóteses ao "cinco" de Henrique Vieira, mas dois "triplos" do extremo Jason Sasser colocaram a partida em 08-09, a dois minutos do final do primeiro período.
A formação da "linha" de Sintra "abanou" com a curta, mas eficaz, recuperação da Ovarense, "tremeu" com o início fulgurante dos vareiros no segundo período, mas descobriu depois a melhor forma de contornar as adversidades, acabando por atingir uma vantagem de 11 pontos, aos 15 minutos (18-29).
O desacerto ofensivo da Ovarense permitia ao "cinco" de Alberto Babo aproveitar bem o contra-ataque (80 por cento) e, no segundo período, a equipa de Queluz registou 22 pontos, contra 14 da formação da casa (24-37, ao intervalo).
No terceiro período, apesar de algumas oscilações, o Queluz manteve sempre a diferença mínima de 10 pontos e atingiu a vantagem de 14 (41-55), a 10 minutos do fim do jogo.
15 pontos consecutivos da Ovarense no início do último tempo devolveram toda a emoção à partida e colocaram os vareiros na frente do marcador pela primeira vez (56-55), mas Francisco Rodrigues, com um "duplo", voltou a dar vantagem ao Queluz.
A Ovarense voltou a recuperar por intermédio de Sasser, Carlos Andrade ofereceu a liderança ao "cinco" de Queluz (58-59) e dois lançamentos livres de Leroy Watkins acabaram por ser o suficiente para a equipa de Alberto Babo garantir o ceptro.
Basquetebol: Liga (play-off)
Queluz sagra-se campeão pela segunda vez

O Queluz sagrou-se ontem pela segunda vez campeão português de basquetebol masculino, ao vencer a Ovarense por 63-58, no terceiro jogo da final dos "play-off" da Liga Profissional, conquistando um título que lhe escapava há 21 anos.
A equipa da Linha de Sintra, vice-campeã no ano passado e vencedora da fase regular da prova, sucedeu ao FC Porto e reeditou em Ovar o feito da longínqua época 1983/1984, quando arrebatou o único "ceptro" do seu historial.
Depois de se ter imposto em casa nos dois primeiros embates da final, por 75-74 e 93-86, o Queluz - que ao intervalo vencia por 37-24 - confirmou o estatuto de favorito com um triunfo categórico por 3-0, festejando o primeiro título da era do profissionalismo, que juntou à conquista da Taça de Portugal.

quinta-feira, junho 09, 2005

OPINIÃO
E agora Ovarense?

A perder por 2-0, terá a Ovarense forças para conseguir vencer três vezes consecutivas o Queluz? Será possível? Possível é, embora, muito dificil.

O Queluz foi o lider destacado da fase regular, já venceu a Taça de Portugal, esteve bem nas competições europeias e nos playoffs, já conseguiu recuperar de uma desvantagem de 0-2 (com o CAB) e eliminar o campeões nacionais (Porto). Por tudo isto, a equipa sulista é favorita e se vencer o campeonato, só pode ser considerado um campeão justo.
Nestes dois primeiros jogos da final, assistimos ao que já se temia: o «poste» do Queluz, Leroy Watkins, desiquilibra e a Ovarense não tem um jogador «interior» capaz de exercer a mesma influência do que o americando que já foi campeão pela Telecom.
A Ovarense tem um grande plantel (dá-se ao luxo de deixar um estrangeiro de fora!) mas o Queluz tem um «poste» como a equipa de Henrique Vieira não tem. E por falar em Henrique Vieira, diga-se que no caso de perder esta final para o Queluz, será a quinta vez que é derrotado na final da Liga profissional...

Pedro Neves
VII FIMO arranca esta noite
com veia carnavalesca


Brasil, Espanha e França são alguns dos países representados no VII Festival Internacional de Marionetas e Artes de Rua de Ovar que anima a cidade a partir de hoje.
A relação entre o carnaval e o certame intensifica-se com a presença dos grupos carnavalescos «Xaxas», «Marados» e «Pierrots», os três primeiros classificados de 2005 e que apelaram às marionetas nos fatos apresentados. Outro artista vareiro em destaque será Bruno Gama que apresentara os espectáculos "Era uma vez" e “Então uma mosca”. Ainda de Ovar apresentar-se-ão o grupo “Pó de Plim” e a Academia de Música do Orfeão de Ovar, com “Sons da Primeira”, naquele que será o único espectáculo pago, de modo que a receita possa reverter para a aquisição de um piano.
A insustentável pressão do título
Ovarense no limite e Queluz embalado

