segunda-feira, janeiro 31, 2005

Pré-campanha (muito) animada

(Enviada por T.S., de Ovar)

(Do «Jumento»)
Duas mil crianças asseguram
futuro do Carnaval vareiro


«A grande sementeira do Carnaval de Ovar.» É assim que José Américo, presidente da Fundação do Carnaval, define o desfile infantil que, ontem, reuniu nas ruas do centro da cidade cerca de duas mil crianças de escolas, jardins-de-infância e instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho.
Tendo por público alguns milhares de espectadores, as crianças desfilaram num enorme mar de cor e alegria, dando corpo a um trabalho que começou há já várias semanas e que envolveu, além das crianças, pais, professores, educadores e auxiliares. É que, a cada ano que passa, o corso infantil ganha mais importância e o trabalho é cada vez mais árduo.
«Na realidade, o desfile das crianças exige mais responsabilidade e concentração do que o próprio grande corso de Carnaval, pois são os nossos filhos que ali estão», explicou José Américo.
E no que respeita a responsabilidade, ela não foi pequena para o casal de príncipes do Carnaval infantil. Andreia Meda e Diogo Barbosa, ambos da Escola da Habitovar, explicaram que isto de ser da realeza não é só vestir uns fatos brilhantes e usar coroa. «Temos de mandar beijinhos, dizer adeus às pessoas e atirar serpentinas. Temos de divertir as pessoas que nos vieram ver».
Sereias e marinheiros, palhaços e hippies, europeus e índios, flores e gotas de água, abóboras e cozinheiros. De tudo um pouco se viu no desfile, quase sempre sob os temas que foram objecto dos projectos curriculares seguidos nas escolas, desde o Ambiente à União Europeia.
Domingo que vem, sai à rua o desfile da gente graúda.(«JN»)

(Fotos enviadas por T.S. a quem agradecemos penhoradamente)








Marques Mendes contraria apelo ao boicote eleitoral
feito pelos Independentes de Esmoriz


Marques Mendes afirma que a melhor forma de exprimir os pontos de vista é votando, contrariando, assim o apelo ao boicote eleitoral feito pelos Independentes de Esmoriz, por causa da Assembleia da República ter chumbado o diploma para elevar esta cidade de Ovar a concelho. O cabeça-de-lista do PSD por Aveiro, compreende "as razões de queixa" da população local, mas lembra que não exercer o direito de voto é "demitir-se".
"Compreendo as razões de queixa da população, mas a melhor forma de exprimir o seu ponto de vista é exercendo o direito de voto", sustentou, lembrando que a "não participação é uma demissão". O deputado que pela terceira vez se apresenta como cabeça-de- lista pelo distrito, acredita que o "bom senso vai imperar". Recorde-se que nas eleições europeias, os Independentes, entre os quais o presidente da junta local, investiram numa "campanha" a favor da abstenção. O objectivo, tal como agora é mostrar o descontentamento pela forma como "a Assembleia da República tratou Esmoriz", chumbando a elevação do território a concelho. Nessa altura, foi registada a maior abstenção de sempre no município de Esmoriz.

Em mais uma acção de pré-campanha pelo distrito de Aveiro, desta vez pelo concelho de Ovar, Marques Mendes, continua a receber manifestações de apoio dos populares que justificam, que "é dos poucos em que se pode acreditar por que dá sempre a cara".(«Comércio»)
Café «Progresso» retoma
a tradição do Carnaval


Dois anos após o seu encerramento, o café «Progresso», histórico ponto de encontro da sociedade vareira, vai reabrir nos dias grandes do Carnaval de 2005Muitos são os que defendem que as noites de Carnaval, no centro da cidade, perderam a graça depois do café «Progresso» ter fechado portas, há cerca de dois anos. O café, situado no Largo Família Soares Pinto, junto ao chafariz do «Neptuno», foi durante dezenas de anos ponto de encontro da tertúlia vareira e no Carnaval transformava-se no centro das atenções. Ir a Ovar no Carnaval e não ir ao «Progresso» era perder o melhor da festa. Os últimos dois carnavais foram mais tristes, já que os foliões que vinham beber a «vitamina da alegria», deixaram de o fazer à volta do chafariz do Neptuno e o centro da cidade esmoreceu. Nas grandes noites de folia, era quase impossível romper no meio da multidão que se amontoava no seu interior. O café funcionava como uma espécie de «passerelle» para as fantasias – algumas bem arrojadas, que por ali desfilavam, por entre muitos litros de cerveja, chegando a estar aberto 24 horas por dia.António Magina é um dos que pensam que «Carnaval sem o “Progresso” nem parece Carnaval» e tirando partido da boa relação pessoal que mantém com o proprietário, conseguiu o que muitos já tentaram sem sucesso: reabrir o café nos dias de Carnaval.«Bastou uma pequena conversa para convencer o Toneca, o dono», conta Magina, que se prepara para reabrir o espaço, formando equipa com mais dois amigos. O trio prepara-se para fazer ressuscitar, inclusivamente, as «matinées» infantis de segunda-feira de Carnaval, onde muitos foliões deram os primeiros passos há dez, 20 ou até 30 anos atrás. «Este era o local onde os grupos de foliões confluíam e onde aqueles vareiros que se encontravam fora se reuniam com os amigos por alturas do Carnaval».O café «Progresso» vai só abrir nesta época festiva, «porque queremos que as pessoas se divirtam, circulem e este espaço é um marco importante para que isso possa acontecer».(«DA»)

domingo, janeiro 30, 2005

Ovarense 68 - Queluz 76
Este Queluz não é para brincadeiras

Em Ovar o Carnaval é famoso e isso ontem pôde perceber-se perfeitamente. A música que se ouviu antes, nos intervalos e no final do jogo era carnavalesca, tal como muitos espectadores fizeram questão de comparecer no pavilhão dr. Raimundo Rodrigues devidamente mascarados. Mas nem por isso o Queluz quis entrar na festa e encarou o jogo com grande seriedade. Tal como a Ovarense, sublinhe-se, apesar do ambiente que (já) se vive na cidade. Desta comunhão de interesses e atitude resultou um jogo de basquetebol animado, com superioridade evidente dos homens de Sintra, que tiveram no trio formado por Francisco Rodrigues, David Vik e Carlos Andrade o seu principal sustentáculo.
Já a Ovarense viu os seus índices de concretização baixar, quando comprados com os últimos jogos, e o certo é que em três jogos (dois para a ULEB Cup e de ontem, para a Liga) entre estas duas equipas o Queluz soma outras tantas vitórias. O que não deixa de ser significativo.
Se é verdade que nunca se registou um grande fosso, a maior vantagem da equipa de Alberto Babo foi de 12 pontos (39-27), e que a Ovarense conseguiu sempre reagir e aproximar-se, os números finais, para além de dizerem que o último período foi fatal - no final dos primeiros 30 minutos o avanço do Queluz era de apenas três pontos - , provam também a superioridade forasteira em todas as variantes do jogo.
Com uma defesa rigorosa e incansável, o que obrigou a Ovarense a falhar muitos lançamentos, o domínio do Queluz foi também notório debaixo dos cestos. Aliás, Henrique Vieira disse mesmo que para bater este Queluz é preciso melhorar o jogo interior. («O Jogo»)

Ovarense, 0 Naval, 3
Vitória tranquila

A Naval vingou, em Ovar, a derrota da primeira volta e ascendeu, virtualmente, ao terceiro lugar da Liga de Honra. O encontro esteve longe de ser um bom espectáculo, mas valeu pelos golos figueirenses, que selaram um triunfo tranquilo.
Numa primeira parte com pouco interesse, a primeira oportunidade de golo acabou por pertencer aos vareiros. Com cinco minutos jogados, Paulinho desperdiçou uma soberana ocasião, após um excelente trabalho de Leandro Netto. Volvidos 10 minutos, acabou por ser a Naval a facturar, num lance esquisito, no qual a defesa vareira não esteve isenta de culpas. Nélson Veiga aproveitou a oferta do ovarense Evilar e serviu Fajardo, que apontou o tento inaugural.
Até ao final da primeira parte as equipas repartiram o jogo a meio-campo e voltou a ser a Ovarense a equipa que esteve mais próxima de marcar, através de um livre apontado por Alex Garcia que passou junto ao poste da baliza de Taborda.
A segunda parte começou, praticamente, com mais um golo figueirense. Ao minuto 51, na conversão de um livre à entrada da área da Ovarense, o central Fernando finalizou, com êxito, um lance de laboratório.
A equipa de Mazola acusou o golo da Naval e não conseguiu produzir oportunidades. Ao invés, os visitantes voltaram a acercar-se da baliza vareira e, após nova falha defensiva, acabaram por obter mais um golo, por intermédio de Ivo Afonso, sentenciando o encontro.
Até ao final, Mazola ainda efectuou alterações, mas as poucas soluções que o brasileiro teve no banco condicionaram não só a estratégia inicial como impediram que a equipa tivesse qualquer reacção.(«O Jogo»)

Fundo de Quintal em Ovar

Foi show dji bola!

sábado, janeiro 29, 2005

Fundo de Quintal tocam hoje
Eis o relato da viagem:

«Chegamos hoje pela manhã na terrinha, Lisboa, e fizemos conexão em um vôo do pessoal que saiu de são paulo. Chegamos as 08:20 da manhã com um temperatura de 3 graus mas com céu azul e previsão de sol, e dai fizemos uma conexão para a cidade do Porto. O vôo do rio chegou também as 08:30 em lisboa mas sua conexão foi cancelada e tiveram que esperar um vôo que vinha de Frankfurt e daí o primeiro atraso do dia. Tivemos que esperar o vôo do rio chegar por volta do meio dia. Daí hotel, falar e rever os amigos e depois aquele bacalhau que vocês nâo imaginam. O Sereno ainda não acordou, tá dormindo desde as 4 da tarde e agora são 3 da manhã. Conhecemos as 4 Escolas de Samba da Cidade de Ovar: Costa de Prata, Charanguinha, Kans Kans e JUventude Vareira e depois mostraremos as fotos aqui pra vocês. Amanhã um passeio pela manhã alguma visitas em ensaios, passeios, etc e depois o show por volta das 00:00. Vamos conferir.»(«Fundo de Quintal»)
Basquetebol e carnaval

A Ovarense Aerosoles defronta este sábado, em Ovar, pelas 17h30m o primeiro classificado da Liga TMN, a equipa do Queluz Sintra PM.
De salientar que por ser o último jogo antes do Carnaval 2005, alguns dos grupos de carnaval vão estar presentes com as suas habituais fantasias e alegria, além disso pede-se que todas as pessoas que queiram assistir ao jogo o façam fantasiadas.