nome da imagemOvarense e Queluz ensaiam hoje (20.45) o terceiro duelo da final do “playoff” da
Liga com contextos diferentes: enquanto os basquetebolistas vareiros estão “proibidos” de sofrer novo desaire, os homens da Linha de Sintra ainda podem sofrer duas derrotas para defenderem o seu “património”.
Depois de ter vencido os dois primeiros embates no seu reduto, o Queluz passou a pressão para as hostes vareiras e está na expectativa, apesar de desejar resolver a questão em Ovar e o mais rápido possível. A época vai longa, o calor “aperta” e o desgaste é assaz notório.
O historial das finais do “playoff” da Liga fornece dados interessantes: nunca nenhuma equipa a ceder por 0-2 conseguiu dar a volta ao texto e vencer por 3-2.
“Cada jogo e cada final do ‘playoff’ tem uma história diferente. No desgastante duelo dos quartos-de-final diante do CAB Madeira, perdemos os dois primeiros duelos em Queluz e conseguimos dar a volta à eliminatória”, relembra Alberto Babo, técnico que não conhece a derrota no “playoff” há oito jogos consecutivos.
Babo e as suas “tropas” estão moralizados, mas não há lugar para deslumbramentos, apesar de o técnico admitir que o Queluz atravessa um excelente momento. “Estamos bem fisicamente, com rapidez e mobilidade. E sabemos bem o caminho que temos de trilhar para chegar à vitória”, conclui.(«Record»)
Guarda-redes deixa Ovarense
Sérgio Leite no Hull City

Sérgio Leite, guarda-redes qye representou na última época a Ovarense na Liga de Honra, vai ingressar por um ano, com dois de opção, no Hull City, clube recém-promovido à Championship, a II Liga Inglesa. "Estive para ingressar no clube durante a temporada passada, inclusivamente em Março, mas não se proporcionou por problemas de ordem burocrática", afirmou o atleta, em declarações à agência Lusa. O guarda-redes, de 25 anos formado nas escolas do Boavista, disse ter tido vários convites de clubes da Liga de Honra e da Superliga, explicando que a opção pelo estrangeiro se ficou a dever à experiência que teve no Charlton Athletic. Há dois anos, Sérgio Leite, que capitaneou a selecção de Esperanças no Europeu da Suíça em 2000, alinhou no Charlton, da 'Premier League', onde foi campeão de reservas. Em Portugal, Sérgio Leite já representou o Maia, Sp. Espinho, Penafiel, Leça e Ovarense. («Record»)
Some like it hot!

...mas nós por cá não estamos habituados a tanto calor. Por isso, quando passarem por cá, aproveitem: encostem a cara, a axila, vulgo sovaco, ou outras partes do corpo que entendam e refresquem-se.
Universal Motors
Terminou suspensão de trabalhadores

Os trabalhadores que se encontravam suspensos, regressaram esta manhã aos seus postos de trabalho. Um ano depois, existem ainda prestações salariais por liquidar por parte da entidade patronal.
Esta manhã, os trabalhadores demonstraram, de viva voz, o que lhes ia na alma na hora do regresso à empresa, a cerca de uma semana da Assembleia de Credores que vai decidir o futuro da Universal Motors, de Ovar.
... e agora para acabar

Os nomes que faltam são os apontados para o executivo pelo PS em lugar elegível e que não deverão fugir do seguinte elenco: Manuel de Oliveira, depois o José Américo, José David de Almeida - que é promovido - e talvez o actual presidente da Assembleia Municipal, Laranjeira Vaz. (Descodificando: O filosófico, o carnavalesco [versão burocrática], o contabilístico e a Bridget Jones?)

quarta-feira, junho 08, 2005

Outros nomes da «Rosa»

Junta de Freguesia de Esmoriz: Guterre Montenegro
Junta de Freguesia de Ovar: Esmeralda Souto
Junta de Freguesia de São João: Bruno Oliveira
JUnta de Freguesia de Cortegaça: Fernando Costa e Silva
nome da imagem
Cristiano Ronaldo resolve!

Se vencer hoje na Estónia, a Selecção Nacional de futebol garante praticamente a sua presença no Mundial da Alemanha do próximo ano. Outra coisa não será de esperar tendo em conta o momento de forma do puto maravilha.
(caricatura daqui)
Crianças aprendem tudo sobre sexualidade

"Muito do que falámos eu já sabia, mas gostei, sobretudo, de aprender como é que o bebé se forma na barriga da mãe", afirma a viva Carole Vanessa, de apenas nove anos. Já Luís Sá, do alto dos seus 11 anos, afirma, decidido, que só quer ter relações sexuais depois de atingir a maioridade. "Só quero ter relações sexuais quando fizer 18 anos. Primeiro temos que estudar, trabalhar e só depois é que se faz a vida", indica o rapaz.
Perspicazes, os pequenos conversavam à laia do que aprenderam sobre amor, relacionamentos e sexo, durante o ano lectivo que está quase a terminar, com o projecto "À descoberta com... o Zé e a Maria".
O programa decorreu em cinco escolas das freguesias de Cortegaça e Esmoriz, em Ovar, foi promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz e cofinanciado pelo programa "Ser Criança", desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social.

Não e não

Aprender a dizer não. Não ao abuso sexual, não à gravidez e maternidade precoces e não ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Essas foram outras questões também abordadas pelos futuros adultos, durante 15 sessões semanais.
Uma equipa de duas psicólogas e uma técnica de serviço social levaram 102 crianças do quarto ano (no total) a falar, questionar, aprender e a brincar à volta de temas como o corpo, a reprodução, os afectos, as emoções, mas também a higiene, a alimentação e a resolução de conflitos.(«JN»)
Mais nomes da «Rosa»

Junta de Freguesia de Maceda: Aníbal Moreira
Junta de Freguesia de Arada: António Jorge
Junta de Freguesia de São Vicente de Pereira: Filipe Mesquita
Junta de Freguesia de Válega: José Resende

terça-feira, junho 07, 2005

Malícia confirmado pelo PS

O antigo vereador da Cultura da câmara de Ovar e antigo delegado do IPJ de Aveiro deve ser o cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal. As recentes aparições públicas de Manuel Malícia na cidade indicavam o seu regresso que agora parece confirmar-se.
CDU repete candidatos

Miguel Viegas encabeça a lista da CDU para a Câmara Municipal e José Costa a da Assembleia Municipal. (Ler mais)
Distinguido com Prémio Gulbenkian de Ciência 2004
Docente da UA estuda as redes que dominam o mundo

O mundo é pequeno! Esta expressão corre mundo de boca em boca, mas quem a utiliza está longe de imaginar que por detrás dela está um recentíssimo campo de investigação que ocupa actualmente as mentes mais curiosas de alguns físicos. O Professor José Fernando F. Mendes é um deles!
A publicação do único livro no mundo e de um dos artigos de revisão mais citados sobre a emocionante e ainda inexplorada área das redes complexas valeram a atribuição, em 2004, do Prémio Gulbenkian de Ciência ao Professor residente em Ovar. Conheça algumas das conclusões que este docente e investigador do Departamento de Física da UA já conseguiu apurar num campo de investigação que tem pouco mais de cinco anos.
Professor e investigador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, este físico iniciou a sua aventura pelo complexo sistema das redes há apenas cinco anos, mas o seu «avanço no estudo das redes biológicas, redes de comunicações, como a Internet, uma matéria que, apesar dos avanços significativos dos últimos anos, continua a apresentar-se como um desafio em aberto» já foi reconhecido, em 2004, ao ser distinguido com o Prémio mais antigo atribuído em Portugal na área da Ciência: o Prémio Gulbenkian de Ciência.
Inspirado num artigo de Ducan Watts e Steve Strogatz sobre a experiência realizada por Stanley Milgram, em 1967, da qual resultou o conceito «six degrees of separation» e a expressão «small world», José F. F. Mendes, com a colaboração de S N Dorogovtsev, partiu à descoberta da profundidade desta teoria e escreveu o primeiro livro no mundo sobre redes modeladas como gráficos aleatórios, descrevendo algumas das suas propriedades estruturais fundamentais e apresentando um conjunto de exemplos do mundo real. (Mais)

segunda-feira, junho 06, 2005