OLHA QUE DOIS...
Futebol: Ovarense-Naval hoje
Quando só a vitória interessa

Ovarense e Naval possuem até ao momento um campeonato regular, com a vantagem de se manterem desde o início nos lugares cimeiros da tabela. No entanto, a turma de Ovar perder força ultimamente, devido a duas derrotas consecutivas. Os vareiros recebem a Naval algo limitados, mas com vontade de voltar aos triunfos.
Do outro lado estará uma Naval que na última jornada perdeu o terceiro lugar para o Marco e que vai querer a todo custo regressar ao pódio, por isso só a vitória interessa. Na esperança de que o Marco tropece, para ser possível recuperar o terceiro lugar.
Depois de uma semana difícil, dadas as saídas de Marco Abreu e Wellington e alguns problemas com as inscrições de jogadores, Mazola acredita que, mesmo assim, a Ovarense pode vencer a Naval, mas atribui vantagem ao adversário. Depois de ter perdido vários jogadores, a direcção vareira ainda não conseguiu equilibrar o plantel e o técnico apenas dispõe de 15 atletas para hoje, tendo Rúben como maior novidade nos convocados. "Penso que a tempestade já passou. Para o jogo somos poucos, mas bons. Vamos ter de entrar com muita garra e determinação para tentar contrariar o natural favoritismo da Naval", disse.
Carlos Oliveira, avançado pertencente ao Penafiel, chegou por empréstimo e já pode ser utilizado pela Ovarense na próxima jornada. Depois do problema com a inscrição de Serginho, os vareiros não perderam tempo e na tarde de ontem já inscreveram o jogador. («O Jogo»)





sexta-feira, janeiro 28, 2005

Ai que saudades, ai ai

...das Majoretes de Alcobaça.
ADO apresenta futuro complexo desportivo

A Direcção da Associação Desportiva Ovarense vai apresentar esta noite o Estudo para o Complexo Desportivo, Comércio e Serviços, na nova área desportiva, bem como a Urbanização da área actualmente ocupada pelo Estádio Marques da Silva, com seguinte programa:
21.00 Horas - Apresentação do Site Oficial da A. D. Ovarense "WWW.ADOVARENSE.COM"";
21.15 Horas - Intervenção do Exmº. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Manuel Oliveira;
21.30 Horas - Apresentação do Complexo pelo Exmº. Sr. Prof. Arq. Tomás Taveira;
- Apresentação de questões;
- Encerramento da Sessão pelo Exmº. Sr. Presidente da Direcção da A. D. O., Dr. Carlos Brás.

Imagem do Estudo do Complexo da ADO
Só falta um dia

O bicho tá pegando!
Descarga da ETAR de Esmoriz
volta a afectar a água da barrinha


A Câmara de Ovar efectuou uma descarga da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esmoriz/Cortegaça para a Vala de Maceda, que drena para a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, tornando o curso da água leitoso e mal cheiroso.
Segundo o director-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, as descargas "são contínuas e estão legalizadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C)". Algo que não foi possível confirmar.
Alfredo Costa recusou também prestar qualquer outro esclarecimento. "É tudo o que tenho a dizer", rematou.
No entanto, numa situação idêntica ocorrida no passado dia 13 de Julho, fonte do Ministério do Ambiente garantia, na altura, que estas descargas "são proibidas".
A última descarga ocorreu na passada terça-feira à noite e ao local foi uma Equipa do Ambiente da GNR de Ovar que recolheu amostras de água e entregou à Divisão Sub-regional da CCDR-C em Aveiro para análise, segundo fonte policial. Tal como em situações anteriores também desta vez a ETAR efectuou uma descarga numa altura em que a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos estava aberta ao mar por ter atingido o seu limite.(«Comércio»)
Afinal, o que é nacional é bom

Dos dois jogos de anteontem, qual gostaram mais?
Do Benfica vs. Sporting ou do Man. United vs. Chelsea?



quinta-feira, janeiro 27, 2005

Tsunami na Malásia

Garantem que esta foto não é uma montagem e que foi captada pelo sistema de vigilância do tráfego automóvel.
Escola de Samba FC Porto, SAD

Leandro Bonfim quer libertar-se do PSV
para dar o salto para o FC Porto


Charanguinha, Costa de Prata, Juventude Vareira e Kan-Kans que se cuidem!
Ai que saudades, ai ai

Frutos tropicais para enganar o frio
Poder de compra per capita
Ovar em sexto no distrito
e em 76.º nacional


O poder de compra em Ovar está abaixo da média nacional, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE). O concelho surge em 76.º a nível nacional, com 79,22. No cômputo distrital, estamos em sexto lugar. De resto, Aveiro é o único município do distrito que aparece no «top ten» do poder de compra concelhio divulgado esta semana pelo INE. No ranking de poder de compra per capita, que tem por base o índice 100 (poder de compra médio nacional) e que inclui 308 municípios, Aveiro aparece com um índice 121,53. Logo atrás de Aveiro aparecem os municípios de S. João da Madeira (14º lugar, índice 120,12) e Espinho (17º lugar, índice 112,16).
Cá mais para baixo, na 62ª posição, está Ílhavo, com um índice 82,68, já abaixo da média nacional. Seguem-se Ovar (76º, índice 79,22) e Águeda (85º, índice 76,62).
Oliveira do Bairro (93º, índice 75,12), Anadia (100º, índice 73,54), Mealhada (104º índice 73,10), Oliveira de Azeméis (112, índice 71,74), Estarreja (120º, índice 70,43) e Albergaria-a-Velha (124º, índice 70,13) precedem Santa Maria da Feira, o maior e mais populoso só aparece na 129º posição do ranking nacional com um índice 69,51 de poder de compra.
O ranking nacional é liderado por Lisboa, com um índice 277,93, e Porto, com um índice 198,48. No último lugar aparece o município de Celorico de Basto, cuja autarquia acusou o INE de adulterar os indicadores e anunciou que iria processar o instituto.

"Não haverá Tanga II"...
...garante José Sócrates. A partir de 20 de Fevereiro será tudo ao léu.

(O humor do «Amor e ócio»)



Basquetebol
Lusitânia 65 - Ovarense 86

árbitros: Fernando Rezende
Paulo Sevilha
Sérgio Silva
local: Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo

LUSITÂNIA
Kris Hill 10
João Rocha 8
Silbryn Robinson 10
Nemanja Danilovic 17
João Manuel 16
Carlos Dias -
Joaquim Xavier 4
Hugo Pedrosa -
Samuel Moreira nj
Dédalo Enes nj
Rodoljub Novakovic nj
Alberto Carvalho

OVARENSE
8 Jaime Silme
2 André Pinto
15 Herman Alston
31 Omar Barlett
4 Michael Wilson
11 Nuno Manarte
5 Fernando Neves
6 John Tomsich
4 Mário Gonçalves
nj Walter Jeklin
nj Jason Sasser
Henrique Vieira

marcador: 12-14 (1º período); 14-25 (2º período); 16-24 (3º período); 23-23 (4º período)
20/47 29/44
6/22 6/22
7/14 10/14
26 40

Mãe de menino azul pede ajuda
a Sampaio para tratar o filho


«Não tenho hipótese de criar o Emanuel. Entreguei-o a pessoas amigas, mas, se calhar, terei de o entregar no hospital. Tenho medicamentos até ao dia 2 de Fevereiro. Depois, faço o quê, sem dinheiro?»
O drama persiste, agora com contornos de desespero. Depois de oito anos de luta, Helena Silva vê-se forçada a separar-se do filho.(«JN»)

É por estas e por outras que não se percebe a onda de solidariedade em redor do menino Martunis, encontrado na Indonésia com a camisola da selecção nacional e se esquece o «menino azul» e outros que moram ao nosso lado...





Futebol
Welington rescindiu

O brasileiro Wellington acertou ontem a rescisão do contrato com a Ovarense, que no mesmo dia perdeu o defesa Marco Abreu, em negociações com o Olhanense. O extremo alegou ordenados em atraso, abandonando o clube que representava desde o início desta temporada. Wellington conseguiu recentemente o estatuto de igualdade de direitos e espera a confirmação do interesse manifestado pelo Portimonense.
O treinador Mazola perdeu dois elementos importantes do plantel na semana em que tem de preparar a recepção à Naval, no próximo sábado, podendo compensar estas baixas com as entradas recentes de cinco reforços.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Carnaval 2005
Este ano há Tenda Armada outra vez!

(clicar na imagem para saber tudo)
Celebridades de fora,
venha o Carnaval


Moliceiro.com – O que podemos esperar do Carnaval 2005 em Ovar?
Américo Sá Pinto (ASP)
– Em termos de festejos tradicionais a máquina já está no terreno. Em termos de maquetes, dos 20 grupos e 4 escolas de samba, também está tudo aprovado. Pela qualidade dos trabalhos que tenho verificado no mínimo vai ser igual aos anos anteriores.
Moliceiro.com – Algum atractivo especial para esta edição?
ASP
– Temos o espectáculo com a banda Fundo do Quintal, que é uma banda ligada à música pagode. É no dia 29 de Janeiro e tenho boas referências da qualidade da sua música.
Moliceiro.com – A Fundação queria implementar outras atracções, mas as coisas não correram bem...
ASP–
Não se trata da fundação querer ou não. Trata-se sim de uma análise que se fez com todos os intervenientes sobre como se poderia atrair mais público a Ovar. Então pensou-se na possibilidade de se contratarem figuras públicas que iriam desfilar nas escolas de samba e não como reis ou rainhas, pois esses tem que ser obrigatoriamente residentes no concelho. Foi uma hipótese que a Fundação trabalhou no sentido de ver até onde poderia ir, apostando em rendimento e não despesa e conjugar a vinda dessas figuras com a televisão como forma de divulgação do Carnaval de Ovar. Só verificas essas situações é que se iria colocar aos grupos e escolas essa hipótese...
Moliceiro.com - ... as escolas anteciparam-se na contestação a esse modelo?
ASP –
Não. Cerca de quatro grupos é que revelaram publicamente a sua posição. Mas digo-lhe, depois de falarmos com os grupos e escolas, se tivesse acontecido uma votação (ainda bem que não houve) o sim teria ganho. Mas repare que nós organização temos, sempre tivemos e sempre teremos resistências à vida dessas figuras, mas a questão não tem a ver com a nossa formação cultural, intelectual ou tradicional. O objectivo era só financeiro.
Agora os pressupostos que colocámos para avançar na contratação dessas celebridades não foram atingidos e a partir desse momento nem sequer se pôs o assunto a votação.
Moliceiro.com – Está tudo resolvido?
ASP
– Está tudo sanado. E mais do que isso porque nada pode pôr em risco esta organização. O carnaval de Ovar não é uma festa é um fenómeno social.

«Ovar tem as raparigas mais bonitas do Carnaval»

Moliceiro.com – Quanto se vai gastar no Carnaval de Ovar este ano?
ASP
- O Carnaval de Ovar tem um orçamento de 420 mil euros. Exactamente o mesmo valor do ano passado. Estamos com contenção total de custos dadas as dificuldades financeiras do país, das autarquias e das próprias pessoas. Arredámos tudo o que é supérfluo sem descorar aquilo que realmente dá vida à iniciativa, reduzindo a decoração da cidade, o fogo de artificio e outras coisas do género para o mínimo dos mínimos. Continuamos a apostar forte, sem reduções, no apoio aos grupos e às escolas de samba.
Moliceiro. Com – Esse orçamento é suportado, maioritariamente, pela Câmara de Ovar?
ASP
– A Câmara é a entidade promotora do Carnaval. Criou a fundação que tem como presidente, por inerência o presidente da Câmara. A autarquia suporta, e muito bem o Carnaval, porque não é uma simples festa e cada vez mais mostra profissionalismo, transformando-se num motor de desenvolvimento económico também. Repare que para além do orçamento, há grupos e escolas que gastam muito mais que o apoio que lhes é dado. Estamos a falar de despesas de madeira, ferro, tecido e outros, que são comprados localmente. A própria restauração beneficia da iniciativa e outros sectores, enfim, o Carnaval vareiro é uma pequena grande indústria que começa a exigir maior profissionalismo na manutenção de pessoas a tempo inteiro na fundação.
Moliceiro.com - Em termos de números, quantos participantes vai ter este carnaval?
ASP
– Temos cerca de 2000 figurantes, 25 carros alegóricos, temos 20 grupos (passerelle e carnavalescos) e as quatro tradicionais escolas de samba. Temos também o tradicional Carnaval Infantil, no dia 30, que é um trabalho das escolas e das IPPS’s do concelho, que é a menina dos nossos olhos.
Moliceiro.com – Para este ano há uma novidade em termos de promoção. A Fundação vai reeditar cartazes e slogans de antigas edições. Quer falar-nos disso?
ASP
– Sim é verdade. É a reedição dos folhetos que saíram em 1963, com umas frases muito engraçadas que vamos distribuir pelos cafés e pelas pessoas que nos visitarem. Estamos a falar de frases que ainda hoje são verdadeiras, como «Ovar tem as raparigas mais bonitas do Carnaval», «O Carnaval de Ovar é a Vitamina da Alegria», entre outras que são antigas mas também o são actuais.

«O nosso Carnaval é um vulcão»

Moliceiro.com – A organização espera muito público para este ano?
ASP
– Há sempre o factor clima. Está sempre dependente desse factor, mas nós, felizmente, não precisamos de muita publicidade dado o seu histórico, com mais de 50 anos. Basta vir aqui na segunda-feira de carnaval à noite, à semelhança do ano passado, com milhares de pessoas na rua até às 5, 6 ou sete da manhã.
Moliceiro.com – Quantas pessoas mobilizou a iniciativa no ano passado?
ASP
- Estimamos que Ovar atraiu cerca de 100 mil pessoas, em todos as manifestações do Carnaval.
Moliceiro.com – Esse número poderá ser atingido este ano?
ASP
– Vai acontecer com certeza, mas S. Pedro tem que nos ajudar. O factor clima é mesmo determinante, principalmente na receita da bilheteira, porque neste tipo de iniciativa a despesa está feita antes do Carnaval, à espera de uma boa bilheteira.
Moliceiro.com – Chamou-lhe fenómeno social, ou seja, uma festa que já é indissociável da vida dos vareiros?
ASP
– O nosso Carnaval é um vulcão. Quando a festa começa, e já começámos no passado dia oito (é um mês de festa) é um jorrar de alegria, e reporto-me apenas a iniciativas organizadas porque ainda há o carnaval espontâneo um pouco por todo o lado. É impressionante o ambiente que há nas sedes dos grupos e das escolas, que de facto são realmente as nossas celebridades.
(Entrevista publicada pelo site «Moliceiro.com»)
Basquetebol
Ovarense foi campeã em «casa»

A Ovarense manteve a senda vitoriosa registada na fase anterior, conquistando o ambicionado título distrital. O Esgueira saiu derrotado na final, mas acompanha a equipa vareira ao nacional da categoria. Brandoense e Colégio de Calvão quedaram-se pela terceira e quarta posições, respectivamente
A Ovarense conquistou o ambicionado título distrital de Cadetes Femininos, vencendo os três jogos disputados no seu pavilhão. No primeiro dia, a vitória foi conseguida através de números «esclarecedores». No jogo com o Calvão, apesar de algum equilíbrio, a Ovarense dominou por completo, dilatando a diferença nos minutos finais. No último e decisivo encontro, com o Esgueira, num jogo extremamente equilibrado e só decidido no prolongamento, a Ovarense foi mais feliz.
Durante os 40 minutos, apesar do equilíbrio, foi a «turma» esgueirense que comandou o jogo, cedendo o empate já próximo do termo da partida. No prolongamento, o equilíbrio manteve-se, acabando a equipa vareira por vencer por dois pontos. Mérito para a formação dirigida por Vera Maia, que conseguiu um feito notável, ultrapassando uma equipa com mais recursos. A Ovarense sucede a equipa do Gafanha na lista dos vencedores, sendo que a formação gafanhense é ainda a detentora do «ceptro» nacional.
O Esgueira, depois de vencer o Calvão, no segundo dia, diante a equipa de Paços de Brandão, acabou por sentir dificuldades na ponta final do jogo, depois de dominar durante quase toda a partida. Na última partida, apesar de dominar praticamente ao longo dos 40 minutos, cedeu o empate muito próximo do final do encontro, acabando por perder no prolongamento. O segundo lugar conquistado permite à equipa esgueirense disputar o «nacional» da categoria.
O Brandoense acabou por surpreender pela positiva. Depois de perder com a equipa da «casa», criou muitas dificuldades à formação do Esgueira e, no último dia, venceu o Calvão – resultado muito surpreendente. A equipa brandoense vai disputar o Torneio Inter-Associações. O Calvão foi o grande derrotado da prova. Depois de lutar até ao fim pela organização da Fase Final, a equipa de Tó Veleirinho perdeu todos os jogos, quedando-se pelo último lugar. Como sucedeu na última época, a equipa do Colégio de Calvão vai disputar o «Inter-Associações».
Destaque muito positivo para as pessoas que «encheram» o Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues, em Ovar, dando um «colorido» e um ambiente espectacular a um momento já por si de festa, homenageando as novas campeãs distritais em título.

Resultados
Jornada 1
Ovarense-Brandoense 75-52
Calvão-Esgueira 44-53
Jornada 2
Ovarense-Calvão 64-49
Esgueira-Brandoense 67-61
Jornada 3
Brandoense-Calvão 50-47
Esgueira-Ovarense 74-72

Classificação
J V D PM-PS P
Ovarense 3 3 0 213-173 6
Esgueira 3 2 1 192-179 5
Brandoense 3 1 2 163-189 4
Calvão 3 0 3 140-167 3

Yasaki Saltano prevê redução de pessoal
e deslocalização de secções de Ovar e Gaia


O Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC) receia que a multinacional nipónica de componentes eléctricos para automóveis Yasaki Saltano, situada em Ovar e em Serzedo (Vila Nova de Gaia), que emprega cerca de quatro mil trabalhadores, possa dispensar, a breve trecho, 500 operários. Esta contabilização tem por base o comunicado enviado pela empresa aos funcionários, dando conta que não garante a total manutenção da produção do Mercedes, modelo r171, e do motor do Toyota Avensis. Segundo a estrutura sindical, estas secções empregam cerca de meio milhar de operários. No entanto, a empresa, que hoje tem uma reunião marcada com o sindicato, não confirma este número.
Segundo Américo Rodrigues, dirigente do SIEC, os trabalhadores não estão receptivos a aceitarem a proposta feita pela firma para rescindirem, de forma amigável, os contratos laborais. "Os funcionários estão empenhados na defesa dos seus postos de trabalho", diz o responsável, adiantando que o assunto vai ser levado à próxima reunião da Assembleia Municipal de Ovar. Rodrigues revela ainda que a firma deverá encerrar as quatros linhas de produção do motor do Toyota Avensis e deslocalizar para a Eslováquia a parte do modelo da Mercedes. O SIEC poderá levar o assunto ao Governo Civil de Aveiro e aos partidos com assento parlamentar, caso a administração fabril não recue nas suas intenções.(«Público»)


terça-feira, janeiro 25, 2005

Ai que saudades, ai ai

Memorável esta maquete dos «Marados»
Alguém viu por aí uma vaga de frio?

Está atrasada como a retoma económica, os comboios da CP e o cumprimento das promessas eleitorais
Pena suspensa para assaltantes
de grupos de Carnaval em 2004


O Tribunal de Ovar suspendeu, ontem, a pena de prisão dos dois responsáveis pelos assaltos aos Grupos de Carnaval, o ano passado, naquele concelho.
Luís Brito, de 18 anos, que se encontra em prisão preventiva por ter ateado fogo à ex-namorada no passado dia 3, e Rui Manuel foram condenados a dois anos e meio e dois anos de prisão,
respectivamente, mas viram as penas suspensas por dois anos e meio. Um terceiro indivíduo, acusado do crime de receptação, foi absolvido.
O tribunal deu como provados os factos da acusação imputados aos dois réus, que confessaram a autoria dos furtos, num valor que ascendeu a 2.830 euros, acusando-os de crime de furto qualificado, em co-autoria, aplicando-lhes "a pena especial para jovens adultos" que vai até seis anos, segundo o juiz do processo. Luís Brito foi ainda condenado por conduzir sem carta de condução. Os dois jovens condenados ficam ainda obrigados a uma pena de multa.
Uma semana antes do Carnaval de 2004, Luís Brito e Rui Manuel assaltaram os grupos de Carnaval «Palhacinhas» e «Pindéricus», furtando diversas ferramen- tas indispensáveis para terminar os trabalhos de preparação para o grande corso do dia 24 de Fevereiro. A participação dos grupos chegou a estar em causa. No entanto, poucos dias depois a PSP de Ovar deteve os assaltantes e recuperou todo o material furtado.
Refira-se que Luís Brito, também suspeito de ter violado uma idosa de 78 anos, já tinha sido indiciado pelo homicídio de um deficiente motor em 2001.(«Comércio»)

BE teme que Hospital de Ovar
seja de retaguarda


O Bloco de Esquerda (BE) teme que os hospitais de Ovar e Estarreja «continuem o seu percurso de transformação» em estruturas de «retaguarda» e, nesse sentido, relembra as valências que foram retiradas aos dois equipamentos de saúde. A estrutura partidária vai mais longe e, em comunicado, critica o ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira - que visitou os dois hospitais na semana passada -, de «gastar dinheiros públicos em autopromoções e auto-elogios ao serviço da propaganda partidária». «Extraordinário é o despudor com que faz campanha com dinheiros públicos e tenta fazer esquecer três anos de desinteresse pela saúde das populações no distrito», acrescenta, a propósito.
Apesar do anúncio «de verbas extraordinárias» para os dois hospitais, o BE gostava de ver esclarecidos determinados aspectos. Concretamente, em relação ao Hospital de Estarreja, se lhe «vão ser devolvidas as valências retiradas e aumentado o quadro de pessoal» ou se vai continuar a ser um «angariador de utentes/clientes para os hospitais SA da Feira e de Aveiro«. Quanto a Ovar, o BE questiona se a maternidade da estrutura hospitalar vai ser devolvida, se «a Pediatria irá reabrir à noite e ao fim-de-semana» e se «irá voltar a ter anestesista à noite e ao fim-de-semana».(«Público»)

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Reis deram primeiros ares de carnaval

D. Sonhador, o Prematuro e Dona Incubadora, a Mártir são os Reis do Carnaval de Ovar deste ano e que, ontem, foram as estrelas de um desfile marcado pela concentração de cerca de 600 palhaços, muitas piadas ao actual panorama nacional e local, mas também com alguns amargos de boca.
Ainda no rescaldo da polémica sobre a possível contratação de celebridades para o Carnaval (e angariar fundos para a Aldeia do Carnaval), situação que não foi avante, o grupo Pinguins sentiu-se vítima de represálias por ter sido uma das vozes contra a vinda de «gente de fora».
Vítor Martins, daquele grupo carnavalesco, queixou-se de que foram alvo «de censura da Fundação do Carnaval» ao terem visto a sua candidatura à participação no desfile de piadas rejeitada, «perdendo, assim, o direito a um subsídio suplementar de 50 euros».
«O nosso grupo apresenta apenas um cartaz onde lê «As verdadeiras celebridades do Carnaval de Ovar», levando cada elemento um cartaz com o nome de cada um dos 24 grupos do concelho, já que, para nós, são eles as verdadeiras celebridades», explicou Vítor Martins.
Para José Américo, presidente da Fundação do Carnaval, a apresentação dos Pinguins não se enquadrava no conceito de piada.
Não foi censura, até porque, por exemplo, os Xaxas fizeram uma piada a propósito do facto da Fundação prometer que vai construir a Aldeia do Carnaval, e não a rejeitámos», esclareceu o responsável.
No próximo domingo, será a vez do desfile infantil, prevendo-se a participação de cerca de duas mil crianças.(«JN»)

(fotos com a devida vénia do «Ovar.info»)

domingo, janeiro 23, 2005

Liga de Honra
E.Amadora, 2 - Ovarense, 1
"Apagão" providencial em dia de aniversário

Em dia de comemoração do 73.º aniversário do Estrela - com direito à presença do presidente António Oliveira no centro do relvado, a cantar os "parabéns a você" ao clube - os líderes da Liga de Honra tiveram bastantes dificuldades para ultrapassar o seu adversário.
Os visitados entraram muito bem na partida, jogando um futebol rápido, mas que se revelava pouco objectivo - Davide, por duas vezes, e Carlos desperdiçaram golos quando estavam isolados diante do guarda-redes Sérgio Leite. Mas à terceira foi de mesmo de vez para o médio criativo dos "tricolores", que inaugurou o marcador aos 20 minutos com um remate rasteiro e colocado. Até ao intervalo, o Estrela continuou a dominar as operações, jogando um futebol fluído, ao qual faltava apenas alguma objectividade junto às redes defendidas por Sérgio Leite.
O intervalo parece ter feito bem aos visitantes. As substituições operadas por Mazola, colocando em campo dois pontas-de-lança (Leandro Neto e Fábio), levaram Toni a adoptar uma táctica de 3x5x2, com Quim Berto a passar para o corredor direito, Santamaria para central e Hugo Luz - que rendeu Davide - a fazer o corredor esquerdo. O jogo passou a desenrolar-se quase todo no meio-campo do Estrela. Até que em dia de aniversário surgiu um providencial "black-out" das torres de iluminação. Não foi propriamente para apagar as velas, mas serviu para acalmar o ímpeto da Ovarense e para o Estrela assentar ideias. Pouco depois, Semedo fez o 2-0 após excelente iniciativa de Machado pelo lado direito. O golo de honra de Leandro Neto, obtido em período de descontos, já nem foi levado a sério pelas escassas centenas de espectadores, entre os quais estavam "espiões" do Valência e do Atlético de Madrid.

Os técnicos
Toni, treinador do Estrela da Amadora: "Na primeira parte estivemos muito bem e merecíamos ir para as cabinas com um resultado mais dilatado. Na segunda, deixámos de assumir o jogo, o que se deveu também ao nosso adversário, que alargou a frente de ataque. Rectificámos algumas coisas após a paragem do jogo".
Mazola, treinador da Ovarense:"Acho que o resultado é injusto. O Estrela foi superior nos 20 minutos iniciais, mas depois a Ovarense mandou no jogo. No entanto, não podemos falar em falta de sorte, não acredito nisso, mas sim na competência e a verdade é que o Estrela foi mais competente".(«O Jogo»)

Liga TMN
Ovarense, 95 - Aveiro Basket, 86

Passividade defensiva no primeiro tempo, uma grande exibição de Jaime Silva e uma excelente percentagem de lançamentos de três pontos da equipa da «casa» foram os três factores decisivos na derrota do Aveiro Basket, frente à Ovarense. Com este desaire, e a duas jornadas do fim da primeira volta, a equipa de Emanuel Seco complicou o apuramento para a Taça da Liga, enquanto que, na formação vareira, o técnico Henrique Vieira conseguiu o oitavo triunfo em dez jogos que já leva à frente da equipa.
Jaime Silva, com uma exibição irrepreensível na primeira parte (22 pontos e cinco em seis em «triplos»), foi o grande obreiro da vantagem da Ovarense ao intervalo (51-41), conferindo ao marcador um desnível enganador, face à forma como o jogo se desenrolou nos dois primeiros períodos. Até ao descanso, o encontro foi equilibrado, chegou a ter vários períodos de algum domínio aveirense no primeiro parcial, mas nos últimos três minutos da etapa complementar, a Ovarense conseguiu uma vantagem que viria a ser decisiva no desfecho final da partida.
No segundo tempo, o Aveiro Basket, jogando praticamente com o «cinco» inicial (João Santos e Daniel Félix entraram mal no jogo e Cláudio Sardo só jogou após a quarta falta de Rod Smith), continuou a «bater-se» de igual para igual com o adversário, mas o melhor que conseguiu foi chegar por três vezes aos sete pontos de diferença. Jaime Silva, apesar de melhor defendido por João Figueiredo, ainda fez mais dois «triplos», mas não foi o único a revelar-se eficaz na linha de 6,25 metros, já que Omar Barlett, Herman Alston, Nuno Manarte também contribuíram para os 14 lançamentos de três pontos e 56 por cento de eficácia com que a Ovarense terminou o jogo.
Apesar da boa prestação do Aveiro Basket, a Ovarense venceu com justiça. Não foi uma vitória fácil, mas os vareiros, depois da vantagem conseguida à beira do intervalo, acabaram por gerir bem o resultado. Referência final para duas notas negativas: contrastando com a excelente atitude (mais uma vez) revelada em campo, alguns jogadores sentados no «banco» do Aveiro Basket, já perto do fim da partida, revelaram uma postura pouco condizente para quem estava à beira de mais uma derrota; e também para o trabalho do trio de arbitragem, já que errou quase sempre em prejuízo do Aveiro Basket.

Walter Jeklin
reforça Ovarense

O «base» esloveno, Walter Jeklin, de 35 anos, é o mais recente reforço da Ovarense. Jeklin jogava no Warbud Warszawa, da Polónia, e na época de 2001/2002 já tinha passado pelo basquetebol português, ao serviço da Oliveirense, nessa época orientada pelo actual técnico vareiro, Henrique Vieira.(«DA»)



sábado, janeiro 22, 2005

Exposições «Carnaval de Ovar»

nome da imagem
A Fundação do Carnaval de Ovar inaugura esta noite, na Biblioteca Municipal, duas exposições dedicadas ao Carnaval de Ovar. «Cartazes concorrentes ao concurso do Carnaval de Ovar 2005» e «Retrospectiva desde 1952 de cartazes do Carnaval de Ovar».
Basquetebol
Jogar para vencer

A Ovarense recebe hoje, no seu pavilhão, o Aveiro Basket, às 17h30, e vai tentar apagar o desgosto europeu.
Futebol
Reencontro de candidatos

A segunda volta não podia começar com maior aliciante. Estrela da Amadora e Ovarense são duas equipas que têm estado em destaque na Liga de Honra, ambas ocupam posições cimeiras e estão separadas por apenas cinco pontos. Tudo somado, deixa prever para hoje um grande jogo.
De Ovar vai partir rumo à capital uma formação ambiciosa, que esta época já defrontou por duas vezes este adversário, tendo empatado para o campeonato e saído derrotada para a Taça de Portugal, por isso é natural que nos pupilos de Mazola haja vontade de rectificar o último dos resultados. No entanto, a formação vareira tem-se revelado irregular nas jornadas mais recentes e desde a nona que não consegue somar duas vitórias consecutivas. Um mau sinal que os jogadores terão de tentar contrariar.
Por seu lado, o Estrela da Amadora tem sido bem mais regular e jogando em casa recebe amplo favoristimo. A 9ª jornada também entra na estatística da formação orientada por Toni, mas de forma mais positiva, uma vez que a equipa não conhece o sabor da derrota desde essa jornada. Se tudo leva a pensar que o Estrela é favorito e pode reforçar a candidatura à subida afastando um dos rivais, talvez ainda seja mais seguro optar pela prudência e não arriscar prognóstico.(«O Jogo»)
Futebol
Quem vai estar em campo

Árbitro | Rui Costa (AF do Porto).
Local | Estádio José Gomes, na Amadora.
Estrela da Amadora - Veiga; Quim Berto, Carlos, Carreira e Hugo Luz; Adilson, Machado, Davide e Semedo; Rómulo e Henrique.
Outros convocados: Paulo Lopes, Santamaria, Zamorano, Fonseca, Fredrick, Nuno, Mauro e Fábio.
Indisponíveis: Wesnalton, Rui Borges, Jordão e Pedro Simões (lesionados).
Treinador: Toni.
Ovarense - Sérgio Leite; Alex Garcia, Evilar, Jorge Humberto e Marco Abreu; Jaime, Artur, Éder e Valdir; Paulinho e Wellington.
Outros convocados: Mingote; Carlos Marques, Hélder Vasco, Jefferson, Fábio, Leandro Netto e Mané.
Indisponíveis: Kikas (lesionados).
Treinador: Mazola.
Árbitro | Rui Costa (AF do Porto).
Local | Estádio José Gomes, na Amadora.
Futebol
Jogo da Amadora vale seis pontos

A Ovarense arranca para o início da segunda volta com uma deslocação bastante difícil. Apesar de ainda não ter conseguido vencer o adversário esta temporada, empate na primeira jornada e derrota a contar para a Taça de Portugal, os vareiros defrontam, no próximo sábado, o actual líder da Liga de Honra, Estrela da Amadora, e a vitória é o objectivo traçado pelo treinador Mazola.
"É um jogo que vale seis pontos. Todos os encontros que fizermos com adversários que estejam à nossa frente têm esta importância", referiu o brasileiro.
O treinador da Ovarense considera o Estrela "uma equipa muito boa, que possui grandes jogadores e tem uma excelente posse de bola", e adiantou: "Respeitamos muito o Estrela pelo seu historial e porque é uma grande equipa, mas nós vamos para esta partida jogar de igual para igual com o objectivo de vencer. Temos que reduzir espaços, mas não vamos defender".
Cinco reforços
Mazola conta, a partir de hoje, com cinco reforços no plantel. Segundo o presidente da Ovarense, Carlos Brás, hoje "vão ser inscritos os cinco jogadores que se encontravam a treinar em Ovar". "Apesar de ainda não terem chegado os certificados internacionais do Marcelo e do Eduardo Souza, é certo que os vamos inscrever juntamente com o Serginho, o Tiago Palavra e o Ruben. Vamos tentar que já estejam às ordens do treinador no encontro com a Naval", explicou.(«O Jogo»)

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Ai que saudades, ai ai

«Levados do Diabo» na homenagem a Walt Disney
Amigos Do Cáster promovem sessão
A Física dos Tsunamis
«A física dos tsunamis» é o tema da palestra que será proferida logo à noite pelo Prof. Dr. João Miguel Dias, da Universidade de Aveiro, na Biblioteca Municipal de Ovar, com início às 21h30.
Apesar do título poder ser assustador, os «Amigos do Cáster» advertem tratar-se de uma palestra de divulgação. E quem assistir ficará a perceber melhor o que é, como se forma e como se propaga um tsunami. Vale mesmo a pena.
Hoje decorre encontro
de comissões sociais


A Rede Social do Concelho de Ovar e a Câmara Municipal de Ovar organizam hoje um encontro entre comissões sociais de freguesia, tendo em vista a redinamização das Comissões Sociais de Freguesia do concelho de Ovar, partilha de experiências com comissões sociais de freguesia de outros concelhos, apresentação de boas práticas e aplicação de técnicas de elaboração de diagnósticos e planos de acção.
O encontro prolonga-se durante todo o dia, no auditório do Orfeão de Ovar, sendo que o primeiro painel é subordinado ao tema «As Comissões Sociais de Freguesia como instrumento de intervenção social» e o segundo painel dedicado ao tema: «Técnicas de definição de prioridades de intervenção social».
Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, «o desenvolvimento equilibrado e sustentado só se conseguirá plenamente no território concelhio na medida em que soubemos envolver todas as pessoas, isto é, as instituições, as associações, os cidadãos e aqueles que são alvo dos projectos a desenvolver, numa tarefa de inclusão social e de combate às novas problemáticas do social».
O filme de que se fala na américa

Marionetas para maiores de 18 anos!
Futebol
Schuster deixa a Ovarense
O médio Schuster rescindiu com a Ovarense e assinou pelo Dragões Sandinenses.
Por sua vez, o avançado Leandro Neto vai continuar no plantel vareiro.(OLN)



Assaltantes roubam mais
de 500 euros de farmácia


Quatro homens de cara tapada assaltaram ontem uma farmácia em Maceda, Ovar, roubando mais de 500 euros. Na farmácia estavam apenas os funcionários que não ofereceramresistência.
Segundo fonte policial, cerca das 15h30, os assaltantes pararam o carro em frente à farmácia, a única daquela freguesia, mas apenas um entrou com a cara tapada por um cachecol, enquanto outros dois ficaram à porta.
O assaltante mandou os funcionários afastarem-se da caixa registadora e de imediato pegou nela, com uma quantia ainda por apurar, mas que se estima ser superior a 500 euros. Entraram em seguida no carro, onde estava o quarto elemento.(«Comércio»)

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Multinacional Yazaki Saltano pondera
despedir até 500 trabalhadores


A multinacional japonesa Yazaki Saltano - que concentra parte da sua produção nacional na área das cablagens - pretende rescindir contratos com até 500 trabalhadores da sua unidade de Ovar, adiantou ao Diário Económico fonte do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Centro (STIEC).
Os novos despedimentos prendem-se com a incapacidade de o grupo manter a produção rentável na área das cablagens, como fica explícito num comunicado que a direcção da divisão portuguesa da multinacional entregou aos trabalhadores e a que o DE teve acesso. No documento pode ler-se que «decisões estratégicas ao nível da estrutura europeia da Yazaki (…) levarão a curto/médio prazos à gradual descontinuação de parte da actividade de cablagens em Portugal».
Especificamente, está em causa o fim da produção dos elementos de cablagem para um modelo da Mercedes - cuja descontinuação obrigará, segundo o STIEC, ao despedimento de 350 trabalhadores - e da Toyota (150 trabalhadores). «Face a esta situação, a Yazaki vê-se obrigada a assumir a intenção de preparar e organizar a redução de postos de trabalho correspondentes à cessação dos referidos modelos e respectiva redução de produção», adianta o referido comunicado.
O sindicato considera que o previsível despedimento dos 500 trabalhadores - num universo, na unidade de Ovar, de cerca de 1.500 postos de trabalho - pode corresponder apenas «a uma primeira fase de rescisões», dado que o historial do sector das cablagens em Portugal nos últimos dois anos indica que a sua produção deixou em definitivo de ser rentável. De facto, e uma vez que aquele produto tem muito pouco valor acrescentado, parte substancial das empresas deslocalizou a produção de cablagens para o Magreb e o Leste europeu.(«DE»)
Ai que saudades, ai ai

Fantasias e... lots of love
Novo shopping em 2006

Após vários anos de espera e de viagens para Gaia, Porto e Aveiro, a população de Ovar vai, finalmente, poder usufruir do seu próprio shopping, o primeiro a nascer no concelho, com cinemas, lojas e restaurantes. O edifício será construído frente à Yazaki Saltano, na zona norte de Ovar, e integrado num projecto denominado Sportsforum, onde se inclui uma arena multiusos ao estilo do Pavilhão Atlântico.
De uma assentada só, Ovar irá ter o desejado centro comercial, mas, também, uma verdadeira sala de espectáculos, com 2500 lugares sentados, que poderá ser palco de concertos de música, ópera, espectáculos de teatro, conferências e até circo. Ovar, recorde-se, só usufrui e mal, de uma única sala de espectáculos: o velhinho Cine-Teatro que, apesar de belíssimo em termos arquitectónicos, há muito que está seriamente degradado.
O projecto, integra-se no chamado Plano de Pormenor do Núcleo Desportivo do Norte de Ovar e encontra-se em consulta pública, seguindo para discussão e aprovação na Assembleia Municipal. Segundo José Américo, vereador do Planeamento e Urbanismo da Câmara de Ovar, o plano terá de ser aprovado em Conselho de Ministros e depois publicado no Diário da República. Se tudo correr bem, a construção deverá iniciar-se ainda este ano, esperando-se a inauguração para 2006.
O plano é resultado de um protocolo entre a Câmara e a Associação Desportiva Ovarense Basquetebol e a Associação Desportiva Ovarense (ADO) Futebol.
Para a construção do Sportsforum, segundo o protocolo, a Câmara cede os terrenos à ADO Basquetebol que, por sua vez, contratualiza com a empresa Amorim Imobiliária a cedência do espaço para a construção do centro comercial (22,3 mil m2), ficando esta responsável pela construção da arena multiusos (28,5 mil m2). A Câmara poderá utilizar a arena até oito vezes por ano para a realização de eventos vários.
Ao mesmo tempo, a Câmara cede os terrenos necessários para a ADO Futebol construir mesmo ao lado do Sportsforum o ambicionado complexo desportivo que, incluirá um estádio, campo de treinos, um auditório, uma clínica e até um posto de bastecimento de combustíveis. Ao todo, a Câmara cede 27 hectares de terreno para um projecto que não esquecerá os espaços verdes, prevendo-se a construção de percursos pedonais e de manutenção. Além de tudo isso, estão previstos 2100 lugares de estacionamento.(in «JN» de 16 de Janeiro)

O génio do «Gato Fedorento»

Esta contra-capa do DVD diz tudo...
Os animais da TV, rádio, cd, dvd e k7

Para quem ainda continua a preferir o «Homem que Mordeu o cão» ao «Gato Fedorento»
Ministro da Saúde Lança Sistema
de Digitalização no Hospital

O Hospital de Francisco Zagalo, em Ovar, recebeu ontem uma óptima notícia da boca do ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, que informou que a digitalização da Radiologia - que consiste no processamento, comunicação e arquivo de imagem - vai ser uma realidade. Trata-se de um investimento de cerca de dois milhões de euros que irá permitir uma forte interligação com outras unidades da rede hospitalar. O governante, que chegou a Ovar com duas horas e meia de atraso, homologou ainda o auto de consignação da empreitada de construção da nova central térmica do hospital e visitou as instalações.
O presidente do conselho de administração do hospital ovarense, Acácio Coelho, anunciou que este ano serão investidos mais de 420 mil euros no equipamento de saúde. No entanto, o responsável reclamou «obras de remodelação estratégica», tendo em vista a acreditação total do Francisco Zagalo. Refira que uma acreditação parcial havia já sido dada pelo King's Fund, um organismo inglês que analisa as condições gerais de unidades de saúde. Nesse sentido, a estrutura hospitalar avaliou as necessidades, elaborando um programa funcional para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e o Bloco Operatório, que fez questão de entregar em mãos ao presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Fernando Andrade, presente na cerimónia. Tudo para que o relatório siga pelos canais hierárquicos competentes. («Público»)
Ilda Figueiredo questiona
Yazaki e Tovartex

A candidata CDU por Aveiro confrontada com as notícias de uma séria instabilidade social e laboral em duas das maiores empresas do concelho de Ovar – Tovartex e Yazaki – com pressões em ambos os casos para o despedimento dos trabalhadores que podem atingir várias centenas, expressou a sua solidariedade para com os trabalhadores, na sua luta pelo direito ao emprego estável e com direitos.
Em ambas as empresas, que se integram em grandes multinacionais, as administrações falam na necessidade de reduzir pessoal, que pode atingir o meio milhar no caso da Yazaki, para fazer face às alegadas necessidades da competitividade, revelando completa falta de sensibilidade, face aos dramas pessoais que resultam das suas decisões.
A concretização destes despedimentos, para além de um rude golpe numa situação já difícil de aumento de desemprego no concelho de Ovar, significaria o abater sobre centenas de famílias da angústia e do desespero, perante a ausência de perspectivas e de projectos de futuro.
Tendo hoje mesmo entregue no Parlamento Europeu perguntas à Comissão sobre cada uma das situações, «considero ainda indispensável reclamar do governo uma intervenção imediata no sentido da defesa dos postos de trabalho», disse.
Ilda Figueiredo, no caso da Tovartex, multinacional de origem alemã, com cerca de 600 trabalhadores e dado que nesta zona há outros problemas de ameaça de deslocalização de multinacionais e que o desemprego é já muito elevado, solicitou à Comissão as seguintes informações:
1- Foram atribuídos alguns fundos comunitários à Tovartex portuguesa? Em que condições?
2- Que medidas vão ser tomadas tendo em vista a defesa do emprego, do sector têxtil e do desenvolvimento regional?
No caso da Yazaki, nos argumentos invocados está clara a procura de maiores lucros quando afirma que «os níveis de competitividade encontrados noutros países continuam a superar os nossos melhores resultados», sem ter em conta os dramas sociais que vai provocar e as consequências ao nível do desenvolvimento regional, numa zona onde o desemprego já é tão elevado. Asim, solicitouà Comissão que a informe do seguinte:
1- Que apoios comunitários recebeu a Yazaki (YEL) para a sua fábrica em Ovar e quais as condições?
2- Que medidas pensa a Comissão tomar para defender o emprego, os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento desta região, ameaçada por mais esta deslocalização da Yazaki?

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Ai que saudades, ai ai


Os famosos carros alegóricos vareiros representativos de lugares
e freguesias do concelho e patrocinados por empresas da região
Repita s.f.f.
«Digo mesmo que eles estão a fazer batota política com os aveirenses. O dr. Paulo [Portas] é cabeça-de-lista e recusa-se a discutir os problemas dos aveirenses; o dr. Marques Mendes é cabeça-de-lista, mas no fundo ele sabe e nós sabemos que ele não quer que Pedro Santana Lopes seja primeiro-ministro».
Alberto Souto, mandatário distrital do PS-Aveiro para as eleições legislativas, no portal da rádio Terranova , in «Público»
Para o mais distraídos, o «Notas entre Aveiro e Lisboa» tem a colecção completa dos nomes candidatos às legislativas, por Aveiro, no próximo dia 20 de Fevereiro.
Julgamento: família cigana escravizou três homens em quinta
«Éramos tratados pior que animais»

«Trabalhei muito, não me pagaram, bateram-me e alimentaram-me mal, fui um escravo”, afirmou ontem Miguel Lopes, de 51 anos, ao Tribunal da Covilhã, onde recomeçou o primeiro julgamento de um caso de escravatura em Portugal.
O homem, natural de Ovar, é um dos três alegados escravos resgatados pela PJ da Guarda nas vésperas do Natal de 2003, a um casal de etnia cigana, em Trigais, Belmonte.
Miguel Lopes acusa Francisco Botelho (arguido, a par da sua mulher) de o ter levado para Espanha para trabalhar na agricultura, não lhe ter pago e do ter maltratado. «Mostrou-me várias vezes a pistola, por isso não tentei fugir, estávamos sempre vigiados!», contou.
A vítima explicou ao colectivo de juízes que antes, ainda em Portugal, o arguido disparou um tiro contra ele: «O Francisco entrou no curral onde vivíamos, fechou a porta por dentro e disparou a arma contra mim. Noutras alturas levei muita tareia. Senti-me pior tratado que os animais que viviam connosco».
Manuel Adolfo, de Ovar, outra das alegadas vítimas, disse que só foi agredido pelo filho do casal cigano, de 15 anos. «O Miguel é que apanhava mais, pois era o que mais se impunha ao casal», disse.
Carlos Fernandes e José Eugénio ambos de Ovar, também «escravizados», mas que escaparam sem necessidade de intervenção das autoridades, confirmaram os casos de maus tratos e sequestro em Espanha e Trigais. A quarta audiência do julgamento é amanhã, com a audição de mais nove testemunhas: cinco de Defesa e quatro de Acusação.
Ministro da Saúde em Ovar

Luís Filipe Pereira começa o périplo em Águeda, na unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia. Depois vai a Estarreja, onde estará no Hospital Visconde de Salreu acompanhado da Secretária de Estado da Saúde, a estarrejense Regina Bastos, candidata do PSD na lista do círculo eleitoral. Depois termina o dia no hospital Francisco Zagalo de Ovar, onde deverá anunciar investimentos.
VAREIROS PERDEM EM ITÁLIA (67-73)
Ovarense volta a ceder ante Varese

A Ovarense despediu-se com dignidade da ULEB Cup, apesar de ter cedido (67-73) na deslocação ao recinto da formação italiana do Varese.A turma vareira até começou mal o encontro (perdia por 9-24 no 1.º período), mas encetou uma notável recuperação na 2.ª parte, ao ponto de ter colocado Ruben Magnano, técnico do Varese, à beira de um ataque de nervos.Com o norte-americano Herman Alston em grande plano - foi o MVP do jogo com 25pt, 4r e 3a -, a Ovarense discutiu o resultado até ao fim, acabando inclusivamente por imperar na luta das tabelas (44 "versus" 32 ressaltos), apesar da menor estatura dos seus postes. O norte-americano Norman Nolan (15pt e 11r) foi o elemento mais valioso do Varese.(«Record»)

terça-feira, janeiro 18, 2005

VERSÃO FINAL

Da «Barriga de um arquitecto» via «Amor-e-ócio»
Basquetebol
Ovarense despede-se da Taça ULEB

A Ovarense Aerosoles despede-se hoje, em Itália, diante do Varese, da taça ULEB, na última oportunidade da equipa vareira conhecer uma vitória europeia esta temporada. Um cenário, pouco provável, a julgar quer pelos resultados anteriores quer pelo actual segundo lugar que os italianos ocupam.

Ai que saudades, ai ai


Os «Hippies» nos idos de 80
CDU reúne com Centro
Paroquial de S. João


No quadro dos contactos habituais que a CDU vem mantendo com as forças vivas do Concelho, uma delegação da CDU, composta por António Covas e Eduardo Granja, eleitos da CDU na freguesia de S. João, e António José Macedo e Miguel Viegas, candidatos da CDU às próximas eleições legislativas de 20 de Fevereiro, esteve reunida na passada Quinta-feira com a Direcção do Centro Social e Paroquial de S. João.
Durante o encontro, vários foram os temas abordados, todos eles relacionados com as diversas actividades de uma instituição ímpar na freguesia de S. João, que emprega hoje cerca de 40 funcionários. Uma das grandes preocupações da Direcção do Centro Social e Paroquial de S. João, partilhada, aliás, pela CDU, prende-se com o crescente envelhecimento da população, numa sociedade cada vez mais egoísta e onde a família tende a ficar cada vez mais fragmentada. Neste quadro, o Centro Social e Paroquial presta já um importante serviço de apoio domicilíário à população idosa da Freguesia de S. João, e só a incúria do governo tem impedido a concretização do grande desígnio desta direcção: a construção do centro de dia.
Com efeito, e apesar de tão importante obra ter sida inscrita em PIDDAC há três anos, o facto é que a mesma foi riscada dos dois últimos orçamentos de Estado, apesar dos protestos da CDU (com moções aprovadas em Assembleia de Freguesia de S. João) e perante o silêncios e a passividade das forças políticas locais do PSD e CDS-PP, que estão no governo.(«Ler mais»)
Assaltantes disparam sobre
viatura da GNR em Esmoriz


Uma patrulha da GNR de Esmoriz, Ovar, foi alvejada a tiro, ontem de madrugada quando surpreendeu um grupo de indivíduos a tentar assaltar um café em Gondozende, junto ao Intermarché. Os assaltantes, quatro ou cinco, dispararam sobre o carro da patrulha imobilizando-o.
De acordo com o comandante da GNR de Ovar, capitão Manuel Afonso, eram cerca das 4h00 quando a patrulha surpreendeu os ladrões, que usavam um Hiunday furtado em Santa Maria de Lamas, Feira. Imediatamente os assaltantes abriram fogo, com pistola e caçadeira, sobre o Toyota da patrulha, provocando avultados danos materiais, deixando-a inoperacional e conseguindo, assim, a fuga.(«Comércio»)

segunda-feira, janeiro 17, 2005

O CARTAZ

O cartaz do Carnaval de Ovar deste ano faz jus à festa?

domingo, janeiro 16, 2005

Basquetebol:Ovarense, 83 - Barreirense, 71
Concentração e respeito

O aviso já tinha sido dado na jornada anterior com a vitória sobre o Benfica. Em Ovar, o Barreirense apenas «assustou» e voltou a demonstrar qualidade. À formação sulista, composta por muitos jovens da «casa», um jogador de leste e dois americanos, falta experiência, mais um ou dois jogadores estrangeiros e um «poste» que renda mais do que o «gigante adormecido» Axel Dench. Ainda assim, a equipa de José Luís Damas faz, esta época, jus ao nome de um dos clubes que melhor trabalha na formação e jogadores como António Pires (uma agradável surpresa) e João Gomes (já com contrato com o Fórum Valladolid) parecem ter um futuro risonho à sua frente.
A Ovarense venceu, essencialmente, porque respeitou o adversário e porque jogou muito concentrada. O parcial de 7-0 com que iniciou o encontro e a vantagem obtida ao intervalo (41-29), bem como a gestão conseguida na segunda parte, ilustram bem a superioridade vareira. Omar Barlett e Jason Sasser foram os jogadores mais decisivos no triunfo da equipa da casa, registando-se, pela negativa, a lesão de Fernando Neves (voltou a entrar no «cinco» inicial), no início da segunda parte.
O Barreirense andou sempre atrás do prejuízo, mas nunca foi capaz de incomodar verdadeiramente a Ovarense, de nada lhe valendo a grande exibição do extremo Steffon Bradford, claramente o melhor homem em campo, num jogo com arbitragem normal e que não teve qualquer influência no resultado final.(«DA»)
Liga de Honra
Portimonense, 2 Ovarense, 1

A visita ao Algarve não correu muito bem à Ovarense que após ter estado a vencer, sucumbou perante um penalty duvidoso no final do jogo. Mesmo assim, desceu só um lugar e está na quarta posição.

sábado, janeiro 15, 2005

Suspeito de burla
em prisão preventiva


O Tribunal de Ovar decretou a prisão domiciliária de um técnico de contas de Santa Maria da Feira suspeito de ter burlado várias empresas num valor superior a um milhão de euros, informou a polícia. O técnico de contas tinha saído em liberdade mediante o pagamento de uma caução de 50 mil euros, mas dias depois fugiu, entregando-se no passado dia 7.
Segundo o «Comércio» apurou A.R., técnico de contas, de 36 anos, residente na Freguesia de Souto, onde também tinha o escritório, esteve todo este tempo na Venezuela em casa de pessoas próximas. A.R viu, na altura, a tribunal apreender-lhe a carteira profissional e o passaporte que lhe viria a ser restituído após o pagamento da caução, permitindo-lhe a fuga. mas acabou por decidir-se regressar e enfrentar a Justiça, a conselho do seu novo advogado, que terá negociado a sua entrega. No mesmo dia em que pisou solo luso, o foragido foi entregar-se ao Tribunal de Ovar, que lhe decretou a prisão domiciliária sob vigilância electrónica.

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Apreciem o que o jornal on-line brasileiro http://www.gibaum.com.br/ publicou no passado dia 5:

«Fado Tropical

As eleições de 20 Fevereiro em Portugal trazem um quadro para lá do
curioso. O candidato do PSD (centro-direita) é Pedro Santana Lopes, actual primeiro-ministro, boémio declarado, três casamentos desfeitos, 5 filhos, jovem, extrovertido e elegante, é um orador brilhante, apoiado pela classe artística
e odiado pelos banqueiros.
Seu imposto de renda é surpreendente: só dividas e nenhum bem imóvel ou
carro para declarar. Já o líder do Partido Socialista, José Sócrates, também jovem e separado, já faz mais o tipo introspectivo e desconfiado.
Rico, mora num dos bons edifícios de Lisboa, tem uma Mercedes último
tipo e mantém uma amizade íntima pra lá de estável e coloridíssima com o jovem e belo actor Diogo Infante, um ídolo da TV Local.»
Benfica-Sporting para a Taça
...no sábado foi assim:


Imperdível esta entrevista de Aníbal Araújo:
«Diáspora? Prefiro pêssegos!»
No «Inimigo Público» de hoje. Qualquer semelhança com a realidade será pura realidade.
Padre de Válega deixou paróquia
por «motivos pessoais»


Segundo a Diocese do Porto, o padre de Válega, Ovar, que deixou inesperadamente a paróquia no passado sábado, fê-lo por motivos pessoais. "O padre Fernando Mota colocou ao sr. bispo uma situação relacionada com a sua vida pessoal para colocar um ponto final na sua vida sacerdotal naquela paróquia", explicou ao COMÉRCIO fonte do episcopado do Porto.
Recorde-se que o padre Fernando Mota, de 33 anos, despediu-se dos seus paroquianos na missa vespertina do passado sábado, colhendo todos de surpresa. Segundo populares, na base desta decisão inesperada esteve o assédio que lhe era feito pelas mulheres, que o levou a procurar o retiro para meditar. A diocese não comenta esta hipótese, limitando-se a dizer que o padre vai continuar com a sua vida sacerdotal, e que depois de uma conversa com o bispo do Porto, D. Armindo Lopes, concluiu que por vezes surgem situações em que é preciso meditar. Explica também que os serviços religiosos têm estado a ser assegurados pelo pároco da vizinha freguesia de S. Vicente Pereira.(«Comércio»)
Hoje é sexta-feira e só me apetece dizer...

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Espectáculo de poda

Os Bombeiros Voluntários de Ovar não possuem uma auto-escada desde que a velhinha «Magirus» foi para a sucata (ou quase!). Quando é necessário chegar a um local mais elevado, é preciso apelar aos amigos de Esmoriz. Foi o que sucedeu no sábado passado para cortar alguns troncos de uma árvore que ameaçavam partir no centro da cidade.
Pois, desta vez, foi só para cortar madeira. E quando for preciso salvar uma vida num dos prédios altos da cidade? Haverá tempo para chamar o vizinho?
TAXA 0,50 NOS ABASTECIMENTOS DE COMBUSTÍVEL?

Portugal tem os ordenados mais baixos e a gasolina mais cara daEuropa. Como se isso não bastasse as gasolineiras acabaram de aprovar uma taxa adicional de 0,50 para os abastecimentos de combustível efectuados entre as 22h00 e as 08h00, alegando que os postos de combustível não são rentáveis durante este horário face ao elevado custo defuncionamento... Estranho... As gasolineiras (como qualquer espaço comercial) podem> definir livremente o seu horário de funcionamento logo, se não são rentáveis à noite, porque não fecham? Resposta: Porque SÃO RENTÁVEIS À NOITE! A DECO e a Associação de Cidadãos Automobilizados vão organizar um protesto, amanhã, dia 14 de Janeiro (Sexta-Feira).
Por favor adira a este protesto e NÃO ABASTEÇA A SUA VIATURA ENTRE AS 22h00 DE 14 DE JANEIRO E AS 07h00 DE 15 DE JANEIRO. Divulgue este post por e-mail ou SMS.É ALTURA DOS CONSUMIDORES FAZEREM VALER OS SEUS DIREITOS!
(enviado por RC, a quem agradecemos porque apoiamos! )
Adeus Câmara,
olá Parlamento

Armando França suspendeu o exercício de funções de presidente da Câmara, na passada segunda-feira, na sequência da sua candidatura à Assembleia da República na lista do PS por Aveiro. Manuel de Oliveira volta, assim, a ocupar a cadeira presidencial, e é chamado Luís Alves para o exercício de funções de vereação em regime de permanência. Álvaro Gomes é, neste novo cenário, o novo vice-presidente da autarquia.
O provável adeus de França à Edilidade é entendido «como uma oportunidade para o meu vice-presidente Manuel Oliveira mostrar o seu valor, já que é o nome indicado pelo PS para as autárquicas à Câmara de Ovar», disse.
A revista «Maria» desta vez excedeu-se

Câmara solidária

O executivo municipal deliberou conceder um apoio de 5.000 euros para ajuda das vítimas do maremoto e tsunami que se abateu sobre o sudeste da Ásia. A Câmara respondeu, assim, positivamente, a um apelo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP).
Entre os outros apoios aprovados, destaque-se o que foi conferido às Troupes de Reis por manterem viva a tradição.
Jovem acusado de atear fogo à ex-namorada
vai ficar em prisão preventiva


O Tribunal de Ovar ordenou ontem a prisão preventiva do jovem que no passado dia 3 regou a namorada com gasolina e lhe ateou fogo de seguida. Luís B., de 18 anos, já tinha sido indiciado pelo homicídio de um deficiente motor em Junho de 2001 e é suspeito de ter violado uma idosa, segundo fonte policial. Luís B. chegou ao Tribunal cerca das 10 horas, num carro descaracterizado, numa altura em que um carro celular também estava junto à escadaria principal do tribunal, conseguindo "iludir" jornalistas e alguns (não muitos) populares que ali estavam à espera dele. O suspeito não foi ouvido de manhã e o almoço foi-lhe levado por uma funcionária judicial. Só às 14h30 é que o juiz Jorge Castro, marido da juíza Ana Cláudia Nogueira - que ficou conhecida pelo processo "Apito Dourado" -, começou a ouvir Luís B.. Cerca das 17h15 o juiz decretava-lhe prisão preventiva e a sua condução ao Estabelecimento Prisional de Aveiro.(«Comércio»)

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Bombeiros Voluntários
desesperam por auto-escada


Todas as oportunidades são poucas para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar apelar à boa vontade dos habitantes locais e entidades oficiais para auxiliar na aquisição da ansiada plataforma auto-escada. Foi assim na sessão solene comemorativa de mais um aniversário, realizada no primeiro dia do Ano Novo e foi assim no regresso à tradição do cantar dos Reis, após trinta anos de interregno.
A plataforma requerida pelos soldados da paz ovarenses custa cerca de 350 mil euros, uma verba muito longe do seu alcance. Mas Dinocrato Formigal informa que se aproxima a data de uma oportunidade que não dede ser desperdiçada. No próximo mês de Maio, realiza-se na Alemanha uma feira de material de combate a incêndios, onde se deverá apresentar um modelo do equipamento pretendido, desenvolvido por uma parceria italiana e portuguesa, curiosamente de Esmoriz. «Se fecharmos negócio durante este mês de Janeiro, poderemos poupar 25 mil euros na sua aquisição, realça.
«Temos a noção de que o Serviço Nacional de Bombeiros (SNB) atravessa um mau momento financeiro», explica Dinocrato Formigal, presidente da direcção, para justificar a busca de outros apoios. Por outro lado, a comparticipação prometida pela Câmara Municipal de Ovar já esteve agendada por duas vezes em reunião do executivo, e acabou por ser adiada em ambas as ocasiões. Dinocrato Formigal lamenta mas mantém a esperança. «Penso que tem havido alguma indecisão por parte da Câmara, mas julgo que o nosso pedido será apreciado na próxima reunião».(«DA»)
Detido jovem que deitou
fogo à antiga namorada


A GNR deteve, ontem à tarde, em Esmoriz (Ovar), o jovem de 20 anos que deitou fogo à ex-namorada depois de a ter regado com gasolina, em Válega, no mesmo concelho.
Luís B. foi capturado, cerca das 16 horas, quando se encontrava na residência de uns familiares. Na sequência das diligências encetadas desde o crime, ocorrido no passado dia 3, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Ovar, em conjunto com militares do posto de Esmoriz, deu cumprimento ao mandado de detenção emitido pelo tribunal.
Apanhado de surpresa, o jovem não ofereceu resistência e será presente, hoje de manhã, ao Tribunal de Ovar, para primeiro interrogatório. De acordo com fonte policial, está indiciado por tentativa de homicídio. Recorde-se que a vítima sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus por todo o corpo, tendo de ser sujeita a várias cirurgias plásticas.(«JN»)

MAIS CARNAVAIS

Enquanto o site do Carnaval de Ovar não é actualizado (a menos de um mês da Festa não se percebe tanta demora...), vamos lá aguçando o apetite no sítio da Internet da FECC. Ovar passou a ter um representante no Bureau e será a sede do organismo em Portugal.
É só clicar no «banner» abaixo para ver tudo.




CDU Reclama Intervenção Urgente em Casas
Degradadas no Centro de Ovar


A Comissão Política Concelhia de Ovar da CDU está preocupada com a "crescente degradação do centro histórico da cidade" e aponta o dedo tanto à verificada desertificação da zona, expressa nos Censos de 2001, como ao número crescente de habitações devolutas. Feitas as contas, a estrutura política contou 54 casas em condições precárias nas principais artérias da cidade vareira - sete na Rua do Visconde de Ovar, seis na de Alexandre Herculano, cinco na do Marquês de Pombal, quatro na Rua Castilho, entre outras.
Nesse sentido, a CDU ovarense reclama uma intervenção urgente em "muitas habitações que ameaçam ruir, ameaçando assim a integridade física dos transeuntes". "Estamos a falar de edifícios a cair aos pedaços que representam um verdadeiro atentado à saúde pública, para além do péssimo aspecto que dão à chamada 'capital do azulejo'", sustenta, em comunicado.(«Público»)


OVARENSE SOFRE NONA DERROTA NA TAÇA ULEB
Queluz mais tranquilo
em jogo de «perdidos»


O Queluz visitou e derrotou ontem a formação da Ovarense por 65-62, em jogo da nona jornada do Grupo E da Taça ULEB.
Sendo certo que o desfecho não apurava nenhuma das equipas para a fase seguinte desta competição europeia, a verdade é que se tratou de um jogo bem emotivo, onde não faltaram motivos de interesse para os espectadores que acompanharam em grande número.
Sob o signo do equilíbrio, o encontro só se decidiu nos momentos finais e já com a exclusão de Herman Alston, a 2,30’’ do final.
Jason Sasser esteve imparável nos lançamentos, mas foi Leroy Watkins que acabou por ser decisivo, com todo o seu fulgor no jogo interior. Com o resultado em 58-59, Carlos Andrade converteu um triplo e na resposta Sasser, numa jogada individual, reduziu para 60-62, a 14’’ do fim.
Momento para Henrique Vieira pedir um desconto de tempo e consequente falta de Michael Wilson sobre David Vik que não perdoou os dois lançamentos livres.
Restavam ainda 13’’ e novo “time-out”, desta feita a solicitação de Alberto Babo. Na reposição, Fernando Neves converte e de imediato outra falta sobre Francisco Rodrigues, que apenas converte um lançamento. A escassos 1,4’’ do fim, Omar Barlett, em desespero, falhou o lançamento de meia distância.
O jogo pendeu assim para o Queluz, que teve mais discernimento nos momentos decisivos.(«Record»)

terça-feira, janeiro 11, 2005

A pedido de várias famílias
Classificação do 8.º Rally Papper

Super Marias-1º Lugar
Não tem-2º Lugar
Rapública das Bananas-3º Lugar
Marados III-4º Lugar
Hippies-5º Lugar
Os Últimos-6º Lugar
Mecanomaníacas-7º Lugar
Montanelas-8º Lugar
Punk-Onas-9º Lugar
Paconassa-10º Lugar
Malados & Maladas-10º Lugar
Show di Bola-11º Lugar
Marados I-12º Lugar
Rostones-13º Lugar
O Que é Nacional é Bom-14º Lugar
Doidos kan-kans-15º Lugar
Pregas-16º Lugar
Marados II-17º Lugar
Os Mimos-18º Lugar
Os Metralhas-19º Lugar
Footstars-20º Lugar
Butterfly (ies)-21º Lugar
Iraucunianos-22º Lugar
Butterfly-23º Lugar
Fantasmas-24º Lugar
Caricas Team-25º Lugar

Ovarense termina participação «caseira»

A Ovarense/Aerosoles recebe o Queluz, esta noite (21h), em jogo da nona jornada da ULEB Cup. A equipa «vareira», ainda sem vitórias na prova, procura terminar, com um triunfo, a sua participação em casa. A Ovarense, que venceu tangencialmente o Ginásio Figueirense, no passado sábado, defronta a equipa lisboeta, líder da Liga Profissional portuguesa, com quem perdeu na primeira volta, por 81-78. A equipa de Henrique Vieira ainda não pode contar com o contributo de Jaime Silva nem John Tomsich, lesionados.

Vejam só o que vocês perderam... (Parte III)

Cinha Jardim abandona férias
e procura casa para Camila


A «tia» Cinha Jardim já está em Portugal e, sabe o «Correio da Manhã», a tratar do futuro da porca Camila e dos oito bacorinhos. A ex-concorrente da «Quinta das Celebridades» está agora à procura da melhor quinta pedagógica para os animais.
Na passada sexta-feira, Cinha falou com o dono dos porcos, Manuel António Veríssimo, e ambos decidiram procurar uma casa para as celebridades suínas perto de Lisboa.
«Já falei com a Cinha Jardim e, em princípio, está resolvido. Durante este fim-de-semana, ela ia tentar arranjar uma quinta pedagógica perto de Lisboa que aceite receber os animais», revelou Manuel António Veríssimo.
O dono dos porcos continua a afirmar que não quer dinheiro pelos animais, mas apenas garantir o seu futuro. E se não encontrar um espaço para Camila e as suas crias, Manuel Veríssimo está tranquilo.
Padre de Válega abandona paróquia
sem dar explicações


A população de Válega, Ovar, não encontra explicação para o facto de o padre local ter abandonado a paróquia repentinamente. Todos gostavam dele, mesmo aqueles que não frequentavam a igreja. Por isso, acham que "qualquer coisa de muito grave se passou", e alguns dizem que terá sido o assédio das mulheres que o levou a procurar o retiro para meditar.
A única certeza é que no sábado, antes da missa das crianças, às 16h00, sem que ninguém o esperasse, o padre Fernando Mota, de 33 anos, já com as malas feitas, chamou duas das pessoas que colaboravam com ele na igreja e disse-lhes que estava bastante doente e que se ia embora, "mas levava Válega no coração", segundo Idalinda Rodrigues. Segundo esta paroquiana, que tem um pequeno comércio de roupas e utilidades, o padre disse também que esta decisão tinha sido consensual com o bispo da Diocese do Porto.(«Comércio»)

segunda-feira, janeiro 10, 2005

PSD: Acácio Coelho candidato
do PSD por Aveiro


O PSD de Ovar indicou o nome de Acácio Coelho para a lista de deputados pelo círculo aveirense para as eleições legislativas de Fevereiro próximo. Natural da vila de Cortegaça, o representante do concelho de Ovar ocupa a 11.ª posição na lista do PSD pelo círculo de Aveiro e «contará com o apoio entusiástico do PSD de Ovar, porque tem provas dadas da sua capacidade de trabalho e de intervenção política», promete os «laranjas».
O PSD de Ovar está certo de que, no dia 20 de Fevereiro, a população vareira responderá positivamente à candidatura do seu concidadão, contribuindo com o seu voto para a representatividade do concelho de Ovar na Assembleia da República.
Acácio Coelho é licenciado em Economia e possui largos anos de experiência de gestão empresarial e de dedicação à causa pública, quer através da sua ligação ao mundo empresarial e associativo, quer pela sua participação na vida política.
Antena 1 esteve ontem por cá

Escreve o «Ovar.info»:Tirando convidados e músicos, talvez uma dezena de mirones...
E à tarde o cenário não se alterou muito com as Carnavalíadas, acrescentamos nós. (A foto foi «fanada» ao Ovar.info)
Comunistas de Ovar em grande

A CDU entregou, no Tribunal Judicial de Aveiro, a sua lista de candidatos, pelo círculo eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de 20 de Fevereiro.
A lista por Aveiro da CDU – a primeira a dar entrada no Tribunal – é formada por vinte candidatos que, no seu conjunto, dão expressão aos principais sectores e áreas de actividade do nosso distrito – vários candidatos do mundo do trabalho, entre os quais sete dirigentes sindicais. Incluem-se também vários intelectuais, entre os quais dois docentes da Universidade de Aveiro. A cabeça de lista é a actual deputada do Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, mas há alguns nomes de Ovar que não deverão ser eleitos, mas demonstram a vitalidade do PCP em Ovar. Por exemplo, António José dos Santos Cardoso Macedo (n.º2 na lista) e membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP, Miguel Lopes Batista Viegas, Membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP, e Leonilde Fátima Pires Oliveira Capela, também membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP.

Subitamente, na sexta-feira

A direcção da Ovarense anunciou, subitamente, na passada sexta-feira, que o director do marketing, Luís Pombinho, já não exerce funções no clube, remetendo qualquer assunto com este relacionado para os dirigentes em funções. Luis Pombinho era o homem de confiança do anterior presidente e tê-lo-á transportado alegadamente ao aeroporto naquele célebre dia de Julho do ano passado em que Manuel Miranda decidiu mudar de ares.
Com esta demissão, conheço algumas pessoas que a esta hora devem estar a fazer contas à vida...

domingo, janeiro 09, 2005

Carnavalíadas no Mercado Municipal
mexem com grupos e habitantes

Depois de uma cerimónia de abertura chocha, que aconteceu ontem à noite, a Fundação do Carnaval organiza esta tarde, as Carnavalíadas. Estas são uma espécie de «Jogos sem Fronteiras», em que os grupos de carnaval e escolas de samba são chamadados a competir entre si em actividades supostamente divertidas. Em 2004, a coisa até funcionou, vamos ver este ano. A cerimónia de abertura do Entrudo foi mais fraca que há um ano, mas queremos crer que a festa se recompõe.

sábado, janeiro 08, 2005

Basquetebol:
Ginásio Figueirense, 70 - Ovarense Aerosoles, 71

Um ponto apenas foi suficiente para os «alvi-negros» trazerem a vitória da Figueira da Foz, num jogo sempre muito complicado. A turma treinada por Henrique Vieira continua firme nos primeiros lugares da classificação da liga TMN. Sem uma única vitória na Taça ULEB, e caso para dizer que «cá dentro é que se está bem».(«Record»)
Alívio: Nem peste nem sida («Público»)
Futebol: Ovarense, 3 - Maia, 2
Ovarense sofre para vencer

Após uma semana conturbada em que se multiplicaram notícias contraditórias sobre a situação financeira do clube, a equipa da Ovarense quase perdia o norte. A perder por 2-0, os jogadores reagiram e deram a volta ao resultado, graças a uma exibição fantástica de Leandro Netto. Se estão sem receber desde Outubro, não parece nada...(«Record»)
Gabinete de Gestão da Ria de Aveiro à
espera da promulgação de Jorge Sampaio


O Gabinete de Gestão Integrada da Ria de Aveiro (GGIRA) anunciado, em Abril do ano passado, pelo ex-primeiro-ministro Durão Barroso, foi finalmente aprovado em Conselho de Ministros. Tal como tinha sido recentemente anunciado em Aveiro pelo deputado social-democrata Marques Mendes, o decreto que formaliza a criação da entidade gestora da laguna foi de novo aprovado sem alterações, e será agora reencaminhado para Belém, de onde foi anteriormente devolvido para reapreciação, após a saída de Durão para Bruxelas. Não é, porém, garantido que o Presidente da República, Jorge Sampaio, venha a promulgar o diploma antes das eleições antecipadas de 20 de Fevereiro.(«Público»)

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Laranjeira contra França

«(...)não há motivos de grande satisfação para Ovar com a inclusão do actual presidente da Câmara Municipal num lugar elegível. «Armando França está com uma perna no Parlamento Europeu e ao integrar a lista de candidatos a deputados, tirou a possibilidade de Ovar fazer o pleno», lamenta.
Laranjeira Vaz pensa que com França candidato aos dois lugares, impediu-se que Ovar conseguisse um pleno histórico, ou seja, liderança na Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Ovar e ainda representantes no Parlamento Europeu e na Assembleia da República».
In «Diário de Aveiro» de hoje
Querem ver que ainda chove no Carnaval?
Situação de seca provável até ao fim de Janeiro. («Público»)
Barrinha de Esmoriz
despoluída em 2007


A SIMRia, Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA, fez ontem o ponto da situação do processo de despoluição da barrinha de Esmoriz. O administrador-delegado da empresa, Fernandes Thomaz, reafirmou que o projecto de valorização ambiental estará concluído em Janeiro de 2007. E está já em fase de concurso a empreitada de ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Espinho (investimento de 13,5 milhões de euros).
A adjudicação da obra deverá acontecer no próximo mês de Maio e a sua conclusão está prevista para Dezembro de 2006. Esta intervenção permitirá o adequado tratamento das águas residuais dos concelhos de Espinho, Ovar e Santa Maria da Feira.
Paralelamente, a SIMRia ultima os trabalhos do sistema elevatório de Esmoriz/Cortegaça, enquanto prevê lançar a concurso a execução dos interceptores de Rio Maior, Feira. Este equipamento, em conjunto com os interceptores de Silvalde e Beire, transportará para a ETAR de Espinho os efluentes domésticos e industriais de Santa Maria da Feira. Tudo isto irá, segundo a SIMRia, "viabilizar a redução dos efeitos negativos no ambiente e saúde pública e o aumento do nível de atendimento das populações servidas com drenagem e tratamento de águas residuais".(«Publico»)

Julgavam que tinham acabado os cartazes?














(Compilação do «Amor e ócio»)






Carnaval sem celebridades
mas com «Fundo de Quintal»


nome da imagemA banda brasileira de pagode, «Fundo de Quintal», é a grande novidade inscrita no programa do Carnaval de Ovar divulgado no início desta semana e que se encontra orçado em cerca de 420 mil euros. Pela mão da Fundação do Carnaval vai apresentar-se, pela primeira vez em Portugal, este grupo brasileiro cujos bilhetes já se encontram à venda nas lojas Fnac.
A folia arranca no próximo sábado à noite com a realização da cerimónia de abertura pelo centro da cidade e das carnavalíadas no dia seguinte, no Mercado Municipal.
Para José Américo, presidente da Fundação do Carnaval de Ovar, «os festejos são um motor de desenvolvimento económico do concelho, pois geram riqueza», por isso, frisou, a propósito de recentes críticas tecidas por autarcas do concelho, «tratar-se de um investimento e não de uma despesa». A novela «celebridades» já lá vai e não deixa saudades. «A possibilidade de trazer figuras públicas fazia sentido apenas em termos de bilheteira porque não representava nenhuma mais valia em termos qualitativos», sublinhou o responsável. Para demonstrar que não descura a tradição, José Américo anunciou a reedição de folhetos datados de 1963 e 1965 relativos aos folguedos com diversos frases que eram espalhados um pouco por toda a parte. Entre elas, houve uma que ficou «colada» ao ouvido até hoje: «Ovar no Carnaval é a vitamina da alegria».(«DA»)
«Passeio Público» da Antena 1
estreia-se domingo em Ovar


nome da imagem
O programa Passeio Público é a nova aposta da grelha informativada Antena 1. A estreia está marcada para domingo, com emissão entre as 13.00 e as 15.00.
Semanalmente, Edgar Canelas e Paula Castelar, que está de regresso à rádio, vão conduzir um programa que se pretende dinâmico, dedicado às tradições regionais e aos valores dos concelhos de Portugal.
Passeio Público procurará chamar a atenção para a história, os protagonistas, os hábitos e as marcas distintas da cultura nacional. Além de conceder voz aos diferentes agentes dos concelhos e da região que é alvo de análise, outro dos objectivos passa pela revelação de novos valores, sendo que a emissão contará sempre com a participação de artistas e de bandas locais.
No arranque desta nova iniciativa da estação pública de rádio, o palco será o largo do Palácio de Justiça de Ovar, onde será feita uma alusão à tradição dos cantares dos Reis. Trupes locais irão actuar ao vivo, durante o programa.(«DN»)